Com a reta final do campeonato brasileiro, faltando apenas uma rodada para seu termino, as especulações que já começaram ali pelo mês de novembro vão ganhando força na mídia, e claro o nosso querido time não poderia ser deixado de lado, e as mais diversas especulações referentes a contratações, renovação de contrato, dispensas são feitas a cada dia pelos nossos jornalistas esportivos, a fim de se cravar pelo menos uma dessas informações.
No que se refere a utilização da nossa base, bem como estádio para jogar, caso o imbróglio do maracanã não seja resolvido, a diretoria tem feito o planejamento correto, haja vista que os garotos campeões da copa são Paulo terão até que enfim oportunidades reais no time profissional, e o contrato feito com o estádio da portuguesa, nos dá uma casa para pelo menos mandar os jogos de menor expressão e público, como visto nos últimos anos no campeonato carioca.
Mas o planejamento em questão de montagem do elenco para 2017, tem um pouco da cara do que foi feito em 2016, renovação com jogadores contestados pela torcida, e a demora na contratação de peças que seriam fundamentais para o time, pegando como por exemplo a demora da contratação de um zagueiro rápido, pedido pelo então técnico do time Muricy Ramalho, onde chegamos ao ponto de ter apenas dois jogadores no elenco, até as chegadas de Rever e Vaz.
Mesmo que estas especulações estejam erradas, não dá para entender, caso ocorra, a renovação do Márcio Araújo por 2 anos, sendo um jogador com mais de 30 anos, contestado pela torcida, limitado tecnicamente, em detrimento de jogadores como Ronaldo e Cuellar, que além de serem jovens, possui uma boa técnica, podem dar um retorno para o clube futuramente, vide o Santos, que deu oportunidade ao jovem Thiago Maia, e agora colhe os frutos, tendo uma especulação de mais de 60 milhões de reais batendo na porta pelo jogador.
Além desse, ainda temos a possível renovação com Sheik, que assim como no final de 2015, começou a querer jogar bola, teve contrato renovado, e esse ano quase não jogou, tendo um salário alto, a tentativa de renovação com Fernandinho, que pouco mostrou a que veio, além da eterna promessa Gabriel, que está aí há vários anos no flamengo, nunca teve uma sequência de 5 bons jogos e sempre tira a oportunidade dos jogadores da base, como por exemplo Thiago Santos.
Já no campo das contratações, especulasse Vitinho, que apesar de ser um bom jogador, é caro caso o CSKA Moscou não queria empresta-lo e só aceite vende-lo, além de um salário alto. Temos Marinho que está fazendo uma boa temporada, mais que até então, não tinha nem 30 gols na carreira, e por fim Michel Bastos do São Paulo, em uma possível troca por Mancuello e Donatti, sendo essa se feito, o maior tiro no pé da diretoria, que abriria mão de bons jogadores que podem render no próximo ano, por um jogador que não quer jogar com lateral como muitos torcedores afirmam, e que brigaria por posição que hoje o Everton faz.
Está na hora do flamengo parar de pensar pequeno e realmente evoluir de patamar, usar a espinha dorsal criada nesse ano, dispensando-se assim jogadores que não tem o apoio de grande parte da torcida, além de obterem uma qualidade apenas mediana, vide Marcio Araújo, Sheik (infelizmente idade pesou), Chiquinho, Cirino, Gabriel, Fernandinho, fazer contratações pontuais, mais que elevem o nível do time, como Felipe Melo, Podolski, Everton Ribeiro, Bernard, Valdívia (do internacional), Emmanuel mas, e o restante do elenco, ser preenchido pelos garotos da base.
Thiago Nobre
Faça como o Thiago Nobre, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para torcedor@colunadofla.com, que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.
Podolski, Éverton Ribeiro, Más, Bernard, Felipe Melo.
Tá achando que o Flamengo ganhou na Mega Sena ?
Claro! E os números apostados foram: 4, 8, 15, 16, 23 e 42… &;-D
Nao dá pra levar a sério essa coluna do torcedor, qualquer dia vou escrever aí só pra zoar geral. SRN
Por enquanto as más noticias são as mesmas..
Amigos Rubronegros, vejam a conduta do Zé:
“Mesmo com mais uma semana para treinar, Zé Ricardo diz ainda não ter definido o time que vai enfrentar o Atlético-PR, domingo, em Curitiba. Na atividade desta quarta o treinador testou Alan Patrick no lugar do suspenso Diego.
Outro desfalque para o duelo contra o Furacão é o zagueiro Rafael Vaz. Com uma luxação no ombro esquerdo, ele até esteve no Ninho, mas não treinou com o restante da equipe. Nas palavras de Zé, “provavelmente” Juan vai atuar ao lado e Réver na zaga, segundo notícias na página do Flamengo no globo esporte
Quer dizer que o MANCUELLO e o DONATTI não são nem reservas dos reservas e vão ser preteridos “mais uma vez”.
No lugar do DIEGO vai entrar o já desvinculado do elenco Alan Patrick.
No lugar do VAZ vai entrar o velho e lento recém recontratado JUAN(cogitado pra ser gerente no lugar do Mozer).
Vocês acham que são modificações corretas?
Pra vocês, o Zé está certo ou tem “alguma influência interna/externa” dando às ordens? Godinho, RC, Jayme ou empresários???????
Enquanto isso……. barrados, se desvalorizando 25 milhões em contratações de bons jogadores que não tem chance nenhuma de jogar e, se entrar é com o time perdendo o jogo, pra “queimar” até por falta de ritmo e entrosamento com os companheiros por nunca jogarem juntos e, desvalorizar o patrimônio do clube. Porque isso?
Há notícias de que o Flamengo vai trocar MANCUELLO e DONATTI(liberados pelo Zé que considera-os dispensáveis e não pretende utilizá-los, assim como o CUELLAR), pelo velho REFUGO encrenqueiro Michel Bastos já afastado do elenco e cotado pra dispensa.
Renovação do VSQ por 2 anos com aumentos de salário (falam que vai passar de 150 p/210 mil p/mes), renovação do JUAN que tem salário alto devido ao nome e fama de muitos anos atrás. Tudo isso com o “dedo” do Godinho, segundo ele mesmo afirmou em entrevista recente.
Além disso, ainda temos a possível renovação com Sheik, que assim como no final de 2015, começou a querer jogar bola, teve contrato renovado, e esse ano quase não jogou, tendo um salário alto, a tentativa de renovação com Fernandinho (comprando o seu passe), que pouco mostrou a que veio.
Meus Amigos, vocês acham essas medidas e decisões acertadas???????
Aquele abraço
Galvão eu acho o Zé excelente no ponto tatico da equipe. Mas concordo quanto a panela.
silas T, você está me gozando quando afirma: “Galvão eu acho o Zé excelente…….”
pocha me desculpa por falar a verdade. se discorda tente me convencer !
Não tenho necessidade de “tentar convencer” ninguem, principalmente os Rubronegros como você que já está convencido pelos “grandes especialistas”!
Você que está sempre por aqui, tem conhecimento da minha opinião e visão sobre o assunto e, por isso eu não vou ficar repetindo o que já comentei a exaustão, portanto, basta reler os meus comentários anteriores nas outras colunas.
Aquele abraço
para ser feita essa analise a respeito do planejamento do elenco (renovaçoes e contrataçoes) tem que haver a definição de ambas e depois disso poderemos analisar corretamente.
Muitos não entenderão, mas o gol que o Sheik fez contra o Palestino foi muito prejudicial para o trabalho do Zé Ricardo. Aquele gol foi o divisor de águas do time como um todo. Colocou pressão na cabeça do treinador, causando dúvidas nas suas prematuras convicções.O Sheik ganhou moral no time chegando ao ponto de começar jogando em algumas partidas e tivemos uma queda de rendimento, perdemos vários pontos nesse período.
Tem razao, eu nao entendi
Normal.
Trocar Mancuelo e Donati por Michel Bastos… sem comentários! &;-D
Não creio em notícias da Fox Sports.Caso confirme, isso prova que estarão tratando dinheiro como capim.
A Coluna não ficou ruim, mas em pontos cruciais para a apresentação de argumentos acredito que deu uma patinada.
Não dá pra acreditar em especulação barata da imprensa esportiva. Mas quando a torcida pede nomes como Bernard (titular absoluto no Shaktar Donestsk), Podolski (quer jogar na Turquia até o fim do contrato), Everton Ribeiro (é uma contratação arriscada até para times estruturados do nível de Palmeias e Flamengo), Emmanuel Mas (apesar do contrato do San Lorenzo vencer nesse ano, creio que jogará lá fora por conta das convocações para a seleção argentina) e outros, acaba dando crédito para as especulações non sense da imprensa.
A mudança de patamar do Flamengo, primeiramente, não começa pelas contratações de ótimos jogadores, mas por duas coisas: 1)construir e manter um grupo qualificado e entrosado.2) Olhar com mais carinho os jogadores vindos da base. Sem essas duas coisas, não há títulos importantes e nem novas revelações. Não é atoa que nos últimos tempos o plantel sempre mudava e o intervalo de surgimentos de atletas excepcionais (Renato Augusto e Jorge) tem quase 10 anos.
Com todas essas mudanças, a torcida deve manter a calma. Temos que compreender que não se dá pra ganhar tudo (dado a reestruturação na parte extracampo). A construção de uma base já mostra que o Flamengo passa a aprender com os erros do passado.
Amigos Rubronegros, assistindo agora ao VT do jogo Flamengo 2 x 2 Cruzeiro pela Copa RS de futebol sub-20(jogo realizado ontem), me surpreendi com a formação(4-3-3 implantada pelo MURICI, que deixa o meio de campo só com 3 jogadores) idêntica ao do time profissional(acho que isso acontece com todas as categorias).
Os mesmos 3 jogadores atacantes, sendo que os 2 de lado voltam pra “ajudar” os laterais o tempo todo, centroavante isolado, meia Patrick(bom jogador) responsável sozinho pela criação, jogadores de defesa não passam da nossa intermediária, então, deixam um espaço grande entre eles e os jogadores do meio de campo, onde os times adversários tocam a bola livres de uma marcação mais em cima e, assim sufocam o Flamengo que recua pra se defender e tentar um ou outro contrataque partindo com os atacantes de lado que por estarem recuados tem que correr bastante com a bola chegando próximo a área do adversário já extenuados.
Quando a despeito disso, conseguem chegar lá e criar uma jogada individual que termina em gol devido a boa qualidade técnica dos nossos jogadores, todos voltam pra se defender e, fazendo assim levam mais sufôco do time adversário até que tomam gols.
Esse é o retrato da partida – QUALQUER SEMELHANÇA COM O TIME PRINCIPAL NÃO É MERA COINCIDÊNCIA!!!!!!!
De acordo com os meus conhecimentos sobre futebol, o 4-3-3 pra dar certo tem que ter jogadores que passam com acerto e o time tem que estar bem compactado numa área de no máximo 30 m do campo subindo e descendo por igual nesse espaço.
RECUAR E FAZER RETRANCA PRA CONTRATACAR EM VELOCIDADE PRA TENTAR FAZER 1 GOL PRA GARANTIR VENCER POR 1X0 É COISA DE TIME PEQUENO QUE RECONHECE E TEME OS ADVERSÁRIOS COMO SUPERIORES!!!!!!!
Apenas esse breve comentário pra mostrar pra vocês que o Zé não está inventando nem criando nada, só aplicando o que foi determinado pelo MURICI que viu isso no Barcelona e quis usar o mesmo formato.
Ele, nesse caso, é só uma entregador de camisas!!!!!!!
Quero relembrar aos Amigos Rubronegros que essa é só a minha visão e opinião particulares e, “eu posso até estar errado, mas não acredito nisso”!!!!!!!
Aquele abraço e bom dia a Todos
Pelo contrário…Muricy estava tentando implantar isso e não conseguiu…o Zé Ricardo mudou toda a filosofia, o que prejudicou muito o rendimento do Arão, pois preferiu regredir, se em 2017, Zé tentar implantar algum sistema novo certamente irá sofrer pois os jogadores que tem no elenco não são capazes de executar… é só esperar para ver,
hoje quase se não todos os times campeões da Europa, jogam no 4-3-3 compacto num espaço de 25, 30…contudo essa mudança não ocorre em 3 meses
No mínimo isso prova que a integraçao base-profissional aconteceu. SRN
Se o Zé continuar, é o que tudo indica, os jogadores que conseguiram entender o esquema que ele montou em 2016, tem que ficar para o bem do Flamengo, e certamente ele terá voz na montagem desse elenco, exemplo, Gabriel-Fernandinho-Everton-Ederson certamente serão jogadores que ficarão, pois conseguiram compreender a filosofia do técnico. Contudo Ederson é de vidro, isso possa pesar na sua permanência.
Outra situação é que infelizmente o Cuellar não ficará em 2017 se realmente o Rômulo chegar. Pois para posição dele temos Ronaldo-Arão-Araujo, com a chegada do reforço, ficará sem espaço, visto que Ronaldo é da base, será aproveitado, Arão é intocável, e especula-se na renovação do Araújo, então tudo indica que Cuellar será emprestado ou negociado! Assim como Cirino-Sheick-Damião; Chiquinho e Patrick por enquanto são as únicas saídas praticamente certas.
o que tudo indica é que o Flamengo fará 4 contratações, essa é a lógica, saída de Cuellar- chegada de Rômulo, os dois pontas Cirino e Sheick chegam Vitinho ou Marinho, saída de Chiquinho, chegada de Trauco. Levando em consideração a lógica e as especulações da imprensa.