“Administrador do Maracanã deve ser anunciado logo, know-how será decisivo”

Compartilhe com os amigos

O torcedor de futebol do Rio de Janeiro conhecerá nas próximas horas a nova administradora do Maracanã, que comprará a concessão da Odebrecht. A francesa Lagardère e a inglesa CSM disputam o direito de tocar o principal estádio do país e se consideram favoritas por diferentes motivos: o know-how na gestão das arenas por parte da Lagardère e a parceria com Flamengo e Fluminense pelo lado da CSM.

A experiência da Lagardère na administração de arenas lhe garante vantagem neste quesito diante da concorrente, que entrou na concorrência mais recentemente. De acordo com seu site, a CSM tem como especialidade a comercialização de camarotes, alimentos e hospitalidade corporativa.

Uma das exigências do edital de convocação para a administração do Maracanã trata sobre a experiência no gerenciamento de arenas. Os itens 11.5.2 e 11.5.3 cobram a comprovação da experiência da licitante em operação e manutenção de ao menos um estádio com capacidade mínima de 20 mil pessoas.

Em sua proposta, a Lagardère afirmou que administra mais de 50 arenas pelo mundo, sendo o Independência e o Castelão dentro do Brasil. “Somos um grupo que fatura R$ 36 bilhões por ano”, garante Aymeric Magne, CEO da Lagardère Sports Brasil. “Temos 58 arenas ao redor do mundo, inclusive 45 estádios. Na Europa, também é comum terceirizar o marketing esportivo dos clubes e temos 70 deles”, acrescenta, citando Borussia Dortmund e Lyon.

Apesar da falta de experiência, a CSM aposta na força política de seus parceiros Flamengo e Fluminense, que têm feito trabalho pesado nos bastidores. O presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello tem falado grosso nas entrevistas sobre o tema.

“Vou me surpreender se a nossa proposta não for aceita. Somos a única empresa que tem contrato com Flamengo e Fluminense, independentemente do sócio torcedor que fazemos com eles. Porque nossa filosofia é a mesma dos clubes: a gente entende que os clubes devem ser os protagonistas, não uma empresa qualquer de marketing esportivo”, Cadu Ferreira, executivo da CSM.

Yahoo Esportes: Jorge Nicola

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • #ViceNão

    participe dessa campanha

    é só empatar com Atletico Paranaense e o santos vencer o América…

    tmj
    SRN

    • Zé mané, a gozação de vice com o vascu é somente entre finais com o fla, q começou em 1999 e de lá p cá ganhamos todas as finais contra eles, portanto agora não contra pois seríamos vice do palmerdas. Entendeu??? Explica pros ignorantes vascaindos q zombarem de ti.

      • todos sabem que Palmeiras é o Vascu de Sampa
        e Atletico é o vascu de Minas

        não não
        vice não
        só se me derem 100 mil dos 3,4 mi

        kkkkkk

  • N entendo msm, esta teimosia em querer jogar no Maracanã de qualquer forma, já passamos do momento em partir para nossa construção do nosso estádio….pq n podemos começar a planejar nosso estádio…? Essa história de dizer que o Maracanã é nossa casa, já passou dos limites….diretoria!! Ouçam a torcida, foquem no nosso estádio, e esqueçam este Maracanã de hoje em dia, pois ele n atende mais o torcedor do rio, muito caro!! Vamos jogar no estádio da portuguesa, e partiremos pra construção do nosso!! Estádio. Jamais teremos o Maracanã como sendo NOSSO!!. É uma pena, mas é a realidade. O Flamengo merece ter o seu próprio estádio, temos que começar a fazer nossa própria história gente. #ESTADIOPROPRIOJA#

  • Prefiro a creditar quê o Flamengo sò não chutou o balde porquê a Impresa o qual tem parceria, faz questão do Maracanã!

  • Que experiência tinha a Odebrecht e a IMX do Eike Batista em administração de arenas???

    • A experiência de saber como a máquina pública e o financiamento do BNDES eram “comprados e adquiridos”.
      Infelizmente estamos a descobrir todos os dias que muitas licitações foram ganhas porque o Contratante encaminhava a licitação para um grupo previamente acordado e não porque este tivesse a melhor proposta técnica com fundamentada engenharia financeira de sua viabilidade.
      Quem já teve a oportunidade de participar de licitações públicas aqui no Brasil já deve ter visto “praticamente de tudo”.
      SRN

  • O Flamengo já perdeu muito tempo com essa indefinição. Os atuais governantes só desejam o mal do Mengão. O que o EBM deveria fazer é desistir do Maracanã, associar-se a um grupo que viabilizasse a construção financiada de um estádio próprio e divulgar os nomes dos políticos inimigos para que a Nação NUNCA MAIS VOTASSE EM NENHUM DELES!

  • Acho que o maracanã ainda é o melhor para o flamengo, essa coisa de ter estádio próprio nem sempre é uma boa, olha o exemplo do corinthians…que roubada.
    Grandes clubes da Europa como Inter de Milaõ e Milan por exemplo dividem um estadio municipal.

    • O Milan tá construindo o seu novo estádio!!!

    • Sempre digo isso! O Grêmio tbm esta se ferrando. Estádio próprio na baixada ou Zona Oeste pra ser assaltado? Tô fora

  • Pra mim não existe retorno financeiro no Maracanã de qualquer jeito.

    • Podemos todos concordar que quando o assunto é financeiro, esta diretoria dificilmente erra e entende do assunto. Se tão insistindo tanto, é porque retorno tem.

  • Sim, a Lagardere é experiente em roubar os clubes com administrações preguiçosas. E daí? Que ela quer lucrar e é boa nisso, ninguém duvida. Mas até nisso está em desvantagem nesse caso, porque será uma enorme fracasso deficitário sem o Flamengo.

  • Vejo torcedor torcendo para melar o Maracanã, levantar um estadio com projeto e licenças mais obras leva pelo menos 5 anos, teríamos que ficar viajando ou então jogar em um cortiço isso daria uma vantagem competitiva enorme pro Palmeiras. Teríamos orçamento mais modestos e sem chances de trazer grandes jogadores internacionais ou vocês acham que um Podolski viria para jogar naquela Arena Botafogo. Sem falar que estadio proprio contrairíamos uma divida de longo prazo com a mesma receita ou receita menor que o Maracanã. Temos que lutar até o ultimo minuto e pensar em estadio proprio como plano B.

    • Penso exatamente igual a você. No curto e médio prazos o Maracanã é a melhor opção, desde que o Fla seja protagonista e não inquilino.

      • Exato Jobson, isso nos dará tranquilidade para reduzir a dívida e planejar uma arena top no futuro.

    • Falou tudo meu caro!

      Nosso rival pela hegemonia no futebol brasileiro será o Palmeiras e não o Corinthians e, ao contrário do que muita gente pensa, eles (Palmeiras) vão continuar fortes após a saída do Paulo Nobre porque tem fontes de receitas robustas (sócio-torcedor, bilheteria e melhor patrocínio de camisa do País).

      Ou seja, o Flamengo tem que ter um estádio que lhe permita grandes arrecadações e a curto prazo esse estádio é o Maracanã.

      • e meu caro so que acontece que esses patrocinio so ajudaram, o investimento mesmo veio do presidente, apos a investida do presidente e que alavancou o sorcio torcedor e veio os patrocineos , acredito que mesmo longe do palmeiras o ex presidente ainda continuara a injetar dinheiro no palmeiras, so que quando ele resolver cobrar ai vai ficar estreito, vi em uma reportagem, que essa adiministração do Paulo Nobre nao e, a das mais seguras, pois o capital dele nao foi capitado e sim injetado, ou seja nao teve giro de capital ele tirou do proprio bolso,o flamengo nao, correu atras de investidores patrocineo ,isso sim fez a grande diferenca entre gestao , o presidente BM quando sair nao pode revindicar nada porque ali nao tem dinheiro dele. FLAMENGO SEMPRE

    • Muito bem colocado.
      Grande abraço!

      • Então sua opinião é igual a de todos os “grandes” presidentes que já passaram pelo Flamengo (Kleber, Marcio, Helinho e outros), de que o clube viva em função do Maracanã. Por isso o Flamengo nunca será respeitado. Vivendo sempre das sobras das bilheterias e enriquecendo muita gente.
        Existem momentos que são necessários grandes sacrificios. Talvez esse seja o momento do Flamengo.

    • Bom ver mais pessoas pensando. Esse papo de estádio próprio e fruto da pilha que os anti colocam e parte da nossa torcida tá embarcado nessa. Sem complexo irmãos.

  • Tomara que a francesca ganha
    #estadiopróprioja
    #forçachape

  • Lagardère disso aí Flamengo, deixa esses caras se fuderem, pode até ter uma empolgação inicial mas depois vai quebrar sem o Mengão, vamos partir para a nossa casa própria, sem aluguel.

    SRN #ForçaChape

  • Know How or Pay More?
    SRN

    • Pay more, of course!

    • Plagiando o Roberto…
      Pay more, of course!!

  • Independente de quem levar deve melhorar, até porque nao tinha como piorar

Comentários não são permitidos.