Libertadores: Conmebol discute final em jogo único, disputado em Miami

Compartilhe com os amigos

A final da Copa Libertadores em jogo único. Em Miami. Já em 2017. Ou a partir de 2018. A ideia será discutida nesta semana durante reuniões da cúpula da Conmebol a serem realizadas em Montevidéu, no Uruguai. O plano será apresentado por um dos integrantes do Conselho da entidade – o antigo Comitê Executivo – que tem 11 integrantes: um representante de cada país e mais o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Segundo o GloboEsporte.com apurou na capital uruguaia, a ideia agrada a integrantes do Conselho por motivos comerciais. Quem defende a final nos EUA diz que é viável arrecadar mais com um jogo na Flórida do que com duas partidas em cidades sul-americanas.

Também seria mais um ponto em comum entre a Libertadores e a Uefa Champions League – que tem final em jogo único disputado em local definido com muita antecedência.

A proposta enfrenta resistência tanto pela fórmula de disputa da final quanto pelo local sugerido. Seria um passo e tanto rumo a elitização do torneio de clubes mais importante do continente.

Um fator que enfraquece a ideia para 2017 é ausência dos times mexicanos. Por divergência de calendário, os clubes do México abriram mão de disputar a competição no ano que vem. Mas a cúpula da Conmebol dá como certo que eles voltam em 2018 – o que eventualmente ajudará numa nova investida da “solução Miami”.

Outro obstáculo a ser driblado é a resistência dos Estados Unidos em receber eventos de outras confederações. Em outubro, o presidente da US Soccer, Sunil Gulati, declarou que só abriria exceção em situações de emergência, como desastres naturais.

Em setembro deste ano, a Conmebol mudou drasticamente o calendário da Libertadores. O torneio, que nos últimos muitos anos era disputado apenas no primeiro semestre de cada ano, passou a ser disputado ao longo de todo o ano – de fevereiro a novembro, com final perto do Mundial de Clubes da Fifa.

Ao pacote de mudanças anunciado em setembro, seguiu-se a desistência dos clubes mexicanos – o que abriu mais três vagas para clubes sul-americanos. O que fazer com esses três lugares e decidir formato e local das finais estão na pauta dos encontros de Montevidéu.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • depois que o FBI mandou uns deles pra cadeia agora querem agradar os americanos, com copa América agora com essa de final unica em miami.

  • Avisa esses mercenários que na Europa a mobilidade de vc ir para outro país é fácil… trem, vias expressas em perfeitas condições… aqui para vc ir até ao Acre são horas pra cassete de avião

  • “Quem defende a final nos EUA diz que é viável arrecadar mais com um jogo
    na Flórida do que com duas partidas em cidades sul-americanas.”

    E que se dane os torcedores locais, quem quiser que viaje pois o que vale é a grana, e o esporte é só mais um meio para chegar a esse fim, como se os clubes fossem ganhar pouco em uma final em 2 jogos, os caras acham que só por que a Europa faz nós devemos fazer também, por que eles não copiam a organização também, respeito ao torcedor nada né, nós sul-americanos temos a nossa identidade também, seria bom eles ouvirem os torcedores antes de fazer essas merdas.

    SRN #ComplexodeViralata

  • A final eles podem colocar onde quiserem, quem decide é quem organiza o torneio.

    Nenhum time no planeta reclama que o Mundial Interclubes ser disputado no Japão. Se a final da Libertadores da América for disputado na América (do norte), tá valendo.

    Nosso título dessa competição foi conquistado no 3º jogo em Montevidéu, Flamengo 2×0 Cobreloa.

    SRN

  • A ideia é tão ridícula que nem deveria ser cogitada. Mas como as confederações de uma forma geral só pensam no próprio bolso, surgem aberrações como essa. Do ponto de vista esportivo, uma final em dois jogos é muito mais justa, pois minimiza eventuais erros de arbitragem. Além de ser mais atraente, pelo ambiente que se cria em cada estádio, e mais inclusiva. Instituir uma final única em Miami é dar uma banana para todos os times e torcedores envolvidos na competição.

  • Se for pra escolher um Estádio, eu acho que o Estádio Azteca no México seria a melhor opção.

  • Ridículo isso o certo é dois jogos

    • Dois jogos ida e volta. Esses imbecís da Conmebol são muito burros se acham que vão colocar regras da Europa num continente do tamanho da América e ter sucesso, fora a distância e a realidade econômica ser brutalmente diferente ainda tem a livre circulação da União Europeia que é fator importante no sucesso desse modelo.

  • esses cara vão pro uruguai fumar um banza e começa a ter cada ideia bosta pqp

Comentários não são permitidos.