“Flamengo: mais que desânimo, o que bateu foi vergonha”

Compartilhe com os amigos

Mais um jogo no Maracanã, mais um empate. Mais um confronto ante um dos chamados “grandes” que não conseguimos vencer. Nossa bola não entrou, a deles mais ainda, e o 0x0 só satisfez o lado que não interessa da história.

Tivemos mais chances; eles, as melhores. Rodrigo Pimpão foi brindado com duas oportunidades de ouro. Derrubou as taças. Guerrero não alcançou o cruzamento de Fernandinho, Marcelo Cirino alcançou até demais o lançamento de Emerson Sheik. Excessos para muito e para pouco, nada na medida. A falta de Diego foi o que mais chegou perto do ideal, faltou balançar a rede pelo lado certo. Ele não merecia; o resto do time, sim.

“Acho que foi não só superioridade do Flamengo, mas muitas vezes um massacre”, falou Diego, instantes após o término da partida.

Sabemos que não foi assim, mas dá para entender o craque. Diego se desdobra, está em todos os cantos do campo, volta para marcar, levanta a cabeça, pede bola, abre buracos na defesa. Só Diego. O que exagerou no discurso parece ser o único a acreditar nas palavras sustentadas pelos companheiros. A postura do Flamengo diante do Botafogo não foi a de um time que almeja ser campeão.

A 5 partidas do fim, jogamos como se estivéssemos na 11ª colocação, na 9ª rodada do campeonato. Não se afobar é válido, a sanidade pode ser essencial no momento de definir um lance. Mas há horas em que alguém tem de se desesperar. Reta final do Brasileiro, 4° jogo seguido sem vitória, novo tropeço no Maracanã, o líder podendo abrir 7 pontos… E ninguém grita, ninguém esbraveja, ninguém corre por 2, ninguém dá de louco, ninguém faz cara de “se não for agora, fodeu”.

Mais que desânimo, o que bateu – ao soar do apito final – foi vergonha. Vergonha de um time que não luta, não se entrega ao máximo. Um time satisfeito com o que já tem. É inegável que o Flamengo compôs uma forte trajetória de recuperação no Brasileiro. Mas se ater a isso é pequeno, há de se olhar para frente!

Sem saber como tirar o time do marasmo, Zé Ricardo fez questão de – a todo momento da coletiva – enaltecer o grupo. Não se elogia ou glorifica uma equipe que, na reta final da disputa por um título, faz 3 pontos em 4 jogos. Ainda mais se esse conjunto defender as cores do Flamengo.

Flamengo é o clube do “deixou chegar”. Justamente nessa fase da disputa é que engrenamos, arrancamos e vencemos. 7 anos depois, nos deixaram chegar de novo. Não estamos chegando a lugar algum. Verdade que dessa vez foi usado um novo mantra.

E o cheirinho de hepta já tá mais pra de epitáfio.

Marcos Almeida

Fonte: Nosso Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cara, um time campeão não se faz do dia pra noite. O Flamengo está fazendo o que se propôs a fazer desde o início do ano. E muito bem diga-se de passagem. A vergonha que você sente, é mesma que eu e os outros milhões de rubro negros. Vergonha do tal cheirinho. Algo que nós mesmos criamos. Então pare com essa de que o time não lutou. O time lutou sim, mas algumas peças caíram de produção no momento importante. Algo que considero normal.

    • Amigo respeito sua opinião. mas não concordo mesmo, vc acha que o flamengo se propôs a a fazer o que esse ano? ser eliminado pelo fortaleza ? nem chegar nas finais do carioquinha ? ser eleminado na primeira liga do modo que foi?ser eliminado por um tal de palestino. e terminar o brasileiro em quarto para dispurta uma pre libertadores. e vc vem me dizer fazendo muito bem diga -se de passagem. é pensa muito pequeno para um torcendo de time gigante.

      • Pô legal cara, também respeito a sua mas também não concordo. Fato é que quando o projeto com Muricy foi elaborado la trás em dezembro do ano passado, eles projetavam alguns reforços, um sistema de jogo eficiente e principalmente voltar a disputar a libertadores.

        O sistema foi implantado e, embora , não tenha funcionado no início, conseguimos encaixar com a vinda do Zé.

        Os reforços vieram e formaram uma base que considero excelente para almejarmos coisas maiores no próximo ano.

        E a disputa da libertadores está garantida, quase que 100% de chance sem ter que disputar fase preliminar.

        É fato que sofremos eliminações duras, mas vamos lembrar que quando elas ocorreram era em algum momento difícil do time. Ou inúmeras viagens e falta de uma casa ou o time ainda não estava encaixado.

        Não penso pequeno como voce diz, pelo contrário meu amigo, Sou ST desde 2013, mesmo nos momentos ruins, justamente por acreditar no projeto da diretoria e acreditar que verei meu time no topo pra nunca mais sair.

        O time nos surpreendeu positivamente em certo ponto do campeonato, e até mesmo voce que diz que penso pequeno, talvez não acreditasse nesta campanha no início do brasileiro. ou acreditava?

  • Penso que não se pode falar de falta de luta e de empenho. Seria injusto.

    A torcida no estádio, apesar dos empates com Corinthians e Bota, soube valorizar a dedicação dos jogadores na busca pelo resultado com aplausos no fim dos jogos.

    O problema é outro. É técnico. Dentro de campo a superioridade com a posse de bola não vira conclusões a gol. E aí o Flamengo é um time que simplemente tem uma média de gols feitos baixíssima. Culpe o técnico por não saber furar retrancas, mas empenho do time não falta, isso não.

  • Com essas entrevistas ele ganha o grupo, mas perde o campeonato, eternas panelas ..chega de infantilidade..

    • O negócio dele é garantir emprego (salário) não importa título.

  • Esse eterno Interino paneleiro nunca vai nos levar a nada o cara é retranqueiro e ainda bota Caramujo pq diz que é disciplinado, arruma vaga pra sheike, e tira Mancuello e Cuellar de boas sequencias pra prejudicar o psicológico dos caras só mete eles na fogueira… alguma coisa mt estranha acontece nos bastidores e as vitimas são a base e os gringos…

    • Até hj não consigo entender depois que o Mancuello fez um golaço contra o Cruzeiro, desapareceu do mapa. Só voltou em uma enrascada contra o curintia. Por termos pedido tanto, pq será?

      • Enrascada? Kkkkkkkk

  • Pois é… Outra coisa que me preocupa é a mentalidade de time pequeno de parte da torcida que insiste em dizer que só estamos onde estamos graças ao Zé Ricardo. Quem tem que dizer isso é o Botafogo, que n tem estrutura, não tem elenco, salários em dia nem dinheiro pra investir. Nós temos td isso. Ficar no G3 é o mínimo que qualquer treinador do Flamengo DEVE fazer! SRN

    • Ai colega é assim que se pensa.

  • Ahhh ta osso comentar, confesso que minha maior decepção foi com ZR, que eu achei q durante o campeonato ia lançar a mlkda, olha nos outros times todos tem “juniors” na equipe principal, creio q Vizeu, Paquetá e Adryan tenham toda a capacidade de segurar a onda, la atrás, pq agora é tarde,nem adianta correr atrás do prejuízo, é torcer pra terminar pelo menos em 2º, pq 4 empates em 5 jogos é duro de engolir viu…

  • Vergonha não digo. A verdade custa a aparecer, mas uma hora vem. os magros resultados estavam “mascarando” as reais deficiências do time.
    MA (um ponto fora da curva), prejudica a saída de bola e vem falhando na sua única qualidade (marcar), Gabriel que entra para fazer o lado e puxar contra ataques, não vem dando certa há muito. Cirino nem comento mais. Scheik agora? Mancuello no banco? Diego um solitário se matando em campo, pois não tem um companheiro para pensar o jogo, ter tem Mancuello, mas o Zé prefere Gabriel e CIA. O time não cria muito e Guerrero isolado e nada faz…a culpa é do esquema do Zé sim, que prejudica o ataque e privilegia a defesa emperrando o time. Basta ver a diferença de saldo do Fla, por exemplo para o Palmeiras. Falta EQUILÍBRIO. O Tite (sem querer comparar), em um 4-1-4-1, defendia muito bem mas criava também e era duro vencer o Curica…convenhamos. Jadson. R, Augusto e Elias (a trinca campeã), e porque o Fla não pode jogar com: Mancuello, Diego e Cuellar? Ah! O esquema não deixa e tal…papo furado me desculpe. O esquema é que tem que se adaptar ao jogador e não ao contrário. É questão de CAPACIDADE. Simples.

    • O Flamengo joga no esquema 4-3-3 que é o que está na moda, com elenco atual prefiro o 3-5-2, ficaria basicamente assim: MURALHA, PARA, REVER, DONATI, VAZ, JORGE, ARAO, DIEGO, MANCUELLO, EVERTON (EDERSON), GUERRERO. Ganharíamos na marcação seja por baixo ou jogo aéreo tanto na parte defensiva quanto ofensiva, na criação e não deixaríamos Guerrero isolado. Tudo pode ser mudado ser treinado adequadamente. Dependendo do jogo poderíamos sacar um dos zagueiros e mudarmos o esquema e não ficarmos engessado como estamos agora. Isso se chama ADAPTAÇÃO.

  • Chances de título só por milagre de vários tropeços do palmeiras, eu não quero me iludir mais, pra mim é focar na 2 posição,vencer o santos é obrigação.
    Ano que vem já tenho medo, técnico inexperiente e jogadores sem vontade de ser campeão.
    Já passamos vergonha pra palestino, espero que não tenha outro América Mex ou Emelec ano que vem.
    Me desculpem mas flamengo não é grêmio para comemorar vagas,queremos títulos e eu já penso no próximo ano.

    • Pelo andar da carroagem tudo indica isso. Querem comprar fernandinh por 5 milhões, renovar com MA, disputar uma libertadorew com técnico caseiro, teimoso, paneleiro e principalmente inexperiente. Precisa de mais dicas?

      • Ja abri uma ouvidoria detonando a renovação do Márcio Araújo e a contrataçao do Fernandinho

        • Pô querem gastar 5 milhões em jogador e cobram os mesmos 5 milhões da prefeitura pra reformar o CT (embora tenham direito), qual a lógica? Se fosse um jogador de alta qualidade tudo bem mas isso já é demais. Eu não fico no meio termo ou no mundo da lua, sou realista. E outra querem continuar com jogador odiado pela torcida. É muita sacanagem!

  • Vergonha? Nosso time vai lutar até o fim! Viemos de uma sequência ruim só que normal num campeonato tão disputado. Parabéns Flamengo, estou satisfeito com nossa campanha. Claro que queria o título, mas não podemos negar que montamos um “time” no meio do campeonato, o Palmeiras foi mais competente justamente nos jogos que nós não fomos. Nosso objetivo foi alcançado, Libertadores 2017. Não sinto vergonha nenhuma desse time. SRN

    • Continue pensando assim que ficaremos no mesmo marasmo.

      • Então faça alguma coisa supermam! Quem sabe tornando-se um ST vc ajuda em alguma coisa!

        • Já sou colega e vc também já é ou fica só na TV?

          • Graças a Deus! Com muito orgulho desde 27/03/2013, vc lembra do time de 2013? Esse sim está vergonhoso.

Comentários não são permitidos.