O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Segundo autoridades colombianas, há 75 mortos e 6 sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
Segundo o Aeroporto Internacional José Maria Cordova, de Medellín, os cinco sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena Suarez.
O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.
O acidente
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.
Segundo a rede de TV Caracol, da Colômbia, a aeronave sumiu do radar entre La Ceja e Abejorral.
Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.
Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.
Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade à Chapecoense: “Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades”.
O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira (30), foi cancelado, segundo a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas.
O Ministério das Relações Exteriores vai esperar um posicionamento oficial sobre vítimas e circunstâncias do acidente para se pronunciar. Está previsto que divulguem uma nota oficial ainda agora de manhã. O embaixador em Bogotá se chama Julio Bitelli.
A companhia
A LaMia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación) é uma companhia de aviação que foi inicialmente constituída na Venezuela no ano de 2009 e depois mudou sua sede para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra). A empresa vem sendo desenvolvida para voos não regulares (charter), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades no país e no exterior, com aeronaves de grande porte – de passageiros e de carga.
O zagueiro Neto, foi encontrado com vida nos escombros do avião e foi levado para o hospital. Seu estado de saúde é grave.
Infelizmente, a imprensa colombiana e a Cruz Vermelha confirmaram que o goleiro Danilo não resistiu aos ferimentos da queda do voo e veio a falecer no hospital.
Fonte: GE
Flamengo encara o Fortaleza na terça-feira (26), na Arena Castelão Os jogadores do Flamengo se…
Guilherme foi autor do primeiro gol do Flamengo na vitória sobre o Cuiabá, pelo Brasileirão…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Ver comentários
Tristeza. Força Chape.
Triste demais!
#ForçaChape
Que tristeza entre os mortos mais conhecidos estão Cleber Santana Caio Júnior e o nosso ex canhotinho Arthur maia
Bruno Rangel, Kempes (cogitado a jogar aqui) e Matheus Biteco.
E Marcelo ex zagueiro do Fla. Que tragédia!
#forçachape
Tem o Mauro Sergio jornalista q jogou tbm.
Muito triste, espero uma União do clubes brasileiros pra ajudar a Chapecó, um time como esse não merece acabar.
Que dia triste. https://uploads.disquscdn.com/images/6c0a0002e8cda88fcbcc8a5f0a4ca53ddd7e5b26d7bb587a548a610d3c55f367.jpg
Que coisa triste. Espero que realmente os clubes e a cbf ajudem a Chapecoense.
Muito triste, estou emocionado aqui. Que Deus conforte os corações dos familiares e dos funcionários do Clube.
Não há nada mais relevante que isso hoje. Que tragédia! Qualquer notícia sobre contratação, renovação, críticas, elogios... Hoje sobram. Muita força aos familiares das vítimas! E que os clubes da série A possam ajudar na reconstrução da Chape.
Que dor no coração, dor de tristeza e saber que nada podiam fazer, uma tragédia cara... hoje eu acordei muito triste.
Muito triste. O fla, no momento oportuno, podia disponibilizar uma lista de jogadores para serem emprestados gratuitamente a chape ajudando o clube a se reerguer.
Sim! Times grandes como flamengo, Palmeiras, Atlético, e etc tem que ajudar.