“A última vez que falo deste assunto”

Compartilhe com os amigos

Este é o melhor momento para falar de Márcio Araújo.

Ele fez um partidaço contra o Santos, marcando de modo irrepreensível o meio-campo mais técnico e criativo de todos os times do futebol brasileiro, e fazendo o que não fez em nenhuma das trinta e quatro rodadas anteriores de que participou: não se omitiu, não atrasou todas as bolas que lhes chegaram aos pés – característica que ajuda a engordar sua enganosa estatística de passes certos – e até concluiu uma jogada com perigo, obrigando Vanderlei a fazer boa defesa.

Vou repetir o que já escrevi aqui: meu problema não é com a pessoa Márcio Araújo, a quem sequer conheço e que vejo como um profissional dedicado e íntegro. O meu problema é conceitual e específico do jogo. Márcio Araújo representa um futebol que há muito foi abandonado pelos melhores times do mundo. Se o Flamengo quer ser reconhecido como um deles, tem que mudar o jeito de pensar.

Como a temporada acabou – tirando os sempre bem-vindos reais a mais, pouca diferença faz ser segundo ou terceiro –, temos tempo para digressões. E eu proponho aproveitá-lo para retroceder dez anos.

Em 2006 Ney Franco chegou ao Flamengo, para comandar o time nas duas partidas que decidiriam a Copa do Brasil contra o Vasco. Campeão, ganhou moral e aos poucos transformou a Gávea num autêntico consulado mineiro. Era possível escalar um time inteiro só com gente que havia trabalhado com Ney no futebol das Minas Gerais.

Não tenho nada contra os jogadores revelados em Minas, e incluo ao menos quatro deles entre alguns dos principais responsáveis por eu gostar tanto de futebol – Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos e Reinaldo. O que é bem diferente de uma lista composta por Irineu, Gérson Magrão, Leandro Salino e, aberração das aberrações, Jaílton, o volante que me fez ser eternamente simpático a Cuca: foi ele que, numa das primeiras decisões tomadas ao assumir o cargo de treinador do Flamengo, dispensou Jaílton.

Titular com Ney Franco, Joel Santana e Caio Júnior, Jaílton me aborrecera por duas temporadas completas, apesar de ter participado de conquistas estaduais e da empolgante campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro de 2007. Tudo indica que, se não fosse demitido, Cuca não teria sido campeão brasileiro em 2009, já que não concordava com o aproveitamento de Petkovic e todos sabemos o tamanho da bola que Pet jogou naquela conquista. Apesar da teimosia e do grande número de bobagens cometidas, a dispensa de Jaílton é suficiente para incluir Cuca na galeria dos caras que fizeram bem ao futebol rubro-negro.

Transformando água em vinho, passemos de Cuca a Guardiola. Ao chegar ao Manchester City para a atual temporada, o marrento catalão abriu mão de um dos maiores ídolos do clube, o ótimo goleiro Joe Hart, por ele não saber jogar com os pés. Guardiola optou por contratar o chileno Claudio Bravo, muito mais indicado ao tipo de jogo que gosta de ver seus times praticarem.

Quem viu algumas partidas do Bayern de Munique dirigido por Guardiola deve se lembrar que, várias vezes, ele entrava em campo com três zagueiros. Vejam bem: não eram três zagueiros de área, eram apenas três caras jogando lá atrás. Em um alucinado exercício de imaginação, seria mais ou menos como se Zé Ricardo escalasse Muralha; Pará, Rever e Jorge na zaga; Willian Arão centralizado, com Diego e Mancuello na armação; Gabriel e Everton correndo pelos lados; Guerrero e Leandro Damião na frente. Em um sistema tão ousado, é essencial ter um goleiro que saiba jogar adiantado.

Claro que Guardiola jamais entraria desse jeito para enfrentar o Real Madrid ou o Barcelona, mas o futebol atual é uma aula prática de ocupação de espaços, e da mesma forma que um time não se torna necessariamente ofensivo por estar com cinco ou seis atacantes, não significa que ficará exposto se tiver apenas três defensores de origem. O negócio é ter competência para arrumar a casa e fazer a coisa funcionar.

Outra: às vésperas da decisão da Copa das Confederações, perguntaram ao meio-campista Fàbregas como a seleção espanhola poderia neutralizar o ataque brasileiro. Fàbregas respondeu com simplicidade, dizendo que eles tentariam fazer o de sempre, ou seja, ficar o maior tempo possível com a bola. Não deu certo naquela final contra o Brasil – a seleção espanhola já iniciara seu processo de declínio técnico – mas, ao contrário do que muita gente pensa, o tiki-taka era muito menos um estilo enfadonho de atacar, e muito mais um jeito eficiente de se defender. Sem jogadores que ajudem o time a ficar com a bola, iremos sempre precisar de caras para correr atrás do adversário. E continuaremos a renovar o contrato do Márcio Araújo.

Quando confrontado com alguma pesquisa de mercado, um ex-diretor da agência de propaganda em que trabalho costuma dizer que se você tortura um número, ele acaba revelando o que você quer. Tenho minhas reservas quanto às estatísticas no futebol, por perceber que muitas vezes elas servem para defender o indefensável. Além disso, estou convicto de que muito mais importante do que estatísticas duvidosas é o conceito de jogo que o Flamengo irá adotar, porque através dele conseguiremos enxergar nossas verdadeiras ambições.

Para um clube que quer participar das competições com dignidade, alguns técnicos e certos jogadores são adequados. Para um clube que pretende se impor, ganhar títulos e obter reconhecimento internacional, o buraco é mais embaixo. (Esse ano, quando o técnico Argel foi demitido do Internacional, o jornalista Menon, do UOL, escreveu o seguinte: “Se você vai lutar para não ser rebaixado, contrate o Argel; se você acha que pode brigar pelo título, jamais contrate o Argel”. É por aí.)

Se o futebol moderno obriga que todos marquem, ele também exige que todos participem dos esforços ofensivos. Na boa, gente, como é que um jogador de meio-campo disputa trinta e cinco partidas sem dar um passe para gol (o que hoje as pessoas chamam de assistência) e vai acertar seu primeiro chute só na penúltima rodada?

Peguem os volantes dos times colocados nos seis primeiros lugares da tabela. Com a infeliz exceção de Márcio Araújo, todos fizeram gols. O Bruno Henrique, volante do Corinthians vendido no meio da competição, disputou menos de vinte partidas e marcou quatro gols. O Réver, que é zagueiro, fez dois. Jorge também. Rafael Vaz deu um passe difícil e perfeito para o gol de Willian Arão contra o Figueirense. Pará cansou de participar de jogadas que terminaram nas redes inimigas. Por que só Márcio Araújo tem a prerrogativa de não colaborar com as jogadas ofensivas? Qual é o borogodó do cara?

Respeito a opinião de quem o acha imprescindível para o Flamengo, mas não entendo alguns argumentos. Dizem que, quando Cuéllar entrou, o sistema defensivo ficou fragilizado. O fato de Cuéllar não resolver – se é que não resolve, o que acho discutível – e o fato de Ronaldo ainda não estar pronto, o que não me sinto em condições de avaliar já que ele nunca foi lançado, não significam que Márcio Araújo seja a solução. Ora bolas, não podemos ir ao mercado? Se fomos atrás do Diego, do Muralha, do Willian Arão, por que diabos não podemos contratar um volante de verdade, que não apenas nos ajude a montar um bom sistema defensivo como também consiga iniciar de forma competente nossas jogadas de ataque? (Se alguém aí pensou no Arão, empatou.)

Lembrem-se, incrédulos e ateus: Deus sempre dizia que, lá no CFZ, o volante tinha a obrigação de ser o melhor passador do time. Vão discutir com o homem?

O presidente Eduardo Bandeira de Mello declarou que não pode tomar decisões em função do que os torcedores opinam nas redes sociais, e aposta na competência da comissão técnica. Errado não está, mas convém não esquecer que foram comissões técnicas da gestão Bandeira de Mello que trouxeram Ayrton, César Martins, Bressan, Erazo, Armero, Thallyson, João Paulo, Val, Diego Silva, Elano, Bruninho, Carlos Eduardo, Lucas Mugni. Há vários acertos entre as contratações mais recentes, e eles merecem reconhecimento e elogios, mas achar que não há erros beira a arrogância.

Não queria mais falar de Márcio Araújo. Fiquei chateado por aquele chute dele não ter entrado. Torço para o Flamengo, e não para esse ou aquele jogador. Não sou tonto de achar que o único problema do nosso time está ali, e acredito que é possível ser campeão com Márcio Araújo – embora, e que os estatísticos não esqueçam de registrar isso, ele jamais tenha conquistado nenhum título significativo em seus treze anos de carreira. Mas a titularização absoluta de Márcio Araújo revela atraso em relação ao melhor futebol que se pratica atualmente e mostra uma frustrante falta de ambição quanto ao lugar aonde queremos chegar.

A pergunta-chave, presidente Bandeira de Mello, é essa: aonde queremos chegar?

(PS: Esse texto foi escrito e publicado um pouco depois da meia-noite, na virada de 28 para 29 de novembro, algumas horas antes da trágica notícia da queda do avião com a delegação da Chapecoense. Desnecessário dizer que não há o menor clima para discutir qualquer assunto ligado ao futebol, mas como a postagem aconteceu antes do acidente, também não seria o caso de cancelá-la. Força e solidariedade do República Paz & Amor a todos os torcedores do clube e, especialmente, aos parentes e amigos das vítimas.)

Fonte: Jorge Murtinho

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Amigos Rubronegros, o Flamengo vai tentar renovar com o VSQ por 2 anos oferecendo AUMENTO no salário para ganhar da ENORME concorrência de grandes times brasileiros e estrangeiros que “brigam” para contratá-lo oferecendo fortunas(???????)

    …….Enquanto isso, Ciente das dificuldades, Santos faz primeiros contatos por Bastian Schweinsteiger!!!!!!!
    O Santos fez os primeiros contatos nos últimos dias para tentar contratar Schweinsteiger em 2017. O clube procurou por uma empresária brasileira de bom trânsito na Alemanha para tentar se aproximar do meia do Manchester United.
    O Peixe pretende ficar mais perto da Avantgarde, empresa que cuida da carreira de Schweinsteiger.

    Essa é a diferença entre “pensar pequeno” e “PENSAR GRANDE”!!!!!!!

  • Na minha opinião, o Jorge Murtinho é o melhor cronista rubro negro junto com o Arthur Muhlenberg. Seus textos são irretocáveis.

    Simplesmente pôs os defensores da mediocridade caramuja embaixo da sola do sapato, pisou e amassou.

    • Concordo.

  • O Luto pela tristeza e a dor que esta vivendo a Magnifica Chapeterror por isso vou ser curta sem termos ofensivos:Chega de Marcio Araujo agora so porque foi bem domingo os fans dele tao defendendo pra renovar?Naoooo Chega de Marcio Araujo

  • Análise irretocável. Creio que resume bem o pensamento dos que não concordam com a renovação do Márcio Araújo. Seria ótimo que fosse lida pela diretoria e comissão técnica.

  • O único chute para o gol que o Caramujo acertou no gol foi aquele em que estava impedido no título contra os vices.

  • Nosso grande companheiro VINNY DUNGA essa semana me disse para interpretar os argumentos de uma “coluna” escrita por ele.

    Como faço pra mostrar uma verdadeira exposição de opiniões, com analogias, comparações, levantamento cronológico, parâmetros comparativos, ao nosso grande amigo Dunga?

    Parabéns Jorge Murtinho! Cada um tem sua opinião. Em contrapartida, não se pode ignorar fatos e estatísticas: um volante que não participa de momento ofensivo. É como se sacassem ele da equipe, e só voltassem a partir da perca da bola! Chega a ser engraçado kkkk pra não ser triste!

    Em tempo: não esquecemos da sua declaração, Márcio!

    Merece muitas palmas né? Voou durante a temporada… certo.

    Aguarde os aplausos do Maracanã!

    &;-D

  • O título deveria ser ” A última vez que falo deste assunto este mes” , porque todos sabemos que este assunto é infinito

  • Parei de ler à partir do trecho “Márcio Araújo representa um futebol que há muito foi abandonado pelos melhores times do mundo.”… &;-D

    • Nao faz sentido porque ele é titular do melhor time do mundo kkk

  • Só porque eu nao acho que o Márcio Araújo seja o Anticristo nao quer dizer que eu seja apaixonado por ele, alguns nao encontram o meio termo

  • Quando entenderem que a diferença do time do Muricy pro time do Zé Ricardo é o ARÃO, quem defende o Márcio vai mudar de ideia. A parte defensiva melhorou pq o Zé trouxe o Arão mais pra trás, o que fez ele não ser tão ofensivo. Se ele tivesse alguém de qualidade pra revezar as ações ofensivas, ambos renderiam mais e cansariam menos. Foi o que aconteceu domingo, já que o Márcio foi mais participativo na frente.

    • Exatamente,achar que estamos aonde estamos é por culpa do Márcio e sacanagem.

      • Mas dizer que nao fomos campeoes por culpa dele é sacanagem também, nesse elenco que tem limitaçoes no ataque e que sentiu o desgaste no final do ano

        • Sim,mas que ele comprometeu em alguns jogo ninguém pode negar.

          • Assim como qualquer jogador

            • Me fale quem errou mais que ele esse ano?

    • Quando o fla enfrentou o figueira na sula, foi tentado isso mas ficaram muitos espaços no meio campo, embora os gols tenham sido mais de bola parada várias situaçoes surgiram nesses espaços. Depois contra o figueirense de novo no brasileiro o figueirense jogava fora de casa e desfalcado, entao praticamente abdicou do ataque, daí deu certo

      • Com a zaga nossa reserva e sem ritimo de jogo e com Chiquinho fica difícil tbm

  • Falam tanto em técnicos ultrapassados mas uns aceitam jogadores ultrapassados, quando o Márcio começou a jogar a única função do volante era dar o primeiro bote, nao importava se o volante não sabia tocar,cruzar,ser rápido ou chutar a gol hj o futebol exige que o volante seja o principal jogador do esquema, pois as jogadas começam por ele além do primeiro bote começar nele tbm,hj o Márcio está no fla pois dizem que ele é boa pessoa, ninguém tem dúvidas que ele e um cara gente boa mas isso e futebol não profissão de porteiro,outro motivo é sua raça,ele não tem raça só usa bem sua única característica A VELOCIDADE ,raça e vc andar o jogo inteiro e só correr quando quer?a raça dele é ganhar na corrida de alguns jogadores,isso nao e raça,felipe Melo tem raça (muitas vezes exagera nela.)não desiste de jogadas,carceres tinha muita raça pois apesar de lento era um dos que mais corria no time, sua marcação era prescisa mas até ele se cansou de pegar banco pro Márcio.

  • ???????

  • Também nao quero Marcio Araújo no flamengo, mas acho um pensamento raso esse de que usar um volante que só saiba marcar é sinal de pensamento antiquado, de 7×1, de mediocridade do futebol e blábláblá, o Zé Ricardo nao deixa de ser um técnico de boas ideias e moderno só porque escala o MA, é possível jogar um bom futebol tendo ele no time. Talvez seja mérito fazer o time funcionar mesmo sem um volante de boa saída, o Palmeiras de 2015 do Marcelo Oliveira, por exemplo, quando ficou sem o Gabriel (volante) nao conseguiu mais jogar, pois faltava repertório, pensamento limitado é achar que hoje em dia só dá pra jogar obrigatoriamente com volante que arme, drible, lave roupa e cozinhe

    • A maior função de um volante continua sendo a marcação,mas oque adianta o carra marca e não saber oque fazer com a bola?ele deixa sempre alguém na fogueira por dar toques mal feitos ou por ter marcador em cima do que vai receber.

    • “pensamento limitado é achar que hoje em dia só dá pra jogar obrigatoriamente com volante que arme, drible, lave roupa e cozinhe” — Disse tudo! O pessoal NÃO entende que um bom elenco é formado por jogadores com perfis variados… &;-D

  • Márcio Araújo é o jogador mais discreto do time e é o assunto mais comentado de todos os tempos da história do flamengo

    • Discreto por que se omite, sempre se esconde atrás do passador, apenas fica apontando em campo. Melhor ele se aposentar e virar flanelinha!

    • E tbm o medíocre com maior número de apaixonados por ele…

  • Realmente 3 zagueiros seria uma boa opção com: Muralha, Donatti, Réver, R. Vaz, Arão, Rodinei(finaliza melhor e corre mais que o Pará), Jorge, Diego, Marinho, Vitinho e Guerrero.

    • Quando eu penso no Marinho eu penso em reserva para substituir um ponta titular ou correria pro segundo tempo, mas nao pra ser o titular

  • Também nao quero Marcio Araújo no flamengo, mas acho um pensamento raso esse de que usar um volante que só saiba marcar é sinal de pensamento antiquado, de 7×1, de mediocridade do futebol e blábláblá, o Zé Ricardo nao deixa de ser um técnico de boas ideias e moderno só porque escala o MA, é possível jogar um bom futebol tendo ele no time. Talvez seja mérito fazer o time funcionar mesmo sem um volante de boa saída, o Palmeiras de 2015 do Marcelo Oliveira, por exemplo, quando ficou sem o Gabriel (volante) nao conseguiu mais jogar, pois faltava repertório, pensamento limitado é achar que hoje em dia só dá pra jogar obrigatoriamente com volante que arme, drible, lave roupa e cozinhe

  • Perfeita a análise ! FLAMENGO AJUDA A CHAPECOENSE, SE FOR MESMO RENOVAR COM O MÁRCIO ARAÚJO, EMPRESTA ELE PRA CHAPECOENSE DE GRAÇA !!!

    • Isso é maldade!

      • Pq maldade? E maldade com quem ?

        • Maldade com a Chape… ,KKKKKKKKKKKKKK!

  • Nem discuto mais sobre a gestão de jogadores medíocres e pensamento pequeno da diretoria e comissão técnica do Flamengo.
    Cancelei o meu sócio torcedor, o dia que valer a pena eu volto, por enquanto continuo torcendo para meu clube de coração, mas jogar dinheiro no lixo é complicado!

  • Analisa impecável e extremamente coerente. vivo dizendo que contar com Márcio Araújo (ou algum outro com as mesmas características) e ser medíocre, e pensar pequeno para um time como o Flamengo. Vejo muitas críticas ao culler, que não é tudo isso, que quando entrou fez cagada, que não marca…entretanto ele teve sequência? (Não me venha comparar quando ele jogava com o Murici pq a zaga na época era Wallace e Léo e mesmo assim ele segurava a onda) vejo um jogador jovem que pode sim exercer a função de primeiro volante com força de marcação e qualidade na saída de bola, mas pra isso ele precisa jogar…posso estar enganado e ele não render, mas já que nos compramos os direitos do jogador o mínimo e que se de chances para ele mostrar seu futebol e não manter um jogador de 32 anos é extremamente limitado como titular absoluto.

    • Mesmo com todas essas críticas, o Cuellar ainda tem uma assistência no campeonato (pro gol do Cirino, contra o Coxa), jogando quase 1/6 do tempo do MA.

      • Foi uma bela assistencia, mas tem que lembrar que ele entrou como segundo-volante, com o MA ainda em campo, e portanto ele teve liberdade pra se aproximar mais do ataque, normalmente ele nao apareceria lá na frente. Claro que ganhariamos em saída de bola, mas achar que seriam recorrentes gols e assistencias nao é verdade, só ver o período em que ele foi titular no carioca

        • Não apareceria? Sua memória não deve se recordar que, mesmo jogando como primeiro homem, ele aparecia pra finalizar.

          Já viu o Márcio Araujo finalizar a gol quantas vezes nessas 67 décadas que esse ameba está nos presenteando com seu futebol? kkkkkkkkkk

          • Pode por o PV de volante que vai finalizar mais que o Márcio Araújo, mas na verdade eu me importo menos com isso, o Gabriel volante do Palmeiras por exemplo, eu nao me lembro de gols ou assistencias dele esse ano, o que faz a diferença é o volume de jogo a partir da saída de bola, eu só acho que é a coisa errada pra criticar no MA esse lance de finalizaçoes. Vamos supor que ele faz aquele gol contra o Santos, faz aquele contra o América mg e faz aquele contra o SP no primeiro turno que o Denis espalmou, mesmo assim o Márcio Araujo ia continuar sendo odiado

            • Boa! Concordo contigo. Seu exemplo foi muito feliz.. a galera falando que precisa de jogador do estilo do Marcio Araujo pro elenco. Não concordo. Ele é nulo. O Gabriel não. Participa, dá dinamica, e tem velocidade e pegada

              Boa sugestão, contratado dele esta em renovação, se não me engano.

              • Precisar nao precisa, mas num jogo que a gente quer segurar o resultado e tá tomando sufoco o Márcio Araújo é pra quem vc vai querer olhar no banco

                • Eu fecho os olhos pra ele. E rezo pra Deus!

                  Brinks.

  • Jorge, infelizmente não gosto do futebol do Márcio Araújo, mas temos que direcionar nossa aversão ao DP de futebol que sustenta esse Márcio Araujo e mais uns trinta perebas no flamengo. P conselho precisa investigar porque tantos jogadores velhos, encostados e jogadores com históricos lesões graves e sucessivas como Ederson mancuello. Aliás, depois que o flamengo contratou o Mancuello, is fisiologistas descobriram que ele só aguenta.jogar um tempo, como pode isso? Um profissional que custou 12 milhões! É inadmissível esse tipo de contratação. Jogador encostado em outra equipe não serve pro flamengo. Fernandinho, rever, Vaz, Damião, chiquinho, Ederson, Juan, e Mancuello que tinha jogado 5 partidas em quinze meses. Não dá, parece que estão jogando contra, tentando atrapalhar a transformação do clube.

    • Meu caro há coisas q vemos só ñ podemos provar, o nosso FLA + parece o nosso País , muita coisa estranha acontecendo, muita gente ganhando o q ñ merece seja jogadores, diretores e empresários, e o patrimônio do FLA sendo gasto de forma errada e sendo desvalorizados, vide os meninos da base q pouco recebem a chance devida e tenho certeza q faria melhor do q muitos q lá estão. Ai eu me pergunto se a grana fosse deles gastariam dessa forma inresponsável .
      PS: Sei q tem muita gente honesta lá dentro do nosso Mengão.

      • Sergio eu não consigo entender. A incompetência é o pónto a ser destacado nesse DP de futebol. Não entendo essa passividade que um clube gigante não exija melhores resultados, não investigue essa incompetência no futebol. Ou essa passividade é porque ninguém entende de futebol no clube ou existe um sangria de dinheiro no.clube. O conselho tem que ser exigido a investigar. O difícil é que a maioria desse conselho, e do grupo do Godinho que praticamente elegeu o Banana de melo. Que Deus nos ajude.

  • Amigos se esse MA é tão bom, porque nem um outro clube quer contratá-lo, só o FLA é q quer ficar com ele, já pensaram nisso!

    • Essa é uma pergunta que se você fizer aos defensores dele, não terão resposta. Eu, que desejo a saída dele, responderia que o empresário dele e outros que ganham com isso evitam qualquer possibilidade de conversa com outros clubes. Até mesmo surgimento de rumores por parte da imprensa. Coisa que também não acontece na mídia. É lá que o jogador está ganhando muito mais do que merece e o empresário e amigos no clube estão faturando mais do que conseguiriam em outro lugar.

      • É isso mesmo meu camarada, um abraço e SRN.

  • O cara prefere passar o ridiculo apenas para ganhar comentarios no seu texto e escreve um monte de babaquices que técnicos e especialistas no assunto discordam. Esse assunto MA já deu faz muito tempo. Procurem, vcs que escrevem texto aqui no Coluna, serem criativos, diversificados, texto que realmente importa e seria de grande ajuda para o Clube. Já está mais que feio, vergonhoso, pra voces essa implicancia sem fundamentos.

    • Exatamente !
      Se Todos aqui sabem o quão o Márcio Araujo é limitado e o quão ele é um atraso técnico ao time (responsável direto por 40% dos gols que o Flamengo levou no brasileirão), porque ao invés de protestar contra a continuação desse cara no time os torcedores só ficam escrevendo textos ?
      Não dá pra entender.

    • Sem fundamento? Tu assiste aos jogos do MENGÃO? Eu acho que está assistindo a outros jogos, só pode.

    • Vc que não sabe interpretar texto. Os argumentos estão todas acima, volte e releia. Se vc é a favor da renovação desse jogador medíocre, não é verdadeiramente torcedor do Flamengo.

      • Menos né, o cara pode amar o Wallace e ser torcedor do flamengo

    • Volta pro desenho, jovem, vai brincar de médico com o Milhouse.

  • Pra ser eserva serve< mas certamente precisamos de um volante p

    • Melhor nem brincar com isso.
      Esse ano era pra ele ser reserva também, e acabou sendo titular independente de todas as cagadas que fez.

  • Quando se tem volantes que marcam, que lançam, que vai a frente, chuta no gol, dar assistências, faz uma tabela com um atacante no e faz gols, esses são volantes modernos que podem jogar como um lateral, meia de criação ou até um atacante! Esse é um volante moderno, existe no futebol brasileiro? Existem, tem algum no Flamengo? Sim, Zé prefere Marcio Araújo, pq o volante deve ser um jogador que fique na frente da zaga para dar o 1° combate, certo, mas seus combates sempre são errados e faz com que os zagueiros sejam sufocados e acabam errando em botes de desespero que qse sempre erram e resultam em gols, com um volante assim, não tem zaga boa! Correr é fácil, difícil é correr certo!

    • Você falou uma coisa primordial que é obrigação do MA, teoricamente, e que os defensores dele nunca mencionam, justamente por estar somente na teoria: O 1º combate. Se ele fizesse isso não roubaria bolas apenas por trás do adversário e teria tantos cartões amarelos quanto o Cárceres e Willians, que “mordiam” na marcação.

      • Olha, eu deduzo que além dele ser ruim, não dar segurança para os zagueiros dar um subida de surpresa, vejo que é praticamente um 3° zagueiro! Assim põe Vaz a frente de Donatti e Réver! Observe que o Zé não quer que os zagueiros e o MA saiam de trás, assim o time fica bem recuado apenas sofrendo ataques, contra o Santos eu vi Diego chamando o meio para e ataaque para combater o Santos no seu campo de defesa, por isso vimos q o péssimo MA deu uma murcha subida, assim que ele deveria jogar, mas sem esse talento ele sufoca a zaga.

  • O Caramujo destrói qualquer time, quem defende ele devia levar ele pra casa!

  • #foraarujo #forçahapeco #justiçasejafeita

  • Análise extremamente profunda e precisa. Junte a tudo que foi citado no texto que Márcio Araújo possui deficiências na única função que ele desempenha. Ele é fraco na marcação, apenas cerca o adversário e nunca dá o bote. Como que um jogador cuja a única função é marcar é o terceiro no ranking de desarmes da equipe? Isso apenas retrata quão mediano ele é. Precisamos de jogador para mudar o patamar do clube, depois de uma campanha em que voltamos a mostrar nossa força competitiva e reiteramos a força da nossa torcida para o Brasil. Chega de jogadores medíocres e “esforçados”!

    • vou complementar oque vc escreveu com o seguinte, muitos dizem que o Arão caiu de rendimento, mas ao meu ver ele não caiu de rendimento, apenas foi deslocado do ataque e de fazer subidas para cobrir melhor a defesa pois o Marcio Araujo no tava dando conta do recado!

      • Isso é o que tenho focado nas discussões que envolvem quem piorou o meio-campo: MA ou Arão. Não dá pro Arão ir ao ataque toda hora e deixar um volante de 32 anos que não aprendeu a se posicionar ou dar um passe de 5 metros. A gente jogando nossa pelada com um pereba não faz isso ele vai fazer no Fla ??!!

        • Pois é meu amigo Rubro Negro, mas ainda acredito que venha o Filipe Melo ou outro volante de primeira linha, dois pontas e um lateral esquerdo para o ano que vem, a esperança nunca acaba!

          • Também espero isso !!!

  • Márcio Araujo vai acabar com a carreira do Vaz! Vaz é um bom zagueiro, particularmente depois que ele entrou melhoramos muito nossa zaga, mas nessa retal final de temporada ele ta se desgastando muito em ficar responsável pela transição de bola da defesa pro ataque e isso ta tirando o foco dele que é a defesa, se analisarmos os jogos o Vaz ta sobrecarregado toda hora a bola chega nele, tanto o Rever e principalmente o Marcio entregam a bola pra ele pra virar o jogo ou fazer a transição. próximo ano se continuar assim o Vaz vai ser muito criticado pois vamos renovar com sr Marcio araújo que é um jogador unidimensional, ou seja só sabe marcar.

    • Bingo. Matou a pau.

    • Excelente observação. Tinha até esquecido desse fato. Isso é algo que pouca gente também não vê. Se o Arão ou Diego não vêm buscar a bola não tem saída no meio. Aí o Vaz lança na frente e na maioria das vezes erra ou ninguém segura. Poderia quem sabe treinar um pouco esses lançamentos, já que mantendo o MA isso vai continuar.

Comentários não são permitidos.