Márcio Araújo x Airton: Quem levará a melhor?

Compartilhe com os amigos

Amanhã é dia de clássico, Maracanã lotado, nervos à flor da pele, e tudo mais que nos reserva esse Flamengo x Botafogo. A partida amanhã promete grandes emoções.

Não sei se o clássico conhecido lá nas antigas por ‘Clássico da Rivalidade’(?), ainda tem o mesmo charme de outrora. O Botafogo sofreu com um duro processo que apequenou o clube, e hoje em dia é tratado apenas como uma zebra.

Não tem graça, isso não faz bem para o futebol carioca, mas é a verdade. Tentei eleger durante a semana personagens para ilustrar a minha coluna de hoje, mas não encontrei no time do Botafogo um grande jogador para dividir com o Diego esse embate.

Aí decidi assistir(na íntegra) alguns clássicos memoráveis entre Flamengo e Botafogo, como a vingança rubro-negra no 6 a 0 de 1981, a final de Taça Guanabara de 1995, com Romário inspirado, e o primeiro clássico entre os dois clubes no Engenhão, válido pelo saudoso Brasileiro de 2009.

Foi nessa última partida citada que um fato me chamou a atenção, o Flamengo ganhava por 1 a 0, gol do Imperador, até meados do segundo tempo, quando houve um pênalti para o Botafogo. Bruno pegou! Mas o lance do pênalti foi intrigante.

O volante Airton, cria do Flamengo, e hoje no Botafogo, foi quem cometeu a falta, mas por incrível o que pareça (levando em consideração o histórico agressivo do atleta), não houve absolutamente nada no lance, o André Lima se jogou, e o Flamengo foi garfado.

Meses depois, o hexacampeão Airton foi para Benfica de Portugal, passou pelo Internacional, e terminou no rival, onde está desde 2014. Foi eleito o jogador mais violento Brasil em pesquisa do UOL Esportes, dá para fazer um DVD só com crueldades do Aírton que estão no YouTube.

Rubro-negro assumido, hoje em dia o Airton tenta passar uma imagem de que está reabilitado, que botou a cabeça no lugar, e não é mais o mesmo brucutu em campo, mas eu tenho lá as minhas dúvidas, parece que a qualquer momento ele fará mais uma de suas selvagerias.

Do lado do Flamengo, Márcio Araújo é o dono da mesma posição. Criticado pela maioria, o herói do título carioca de 2014, vive a incerteza da renovação de contrato, mesmo fazendo um baita Campeonato Nacional, é titular absoluto há tempos, e um dos pilares do time, queira você ou não.

Você, rubro-negro contemporâneo, que assistiu aos dois jogando com a camisa do Flamengo, qual deles prefere, hein?! Para mim, não são tão diferentes assim, mas tendo a ficar do lado do atual craque da camisa número 8 do Mengão, Márcio Araújo é mais competente que o Airton.

Certamente mais efetivo, e menos agressivo, talvez não tão burro, mas igualmente ruim. Márcio Araújo tá longe de ser um jogador excepcional, mas é melhor do que muito volante por aí, inclusive o volante do time que é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro.

A que ponto nós chegamos! Peço desculpas leitor, se esta coluna fosse nos anos 80 era sobre Andrade e Alemão que eu estaria falando, mas o futebol brasileiro está se nivelando por baixo, é o retrato da mediocridade, e cada vez mais vai ficando pior.

Enfim, espero que o Márcio Araújo anule o Camilo amanhã, que o Marcelo Cirino faça o gol da vitória, com passe de Gabriel, e com jogada do Fernandinho, se tiver que ser medíocre, que sejamos, mas eu quero ver é o Flamengo ganhar, independente de qualquer coisa.

Amanhã é dia de pensarmos em nós, em fazer a nossa parte apenas, vamos esquecer a tabela, e a classificação, isso pelo menos até ás 17 horas de domingo.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Parei de ler em “mesmo fazendo um baixa campeonato nacional “….mais comparar o caramujo com airton , pra mim não tem comparação .

  • Só vir um texto de um cara que quer mostrar e fazer todos acreditarem que o MA e bom ou útil.

    Primeiro: herói de título?ele fez um gol irregular aonde se Ele não estivesse ali, seria gol do mesmo jeito pois o Nixon estava no lance e legal.

    Segundo:veja o currículo do Airton cara,sua má fase foi o auge do Márcio,ele sim foi um dos heróis do título mesmo sendo “Brucutu”, foi um dos principais nomes,ele sim vc deveria babar ovo.

    Terceiro:não acompanho o faísca mas memso machucando muito o Airton e um dos principais volantes do brasileiro.

  • Airton será expulso amanhã, sempre penso positivo, apesar q no 3×3 o Airton jogou muito e deu até chapéu, SRN

  • Airton é o Felipe Melo sem grife, bate muito

  • Airton só me lembro de 2009 e como jogou naquele ano. Engraçado que temos que engolir que MA está jogando bem, mas Airton tem que continuar tendo ressalvas. Esse texto é uma ode a mediocridade, mas entendi, vulgo “o que temos para hoje”. A galeria de títulos do primeiro, 26 anos, tem mais títulos do que o segundo com 32 anos.
    Com os volantes do Corinthians, São Paulo, Inter, Gremio, Palmeiras e Atlético ninguém comparou…comparar com Airton do Botafogo chega a ser vexaminoso, deprimente, desanimador porque com certeza ele é melhor que o mito, volante Messiaraujo. Só se eu fosse muito cego concordaria que MA é melhor pq joga no Fla. Querer que ele seja melhor no jogo é uma coisa, ser melhor ao longo da carreira é outra.
    Que seja meio a zero com um lançamento de MA, uma matada perfeita de Gabriel, assistência do Sheik e um sem pulo do Cirino. Continuarei achando que em 2017 devem vazar do Fla! Não é ingratidão, pois todo mês meu time paga um salário astronômico pros 4 e o futebol ó ?

    • Parabéns Denis Oliveira, tenho certeza que 95% da nação pensam da mesma maneira que vc.

    • Falou tudo !

  • Aírton >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Massaraujo

  • ANÁLISE NÃO TENDENCIOSA À FALTA DE FUTEBOL DO MÁRCIO ARAUJO

    Espremam o cérebro e se forcem a imaginar os dois na Europa, (por mais que o Márcio Araujo não tenha qualidade nem pra ir à passeio), em um time de médio porte. Qual dos dois vocês acham que jogariam? Um volante que entrega muito mais na bola aérea, que participa dos momentos defensivos e ofensivos do time em bolas paradas e na primeira bola do tiro de meta adversário, ou o outro mais rápido, que teoricamente cobre melhor os espaços?

    Airton não me engana também não. Ele compromete sim, é malandro demais, não usa sua malandragem inteligentemente. Pra mim, continua sendo maldoso. Erra tantos passes quanto o Márcio, a única diferença que é tenta verticalizar jogadas. Ai que está ponto: você prefere um cara que erra pouco mas nunca tenta, ou alguém que tem uma porcentagem de erros maiores, porém participa do momento ofensivo do time?

    Digam uma boa equipe no mundo que tem um volante que participa de RAZOAVEL PRA NO MÁXIMO BOM apenas no momento defensivo de sua equipe? Que quando chuta a gol, você ajoelha e começa a rezar pro mundo não acabar?

    Márcio Araujo vem de três partidas extremamente ruins. Os segundos tempos dos jogos dão muito mais espaço para os jogadores dessas posição. Quer um exemplo? LEANDRO DONIZETE.

    Gostam dele? Eu não. Mas veja bem, mesmo limitado tecnicamente, esse sim é um jogador raçudo, que deixa tudo em campo. E vendo esse espaço, criou a jogada do gol do galo contra o Inter. Observou os espaços, carregou a bola (por que ninguem é designado pra marcar ele) e enfiou a bola que resultou no gol do Pratto.

    SIM! ESPAÇOS! ELES EXISTEM PRO NOSSO TIME TAMBÉM!

    Mas quem ocupa aquela área do campo? Vocês sabem me dizer? O que ele consegue criar ali?

    É muito simples de analisar qualquer que seja o assunto relacionado ao Marciao da massa.

    Airton lutador de MMA joga no meu time cansado depois de ter que ganhar o cinturão dos pesos médios! FÁCIL!

    • Mas quem roubou a bola (trabalho de 1 volante -desarmou-) foi o Luan, Donizette fez somente o trabalho de 2 volante.

      Obs: acho o Cuellar extremamente técnico!, Cuellar é muito mais 2 que 1 volante, você percebe isso em seus pontos fortes:
      Lançamento
      Passe
      Finalização.

      • Eu discordo mas de boa.

  • Porra Vinny, “baita campeonato nacional” chega a doer o estômago kkkk

    • HAHAHAHAHA
      A verdade dói mesmo Ruan, relaxa que passa!
      Abraço!

      • Dói mesmo, meu amigo, e como dói! kkkkkkkkkkkkkkk
        Quando tivermos algum volante que jogue futebol, quero ver as colunas em!

        Não vai sumir e escrever sobre política em outra página, em? Senão fica feio!

        Abração!

        • 1 volante que saiba jogar futebol>>>>> Wallace do Grêmio.

          • Não compreendo

  • Não precisamos fazer qualquer tipo de comparação entre os dois, é só ver o retrospecto de ambos:

    Um, foi responsável direto pelo rebaixamento de Palmeiras e Atlético MG, de sorte que suas torcidas não o querem nem pintado de ouro e sempre foi dispensado de todos os times que jogou.

    Já o outro foi campeão brasileiro jogando muito e foi vendido pra Europa com status de titular e é peça chave do seu time por méritos e não por cisma de treinador.

    Por evitar PLEONASMO, não irei colocar os nomes de referência. Tirem suas conclusões. SRN

    • Palmas para vc, basicamente isso aí, o inútil do Márcio Araujo já saiu do Brasil?

      • Nem a passeio.

    • Parabéns Paulo Vinicius, pela sua analise. comentário bem coerente, Ayrton e melhor jogador que o Marcio Araújo, não tenho duvida nenhuma.

      • Pior é isso….saber que o volante do falido faisquinha é melhor que o nosso volante, mas tem gente que gosta…fazer o quê…

        • Isso e verdade mano, Manhaes01. muitos se divergem sobre opiniões e escolhas. mais o que importa e o diálogo sem ofensas. “Acima de Tudo somos Rubro-negro”

    • Discordo!
      Tudo depende do ponto de vista…
      O primeiro que você citou também foi campeão do campeonato Mineiro de 2007, Copa do Brasil 2012, e Campeonato carioca 2014(fazendo o gol do título no último minuto).
      O segundo que você citou foi responsável direto no descenso do Botafogo em 2014.
      É interessante dar uma pesquisada antes, e citar os dois lados imparcialmente nessas informações.
      Essa questão de cisma do treinador é achismo, os dois tem os seus méritos, e repito: se equivalem!
      Mas gosto e opinião são pessoais, e as respeito.
      Abraço! SRN!

      • Adorei o título da CB de 2012 que citou. Pq o descenso foi no mesmo ano. Provando que o título foi algo tão acidental, quanto o nosso em 2013.

        • Acredito em competência,e fatos, não em acidentes do destino.

  • Espero que ele

    o Iniesta Negro
    o Paul Scholes que não passou protetor
    o Paulo Roberto Falcão com habilidade
    o Pirlo que tem técnica
    o Tony Kroos com velocidade
    o Clodoaldo com talento
    o Davids evangélico
    o Phillip Cocu com nome de macho

    Márcio Araújo,o craque da camisa 8 sairá vencedor.

    • HAHAHAHAHA
      Estaremos na torcida!!!!

    • Baidu Football Simulator!

      • Márcionel Araújessi

  • Ailton muito superior ao Márcio Araujo, um dos gols do bota contra a gente foi passe dele é n foi um passe qualquer, foi um passe por elevação, coisa q Márcio Araujo nunca fez e nunca vai fazer na vida.

    • Aílton? Aquele dos anos 90?
      Realmente, esse era muito superior Glaydson!
      HAHAHAHAHA
      Brincadeiras à parte, Márcio Araújo já fez gols importantes, e boas assistências, não lembra amigo?!

      • Só lembro dos péssimos momentos dele kkkkkk

        • Entendo, e isso é normal.
          Mas vamos torcer pro cara, apoiar é o ideal nesse momento, amigo!

      • Vinny, mencione um passe (assistência é coisa de basquete) do MA a gol nesse campeonato….pode rever os jogos todos, não teve um sequer….mas faça o mesmo exercicio para os gols que tomamos com ele andando na cabeça de area, tomando bola nas costas, não acompanhando o atacante adversario ou perdendo na marcação…vai achar mais de 6….MA o craque, na cabeça de alguns somente….Pior é saber que o Airton (canelada) é melhor volante que o MA…

        • Pra que? Primeiro volante não precisa criar nada, ele tá ali pra carregar o piano e FECHAR OS BURACOS deixando nosso time TOTALMENTE PROTEGIDO contra os ataques adversários.

          Passe? Tá maluco? E se ele erra uma bola enfiada? Não não..

          • Ruan meu camarada, o futebol atual não comporta mais esse tipo de volante…o MA seria um volante aceitável 10 anos atrás, na época dos 2 brutamontes a frente da area, mas já se foram 10 anos e ainda estamos falando de volante de contenção, por isso eu não gosto da denominação volante e prefiro a cabeça de area, ai sim mais adequada a realidade do futebol de hoje….precisa sim saber sair com a bola dominada e acertar passes que acionem ataques e contra-ataques, especialmente porque a bola passa por eles o tempo todo do jogo…mas eu entendi sua colocação e ironia….hehehehe

            • kkkkkkkkkkkk eu já tava pensando “po, eu deveria ter deixado mais clara minha ironia”.

              Fiz um comentario nessa materia falando justamente isso. Não há mais essa de carregador de piano. Alias, até há. Pra time pequeno.

            • 10 anos atrás, o Caramujo já odiado lá pelas bandas de Minas…

          • Discordo de você …prefiro um Ronaldo ou cuellar que talvez (eu falei talvez) não tenha a rapidez do caramujo, mais são infinitamente melhores na organização de saída de bola , característica que não existe no caramujo.

      • Quais gols? Quais assistências? Meu Deus, acho que estou acompanhando o Flamengo errado desde 2014…carioca impedido? Nixon tbm estava naquela bola, mas seria um sacrilégio ficar marcado pelo título “roubado é mais gostoso”

  • se for na porrada MA nao passa do primeiro round…

    • HAHAHAHAHAHA
      Boa Pablo!
      É verdade…
      Abraço! SRN!

  • Ontem teve uma coluna aqui sobre o Márcio Araújo, e por incrível que pareça, não passou dos 200 comentários (o pessoal tava concentrado na matéria sobre o Vitinho), mas essa, eu tenho a impressão que passa dos 200 comentários, e tudo voltará ao normal !!!

    • Márcio Araújo é o mito da mídias!
      A rapaziada gosta… Fazer o que?
      HAHAHAHA

  • A função do MA é só marcar, Airton além da marcação dá saída de bola…. Mas vou de MA, mesmo tendo falhado em gols nos últimos jogos, é o cara que tá no meu time e é quem precisa do meu apoio agora!!! Então da-lhe MA!!

    • Parabéns Claudio!
      Abraço! SRN!

  • Airton com certeza. Pelo menos sabe marcar e acompanha o atacante.

    • Fala Ltom!
      Cara, acredito que a unica coisa que o Márcio Araújo sabe fazer é marcar.
      Enfim, não vejo diferença muito grande entre os dois.
      Mas a grama do vizinho costuma a ser mais verde.
      Abraço! SRN!

      • Airton perderia aquela dividida pro Vitinho?

        Não dá nem pra comparar o podet dr marcação dos dois.

        Fora que por incrível que pareça o Airton tem maior qualidade técnica.

        O MA ganha na velocidade, pra não dizer que fui injusto.

        3 jogos seguidos o MA errando e titular intocável. Queria ver essa paciência com outro.

        • Se meu pai fosse mulher eu teria duas mães!
          Márcio Araújo é o volante titular do segundo colocado do Campeonato Brasileiro, dizem que é o mais difícil do mundo, será mesmo que não da pra comparar o seu poder de marcação contra o do Airton?!
          Enfim, acredito que o Airton tenha mais qualidade tecnica, mas nada absurdamente superior.
          Amigo, os dois se equivalem, essa é a verdade.

          • Realmente os dois se equivalem, mesmo o Airton sendo superior nenhum dos dois serve pra um time que quer ser campeão.

            E quem comemora segundo lugar é o Vasco meu caro VINNY.

            • Cara, acredito que o Flamengo tem o dever de ir atrás de um bom nome para a posição, mas também sou a favor de renovar com o Márcio Araújo, nem que seja para ser reserva.
              Se jogar são méritos dele.
              O Campeonato ainda não acabou, e acredito que essa campanha é passível de comemoração sim, afinal cumprimos com o objetivo na temporada, G4/G6.

              • Você sabe que a probabilidade dele ser reserva e quase nula né?

                • Méritos de quem, meu amigo?

                  • Do Márcio Araújo. Que não seja dado a ele a oportunidade de desenvolver seus “méritos”. Amém irmãos?

                    • Kkkk

        • Eis a questão: DE FATO, o Márcio não jogou bem nas 3 últimas partidas (embora questione a “culpa” pelos gols sofridos). No entanto, esquecem de todo o RESTANTE do campeonato, em que a defesa se mostrou muito mais sólida com ele, sem buracos e espaços para contra-ataques… &;-D

          • Esqueceu do ano passado? Tivemos a pior defesa do campeonato, 19 derrotas (1 turno inteiro), com ele como titular!!! A defesa melhorou com a chegada dos Zagueiros, e não com a entrada do Caramujo.

            • Agradeça aos céus por ter um volante que está em processo de evolução constante, que não é um acomodado.
              Márcio Araújo se aprimorou, se aperfeiçoou, e melhorou.

              • Concerteza!!! Amém… daqui a 100 anos ele chegará ao nível do Xabi Alonso.

                • HAHAHAHAHA
                  Nunca duvide do Márcio Araújo!!

            • Então, os buracos e os espaços para os contra-ataques na época do Muricy era por culpa dos zagueiros? &;-D

              • Também, mas no time do Muricy, o Arão jogava mais avançado, os zageiros eram ruins, os pontas eram atacantes e não volantes (como são atualmente) e o Jorge estava jogando mal.

                • De fato… &;-D

                  • Pensei q vc já ia defender o Wallace também kkkk

                    • Wallace é um zagueiro mediano e que também teve uma boa sequência no Flamengo: graças à sua liderança, fomos campeões da Copa Brasil (2013) e do Campeonato Estadual (2014). Mas infelizmente, teve uma lamentável sequência de falhas, no que acabou forçando a sua saída.

                      Pessoalmente, não era fã do Wallace (e fui um dos que mais critiquei o seu desempenho), mas não abriria mão de um zagueiro do seu porte para compor a reserva do time. Sem contar também que DETESTEI vê-lo sendo vaiado da forma como foi, o que inclusive afetou bastante o seu desempenho nas partidas seguintes (tanto é que foi para o Grêmio e encaixou umas boas partidas de cara).

                      Profissionais (antes de tudo) devem ser respeitados, ainda que não gostemos deles… &;-D

                    • Caramba….

          • Esse maravilhoso campeonato não é o que 80% da torcida acha.

            Mas que ultimamente ele vai péssimo isso nem você discorda.

            • Eu disse que não vem jogando bem. Não disse que ele vai péssimo. Assim como TODO o time… &;-D

  • Pôxa Vinny, gostava tanto dos seus posts… &;-D

    • Fala Ednei!
      Manda aí sua sugestão, crítica, fique a vontade amigo.
      Abraço! SRN!

      • Eis, a minha crítica: NÃO acho os dois jogadores ruins; apenas são jogadores de nível médio. O problema no Flamengo é que se cria uma EXPECTATIVA muito grande em cima do elenco: para o torcedor, os 11 titulares DEVEM jogar em alto nível, o que é impossível com a realidade dos times do Brasil. À meu ver, é justamente a combinação de características e particularidades dos jogadores medianos é que fazem o diferencial de um time. Tanto o Márcio quanto o Aírton oferecem isso! Mas infelizmente, vem neguinho de fora com essa idéia maluca de que somente o “volante moderno” é importante para o time e os demais “volantes clássicos” NÃO PRESTAM, pois estão ultrapassados.

        Tenho um colega que compra muitos profissionais “multi-tarefas” como PATOS: eles andam, nadam e voam, mas não fazem nenhuma das funções direito… &;-D

        • VIVA A COERÊNCIA!!!!
          Ótima análise, Ednei!
          Parabéns amigo!

  • O Airton não e mais aquele caneleiro que jogou no flamengo,ele e melhor que Márcio Araújo tanto que no primeiro turno ele fez uma otima partida contra o fla.

    • Sei não Ryan!
      Esse Airton não me engana mais não.
      Vamos ver amanhã.
      Abraço! SRN!

      • Mas ser pior que o MA e difícil.

        • Acredite, já vi coisa bem pior, amigo!

          • Pensando bem não e tão dificil assim ser pior que o MA.

  • Kkkkk, q dúvida hein Vinny, acho q o Airton tinha menos haters na época dele, mas vamos virar a página gente, acho q esse mês M.A tem sido trending topic por aqui, poderia falar do duelo Jair x Zé ,dois treinadores totalmente inexperientes que pegaram equipes de técnicos medalhões mas q não rendiam e fizeram suas equipes apresentar um futebol competitivo. Entre erros e acertos colocaram suas equipes pra sonhar com alguma coisa no campeonato, sei la , só sugestão…

    • Boa sugestão Ryan!
      Mas fala aí, já que tocou na ferida, qual dos dois técnicos?
      Tmj amigo, abraço!

      • Posso receber um trilhão de criticas, mas creio q a pedra que o Jair tá buscando leite é mto mais rústica q a do Zé, então acho q o milagre lá nos chorões é maior. Mas o Zé tá fazendo um belo trabalho tbm, embora peque em algumas escolhas a posição que estamos demonstra que seu trabalho tem mtos méritos.

        • Muito boa análise!
          Concordo com você em gênero, número, e grau.

  • O lance aí xará, é o seguinte: “Briga de foice no escuro”, dois perebas em potencial! Mas sinceramente? Prefiro o Airton. Pode ser açougueiro, mas tá em uma fase relativamente boa, tem mais porte físico para posição, menos pior com a bola no pé e é corajoso, não se omite igual nosso nº 8. Caramujo é um verdadeiro parasita. Fraco em diversos fundamentos, jogar com ele é na verdade ficar com -1.

    • Fala Xará!!!
      Ótima definição, é uma briga de foice no escuro.
      Mas eu não sei não hein… Sou mais nosso Márcio Araújo.
      Esse Airton não me engana mais.
      Vamos ver…
      Abraço! SRN!

  • Márcio Araújo x Airton! Quem é pior?

    • Diz aí…
      Quem é pior?

      • O pareo é duro!!! Vou ver o jogo amanhã e ficar bem atento, mas é capaz de ficarem empatados na ruindade kkk

        • HAHAHAHA
          Boa!
          Trágico…

  • Show de caneladas

    • Que dupla!

Comentários não são permitidos.