Luto! Avião que levava Chape para final da Sul-Americana cai; confira últimas informações

Compartilhe com os amigos

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Segundo autoridades colombianas, há 75 mortos e 6 sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

Segundo o Aeroporto Internacional José Maria Cordova, de Medellín, os cinco sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena Suarez.

O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.

Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

O acidente
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.

Segundo a rede de TV Caracol, da Colômbia, a aeronave sumiu do radar entre La Ceja e Abejorral.

Rota da aeronave que transportava o time da Chapecoense até Medellín (Foto: Editoria de Arte/G1)
Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.

Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.

Ambulância chega a hospital na Colômbia (Foto: Reprodução/TV Globo)Final de campeonato
O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30). Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até a Bolívia. Lá, o grupo pegou um voo da LaMia.

Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.

Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade à Chapecoense: “Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades”.

O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira (30), foi cancelado, segundo a  Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas.

O Ministério das Relações Exteriores vai esperar um posicionamento oficial sobre vítimas e circunstâncias do acidente para se pronunciar. Está previsto que divulguem uma nota oficial ainda agora de manhã. O embaixador em Bogotá se chama Julio Bitelli.

A companhia

A LaMia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación) é uma companhia de aviação que foi inicialmente constituída na Venezuela no ano de 2009 e depois mudou sua sede para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra). A empresa vem sendo desenvolvida para voos não regulares (charter), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades no país e no exterior, com aeronaves de grande porte – de passageiros e de carga.

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES

O zagueiro Neto, foi encontrado com vida nos escombros do avião e foi levado para o hospital. Seu estado de saúde é grave.

Infelizmente, a imprensa colombiana e a Cruz Vermelha confirmaram que o goleiro Danilo não resistiu aos ferimentos da queda do voo e veio a falecer no hospital.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não lembro de uma tragédia como essa nos últimos 30 anos aqui no Brasil com um time de futebol…
    Acredito que não vá haver neste fim de semana a última rodada do Brasileiro em respeito à perda em nosso Futebol Brasileiro.
    Fim de semana deveria haver uma paralisação em respeito ao “luto” frente a um acontecimento tão chocante, trágico e emblemático no esporte de nosso país.
    CBF… tenha bom senso.
    #Luto.
    São Judas Tadeu, guardai nosso Flamengo.

    • Houve um caso parecido com o Brasil de Pelotas há uns anos

      Também gostaria que não houvesse a última rodada em respeito.

      Porém
      O dirigentes são políticos
      Logo; sem coração

      Vão pensar no comercial
      na grana
      vão fazer carinhas de tristes e colocar os jogos pra rolar

      como eu disse
      infelizmente são políticos

      Nunca vi nenhum desses chorarem porque faltou merenda,remédio, etc

      Não vão abrir mão do dinheiro

      E essa realidade só me faz aumentar a tristeza nessas horas.

      pena

      • Iram… tenho boas notícias.
        Orgulho de ser Rubro Negro.
        Flamengo e solidariedade sempre.
        Grande abraço!

        Flamengo lidera mobilização para reerguer a Chapecoense.

        Flamengo e Palmeiras lideram a mobilização. Os departamentos jurídicos dos principais clubes estão em negociação e uma nota foi divulgada com a decisão. A cessão de jogadores sem custo para a temporada 2017 foi definida. Os clubes também sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro caso termine entre os quatro últimos colocados.

        “O Flamengo prestará todas as homenagens e fará questão de participar do esforço para reerguer a Chapecoense. Vamos nos concentrar agora em ajudar as famílias e cuidar dos feridos”, afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.

        Todos os principais clubes se manifestaram sobre a tragédia. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acompanha tudo com o diretor geral de competições, Manoel Flores.

        Confira a nota divulgada pelos clubes:

        Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam esta nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

        Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.

        Neste sentido, os clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:

        (i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
        (ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16º colocado seria rebaixado.

        Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.

        • Que bom
          nessas horas notícias assim nos dão um pequeno alívio

          dá pra respirar

          • Pois é Iram…
            Tenho escrito todos meus comentários, não só externando minha solidariedade mas também falando do orgulho e satisfação de ser Rubro negro, principalmente por conta de atitudes assim por pessoas que atualmente encabeçam a instituição e nos representam no lado de dentro e fora dos muros da Gávea.
            Fui agora a pouco rotulado em um comentário como “fanático”…
            Mas notícias como essa que nos engrandecem como instituição e efetivamente na prática solidária muito me orgulham e deveriam orgulhar a todos Rubro Negros em qualquer lugar do mundo.
            Desculpe o desabafo, Deus nos abençoe…
            São Judas Tadeu que proteja e guarde nosso Flamengo para que possamos ajudar da melhor forma possível a Chapecoense e todos que necessitarem.
            Grande abraço.
            #Luto.

            • Se for por ser fanático
              não se preocupe
              Eu também sou
              reconheço as fragilidades do time
              e não é porque o cara vestiu o MANTO se torna craque
              Porém, mesmo sendo ruim, alguém o colocou lá
              portanto torço por nossa vitória

              em casa minha mulher fala que sou doente
              meu filho me chama de fanático, mas quando não estou faz a mesma coisa na hora do jogo (ainda bem)

              Portanto somos sim fanáticos

              Aliás
              MILHÕES DE FLANÁTICOS

              Graças a Deus!

  • Ironico pensar que o flamengo poderia ter evitado isso se tivesse chegado a semifinal e vencido a Chape #forçachape

  • Eles pegaram o aviao de Sao Paulo pq jogaram contra o Palmeiras.

  • Ja pararam pra pensar que se o flamengo chegasse a final seria com ele o acidente? Pois di tinha esse voo pra medelinnessa data, tanto que os caras tiveram que ir pra sao oaulo ora pegar o voo

    • Deus sabe de todas as coisas, mas aí o avião seria outro o piloto seria outro !

    • Caso fosse o Flamengo, o vôo partiria direto para a Colômbia. O problema é que a ANAC para respeitar essa lei esdrúxula,que favorece comercialmente algumas pequenas empresas que não se mantêm, permitiu isso com base nas leis internacionais de tráfego aéreo. Quando chega a hora meu amigo, não tem jeito.

  • Meus queridos colegas, tem coisas nesta vida quê sò vamos entender la no céu, pra quem acredita assim como eu! Aquela defeza tão histórica no ultimo segundo de jogo da Chape contra os Argentinos, foi o divisor de água, entre a vida e a Morte! Se aquela bola tivesse entrado, todos estariam vivos, pois seriam desclassificados! Quê a Boa mão do Senhor esteja sobre cada família.

  • Sabe quando vc fica sem sabar o que falar. Então
    #ForçaChape.

  • muito triste
    cheguei no trabalho e soube da notícia
    não consegui trabalhar até agora
    perplexo

    E pensar que sempre que via Arthur Maia e Cleber Santana em campo
    eu lembrava de que sempre quis que eles ficassem no Mengão
    por considerar na minha opinião que eles são melhores que algumas pragas que hoje vestem o Manto.

    Mas não verei; infelizmente

    Peço que os familiares tenham muita força e se unam em busca da superação dessa tragédia

    Acredito que os que partem, vão pra um bom lugar
    e me preocupo com o preparo daqueles que ficam em poder superar isso

    #FORÇA CHAPE

  • Que Deus conforte as famílias das vítimas.
    Que tristeza.
    Força Chape.

  • Momento muito triste na história do esporte. O Caio Jr falou semana passada após a classificação que se morresse naquele momento, morreria feliz. É triste ver um momento de tanta alegria ser transformado numa tragédia como esta.

    O que nos acalenta é saber que todos estão fazendo seu papel. A equipe de busca e os hospitais colombianos, a compreensão do Atlético Nacional, o governo brasileiro e catarinense… Só faltam os times fazerem a parte deles e ceder jogadores de graça ao Chapecoense, pra que o time sobreviva a esta tragédia e continue como um dos 6 GIGANTES que nunca foram rebaixados.

    Claro que isso não diminui a dor que as famílias e torcedores estão sentindo, mas saber disso promove um sentimento de esperança e de que os sonhos desses jogadores vão continuar vivos.

  • Triste

  • Profunda tristeza no dia de hoje, Deus conforte os familiares e ampare aqueles que se foram…

  • Tristeza!

  • Eu sou catarinense e ontem comentei que o Guerrero faria o gol da final da liberta contra a Chape, nem sei o q dizer, força Chape

  • Galera, Tô muito triste com essa tragédia
    #ForçaChape

  • Que Deus ampare a todos envolvidos no acidente da Chape, os mortos, feridos e seus familiares.
    Incluo também as famílias dos mais de 20 profissionais esportivos que acompanhavam a delegação da Chape para cobertura em televisão, rádios e jornais do país.
    Que a Chapecoense possa não permitir o fim da sua brilhante história de início e crescimento lento, mas corajoso e sustentável no Futebol Brasileiro desde 1974 quando fundado.
    Meus sentimentos e certamente de toda Nação Rubro Negra.
    Jesus abençoe e ampare a todos…
    Carlos Campos.

  • Artur maia, Cléber santana e o zagueiro Marcelo ex jogadores do flamengo estavam no avião, respeito por esses atletas e pêsames aos familiares

  • O Atlético Nacional está abrindo mão do título. Se está notícia se confirmar, será uma grande atitude. Meus sinceros pêsames para os familiares. #forçachape

    • Tomara ???

  • Acabaram de confirmar a morte do Goleiro Danilo.

    • Agora a cruz vermelha da Colômbia disse que ainda não dá para confirmar a morte dele.

    • Cruz vermelha não confirmou a notícia

  • Tristeza!
    O mais difícil é imaginar como irão ficar os filhos,esposas, mães! Meu Deus, perto do Natal, Ano Novo 🙁
    Livra-nos senhor, protege-nos!
    Agora, só resta se apegar a familia e Deus.

  • Parece que o goleiro Danilo faleceu durante uma cirurgia….

  • Já estava indo dormir quando fui abrir o twitter uma última vez e dei de cara com as primeiras notícias. Que noite meus amigos, acabou o clima.

  • Precisei vê a noticia em vários canais para acreditar que realmente tinha acontecido… Eu não sei, por tudo que os caras fizeram esse ano, e até a aqui a linda historia na sul americana que estavam construindo… fico sem entender… era o melhor momento deles… tantas promessas jovens que estavam ali… Bom vou deixar com Deus!.. Conforto e solidariedade aos familiares.

  • Imaginem se Danilo não salva aquela bola? Ficaríamos tristes mas jamais saberíamos que teria evitado o pior. Como é a vida, pessoal. Nunca saberemos o dia de amanhã.
    Estou em choque e desolada aqui no trabalho

    • Pensando assim é ainda mais triste, mas é verdade, Danilo fez a defesa que causou sua morte. Meus pesames

    • Além disso a Anac proibiu o voo dessa mesma aeronave direto do Brasil para a Colômbia por causa de leis aeronáuticas e por isso eles tiveram de ir para a Bolívia pegar essa aeronave. Se por causa disso eles tivessem escolhido outra aeronave de outra companhia, muito provavelmente isso não deveria ter acontecido. É difícil acreditar na crença de que quando chega a hora nada pode ser feito para evitar, mas casos como esse sempre aparecem para confirmar essa crença. Força Chapecoense!!

    • Giulinha, tbm fiquei muito chocado com o q aconteceu, nem consegui dormir. Acho q às vezes coisas assim acontecem pra mostrar como somos perecíveis e o quanto é importante buscar cada vez mais a Deus e obedecer os seus mandamentos. Eu realmente acredito q a nossa vida aq na Terra é acima de tudo um teste, como um vestibular pra alcançar o Céu.
      Nao sei qual é a sua raiz ideológica, e peço desculpas se fui inconveniente.
      SRN.

  • Cara, que tragedia… nessas horas não existe bandeira ou camisa. Que Deus conforte todos os familiares nesse momento. E lembrar que tinha jogadores com passagem aqui no Mengão, como Marcelo, Arthur Maia, Caio Junior, Cleber Santana…

    #forçachape 🙁

  • Cara, que tragédia, como amante do futebol, estou extremamente triste. Que as famílias possam ser confortadas, e na boa, hj qqr noticia de mercado, transferência, etc não faz sentido

  • Que notícia triste para quem ama o futebol!
    Viu um comentário de uma pessoa na globo sobre aquele bola que o Danilo defendeu fazendo praticamente um milagre, onde felizmente ou infelizmente era para ele defender e a Chape ir para a final e uma tragédia dessa acontecer, me lembrou bastante com a acidente dos Mamonas onde os caras estavam no auge da carreira, assim como o time do Chape.
    Muito Muito triste, que Deus ilumine e de forças a todos os familiares nessa hora tão difícil.

  • Tristeza pro esporte… acordar com uma noticias dessa não é fácil, imagina pra pessoas próximas. Só Deus em uma hora dessas pra dar força.

  • Todos os grandes clubes tem obrigação moral d ajudar a chapecoense!! Tipo vaquinha sei lá!! A renda da última rodada deveria ser doada a eles!! E emprestar jogadores para q esse time não acabe!!! E consiga pelo menos esse título!!

    • Acredito q nao possa pq nao eh possivel inscrever mais jogadores. O mais sucinto msm seria o Atletico Nacional entregar o titulo perdendo de WO, mas so q tem o porem de que tem o orcamento doa caras la tbm q cai ver precisam do dinheiro SRN

    • Pensei a mesma coisa!
      Cada time da Serie A deveria emprestar 1 ( os times maiores 2) jogador por um periodo longo até que o time se recupere. Esse tipo de tragédia acaba com uma historia que estava sendo construida de forma muito bonita.

  • Muito triste. O fla, no momento oportuno, podia disponibilizar uma lista de jogadores para serem emprestados gratuitamente a chape ajudando o clube a se reerguer.

    • Sim! Times grandes como flamengo, Palmeiras, Atlético, e etc tem que ajudar.

  • Que dor no coração, dor de tristeza e saber que nada podiam fazer, uma tragédia cara… hoje eu acordei muito triste.

  • Não há nada mais relevante que isso hoje. Que tragédia! Qualquer notícia sobre contratação, renovação, críticas, elogios… Hoje sobram. Muita força aos familiares das vítimas! E que os clubes da série A possam ajudar na reconstrução da Chape.

  • Muito triste, estou emocionado aqui. Que Deus conforte os corações dos familiares e dos funcionários do Clube.

  • Que coisa triste. Espero que realmente os clubes e a cbf ajudem a Chapecoense.

  • Muito triste, espero uma União do clubes brasileiros pra ajudar a Chapecó, um time como esse não merece acabar.

  • Que tristeza entre os mortos mais conhecidos estão Cleber Santana Caio Júnior e o nosso ex canhotinho Arthur maia

    • Bruno Rangel, Kempes (cogitado a jogar aqui) e Matheus Biteco.

    • E Marcelo ex zagueiro do Fla. Que tragédia!
      #forçachape

    • Tem o Mauro Sergio jornalista q jogou tbm.

  • Triste demais!
    #ForçaChape

  • Tristeza. Força Chape.

Comentários não são permitidos.