No Japão, Nílton fala sobre sondagem do Flamengo; confira entrevista completa!

Compartilhe com os amigos

Ele já jogou em um grande clube de quatro estados brasileiros, ganhando título em todos eles. Três Campeonatos Brasileiros da Série A e dois da Série B, uma Copa do Brasil e dois estaduais. O currículo do volante Nílton, ex-Corinthians, Vasco, Cruzeiro e Internacional é invejável. E desde de julho deste ano, ele vive o sonho de atuar fora do país. “Tive que me adaptar rapidamente e consegui. Não foi fácil, mas fiz uma excelente temporada aqui pelo Vissel Kobe”, disse o jogador, que é comandando pelo técnico brasileiro Nelsinho Baptista.

Se dentro de campo a vida não poderia ter estar melhor, fora dele Nílton ainda tem tido alguns problemas. “Todo dia tem uma situação curiosa”, afirmou o volante, que contou ao FOXSports.com.br histórias sobre sono, alimentação, trânsito, idioma e relação com os jogadores locais.

Negociado pelo Inter para o futebol japonês, Nílton chegou a disputar duas partidas no atual Brasileirão. De longe, o volante torce pelos ex-companheiros que lutam contra o rebaixamento. “Ficou muito difícil, mas torço para passarem por cima desse momento”, disse o ex-colorado, que também falou sobre o momento do Vasco e uma possível transferência para o grande rival do cruzmaltino, o Flamengo: “O futebol dá muitas reviravoltas e estamos tratando do Flamengo, um clube com uma expressão muito grande. Mas estou muito feliz no Vissel Kobe”.

Como foi esse seu primeiro ano atuando fora no Brasil? Conseguiu se adaptar bem dentro de campo?

Cheguei no meio do ano, então tive que me adaptar rapidamente. Cheguei em um período de calor forte, acho que isso foi uma das coisas mais difíceis para mim. Além disso, também teve a comida, cheguei a perder quatro quilos por causa da alimentação. Aos poucos fui me encaixando, achei restaurantes de massas e carnes, além de ter uma comissão técnica brasileira que me ajudou. E o professor Nelsinho (Baptista, técnico do Vissel Kobe) me auxiliou também na parte técnica, tática, na minha função no time. Mas não foi fácil, teve treino que eu quase cheguei a desmaiar por causa da intensidade e do sol. Aqui o futebol japonês é muita correria, você não tem aquele momento de pausa, para respirar, até porque aqui eles acabam encurtando rapidamente o seu espaço então você tem que acelerar o raciocínio, pensar na jogada antes da bola chegar porque senão eles roubam a bola. Tive que me adaptar rapidamente e consegui. Não foi fácil, mas fiz uma excelente temporada aqui pelo Vissel Kobe.

E fora de campo, você passou por alguma situação curiosa? No vestiário, com alimentação ou comunicação?

Todo dia tem uma situação curiosa. A primeira coisa aqui foi o fuso horário, foi uma loucura. Enquanto é dia no Brasil, aqui é noite, então tive um problema sério para dormir. Quando era três da tarde aqui, que seria três da manhã aí, eu estava morrendo de sono e dormia até sete, oito horas da noite. Aí na hora que eu acordava já não tinha mais sono, então saía andando pela cidade de madrugada para o sono voltar. Foi uma coisa que eu até acabei gostando, conheci muitos lugares andando porque a segurança aqui no Japão é fora do normal, você pode andar sem problemas em qualquer horário. E também tive problemas dirigindo, já que aqui você anda pela faixa contrária, que nem na Inglaterra. Quebrei a cabeça com isso, algumas vezes entrei pelo lado direito na contramão, levava buzinada. Dentro do vestiário também, os jogadores tentam falar português e querem que eu fale japonês. Tento uma coisa ou outra, até sai, mas não consigo me comunicar, só dar bom dia, boa tarde ou pedir alguma coisa.

Aqui no Brasil você defendeu um time grande em quatro estados diferentes, tendo conquistado títulos e se identificado com todos. Você acha que isso pode fechar portas futuras em equipes rivais?

Tive a oportunidade de jogar só em times grandes, isso foi uma coisa que agradeço muito. Passei por Corinthians, Vasco, Cruzeiro e, por último, Internacional. Tive a oportunidade de jogar clássicos que eu só via na televisão e também pude jogar no antigo Maracanã, que era um sonho meu. Consegui deixar uma boa impressão e portas abertas para uma possível volta no futuro para o Brasil. Quem sabe, não falo nunca para o amanhã.

E sobre uma eventual volta, você pensa? Seu nome já foi especulado no Flamengo para a Copa Libertadores 2017, houve algum contato?

No momento eu estou muito feliz no Japão, muito feliz pelo meu desempenho. Claro que aqui no Japão chegaram as especulações sobre o Flamengo, mas é um sonho que estou realizando jogar fora do país. Só estou há seis meses no clube e já me adaptei com o estilo de jogo aqui. É claro que eu nunca digo nunca, o futebol dá muitas reviravoltas e estamos tratando do Flamengo, um clube com uma expressão muito grande. Mas, a princípio, o meu agente não me passou nada e só tenho que agradecer por ser lembrado no Brasil. Claro que tenho vontade de voltar futuramente, tenho 29 anos e quem sabe mais para frente. Mas estou muito feliz no Vissel Kobe, tenho mais dois anos de contrato ainda e espero cumprir.

Um balanço do Brasileirão: o Palmeiras já levou? E o Inter, por que a equipe está passando por esse ano complicado? E vai cair?

O Campeonato Brasileiro é sempre muito equilibrado, difícil e longo. Tive a oportunidade de disputar esse ano duas partidas com o Internacional e, quando eu estava lá, estávamos em primeiro. Claro que fico triste com a situação, por tudo que está acontecendo. Pela forma como tudo se encaminhou, pela sequência sem vitória, tudo isso causou um desgaste, um mal-estar dentro do grupo. A situação se agravou ainda mais agora, ter que depender de resultado para não cair para a Série B. Ninguém quer ficar manchado na história. Ficou muito difícil, mas torço pelos meus companheiros passarem por cima desse momento. E o Palmeiras é o time mais regular do Brasileirão Para mim, o Palmeiras já levou sim. Foi um grande trabalho do Cuca, já joguei contra e ele mostrou ser muito capacitado. Depois de bater algumas vezes na trave ele tem a oportunidade de concretizar um trabalho muito bonito. Título mais do que merecido.

Para terminar, você foi vice-campeão brasileiro no Vasco com um time que tinha salários atrasados. O que você acha dessa equipe atual que está suando para conseguir o acesso para a Série A mesmo com uma situação financeira mais tranquila?

Tive a oportunidade de ser vice-campeão brasileiro com o Vasco, perdemos por um ponto para o Corinthians na última partida. Já tínhamos conquistado a Copa do Brasil com salários atrasados, sabíamos da dificuldade financeira que o Vasco estava passando. Mas nos unimos, fechamos o grupo e tínhamos que ser profissionais, honrar a camisa que estávamos vestindo. E a Série B é sempre difícil, tive oportunidade de jogar. Eles não estão tendo a folga que tiveram antes, chegaram a liderar o campeonato, mas deixaram o título escapar. Mas só de ter a oportunidade de voltar com o Vasco para a primeira divisão é algo importante pela grandeza do clube, pelo o que ele representa não só no futebol brasileiro, mas mundial. Torço muito para eles subirem para os torcedores poderem respirar tranquilamente jogando na Série A ano que vem.

Fonte: Fox Sports

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu prefiro o Ronaldo, Nilton deixou claro, está feliz do outro lado do mundo, fique aí sushy, prefiro nosso gury que está feliz aqui, no Flamengo, queremos que contratem jogadores que desejem jogar, desejem ser campeões pelo Flamengo na libertadores, deixa esse ficar lá, aproveitando o sonho dele. Se querem contratar um cão de guarda, tetem nosso Willian pitbul, ali nada passa e é muito bem nas roubadas de bola, nossa zaga vai ser menos vazada e o meio terá segurança.

  • Esse realmente é um cão de guarda e é eficiente na bola aérea ofensiva e defensiva.

    Falta qualidade de passe.

    Pra quem acha que tem que ter um cincão que nem alguns dizem por aí esse é o cara.

    Eu não acho preciso.

  • Nilton nem precisa voltar. Mas se for pra escolher um 1º volante que veio do mesmo Basco, que muitos se esquecem que eu queria sem dúvidas no Flamengo era o Romulo, que tá no Spartak Moscou desde 2012.

    Os bons jogadores estão sempre FORA do radar. Nílton saiu do Inter em baixa, mas do Romulo ninguém lembra…

    SRN

  • Nilton????
    Parei.

    • Espero que esse ano a comissão técnica de mais oportunidade aos gringos mais parece que o Fla tem um cubo pros hermanos. Primeiro volante, zaga, e ponta esquerda. acredito muito nos nomes de Léo Duarte, Ronaldo e Paquetá. São três joias que deveriam ter jogado esse ano inteiro, pra firmar em 2017, vamos ver o que vai desenhar essa diretoria pro ano que vem, já começaram muito mal renovando com lixomujo é uma lástima essa jogador, tem pacto com capiroto só pode. Um nome que gosto muito é do Thiago Neves está livre pra negociar, encaixaria muito bem nesse esquema do zé na ponta esquerda, como ponteiro armador, é um cara rápido, que dribla, tem passe açucarado pra gol coisa que o Diego não vem fazendo, chuta muito bem de fora da área, queria vê-lo no mengão, pra ponta direita tentaria o empréstimo do Vargas com opção de compra no final, pra primeiro volante caso não renovarem com o lixomujo coisa que acho difícil, um bom nome pra compor elenco e brigar por posição é do Michel do Atlético Goianiense um dos principais nomes da bela campanha do Dragão, pra zaga um zagueiro rápido que sabe sair jogando é o Sebastián Coates.

  • Parei de ler quando li que ele jogou em times grandes de 4 estados e o Vasco era um desses. ?

  • Nilton??? quem acha esse cara excelente ou bom deve começar acompanhar outro esporte, pq futebol pra vcs já era, nem insistam mais. SRN!

    • Não é bom, muito menos excelente, porém é infinitamente superior ao esterco do Márcio Caramujo !
      De qualquer forma não deve vir.

  • Ele e camisa 10 desse time japonês

  • graças a deus ele esta feliz no japao, pq se depender dessa diretoria ….

    • Se depender desse DP de futebol só contrata essas desgeaaças, só pode ser covardia de alguém, não é possível. Amigo os cara só pensam em jogadores

    • se depende da diretoria o Caramujo fica mais 2 anos, e a gente fica sem titulo até 2019..

  • Deveríamos fazer rodízio de jogadores
    Carioca x Libertadores
    P.V. x Muralha
    Rodinei x Para
    Donatti x Rever
    Leo D. x Vaz
    Peruano x Jorge
    Ronaldo. x Márcio Araujo ( Felipe Melo )
    Cuellar x Arao
    Mancuello x Diego
    Thiago S. x Everton ( vitinho )
    Ederson x Fernandinho ( tardelli )
    Vizeu. x Guerreiro

  • Mais fácil é investir no Ronaldo, garoto da base.

    • Ronaldo deveria jogar o carioca como titular, pegar ritmo de jogo, e pra todos os torcedores assim como vc Vinicios e eu, vermos a sua real capacidade técnica. Ninguém nunca viu jogando paridas profissionais, no time titular.
      No carioca deveria ser um time misto.
      Com:
      Paulo Victor- rodinei-donatti-leo duarte-jorge-ronaldo-MANCUELLO-matheus savio-paqueta-thiagoSantos-vizeu

    • Concordo plenamente, assisti a uma entrevista dele após a conquista da Copinha no começo do ano e confesso que gostei muito. No campo o garoto mandou muito bem, e nas entrevistas, muita personalidade e desenvoltura para falar. Gostaria que o carioca fosse uma forma de oficina para esses jovens jogadores da base. Espero que o Mengão se proponha a isso! SRN

      • Ronaldo ou Cuéllar vai ser titular no lugar de caramujo em 2017, Zé Ricardo voa ou volta para a base depois do carioca se não for campeão, esperem e verão.

  • Q fique por lá

  • Não é nada exuberante, mas é inegável que possui mais qualidades e alternativas técnicas que Marcio Araujo, afinal até um cone possui!

  • Excelente volante, se vier de graça e só vestir o manto e jogar

    • excelente???

  • O Futebol brasileiro tá no mesmo nível do Congresso Nacional, rs! Opa sei que exagerei, me perdoem, nada ou ninguém merece ser comparado aqueles caras de Brasília, mas que o futebol brasileiro tá mal, isso tá, até o Nilton é opção hoje em dia, que desespero rs…

    • fosse outra situação, sim. mas levando em conta nosso titular na volância… pelo menos o nilton bate falta e faz gol de cabeça

Comentários não são permitidos.