Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

STJD quer que clubes paguem por controle biométrico de torcedores

Redação
Redação
Publicação: 01/11/2016
1 comentário
Atualização: 01/11/2016
Compartilhar

O STJD estuda incluir no Regulamento Geral de Competições (RGC) do ano que vem a obrigação do controle de acesso e de identificação de torcedores nos estádios. Com isso, passa a ser responsabilidade dos clubes, a fiscalização da entrada dos torcedores nos estádios. Quem não fizer, será punido pelo Tribunal. A ideia é que os clubes arquem com os custos de instalação dos sistemas de controle, que giram em torno de R$ 300 mil. O Internacional é um exemplo estudado. Em ação pioneira, desde agosto, 100% dos integrantes das organizadas do Colorado estão cadastrados pela biometria digital.

A medida já vai valer para o Campeonato Carioca do ano que vem. Isso se os clubes aprovarem o regulamento. Serão incluídos dois novos pontos: a obrigação do cadastro dos membros das torcidas (que vem sendo feita há anos pelos Ministérios Públicos) e a obrigação dos clubes de implantar o sistema de controle digital ou facial dos integrantes. Ações como estas já vêm sendo estudadas pelo MP de São Paulo, mas ganharam força a partir da última semana, após a criação de uma força-tarefa entre o Tribunal de Justiça do Rio, o Ministério Público do estado e o STJD.

A instalação do sistema de informática para o controle digital ou biométrico é o que, de fato, pode contribuir para a diminuição dos casos de violência nos estádios. Medida que, se o que o Ministério do Esporte determinasse fosse cumprido pela CBF, já era para estar valendo desde 2014, quando o órgão determinou que os estádios tivessem tal controle. Uma coletiva foi convocada em Brasília para tratar do tema pelo então ministro Aldo Rebelo, motivado pela selvageria que ocorreu em Joinville, entre vascaínos e torcedores do Atlético-PR. Após o encontro, nada foi feito por parte de quem organiza o futebol brasileiro.

Inter criou um departamento de torcidas

O equipamento comprado pelo Internacional é o mesmo usado pelo Ministério da Justiça para emissão de passaportes. Grava digital e as informações pessoais do usuário. De acordo com o clube, o sistema vem funcionando satisfatoriamente. Em um caso recente, ajudou a identificar com rapidez e suspender do estádio 20 torcedores que depredaram o Beira-Rio após uma derrota do time no Brasileiro. Aqueles que foram identificados e punidos não conseguirão entrar no Beira-Rio ao colocarem suas digitais na roleta de entrada.

“Os clubes têm de assumir o relacionamento com as organizadas. Saber quem é quem e o que fazem”, defende um dos responsáveis pela implantação do controle no Beira-Rio, o vice-presidente administrativo do Inter, Alexandre Limeira.

O clube não tem somente o cadastro e o controle de todos os integrantes de suas organizadas, mas criou uma diretoria dedicada ao relacionamento com as facções, a Diretoria de Torcidas, sob o Departamento de Relações com as organizadas. Na pasta, são promovidas ações como incentivo à banda e a atividades artísticas como montagem de mosaicos e outras manifestações por parte das torcidas.

“Nós financiamos a festa. Esta é a contrapartida que oferecemos por eles estarem sujeitos ao controle e fiscalização do clube. Pagamos para fazerem a logística dos mosaicos. Em dias de jogos, colocamos os torcedores responsáveis pela organização para dentro do estádio às 10h30 da manhã, para um jogo que será somente às 18h30. Ele recebe todo o material do Inter, não arca com esse custo e ainda fica fora da rua, não se envolve em problemas enquanto está lá”, explica Limeira.

A banda das organizadas tem, não somente o apoio do clube, mas como também oferece cursos para quem quer aprender algum instrumento musical, tudo pago pelo Inter.

“Eles recebem um salário para dar aula para crianças em situação de vulnerabilidade. Essa é uma forma de relacionar-se, promover a festa que é importantíssima para o clube e não incentivar a violência. O torcedor que desobedece, está fora”, conta o dirigente.

Um modelo a ser copiado. Sem dúvidas mais eficaz do que financiar as facções na tentativa de usá-las como massa de manobra política. Incentiva a festa, não torna o clube refém e ajuda a controlar a violência.

Fonte: Gabriela Moreira | ESPN

Assuntos:biometriaclubescontrolestjd
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário
  • Being disse:
    03/11/2016 às 22:12

    Perfeito. Vamos ser humildes e copiar essa ótima iniciativa! Pelo fim da violência no futebol.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Reforço de R$ 6 milhões se machuca antes de estreia pelo Flamengo e deve ficar fora da temporada

1

Sócios se revoltam e pedem afastamento de vice-presidente do Flamengo

5 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

A negociação do Flamengo com a LiveMode para transmissão de jogos no YouTube

21 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

A contribuição do Flamengo no recorde de 174 estrangeiros no Brasileirão de 2026

5 7

Joia do sub-17 assina 1° contrato profissional com o Flamengo; veja quem é

12 1
Brasileirão

Flamengo enfrentará a Ferroviária nas quartas de final do Brasileirão Feminino

8 5

A festa no Maracanã para celebrar 1 ano de parceria entre Flamengo e Betano

23 6
Libertadores

Líder com sobras, 16 vitórias seguidas e ex-rivais: conheça o Del Valle, adversário do Flamengo na Libertadores

6 1

A resposta entusiasmada do técnico do Del Valle sobre enfrentar o Flamengo na Libertadores

9 13
Comentários Recentes
  1. Leandro Martins em Sócios se revoltam e pedem afastamento de vice-presidente do Flamengo

    Realmente não tem cabimento. Claro conflito de interesses.

  2. Geraldo Bernardes De Souza em Leonardo Jardim dá resposta sobre reforços e cobra soluções no Flamengo

    Fla tem que contratar jogador com faxetaria de 25 anos a 28 anos se não pode abri azilo na gavea

  3. Geraldo Bernardes De Souza em Presidente de time russo ‘barra’ contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

    Esse boto foi um dos piores que o flamengo contratou ele não conseguir contratar ninguém o flamengo precisa de um…

  4. Geraldo Bernardes De Souza em Presidente de time russo ‘barra’ contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

    Se o flamengo ganhar mas alguma coisa esse ano vai ser milagre porque esse bap não entende nada de futebol…

  5. Geraldo Bernardes De Souza em Carrascal pode voltar ao palco de 1º jogo profissional da carreira caso Flamengo enfrente o Tolima na Libertadores

    Vai vender a base toda e jogadores Bom,e não vai contratar ninguém cadê o dinheiro dos jogadores vendidos novos

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo