“Craque o Flamengo faz em casa”.
Esse é um dos bordões mais conhecidos da mística rubro-negra. Daqui saíram craques que infelizmente nos remetem a um passado distante. Esperamos por um novo Zico torcendo para que o raio caia outra vez no mesmo lugar, mas vivemos em busca da receita mágica que nos permita viver as mesmas alegrias de outrora. A realidade, todos sabemos, é outra.
Mas, se não chegam os craques, sem dúvidas chegam os bons jogadores. Nestes investimos, durante anos, fornecendo treinamento, salário, assessoria, crescimento humano… fruto de um staff preparado e de uma estrutura em aprimoramento. Hoje, é possível apontar muitos jogadores que atuam no primeiro escalão do futebol nacional oriundos de nossa base. Até na seleção brasileira há frutos de nossas raízes.
Por que não nos aproveitamos tecnica ou financeiramente da maioria destes jogadores? Por que a maioria se valoriza quando sai do Flamengo? Talvez a melhor resposta para isso seja a falta de oportunidade.
E, no elenco atual, quantos são os jovens aproveitados? Dentre os titulares, podemos apontar somente Jorge como um caso de sucesso. Temos que ter cautela, é verdade, para não queimar os juniores e para que se adaptem aos poucos ao ambiente profissional do maior clube do Brasil. Mas o que explica a situação de Adryan?
Adryan já não é mais o garoto de 16 anos que foi promovido aos profissionais. O jovem já tem bagagem internacional, experiência com a camisa do Flamengo e, principalmente, boas atuações. Já foi disponibilizado para venda, empréstimo e troca, mas continua a ser preterido por jogadores de qualidade questionável, como Gabriel, Cirino e Fernandinho. Todos tem todas as chances para dar a volta por cima e mostrar seu futebol. Mas por que o Adryan nunca o tem? Será que ele atua tão mal nos treinamentos?
Enquanto escrevia essa matéria, li um comentário de Zé Ricardo que dizia preterir Adryan pelas outras muitas opções. Já sabemos quais são essas opções… e, sinceramente, elas não se destacam frente ao garoto. E, mesmo que se destacassem, se vale a pena dar tantas oportunidades pra Gabriel, por exemplo, por que não fazemos o mesmo para o “novo Zico”, para ter ao menos chances de conseguir um bom retorno financeiro com uma possível venda?
O caso de Adryan no Flamengo é mais uma incógnita que provavelmente não encontraremos respostas. Lamentavelmente, segue a sina de não valorizar nossa base. E nem precisei citar Léo Duarte, Thiago Santos, Felipe Vizeu…
SRN!
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
Léo Ortiz tem chance de ganhar minutos com a Seleção Brasileira nesta terça-feira (19), contra…
Flamengo e Cuiabá se enfrentam na quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Flamengo enfrenta o Cuiabá na próxima quarta-feira (20), pelo Campeonato Brasileiro O elenco do Flamengo…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Ver comentários
Ser depende desse tecnico frouxo e covarde ninguem da base vai te chance no time . Ze Panela
Nós temos um Scarpa na base. A base do Fla tem muito a melhorar e atual gestão sabe disto. Só que a mudança de rumo na base acontecerá à longo prazo.
Não, mas temos Gabriel, Cirino no principal. Será que não tem nenhum melhor que esses 2? Aquele jogo que Adryan entrou ele foi super bem e depois? O que aconteceu com ele? PQ Zé pediu sua renovação?
Zé Paneleiro não aposta na base e, para mim, essa é a maior decepção, maior até que priorizar jogadores que correm ao invés dos que pensam.
Pois amigo ele por vim da base achei que iria da mais oportunidade pra base. vamos ver no ano que vem como sera.
As finanças do Fla sao bem geridas, já o futebol é pessimamente conduzido. Contratações equivocadas e etc. DE bom, a contratação do Diego.
Até tem... O problema é que esses aí que tu citou já sabem que são ruins.. Agr os garotos na hr que a corneta começar, já era.
Claro que não se trata do ''Novo Zico'' mas é muito complicado ver que Gabriel e Cirino estão na frente do Adryan, sem dúvidas é um jogador melhor que esses outros, na minha opinião. Parece que desde que o Zé chegou ele se ajeitou com um time mais ''cascudo'' e então até aqui não vem privilegiando a base, seja Adryan, Paquetá e até mesmo o Vizeu. Espero que ano que vem ele começando a temporada, possa dar mais oportunidades aos garotos, já que vejo potencial neles, Sávio vem indo bem na base e parece mais maduro também, Paquetá é muito promissor e um dos destaques sub-20, é bom olhar melhor a base. SRN.
Matheus, é o que estou esperando: ver qual serão as escolhas do Zé na pré temporada. Só penso que não podemos cair na esparrela de colocarem Paquetá, Matheus Sávio, Vizeu, Thiago Santos, Léo Duarte e outros para disputarem a Copinha. Isso porque além de matar a preparação física anual deles, eles não ficariam à disposição durante a fase de confecção do time.
SRN
Também concordo, todos esses estão no elenco profissional, só o Sávio que ainda não está de fato. Mas espero que o Zé inicie a temporada já com eles e participem de todo o começo. Mas é claro tem que jogar, não todos, mas que alguns joguem, só ficar no elenco é pouco. SRN
Sim, Matheus. É preciso re-oxigenar o elenco do Flamengo para que o "gás" ao longo da temporada possa ser melhor administrado.
SRN
cara o que eu estou esperando é que esse mediocre desetecnico nem fique pro ano que vem,principalmente depois do jogo de hoje,eleé uma fraude..Dorival Junior é o nome certo..
Até Bruno Mezenga teve mais chances que o Adryan no Flamengo! LUL
Não é Possível que Adryan e Paqueta jogem menos que Cirino e Gabriel gente.
Posições diferentes. Daqui a pouco, vai comparar até com goleiro.
Quando Zé Ricardo disse que pretendia dar oportunidades ao Adryan eu entendi "pretendo dar oportunidades ao Adryan" mas parece que ele quis dizer "pretendo nem relacionar o Adryan por 10 partidas seguidas".
Infelizmente ele não é o jogador que o Zé gosta.
O Zé Ricardo gosta de jogador burro velocista
Sinceramente, muita meninice. O Adryan não jogou absolutamente nada lá fora. Não tem chance porque não demonstra nada nos treinos. Há tempos, a base do Fla é superada pelo Flu, Bota e até a do Vasquinho. Ele chegou no profissional e não consegue se desvencilhar dos outros jogadores por problema de falta de físico de atleta. No profissional, o jogo não é igual à base.
Então você diria que o problema é que nossa maneira de trabalhar e escolher os jogadores da base está precisando ser reestruturado?? Então tem que mudar de cima pra baixo, já que os jogadores vindo da base perdem espaço para jogadores medianos. Só não entra na minha cabeça como o Flamengo consegue ser campeão da copinha, e ter jogadores sendo convocados pela seleção de base se estamos aquém de outros times na formação de jogadores.
Essa gestão acabou de entrar para subirmos de patamar nesse quesito ainda vai demorar ...
nossa formação está sendo reestruturada mas leva tempo.
Esse ano o Flamengo sofreu com os reservas em algumas partidas.
O necessário seria colocar eles para atuar no carioca e Guanabara, assim haveria entrosamento e tempo hábil para que eles possam substituir algum jogador do time principal em outra competição.
Pv, Rodinei, Donatti, Leo Duarte,lateral esquerdo da base ou contrata, Ronaldo, cueller, Thiago Santos, Paqueta, adryan e Vizeu
Esse time reserva assim pega ritmo de jogo.
Esse é mais um erro na minha opinião desse técnico fraco. ..Não usar uma base que de fato tem qualidade sendo que esse técnico conhece o potencial de todos... pois trabalhou com eles..dando preferência pra jogadores como Gabriel e companhia. ...Muitos aqui defendem o zé dizendo que não teve tempo pra trabalhar esse elenco ...pegou o barco andando. ..quero ver que Desculpas vão dar se mesmo com uma pré temporada o aprendiz não dar oportunidade pra base.
Futebol dele continua sofrível.
Não sei o porquê dessa choradeira.
Idem.
Você viu ele jogar? Não. Então vai tomar no seu CÚ.
Caraca parabéns!!! Enfim alguém vê que esse cara não joga nada. Enquanto tem gente que acha que ele segue a comparação do jornal italiano de "novo Zico"