O governo estadual receberá nos próximos dias o parecer da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o Maracanã. No documento, serão indicados caminhos para a resolução do imbróglio sobre a concessão do estádio. Sejam quais forem as regras, o Flamengo teme pela possível junção da Federação de Futebol (Ferj), rival do clube, às empresas BWA/Lagardere, derrotadas pela Odebrechet, que, em junho, desistiu da gestão do Maracanã.
Eduardo Bandeira, presidente do Flamengo, é a favor de nova licitação. O contrato atual do rubro-negro com a concessionária vai até 31 de dezembro. A alternativa do governo estadual à licitação é o que desagrada ao clube. Como já foi publicado pelo GLOBO, em outubro, o Estado negocia repassar a administração ao grupo perdedor da primeira licitação: BWA/Lagardere.
— A empresas se associariam à Ferj, que vai querer que o Flamengo jogue lá, estrangulando o Flamengo. A partir de janeiro, nós não somos mais obrigados a jogar lá, não tem contrato. Se isso se confirmar, apresentarão um contrato a longo prazo. Mas nós não vamos (aceitar). Se eles pensam que nos obrigarão, porque a Ferj não nos dará licença para jogar em outro estado, eles vão quebrar a cara. Vamos sofrer, a torcida sofrerá e o Flamengo sofrerá, mas sobreviveremos sem o Maracanã — disse Eduardo Bandeira.
A necessidade de autorização da Ferj diz respeito ao Carioca, que ocupa quase todo o primeiro semestre, caso o time vá à final, em maio.
FERJ QUER OPERAR JOGOS
Em nota enviada ao GLOBO, a Ferj garantiu que não terá participação na administração, mas desejaria operar os jogos. “A Federação de Futebol não tem participação na administração do Maracanã. Apenas reafirma que se disponibiliza a operar as partidas, como sempre ocorreu”, diz parte da nota, que defende, ainda, a utilização igualitária do Maracanã pelos quatro grandes.
Ao saber da intenção de Ferj operar os jogos, Bandeira de Mello foi sucinto:
— Não concordamos.
O Flamengo está fechado com a Chime Sports & Marketing (CSM). Em caso de o governo estadual abrir nova licitação e o Flamengo/CSM conseguirem a administração, seria a empresa a operadora dos jogos do rubro-negro. Ainda assim, Bandeira garante que os demais times poderiam atuar no Maracanã, arcando com os custos dos seus jogos. O Maracanã custa R$ 30 milhões/ano.
Alternativa considerada pelo Flamengo como um possível risco jurídico, a transferência de concessão para o grupo perdedor manteria os contratos com o rubro-negro e com o Fluminense nos moldes atuais, sem a participação dos clubes na administração.
— O Flamengo não se vê participando se não for o protagonista. Como não há formalmente um modelo, deveremos esperar o estudo da FGV — disse Fred Luz, diretor geral do Flamengo.
— A informação que temos é que contrataram a FGV para fazer o estudo. É o único caminho com transparência e segurança jurídica. Não temos o que criticar do governo — completou Bandeira.
Sobre a preocupação do Flamengo, de depender da Federação para atuar em outras praças, a Ferj informou que isto seria falar sobre “uma hipótese”. E ressaltou que “tem o objetivo de fazer o futebol carioca mais forte e unido através do diálogo”.
Fonte: O Globo
Com Filipe Luís, Flamengo totaliza 66,7% de aproveitamento jogando fora de casa O Flamengo venceu…
Contrato entre Neymar e Al Hilal (SAU) é até junho de 2025 Ex-técnico do Flamengo,…
ATLÉTICO-MG COM MEDO | VITÓRIA AUMENTA MORAL DO FLAMENGO - NA RUA COM PETIT Apoio: KTO.com…
FLAMENGO VENCE COM TIME MISTO I SPINDEL FALA DE ARBITRAGEM I PREPARAÇÃO PARA A FINAL…
Flamengo está na liderança do Novo Basquete Brasil (NBB) com 87% de aproveitamento Hoje é…
Flamengo tem seis rodadas para tirar nove pontos de vantagem do Botafogo Com a vitória…
Ver comentários
Esse "roubinho" não vale nada, aliás esse sistema CBF/federações só explora os clubes, que em sua grande maioria são coniventes, principalmente lá pelas bandas de SP, nesse ponto o Flamengo é praticamente uma Ilha.
SRN #MinhaSeleçãoéOMengão
Afinal de contas, o Flamengo assinou com a Globo a transmissão do carioqueta?
Não
Ainda não.
Nem vai
Na boa, quem se importa com o carioquinha ? Esse campeonato já era.
Se houvesse um modo de se desfiliar da ferj e formalizar um desejo de não disputar mais esse campeonato falido sem ser punido, acho que a maioria esmagadora da torcida apoiava.
E a Primeira Liga? Seria uma alternativa excelente contra as federações. Mas, pelo visto, parece que perdeu força, infelizmente.
Uma alternativa seria se filiar ao Espírito Santo e mandar os jogos regionais em Cariacica. Quanto a primeira Liga não tem jeito ainda mais com a Libertadores e a mais que inchada tabela.
Esqueceu que o presidente da federação capixaba segurou o cargo por 1 mês enquanto o Del Nero estava se esquivando. São todos cúmplices nessa sacanagem. SRN
Flamengo iria bombar na Copa do nordeste. Seria sucesso de publico, mas desfiliação quer dizer que tem q começar da 4a divisão estadual...
Vamos construir uma estádio pra 70 mil pessoas e vamos ver eles administrarem o Maracanã sem o Flamengo
Reforma logo o estádio do Campo Grande e joga lá até o estádio novo ficar pronto. A Ferj vai pirar.
Acredito que o Flamengo está colocando uma pressão no processo de escolha do novo responsável pelo Maracanã. Mesmo se o grupo onde a FERJ está inclusa vença a concorrência, acho que jogaremos sim no Maracanã. Não existe estádio no Rio que consiga acolher o Flamengo durante a temporada toda e estamos pagando agora o preço das excessivas viagens. Sinceramente não acredito que a diretoria repetirá o mesmo erro. Mas esta pressão é importantíssima nesta luta pelo maior do mundo, pois mesmo derrotados teremos respaldo para negociar o melhor para o Flamengo quando assim necessário. SRN
Cariacica foi só 1 exemplo. O Fla ja jogou tbm no enche-não e em VR.
Alternativas não faltam, inclusive negociar diretamente com o Exército o uso do estádio de Rugbi de Deodoro.
SRN
Sim, temos alternativas, porém cometeremos o mesmo erro de 2016, viajando em excesso e perdendo gás no final da temporada (parte mais importante do ano). Em relação à Deodoro, não há tempo hábil para construção de um estádio. Outros estádios do Rio não tem porte para partidas contra grandes equipes continentais e nacionais.
Para a libertadores principalmente um estádio menor e mais caldeirão vale muito mais a pena. mesmo que seja provisório. a diretoria já falou q tem plano B e eu acredito. A questão da arrecadação de bilheteria vai ser um problema e teremos mais um ano a baixo das possibilidades nesse quesito, mas os administradores do maracana sem o Flamengo quebram muito antes de nos começarmos a ter prejuizo devido a bilheteria. Ainda mais se pegarem o contrato da odebrecht, o Fluminense tem um contrato ótimo para ele e que nao da lucro nenhum a concessionaria e a longo prazo vai ter seu estadio. O Vasco, nao enche nem são januário, é necessário um milagre financeiro pro anão do morro ter sucesso ano que vem. E o botafogo...
então é sentar e esperar eles arregarem!
Não dá para respeitar uma empresa que tem o nome de "largadinha", na boa. Outra, se o mengão não administrar o maracanã, construímos um estádio. Para jogar no engenhão, basta pagar saco de pedigree para a cachorrada.
Não sou carioca. Mas queria saber do povo carioca se o estádio de rugbi séria uma boa alternativa?
SRN!
Inviável, é zona militar!
Onde está o Ministério público para anular a licitação fraudulenta há época do governo Sérgio Cabral?.
E mais quem liga pra Carioca?
A cada dia que passa a torcida pega um Ódio dessa Ferj que não tem como explicar. Bem que poderiam mandar uma bomba em algum conselho deles e explodir tudo pelos ares (Rubinho/Eumico e o presidente Chorão do Bota)