Qualificação e Inteligência! Esse é o caminho…

Salve, salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Hoje vamos direto ao ponto: qualificação e inteligência! Palavras muito utilizada ultimamente no ambiente esportivo. Sinônimos de evolução e crescimento, em quaisquer áreas, quando aplicadas. É disso que o Flamengo precisa se quiser evoluir esportivamente nessa virada de ano. Estão sendo especulados vários jogadores de bom nível para as posições carentes do elenco rubro-negro. Não vou comentar sobre nenhum deles por aqui. Agindo como a nossa própria diretoria, vou apenas ater-me aos nossos jogadores identificando, na minha opinião, os pontos fracos e fortes de nosso plantel e mostrando a melhor maneira de fortalecermos nosso grupo. E não venham me dizer que devemos
manter a base do grupo para que a coesão seja mantida, porque quando jogadores inteligentes entram no time, assumem a condição de titularidade sem maiores percalços (vide nosso exemplo mais recente: Diego) e apresentam o alto rendimento esperado.

Já é certo que disputaremos a Taça Libertadores da América no ano que vem, embora ainda não saibamos se entraremos já na fase de grupos ou de pré-libertadores. Para almejarmos uma participação digna da grandeza do clube devemos pensar muito nessa qualificação, sabendo onde e como contratar. Digo isso pois acho o elenco do Flamengo, atualmente, muito bom em alguns setores e sofrível em outros, fazendo com que seja desequilibrado tecnicamente falando.

Vamos tomar por base o grande vilão da maioria da torcida: o Sr. Márcio Rodrigues “Highlander” Araújo. Não acho ele um mau jogador, muito pelo contrário. Acho que ele é importante, foi utilíssimo em inúmeros jogos (e dispensável em outros tantos) e, na contramão do que a maioria pensa, acho que ele até mereça uma renovação de contrato. Lógico que com salários iguais ou até inferiores e assinando contrato de, no máximo, mais um ano. Além de pleitear um direcionamento para que ele seja reserva de um jogador em alto nível. Mas apenas renovando com o volante Highlander não estaríamos qualificando o elenco.

Qualificação demanda contratações pontuais e de peso, incontestáveis. É muito clara a necessidade de um volante tarimbado para assumir a titularidade. Um jogador que consiga aliar a qualidade defensiva e ofensiva ao mesmo tempo. Um atleta que saiba verticalizar as jogadas e se apresente para buscar o jogo ao invés de esconder-se quando o time tem a posse de bola e matar nossos contra-ataques com infinitos passes laterais. Indo um pouco mais além, um jogador que seja solidário e acompanhe efetivamente o jogador a ser marcado até a retomada da posse de bola. Além disso, necessitamos de mais algumas peças em posições carentes. Vejam a seguir…

Continuando a divagação sobre o elenco, que sejam dispensados, negociados, devolvidos, emprestados, etc. os Srs. Francisco Souza dos Santos (Chiquinho), Gabriel Santana (Gabriel), Luiz Fernando Pereira da Silva (Fernandinho), Márcio Passos de Albuquerque (Sheik), Juan Silveira dos Santos (Juan), Marcelo Cirino “Bolt” da Silva (Cirino) e Paulo Victor “Mão de Alface” Mileo Vidotti (Paulo Victor). Ainda contaremos com a devolução do Sr. Alan Patrick “Preguiça” Lourenço (Alan Patrick). Lembrem-se que a saída de alguns deles já era cobrada pela maioria da torcida no final do ano passado. Observem esse lista e notem que podemos formar um plantel de alto nível no ano que vem com apenas 5 contratações pontuais: um goleiro (para fazer sombra ao Muralha), um lateral-esquerdo (disputando com o Jorge), um volante (incontestável e para assumir a titularidade) e dois atacantes laterais (inteligentes e versáteis). E nem vou falar do aproveitamento efetivo da base (tema para futuras colunas).

Inteligência. Pura e simples. Uma qualidade intrínseca mas dificílima de ser encontrada em jogadores de futebol atualmente. O jogo está cada vez mais parelho, o condicionamento físico e a arrumação tática das equipes são bastante semelhantes e equivalentes. Por isso a inteligência torna-se a matéria-prima essencial para times que primam pela excelência e buscam conquistar todos os títulos possíveis possam lograr êxito.

Através desta análise, afirmo categoricamente que: se o Flamengo realmente quer pleitear um patamar superior e efetivamente entrar para ganhar os títulos que disputa, a qualificação torna-se a premissa básica. Devemos buscar incansavelmente no mercado. Para isso devemos ser agressivos e inteligentes na hora das contratações, cirúrgicos! Já temos caixa suficiente para que essa evolução ocorra. Mas teríamos um fôlego muito maior se as dispensas pleiteadas acima fossem executadas, desafogando a folha para a entrada de jogadores diferenciados e melhores remunerados em detrimento a esse mar de incompetência do qual já estamos desfrutando há pelo menos duas temporadas. Faz-se necessária uma maior reformulação no elenco.

Mudar nosso patamar esportivo exige uma quebra de paradigmas nos corredores rubro-negros, meus caros amigos. Administrativamente falando, o primeiro sinal dessa quebra é a mudança de atitude. Mas nossa diretoria, tão elogiada no quesito financeiro, através das atitudes e declarações desta última semana, não dá sinais de que isso ocorrerá no departamento de futebol do mais querido no próximo ano. Infelizmente! Acenando com interesse nas renovações de contrato de jogadores com qualidade abaixo da média estaremos congelando nossa evolução futebolística, sepultando todas as esperanças da torcida na tão sonhada e efetiva qualificação do elenco.

Bom, só nos resta esperar. Esperar, rezar pra São Judas, São Zico e torcer para que ventos de boas contratações soprem no horizonte distante. E que possamos ter um time digno e compatível com a grandeza das tradições flamengas no ano vindouro. Que Deus ilumine a cabeça e o pensamento de nossos diretores.

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken.

Gostou? Não gostou? Concorda? Discorda?
Excelente meu caro amigo! Venha debater!
Deixe seu comentário abaixo!
As divergências de opinião são extremamente salutares para nosso crescimento.
Mas lembrem-se: a ignorância e a intolerância são os combustíveis para o fracasso.

Veja também

  • Não vejo pq temos que contratar mais um volante(Felipe Mello ou Rômulo não virão, querem um reserva pro MA?). O Zé não é uma lenda viva? Muricy jogava com Cuellar e deu certo na maioria dos jogos (salvo as derrotas bisonhas onde o time tomou varios gols de contrataque). Vocês se lembram do fla 3 x 0 flu, onde tínhamos Cuellar e Mancuello como titulares, né?
    MA também é segundo volante que veio substituir Elias(kkkkkkkkkk), parem de dizer que Cuellar não dá e bla bla bla…Cuellar, Arão, Mancuello e Diego, um losango que até agora Zé nunca tentou. Será que terá coragem de testar e deixar Marcinho no banco?
    E se alguém disser que não dará certo sem ver na prática…tem que testar na pré temporada pelo menos como variação tática.

    • Só uma correção: esse Fla x Flu aí foi 2×1. 3×0 foi no ano passado.

      • Verdade, cara. Valeu vou arrumar!

  • Com todo respeito ao colunista, falou apenas coisas óbvias. Acho que o colunista deve dar mais a cara a tapa e arriscar soluções, tal como fosse ele o diretor que haveria de contratar. Tá mais que na cara que o Fla deve ousar em contratações pontuais e diferenciais (tal como o Diego), e abrir espaço no elenco para destaques da base. Dispensas/vendas: PV, Juan, Chiquinho, MA, Alan Patrick, Cirino, Fernandinho, Gabriel, Sheik e Damião (salário muito alto). Jorge e Guerrero (venderia se fosse por mínimo de 80 e 25 milhões respectivamente). Contratações: Gatito, Emmanuel Mas, Felipe Melo, Vitinho, Maicosuel e Goulart. Elenco com escalação: Muralha (gatito), Pará (Rodinei), Donati e Rever (Vaz, Duarte e outra base), Jorge (E. Mas), Arão, Felipe Melo, Diego (Cuellar, Ronaldo, Mancu, Paquetá), Maicosuel e Vitinho (Adrian, Everton, Ederson, Thiago Santos) e Goulart (Guerrero e Vizeu). No meio do ano poderiam vir um zagueiro, um meia e mais outro atacante, em sendo necessário.

  • Vi que o Flamengo não tem interesse, no momento, no Felipe Melo, só que a diretoria só vai sentir falta quando ver a diferença que ele faz em um time, e infelizmente pode ser em outro time.
    Podem falar o que for, Rômulo é bom? Sandro? Souza? Sim, são bons, mas ninguém é do nível do Felipe Melo, e sem contar a identificação que ele tem com o Clube, enfim, minhas contratações seriam:
    Gatito
    Trauco, e Hermes se necessário.
    Felipe Melo.
    Vitinho (de preferência por empréstimo, pra que possamos investir em outro ponta de alto nível, ou compra se conseguirmos pegar outro bom ponta por empréstimo)
    Taison (compra ou empréstimo, dependeria do caso do Vitinho)
    Traria o Maicosuel, podia trocar pelo Everton.
    E o Datolo, que viria de graça.

  • Acredito que seremos pego de surpresa aínda, algum jogador de alto nível será contratado
    Marcelo cirino com certeza fica no clube.
    Cleber acredito que consigam contratar esse ano.
    Gatito Fernandes a mesma coisa e Marcelo hermes idem.
    Gedoz custa barato seria um ponta.
    Poderia recuar arao no lugar do Márcio Araújo e colocar o cueller ou Mancuello.
    Acredito na diretoria apesar dos apesares e que continuem o ótimo trabalho que estão fazendo

    • Se for pra recuar o arao, ideal seria jogar com cuellar

      • O Arão e o Cuellar já mostraram que não são primeiro volante. Melhor seria investir no Ronaldo, ou em algum primeiro volante de nome e cascudo. SRN

        • Só comentei que, se FOR RECUAR O ARAO, que seja ao lado do Cuellar.
          Mas pra mim, a minha opinião é a mesma que a sua, contratar um jogador cascudo, e que esse seja o Felipe Melo

      • Temos 3 jogadores que fazem a função de 2 volante: Cuellar, Arão e Mancuello. A briga pela posição vai ser boa ano que vem.

        • Mancuello não é aquele segundo volante, ele é um pouco mais avançado.
          Não creio que ele tenha um poder defensivo o suficiente pra jogar de segundo volante.

          • Como não se ele é 2º volante ?

          • Ele marca pouco, ele é mais oi menos do estilo do Alejandro Guerra, terceiro homem do meio de campo.
            Pouco pode de marcação.
            Segundo volante é o Arao, Felipe Melo, Rômulo, Otávio. Jogadores que marcam mais do que o Mancuello.

          • Não, Mancuello é 2º volante, sempre foi. Não invente posições pro cara, por isso os jogares não rendem aqui.

  • Como já ressaltaram nos comentários, apenas Cirino (que vai ser emprestado) , Gabriel e Márcio Araújo (pode ter contrato renovado) ficarão na equipe.Os outros (Fernandinho, Sheik,Juan,Alan Patrick,PV), voltarão de empréstimo ou terão seus contratos renovados/ rescindidos.

    -Creio que Gatito faria sombra ao Muralha, e viria de graça pelo contrato com o Figueira estar acabando neste ano;

    -Marcelo Hermes mesma coisa.Pode muito bem disputar com Jorge;

    -Na zaga, podemos investir no Léo Duarte com a saída do Juan;

    -Felipe Melo, Rômulo, Fernando ou Souza.Um desses quatro vindo seria ótimo.Ronaldo tem que ter chances junto com Cuellar;

    -No meio-campo devemos manter todos, menos Alanbik. Recuperar Éderson e usar mais Adryan e Paqueta seria ótimo. Se preferirem, usem Mancuello junto com Diego (ou o coloquem de segundo volante pra fazer rodízio com Arão);

    -No ataque, usem mais Matheus Sávio, Thiago Santos e Vizeu. E como foi falado, não devemos ter medo de buscarmos dois pontas de alto nível.

  • Como que a diretoria não dá mostras de que irá mudar seu modo de agir?, dos 8 jogadores seus citados 5(Chiquinho, AP, Juan, Sheik e PV) a diretoria já acenou que irá dispensá-los e o próprio vice de futebol (F.Godinho) afirmou que serão contratadas poucas peças (evitando-se apostas e apostando na base), me explique como isso já não é uma mostra de mudança?

    • Fernandinho também está indo. Reinigth pediu de volta.
      O cara só disse o que o flamengo já irá fazer.

      • Não entendi a parte: “O cara só disse o que o flamengo já irá fazer”.

        • Ele não acrescentou nada. Só disse o que todo mundo tá careca de saber que vai acontecer. Acho que a coluna tem que começar a pensar na reformulação do seu elenco pra 2017 também.

          • Kkkkkk. Tem alguns torcedores que sempre comentam bem na coluna. Acho que a coluna deveria prestar atenção neles e até fazer propostas para que eles compossem o elenco do site.

Comentários não são permitidos.