Jornalista vê técnico Zé Ricardo como uma “joia rara” do futebol brasileiro

Compartilhe com os amigos

Zé Ricardo começou 2016 como técnico sub-20 do Flamengo e termina o ano como um dos principais responsáveis pela boa campanha da equipe no Campeonato Brasileiro. Sete pontos atrás do líder Palmeiras, a equipe rubro-negra, terceira colocada, ainda alimenta o sonho de conquistar o título da competição, faltando quatro rodadas para o fim. Nesta quarta-feira, a equipe carioca vai a Belo Horizonte enfrentar o América-MG, mas, independente do resultado, Paulo Massini fez questão de exaltar o trabalho do treinador, que assumiu o comando do time na quarta rodada da Série A após Muricy Ramalho se afastar para cuidar de problemas de saúde.

O jornalista classificou o treinador como uma “joia rara” do futebol brasileira ao exaltar os seus feitos nesta temporada. Massini destacou que Zé Ricardo fez o Flamengo figurar entre os primeiros colocados em grande parte da competição, conseguiu fazer jogadores contestados, como Pará e Márcio Araújo, terem boas atuações e superou as limitações do elenco antes da chegada de reforços.

– O Zé Ricardo é uma joia rara do futebol brasileiro. Vejam o que ele conseguiu fazer com o Flamengo (…). Vamos olhar o trabalho do Zé Ricardo. O cara pega o time em quarto lugar, o cara dá liberdade para o Arão jogar, tudo o que o Arão vinha fazendo e confirmou no Botafogo. Ele consegue fazer Pará, Márcio Araújo jogarem acima do que fizeram a vida inteira. Isso é trabalho do técnico. Não estou comparando, mas se a gente voltar e falar que Tite fez Jadson, Fagner e Felipe jogarem muita bola, qual é o motivo da desconfiança quando se olha para o Zé Ricardo? O Zé Ricardo manteve o Flamengo brigando pelo título e até com chance de ser campeão com esse elenco. No meio do ano não tinha zagueiro para colocar em campo.

Apresentador do “Seleção SporTV”, Marcelo Barreto comparou o trabalho de Zé Ricardo com o do seu antecessor Muricy Ramalho. Para o jornalista, desde o início do seu ciclo, o atual comandante montou uma equipe superior, com mais organização.

– O Flamengo do Zé Ricardo foi melhor do que o Flamengo do Muricy desde o início. O que eu quero dizer é que no primeiro momento o Flamengo do Zé Ricardo já era melhor. Não só o de agora, mas o de quando ele assumiu já era melhor.

Com 63 pontos, o Flamengo é o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, atrás de Santos, com 64, e Palmeiras, com 70. Nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), o Rubro-Negro enfrenta o América-MG, lanterna da competição, no Mineirão.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não tenham dúvida que é promissor e conhecedor o bastante para fazer um Flamengo forte, é questionáveis sim várias opções do treinador e inclusive a falta de capacidade para variar o esquema apresentado que teve queda de rendimento principalmente por esse motivo, algumas de suas escolhas são realmente intrigantes do ponto de vista técnico, porém fazer uma avaliação do profissional nesse momento é muito precoce, independentemente de título ou não, acho que na próxima temporada poderemos ver melhor a funcionalidade e filosofia do treinador, poderemos analisar questões de montagem de elenco, preferência, evolução tática e técnica dos jogadores, e até mesmo qual o respaldo que será dado a ele, minha expectativa é boa, apesar de estar prestes a ter uma decepção com a iminente renovação de Marcio Araujo, jogador limitado e que na minha opinião vem “tomando” a posição de um jogador talentoso (Ronaldo) e que certamente faria o que faz o atual camisa 8 de uma forma mais “elegante” e produtiva, porém não vou decretar guerra contra o Zé Ricardo apenas por esse fato, se bem que podia, continuo apostando em um 2017 positivo, as vezes posto frases de indignação e reprovação do planejamento 2017, isso porque ao correr das notícias, muitas delas meras especulações é verdade, fico enfurecido, como essa de renovar com MA, acredito que o trabalho do atual treinador passa principalmente em integrar definitivamente nossa base profissional, os condicionando e proporcionando oportunidades reais de serem protagonistas, só espero que Gabriéis, Fernandinhos, Cirinos, Marcios Araujos, e até mesmo a “obsessão pelos 3 pontos”, não ofusquem esse primordial objetivo…por fim optei por não deixar aqui nem parabéns, tão pouco minha decepção, prefiro aguardar o que vem por ai em 2017 para que realmente possamos dar o predicado correto ao nosso comandante, desejo aqui sorte a ele e a todos da nação” SRN!

  • Sempre apoiei a subida dele. Fizemos alguns primeiros tempos de saltar os olhos (por que primeiros tempos? O time não aguentava o ritmo no segundo). Tem uma ideologia de jogo que eu gosto.

    Ano que vem a cobrança será diferente. Começando por Márcio Araujo. Que peça um cara pra ser titular. No mínimo. A base precisa de espaços, Mancuello e Cuellar PRECISAM jogar (sequência, não minutos).

    Acredito muito no potencial e na qualidade. Que amadureça rápido, que tenha suporte suficiente pra montar uma equipe dinamica que ele parece querer apresentar.

    Enfim, tmj! Porém, com olhos bem abertos!

  • Só faltou o ilustre desconhecido jornalista comentar sobre o vexame da sulamericana, sobre a insistência em um esquema único, sobre a predileção por uma panela, e sobre as razões pelas quais o ‘jóia rara’ não conseguiu encaixar no seu ‘esquema’ jogadores do quilate de mancuello, cuellar e donatti, e sequer deu chances justas a eles e à molecada da base, sendo ele um cara que veio de lá, inclusive, sendo campeão recente.

    Ele é promissor? Sim.
    MAs ainda é verde e lhe falta ambição de vencedor, como pudemos ver nos últimos jogos e na própria final da copinha.

    E, por último, um cara que ao ser confirmado para a próxima temporada toma como prioridade o pedido de renovação do crack caramujo, aquele jogador que entrega a paçoca e comemora eliminação, honestamente, já começou mal 2017.

    • Falou tudo,infelizmente falta mão de obra quaificada no Brasil,eu manteria ele de auxiliar e traria um estrangeiro,pra treinar euxastivamente variação tatica..
      Seria mais uma dupla de treinadores,pq não?Pro zé seria ótimo aprenderia demais.

    • Quando eu lembro dessa renovação, que o Cuellar pode ser negociado, que o Ronaldo vai ter 15 min durante o ano…

      Olha.. tá fácil não.

      • Vamos esperar Ruan, o Zé cai ter pré-temporada e vai poder planejar isso. A postura é de contratar poucas peças mas que sejam de qualidade (VP de futebol), dispensar jogadores que pouco agregam e com isso sobrará mais espaço para utilização da base.

        Obs: As notícias recentes que saíram no GE dão mostras que o Flamengo dará mais chances a base.

        • Com certeza esperarei, trabalho a longo prazo sempre é vantajoso, sempre! Acredito muito no Zé, muito mesmo.

          Agora me responda: que perspectiva você tem com Márcio Araujo jogando 80℅ dos nossos jogos ano que vem? Não é perseguição. Ele e um cara esforçado. Limitadíssimo!! Esse esquema precisa da participação de todos do meio, TODOS! OFENSIVA E DEFENSIVAMENTE!

          Começamos muito mal com essa renovação, muito.

          • Se for contratado um 1 Vol (eu descarto a possibilidade da diretoria não contratar) a renovação do MA é péssima pois irá barrar o jovem Ronaldo.

            Obs: E enquanto a renovação do MA não for concretizada haverá esperança ?

            • Vamos pensar pelo lado lógico, Ze conseguiu dar um padrão de jogo e fez o limitadíssimo M.A jogar um futebol, a renovação dele se faz pelo que ele jogou, mas não quer dizer que ele sera titular ou vai jogar 80% dos jogos, só de ja pensar em um Felipe Melo ja mostrar que pretende ter outro na posição, concordo que se contratar outro e renovar com M.A menos espaços vai sobrar pro Ronaldo temos que ver como Ze vai lidar com isso, oque e certo que a base precisa de mais espaço. Cuellar apesar de poder jogar na posição ja ficou definido que sera um segundo volante então vai disputar a vaga com o Arão. SRN

    • Olha Elvis, deixa eu refrescar sua memória:
      -pegou o barco andando
      -não teve pré-temporada
      -concertou o SISTEMA defensivo que foi nosso diferencial que nos manteve no topo da tabela
      -fez o time ter regularidade no topo da tabela
      -já estávamos bem antes da vinda do Diego (G4) a única diferença é a de que brigamos pelo título com o Diego.
      -recuperou jogadores (ou pelo menos fez render) jogadores como: Pará, Fernandinho e R.Vaz

      Obs: Não esqueça de pesar isso na sua balança um tanto pessimista ?

    • Vc fala por mim tudo que penso desse tecnico

    • Perfeito Elvis!

  • Se com esse trabalho a frente do Flamengo fazendo a melhor campanha desde o inicio dos pontos corridos ele é considerado “inexperiente” imaginem quando ele estiver “rodado e cascudo” no futebol brasileiro, principalmente se começar a participar de programas esportivos agradando e dando audiências para emissoras de rádios e tvs pois, no Brasil é assim ou você entra no esquema de participar de programas esportivos para dar audiências e agradar a jornalistas e apresentadores ou está ferrado e no momento o Zé Ricardo não vem participando de programas por isso a birra de muitos da imprensa que ficam destilando venenos contra o seu trabalho.
    Se ele começar a participar de entrevistas com o Renato Mauricio Prado logo logo aquele FDP começa a dar valor ao Zé Ricado.

  • Pronto ..isso explica muito o 7 a 1…enquanto tiver repórteres, torcedores, dirigentes. ..achando que um técnico limitado como esse aprendiz é uma jóia rara o futebol brasileiro nunca vai mudar..

    • A é verdade!!! Sua opinião é a única q vale, o fodastico. Tá certo!

      • Poderia perder meu tempo gravando teu nome. ..e quando esse aprendiz for demitido ano que vem. ..lembrar de você aqui na coluna…Não é questão de ser o sabichão…. é ver que esse aprendiz não vai corrigir seus erros só porque vai ter uma pré temporada. ..ele não vai mostrar o que não sabe…Agora tu que endeusa esse aprendiz lembra de mim quando antes de terminar o ano que vem esse técnico meia boca for demitido…questão de opinião. ..pra mim esse técnico é fraco. ..Depois de ser demitido ano que vem. ..indo fazer cursos e sendo auxiliar de bons técnicos talvez venha se tornar esse fodao que tu tanto babá. …eu disse talvez !

        • Jovem, no Brasil, infelizmente até os técnicos consagrados sao demitidos, por erro de pessoas iguais a vc. Que acha q tudo tem q ser imediato e não possa ter erros… Agoraaaa ser for p ter paciência e aturar erros, prefiro aturar erros de um técnico novo, mas vc não , prefere ser enganados pelos msm de sempre. Fala sério, tô cansado de ABEL, LEVI, MURICI… É OUTROS. Prefiro ter paciência com novas pessoas e prata da casa.

          • Diego nunca defendi a vinda de nenhum desses que você falou. ..único que falo aqui é o Dorival. ..É claro que até técnico medalhão pode ser demitido. …O que quero dizer é que o Zé ainda não tem experiência pra ser técnico do flamengo…Não vejo como ganharmos títulos importantes ano que vem com ele no comando. ….ele precisa ganhar essa experiência. ..a pergunta é …Você quer que ele ganhe essa experiência aqui no flamengo ?…ele pode até ter suas virtudes. ..mais tá longe de ser essa jóia que você é muitos acham. …É questão de opinião e cada um tem a sua. …eu tenho humildade pra mudar a minha se convencido com argumentos ..que não é o caso. .vamos espera ano que vem pra ver quem estava certo. …

            • Ue, se não for aqui no Flamengo p ele ganhar experiência, vai ser onde? Vc se quer que ele saia do Flamengo, seja campeão em outros clubes e depois volte ganhando seus 750 mil … Vc não que fazer o bolo? Já que comprar pronto, e isso q eu entendi? Silvio, o Zé tem muitos erros, mas não podemos negar q ele é promissor. Ele já sai na frente dos outros quando ele mostra vontade de aprender, coisa que muitos dos nossos técnicos Br não que, se acham o dono da vdd. Mas para o cara se tornar excelente, ele vai passar por erros. Volto a repetir, ele erra demais, mas se for p aturar erros, prefiro aturar erros de um cara que ainda está ganhando experiência q sabemos q não está no seu auge, do que aturar erros e teimosias de técnico antigos que já estão no mercado a anos e não tem mais nada a acrescentar e ainda se acham o máximo. Só isso, eu não sou admirador e defensor do Zé não!

              • Diego. ..Acho que não deixei claro. ..ele pode ganhar experiência como auxiliar e não como técnico. .

    • Ele tem potencial,se virou bem quando pegou o abacaxi pra destacar,mas não é joia nenhuma,ninguem nasce sabendo,experiencia só vem com o tempo e muito,muito tropeço..não acho e não quero que o flamengo se contente em ser laboratório pra treinador “Verde” fazer lambança em nome da tal experiencia..E a diretoria sabe disso,mas como eles adoram uma pechincha e o cara ganha 50.000,eles fecham os olhos pra isso..o correto seria contratar alguem ja consolidado e deixar o zé aprendendo,de auxiliar

      • “Não acho e não quero que o flamengo se contente em ser laboratório pra treinador “….essa é a minha linha de raciocínio !

        • O cara pegou um timie todo fudido, terra arrasada, sem CT, sem padrão nenhum de jogo e colocou a 1 ponto do lider, foi roubado em, no minimo 3 partidas nesse Brasileirão, passou o ano todo viajando, longe de casa e da familia, uma pressão desgramada e, o que é mais agravante, está apenas a 7 meses no cargo, no campeonato mais dificil do mundo, e Voce já quer resultados, titulos, comemorações ??
          Esse imediatalismo que atrasa o Flamengo.

          • Ninguém aqui pode imaginar a pressão e a responsabilidade de se treinar o maior time do país. Para um novato conseguir o que ele fez é louvável.

            • Com certeza, Guilherme. Temos que aplaudir o Zé pela garra e determinação. Conheço vários medalhões que não suportariam um mês de pressão e jogariam a toalha.

          • Entendo seu ponto de vista…mais você vai entender o meu quando ele for demitido ano que vem sem ganhar nenhum título de expressão. ..

        • tbm tenho essa impressão,vai ser uma reprise do andrade,carlinhos,jayme…Não existe magica,o cara só s torna top com o tempo,rodando outros clubes,outras filosofia e usando a experiencia adquirida…ex libertadores,Experiencia internacional do zé ser eliminado pelo palestino,levando nó tatico em casa…não se pode esperar resultados diferentes de ações repetitivas

          • Isso !

  • [deboche=on] Mais um que não entende p**** nenhuma de futebol a elogiar Zé Ricardo, Márcio Araújo e Pará… [deboche=off] &;-D

  • Jóia rara mesmo. Alterou a maneira com que o time joga, mas precisa escolher melhor nas substituições.

  • Muito bom treineiro, consegue fazer os jogadores não ficarem abalados psicologicamente com placares adversos e consegue criar um time que defende bem e consegue segurar pressão do time adversário. Ao meu ver faltou opçoes para as pontas, pois lesões e desgastes atrapalharam as estrategias, vide os erros nos últimos 3 jogos. Na boa, dê pontas decentes para ele incluir no time e nós teremos o melhor time do Brasil.

    • poisé mas na falta de um ingrediente,usa-se outro né parceiro,ele tinha boas opções pra jogar no 442,cuellar,MA( que não é bom mais ta lá) Arão,Diego,Alan patrick Adryan,Paquetá vizeu guerrero e damião..não da pra escolher e encaixar esses caras num 442? Pra mim,tem potencial,mas ainda não pode ser chamado de treinador,assim como carlinhos não era,andrade tbm não,rogerio lourenço muito menos,nem mesmo jayme de almeida..vamos devagar 2017 merecia uma ambição maior da diretoria que só pensa na economia com salario do zé ricardo..olhem o roger do gremio..

      • Trocar Roger pelo Zé é seis por meia dúzia, os dois são bons treinadores,jovens e cheio de pontecila, mas ambos cometem os mesmos erros por conta da inexperiência.

        • sim…citei ele como exemplo,babavam o ovo do cara e agora ta desempregado..

  • Grande verdade até aqui, mas defendi ele desde o inicio, espero o próximo ano para ver de fato o que pode fazer, mas até aqui fez um grande trabalho…….e que São Judas Tadeu continue nos ajudando.

  • babação grande depois ….quero ver o que esses caras vão dizer caso o Flamengo perca o carioca, a primeira liga seja eliminado da copa libertadores em 2017…acho que todos vão dizer ” o Zé é ainda jovem e inexperiente ainda têm muito pra melhorar”….

    • Foi o que falaram do Roger esse ano quando aconteceu mais ou menos isso com ele

      • Não existe milagre,esse tecnico foi jogado na jaula do leão,conseguiu se sair bem mas não é nenhum fenomeno,é preciso levar em conta os reforços,fisiologia avançada que nunca tivemos e foi implantada este ano,além é claro de salario em dia,estrutura melhor enfim..Pra mim,ele demonstrou potencial,mas ainda é fraco,principalmente em variação tatica,mudança de esquemas e não ficar preso a uma ideia de jogo,extrai menos da metade do potencial do elenco utilizando apenas 14,15 jogadores do plantel,os demais não tem oportunidade.
        Agradeço a ele,”salvou” um ano que se desenhava pessimo,mas pra levar o barco adiante,tinha que ser outro comandante,ele poderia ficar de auxiliar até pra se livrar do jayme,que na minha opinião esta sendo o mentor do zé ricardo,pode é estragar o cara..

        • Realmente voce não gosta nem pouquinho do cara e muito menos da forma que ele trabalha.

          • não conheço ele como pessoa pra gostar dele ou não,quanto ao trabalho dele,ele me decepcionou pq eu achava que ele teria nos garotos o seu refugio,e ele até agora tem virado as costas pros muleques,porém ha tbm um negócio chamado empresário,negociatas..e o zé jamais teria peito pra bater de frente com os caras,talvez porisso tbm a manutenção do zé,barato e tbm é submisso a diretoria e as negociatas que rolam casos de gabriel,fernandinho,cirino MA jogarem sempre..tem um pouco disso sim,Não vou nem citar a deficiencia dele em mudar o esquema de jogo e fazer quem realmente tem potencial render o maximo que pode,fazer para e MA de mediocre a regular nem se compara extrair o maximo do mancuello,guerrero,cuellar Adryan,paqueta,vizeu,entre outros que estão esquecidos.

      • Na sua opinião, foi benéfico pro Grêmio o Roger sair ?

      • exatamente, hoje o cara está desempregado, porque o Corinthians não levou o cara pra lá? pretenderam o Oswaldo;

    • Mas ele é jovem e inexperiente… Ao meu ver ele deve ser mantido justamente para adquirir essa experiência, assim como os jogadores oriundos da nossa base precisam jogar para também ganharem experiência. Torço para que isso ocorra na próxima temporada… SRN

      • Pra mim um tecnico tem que ficar caso ele seja o melhor e capaz de levar o time a titulos no caso em 2017 a esperança é a libertadores…
        E na minha opinião,ele ainda não esta pronto.o flamengo não é lugar para tecnico adquirir experiencia..

        • Concordo que o Fla não seja lugar para técnico adquirir experiência. Mas ele mostrou um bom trabalho dando regularidade ao time no topo da tabela desde o início e por isso deve ficar.

          • O saldo na tabela foi positivo acima do que todo mundo esperava,mas sabemos que as circunstancias em que desenrolou o campeonato,com nenum time sobrando comoem 2015,2013 2014 favoreceu o flamengo pra conquista do titulo e aí faltou o algo a mais do treinador..
            Ano que vem,a torcida acha e vai cobrar a conquista do brasileiro de ponta a ponta,e tbm a libertadores,no minimo uma semi final, e aí é que a coisa pega o nivel de exigencia será maior e na minha opinião ele ainda não esta a altura do desafio,..AINDA!

      • imprensa não quer saber de trabalho, torcida não quer saber de trabalho se o car é inexperiente todos querem que o time/treinador ganhe títulos, trabalho o técnico do oeste fez também e aí quem fala de Fernando Diniz? Ninguém porque o cara não ganhou nada, será o mesmo com Zé, não ganha nada, próximo ano será a mesma coisa…e logo ele será esquecido.

      • poderia ser o auxiliar técnico.

    • Se com esse trabalho a frente do Flamengo fazendo a melhor campanha desde o inicio dos pontos corridos ele é considerado “inexperiente” imaginem quando ele estiver “rodado e cascudo” no futebol brasileiro, principalmente se começar a participar de programas esportivos agradando e dando audiências para emissoras de rádios e tvs pois, no Brasil é assim ou você entra no esquema de participar de programas esportivos para dar audiências e agradar a jornalistas e apresentadores ou está ferrado e no momento o Zé Ricardo não vem participando de programas por isso a birra de muitos da imprensa que ficam destilando venenos contra o seu trabalho.

      • Essa melhor campanha não se da só a ele amigo,a outros fatores,como o estudo de 1 mundo feito na preparação fisica com a fisiologia avançada,os salarios em dia ja a alguns anos,e claro o elenco com alguns jogadores de bom nivel.Não é só o zé ricardo…

Comentários não são permitidos.