Frustração. Esse foi o sentimento de muitos torcedores do Palmeiras e do próprio clube quando Ronaldinho Gaúcho acertou com o Flamengo, em dezembro de 2010. Assis, empresário e irmão do talentoso atacante, vinha negociando com o clube alviverde há algum tempo. O técnico Luiz Felipe Scolari, então na equipe, chegou a se envolver para ajudar. Um plano de marketing foi montado contando com o craque. Mas não deu certo.
Praticamente seis anos depois a pergunta não foi respondida: quais os motivos fizeram Ronaldinho ‘desistir’ do Palmeiras e acertar com o Flamengo?
“São Paulo, para o Ronaldo, sempre foi um tabu. O Estado de São Paulo, eu digo. Ele sempre dizia: ‘São Palo é grande…”. Tinha aquela coisa. E ele sempre foi apaixonado pelo Rio”, revelou Assis em entrevista ao o Bola da Vez, que será exibido nesta terça-feira (6 de dezembro), a partir das 21h30, na ESPN Brasil e no WatchESPN. “Nesse meio tempo veio o Flamengo. O primeiro a manifestar interesse foi o Flamengo. Um dia encontramos a Patricia [Amorim, então presidente do clube rubro-negro] em uma churrascaria e ela disse ‘E aí Ronaldo, e o Flamengo’. E fez a foto com o Ronaldo”.
Assim, Assis explicou que a ida de Ronaldinho Gaúcho foi decidida pelo craque pelo interesse que ele tinha em morar no Rio de Janeiro.
“A gente teve três etapas de negociação. Uma delas conheci o senhor Beluzzo [ex-presidente do Palmeiras], uma figura fantástica, uma figura genial, mas, infelizmente em todas essas circustâncias, o Ronaldo estava sob contrato. Eu não tinha o poder toda da negociação. Tinha o poder sobre o atleta. E até nesse episodio com o Beluzzo o treinador ainda era o Felipão. As pessoas não sabem. Eu me encontrei com o Felipão. Me encontrei com ele, jantamos, conversamos. O Ronaldo estava decidindo. E uma coisa é a gente querer uma situação e não poder realizar. Infelizmente em todas as negociações o Ronaldo sempre estava com clube, tinha contrato com clube. Nessa ocasião falei para o Felipão: ‘Por mim está ok’. Acho que os números… os números naquela ocasião eram excelentes.”
Segundo Assis, a possibilidade de trazer Ronaldo de volta ao Brasil foi adiada naquele momento, mas no mesmo ano virou realidade por escolha do jogador.
“Só que o Ronaldo, inclusive, me deixou mal em uma situação que eu, na minha cabeça, o sonho de consumo para mim era voltar a Porto Alegre. Nao era nem Palmeiras nem Flamengo. Mas o Ronaldo tinha contrato com o Milan e a gente tinha que tomar um rumo. eu estava ouvindo, estava aberto. E eu nao procurei os clubes. Os clubes vieram. Quando o Ronaldo no final do ano me diz ‘Velho, eu não vou voltar para Milão’. Eu pensei: ‘C…, f…’. Ele ainda tinha seis meses. Estava livre em seis meses”, relembrou.
Assis recordou até que o Palmeiras fez a negociação de forma correta, procurando o Milan para trazer o jogador.
“Galliani me deu carta branca [para negociar o Ronaldinho]. O Palmeiras foi no [empresário] Mino Raiola e já começou a trabalhar, já tinha contato com o Milan. O Palmeiras foi o primeiro clube, e acho que o único a conversar com o Milan naquele determinado momento. Eu digo ‘Tá, vai sair, coisa linda'”, disse Assis.
Apesar de a diretoria alviverde ter saído na frente, Ronaldinho chegou a negociar ao mesmo tempo com Palmeiras, Grêmio e Flamengo. Algumas semanas de negociação depois, o Grêmio desistiu de contratá-lo e foi seguido pelo Palmeiras, cuja diretoria chegou a afirmar que “Assis estava fazendo leilão pelo atacante”.
Ronaldinho foi confirmado oficialmente pelo Flamengo em janeiro de 2011. Ficou até maio de 2012, com 74 jogos e 28 gols anotados pelo time rubro-negro. Ganhou apenas um Campeonato Carioca, logo no primeiro ano pelo clube.
Assis conversou por 1h30 com o apresentador Dan Stulbach e os jornalistas Gian Oddi e Jorge Nicola, ambos comentaristas dos canais ESPN.
Fonte: ESPN
RJ=Praia, Pagode, farra…SP? Nem tem comparação. Malandro. O Fla daquela época era irresponsável e foi mole para ele dar a rasteira. Meteu o processo depois da Idiota que presidia o clube assinar um contrato, ai ferro…os dois lados erraram muito. Sem mais.
verdade @almir_ribeiro:disqus
A Patrícia era cheia de boas intenções eu torci pra ela ser eleita, mas infelizmente só boas intenções não adianta. Ele era MUITO amadora. O contrato com o Ronaldinho não foi ruim como muitos pensam, era até bom. O Fla pagava 450 pila apenas enquanto a traffic bancava 750 mil. Eu não lembro bem pq a traffic parou de pagar, mas certamente se houvesse Um contrato bem feito eles não poderiam ter nos deixado na mão assim. Esse foi o primeiro erro. Mas a verdadeira cagada foi ela ir a público e dizer que bancaria o desfalque da traffic. Isso foi uma atitude digna de uma égua e que deixou o clube em estado calamitoso.
Puxa aqui tá dando espaço para qualquer um, não demora, até o Eurico vai ser uma coluna aqui, rs…
“Eu não faço leilão”. Parece meu sobrinho de 5 anos dizendo que não foi ele que riscou a parede.
Azar o nosso. Poderia ter ido para os porcos, e nos deixado sem essa dívida monstruosa.
Ronaldinho chutou o balde quando o Flamengo parou de pagar, a diretoria naquela época era muito fraca, quis dar um passo além da perna, duvido que se fossem os gestores atuais isso teria acontecido, lembra bastante o caso do Edmundo que o dinheiro tinha um fim e o Kleber Leite usou na contratação, muito amadores.
Veio pro Fla na hora errada… Se fosse nessa diretoria, estava arrebentando até agora…