Sindicato denuncia pressão de Del Nero por erro de juiz contra o Palmeiras

O presidente do Sintrace-RJ (Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Estado do Rio de Janeiro), Marçal Mendes, afirmou nesta segunda-feira (7) que árbitros brasileiros são pressionados para que não cometam erros em jogos do Palmeiras. Segundo ele, essa pressão vem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do próprio presidente da confederação, Marco Polo Del Nero, que também é conselheiro vitalício do Palmeiras e do sócio benemérito do clube.

“Se o árbitro erra contra o Palmeiras, lá dentro [do estádio do clube], fica fora da escala [para outros jogos]. Duvido que seja indicado para uma vaga da Fifa”, afirmou Mendes. “Todo mundo sabe o motivo. Sabe que Marco Polo é sócio benemérito do Palmeiras.”

Marçal discursou nesta tarde de segunda-feira numa audiência pública promovida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), no Rio de Janeiro. Lá, o sindicalista afirmou que os árbitros brasileiros estão sujeitos a pressão por terem uma relação trabalhista frágil com a CBF, que escala a arbitragem. Ao apitar jogos do Palmeiras, acabam sujeitos a uma pressão ainda maior.

O UOL Esporte entrou em contato com o Palmeiras, que disse que não comentará o assunto. A reportagem também tentou conversar com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e com o CoronelMarinho,presidenteda ComissãoNacional de Arbitragem,às17h,masainda não teve resposta.

Mendes é autor de uma denúncia que motivou a abertura de um inquérito no MPT sobre a situação da arbitragem nacional. A investigação é tocada pelo procurador do Trabalho, Rodrigo Carelli, há mais de um ano. Conforme o Blog do Rodrigo Mattos já revelou, Carelli já detectou que a escala de árbitros brasileiros não segue critérios objetivos.

Mendes disse que a CBF evita determinar regras claras para escala de árbitros justamente para que possa manter certa pressão sobre a arbitragem. Mendes disse que, desde de que Del Nero assumiu à CBF vindo da FPF (Federação Paulista de Futebol), erros contra clubes paulistas têm sido tratados com mais rigor pela CBF. “Erros contra paulistas têm mais repercussão”, disse.

Além de Mendes, do Sintrace-RJ, participaram da audiência púbica representantes da Anaf (Associação Nacional de Árbitros de Futebol) e outros sindicatos de árbitros. A CBF não enviou representantes à sessão. A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) tinha delegados na audiência.

Na audiência, Marco Martins, presidente da Anaf, mostrou insatisfação com a CBF por outro motivo também. Ele afirmou que os árbitros são o elo mais fraco da cadeia do futebol brasileiro. Eles não têm uma escala de trabalho nem uma remuneração mensal garantida. Não têm também direitos básicos garantidos a outros trabalhadores comuns do país.

Cinco árbitros foram afastados após trabalhar em jogos do Palmeiras

Após a declaração, o UOL Esporte fez um levantamento que mostrou cinco juízes afastados por um período de tempo relevante depois de trabalhar em partidas do Palmeiras. O time paulista foi prejudicado em três destes jogos e foi beneficiado em outro. E um deles não houve qualquer contestação.

Na rodada 5, os palmeirenses reclamam de um gol irregular do Grêmio, mas conseguiram a vitória por 4 a 3. O árbitro Marielson Alves Silva ficou por oito rodadas sem atuar na Série A. Na rodada 18, a equipe paulista aponta irregularidade no gol que empatou a partida com a Chapecoense em 1 a 1. Neste caso, Wilton Pereira Sampaio só voltou a trabalhar na Série A na rodada 24.

Na estreia, o Palmeiras ganhou de 4 a 0 do Atlético-PR e ainda assim reclamou de pênalti não assinalado em cima de Gabriel Jesus. O árbitro Bruno Arleu de Araújo só voltou a apitar na rodada 13.

No clássico contra o São Paulo, o Palmeiras venceu por 2 a 1 com um gol irregular de Mina. O juiz Sandro Meira Ricci ficou cinco rodadas sem trabalhar na Série A. Finalmente, na goleada por 4 a 0 em cima do Figueirense, na rodada 12, os palmeirenses não tiveram reclamações, mas o árbitro ficou em cinco rodadas sem apitar uma partida de Série A.

Em alguns jogos, o Palmeiras reclamou bastante da arbitragem, mas não houve afastamento relevante, como no empate em 0 a 0 com Cruzeiro, quando Gabriel Jesus sofreu pênalti não marcado. Jailson Macedo Freitas ficou fora de apenas dois jogos.

Fonte: UOL

Veja também

  • É um jogo de cartas marcadas. Não é a toa que a Primeira Liga não decolou. Uma enorme bola de neve.

    SRN

  • Não Consigo Torcer pra um Time que leva o Símbolo da CBF na Camisa, porque esse Símbolo Representa uma MÁFIA.

  • A CBF é um chiqueiro de porcos, a COBRAF, o STJD, o futebol brasileiro é comando por uma quadrilha ligada ao palmeiras. Nada de bom, de novo vai sair dessa vara de porcos que comanda o nosso futebol, a não ser a roubalheira pros paulistas que há muito acontece apoiado pela globo. Cego é aquele que não quer ver.

  • Pq vcs acham que os clubes paulistas votam em bloco para o presidente da CBF? isso já é evidente, mais dá pra ganhar campeonato sem ajuda de CBF, se não fosse as oportunidades não aproveitadas pelo Flamengo estaríamos na frente msm com esses erros de arbitragem, e pq só denunciam agora? se vem acontecendo desde o início do campeonato, graças a Deus o Flamengo foi contra esses ladrões da CBF. SRN ST

  • E como ele pressionou para não cometerem erros contra o parbosta, garanto que solicitou para prejudicar candidatos ao título

  • Quer dizer que agora o “garoto mimado” do porco não fala mais nada, né. Aquele teatrinho dele colocou pressão sobre os Árbitros. Tudo dentro do roteiro para beneficiar o porco. O STJD nem se quer pediu explicações a ele pelas acusações de mão grande, manipulação contra o Flamengo e CBF. É uma podridão só mesmo. Os Paulistas são e há muito beneficiados, principalmente, Corinthians e Porco. Ai vem o pessoal da ESPN dizer que não existe bairrismo…como o João Canalha vive dizendo…cego é quem não quer ver. Agora se ganha campeonato assim, que é uma pena. Até o reconhecimento do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que não é campeonato brasileiro do porco para dar “títulos” a ele, Santos… tudo para favorecer a paulistada.

  • Vendo notícias como essa to preferindo assistir o basquete se fosse o flamengo tava essa imprensa paulista fpt metendo o pau

  • Falo isso desde o início o lugar do del Nero é cadeia ladrão FDP! Se o futebol brasileiro é um lixo é graças a gente como Ricardo Teixeira e del Nero os PT do futebol!

  • Cadê os anti que só sabem falar mal do Flamengo?
    Porque não opinam sobre essa opressão?!

    Tudo bando de hipócritas

  • Ah, se fosse com o Flamengo… Até o Jornal Nacional falaria disso. Nesse caso provavelmente não vai ter repercussão.

  • Isso é coisa para paralisar esta porcaria de campeonato COMPRADO!
    Será que nada neste país pode ser sério e honesto?

  • Uma dúvida: quem colocou esse Sr. na presidência da CBF?

  • Muricy….o cara pegou o time (se é que podemos chamar de time em início de temporada) em fevereiro começa o carioca teve três meses para montar uma zaga com Wallace-Cesar Martins grande goleiro kkk e Dumas e Leo Duarte, e ainda jogadores em incio de temporada! ainda entendendo a filosofia que o Muricy queria, sem contar o melhor momento de Cirino-Rodinnei e Arão foi com Muricy que tornou o
    lado direito a válvula de escape do flamengo. Memoria curta Muricy não
    teve Donatti-Rever-Vaz-Diego-Damião e jogadores alcançando seu alto
    rendimento e comprometimento tático, lembra que com Muricy Arão jogava
    mais, Cuellar apresentou seu melhor futebol, Cirino, Rodinei MAncuello
    era constantemente aproveitado, quase sempre era o titular.
    Enfim Zé teve o elenco ao seu dispor, no melhor momento físico, preparado para o longo campeonato brasileiro, com reforços de peso chegando e ainda foi
    presenteado com a cereja do bolo Diego chegando para o segundo turno!
    figurávamos na sexta colocação quando ele chegou, como isso sucedeu? conseguimos perder para o palmeiras em casa, empate com são paulo, derrota fora para Corinthias, e figueirense , tirando o líder onde estão os times supracitados são
    paulo brigando pra fugir, figueira, sport, não ganhamos clássicos
    regionais, ainda sofremos empate em “casa” para o time de juniores do
    santos, um time em formação do botafogo que estava brigando para não
    cair, e derrota para o Fluminense, será que isso não pesa meu caro
    Silas? vem o segundo turno o mesmo, empate com Palmeiras, Botafogo,
    Corinthians, Galo, derrota para o Inter quase rebaixado, e empate com os
    bambis que brigavam pra não cair será que isso não pesa?
    Hoje estamos em terceiro lugar, as vitórias convincentes do mengão foram
    contra Figueirense e Santa Cruz (times que brigam para não cair rsrs um
    ja caiu), as outras foram vitórias magras e sofridas, em algumas saíndo
    até mesmo em desvantagem e conseguindo o gol e decidindo o jogo nos
    últimos minutos, em algumas partidas pareciam que o time estava
    satisfeito com o 0 x0 ou quando fazia 1×0 logo recuava e ficava a espera
    de um vacilo do adversário, será que tenho memória curta?
    Enfim hoje, pelo futebol que apresentamos o terceiro lugar está sendo um lucro
    enorme, faltam quatro rodadas se o time quiser se manter em 3 terá quer
    vencer os jogos que lhe restam, caso contrário até essa posição pode
    ser alcançada pelo galo que tem jogos mais fáceis nas próximas rodadas! e
    aí a choradeira virá torcendo para o galo vencer a copa do
    brasil….memória curta?

  • O Flamengo vem sendo prejudicado nos jogos!!!!!!!!Faltas perto da meia lua não vem sendo marcadas!!!!!!!

  • quero ver ESPN FOX SPORT TV FALAR ALGUMA COISA… VAMOS SE POSICIONEM SEJAM HOMENS KKKK . MANCHA VERDE ISSO JÁ SABÍAMOS, NAS ULTIMAS 4 RODADAS EM 3 PALMEIRAS FOI BENEFICIADO FORA OS OUTROS

  • Cadê o Nobreza pra convocar entrevista coletiva?

  • Olha laa no Ge se eles colocaram essa denuncia ?? até agora nada seg 23:00 Hrs. Claro que não logico Quando se trata sobre Flamengo eles colocam tudo que apareça, Seja queimar o filme.e tem gosto agora sobre revista Forbes põe brasileiros no pódio fala dos Gãmbas morrendo na lama podre

  • A CBF tem que deixar de organizar os campeonatos e cuidar só da seleção.

  • Por isso q n gasto meu dinheiro para comprar ingressos, pq desde a primeira rodada já escolhem o campeão. Brasil um país que mais parece uma privada q soh serve para merda. Por esse detalhe q o nosso EBM n eh bem vindo pq honestidade faz mal a vagabundos iguais a corja da CBF. SRN.

  • Campeonato MANCHADO

  • Isso é nítido o Palmerdas foram os mais beneficiados com “erros” mané é quem acredita que era somente erros da má qualidade dos árbitros do Br, isso era só desculpa lavada para se justificar os desmandos CBF, FFP TUDO JUNTO E MISTURADO!!!!

  • Absurdo isso! A imprensa tem que cair matando em cima disso.

    Isso mancha o nosso futebol. Não pode um cara que administra a maior entidade do país fazer parte de clube de futebol.

    Absurdo! Absurdo! Absurdo!
    Revolta! Revolta! Revolta!

    Eu não consigo parar de gostar de futebol, mas juro que vendo coisas como essa dá vontade, mas isso é impossível.

Comentários não são permitidos.