Eis que o ex-campeonato mais charmoso do Brasil deve mesmo sofrer uma reformulação para sua versão 2017. Devemos comemorar? Não. Mas não é o que todos queriam? Sim. Por que então não podemos comemorar? Explico.
O número de clubes a participar da fase principal da primeira divisão do campeonato diminuirá de 16 para 12. Olhando este número de maneira isolada seria uma ótima notícia. Menos clubes participantes significa um campeonato mais enxuto, correto? Não necessariamente.
O Cariocão 2017 voltará a ser disputado naquele antigo formato da Taça Guanabara e Taça Rio. Serão divididos dois grupos de 6 times que jogarão dois diferentes turnos. No primeiro, os times de cada grupo jogam entre si e os dois melhores colocados de cada grupo se enfrentam nas semifinais e posteriormente na final. O segundo turno terá a mesma forma do primeiro, porém os times de um grupo jogarão contra os times do outro grupo. Por fim, o clube campeão da Taça Guanabara, o campeão da Taça Rio e mais os dois melhores colocados na classificação por pontuação geral, participarão das semifinais e posteriormente da final do campeonato carioca.
Imagine agora o clube que por ventura chegar a final da Taça Guanabara, da Taça Rio e do estadual. Este clube jogaria 7 jogos no primeiro turno, 8 no segundo e ainda mais 3 na fase final do torneio, o que totalizaria 18 datas. Por acaso, este é exatamente o mesmo número de jogos que fizeram os finalistas Vasco e Botafogo na última edição do campeonato Carioca, em 2016, quando o campeonato comportava 16 clubes. Diga-me agora se o campeonato ficou mais enxuto.
Diminuir o número de times não é sinônimo de diminuir o número de datas.
Esta chamada “reformulação” do formato do torneio não beneficia, mas sim prejudica todos os times do campeonato, grandes e pequenos. Os grandes porque não se beneficiarão de um torneio mais enxuto e mais bem disputado e valorizado. Os pequenos porque terão que se digladiar em uma fase preliminar para saber se realmente disputarão a primeira divisão, o que atrapalha e muito o planejamento financeiro destas equipes.
Aliás, esta preliminar a ser disputada pelos 4 últimos colocados do ano anterior em conjunto com os 2 clubes que subiram da 2ª divisão é, para dizer o mínimo, confusa. Imagine a situação do clube que acredita ter subido de divisão, mas ao não se classificar nesta preliminar, poderá cair para a segunda sem nem mesmo ter jogado a primeira.
Imagine ainda que os clubes a serem rebaixados serão os dois últimos colocados desta preliminar, que nada tem a ver com as fases consequentes do torneio. Ou seja, o Macaé, último time a se salvar de jogar essa fase seletiva em 2017, poderá perder todos os jogos que fizer na Taça Guanabara e na Taça Rio por 10 x 0, que mesmo assim não será rebaixado, pois terá ainda a chance de jogar a tal fase preliminar no ano seguinte, podendo ainda sim permanecer na primeira divisão.
Como se tivesse uma caixinha cheia de ideias estapafúrdias, de onde tiram novas ideias sempre que há vontade, a FERJ conseguiu se superar e afundar ainda mais um campeonato que já parecia estar no fundo do poço.
Por todo o charme e importância nacional que já teve na história, o campeonato Carioca merecia mais. Porém, pelo o andar da carruagem, prefiro terminar esta coluna com as palavras do atacante Fred, ex-Fluminense: “O Carioca tem que acabar!”.
Bruno Petrocelli
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
Bom dia !!!!
E difícil ver jornalistase criticando a ferj. Sera que agora entendemos a luta solitária do flamengo em quer melhor , mas não vejo apoio de ninguém. Agora vcs concordam que o flamengo deve usar um time B????
Se for possível sim... principalmente contra os nanicos Voltaço, Macaé etc...
Usaria para testar a base e postulantes ao time A, que assim teriam oportunidades de mostrar "serviço".
O time A jogaria contra os médios agora pequenos, Bosta, Flor e Báscu como apronto para o Brasileiro 2017.
Isso SE a Globo permitir no contrato que será assinado para o Carioqueta.
Mengão Sempre !!!
To nem ai pra FERJ.....
Se for possível um time B para jogar contra os nanicos Voltaço, Macaé etc...
Usaria para testar a base e postulantes ao time A, que assim teriam oportunidades de mostrar "serviço" no profissa já em 2017 bons testes e aclimatação para os garotos.
O time A jogaria contra os médios agora pequenos, Bosta, Flor e Báscu como apronto para o Brasileiro 2017.
Isso SE a Globo permitir no contrato que será assinado para o Carioqueta essa configuração e opção do Flamengo.
Mengão Sempre !!!
Pois é, não adianta pensar em time se o contrato com a globo não permitir isso, provavelmente disputaremos com um time reserva devido a liberta mas dificilmente com elenco recheado de garotos infelizmente.
Massssss...
Quem sabe a Liberta possa ser um motivo decente e palpável para usarmos a garotada ?????
Taí... não tinha pensado nisso antes de vc comentar.
Grande abraço !!!
Não só a liberta colega, o Fla não assinou contrato algum para o ano que vem. Assim nem Globo nem Ferj podem falar o que o Fla deve fazer!. É mt provável que seja um time B com perebas e a garotada da copa SP em sua maioria
Mas vai assinar Silas, raramente a globo vai transmitir o Carioca em tv aberta sem o Flamengo
Pode até assinar. Desde que as cotas sejam DIRETAMENTE repassadas ao Fla. E perca a obrigatoriedade de usar o time A no carioca em ano de participação na Libertadores.
Obs: Se for assim nunca mais usaremos o time A vide que todo ano estaremos na Libertadores.
Sim. Temos uma lista de exigências e a globo já está ciente de todas.
silas...
Não me engano...
No final iremos assinar.
A grana move o mundo e também o futebol.
Primeira Liga parece estar ruindo com desavenças por grana.
A merda do carioqueta mudou, mudou, mas continua com dezoito datas no calendário como nos outros anos, mudanças pra "inglês ver".
Nosso orçamento em todos os anos não fecha sem a grana do plinplin no Ferjão.
Precisamos contratar e ainda pagar salários sem atraso...
Por isso de um jeito ou de outro vamos assinar no fim, tenho certeza disso.
Nessa queda de braço quem tem o orçamento maior é a globo e não o Flamengo como gostaríamos.
Pense nisso.
Grande abraço.
Não se engane...
MUITO provavelmente assinaremos, nosso orçamento anual é responsável, estreito e não fecha sem os contratos de televisão já projetados e aguardados anualmente.
Estamos numa queda de braço onde a Globo sem o Carioqueta sobrevive reclamando, mas o Flamengo não pode pagar salários sem essa grana ainda mais no início do ano, com possibilidade de mais contratações.
Essa não grana no início pode TALVEZ "melar" nossas pretensões em 2017.
Grande abraço !!!
É um bom motivo sim, gostaria até que fossem usado em um campeontato específico que pode ser ou Carioca ou a Primeira liga, daria uma sequência a garotada e até um justo entrosamento. SRN abçs
Ja assinaram o contrato......
Passa a fonte
A mídia até agora não divulgou nada e nem o proprio Flamengo. Será que assinaram mesmo?
Realmente...
Grande abraço !!!
Carioca já acabou e não avisou a ninguém.
To esperando a reação do EuVice quando souber que vai enfrentar um time de juniores.
Será....???
Ainda tenho minhas dúvidas quanto a isso...
Não dá pra afirmar ou cravar nada ainda.
Pode até ser que seja, seria ótimo pra gente.
Abraço !!
Só aqui no Brasil existe isso de Campeonato Estadual, Droga.
Lendo outras notícias relacionadas ao modelo do carioca vi que a proposta foi aprovada por unanimidade. O Flamengo já não pode reclamar do modelo.
Isso....
ainda se discute campeonato estadual aqui? desapega galera!
Uma coisa é a torcida gostar ou não quando o time vence ou não o torneio.
Outra coisa é quando qualquer resultado não fazer diferença.
Essa coisa só existe pra tentarem dar títulos pra foguinho e basco. É só ver, tirando a CB 2011, qual outro título do bacalhau? o da cachorrada?
Entenderam pq o carioca ainda não acabou?
Bruno, tem sim como piorar; basta fazer o campeão da série A disputar com o campeão da série B para decidir quem fica com o título.
Kkkkk boa
IMPORTANTE! COPIEM E COLEM O TEXTO ABAIXO E ENVIEM PARA O E-MAIL DO FLAMENGO: ouvidoria@flamengo.com.br
BASTA COPIAR, COLAR E ENVIAR.
SUGESTÕES PARA O SÓCIO-TORCEDOR:
Nossos dois maiores problemas do ST são:
1- Atingir a população que não acessa este site, que não acessa o site do clube, que mora longe do RJ, que tem renda menor.
2- Dar alguma contrapartida bacana (lembrando que não é o meu caso, eu ajudo pq acredito no projeto do Bandeira e quero ajudar mesmo o clube a crescer).
Como resolver? Eu passei duas sugestões:
1- Fazer um acordo com a CAIXA (que já é patrocinadora) e colocar um plano ST em todas as loterias, ser oferecido através deles e pagar comissão. Tipo se o cara fechar lá na lotérica, eles ficam com 2 das 12 parcelas, algo assim.
2- Destinar 10% de tudo que entrar no programa a sorteios. Hoje, com 75 mil sócios, deve entrar 3.000.000 (3 milhões) de reais por mês. Destina 300 mil reais para sorteios de carros, motos, TVs, etc.
Acredito que rapidamente teríamos um numero flutuante ai entre 150-300 mil ST com este pessoal das lotericas (ao meu ver o único jeito de atingir esta população flamenguista pelo Brasilzão).
Com 300 mil sócios x Média 40 reais = 12.000.000 (12 milhões de reais) AO MÊS!!!!
Sorteia 1.200.000 (1 milhão e 200 mil reais)
- 2 cartas de crédito imobiliário de 200 mil cada (400 mil total)
- 20 carros no valor de 35 mil cada (700 mil total)
- o restante em Tvs, playstations ou 20 prêmios de 5.000 reais cada (100 mil total)
Claro que aí no cálculo tem que abater os 2 meses de comissão da caixa, a comissão da empresa que gerencia o programa, impostos, etc. A matemática aí tá bem rascunho, mas é por aí.
Que ver outra possibilidade? TODO mundo tem celular e paga conta mensal ou tem pré-pago, mas celular TODO mundo tem. Faz um programa aí com Vivo, TIM, Claro, Oi para oferecer na hora de fechar um plano, virar sócio e pagar 10 a 15 reais a mais no plano, diminua alguns benefícios destes sócios, mas deixem que participem de sorteios mensais do programa. Bicho, isso vira 1 milhão de pessoas rapidin.
Outra ideia interessante seria arrecadar dinheiro com envio de SMS com a palavra FLAMENGO, ao custo de R$ 5,00 ou mais. Seria totalmente acessível e com total flexibilidade, pois a qualquer momento o torcedor poderia enviar.
O fim desses torneios estuduais é questão de tempo