Atual campeão da Copa São Paulo de Juniores e do torneio Otávio Pinto Guimarães, o Flamengo discute aproveitamento maior dos jogadores da base no futebol profissional. Hoje, Jorge é o único titular da equipe formado nas divisões de base da Gávea. No elenco, contando com o lateral-esquerdo titular e o antigo titular Paulo Victor, são 11 jogadores ao todo no grupo principal que disputa o Campeonato Brasileiro.
Oriundo das divisões de base do Flamengo, o técnico Zé Ricardo – que já treinou futsal e outras categorias inferiores do clube antes dos juniores – admitiu recentemente que tem como meta pessoal colocar a garotada para jogar. O treinador lembrou que tem elenco grande, com muitas opções de jogadores mais experientes.
Em momentos diferentes do ano – mais em caso de necessidade do que de oportunidades -, a garotada da base entrou em campo. Com a saída de Wallace, Léo Duarte foi titular no início do Brasileiro. A venda de Kayke e as convocações de Guerrero permitiram a Felipe Vizeu boa rodagem – aproveitada com cinco gols – nas poucas oportunidades que teve. A chegada de Leandro Damião, porém, freou o aproveitamento do garoto como opção às ausências do peruano.
Um que não é mais tão garoto assim, mas é cria da base é Adryan. Aos 22 anos, ele voltou depois de empréstimos no futebol europeu e venda frustrada. Elogiado por Zé Ricardo no retorno, o meia, que está treinando fazendo funções de lado de campo, só entrou em campo três vezes neste Brasileiro. Ele foi relacionado para um jogo pela última vez contra o Santa Cruz, no início de outubro.
– É uma questão matemática. Tenho que fazer escolhas – disse Zé Ricardo, na última coletiva de imprensa antes de enfrentar o Botafogo. – Espero que ele tenha paciência porque no momento certo ele vai ser aproveitado.
Sem Mancuello e Everton, que devem voltar contra o América-MG, Zé levou Lucas Paquetá para o jogo contra o Botafogo. O técnico elogia muito o meia, uma das principais esperanças do Flamengo para o ano que vem. A provável saída de Alan Patrick pode ficar ter reposição caseira justamente pelo aproveitamento do habilidoso garoto do Ninho.
Questionado também sobre Thiago Santos, que ficou no banco pela última vez no início do mês de outubro, Zé elogiou a geração que está por vir e disse que espera usá-los com mais frequência ao longo de 2017. O treinador já se reúne com a diretoria e o departamento de futebol para projetar novas promoções dos juniores para o profissional. Matheus Sávio já deve subir em definitivo desde a reapresentação na próxima terça-feira no Ninho do Urubu.
– Paquetá é um jogador com bastante talento. Ele pode ser utilizado na ausência de algum jogador no meio de campo, numa eventual formação. Tenho muita confiança nele, no Thiago Santos, em todos meninos. Buscamos prepará-los para quando tiverem oportunidade estarem prontos. Logicamente que num plantel grande a gente tem dificuldade de utilizá-los. Mas pode ter certeza que um dos meus grandes objetivos aqui no Flamengo é prospectá-los para o time profissional. E para efetivamente jogarem. A gente tem essa preocupação como meta e objetivo para frente – disse o treinador do Flamengo.
Fonte: GE
“– É uma questão matemática. Tenho que fazer escolhas – disse Zé Ricardo,”
WTF?
A questão é simples Zé, ou você dá chances aos garotos ou continua colocando seus perebas favoritos.
Claramente ele é inclinado a escalar certos jogadores, ano que vem se continuar assim não vai ter perdão.
Se continuar assim de preferir colocar os perebas(gabriel,cirino,fernandinho, Márcio araujo …) e deixar os bons no banco não terminar o carioquinha no cargo.
Te falar que se colocasse Adryan e Paqueta nos lugares de Fernandinho e Gabriel, ficaria sem dúvidas muito melhor.
Só que a pressão no Flamengo é muito grande, tem que tomar cuidado.
Paquetá não é ponta. Thiago Santos faria bem a função ofensiva porém acredito que o ZR esteja preparando ele e o Adryan pra marcar e atacar
So por que essa preparação ta tao rapida quanto uma tartaruga kkkkk
Pois é isso eu também quero saber kkkkk mas me parece uma explicação razoável.
A explicação mais razoável é que a base e os gringos não fazem parte da panela. Simples.
Se você fosse técnico você deixaria um jogador que pode te ganhar o jogo no banco por esse motivo? Não acho essas teorias plausíveis.
O Paquetá e o Matheus Sávio jogavam juntos na base, então um dos dois jogavam na ponta, porque pelo meio já tinha o Trindade, então só havia uma vaga no meio, e um dos teria que jogar na ponta.
É verdade, porém nesse caso quem ia para a ponta era o Matheus Sávio.
Então tem que escalar o Matheus Sávio urgentemente no lugar do Jamal, não dá pra ser pior que o Jamal.
É como o o nosso presidente fala algumas vezes: “é só balela”. Todos sabemos que o ZR é técnico panelinha, dificilmente ele vai por alguém da base pra jogar. técnico medroso, tem medo de ser fritado pelos experientes. Dificilmente alguém da base irá jogar.
–” É uma questão matemática. Tenho que fazer escolhas” – disse Zé Ricardo
“Questão matemática” are my eggs !!!
Paquetá(sua única partida esse ano contra o Bangu),Vizeo(sua maior sequência foi no 1 semestre) e Tiago santos(seu primeiro gol como profissional) todos com o Muricy como técnico,com ele pelo menos não tinha panela,tenho certeza que a zaga teria o Donnati,no meio Cuellar e mancu além de Diego e arão que seriam titulares fáceis, e garanto que com esse elenco atual nos estaríamos se não melhores pelo menos no mesmo lugar.
Alguém me explique: por que o Mateus Sávio não foi promovido aos profissionais há muito tempo?
Nas poucas vezes que o moleque teve chance ele foi bem e até fez alguns golzinhos…
Tenho absoluta certeza que ele seria muito melhor que o Gabriel, por exemplo…
Coisas de Flamengo…
O mlk só tem 18 anos,quando subiu ano passado já demonstrava ser muito marrento oque foi muito ruim pra ele já que o Luxemburgo que era o técnico, (mesmo sendo o jeito dele de ser, mas o cara exagerava por isso desceu de novo.) tinha caído de rendimento por isso foi até reserva em grande parte da copinha,se parar com essa marra o mlk seria titular em pouco tempo.
O que vc prefere? Um moleque habilidoso, mas marrento ou um jogadorzinho fraco, mas humilde?
Não disse que preferia alguém só deu uma informação.
PQ?????? LEMBRA QUANDO ELE FOI MASSACRADO QUANDO JOGOU MAL????
Pq esse cara nunca assumi um erro?não usa a base Pq não quer,nao tem essa de que estávamos brigando por título e por isso não os utilizava,pois oque interessa até onde eu sei no futebol e a qualidade é não a idade,oque adianta o Fernandinho e sheik ter mais de 30 anos se o Paquetá e o Adryan com menos de 23 já jogam mais que eles?ae vai vir um e falar, “ah mais base e diferente de profissional.” pela temporada do Adryan mesmo em time pequeno no ano passado ele deveria ser titular absoluto,Fala que os caras podem suprir uma ausência no meio campo? Pq então fica nessa merda de gastar substituições no sai ponta e entra outro ponta? Vizeo destruindo e o cara sempre vem com Damião que voltou a ser o de sempre?
Matemática? Muito vaga a resposta. Na verdade é uma questão de pressão acredito eu, primeiro a pressão de empresários que colocam seus jogadores no clube e esperam a valorização dos mesmos, isso explica a insistência com Cirino, Gabriel, Fernandinho, Chiquinho e Leandro Damião. Adryan, Mancuelo, Cuellar, Paquetá são jogadores do clube, caso valorizem ainda renderia uma boa grana. Só vejo uma unica explicação para essa questão do clube, pressão de empresários, o clube consegue o jogador de graça, em contra partida tem que valorizar ele.
No aguardo!
Aguarde sentado.
Não.
Valeu, abraço.
Queria acreditar nisso.
Se o problema é excesso de opções, por que pediu as renovações de Fernandinho e Márcio Araújo?
Pra ele são opções de primeira linha kkkkkkkk
Verdade
Não fala de Márcio Araujo pow.. não lembra o ZR… senão esse pereba fica de vez…
Jogador da base do Flamengo só é utilizado em último caso, quando não há outra opção. Ainda é arriscado pensarem em escalar o roupeiro antes que um dos garotos. Pensei que com o Zé isso fosse mudar, mas o desenrolar do trabalho e o pedido de renovação de MA e Fernandinho, como você lembrou, mostram que não.
O cara confia tanto na base, que quando o guerrero foi convocado e damiao estava suspenso, ele não queria que o vizeu fosse jogar e deixasse de ir pra seleção sub 20, onde o garoto aprende mais(jogando um jogo do brasileirão como profissional ou num quadrangular sub 20)?? Ele colocou o LEo duarte pra jogar por que nao tinha opçoes, depois nunca mais o cara jogou, adryan quando entrou foi bem, isso pq faltavam sempre 10 minutos pro jogo acabar e depois sumiu, thaigo santos nao teve nenhuma oportunidade com ele…
Pode até criticar o Muricy, que nao conseguiu fazer o time jogar no começo do ano, mas ele utilizou bem mais os garotos que o ZR que veio da base po sinal.
Muricy e ele não utilizaram quase nada. O primeiro só usou em dois jogos quando já estávamos classificados para a 2ª fase do Carioca e o segundo só por falta de opção.
Bem lembado Thiago Adriano…
Só utilizou mesmo por que não tinha jeito e ainda o Vizeu deu o seu recado, porém não foi ouvido!
Acho que ano que vem vai ser o ano da base, ao menos desses que já estavam no profissional, Ronaldo, Adryan, Paquetá, Thiago Santos e Léo Duarte. Acredito nisso pelo simples fato de que o Zé Ricardo é um cara de convicções. Quando ele coloca uma ideia na cabeça nós vimos que ela não sai fácil.
“Acredito nisso pelo simples fato de que o Zé Ricardo é um cara de convicções. Quando ele coloca uma ideia na cabeça nós vimos que ela não sai fácil.”
Isso eu n posso negar…
Kkkkkk pois é
Tem que aprender com os erros cometidos nesse ano e do passado. Preterir Ronaldo, L. Paquetá, Tiago Santos e Vizeu e optar por M. Araújo, Everton, Gabriel, Sheik, Cirino, Fernandinho, é covardia com os moleques. Não imagino que a molecada fará jogos tão ruins em sequência quanto esses mencionados acima. SRN
Acho que juntos com as contratações para o ano q vem o flamengo tem a obrigação de contratar um auxiliar técnico para atuar junto ao ZR. esse Jaime já deu e tem que ser afastado desse cargo.
Esse Jayme é um verdadeiro parasita…
Tudo conversa fiada…chega ano que vem ta lá gabriel, cirino,marcio araujo e Fernandinho.
Exatamente… história pra boi dormir
Podem me chamar de louco mas o Zé não aguenta a pressão, sou a favor de contratar o Levir Culpi pro ano que vem, além de um ótimo treinador ele só escala os melhores, não aceita pressão de empresário!
Vamos contratar mesmo o Levir pq ele fez um BELO TRABALHO NO FLUMINENSE!!! E É BEM BARATO!!!
SQN
Levir nunca soube armar uma defesa…
a LIGA e o Carioca estão aí pra isso. Chega de oportunidades para Cirino, Gabriel, Fernandinho, Sheik, MA, Pará.
Esse Pará não cruza uma bola certa.
Gabriel não chuta uma bola pro gol.
Cirino quando chuta não tem força.
perdemos o campeonato pq fomos incompetentes pra fazer gol.
Pra começo de conversa, antes de subir os garotos tem que se livrar dos medalhões da panelinha do time. Cirino, Gabriel, Fernandinho, Sheik e Marcio Araujo devem puxar essa barca.
Do que adianta subir a garotada se todo santo jogo das 3 substituições do time, pelo menos 2 são pra colocar um destes (tirando Marcio Araujo que alem de titular parece que não pode tirar ele de campo), Sempre assim, se entra com Gabriel e Fernandinho substitui por Sheik e Cirino, se entra com Everton e Cirino, substitui por Gabriel e Fernandinho, e por ai vai, sempre assim.
Enquanto isso temos Ronaldo, Thiago Santos, Paqueta, Adryan,….
Exatamente Jardel!
NÃO adianta subir a garotada e não ter serventia alguma, a maior DESmotivação dos garotos da base foi com a chegada de Diego, Damião e Fernandinho…dos 3 o melhor é o Diego, que por sinal poderia formar o meio de campo TOTALMENTE OFENSIVO com Mancuello, Paquetá, Adryan e até mesmo o Alan MortoPatrick e formar o ataque com Eventon, Guerrero (Gabriel e Sheik) e Vizeu.
Ano que vem se trouxer jogadores como todos falam…Vitinho, Montijo, Felipe Melo, entre outros, pode ter certeza que só terão vez 1 jogo por mês.
S.R.N
ZR vc é um escroto !!!!!