A Zé o que é de Zé

Compartilhe com os amigos

Frustrante… Realmente não tem como melhor definir esse final de campeonato do Flamengo. Ainda que o objetivo na temporada tenha sido cumprido, e a vaga para a Libertadores esteja assegurada.

Concordo com o sentimento de frustração, afinal, chegamos a sentir o cheirinho de título, e historicamente ninguém nos segura quando deixam chegar. Porém, discordo dessa velha caças-às-bruxas que a torcida do Flamengo já iniciou.

Zé Ricardo talvez seja um dos mais criticados pela ‘Fla-deprê’, isso pra mim é no mínimo injusto. Mesmo que o jovem treinador rubro-negro tenha cometido alguns erros, o trabalho dele foi sensacional, assumindo um time desacreditado e aos frangalhos.

O comandante engatou uma sequência de vitórias que mudou o patamar do Flamengo nesse Campeonato Brasileiro, deu um padrão tático ao time que nem Muricy Ramalho conseguiu, e recuperou a autoestima do elenco rubro-negro.

Futebol é sinistro mesmo, se o Flamengo tivesse segurado aquela vitória contra o Palmeiras lá em São Paulo, e conseguido mais dois resultados positivos, seríamos líderes, e o Zé Ricardo comparado ao Guardiola, como já foi, acredite.

Essa é clássica bipolaridade do torcedor rubro-negro, consegue ir do céu ao inferno em 2 ou 3 rodadas. Aquele elenco que era taxado como um dos melhores, quiçá o melhor do Brasil, é exatamente o mesmo que agora ninguém mais presta.

Ora bolas, se agora o pessoal chegou a essa conclusão, de que o elenco é fraco, então os méritos são do treinador que conseguiu colocar o time na terceira posição do campeonato nacional, não é?! Vai entender, mas coerência é bom, e eu gosto.

Já cansamos de dar murro em ponta de faca, está mais do que provado que treinador com status de medalhão, ganhando salários astronômicos, não dá certo aqui no Flamengo. Os maiores títulos do clube recentemente vieram com os pratas da casa, assim como o Zé.

A paciência que o torcedor teoricamente tem com um jovem jogador do Sub-20 que sobe aos profissionais, é a mesma que o torcedor deveria ter com um técnico que fez essa mesma transição. O cara vai errar, vai mexer mal algumas vezes, mas vai criar experiência para não repeti-las.

Zé Ricardo está de parabéns pelo trabalho bem feito, o cara tem tudo para se aperfeiçoar, evoluir, e se tornar um dos maiores treinadores do país, em pouco tempo.

Momentos de terror

Se no estádio a festa rubro-negra foi mais uma vez um espetáculo, fora do Maracanã as cenas foram lamentáveis. A Rua Luiz Gama, conhecida pela concentração da torcida do Flamengo, foi o palco de uma selvageria que aterrorizou torcedores e moradores.

“A festa estava linda, mas começou a chegar o pessoal das torcidas organizadas, eles juntaram garrafas de vidro a tarde inteira, e momentos antes do jogo começou a barbárie. Formaram trincheiras, parecia um guerra entre facções.” Relatou uma moradora, que emendou:

“A tragédia só não foi maior pois a grande maioria da torcida que fica na rua já tinha se encaminhado pro estádio, senão seria uma tragédia sem precedentes, eles enfrentaram a guarda municipal, e a cavalaria só chegou 30 minutos depois.”

Espero que a própria torcida do Flamengo não estrague o melhor ponto de encontro da galera no Maracanã antes dos jogos. Trágico…

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse imediatalismo de alguns “entendidos” torcedores do CRF é que acaba com elenco, treinador e diretoria.

    É por causa desses criticos sem noção que muitos jogadores bons de bola ( E técnicos ) cobram uma fortuna para jogar/trabalhar no Mengão.

    Zé Ricardo começou um trabalho apenas a 6 / 7 meses atrás e já querem resultados/titulos sendo que o cara pegou um time todo esfarrapado, destroçado, sem moral e jogado as traças. Sem dizer que é um grupo super super limitado.

    Tenho certeza que se o Vizeu não tivesse a sorte de meter uns golzinhos aí nesse brasileiro já teriam queimado ele faz horas.

    Só se colhe frutos com o tempo. Nada acontece da noite para o dia.
    Um bom exemplo é o próprio palmeiras que no ano passado se arrumou e este ano esta aí, atropelando tudo.

    Planejamento é tudo !
    Devagar, mas sempre.

  • Sem querer sacanear texto bem escrito e com argumentos plausíveis (embora discorde de muitos), mas se continuarmos com Pará, Caramujo, Gabriel(esses dois nem pro banco, pois corre-se o risco de entrarem) e Fernandinho de titulares, a manchete em março será: “Zé era promissor, porém ficou no meio do caminho! ”
    Tem méritos? Tem, só que não apontar os defeitos o torna cego. Não se pode manter conviccāo de que o menino sustagen vai viver um grande jogador depois de 4 anos sendo Gabrielllllll; nem tão pouco ver evolução em MA e matar Ronaldo e Cuellar na eterna reserva. Curiosamente a única oferta que ambos recebem semestralmente vem do Grêmio ( o segundo por macumba e o primeiro:coincidência…Wallace, Carlos Leite)
    O revanchismo não deve se resumir a fica Zé ou sai Zé. A questão é: “toda unanimidade é burra”, já perdemos a segunda colocação, várias eliminações precoces no ano (salvo semi da primeira liga) e tudo realmente está azul? Se o problema não é do Zé é da diretoria, se não é…de quem é?
    Só não quero ver em março lamentações sem fim de gente que apoiou cegamente escalações lamentáveis, táticas estranhas sem variações e pouquíssima inspiração no sprint final.
    Eu troco MA na frente da barca pela permanência do Zé, pois temo que a mediocridade permanecerá com os dois juntos!

    • Digamos que apos o fim do brasileiro o vp e diretor de futebol sentar com a comissao tecnica e analisar o seguinte: qual o motiv que cuellar e mancuello foram poucos aproveitados? Falta de adptacao? Falta de cacoete pra jogar no esquema proposto? Falta de capacidade tecnica? E vcs pretendem ultiliza-los em 2017? Exigir do ze como meta colocar pelo menos 5 jogadores da base na lista da libertadores e usa-los em 2017 no brasileiro e copa do brasil (nao estou contando o carioca aqui) que no minimo o time tem que chegar as quartas da libertadores e que um titulo de expressao tem que ser ganho (libertadores brasileiro ou copa do brasil) isto mais umas dispensas mais 5 ou 6 reforcos entre bom e otimo onde privilegia o esquema de pontas porem deixa alternativas pra mudar quand precisa mais metas de vitorias a cada 5 jogos dariamos pra ver ate onde o ze Ricardo e capaz.

      • Espero que isso aconteça, mas só espero e não acredito. A ideia é ótima

        • Eu ja considero que quase todos estea intens é o que deveser feito pq nao da pra aceitar vc trazer jogadores os mesmos nao serem ultilizados e mao saber o motivo e qual os planos pra eles ate na pior das hipoteses tentar troca-los (o que torco que nao pensem nisto) e a hora tem que ser antes de comecar a próxima temporada pq sou contra interferencia de diretores em escalacao e com o elenco que temos tirando alguns ou algum que deve ficar infelizmente com a pre tempprada com ele tendo voz mas dispensas e contratacoes um titulo de expressao ano que vem é obrigacao ate pq nosso elenco pra mim esta entre os tres melhores e colocar jogadores da base e o mínimo que se espera do tecnico da base este ano ate acho que era difícil mais ano que vem tem que lançar jogadores desta boa base.

  • Aílton…
    Nossa torcida é bipolar pra cacete e como disse o Vinny Dunga e temos uma boa parte dela na tal da “”Fla-Deprê””
    Mas gostei tanto do seu comentário que o reproduzo aqui.
    Grande abraço e saudações.

    Por: Ailton Souza

    Dorival Júnior no Flamengo (26/07/2012 a 16/03/2013)
    37J 15V 12E 10D Aproveitamento 51,35%
    Zé Ricardo no Flamengo (26/05/2016 até o momento)
    30J 18V 5E 7D Aproveitamento 65,55%
    Dorival Júnior no Flamengo (26/07/2012 a 01/12/2012)
    27J 8V 11E 8D Aproveitamento 43,20%
    Campeonato Brasileiro 2012 Aproveitamento 43,8% 11º lugar
    Em 2012, quando o Dorival teve uma sequencia de 4 derrotas, o discurso era que o Dorival não era treinador para Flamengo.
    Pode vir o Guardiola que terá sempre uma ala da torcida que dirá que fazendo comparação do Campeonato Estadual com o Campeonato Alemão, que ganhar Estadual é obrigação o que nós queremos é ser campeão Brasileiro, obviamente a Liga dos Campeões seria a nossa Libertadores, mas como estão reclamando do Zé que poderá não ser campeão brasileiro, então faço a comparação com o Brasileiro.
    E se o Guardiola perdesse 6 jogos seguidos seria o Guardimerda
    Se és rubro negro mesmo torça mais e reclame menos.
    Vamos considerar que o Zé não fez pré temporada e está usando os jogadores que o esquema implantado permite, são 65,55% Aproveitamento, quero que alguém diga qual foi o último treinador que chegou próximo a isso?
    O Flamengo campeão de 2009 fez 67 pontos. O Zé faltando 4 rodadas tem 63 e provavelmente com esta parada chegará aos 75 pontos.
    O Flamengo está em crescimento, não vamos atropelar e regredir.

    Saudações Rubro Negras

  • Porque sempre os jogadores são culpados e nunca o Sr. Zé, que não sabe mexer no time? Vcs sempre defendendo o cara… ele não é uma porcaria total, tipo uns que tem por ai, mas tá longe de ser o sucessor de Tite que nem falam por ai.
    O Sheik não era mais relacionado a tempo, ai agora entrou no segundo tempo, não fez nada e de presente virou titular, isso sim é uma baita coerência… O que falar de Gabriel que não sabe chutar ao gol e nem marcar, só corre que nem barata tonta… Os caras são ruins, mas quem bota eles pra jogar?

  • O ZR é refém da sua própria competência. O elenco não é ruim, mas passa longe de ser o melhor do Brasil quando se tem no banco Cirino, Gabriel, Fernandinho, Chiquinho e Sheik no auge dos seus 38 anos. Está na hora de pensar melhor essas contratações de jogadores com custo benefício altíssimo e dar mais oportunidades para a base que vem ano após ano acumulando títulos, pois com um time mais organizado e com jogadores experiente como Diego, Arão e Guerreiro a chance dos moleques jogarem sem pressão e renderem melhor a médio e longo prazo aumenta consideravelmente.

  • Acho que a direção e a comissão técnica (a torcida não tem jeito) deveriam ter a mesma paciência que tem com jogadores como Gabriel, deveriam ter também com jogadores da base, pois se eles fazem um jogo ruim saõ imediatamente deixados de lado, mas o Gabriel teve 4 temporadas ruins, ainda sim continuará no ano que vem.

    • O problema é que Gabriel veio para o flamengo trazido por um grupo de empresários assim como o cirino e esses empresários querem retorno do investimento que fizeram no flamengo,por isso toda essa insistência com eles ou vocês acham que o Mateus savio é pior que Gabriel que o Márcio Araújo é melhor que o Ronaldo?

      • Bingo!

        Um time gerido por empresários foca em títulos ou retorno de investimento?

        Pq será que o Bahia já fez 2 propostas pra empréstimo pelo menino sustagem que foram prontamente RECUSADAS pelo Fla?

        Previsível. SRN

  • Acho que o problema do Zé foi investir em jogadores que tem esse rendimento a dois anos no Fla, jogam bem alguns meses e depois caim muito, e não ter conseguido preparar ninguém para entrar no momento da queda. Agora a permanência dele acho justa e muito boa para o Fla, desde que ele não queira seguir com parte de suas escolhas. MA de titular absoluto, chances sem fim a jogadores como sheik, Gabriel, Fernandinho,Cirino…e nenhuma chance aos jovens da base…por ai vai. Acredito que a diretoria deveria impor um novo rumo para ele ano que vem. Já temos uma nova base que permite no mínimo abrir disputa nas vagas desses jogadores que só renderam por um período de tempo curto durante esses dois anos.

  • Concordo com você Vinny. O Zé Ricardo tem todos os méritos dessa campanha, que infelizmente ficou a dever no final, pois chegamos ao nosso limite, mas que deve ser analisada pelo todo.

    O Zé teve as suas teimosias, como insistir com Márcio Araújo, dar chances a jogadores contestados e deixar os gringos esquentando o banco. Mas todo mundo sabe, todo treinador tem suas manias. Ninguém vai nunca agradar 100 por cento.

    Ano que vem o Zé vai se preparar no exterior e voltar tinindo pra levar o Flamengo a ganhar tudo dando show dentro de campo. Eu acredito.

    SRN.

    • Valeu Almir!
      Exatamente isso.
      Vamos com tudo ano que vem…
      Abraço! SRN!

    • Assim espero, mas ele tem que deixar essa perebada ir embora do clube, pois já estão a muito tempo tempo, tendo inúmeras chances, já perdemos a paciência com esses perebas, mas tem que ter paciência com o ZR, pode e deve sim ser pressionado, mas não perder a paciência com ele, mas ele tem que cooperar né, pois é um absurdo pedir que o clube queime dinheiro pra comprar o Fernandinho e renove com o Caramujo.

      • fernandinho ao meu ver deve ficar,junto com everton serao muito uteis,bons para compor elenco.o resto pode mandar embora.

        • Fernandinho são 5 milhões para aquisição mais 350 mil de salário. Vale a pena pagar tudo isso?

          • teremos alivio de 450 (sheik)+150(gabriel)+250(cirino) e por aí vai,ele é um jogador rapido e que nao tem medo de ir pra cima dos zagueiros,tem seus defeitos mas acredito que será muito util e que vale o investimento.lembrando que nos ajudou bastante nessa campanha ,com gols importantes e sendo um dos unicos que vem jogando bem nos ultimos jogos.

            • Blz colega.

          • Nao vale e ze Ricardo tem que desapefar destes pontas inuteis assim como o marcio Araújo se ele quer manter este esquema precisamos de dois pontas titulares e te usaria na reserva de pontas Everton e ederson

    • Eu tambem acredito,vida longa ao ZÈ.

      • Vida longa ao FLAMENGO.

    • Não vai mais. Se permanecer como treinador vai fazer um curso de férias na CBF, pois o calendário não permite cursos fora. Ele falou sobre isso numa entrevista há uma ou duas semanas. Acho que o Zé deveria investir em qualificação agora, com 45 anos é jovem, poderia pegar mais rodagem como auxiliar, como fez o Jair Ventura, mas tudo indica que esse não vai ser o caminho. Meu receio é que as críticas que são feitas agora não devem mudar em janeiro, depois de um mini-curso na CBF, e boa parte dos jogadores contestados que você citou tem grandes chances de permanecer, a pedido dele. Isso já vai fazer com que ele entre pressionado em 2017. Espero estar enganado, mas pelos indícios é esse o cenário pro próximo ano. SRN

      • Até onde eu sei, ele vai fazer estágios na Europa durante as férias. Esse negócio de minicurso na CBF é novidade.

        • Procura por “Flamengo garante Zé Ricardo em 2017 e ainda estuda qualificação do técnico”, matéria do Globo de três dias atrás. Achei que fizesse mais tempo. Lá fala sobre isso.

  • Sou pé atrás com qualquer treinador que tem o Márcio Araújo como intocável.
    Óbvio que o Zé tem qualidades e defeitos.
    Convenhamos que o nosso elenco pode não ser o melhor do mundo, mas comparado aos outros que disputam o Brasileirão, a gente sobra. Era de se esperar que estivéssemos nessa posição do campeonato, com ou sem Zé Ricardo.
    Não gosto do trabalho do Zé pq ele tem um elenco que nenhum outro treinador que já passou pelo Flamengo teve e ele simplesmente não consegue fazer o time apresentar um futebol convincente, isso pq ele é refém de um esquema que não funciona mais.

    • “(…) ele simplesmente não consegue fazer o time apresentar um futebol convincente (…)” — Sério? Dominando os adversários na maioria das partidas em que jogou? &;-D

      • Na minha concepção dominar não é apenas trocar passes por trocar, mas sim criar oportunidades de gols empurrando o adversário para trás.
        Recentemente o Flamengo foi dominado pelo Inter, São Paulo, Atlético(no segundo tempo). Os dois últimos jogos que o Flamengo me convenceu foi contra o Figueirense e Santa Cruz.
        O Flamengo hoje tem jogadores tão bons quanto aos que o Corinthians tinha no ano passado e eles conseguiam vencer e convencer pq eram intensos, organizados e criavam o jogo todo.
        Isso pra mim é apresentar um futebol convincente.

        • Bem colocado. E os principais motivos, são:
          1. Esgotamento físico; 2. Limitações dos atacantes de ponta.

          Ainda assim, acredito que o Flamengo teve um bom desempenho no geral… &;-D

          • Essa desculpa de cansaço não cola mais. Tem umas 4 semanas que o time está livre para treinar e descansar os jogadores, pois só vem jogando aos finais de semana e mesmo assim o time só vem piorando em campo.
            Respeito sua opinião, mas não concordo em achar que temos um bom desempenho no geral.

            • Cansaço é uma coisa; estresse muscular é outra bem diferente. Desculpe-me se não fui claro, mas estava me referindo o esgotamento físico ao estresse muscular, que combinado com o psicológico é de mais difícil recuperação. Basta algumas noites bem dormidas para descansar; já para o estresse muscular, a recuperação é mais lenta. O resultado (mais à frente) são as lesões musculares as quais os atletas são vítimas. O caso do Éverton é um belo exemplo… &;-D

              • Final de temporada todos os times estão assim.
                Viajar de avião fretado e ficar em hotéis 6 estrelas não dá pra aceitar “estresse muscular”.
                Fico imaginando o trabalhador que acorda 4 da manha, pega ônibus, trabalha pesado por mais de 8 horas todos os dias se eles estão reclamando de estresse muscular.
                Os jogadores de futebol são todos mimados. Vivem no luxo, ganham bem e ficam reclamando de viagem.

                • Falou bem demais

                • Comparar atlet de alto rendimento com um trabalhado nao tem sentido afinal existe uma carga de treinos exercicios fisicos diarios que a maioria nao aguentaria aqui, quer outro exenplo na europa se um time ganhar tudo joga por temporada 38 no nacional 10 nas copas nacionais (copa do pais e copa da liga) 14 jogos da chanpions e 2 pelo mundial 64 jogos ano ou no maximo 67 se considerar supercopas nacionais e da europa, isto levando em conta estradas aeroportos e distancias menores sim todos os clubes o twm viagens so que a nossa este ano foi o dobro

                  • O dobro de jogos comparado com times brasileiros que fique bem claro.

                  • Treino de 1 hora todo dia tem muita gente que não é atleta que faz na academia brincando.
                    Parabéns aos times europeus por terem condições de montarem elenco com 25 jogadores de ótimo nível.
                    Então na sua teoria como não temos um ótimo elenco para dividirmos em competições o ideal é sermos eliminados de algumas competições como disse o Márcio Araújo.

                    • Treinos de uma horae pessas na academia faz ta bom deve ser por isto que atletas amadores conseguem competir de igual pra igual com atletas profissinaiss e que devem sonhar ter alguem o patrocinand para so treinar por vadiagem e nao pq assim podem treinar mais tanto fisicamente com tcnicamente

                    • tá bom.

                    • Um conselho vc esta perdendo seu tempo aquicom eestte vasto conhecimento em condicionamento fisico va nas emissoras e mostre a eles que tudo que e falado sobre condicionament fsico excesso de jogos e balela que atleta de auto rendimento e principalmentes jogadores profissionais sao mimados e que tudo que e falado sobre isto e lenda capaz de querem que vc escreva um livro e ganhe milhões

                    • Pode deixar que irei me lembrar de te mencionar nos agradecimentos.

                • Agora aqui so o flamengo que nao ganhou nada e nao chegou em finaisvai jogar 38 pelo brasileiro 17 pelo estadual 4 pela primeira liga 4 pela copa do brasil e 4 pela sul americana ou seja os mesmos 67 dequem ganharia tudo na eEuropa e em geral faz rodízio.

                  • O Palmeiras fez mais do que isso e tá batendo campeão.
                    O Atlético também.
                    Essa quantidade de jogos é pesada para todos os times. Mas aqui essa desculpa vale para servir como justificativa do péssimo desempenho recente do time em campo e para defender o Zé Ricardo.

                    • E ele tambem estao com esgotamento fisico por excessoa e jogos agorase vc cha que viagens avioes deslocaments na significa nada vai tentar apostar um jogo da sua idade contra atletas da sua idade pede um mes de treino e vese consegue acompanha-los no ritmo.

                    • ok

              • Fora a perda de pelo menos um dia por semana de treinos o que acaba prejudicando a parte tecnica

            • Entao quatro semanas de folga no calendario apaga 10 meses viajando pra fora do rio em jogos que deveria ser aqui? Cara uma hora o time ia abrir o bico e historico que clubes jogando fora vao mal no campeonato se ainda manteve o pique ate aqui e pq o condicionamento do clube e bom e o epenco idem porwlem este esgotamente fisico nao e balela

              • A única coisa que atrapalhou nessas viagens todas foram os dias de treino perdido pq estava viajando.
                Os jogadores vão entrar de férias, continuarão viajando e fazendo aquelas peladas de fim de ano do mesmo jeito. O pessoal acha que o jogador é de procela que não pode pegar um avião que cansa.

  • Mais um de advogado do Zé: BEM Muricy….o cara pegou o time (se é que podemos chamar de time em
    início de temporada) em fevereiro começa o carioca teve três meses para
    montar uma zaga com Wallace-Cesar Martins grande goleiro kkk e Dumas e
    Leo Duarte, desafio – fazer time jogar em inicio de de temporada! Jogadores precisariam entender a
    filosofia que o Muricy queria implantar.
    Melhor do Fla e de alguns jogadores – o melhor momento de
    Cirino-Rodinnei e Arão foi com Muricy que tornou o lado direito a válvula de escape do Flamengo. Muricy nõ teve em seu plantel – Donatti-Rever-Vaz-Diego-Damião e disposição jogadores alcançando seu alto rendimento e comprometimento tático, lembra que com Muricy Arão jogava, corria muito, Cuellar apresentou seu melhor futebol, assim como Cirino, Rodinei e Mancuello. Muricy não teve elenco a disposição nem contou com uma “casa”.

    Zé teve o elenco ao seu dispor, no melhor momento físico, preparado
    para o longo campeonato brasileiro, com reforços de peso chegando e
    ainda foi
    presenteado com a cereja do bolo Diego, para o segundo turno!
    figurávamos a sexta colocação quando ele chegou, como isso sucedeu? Sucesso? No meu leve ponto de vista…conseguimos
    perder para o palmeiras em casa, empate com São Paulo, derrota fora para Corinthians,Figueirense e Fluminense , tirando o líder onde estão os times
    supracitados?Brigando para fugir da degola; não ganhamos clássicos regionais nem estaduais, ainda sofremos empate em “casa” para o time de juniores do Santos, para o Botafogo que estava brigando para não
    cair, podemos pesar isso contra?
    Vem o segundo turno o mesmo, empate com Palmeiras, Botafogo,
    Corinthians, Galo, derrota para o Inter quase rebaixado, e empate com os
    Bambis que brigavam pra não cair será que isso não mostra uma certa incompetência?
    Hoje estamos em terceiro lugar, as vitórias “convincentes” do Mengão foram
    contra Figueirense e Santa Cruz (times que brigam para não cair rsrs um
    já caiu), as outras foram vitórias magras e sofridas, em algumas saímos
    até mesmo em desvantagem e conseguindo o gol e decidindo o jogo nos
    últimos minutos, em outras partidas pareciam que o time estava
    satisfeito com o 0 x0 ou quando fazia 1×0, logo recuava e ficava a espera
    de um vacilo do adversário, Será que realmente vale a pena defender o Zé?
    Enfim, pelo futebol que apresentamos, o terceiro lugar está sendo um lucro
    enorme, no entanto faltam quatro rodadas e se o time quiser se manter em terceiro terá que vencer os jogos que lhe restam (olhando o resultado dos últimos quatros jogos será bastante difícil isso ocorre sem contar pelo futebol apresentado), caso contrário até essa posição pode ser alcançada pelo Galo que terá jogos considerado mais fáceis nas próximas rodadas! E aí a choradeira virá torcendo para o galo vencer a copa do brasil….
    Observação: Zé em sua primeira experiência em jogos internacionais conseguiu perder para o Palestino com um time todo ao seu dispor! Será que realmente vale a pena defender!?

    • Sou contrário a permanência do ZR, mas se ele é um advogado do Zé Ricardo você é um advogado de primeira linha do Muricy. Viúva, para ser mais exato. Distorceu vários fatos puxando para o lado daquele velho caduco que não fez NADA em 5 meses no clube, pediu a permanência de quase todo o elenco de 2015 e ainda de quebra pediu mais dois perebas: Chiquinho e Fernandinho. Não utilizou a base assim como o sr Zé Ricardo tendo jogos mais fáceis m, eliminações ridículas (a do Zé tbm foi), deixou um bando em campo e tu tem que agradecer pro Zé Panela ter ao menos dado tático naquele bando que o Muricy deixou. Tá achando ruim? Os únicos bons jogos foram contra o Atlético e o Fluminense. No mais vimos um time sem ataque, meio campo ou sistema defensivo, perdendo para times de todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Não dava nem CONFIANÇA (perdoe-me o trocadilho) de que ia vencer esses timinhos que o time enfrentou. Ok, Muricete? Zé Ricardo é um péssimo técnico, mas perto do Muricy foi um Deus.

      • Só pra você ter uma ideia fiz uma “análise” do momento dos dois.
        Pra você ter uma ideia eu nunca gostei do trabalho do Muricy, quando o nome dele foi ventilado, fui um dos que não queria a vinda Abraços amigo!

        • Deu a entender que o Muricy foi um coitado e o Zé Ricardo o vilão. Os dois tem a sua parcela de culpa. Não jogamos um futebol convincente. O Zé Ricardo foi menos pior. Pelo menos tive após tantos anos o prazer de ver um time que pudesse jogar de igual para igual em todos os jogos, sem temer ser massacrado contra times grandes e até perder para os pequenos. Senti emoção nos nos jogos. No últimos 8 nada disso eu sinto mais, mas durou algum tempo. O time já tinha outra atitude e padrão antes mesmo da chegada dos reforços. O Muricy também tinha como testar o Leo Duarte ao lado do Juan e não o fez porque não quis. Juan fez um bom primeiro semestre. Os outros zagueiros eram ruins. Mas longe, muito longe do principal daquele “time” que ele “treinou”.

        • “Agora pensa assim: se ele pede a dispensa ou empréstimo de Cirino-Gabriel-Sheick-Alan Patrick-Araujo-Everton-Guerrero-Pará-Wallace-Cesar Martins-PV como todos desejavam, será que a diretoria iria repor de imediato?” — Perfeito! Até entendo que a torcida não quer a permanência de certos jogadores; mas para isso, será necessário contratar os substitutos ANTES de dispensar os indesejados.

          E o mais interessante: o processo de renovação deve ser contínua e se for bem feito, haverão muitos jogadores bons sendo dispensados, pois melhores virão para o seu lugar… &;-D

          • Fazer uma faxina sempre é bom, rs..O que não pode é contratar mais jogador pensando em “compor elenco”. Isso já temos aos montes.

            • Sim, concordo. Mas quando temos um time titular já formado, contratações pontuais para compor o elenco será sempre bom. Não era esse, o caso do Grêmio? &;-D

              • Não entendi seu argumento jovem

                • O Grêmio já tinha um time formado, então somente contratou o Wallace como peça de reposição, em caso de uma eventual necessidade (já que também aproveitou a oportunidade)… &;-D

                  • Ata entendi, valeu

        • Há quem defenda o Muricy dizendo que ele não tinha os jogadores que o Zé Ricardo dispõe. Só que o Muricy não deu padrão algum e com os mesmos jogadores se viu uma mudança de atitude e padrão tático nas primeiras partidas antes dos reforços. Os reforços pra zaga nem foram tão bons assim, vide o histórico dos jogadores. A saída do Wallace e do Cesar Martins contribuíram mais que a chegada de Rever e Vaz. Damião é pereba, nem conta como reforço. Donatti nem jogou. O Diego é diferenciado, mas observe que no primeiro quando Alan Patrick ou Mancuello jogavam de meia deixavam mais os atacantes na cara, deram mais assistências. Falta isso ao Diego. Ele não arrisca uma enfiada de bola, soltar mais a bola algumas vezes, quando não tem necessidade pra segurar.

          O Muricy poderia muito bem ter testado a base. A culpa pesa sobre os dois: um teve pré-temporada, jogos mais fáceis e o outro apesar de pegar um time destroçado com o campeonato andando assumiu na 4ª rodada e nada justifica os jogadores da base serem preteridos por Sheik, Cirino, Fernandino, MA e cia. Se o Muricy dispensasse esses jogadores e pedisse os reforços, talvez não viesse todo mundo a tempo, mas pediu a permanência de TODOS. Isso foi um erro. A base de 2015 foi responsável por 19 derrotas. E ainda não conseguiu arrumar NADA com os mesmos jogadores que o Zé Ricardo pegou como assumiu. O Muricy estava perdido antes mesmo de mostrar alguma evolução no trabalho. O ZR conseguiu ao menos dar padrão à equipe, mas ficou refém do esquema tático e da panelinha de jogardes medíocres. Não sabe escalar, não sabe substituir, não tem visão de jogo, não sabe mudar a maneira do time jogar etc. Ou seja: não é bom TÉCNICO. Mas comparar com o anterior? Sem chance.

  • Pela primeira vez vou concordo com vc Vinny Dunga. A única coisa que me
    deixa receoso são fatos como por exemplo: Jaime de Almeida (Hj auxiliar
    do Zé Ricardo), foi nosso técnico quando o covarde Mano Menezes saiu
    depois de uma derrota para o Atlético Paranaense dentro de casa pelo
    brasileirão. Ganhamos a Copa do Brasil, ficamos esperançosos, logo
    depois fomos eliminados na primeira fase da libertadores com o mesmo
    técnico. Campanha pífia diga-se de passagem. Quem não se lembra? Hoje eu
    vejo o Zé seguindo as orientações do mesmo Jaime em detrimento de
    alguns jogadores. O que pode ser diferente? Torço para com o Zé ou sem o
    Zé o Flamengo seja forte mas tenho as minhas dúvidas e incertezas. De
    qualquer forma somos rubro negros e queremos o melhor para o Flamengo.
    Abs. SRN.

    • Valeu William!
      Muito bem lembrado.
      Mas vou além, o elenco se apresentou sem compromisso, Paulinho com cabelo pintado, tinha jogador acima do peso.
      Espero que dessa vez seja diferente.
      Abraço! SRN!

  • Todo munda sabe que eu gosto do ZR, ele pegou um time no meio do campeonato BR e não podia fazer testes, tinha que colocar já um time competitivo para ganhar os jogos e assim fez. Sei que ele tem vacilado nesses últimos jogos, mas, ainda confio muito nesse treinador que vai ter um ano inteiro para trabalhar no ano que vem, com pré-temporada onde ele vai poder avaliar e testar novos jogadores. Acho que o único técnico que trocaria pelo Zé, seria o Dorival, SÓ, esse negócio de técnico gringo n da certo aqui no Brasil, pois, somos torcedores imediatistas e técnico gringo requer mais tempo para uma adaptação. Outra coisa que me deixa intrigado são os comentários falando que o Zé tinha um grande time e não conseguiu ganhar o título e no mesmo comentário faz uma barca de despensa com metade do elenco, não faz sentido, enfim, espero que o Zé continue no ano que vem e que contratem novos pontas. SRN

    • Perfeito Daniel!
      Obrigado pela participação, amigo.
      Abraço! SRN!

    • Torcedor pode ser imediatista, mas a diretoria não, torcedor é torcedor, mas a direção tem que ser profissional, tem que saber ver a longo prazo, e saber escolher né, não pode contratar por exemplo um técnico reconhecidamente retranqueiro e ultrapassado como o Muricy Ramalho para implantar um estilo de jogo moderno.

      • Andrade… beleza???
        Não acredito que vão insistir em “cabaçisses” anteriores, ali não tem nenhum “burro”…
        TODO ser humano só aprende na maioria das vezes pela dor e não pelo amor…
        E de DOR tenho certeza que nossas cabeças carecas pensantes já conheceram várias “dores de cabeça” nesse tempo.
        Acredito piamente que com o passar do tempo menos erros serão cometidos pois a experiência só vem com ele.
        Saudações.

    • Tô contigo…

  • É o pessoal achou super positivo ser desclassificado de tudo pra tentar conquistar o brasileiro

    • Fala Will!
      Estávamos em uma ótima sequência no Campeonato Brasileiro, e a sulamericana poderia atrapalhar a campanha.
      No final, acabou que o time se atrapalhou com as próprias pernas.
      Você chegou a ler essa coluna? Lá estão todos os argumentos.
      Podemos debater sobre eles…
      Acredite, o nosso ideal é o mesmo.

      • Não consigo enxergar como seria bom ser eliminado de uma competição Internacional que paga quase tão bem quanto uma libertadores e disponibiliza vaga para a mesma. Sem dizer que a dificuldade de se ganhar um brasileiro é bem maior que a Sulamericana

        • Bom, se fossemos campeões brasileiros voce enxergaria, amigo.
          Mesmo com a terceira colocação no brasileiro, temos a mesma vaga na libertadores.
          O intuito era abrir mão para conseguir algo maior, pois estávamos em uma ótima sequência.

          • Era questão de se avaliar qual caminho seria menos complicado… e na minha opinião seria a Sulamericana, ainda visando a tão falada internacionalização da marca. O que ficou foi mais um vexame Internacional .

            • Discordo amigo…
              Porque no MOMENTO dessa escolha, TÍNHAMOS todas probabilidades matemáticas e de MOMENTO do time para disputar de igual pra igual com qualquer um pelo título Brasileiro, que em meios futebolísticos, VALE ou REPRESENTA uma conquista muito maior que a Sula.
              E que com até a terceira colocação, ganharíamos uma vaga REAL pra Liberta sem passar pela repescagem classificatória de início de ano…
              E não enfrentar times como o Tolima e bambalas da vida…
              Como os dirigentes sentiram “firmeza” no time e no Zé autorizaram ele a essa escolha.
              Não se engane… ninguém no Fla toma decisões sozinho.
              Apostaram, como tudo na vida antes de se realizar.
              Saudações.

              • A premiação da Sulamericana é maior que a do Brasileiro e dá mais visibilidade internacional, disputa a Copa Suruga e a Recopa Sulamericana

    • Primeira Liga, técnico: Muricy, primeiro torneio, pré temporada, totalmente “entendível”
      Carioca, técnico: Muricy, na boa não entendo pq tanto choro por causa do carioca, por mta gente ai o flamengo nem participava do campeonato, mandava time C, desdenham tanto do ferjão, mas como foi eliminado todo mundo faz questão de lembrar.
      Copa do Brasil, técnico Muricy: Essa sim foi uma eliminação totalmente vergonhosa, não jogamos nada contra o ridículo confiança, e fomos eliminados pelo fraquíssimo fortaleza
      Sulamericana, técnico ZR, eliminado pro Palestino, eliminação complicada tbm, mas por incrível que pareça foi nossa melhor campanha nesse torneio.
      Brasileirão: Não acabou.

      • Estou me referindo as últimas duas . Carioca fede a ranço!

      • Boa… Ryan, não acabou mesmo!!!
        E por todos os anos infrutíferos com muito pouca coisa colhida por tanto tempo e dinheiro e dívidas empenhados somente na última década e nem lembrarmos das continhas infames e muquiranas dos 45 pontos que inclusive por um bom tempo me preocupei, se ganharmos o campeonato, beleza… se ficar em segundo ou terceiro tranquilo também, pois em junho eu NUNCA imaginaria que estaríamos HOJE até onde chegamos.
        Em terceiro lugar ou segundo o LUCRO já foi muito grande.
        Saudações.

  • Não temos paciência com jogador vindo da base, não temos paciência com técnico vindo da base…Só presta se ganhar todos os jogos, essa é a realidade do Flamengo.
    Zé Ricardo no primeiro ano como técnico profissional conseguiu uma vaga na Libertadores e chegou nas oitavas da sul americana (FOI FEIO PERDER PARA O PALESTINO, MAS MESMO ASSIM NUNCA PASSAMOS DESSA FASE COM NENHUM OUTRO TÉCNICO).

    • Perfeito Elder!
      Onde eu assino?
      Abraço! SRN!

    • Bem lembrado…
      Saudações.

  • “A paciência que o torcedor teoricamente tem com um jovem jogador do Sub-20 que sobe aos profissionais, é a mesma que o torcedor deveria ter com um técnico que fez essa mesma transição. O cara vai errar, vai mexer mal algumas vezes, mas vai criar experiência para não repeti-las.” — Exato!

    E o mais importante: ele vem com uma visão diferenciada acerca de estratégias e propostas de jogos. Muitas destas idéias irão dar certo, assim como outras se mostrarão bastante equivocadas. Mas o que importa é a soma geral de todo o trabalho. Por isso, acredito que ele deverá ter a temporada de 2017 inteira para realizar todo o planejamento desejado sob os seus conceitos. Mas ainda assim, NÃO teremos de IMEDIATO, os resultados desejados.

    E é justamente isso o que me preocupa… &;-D

    • Bela análise Ednei!
      Mas como a Libertadores, que pra mim é o principal objetivo em 2017, vai se alongar durante todo o ano, é provavel que ele vá ganhando essa casca durante a próxima temporada.
      Enfim, se na primeira ele já conseguiu chegar na terceira posição do brasileiro…
      Na segunda já pode ser melhor.
      Vamos ficar na torcida.
      Abraço! SRN!

      • Dunga… Excelente explanação!!!
        saudações!

    • Dinei, Dinei… mandando bem pra caramba…
      Tô ficando seu fã.
      Saudações!!!

  • Bela explanação mais uma vez Vinny!
    Sobre o campeonato: ainda acredito, pq sou rubro negro, mas duvido mto q seremos campeões (contraditório kkk), mas fico feliz com a campanha de 2016 e irei “perdoar” o desempenho pífio em outros torneios esse ano se no ano q vem demonstrarmos um melhor planejamento e consequentemente melhores campanhas, assim como fiz com respeito as ridículas campanhas 2013/14/15 que fizemos, tudo foi com a ideia q apartir de 2016 montariamos um elenco no mínimo competente e isto está sendo feito.
    Sobre as torcidas: infelizmente é uma realidade nacional, as organizadas se tornaram faccoes criminosas, onde a maioria nem vai pra torcer por time e sim pra torcida

    • Valeu Ryan!
      É isso aí mesmo, amigo.
      Eu também não duvidaria do Flamengo, em qualquer situação.
      Essa campanha foi sensacional, e ano que vem promete.
      Sobre a briga, que vergonha que tenho dessas imagens.
      Estamos juntos! Abraço! SRN

    • Ryan… mandando bem pra caramba…
      Vai garoto!!!.
      Saudações!!!

  • Com certeza o Ze Ricardo tem todo o credito, esta de parabens,,, e proximo ano ele tem que continuar a frente do time, todo torcedor rubro negro estava comemorando esse titulo e nao conseguir deixou todo meio triste, mas ao mesmo tempo o orgulho renasceu, por que em 2017 e tudo nossoo….

    Ja estou fazendo minha economias rumo a titulo da libertadores, e poisterior Toquio…

    • Boa Lailson!
      Abraço! SRN!

    • Que animação heim???
      Beleza!!!
      Isso está no nosso DNA Rubro Negro!!!
      Saudações.

  • Não é bem assim tbm, apesar de Zé ter os méritos dele (são inegáveis) muitos do seus erros não são de ordem tática ou técnica, são insistências com jogadores fracos, subistitucoes repetidas que não surgem efeito e que são mantidas, falta de chance aos jogadores estrangeiros,insistência com medalhões, nada da base jogar…acho que ele não é tão bobo assim, ele precisa melhorar muuto suass convivcoes pessoais.

    A questão da base é uma tristeza, pois se o time tá mal, não se pode lançar os garotos pois vai queimá-los (apesar de eu não concordar, Jorge se destacou em um elenco horrível, samir idem), com o time bom, encaixado, seria o ideal para lançar os garotos, mas que sempre ficaram atras de sheik, fernandinho, etc

    • Fala Xará!
      Então, Zé Ricardo vive o dia a dia do clube, e essas insistências devem se sair muito bem nos treinamentos.
      Também tenho as minhas preferencias por jogador A ou B, que na grande maioria das vezes diverge do Zé Ricardo, mas acredito que a meritocracia deva estar em primeiro lugar.
      Enfim, vamos torcer para o Zé melhorar ainda mais nesse ponto.
      Abraço! SRN!

      • Vc acredita mesmo que Sheik, Cirino, Gabriel possuam algum mérito??

        • Fala Luis!
          Amigo, eu não sou setorista do Flamengo, não estou todos os dias no treinamento.
          Sheik, pra mim é ex-jogador.
          Cirino já deveria ir embora.
          Gabriel foi importante, e pode compor bem o elenco.
          Mas são os limões que o Zé Ricardo tem pra fazer uma limonada, parceiro.
          Abraço! SRN!

          • Concordo com voce, Vinny…

            • TMJ!

          • Posso acrescentar algo ai? O Everton poderia fazer a função de lateral esquerdo caso o Jorge se acomode/não jogue ou se machuque. Ele já esta função várias vezes. Vejam exemplo do Jean do Palmeiras. Ele joga de lateral direito e meio de campo, Ze Roberto de lateral esquerdo e de ponta. Pq no Flamengo não pode?

            • Verdade, como em 2009.

            • Everton não rende mais como lateral. Não apoia e nem consegue se alinhar a linha defensiva rubro negra. Em 2009 foi fácil pois o Fla jogava com 3 volantes.

              • Tu é questão de adaptação…Ele no começo da sua carreira era lateral esquerdo de ofício, não deve ter desaprendido.

                • Estamos falando de 7 (a lá) anos depois, Éverton não tem técnica e não é um grande marcador. Funciona muito bem como assistente de lateral. Não consegue se alinhar ao sistema defensivo, que nesse caso, precisa de um lateral que se contenha mais. É um desperdício pensar nele como lateral.

                  • Pense como quiser.

                    • Uii

                  • Sem contar que ele mesmo já declarou “que prefere jogar no meio”… &;-D

                    • Pois é, mas tem gente que acha que PS2 é igual a futebol real

                    • O Jean (Palmeiras) disse a mesma coisa e o Cuca escala ele de lateral direito. Tem gente que nunca jogou nem PS2 e fica de marra, acha que brincar com as bolas do “namorado” é a mesma do futebol.

                    • Que isso William… a gatinha tem seus argumentos e demonstra entender do que fala…
                      Não precisa baixar o nível…
                      Na boa… tranquilo amigo.
                      Saudações.

                    • Ela deve entender mesmo do que fala, se me recordo ha um tempo a traz te chamou de velho por elogia lá. Ta lembrado?

                    • Sim … foi mesmo…
                      Mas depois nos entendemos e ficamos de boa.
                      Não guardo mágoa ou rancor dela como não vou guardar de você por lembrar um episódio tão chato e inconveniente.
                      Podia muito bem passar sem essa…
                      Tira a bronca do coração irmão… isso não soma nada pra ninguém.
                      Queira-me bem pois nada custa.
                      Deus te abençoe e guarde.
                      Mengão sempre!!!

                    • Ihhhhh… pior ainda Dinei…
                      Ele já deve ter cantado que não iria jogar com o Zeca pela lateral.
                      Eu que não colocaria o meu na reta por uma causa perdida.
                      Valeu…

                  • Gatinha mandando bem…

                • E por favor, não venha com “tem que testar”, “treinar” e outros clichês. Vai ser tipo as redações do Enem com “Atualmente no Brasil” ou “campanhas de conscientização” kkkkkk

                  • Cada um com suas ideias Giulia. Não é com imposição que se ganha uma pessoa. Vc pensa de maneira diferente, ok. Eu testo, treino do meu jeito e vc faça ou não faça da maneira que achar melhor. SRN

                    • Não quero ganhar ninguém. Só quero que quando argumentarem utilizem algo mais lúcido e mais abrangente.

                    • E nem consegue pelo visto mas enfim é o meu pensamento, fique com os seus. Passar bem!

                    • Ainda bem que não consigo. Passar bem

                    • Uii, kkk

                  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                • E se não quiser ou demonstrar boa vontade pra isso???
                  Nenhum técnico consegue “obrigar” ninguém a jogar bem…
                  Imagino se eu tivesse no lugar dele se fosse isso mesmo como suponho eu não poria o meu na reta “testando” ele por ali…
                  Se não desse certo como poderia muito não dar, muleke dentro e fora do clube iria colocar essa na minha conta.
                  Saudações.

              • Gatinha esperta…
                Saudações e um beijo!!!

            • Talvez tenha pedido ao Zeca pra não escala-lo por lá…
              Essa é uma possibilidade…
              Saudações.

          • Limões e abacaxis também!!!
            KKKKKK
            Grande abraço!!!

      • Concordo em gênero número e grau.

    • “Ora bolas, se agora o pessoal chegou a essa conclusão, de que o elenco é fraco, então os méritos são do treinador que conseguiu colocar o time na terceira posição do campeonato nacional, não é?! Vai entender, mas coerência é bom, e eu gosto.” — Nem precisei ter o trabalho de digitar… &;-D

      • Boa Ednei!!!

      • Ai concordo com vc nesse ponto de vista se o elenco é fraco foi mérito dele…SQN, não acho o elenco fraco e está entre os quatro melhores do Brasil, porém zé ricardo vai morrer abraçado com marcio araujo,gabriel,Fernandinho,cirino e everton pois sheik, Chiquinho e alan estão de saídas senão tava na panela.

        • Será? Por incrível que pareça, acho que iremos nos surpreender em 2017… &;-D

          • Deus te ouça Ednei…torço pra eu estar equivocado.

            • Mengão Sempre!!!
              Saudações!!!

              • SRN.

        • Exato, o elenco não é o melhor, mas é um dos cinco melhores, no entanto o esquema atual privilegia justamente os jogadores de menor qualidadeo. E sem variações. Isso é algo que deve ser cobrado do treinador. SRN

          • Discordo quanto à crítica referente ao esquema atual; concordo em relação à variações táticas. Por isto, faço uma ressalva: se o elenco realmente fosse bom, teríamos poucas opções para substituição no 2o. tempo? O problema de criar um esquema tático que “privilegie os jogadores de melhor qualidade” é que limitaria (mais ainda) as opções de mudanças e substuições. Muitas vezes, é melhor entrar com um time mediano e bem entrosado, para posteriormente promover substituições com jogadores que decidam a partida! &;-D

            • Se você concorda que falta variação tática, o que já é uma falha, pior é ficar preso a um único esquema que depende dos jogadores menos técnicos para funcionar. Poderíamos jogar também dessa forma, pensando em determinadas situações de jogo e adversários, não exclusivamente de uma maneira. E discordo quanto a ser melhor entrar com um time mediano para posteriormente colocar jogadores que decidam a partida. Nem sempre vai dar tempo. Um time que quer ser campeão precisa entrar em campo pra resolver os jogos, não ficar especulando.

            • Dinei,Dinei…
              Tá lendo meus pensamentos em xará… rsrsrsrsrs
              Grande abraço!!!

          • Tenho certeza que em 2017 ele será sim cobrado e MUITO!!!
            Saudações!

      • Kkkkkkkkkkkkkkk

    • Fica tranquilo…
      Acredito que esteja aprendendo muito esse ano só tomando porradas de tudo quanto é lado.
      Se a máxima que só se aprende pela dor realmente valer… provavelmente ano que vem ele já estará começando a apresentar a casca que ganhou nesse ano.
      Saudações!

  • Vinny Dunga é o cara mesmo.

    • Sou nada Paulinho!
      Você que é o cara!!!

  • Santa Eliminação

    • HAHAHAHAHAHA
      Continuo achando…
      O time que não soube aproveitar.

      • Colega respeito suas escolhas, mas até hoje não consigo entender, como um “torcedor rubro negro” pode comemorar uma desclassificação. Soa de forma incoerente. Enfim cada um com suas decisões. SRN

        • Fala William!
          Estávamos em uma ótima sequência no Campeonato Brasileiro, e a sulamericana poderia atrapalhar a campanha.
          No final, acabou que o time se atrapalhou com as próprias pernas.
          Você chegou a ler essa coluna? Lá estão todos os argumentos.
          Acredite, o nosso ideal é o mesmo.

          • Blz irmão. Estamos juntos!

            • TMJ!

          • Legal ter esse pensamento, tu nunca vai ficar triste:

            Sai da CB = foca no brasileiro, logo, SANTA ELIMINAÇÃO
            Sai da Libertadores = foca no brasileiro, logo, SANTA ELIMINAÇÃO
            Sai do Carioca = foca nas outras competições importantes, logo, SANTA ELIMINAÇÃO

            Massa po

            • kkkkkkkkkkkk comédia.

            • Triste eu ficaria se caísse pra série B!

Comentários não são permitidos.