Coluna do Torcedor: “Otimismo e convicção para 2017”

Compartilhe com os amigos

Por mais que seja duro para nós torcedores esse pouco mais de um mês sem futebol que seguirá, não deixamos de viver intensamente nosso ‘Flamenguismo’ neste período, pelo contrário, é quando todos viramos gerentes de futebol e mergulhamos no mercado atrás de soluções para o próximo ano.

Como pra 2017 a manutenção do técnico já está acertada, o que se discute são jogadores. Embora cada um tenha sua opinião sob as posições carentes, é senso comum que para 2017 queremos, pra não dizer precisamos, de um lateral-esquerdo, um volante e dois pontas (ou meias que joguem pelo lado).

Antes de falar das contratações é preciso mencionar os nossos reforços gratuitos pro ano que vem, a base, a tão mal utilizada há tanto tempo no Flamengo, mas de forma otimista como prometido. Eu acredito do fundo da minha alma rubro-negra que desde que o Zé Ricardo assumiu o time principal a base passou a ganhar uma atenção especial que não recebia desde os tempos áureos; existem reportagens que mostram como os garotos passaram a treinar com e como profissional, especialmente os destaques da copinha, o tal “processo de integração” que o Muricy (comentarista, quem diria) chegou a idealizar mas não aplicou.

Apesar de muitos só reconhecerem um bom trabalho e planejamento na base a partir do momento em que vemos no campo, eu garanto que o trabalho  começou em 2016, e não, o Zé Ricardo não foi uma decepção no assunto “utilização dos garotos”, ele só não caiu na armadilha de lançar os jovens igual em 2013 (onde estão?) e 2011 (quem eram mesmo?) e muitas vezes antes sem sequer arar a terra. Tanto Zé como Flávio Godinho já deram entrevistas AFIRMANDO que a colheita acontece a partir de 2017, e eu tenho CERTEZA que nossas crias brigarão de igual pra igual com o restante do elenco, no sentido de que se o Trindade (nem sei se estará no elenco, só peguei de exemplo) estiver melhor do que o Arão, ele joga, se o Vizeu estiver melhor que o Guerrero, ele joga, se o Paquetá estiver melhor que o Diego, os dois jogam juntos.

Sobre os reforços que virão de fora, nem sequer acabou o campeonato e já temos um nome forte, literalmente inclusive, para a volância, que é o Rômulo, jogador de marcação firme e boa chegada ao ataque, ex-vice que estava no futebol russo. Depois de Cáceres, Canteros, Jonas e Cuéllar, agora, se confirmada a contratação, caberá a ele a missão ingrata de tentar por no banco o Márcio Araújo. Esperemos que uma vez aqui Rômulo não volte a ter problemas com lesão, pois 3 jogos seguidos fora já são suficientes para que ele (sim, ele) retorne.  Ronaldo também deve disputar forte essa vaga e a do Willian Arão.

Pra lateral-esquerdo, se especulam muitos nomes de laterais de nível médio/bom, que possam ser considerados bons reservas para o ”Jorge Alba”. Como nosso titular era o da vez na base, não temos nenhuma opção tão boa imediatamente no sub-20, logo se comentam jogadores de times médios tais como Renê, do Sport e Reinaldo (esse é nível médio/ruim), da Ponte Preta.  Pessoalmente não gosto dessas alternativas e sou a favor de procurar opções fora do Brasil, como os também já especulados Miguel Trauco e Emmanuel Mas, o argentino por sinal está faz uns três anos na nossa lista de compras. Gostava do Dener, ele poderia ser o Rodinei da esquerda, mas infelizmente o destino tinha outros planos. Enfim, não temos um alvo determinado ainda, mas certamente alguém virá até o início da libertadores, que é a grande prioridade.

Nas pontas eu não gosto muito dos nomes que vem sendo ventilados, mas temos Paquetá e Thiago Santos pedindo passagem, sendo o primeiro um meia versátil com muito potencial e o Thiago um jogador de muita habilidade e força. Se vier o Marinho, pra mim não seria titular, que embora tenha feito boa temporada no Vitória, não o vejo com essa bola toda pra se manter em alto nível no Flamengo, sem falar nos valores, mas se vier espero estar errado. Vitinho não convence muito boa parte da nossa torcida pelo que eu tenho visto, mas acredito bastante nele, e tenho fé que pode jogar seu futebol plenamente na gávea. No internacional ele joga numa zona onde alguém grita “bola pro Vitinho pra ele tentar resolver”, e às vezes ele resolve, então imaginem numa equipe de verdade onde há organização, aposto que ia voar.

Eu sei que esse argumento vale pro Marinho também, porém vejo mais recurso técnico no pequeno Vitor. Se vier um ”nome de segurança” tipo Éverton Ribeiro(só um exemplo) ou Bernard, melhor ainda. Com 2 contratados + base + Éverton e Éderson (eu acredito) = vida inteligente no ataque de novo.

Eu não entendo porque tanto pessimismo de alguns torcedores, teremos um elenco fortíssimo pra 2017, um bom técnico tendo sequencia de trabalho, estrutura excelente e estádio no Rio, então não é a manutenção de 3 ou 4 jogadores pouco queridos pela torcida, e que estarão no final da fila, que faz cair por terra tudo isso, todos os nossos sonhos e expectativas a respeito de títulos e bom futebol daqui em diante. É hora de levantar a cabeça, ter fé, fé nos jogadores, inclusive nos perebas, fé no DP de Futebol que sim, fez um bom trabalho em 2016, salvo algumas falhas no elenco relacionadas ao Muricy, fé na diretoria que é acusada de se importar mais com finanças do que com futebol,  e não nego que antes desse ano a gestão do futebol estava ruim mesmo, mas agora engrenou, fé na torcida que embora diga que vai cancelar o ST por causa da renovação do Márcio Araújo sempre apoiará, fé no Flamengo, essa instituição gigante e maravilhosa que nos faz sofrer tanto, mas que também nos proporciona algumas das nossas maiores alegrias, isso aqui é Flamengo, aqui a gente critica e cobra quando é preciso mesmo, mas agora o momento é de esperança, de não duvidar, porque isso aqui é Flamengo e aqui a gente ganha título até com Val e Bruninho, então acabou a choradeira e vamos olhar pra frente.

Triunfos e glórias estão logo ali.

SRN,
Nick Sousa


Faça como o Nick Sousa, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para [email protected], que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Fala nick.
    Discordo um pouco do texto no que diz:
    1. Utilização da base….. Na prática, o futebol não é tão simples quanto o discurso do melhor joga. Houve momentos do campeonato em que o time tava bem e embalado, Zé ricardiola e etc, e nem assim o thiago e o paqueta ou ronaldo tiveram chance de entrar. O M.A era insubstituível e o rodízio de pontas manjado.
    Até agora pra mim, esse discurso de usar a base é papo de clube que não quer contratar…
    No inicio do ano por exemplo, os garotos já estavam la e o flamengo fez um esforço grande pra tentar trazer o montillo. Agora o cara ta bobeira e nem é ventilado… e trouxe o fernandinho…

    2….. 3 ou 4 jogadores pouco queridos e no fim da fila? Se esses 3 ou 4 estão no fim da fila, o mancuello, cuellar, donatti nem pra fila foram né? Não tenho nada contra estes jogadores, mas acho que chiquinho, fernandinho e Gabriel já mostraram que são extremamente limitados..Gabriel senão me engano já tá 4 anos no flamengo e não saiu disso. O arao nem completou um ano e nego já quer fora do clube…haja modinha… Sheik já deu né?

    3. Márcio Araújo é um capítulo à parte..

    4. Não acho que o elenco será fortíssimo, mas também não ficará devendo em relação aos outros tão badalados

    Att
    Flavio, o pessimista..
    Rs
    Srn

  • “Se o Paquetá estiver melhor que o Diego, os dois jogam juntos.”. Essa foi com certeza a melhor parte do texto kkkk
    Enfim concordo com o autor. A utilização da base deve ser prioritária. Por exemplo, Marinho tá voando? Sim. Mas também tava no Ceará e quando chegou no Cruzeiro não rendeu nada. O que eu quero dizer é que é melhor não gastar pra contratar uma aposta (sim, ele é aposta) e usar um cara como Thiago Santos que tem muito potencial.
    Acho que os nomes paras as pontas nunca vão ser unanimidades. Por exemplo se eu fosse o Dirigente do Flamengo tentaria Oscar Romero, Thiago Neves, Taison ou o Robinho (Sim cara, eu quero muito o Robson no Fla. Imagina Diego Robinho Guerrero e Márcio Araújo juntos!) mas tenho certeza que muita gente não iria achar esses nomes bons.
    Pra Lateral o Más é o cara. Mas esse Trauco é bom também.
    O importante é que estamos sim num bom caminho. 2017 vamos terminar com um, quem sabe dois títulos. Vamos acreditar.

  • Com essa gestão estou igual São Tomé, só vendo para crer.
    Futebol praticamente ganhou nada com esses caras!

  • Concordo com quase tudo no texto. Legal a coluna. Mas a renovação do Juan me deixou menos otimista com relação ao uso da base. A renovação do Juan faz com que o bom zagueiro Léo Duarte continue sendo reserva dos reservas. Mas otimismo sempre é bem vindo, desde que não vire cegueira ou cabeça de avestruz. É bom ler alguém otimista.

    • Potencialmente não cara, já que Vaz pode ser vendido. É o que eles querem.. e o Rever talvez não fique até o fim. A renovação do Juan é mais por segurança mesmo. E pô, ele foi bem no último jogo e no primeiro semestre ele salvava ali atrás.

      • Faz sentido. Realmente, é bom ter 5 zagueiros no elenco se existe o risco real de perder algum deles para outro clube. Só não acho que ele tenha jogado bem o primeiro semestre não. O primeiro semestre ele jogou praticamente apenas o carioca e a primeira liga, pois tava machucado no início do brasileiro. E no carioca, sabemos que são poucos jogos difíceis, sendo que em um dos poucos clássicos ele falhou na derrota para o Vice em são januário. De qualquer modo, é fato mesmo que existe essa lógica para explicar a renovação do Juan.

  • Bom texto, só discordo em relação aos exemplos de segurança.. Everton Ribeiro e Bernard…O Everton Ribeiro, mesmo só tendo jogado realmente bem pelo Cruzeiro (no Coritiba ele foi bem, mas um pouco mais irregular) e estando nos Emirados Árabes (existe futebol lá?) e ter certeza q NINGUÉM SABE O QUE ELE FEZ LÁ OU SE QUER ASSISTIU UM JOGO DELE POR ESTE TIME, até entendo citar como segurança (como disse não concordo) mas agora o Bernard? O que fez na vida foi UMA temporada boa pelo Galo e mais nada.

Comentários não são permitidos.