Quando a gente acha que não tem como piorar…

Compartilhe com os amigos

Eis que o ex-campeonato mais charmoso do Brasil deve mesmo sofrer uma reformulação para sua versão 2017. Devemos comemorar? Não. Mas não é o que todos queriam? Sim. Por que então não podemos comemorar? Explico.

O número de clubes a participar da fase principal da primeira divisão do campeonato diminuirá de 16 para 12. Olhando este número de maneira isolada seria uma ótima notícia. Menos clubes participantes significa um campeonato mais enxuto, correto? Não necessariamente.

O Cariocão 2017 voltará a ser disputado naquele antigo formato da Taça Guanabara e Taça Rio. Serão divididos dois grupos de 6 times que jogarão dois diferentes turnos. No primeiro, os times de cada grupo jogam entre si e os dois melhores colocados de cada grupo se enfrentam nas semifinais e posteriormente na final. O segundo turno terá a mesma forma do primeiro, porém os times de um grupo jogarão contra os times do outro grupo. Por fim, o clube campeão da Taça Guanabara, o campeão da Taça Rio e mais os dois melhores colocados na classificação por pontuação geral, participarão das semifinais e posteriormente da final do campeonato carioca.

Imagine agora o clube que por ventura chegar a final da Taça Guanabara, da Taça Rio e do estadual. Este clube jogaria 7 jogos no primeiro turno, 8 no segundo e ainda mais 3 na fase final do torneio, o que totalizaria 18 datas. Por acaso, este é exatamente o mesmo número de jogos que fizeram os finalistas Vasco e Botafogo na última edição do campeonato Carioca, em 2016, quando o campeonato comportava 16 clubes. Diga-me agora se o campeonato ficou mais enxuto.

Diminuir o número de times não é sinônimo de diminuir o número de datas.

Esta chamada “reformulação” do formato do torneio não beneficia, mas sim prejudica todos os times do campeonato, grandes e pequenos. Os grandes porque não se beneficiarão de um torneio mais enxuto e mais bem disputado e valorizado. Os pequenos porque terão que se digladiar em uma fase preliminar para saber se realmente disputarão a primeira divisão, o que atrapalha e muito o planejamento financeiro destas equipes.

Aliás, esta preliminar a ser disputada pelos 4 últimos colocados do ano anterior em conjunto com os 2 clubes que subiram da 2ª divisão é, para dizer o mínimo, confusa. Imagine a situação do clube que acredita ter subido de divisão, mas ao não se classificar nesta preliminar, poderá cair para a segunda sem nem mesmo ter jogado a primeira.

Imagine ainda que os clubes a serem rebaixados serão os dois últimos colocados desta preliminar, que nada tem a ver com as fases consequentes do torneio. Ou seja, o Macaé, último time a se salvar de jogar essa fase seletiva em 2017, poderá perder todos os jogos que fizer na Taça Guanabara e na Taça Rio por 10 x 0, que mesmo assim não será rebaixado, pois terá ainda a chance de jogar a tal fase preliminar no ano seguinte, podendo ainda sim permanecer na primeira divisão.

Como se tivesse uma caixinha cheia de ideias estapafúrdias, de onde tiram novas ideias sempre que há vontade, a FERJ conseguiu se superar e afundar ainda mais um campeonato que já parecia estar no fundo do poço.

Por todo o charme e importância nacional que já teve na história, o campeonato Carioca merecia mais. Porém, pelo o andar da carruagem, prefiro terminar esta coluna com as palavras do atacante Fred, ex-Fluminense: “O Carioca tem que acabar!”.

Bruno Petrocelli

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bate papo com um colega Rubro Negro…

    Você falou:
    “”Carlos Campos, o Muricy foi um erro, era visivel que era um técnico decadente.””
    – Ok… Também achei isso… a muito tempo não trazia bons resultados. Tentou fazer algo que não sabia e meteu os pés pelas mãos… 5 meses com ele e ainda éramos um bando em campo, organização que em 15 minutos de jogo ia pro espaço.
    “”Vou te lembrar um episodio de 2014, o Luxemburgo chegou tirou o time do risco de rebaixamento, levou o time a semifinal da Copa do Brasil, mas o time já vinha claudicando nos ultimos 45 dias de campeonato. O que deveria ter sido feito?? Deveriam ter demitido o Luxa e começado o ano com outro técnico desde a pre-temporada, o que a diretoria fez?? Nada, e foi demitir o Luxa no ano seguinte logo após um insucesso no carioca””
    – Concordo… mas comentar algo que já aconteceu é fácil.
    Difícil é “prever” com exatidão ou cravar como fato, possibilidades que podem ocorrer ou não, principalmente no futebol a imprevisibilidade impera o que hoje parece ser bom, amanhã pode não mais ser e vice (vasco) versa.
    Em nenhum contrato assinado por técnico vem previsto em cláusula que terá sucesso ou não.
    Cada caso é um caso.
    E um momento nunca é igual ao outro.
    Tudo é muito dinâmico e mutável pro bem ou pro mal.
    Por isso dou o benefício da dúvida ainda ao Zé Ricardo, observe bem uma coisa, tudo que temos “pedido” ele de uma forma ou outra tem “atendido” e mesmo assim não tem dado certo. Porque ???
    No fim do campeonato, tudo é mais complicado, até os “porcos” do HOJE famoso Cuca estão caindo pelas tabelas também… caíram de rendimento como a gente… por isso você também pediria a cabeça dele ???
    O tal do Gabriel Chorão Jesus não marca a 5 ou 7 jogos, se fosse aqui na Coluna já o estariam chamando de pereba e que seu futebol acabou. Agradar a todos e suprir todas expectativas é phoda.
    Hoje estamos presos a duas coisas, jogadores “famosos” no banco que quando entraram não corresponderam o esperado em campo na visão do técnico e jogadores que se esforçam e sobressaem mais que os famosos nos treinos (e que nós não vimos ou acompanhamos pra saber porque não são escalados) e por mais “esforço” que façam nos jogos ainda estão muito aquém do mínimo que precisamos. Gabriel, Sheik, Fernandinho, inclusive o Massa que para seus padrões hoje fez até uma boa partida.
    “”O Zé está numa situação muito parecida, corre o risco de terminarmos o campeonato em 4 ou 5, pela simples teimosia com um esquema tático que já está manjado,””
    – Sim, realmente corremos o risco mesmo!!!
    Porém a tal teimosia com “esquema tático” discordo plenamente!!!
    Olha, pra mudar um esquema tático, é preciso MUITO tempo para treinar essas variações e funcionar perfeitamente, os movimentos precisam ser treinados à exaustão para ganharem tempo certo de resposta e movimentação de todas as peças num conjunto perfeito.
    É como se fosse uma coreografia porém muito mais difícil porque as peças estão em movimento constante fora as variações pra quando estão se defendendo ou atacando… sinceramente, todos jogadores tem essa dificuldade em aprender, e isso só vem com muita repetição e tempo, repetição e tempo… fazer o que hoje já estamos conseguindo fazer, já considero um avanço ENORME mediante a dificuldade de por em prática um time que ataca e defende de uma forma tão organizada quanto o nosso.
    Manjado… pode ser mesmo que esteja e realmente não existe mais bobo no futebol.
    Mas sinceramente, está faltando mais qualidade e sorte nessa reta final aos jogadores que fazem as funções de preparação e finalização das jogadas. Ontem isolamos e finalizamos muito mal todas as bolas.
    “”Pergunta porque o Damião não joga com o Guerrero??””
    – Essa, eu “imagino” que ele pense que o time possa ficar vulnerável na recomposição de marcação ou tenha que abrir mão de algum “ponta”…
    “”Resposta: Porque o Zé só acredita no esquema 4-2-3-1 com os pontas marcadores, que são sempre os intrépidos Gabriel, Everton, Cirino, Fernandinho (que vem até jogando bem), Sheik e etc.””
    – E que bem ou mal lá atrás no início, nos tirou da segunda página da tabela e nos levou por muitas rodadas a uma vice liderança que a anos não gozávamos, inclusive até a pensarmos em título e uma campanha épica como visitante o ano inteiro e que ainda recuperou vários jogadores por tentar aproveitar o melhor de cada um deles.
    “”Manter o Zé no cargo para o ano que vem será dar Adeus a Libertadores, depois não reclamem.””
    – Aí está um pensamento que além de não somar agora pois essa decisão não nos cabe, mais uma vez olha o exercício de adivinhação…
    Por acaso você imaginava na quarta rodada quando ele assumiu, que nós hoje estaríamos onde ainda estamos e que brigaríamos um bom tempo pelo título ????
    Eu não. Estava tão pessimista quanto 90% de nossa torcida e achava que um quarto lugar seria o máximo que TALVEZ pudéssemos SONHAR como se um título essa posição já fosse.
    Ou seja tudo tem 50% de dar certo e 50% de dar errado, só o tempo é senhor das coisas, fatos e certezas.
    O fator do “imponderável” é phoda.
    “”Esse ano, até o momento é para esquecer, “”
    – Discordo!!!!
    No início, e por vários anos gomos residentes fixos da segunda página da tabela e esse ano estamos por muitas rodadas em uma vice liderança que a anos não gozávamos, inclusive até a pensarmos em título e uma campanha épica como visitante o ano inteiro que ainda recuperou vários jogadores por tentar aproveitar o melhor de cada um deles, com até melhor chance de os negociar e livrar deles antes do fim de seus contratos.
    Olha o perigo da memória curta.
    Não sejamos ingratos.
    “”montamos um elenco caro, que não ganhou nada,””
    – No início do ano não tínhamos esse elenco, foi montado ao longo ano, o que conseguir de bom com eles só me resta parabeniza-los.
    Preparamos sim uma boa base para 2017 que com contratações “certas” e pontuais + algumas saídas e vendas, podemos montar um excelente time para o ano seguinte.
    Se terminarmos em até terceiro lugar, ganharemos uma inédita vaga de verdade na Liberta que nem me lembro quando foi a última vez que não disputamos a repescagem classificatória de início de ano.
    “”e ainda passou vexames perdendo para o Sub-40 do Vasco, times fraquissimos na Copa do Brasil, Primeira LIga, Campeonato Carioca e Sulamericana,””
    – Realmente, perder do Sub-40 do Vascu é dose e não dá pra falar de tantas derrotas e empates seguidos para esses buchas… jogo com eles tem que ter atitude de vencedor o que acho que faltou na maioria dos jogos. “Respeitamos” demais esses merdas, pra mim faltou foi sangue nos olhos.
    Quanto aos outros times… perder faz parte do jogo e ainda estávamos no que temos hoje, ainda meio barro e meio tijolo…
    “”porque vamos acreditar que vamos ganhar os times sulamericanos na Liberta??””
    – Aonde você leu essa profecia de ganhar Liberta ano que vem… ONDE ???
    Aonde você leu essa profecia que NÃO vamos ganhar Liberta ano que vem… ONDE ???
    Tudo pode acontecer !!!
    Ganhar ou perder !!!
    Somos FLAMENGO e por isso sempre acreditamos no melhor e que vamos ganhar tudo que disputarmos !!!
    Está em nosso DNA Rubro Negro essa paixão pelas vitórias e nosso protagonismo intrínseco no Manto Sagrado !!!!
    Somos uma Nação de mais de 35 milhões de habitantes…
    Tudo nosso é MEGA, tanto para o bem quanto para o mal !!!
    Acredito que todo ano apresentamos melhorias e evolução, mas o caminho do vitorioso é longo e o do justo, muito estreito…
    Levante a cabeça amigo, aqui é Flamengo e nossa caminhada ainda é longa mas os louros da vitória ao fim serão nossos, seja em 2017 ou em um breve médio prazo futuro vindouro, lembre-se meu caro amigo Rubro Negro…
    De muito mais longe já viemos.
    Fé amigo.
    Que Deus, Jesus e São Judas Tadeu abençoem nosso caminho espinhoso, endividado e difícil ainda por trilhar.
    Mengão Sempre !!!
    Grande abraço !!!

  • O fim desses torneios estuduais é questão de tempo

  • IMPORTANTE! COPIEM E COLEM O TEXTO ABAIXO E ENVIEM PARA O E-MAIL DO FLAMENGO: [email protected]

    BASTA COPIAR, COLAR E ENVIAR.

    SUGESTÕES PARA O SÓCIO-TORCEDOR:

    Nossos dois maiores problemas do ST são:
    1- Atingir a população que não acessa este site, que não acessa o site do clube, que mora longe do RJ, que tem renda menor.
    2- Dar alguma contrapartida bacana (lembrando que não é o meu caso, eu ajudo pq acredito no projeto do Bandeira e quero ajudar mesmo o clube a crescer).

    Como resolver? Eu passei duas sugestões:

    1- Fazer um acordo com a CAIXA (que já é patrocinadora) e colocar um plano ST em todas as loterias, ser oferecido através deles e pagar comissão. Tipo se o cara fechar lá na lotérica, eles ficam com 2 das 12 parcelas, algo assim.

    2- Destinar 10% de tudo que entrar no programa a sorteios. Hoje, com 75 mil sócios, deve entrar 3.000.000 (3 milhões) de reais por mês. Destina 300 mil reais para sorteios de carros, motos, TVs, etc.

    Acredito que rapidamente teríamos um numero flutuante ai entre 150-300 mil ST com este pessoal das lotericas (ao meu ver o único jeito de atingir esta população flamenguista pelo Brasilzão).

    Com 300 mil sócios x Média 40 reais = 12.000.000 (12 milhões de reais) AO MÊS!!!!

    Sorteia 1.200.000 (1 milhão e 200 mil reais)
    – 2 cartas de crédito imobiliário de 200 mil cada (400 mil total)
    – 20 carros no valor de 35 mil cada (700 mil total)
    – o restante em Tvs, playstations ou 20 prêmios de 5.000 reais cada (100 mil total)

    Claro que aí no cálculo tem que abater os 2 meses de comissão da caixa, a comissão da empresa que gerencia o programa, impostos, etc. A matemática aí tá bem rascunho, mas é por aí.

    Que ver outra possibilidade? TODO mundo tem celular e paga conta mensal ou tem pré-pago, mas celular TODO mundo tem. Faz um programa aí com Vivo, TIM, Claro, Oi para oferecer na hora de fechar um plano, virar sócio e pagar 10 a 15 reais a mais no plano, diminua alguns benefícios destes sócios, mas deixem que participem de sorteios mensais do programa. Bicho, isso vira 1 milhão de pessoas rapidin.

    Outra ideia interessante seria arrecadar dinheiro com envio de SMS com a palavra FLAMENGO, ao custo de R$ 5,00 ou mais. Seria totalmente acessível e com total flexibilidade, pois a qualquer momento o torcedor poderia enviar.

  • Bruno, tem sim como piorar; basta fazer o campeão da série A disputar com o campeão da série B para decidir quem fica com o título.

    • Kkkkk boa

  • ainda se discute campeonato estadual aqui? desapega galera!

    Uma coisa é a torcida gostar ou não quando o time vence ou não o torneio.
    Outra coisa é quando qualquer resultado não fazer diferença.

    Essa coisa só existe pra tentarem dar títulos pra foguinho e basco. É só ver, tirando a CB 2011, qual outro título do bacalhau? o da cachorrada?
    Entenderam pq o carioca ainda não acabou?

  • Lendo outras notícias relacionadas ao modelo do carioca vi que a proposta foi aprovada por unanimidade. O Flamengo já não pode reclamar do modelo.

    • Isso….

  • Só aqui no Brasil existe isso de Campeonato Estadual, Droga.

  • Carioca já acabou e não avisou a ninguém.

    • To esperando a reação do EuVice quando souber que vai enfrentar um time de juniores.

      • Será….???
        Ainda tenho minhas dúvidas quanto a isso…
        Não dá pra afirmar ou cravar nada ainda.
        Pode até ser que seja, seria ótimo pra gente.
        Abraço !!

  • Se for possível um time B para jogar contra os nanicos Voltaço, Macaé etc…
    Usaria para testar a base e postulantes ao time A, que assim teriam oportunidades de mostrar “serviço” no profissa já em 2017 bons testes e aclimatação para os garotos.
    O time A jogaria contra os médios agora pequenos, Bosta, Flor e Báscu como apronto para o Brasileiro 2017.
    Isso SE a Globo permitir no contrato que será assinado para o Carioqueta essa configuração e opção do Flamengo.
    Mengão Sempre !!!

    • Pois é, não adianta pensar em time se o contrato com a globo não permitir isso, provavelmente disputaremos com um time reserva devido a liberta mas dificilmente com elenco recheado de garotos infelizmente.

      • Massssss…
        Quem sabe a Liberta possa ser um motivo decente e palpável para usarmos a garotada ?????
        Taí… não tinha pensado nisso antes de vc comentar.
        Grande abraço !!!

        • Não só a liberta colega, o Fla não assinou contrato algum para o ano que vem. Assim nem Globo nem Ferj podem falar o que o Fla deve fazer!. É mt provável que seja um time B com perebas e a garotada da copa SP em sua maioria

          • Mas vai assinar Silas, raramente a globo vai transmitir o Carioca em tv aberta sem o Flamengo

            • Pode até assinar. Desde que as cotas sejam DIRETAMENTE repassadas ao Fla. E perca a obrigatoriedade de usar o time A no carioca em ano de participação na Libertadores.
              Obs: Se for assim nunca mais usaremos o time A vide que todo ano estaremos na Libertadores.

              • Sim. Temos uma lista de exigências e a globo já está ciente de todas.

          • silas…
            Não me engano…
            No final iremos assinar.
            A grana move o mundo e também o futebol.
            Primeira Liga parece estar ruindo com desavenças por grana.
            A merda do carioqueta mudou, mudou, mas continua com dezoito datas no calendário como nos outros anos, mudanças pra “inglês ver”.
            Nosso orçamento em todos os anos não fecha sem a grana do plinplin no Ferjão.
            Precisamos contratar e ainda pagar salários sem atraso…
            Por isso de um jeito ou de outro vamos assinar no fim, tenho certeza disso.
            Nessa queda de braço quem tem o orçamento maior é a globo e não o Flamengo como gostaríamos.
            Pense nisso.
            Grande abraço.

          • Não se engane…
            MUITO provavelmente assinaremos, nosso orçamento anual é responsável, estreito e não fecha sem os contratos de televisão já projetados e aguardados anualmente.
            Estamos numa queda de braço onde a Globo sem o Carioqueta sobrevive reclamando, mas o Flamengo não pode pagar salários sem essa grana ainda mais no início do ano, com possibilidade de mais contratações.
            Essa não grana no início pode TALVEZ “melar” nossas pretensões em 2017.
            Grande abraço !!!

        • É um bom motivo sim, gostaria até que fossem usado em um campeontato específico que pode ser ou Carioca ou a Primeira liga, daria uma sequência a garotada e até um justo entrosamento. SRN abçs

      • Ja assinaram o contrato……

        • A mídia até agora não divulgou nada e nem o proprio Flamengo. Será que assinaram mesmo?

        • Passa a fonte

      • Realmente…
        Grande abraço !!!

  • To nem ai pra FERJ…..

  • Bom dia !!!!
    E difícil ver jornalistase criticando a ferj. Sera que agora entendemos a luta solitária do flamengo em quer melhor , mas não vejo apoio de ninguém. Agora vcs concordam que o flamengo deve usar um time B????

    • Se for possível sim… principalmente contra os nanicos Voltaço, Macaé etc…
      Usaria para testar a base e postulantes ao time A, que assim teriam oportunidades de mostrar “serviço”.
      O time A jogaria contra os médios agora pequenos, Bosta, Flor e Báscu como apronto para o Brasileiro 2017.
      Isso SE a Globo permitir no contrato que será assinado para o Carioqueta.
      Mengão Sempre !!!

Comentários não são permitidos.