Lá vem mais um reserva

Compartilhe com os amigos

As especulações que envolvem o Flamengo de 2017 são precisas e boas. Em um espaço de um mês, ganharam força os boatos de que estaríamos interessados em nomes de mais peso, cirúrgicos e inquestionáveis esportivamente. Dentre estes, estão Bernard e Vitinho, para as pontas, Felipe Melo, para disputar posição com Márcio Araújo, e – mais recentemente, Éverton Ribeiro, para… para que?

Vamos aos fatos.

É inegável no Flamengo de hoje uma certa contradição: enquanto nosso plantel se enquadraria melhor tecnicamente em um esquema com mais meias, visto a qualidade de Mancuello, Diego, Arão e Alan Patrick frente a limitação de Cirino, Gabriel, Fernandinho e Éverton, nosso treinador trabalha melhor com esses pontas. Aqui cabe uma observação: Zé Ricardo faz um excelente trabalho com essa tática, e é uma pena que nossos mais lúcidos não se encaixem em tal. A questão de hoje é se os jogadores devem se enquadrar ao esquema vigente, ou se o esquema deve atender às melhores peças do time. A primeira máxima tem prevalecido.

Apesar de ainda considerá-lo um pouco teimoso e confiar em seu trabalho durante a próxima pré-temporada, Zé Ricardo já mostrou que não sabe fazer o time render no 4-4-2. O que seria mais óbvio e fácil, para ele não o é; e o que seria mais difícil e irracional, para ele foi suficiente para alavancar o time à disputa pelo título. Ainda esperamos o casamento perfeito.

Mas voltamos ao ponto: qual seria a posição de Éverton Ribeiro hoje, no time do Flamengo? Banco de Diego. Um jogador caro, com altos vencimentos e com renome seria reserva no Flamengo. O porquê reside na utilização de dois meio-campistas recuados, um armador, dois pontas e um centroavante fixo. Ou joga um, ou outro. Éverton Ribeiro não é o típico ponta, e utilizá-lo correntemente como tal seria um desperdício.

Mas e se mudarmos a tática? Aí mudamos toda a lógica de jogo e de contratações. Então, se tornaria obsoleto renovar com Fernandinho, manter Éverton, Cirino e Gabriel e ainda trazer Vitinho e Bernard.

Ou seja, ou os boatos estão completamente aleatórios, ou estaremos outra vez contratando e gastando dinheiro sem planejamento, como aconteceu com Mancuello. O argentino tem qualidade, tem poder de decisão, custou altos valores e amarga uma terrível reserva.

A minha opinião é direta: prefiro o 4-4-2, aproveitando ainda o fato de Vitinho poder jogar como segundo atacante. Nesse esquema, poderíamos jogar com dois meias, sendo Éverton Ribeiro e Diego, ou então com três recuados e Diego isolado, com o apoio de trás de (Felipe Melo), Arão e Mancuello. Facilmente poderíamos alterná-lo para o 4-3-3 em ocasiões específicas, contando com algum ponta no banco, ou até mesmo com o deslocamento de Éverton Ribeiro para um lado e Vitinho para o outro.

Falar é fácil demais, eu sei. Mas é esse o trabalho que Zé Ricardo deve fazer na pré-temporada. Como já disse outras vezes, acreditar que somente o domínio do 4-3-3 vai funcionar contra todos os times que vamos enfrentar durante todo o ano é falta de inteligência. Precisamos de variações táticas consistentes e bem treinadas.

E continuo a espera de tiros certeiros.

SRN!

Rodrigo Coli

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Você esta completamente equivocado sobre o Everton Ribeiro. Ele se encaixaria perfeitamente no nosso 4231, que foi o mesmo esquema utilizado pelo Cruzeiro bi campeão Brasileiro, onde o Everton Ribeiro foi o melhor jogador do campeonato os dois anos seguidos. Ele jogou de meia direita ou ponta direita, como vc preferir chamar. Assim como o Ederson que muitos achavam que era um meia armador, mas não é, ele rende melhor na ponta. O Cara que fazia o papel do 10 era o Ricardo Goulart, mesma função que o Diego exerce hoje.

  • Não acredito que perdi meu tempo lendo isso.

  • Peraí, o everton ribeiro já assinou com o Fla???
    Não?! Então qual é o sentido desse texto??

  • Eu não sei não mas se vierem todos esses jogadores ai periga o nosso treinador ainda muito verde se enrolar todinho. Eu já vi isso mais de uma vez no Flamengo montar times cheio de estrelas um belezura no papel e com os treinadores ruins que contratavam pelo fato de ter de fazer economia darmos com os burros n’água e virarmos até a zoação preferidas dos rivais.

  • Mais fácil Diego ir pro banco , no meu time seria Everton Ribeiro e + 10 . O cara joga muito , 2 vezes craque do Brasileirão e acha que seria banco ?? Além do que ele joga aberto pela direita , só não vai recompor o tempo todo e ser babá se lateral . Lateral e jogador de defesa e quem cobre lateral e volante . Eu sei que futebol moderno e todo mundo marcando mas o jogador tem que exercer acima de tudo sua primeira função . No caso dos pontas e atacar , fazer gols , dar assistência , puxar contra-ataque . Olha o Santos e Palmeiras , jogam no mesmo esquema que o nosso , os pontos recompoe , não tanto quanto os nossos e mesmo assim sofreram menos gols que nos é também fizeram bem mais gols . Santos com zagueiro titular machucado . Ou seja ou nossos pontas não estão fazendo serviço bem feito ou nossa defesa está fraca porque mesmo com babás de laterais ainda consegue levar mais gols que os outros times .

  • Éverton Ribeiro no Flamengo barraria qualquer jogador de ponta do lado direito, desde os perebas até os garotos da base.Sabe o porquê? É simples: Todos já falaram aqui, amigo! Ele atua pelo lado direito do campo.

    Quanto a preocupação com a Marcação, não adianta termos pontas dedicados para proteger as laterais sendo que eles mesmos não conseguem realizar as funções de ataque com êxito (lembrando que quem marca é lateral e quem cobre é volante). Isso é perceptível ao ver que o Flamengo, dentre os times no G6, é um dos que menos fez gols! Além do que foi ressaltado, por conta da falta de grandes atacantes com capacidade de decidir uma partida (tirando Guerrero), não tivemos nesse campeonato uma equipe que conseguisse matar o jogo rapidamente.

    Não culpo o Zé Ricardo.Ele cometeu erros e é seu primeiro ano como técnico na elite do futebol do nosso país. Porém, duvido muito que Everton Ribeiro fosse reserva pra Gabriel, Sheik e Cirino. Vamos esperar se depois dessa estadia na Europa ele volte melhor, usando não só um esquema manjado, mas montando um time que privilegie o poder de decisão dos bons jogadores do elenco.

    • Everton Ribeiro fazia muito bem a marcação pelas pontas no cruzeiro. Só pq ele é um craque não quer dizer que ele não precise marcar. O messi joga na ponta direita e tbm marca lateral, sem nenhum problema. Futebol moderno é assim, jogador que não entende isso, não serve pra jogar em alto nivel hoje.

  • Cara no cruzeiro ele era ponta sim,foi ele que fez o Goulart distruir em 2015 dando várias assistências,ainda lembro daquela jogada onde ele saiu da direita deu um chapéu no Luiz Antônio e fez um golaço,mas não virá esqueçam isto,se o Fernandinho custa 5 milhões imagina jogador bom.

  • Mano menos de duas semanas e dois textos muito fracos desse colunista, “o curioso caso de adryan” até foi menos pior mas esse de hoje ou esse cidadão vê algo que não vejo e eu sou lunatico ou ao contrario mas depois desse texto de hoje acho que ele realmente é lunatico.

  • Esse texto não faz sentido nenhum o Éverton Ribeiro jogava como um meia aberto pelo lá direito na mesma posição do Gabriel não na do Diego,outra coisa e muito mais fácil ele barrar o Mancuello que um jogador ainda sem história no Brasil do que barrar o Éverton Ribeiro.

    • Pra botar o Mancuello o Zé tem que Tirar o Arão ou o Diego, ou então mudar o esquema tático, pq ele não joga de ponta. Pra por o Everton Ribeiro no time, basta tirar o Gabriel.

      • Mas se o Mancuello tivesse mais nome no brasil,vc não acha que o Zé acharia um jeito de colocar ele no time.

        • Se o Mancuello tivesse mais nome, ele seria titular no lugar do Arão, ou do Alan Patrick quando era titular antes da chegada do Diego.

  • Cão arrependido.
    ” Volta o cão arrependido, com suas orelhas tão fartas, com seu osso roído e o seu rabo entre as patas”.

  • Nada a ver o texto. É óbvio que se Éverton Ribeiro vier será titular, assim como Felipe Melo se vier será será titular.

    Zé Ricardo é teimoso mas não é maluco, se ele faz isso não dura duas partidas.

  • O Flamengo deveria observar o jogador Cecilio Domínguez, do Cerro Portenõ. Muito bom atacante, 23 anos e fazedor de gols!

  • Com certeza não seria reserva! Jogaria na ponta esquerda ou direita tranquilamente! Rapido, agudo e boa finalização!

    • Seria, no máximo, o 1º reserva do MA!

      • Não jogam na msm posição, mas se jogasse acho q seria msm! Kkkkkk zueira!

  • Apaga essa coluna enquanto da tempo de consertar.

  • Péssima a análise.
    Quem acompanha futebol de verdade sabe muito bem que o Cruzeiro campeão em 2013 e 2014 jogava nessa mesma formação de jogo que o nosso 4-2-3-1 e o Éverton Ribeiro jogava aberto pela direita entrando em diagonal(por ser canhoto) com as opções de passe por dentro, chutes de média distância e deixava o corredor para o lateral passar.
    Como o Diego joga centralizado no meio, eles poderiam jogar juntos sim nesse esquema.

    • Exatamente. Ia escrever alguma coisa, mas o seu texto foi perfeito! Definitivamente o camarada que fez o texto, o Rodrigo Coli, cagou pelo teclado! SRN!

      • Obrigado.
        De fato o autor desse texto não foi bem em sua análise!
        SRN

  • Vamos aos treinadores,Osvaldo fez nada,Jorginho ,Cristóvão,Luxa,Mano(pediu o boné), Abel, perdeu p Santo André e é caríssimo. Muricy foi aposentado,Felipão(7×1),Tite seleção.Quem seria p bonzão que você garante e pode cortar a mão ou prometer nunca mais escrever se não for campeão brasileiro? Zé não é o melhor do mundo,mas deu certo e pode evoluir ao contrário dos prepotentes medalhões caríssimos.

  • Esse Rodrigo é o do bigode, que participa do Resenha? Se for, não me surpreende, pois vive falando asneiras. Éverton Ribeiro é um meia versátil que pode jogar em qualquer uma das posições da linha de 3 de um esquema 4-2-3-1.

    • Não é, mas esse é outro que só fala besteiras. Um elenco com Pará, Gabriel, Everton, Márcio Araújo e etc, ele vive classificando como o 2º melhor do país, perdendo só pro CAM. O elenco do Palmeiras é o melhor do país, e o do CAM é muito bom, mas desequilibrado por não ter zagueiros.

  • Mais um mesmo pra ser banco

    Não existe isso de jogador bom se adequadar ao esquema,mas sim montar um esquema para os bons jogadores

    • EXATO! Justamente pelo fato do ZR tornar os jogadores reféns do esquema que o Mancuello é banco. Afinal, ou ele põe o Diego no banco, ou muda o esquema pra pôr o Argentino. SRN

  • não existe isso de que os jogadores devem se adequar ao esquema que o tecnico deseja…. VOU DAR UM EXEMPLO… FAMILIA QUER CHURRASCO DE PRIMEIRA, COM CARNES DE PRIMEIRA… O PAI VAI LA E COMPRA, DEIXA NO CONGELADOR PRA USAR CARNE DE TERCEIRA, MAS A CARNE QUE CUSTOU MUITO CARO.. TA LA, DEPOIS DE UM TEMPO PODE ATE ESTRAGAR… O CHURRASCO DE TERCEIRA VAI RENDER ATE CERTO PONTO… DEPOIS A CARNE VAI FICAR DURA.. ENFIM.. SE TEM CARNE DE PRIMEIRA MEU IRMÃO E ESSA QUE VAI PRO FOGO..so vejo isso não flamengo hoje.. tem que ser usado o que temos de melhor e ponto. se vira para colocar os caras pra jogar e render !!

    • Reclame então com a diretoria. Ela disse que seria usado um único esquema da base aos profissionais e é o que está acontecendo.

      • Se eles disseram isso, deviam contratar mais pontas em vez de tantos meias. Planejamento bem ruim viu.

  • montar uma equipe equilibrada com as pecas que tem é lindo, mas me fala uma equipe competitiva no mundo hje que joga sem pontas ou alas, eu nao vejo nenhuma, esse esquema eata pra la de obsoleto, pq nao da profundidade ao time, é tudo pelo meio, e se o flamengo estiver mesmo atras do everton ribeiro, acha mesmo que o ze ricardo nao foi pelo mejos consultado ? mancuello e cuellar sao caros e reservas, mas quem pediu a contratação deles ? esse elenco caiu no colo do treinador e ele ta se virando de acordo com aquilo q ele acredita, e muito bem por sinal,

    • Lucas, de fato as melhores equipes do mundo jogam com 3 pontas e um centro avante (mas há exceções certo? Atlético de Madrid e Juventus?). Ocorre que Barça, Real, Seleção, têm craques nesses posições. No nosso caso, temos Mancuello no banco e Gabriel de titular. Além disso, a quantidade de gols que marcamos esse ano é horrível e, finalmente, uma equipe que só joga de um jeito torna-se previsível. É só por isso tudo que espero que a pré temporada sirva pra aprendermos a jogar com outra tática, podemos até manter o 433, que é excelente em vários aspectos, mas não vejo porque não ter na cartola uma tática que ponha em campo nossos melhores jogadores.

      SRN

      • Thiago, eu tinha dito pontas ou alas, o atletico de madrid joga com dois volantes, dois pontas e dois atacantes, a juventus joga con três zagueiros e os dois alas, o que eu to querendo dizer é o seguinte: tem q ter jogadores abertos pelos lados, pra dar profundidade e abrir o campo, esse 442 com meias ninguém usa mais, isso ja era, colocar o mancuello aberto tbm o cara nao vai render, vai ficar cruzando bola na area doidado, nao tem velocidade, nao tem drible 1 contra 1, sem falar nos contra ataques, o antonio conte por exemplo quis fazer o chelsea jogar no 4231, viu q nao dava, ele apelou pro q ele sabe fazer q é jogar com 3 zagueiros, esse negócio de esquema se adaptar aos jogadores é balela.

        • Entendi Lucas, mas prefiro acreditar que formações táticas podem dar certo ou errado e isso ocorre não por estarmos em 2016 ano do 433 ou 2002 ano do 352 do Felipão. Além disso, há momentos no jogo em que se pode jogar, por exemplo, com 2 centroavantes para tentar jogada aérea, ou povoar o meio de campo quando se quer dominá-lo etc etc. Enfim, entendo seu ponto, se estiver certo precisamos elevar muito o nível de nossos pontas e talvez do nosso centro avante, que joga melhor quando tem mais mobilidade.

          • o ze ricardo fez isso algumas vezes esse ano, como contra a chapecoense, mas ta na cara qual o esquema de confianca dele.

  • A questão de hoje é se os jogadores devem se enquadrar ao esquema vigente, ou se o esquema deve atender às melhores peças do time. Concordo plenamente. Esquema que atende as melhores peças são com 3 meias, Ou 2 meias. Mais o técnicos preferiu implantar o esquema dele com 2 pontas fraquissimos.

    • O técnico não decidiu implantar, jogamos com 3 atacantes desde quando o professor era o Pofexô. O Zé pegou o time com o campeonato em andamento e manteve o esquema, até porque mesmo os reservas eram pro 433. Invlusive jogamos algumas partidas no 442 mas não deu muito certo.
      Se ele vai ter coragem de mudar na pré-temporada é outra história, mas esse ano não era viável.

      • Não deu certo porque ele não soube implantar o 442. E ele só manteve o 433 porque é o único esquema que ele sabe trabalhar. Sempre trabalhou nesse esquema na base. Mais concerteza o 442 Ou 451 com 3 meias é o melhor esquema de acordo com as características dos nossos melhores jogadores.

        • Eu prefiro criticar sem quebrar a premissa que o técnico entende mais do que eu. Se só ele não soube implantar o 442 com o campeonato em andamento ou se é inviável pra qualquer técnico fazer isso, temos que concordar que do nosso sofazinho não vamos descobrir.

  • Apenas como torcedor, respeitando todos que pensem em contrário, enfim.. Caso fosse a diretoria, procederia seguindo o seguinte raciocínio quanto a dispensas e contratações:

    Goleiros: 1) “Gatito” Fernández (Figueirense) – Contrataria pelo bom campeonato, em caso de necessidade, supriria a ausência do Muralha sem sustos; 2) Alex Muralha – Titular; 3) Paulo Victor – Venderia (de preferência), ou buscaria o empréstimo.

    Zagueiros: Manteria Réver (investindo na contratação definitiva), Rafael Vaz, Donatti e Léo Duarte – Seguindo essa sequência de “promoção” ao time principal, em caso de necessidades. Não renovaria com o Juan e buscaria o Alex (ex-Santos e Milan), pois viria sem custos e com experiência européia.

    Laterais Direitos: Manteria Pará e Rodnei, pois acredito que estamos bem servidos no momento. Daria mais oportunidades ao Thiago Ennes, da base, pois tem futuro.

    Laterais Esquerdos: Não venderia o Jorge agora (ainda pode evoluir e ser melhor vendido) e, por óbvio, dispensaria o Chiquinho. Buscaria a contratação de Denner Assunção (Chapecoense), Diogo Barbosa (Botafogo), Renê (Sport) ou Marcelo Hermes (Grêmio), nessa ordem. Casso o Jorge venha a ser negociado, poderia eventualmente se buscar dois dos nomes citados. Em caso de não dar certo, desloca o Éverton para lá na próxima temporada.

    Volantes: 1) Dispensaria o Márcio Araújo; 2) Manteria o Arão titular, como segundo volante; 3) Faria do Cuéllar seu reserva imediato, dando mais oportunidades; 4) Mais oportunidades ao garoto Ronaldo, como 1º volante, a começar pelo campeonato carioca, e; 5) Buscaria a contratação do Felipe Melo, que seria titular, mas com salários não mais altos que 400.000 reais, estabelecendo em contrato multas por expulsões decorrentes de atos de indisciplina no campo de jogo. Se não fechar, buscaria o Sandro (ex-Internacional e Tottenham).

    Meias: 1) Tchau Alan Patrick!!; 2) Venda do Adryan, ou envolvimento como moeda de troca em alguma contratação; 3) Diego titular incontestável; 4) Mais oportunidades a Mancuello e Lucas Paquetá; 5) Por não ter correspondido ainda como esperado, envolveria o Ederson em algum negócio, apesar de ver nele um bom jogador, dedicado e disciplinado taticamente; 6) BUSCARIA A CONTRATAÇÃO DE: Éverton Ribeiro, Montillo, Felipe Garcia (Brasil de Pelotas) ou Óscar Romero (Racing-ARG), nessa ordem.

    Atacantes: 1) Barca com Gabriel, Emerson, Marcelo Cirino e Fernandinho; 2) Emprestaria o Thiago Santos para algum time de primeira divisão, para buscar mais experiência ao garoto; 3) Manteria o Leandro Damião e Éverton (até porque pode atuar também na lateral-esquerda), e daria mais oportunidades ao Felipe Vizeu; 4) Manteria o Guerrero, mas se surgisse proposta acima dos 25 milhões, venderia; 5) Em seu retorno, daria mais uma chance ao Nixon, buscando sua reabilitação, pois em seu melhor momento, antes das lesões, era muito melhor que qualquer um dos “rapidinhos” que temos hoje no elenco. 6) Buscaria a contratação de ao menos 2 jogadores entre os seguintes: Calleri, Vitinho, Eduardo Vargas, Ezequiel Lavezzi, Willian Pottker, Hernán Barcos e Roger Martínez (colombiano, Ex-Racing).

    Pelo exposto, montaria meu time com: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Felipe Melo, Arão, Éverton Ribeiro e Diego; Vitinho e Guerrero.

    A julgar pelo esquema utilizado pelo Zé Ricardo, montaria: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Felipe Melo, Arão e Diego; Vitinho (aberto na esquerda), Éverton Ribeiro (aberto na direita) e Guerrero.

  • Vou tocar em alguns pontos sob meu ponto de vista.
    1- Nem li o texto todo, pois está ridículo.
    2- Esse jogador está no topo do nosso futebol, em nível. Falo do futebol jogado aqui em nosso país.
    3- Não estou afirmando que ele vem, estou analisando como jogador e como encaixaria em nosso time. Se vem é outra situação.
    4- Vejo uma galera perguntando se ele recompõe bem. Para, vocês são os mesmos que criticam a escalação de nossos pontas só pra acompanhar lateral. Ele não tem que recompor bem, ele tem que primeiramente atacar bem. Quem tem de marcar é o lateral e quem tem de cobrir é o volante. O papel dele é apenas não deixar o lateral adversário subir com facilidade.
    5- Ele já foi lateral, mas meia não. Ele joga aberto na direita. Assistam os jogos dele no Coritiba e no Cruzeiro e verão.
    6- Perguntam, ele tem velocidade e físico pra jogar 90 minutos? Para outra vez, o cara tem 27 anos. Se com essa idade não aguentar correr…

    Para mim ele joga fácil em nosso time, eu sempre falo em “nosso time” e não “esquema”, pra mim esse papo de esquema é pura baboseira hoje em dia. Um monte de super entendidos citando números que nem sabem como colocar num campo. Esquema pouco importa, o que importa é um time bem treinado onde cada jogador sabe o que fazer. Nem precisam ser craques pra isso. E outra, um time só tem 3 setores: defesa, meio e ataque. O que passa disso é só pra encher linguiça. 4-1-4-1 nada mais é que um 4-5-1. O 3-4-1-2 nada mais é que o 3-5-2. O que muda é exatamente a disposição dos jogadores em campo, ou seja, a forma que são orientados a jogar.
    Então galera, menos papo, mais calma e entendimento. E sem acreditar em tudo que sai na imprensa. SRN

    • Legal…
      Valeu.
      Abraço!

    • Boa Rclima, é isso aí. Maior exemplo é o que o Tite faz com os times dele. Ou ninguém viu o Guilherme com a 10? O time deve ser bem treinado e ponto. Neguinho reclama de contratação que nem aconteceu, e ainda de um craque de bola?! É muita enchaçao de saco.
      E elenco, serve para que? Ou preferem ter Everton no lugar do Ribeiro.
      Acho essas reclamações estão muito choronas. A maioria se esquece que esse ano o Fla não disputaria o título do CB, mas acabou acontecendo. Na nossa torcida tem muito bebê prematuro.

      • Verdade, muita reclamação por nada. SRN

  • Lembrando que o Éverton Ribeiro era um jogador pela direita na linha de três meias do cruzeiro e partindo da direita chegava para o meio e finalizar. Não era um meia centralizado, o Goulart jogava nessa função, então ele pode muito bem jogar com o Diego nessa linha de meias com um outro ponta na esquerda e assim também ele melhoraria muito nossa criação e não só o Diego ficaria encarregado. Claro que ele não é tanto de marcar um lateral como Gabriel, mas ele sabe recompor e com a bola joga muito mais que esse.

    • Exato, o Éverton Ribeiro nunca foi um meia armador. Começou como lateral, mas pela habilidade que tem acabou deslocado pro meio, caindo pelas pontas. Tanto no Cruzeiro quanto quando foi convocado jogou aberto pela direita, sendo totalmente compatível com o Diego, inclusive por terem características diferentes. SRN

  • “Zé Ricardo já mostrou que não sabe fazer o time render no 4-4-2”
    O colunista fala do técnico como se ele fosse um técnico de pelada, e como se tivesse 30 anos na profissão, e que eu saiba o esquema não depende apenas do técnico (ou apenas dos jogadores). O Zé como qualquer técnico tem seus defeitos e tem suas qualidades, a questão é que este é o primeiro ano dele no profissional, e ele não teve participação direta na montagem do elenco, logo ele usa a melhor formação dentro das características do elenco (que foi montado no inicio do ano para jogar como o Bacelona – pq o GRANDE MURICY PASSOU DUAS SEMANAS LÁ E VIROU ESPECIALISTA).

  • Lembrando que se for difícil contratar um desses citados, tem o Vargas que joga muita bola, e está encostado.
    Mas sei que a diretoria vai fazer um bom trabalho e contratar certo.

    • Mesmo encostado, creio que o Hoffenhein alopraria em questão de preço.Prefiro o jogador que sempre sugiro: Berrío (Atlético Nacional).

      • Questão de preferência, mas estou dizendo um jogador de alto nível, e não mais um jogador normal.
        Vargas é completamente superior ao Berrío, mesmo esse Berrío sendo bom jogador.

  • Meu amigo, nunca critiquei texto de ninguém, hoje vai ser o primeiro dia.
    texto sem noção, primeiramente porque se ele disputasse vaga com Diego, capaz do Diego ir pro banco.
    Mas já que isso não vai acontecer, ele vai jogar na meia direita, como um meia quando for preciso, ou como um ponta!!
    Ele sempre jogou assim no cruzeiro, seria título absoluto sem discussão.

  • Everton Ribeiro , não é uma meia como Diego… ele cabe sim nesse elenco…

  • Po, falta técnico para chegar no Mancuello e falar “Meu filho eu quero você na ponta você vai treinar recomposição 1 hora a mais por dia que o resto”. Que merda.

    Não é questão de tática, é de saber motivar mesmo um elenco, ou entrar na metne no jogador, lapidar eles. Mas Cuéllar e Mancuello morrem no banco, não é por questões táticas. Em que mundo que um Mancuello bem treinado não pode jogar na ponta e tabelar com Diego e Guerrero? Que insanidade. Faz o argentino treinar recomposição meu! Porque ele é aguerrido e tem bons reflexos!

    • Pois é Top…
      Essa de botar pra treinar desse jeito não é uma má ideia e até gostei dessa opção…
      Só fico com uma dúvida…
      Será que já foi proposto e apesar de não dizer “NÃO” diretamente, será que já foi tentado e ele não se interessou muito ou simplesmente não conseguiu executar bem essa função???
      Que acha???

  • Ótimo nome, mas a questão é exatamente essa, vai jogar? Zé vai aproveitar o seu melhor? Na minha opinião não existe esquema engessado. O problema é jogar da mesma forma, sem variar, sem fazer um rodízio, esse é o grande problema do Zé. Indo nessa linha ele “mata” jogadores de qualidade em benefício a medianos que “dão certo”, mas nem sempre, parando quando esbarrando em limites naturais tecnicamente, e isso custa caro. Isso ficou muito evidenciado nas ultimas quatro partidas com uma queda visível. Ficar na mesmice é mostrar limitação…técnico vencedor e com ambições, tem que saber variar, estudar o adversário e jogar igual? Os adversários já sabem como o Fla joga e fica fácil marcar. Se o Zé fizer o tal curso no exterior, e vier com a cabeça mais “madura” eu dou um crédito, mas se vier com a mesmice, vou ser um critico.
    *Eu me preocupo com a manutenção de jogadores como MA, Cirino, Gabriel e mesmo Fernandinho, que é muito irregular, sinaliza uma manutenção de ideia que já não está funcionando e o pior impedindo que garotos de enorme potencial como Paquetá, Ronaldo, Matheus Sávio tenham chances de mostrar serviço. MA mesmo é jogador de 32 anos, não tem perspectivas de melhorar ou se valorizar na carreira. Tem que ter uma visão mais clara dos fatos e não momentos pontuais, que mascaram a verdade. SRN.

    • Eu espero que destes quatro so fique o ma pq infelizmente eles querem mante-lo agora que venha Felipe mello ou Romulo pra deixar este traste no banco o ano todo.

      • Isso mesmo. MUDANÇA. Eu vou apostar nisso, que o Zé mude. Ele tem potencial, mas tem que rever seus conceitos e suas escolhas. SRN.

  • Nesse momento será q o time renderia mais com o Gabriel ou com Mancu no meio junto com o Diego num 4-4-2 ??? é por isso q o Zé joga com 2 pontas abertos, ano q vem é outra história, a gente pode mudar o esquema e com certeza teremos jogadores melhores doq esses, SRN

  • Com as peças que temos, ao meu ver, a formação que mais se adequa aos nossos jogadores e que virão em 2017 é o 4-1-4-1.

    Essa formação é a melhor que tem, favorece tanto a marcação por ser uma formação compacta, tendo o F.Melo na contenção, sendo o homem fixo na marcação, favoreceria a qualidade pelo meio, tendo o Everton Ribeiro e Diego, e no ataque, tendo Vitinho e Vargas/Bernard, com o nosso 9 Guerrero.

    Mais ou menos assim:
    (4-1-4-1)
    Muralha-Rodinei-Rever-Donatti-Jorge-F.Melo-Vitinho-E.Ribeiro-Diego-Vargas-Guerrero

    Tem o Paulinho e R.Augusto também, estao jogando de mais, principalmente o R. Augusto, qualquer um desses dois vindo por empréstimo ou compra, elevaria o patamar do time.

  • Everton Ribeiro nunca foi meia de armacao naquele otimo time do cruzeiro ele jogava pelas pontas e ainda sempre que podia estava dentro da area e um jogador de caracteristica de velocida passes curtos trianguacao e asdistencias alem de bom chute faria exatamente o esquema que o ze Ricardo tentou varios jogos com alan Patrick e no jogo dos gambas com mancuello com a diferenca que ele e melhor que os dois.

    • Ele jogava nos lados e cortava para o meio pelo que me lembro, abrindo espaço para as infiltrações do William e do Ricardo Goulart.

      • Isso mesmo Edson. Seria um bom jogador para fazer o lado Direito. Ele pode jogar no meio também. Lembro que ele se movimentava bastante no Cruzeiro…

  • É o tal do trauma que eu estava falando na outra notícia.

    Parte da torcida está com essa neura de 4-4-2, tudo por conta dos pontas que nós temos.

    Dá para ter velocidade e inteligencia, qualidade no drible, no passe, faltam só as peças certas para isso. Se a Diretoria conseguir trazer dois jogadores lado nível A, tenho certeza que seremos um time díficil de aturar em 2017.

    Acho que o Everton Ribeiro se encaixaria sim, inclusive acho que seria um dinheiro mais bem gasto do que os 29 milhões com Vitinho.
    Eu tentaria o Everton Ribeiro e o William que está no Cruzeiro. Imaginem o time:

    Muralha; Rodinei, Réver, Vaz, Jorge; Cuellar, Arão; Everton Ribeiro, William e Diego; Guerrero.

    Seria letal.

    • Tentaria o vargas e se desse Evepontas pra isto nao falta tem que ver se o dinheiro da mais opcoes e o que nao falta: Everton Ribeiro Diego tardelli vargas Willian bigode Vitinho robinho (como e ocontrato com o galo?) Tailson e so investir em dois e temos ospontas

    • Fala Edson. Eu vejo da seguinte forma: Esquema se adapta ao jogador, cabendo ao técnico achar lugar para ele. Não acho certo não utilizar o jogador só por ele não se “adaptar” ao esquema, ou ideia dos técnico, isso para mim é LIMITAÇÃO. Jogador hoje tem que fazer mais de uma função em campo e E.Ribeiro faz ni meio como nos lados, como Mancuello. SRN.

      • Fala Almir! Eu até concordo, mas por vezes é mais dificil do que parece essa adaptação. De qualquer orma, Everton Ribeiro seria uma baita contratação, a melhor delas. SRN!

    • Pooooooooooooooooorra!!!!
      Dificilmente perderia jogos…
      Protagonista isolado de todo e qualquer campeonato !!!!
      Valeu Edson!!!

  • Apaga esse texto que ainda tem tempo, total falta de conhecimento sobre futebol desse colunista

  • Nossa…nunca li tanta besteira. Primeiro que não jogamos num 4-3-3 e sim num 4-2-3-1, o primeiro esquema jogamos com três volantes, enquanto o 4-2-3-1 o Diego é adiantado para ficar nas costas do Guerrero. Segundo, o Éverton Ribeiro não disputa a posição com Diego, e sim com alguém que jogar na direita, onde ele jogou no Coritiba e no Cruzeiro. O sonho do Zé é ter esse meia que joga pela ponta, tentou com o Edérson, se lesionou, tentou o AP, foi péssimo, tentou o Mancu na esquerda, bom, não deu muito certo.

    O Everton Ribeiro seria um jogador ideal para o esquema do Zé e para conseguirmos melhorar a qualidade ofensiva no time para o ano que vem. Acredito que se o Éderson continuasse firme na temporada, resolveríamos fácil o nosso problema ofensivo.

  • Vimos contra o gamba que 4-4-2 atualmente não funciona. Eu jogaria no 3-4-1-2

    ————–Gurrero———Vizeu—————-
    ————————Diego————————
    Everton——–Arão——-Cuellár——Rodinei
    ———-Vaz———Revér———Donatti——
    ———————-Murallha———————–

    Nesse esquema não precisaria dos Pontas voltando pra marcar porque os Alas (Rodinei e Everton) fazem isso, não precisaria de um MA pra marcar, Guerrero iria jogar com um CA do jeito que ele gosta.

  • Cagando pelos dedos… parabéns!

  • Acho que o Rodrigo colli acha melhor o Vinicios pacheco ou walter minhoca do que o Everton Ribeiro! Kkkkkkmkkkk pow cara falou besteira.

  • 3 – copos (200ml) com água
    -ferva por 5 minutos
    -acrescente o macarrão instantâneo
    miojo

    – em seguida acrescente o tempero
    – espere dar mais uma fervida
    – e pronto. Boa refeição!!!

    isso coluna do flamengo agora pode publicar meu texto… qualquer bosta de matéria que escrevem vcs publicam

    • kkkkkkkk

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Concordo com a turma nesse espaço que discorda do autor da coluna.Acho que o Everton por ser driblador, veloz (começou como lateral, embora não seja regra) e gostar de jogar pelo lado direito tem vaga nesse esquema do Ze.
    Nessa posição ele faz jogadas em diagonal agudas. Tabelando, driblando e (mais uma deficiência de nosso time) chutando. Tanto pode virar um meia atacante como um ponta participando das famigeradas triangulações.

  • Everton ribeiro se encaixa em qualquer formação, ele jogava pela ponta no cruzeiro puxando pro meio. Ainda e novo tem vigor fisico pra ir e voltar! Cairia como uma luva no Mengão.

  • Por que não to impressionado mais com esses textos malucos da coluna?

    • Faço minhas as suas palavras.

    • São para ganhar cliques.

    • Acabei de postar isso, o cara escreve um texto factóide do factóide.
      Tô fora!

  • Esse tem um altíssimo nível, e joga na ponta direita, precisamos de um zagueiro de alto nível e rápido, além de um primeiro volante de forte marcação!

    Pra quem está acompanhando a seleção brasileira veja o esquema do tite, o Marquinho é um zagueiro rápido, deveriam dar mais oportunidade ao Léo Duarte, nossos dois zagueiros são lentos, dois laterais que marcam e atacam bem, depois vem Fernando um volante de marcação rápido que sabe sair jogando, vem a dupla de meias/volante, Renato Augusto e Paulinho, a Frente Coutinho como meia mais um ponteiro armador pela direita, G.Jesus e Neymar.

    Hoje com o elenco atual.

    Jogaria com:

    Muralha
    Rodinei – Réver – Léo Duarte – Jorge
    Rafael Vaz – Primeiro Volante
    Arão – Diego ( Essa dupla é melhor que a da seleção! )
    Mancuello – Guerrero – Everton ( Fernandinho )
    (Matheus Sávio) – (Vizeu) – (Lucas Paqueta) “Esse trio é sucesso”

    Com isso teríamos um maior equilíbrio tático,um zagueiro rápido Léo Duarte, Rafael Vaz ganharíamos mais marcação, saída de bola, passe, lançamento.
    Mancuello na ponta direita, vindo pro meio o que faz o Coutinho hoje, e os rapidinho para dar profundidade.

    SRN

    • Aproveitando o seu comentário, Carlos, a utilização dos bons valores da base daria a re-oxigenação que o Flamengo precisa para aguentar a “pauleira” do ano. Foi exatamente isso o que o Tite conseguiu na seleção com o Marquinho, Filipe Coutinho e Gabriel Jesus.
      SRN

      • Isso mesmo, precisa dos jovens pra correr, tem que haver uma mescla, você vê o que o G.Jesus está fazendo, o Guerrero se jogar com aquela intensidade não joga um tempo, mais tem que por os cara pra correr no Fla sair com câimbra, acredito muito nos muleques dessa safra da base, e podem dizer o que for, pra mim o Adryan é mais jogador que esses ponteiros nossos. SRN

    • Só discordo quanto ao Vaz o cara e lent o, desarma mal, da muito chutão e ainda acha que e craque, só esta fazendo um bom campeonato por que a defesa é bem oganizada.

  • Falou besteira!

  • Poo vc já ta criticando o Zé e a diretoria pq vão contratar o cara para ser reserva, são só especulações e ngm assinou nd ainda e já tem nego criticando a reserva kkkk

    • Banda da Torcida… FlaDepressão!!!!
      Hehehehe

  • Mas cara, no Cruzeiro ele deitava pela direita. Quem jogava no meio era o Goulart.

  • Parei quando disse ele não joga na ponta, mas eu nunca vi o Éverton Ribeiro jogando de armador pelo meio, sempre jogou ou na direita ou na esquerda, inclusive ele foi revelado como lateral esquerdo pelo Corinthians em 2007.

    • Acabei de escrever isso. Acho que pensam nele como um meia-armador, o que nunca foi, por jogar com a 10 e não ser apenas um corredor que auxilia o lateral, mas que também participa da criação. Taticamente não teria problema nenhum em jogarem juntos pois ele cai pelos lados, normalmente pela direita.

  • kkk o engraaçado desse texto que ele diz que se mudarmos a tática mudou todo o planejamento ele mesmo cloca vitinho de segundo atacante, pq o nossos treinador não pode mover os jogadores para onde o time renda melhor?
    tem uns 2 ou 3 dessa coluna aqui que não tem o que falar e fala besteira.

  • Faz sentido. No 4-3-3 ele não tem onde jogar. Se mudar pro 4-4-2, o Mancuello continua banco, pois seria Diego e E. Ribeiro. Enfim, acredito que ele não mudou o esquema porque não queria ter o trabalho de adaptação, que poderia levar a alguns resultados ruins, que ele não poderia se dar ao luxo de ter. Outro ponto, provavelmente ele não vai mudar, porque nossa pré temporada será minúscula devido à Florida Cup.

    • Penso que o Zé não teve tempo prá implantar outro esquema tático, lembra que Murici jogava assim, só não tinha compromisso com a marcação, acredito que com uma pré temporada tudo vai se ajustar.

    • Todos os últimos esquemas do Tite tem um ponteiro armador, na seleção atual Coutinho Faz isso! No Cú…. Danilo, Jadson fizeram! SRN

      • Aquele esquema do tite funcionava mt bem mesmo. Mas a marcação era mt adiantada, parecia uma parede. No esquema com 3 atacantes não fica tão fechadinho. Mas concordo com vc, o 451 bem treinado é dificil de bater.

    • No 4-2-3-1 do Zé tínhamos um meia armador, Éderson, ele fazia muito bem a esquerda e vinha de uma boa sequência, que na verdade, foi no período da nossa arrancada para o G-4. Everton Ribeiro faria o mesmo papel, só que na direita.

  • Rodrigo, pessoalmente eu não gosto dessa definição de sopa de números. O time tem é de ficar compacto e agressivo na marcação com revezamento de posição. Se um volante adianta marcação na saída de bola, um atacante tem de recuar um pouco para preencher o espaço.
    Noves fora isso, penso que deveríamos dar ao Zé Ricardo o benefício da dúvida – direito que ele conquistou ao longo do ano com o resultado do seu trabalho – até a estréia na libertadores no ano que vem. Espero também que a Diretoria possa bancar a utilização do time B no carioquinha para que o Zé possa melhor trabalhar o time para o ano.
    SRN

  • Um colega ontem na coluna já afirmou que o Everton Ribeiro jogava como ponta direita no Cruzeiro. E se observarmos os nomes: Vitinho, E.ribeiro, F.Melo, todos para o esquema com pontas.

    • Não precisa de colega nenhum afirmar, acho que todo mundo aqui viu o time do Cruzeiro ganhar os 2 campeonatos seguidos, não?

      Se não viu, por favor nem opine sobre o jogador. Acompanhando ele na Arábia é que esse galera não tá kkkk

  • O E. Ribeiro jogava pela direita no cruzeiro, com ele acho que seria a melhor contratação pra o time, 0pois tem o drible e ajudaria muito o Diego na armação!!

    • mas ele aguenta voltar pra marcar?

      • O Messi e o CR7 aguentam?

        • O E. Ribeiro é top three mundial e faz em média 50 gols por temporada? Se ele fizer, pode ficar tomando agua de coco fora do campo quando o time tiver sendo atacado.

          • O Flamengo joga contra os melhores times do mundo, joga a UCL?

            • Mais um motivo pra não usar o Messi e o CR7 como parametro.

              • Só quis dizer que ele poderia representar para o Flamengo algo proporcionalmente igual ou próximo do que Messi e CR7 representam pra Barcelona e Real Madrid…

          • mas pra fazer 50 gols tem que ta la na frente né e não aqui na intermediaria do proprio time marcando o lateral dos caras…aí alguem toma a bola e cade o cara pra um lançamento longo?? a 2 metros de distancia…acho horroroso esse negocio de atacante ter que voltar pra marcar,se isso vale mais que fazer gol,coloca o jorge e o rodnei de ponta então…

      • Sim.

        • Então excelente. Mas vai precisar de um bom reserva.

          • Ele não recompõe com perfeição mas é de um nível aceitável.

    • Também me recordo dele pela direita e revezando com o Goulart.
      SRN

  • Fala sério ele não fez pré temporada com esse grupo, esse esquema era o do Muricy ele apenas melhorou e agora terá tempo prá testar e implantar outros esquemas táticos, é claro que se vier um jogador dessa magnitude será titular absoluto e outro esquema será testado.

  • Parabéns cara. ..sério mesmo. na parte tática/número. Acho a melhor opção o 4-3-2-1…mas sobre a falta de critério dos boatos ou da diretoria…. Tudo a ver.

Comentários não são permitidos.