Coluna do Torcedor: “A polêmica do camisa 5”

Compartilhe com os amigos

Estamos em um processo de reformulação do elenco do Flamengo, e alguns jogadores que não contribuíram de forma relevante dentro de campo, não irão se manter no elenco.

O Flamengo viveu durante a sua história, momentos que nos permitiram dizer que era em casa que fazíamos os craques que nos davam alegrias.

Temos que usar da humildade para assumir que isso não existe mais, e que esse momento passou. Tomando o lugar uma filosofia em que as diretorias – incluindo a atual – apenas priorizam a valorização de jogadores de outros clubes – alguns péssimos por sinal.

Tivemos a entrada da empresa “Double Pass”, esta que nos ajudará na estruturação de nossa divisão de base, para que possamos melhorar a qualidade do desenvolvimento de nossos jogadores; mas não será empresa alguma que conseguirá dizer ao Flamengo para dar espaço para os jogadores novos. Teremos que fazer sozinhos.

Pois bem, voltando a questão.

Sei que muitas especulações estão surgindo, mas gostaria de falar sobre uma posição que é muito importante para qualquer time que jogue em velocidade: o camisa 5.

Sobre o Márcio Araújo – este que já está acertado com o Flamengo -, precisamos dizer que ele é um bom jogador para compor o elenco e, que fez por merecer se manter no Flamengo. Se não fosse o pulmão dele, o Flamengo teria perdido muitos mais pontos na reta final do brasileiro, pois os jogadores não conseguiram segurar o desgaste físico, então não aguentariam dividir a marcação – coisa que o Márcio faz o tempo todo.

Ao questionarmos o Márcio Araújo precisamos pensar em outros jogadores que foram inúteis; enquanto Márcio foi útil. O Cirino por exemplo.

Dá para entender o fato da diretoria ter mantido o Márcio na equipe, mas se vai trazer o Rômulo, então eu já entendo a ação como equivocada.

A vinda do Rômulo, me parece uma amostra clara de que o diretor de futebol e o técnico – este que permitiu a contratação -, não entende o Márcio Araújo como um jogador que preencha da melhor forma a posição. O Flamengo deseja contar com um jogador de nível de seleção e que seja acessível, então o terá. O Rômulo é esse jogador para ser titular.

A grande questão, é que existe o Ronaldo pedindo passagem. Para quem não teve acesso ao futebol deste jogador, entendam que ele será um jogador de seleção brasileira.

– Ele é um meia que marcar e não o oposto;
-Faz a bola correr e não fica correndo atrás da bola o tempo todo – a não ser na cobertura dos laterais;
– Faz passes longos;
– É calmo;
– Atua bem com uma marcação por zona;
– Joga com a cabeça levantada;
– Não se movimenta inutilmente;
– Lê o jogo e se posiciona para obter a posse de bola.

O problema dessas ações é que, a menos que haja uma contusão de um desses jogadores, o Ronaldo não jogará nesse ano. Não se firmará e não poderá ser o camisa 5 que estamos gastando dinheiro para encontrar; assim como fizemos com o Jorge, e estamos fazendo com o Vizeu.

Sobre o Cuéllar, ele não é um camisa 5, mas um segundo volante. Ele apóia demais e nos treinos fica evidente que a zaga fica exposta; ele é um substituto para o William Arão, porém ele não fez uma boa temporada e como tínhamos 3 meias de qualidade, eles acabavam entrando no lugar do Arão.

Conclusão:

Se estamos para fechar com o Rômulo – parece que já está tudo acertado -, o Márcio Araújo não é mais útil. Digo isso, porque o Flamengo precisa não só gastar com jogadores, mas deixar que jogadores de alto nível revelados pelo clube joguem – e o Ronaldo é esse caso – para que possamos vender esse jogador ao invés de emprestá-lo de graça e perder dinheiro.

Lembremos que esse tabu de que é muito novo, não existe para o grande jogador. E o Ronaldo faz parte desse caso.

Hugo Silva


Faça como o Hugo Silva, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para [email protected], que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Romulo nunca jogou de 1 homem no Vasco, nos anos que ele jogou naquele time imundo o volante eram Nilton e Eduardo Costa, fez essa função de volante em alguns jogos…. sua função de origem é 2 homem de meio campo ( vaga ocupada hj pelo Arão)
    Esta na cara que devem testar ele de volante quando chegar e se não der certo, vai acontecer a mesma coisa com o Cuellar, será banco do Marcio Araujo.

    • Se vem sob a tutela do Zé, deve ser pra jogar de primeiro

      • tomara, assim seja! Talvez ele consiga barrar o MA.

  • Muitas competições todos terão oportunidades.

  • “Se não fosse o Marcio Araujo teríamos perdido mais pontos”_

    ahn!
    sério isso cara

    meu Deus!

    eu nem quis terminar de ler

    vou ao banheiro
    vomitar………………

    • Ne, com ele agt ia ter mais pts kkk, pq varios jogos le falhou e perdemos.

  • “Se não fosse o Marcio Araujo teríamos perdido mais pontos”______Que frase sem fundamento, quer dizer que só conseguímos o 3 lugar no campeonato porque o grande Marcio Araujo estava no time, tenha santa paciência, análise de quem acompanha tênis e analisa futebol, totalmente desenformado, a ascensão dos laterais, as ótimas atuações de Muralha (esse sim realmente salvou o time), a entrada de Diego, as regulares atuações de Everton…….será que Marcio Araujo é o destaque?…..A ele foi dada a missão, corra atrás da bola, do adversário, somente, é o que ele faz, é o que ele sabe fazer, nada mais, os acertos de passes que tanto falam, é aquele passe “lateral”, de poucos metros, nada “objetivo”, acham que realmente é tudo que falam?
    Eu não crucifico o Marcio Araujo, porém na minha visão a questão serve ou não serve vai depender muito da forma que o treinador queira jogar, eu particularmente não sou favorável a ter um jogador em uma posição tão importante, mas que apenas marca, é um desperdício, na hora da retomada da posse de bola, perdermos um jogador, porém como eu disse é opção, o treinador que ainda preza por esse tipo de jogador (a maioria dos treinadores brasileiros), gosta deles. Para que possamos deixar bem claro amigos, a questão de deixar o time sem esse tipo de jogador não quer dizer que nos tornaremos um time vulnerável, assim como também não nos torna uma “muralha”, um meio com quatro volantes, isso tudo é treinado, não há limite, o Grêmio com Wallace e Maicom, 2 jogadores que saem para o jogo, o Santos de Tiago Maia e Renato, o Atlético Paranaense de Hernani e Otávio, todos esses times entram com jogadores que sabem jogar, porém na hora da recomposição o time está agrupado, não é necessário ter um jogador para ficar correndo atrás da bola e quando o time tem e precisa desse jogador é que algo está errado, algum posicionamento, o Flamengo não precisa desse tipo de jogador, como um time que joga com 2 pontas que estão o tempo todo fechando meio / defesa precisa de mais um fixo na marcação?….É preciso perder o medo, na minha opinião eu não teria renovado o contrato de Marcio Araujo pelas suas características, não tenho nada contra esse jogador, eu não o crucifico, só acho que para o futebol que penso e que grandes equipes praticam não é necessário tal peça, ficaria apenas com Rômulo e Ronaldo, é o bastante!

    • ainda bem q vc não é o técnico!

  • Hugo Silva,

    Como o Ronaldo pede passagem se nem joga? Nem entra durante os jogos… quanto ele jogou no Brasileiro 2016? Como assim pede passagem???

    O que temos é uma negação infinita pelo Marcio Araujo… e um jogador que nem jogou é tido como a solução dos problemas da posição…

  • Tenho que discordar. É plenamente possível ter os 3 jogadores, sem que o ronaldo perca espaço para crescer… além disso, o texto cita o Márcio Araújo e depois se contradiz em relação ao ronaldo.
    Enfim…

  • A única solução viável é o Rômulo não vir, se viesse ocuparia o posto de reserva imediato e tiraria espaço do Ronaldo

    • Como você não se machuca e não fica suspenso…Então tanto faz….kkkk

  • Embora ache que o Ronaldo vá vingar e que mereça ser bastante testado ( não um ou outro jogo entrando 10 minutos), temos que ir com calma porque uma coisa é sub20 e outra é profissional.

    Nos poucos jogos que entrou foi bem, não vejo o porque dele não ser primeiro reserva e contratarmos um titular pra posição.

    Pena que renovaram com o MA, mas cansei de falar desse ai…

    • O RONALDO e outros jogadores da base já era pra estar entrando no time pouco a pouco. RONALDO tem sim condições de ser titular do Flamengo a não ser que contratem o Alexander MEJÍA ou o Felipe Melo pra posição!!!!!!!
      Paquetá é o tipo de jogador que eu gosto de ver jogar e colocaria ele no meu time.
      Leo Duarte tem muita concorrência, Rever, Donatti, estão na frente dele.
      Vizeu é jogador pra entrar em todo jogo no segundo tempo quando o Guerrero cansa nos vinte e cinco minutos finais das partidas.
      O Thiago ENNES é mais jogador que o Pará e o fraco Rodinei.

      Essa é a minha opinião sobre esses juniores!!!!!!!

      • Eu não discordo de você nesse ponto.

        A calma que eu digo é dar muitas chances… Tiveram paciência com Gabriel e MA (mesmo com a torcida contra), não entendo porque não da chance pra base.

        Mas as vezes o craque do sub20 não é craque do profissional.

        PS: Ronaldo se não vingar me surpreenderia, junto com o Vizeu o acho os dois jogadores mais prontos para o profissional que temos.

      • Concordo contigo e espero que em 2017, com pré temporada, Carioca etc etc, finalmente possamos ver esta nova galera jogando… ainda assim, percebo um pouco a importância de um elenco mais encorpado, MA, querendo ou não, é muito regular, sem muito lampejos de genialidade ou escrotidão absoluta, assim…
        Perceba que Rodinei era visto por muitos como a solução para todos os problemas, até cura para gripe, de repente, desaprendeu; Pará era uma múmia irritante, de repente, passou a jogar muito; elenco amplo, por vezes, é bom por isto, porque jogador tem seu tempo (e ai de mim se passar tanto tempo fazendo merda no serviço que nem eles);
        Mas….

  • Lembrando que a Libertadores 2017 se alongou e o time em algum momento poderá estar disputando Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores ao mesmo tempo.

    Eu considero uma baita contratação.
    Sera nosso titular e com o MA babando pra tomar a posição.

    Acreditando que o Fla venha forte em todas as competições não tenho duvida de que o Ronaldo terá mais oportunidades e se mostrar serviço ganha a posição de reserva imediato ao longo da temporada.

    A diretoria e comissão tecnica foram explicitas nessa questão de enxugar um pouco o elenco e dar espaço pra base.

    Não estão investindo uma fortuna em ct a troco de nada. Mengão no caminho certo meus amigos. SRN!

  • Oque dar graça e ver uns falando, “Ah não dar pra botar Pq estávamos brigando por título.” o Santos jogou um campeonato inteiro composto por mais de 50% do elenco de jogadores da base, ae eu pergunto o Santos sofrerá na libertadores ano que vem por ter grande parte do Time de mlks abaixo de 23 anos? provavelmente não, pois os garotos estão preparados emocionalmente e tecnicamente pra jogar, ano que vem a não ser que o Zé saia no máximo jogarão 5 partidas do Carioca e entrando no segundo tempo, falo isso pois até o sheik está em pauta sobre renovação.

    • Comparar a base do santos com a do fla é brincadeira. Não vou nem levar isso em consideração. Deve ser brincadeira.

      • Não leve,finja que eu nao existo e se fode força barra.

    • Rapaz, isso é uma mentira repetida 10x e virou verdade.

      Quem foi revelado pelo Santos?

      Zeca, Thiago Maia, Leo Citadine (reserva que entra com frequencia) e o Gustavo Henrique (Esse bem fraquinho).

      Nem Vitor Bueno, nem o Lucas Lima são revelados pelo Santos.

      • 13 jogadores do elenco profissional e da base e nem estou contando os que começarão lá como Renato e elano.

        • Renato não começou lá.

          Estou colocando os que jogam com frequencia. Se for assim o Flamengo tem o M Savio, o Paqueta, o Ronaldo e eles mal jogaram.

          As pessoas confundem o da base com o jogador jovem. Realmente é um time jovem, mas que a maioria dos jogadores importentes vem de fora.

          • Sávio ainda está na base subirá definitivamente só ano que vem,me fale um time brasileiro onde tem 13 jogadores da base na equipe profissional?se estão no elenco ocupando uma vaga que poderia ser ocupada por alguém mais experiente, e Pq são importantes. o Santos tem no DNA e isto vc não pode negar,os caras nao desprezam a base como nos e mostram isto a cada ano revelando jogadores bons.

            • Pelo seus critérios temos 10 jogadores da base.

              Concordo que no time titular eles tem três e nós um apenas.

              Mas o Zagueiro titular deles nem de graça iam querer aqui.

  • Prezado hugo. Não tenho como avaliar seus argumentos pois o ronaldo só jogou contra crianças. No profissional é diferente. Brandar tantas qualidades de um pseudo jogador é sandice. Nada mais.

  • teremos dois jogos na primeira liga qual é possivel testar os garostos, contra ao Ceara e o America-MG,se nesses jogos não testarem pelo menos um jogador da base será motivo de desanimos nos mesmos.

  • Parabens ao Hugo, deu de 10 em alguns ai do site que recebem pra isso, concordo plenamente.

    esse negocio de que é muito novo não cola, roberto dinamite com 20 anos já era artilheiro do campeonado brasileiro, e pelé com 16 já vestia a camisa da seleção principal. Se é bom jogador tem que bancar a titularidade ou a utilização variada.

    • Quando é craque concordo plenamente. Mas vc está falando da base do fla. Luiz antônio, craque, reserva do sport. Muralha, dispensado do bragantino, thomaz dispensado do time de universitário dos EUA, negueba que é uma ameba e não se firma em time nenhum. Se for continuar só paro amanhã. O fla tem a base fraca.
      Feita por empresários. Aceite.

      • cara, esses são passado, recente, mas passado! Olhe a base agora, da turma do Ronaldo, Vizeu pra baixo, acho q não deve nada ao Santos, ou a qualquer outro time, tanto no sub20, qto no sub-17…

      • …e por falar em time de base e no Santos, ganhamos deles ontem de 4×1, no sub-20!

  • Temos o Vizeu, Thiago Santos, Trindade, Matheus Sávio, Ronaldo e Léo Duarte…jogadores prontos, só que a confiança do clube é zero, ninguém adquire experiência sem jogar, nem terá ritmo de jogo sem disputar partidas e muito menos entrosamento sem entrar no jogo! O treino é apenas para aprimorar a técnica tática e ter o bom condicionamento físico, mas só no jogo é que se ganha experiência, entrosamento, confiança e ritmo!

    • Prontos pra jogar com meninos, e só.

    • Calma Evandro… Os garotos vão jogar… Não tenho dúvidas disso!…

  • Fui na Wikipedia obter informações sobre o Rômulo e qual não foi minha surpresa em ler:
    “Rômulo (Picos, 19 de setembro de 1990) é um futebolista brasileiro que atua como volante. Atualmente, joga pelo Clube de Regatas do Flamengo.”

    kkkkkkkkkkkkk, neguinho não é mole…

    • Uma contratação desnecessária ao meu ver, aí certamente tem o RC na jogada e vai ganhar de 300 mil acima.

      • O tempo dirá… Eu nem me esquento mais com possibilidades ruins, só fico ansioso com as boas possibilidades…Ô¬Ô

  • O camisa 5 do Flamengo é o Ronaldo, o resto é gambiarra.

  • Ja to ate vendo. Quando Ronaldo errar uns 3 lançamentos vao começar a falar mal do muleke. Nao é comparando mas ele é estilo o Kroos e essa torcida é impaciente. Mas ele joga mt.

    • Kkkkkkkk kroos..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • O cara disse que o estilo é o do Kross… não que ele joga que nem o Kross.

        Leia…

    • Guilherme, você tem razão… o moleque é muito bom… Vamos ver o que acontecerá no próximo ano.

  • Eu concordo que o Ronaldo joga muito e tem que jogar mais e na hora que entrar vai dar trabalho para o treinador, mas entendo a contratação do Rômulo e a renovação do Márcio, que fez por merecer, o Cuellar realmente não foi bem e não é primeiro volante, portanto temos três homens para essa função. Está bom, para um ano que promete fortes emoções, são muitos campeonatos e temos que pensar grande.

  • Eu entendo a necessidade de um elenco grande num ano de muitas competições mas precisava renovar com o Márcio Araújo? Será que não era o momento de usar o carioca e a primeira liga pra ver Cuellar e Ronaldo jogando com mais frequência? Engraçado que o pensamento foi esse no momento em que o Alan Patrick sai e, de acordo com as especulações, não será contratado um novo meia. Paqueta e Mancuello terão mais oportunidades.
    A contratação do Rômulo é excelente. O Flamengo não tem um volante no nível dele e não pode perder a oportunidade. Era só fazer essa troca simples, Márcio Araújo por Rômulo, e não precisava de mais volantes.

    • E deixar o garoto Ronaldo com a responsabilidade de ser o reserva imediato? Nem f******! &;-D

      • Pra isso servem Cuellar e Arao, pra dar tempo do Ronaldo ganhar tempo de jogo no carioca e na primeira liga. Ronaldo não precisa ser o reserva imediato e nem a solução mas só vai ganhar experiência jogando. Ele não precisa entrar na fogueira como aconteceu com o Jorge.

        • Exato! Reserva imediato e reserva que vai “entrar aos poucos” são conceitos diferentes… &;-D

      • Se o Ronaldo não serve pra ser reserva então pode mandar ele embora do Flamengo.

        • O Ronaldo tem que ser aquela substituição de 2o. tempo quando o jogo já está ganho por uma diferença de 2 gols ou maior, sem a pressão de busca de resultado, para deixá-lo amadurecer. É dessa forma que se lança jovens promessas em um time profissional. O reserva imediato é escalado no time SOMENTE quando o titular da posição não está disponível… &;-D

          • Eu concordo com isso apenas se for o primeiro ano no profissional.

            Depois disso ele tem que virar primeiro reserva ou pelo menos entrar com relativa frequência por:

            1) Questão motivacional. No primeiro ano só de estar no elenco profissional ele estará motivado, depois o que o moleque quer é entrar. Treino é treino, jogo é jogo.
            2) Questão contratual, ficamos estendendo o contrato de garotos que não terão oportunidades e os emprestando para times de menor capacidade, que muitas vezes irão preterir o jogador emprestado mesmo sendo melhor, só pra valorizar o jogador de que eles tem o passe. Quantos jogadores temos nessa situação?

            2) A famosa fila. Cada ano novos jogadores da base terão que ter chance no elenco profissional.

            3) Sabermos da real capacidade do profissional. Afinal uma coisa é destaque no sub20, outra coisa no profissional. Isso vale em duas mãos, nem sempre o craque no sub20 é craque no profissional (inúmeros exemplos) e as vezes (menos frequente) o cara se destaca apenas no profissional, como o Kaka.
            Me arrisco a dizer que o Camacho, o Kayque, Egidio e alguns outros poderiam ter sido melhor testados no profissional e que se tivessem tido as devidas chances teriam vingado no Flamengo e não em outros clubes.

            • Assino embaixo! &;-D

  • “Dá para entender o fato da diretoria ter mantido o Márcio na equipe, mas se vai trazer o Rômulo, então eu já entendo a ação como equivocada.” — Pelo contrário: o Baiduzinho precisa ter uma sombra! A briga pela titularidade entre ambos será saudável, pois se o Rômulo vencer, teremos uma boa opção no banco; caso contrário, muitos críticos aqui vão ter que engolir o Black Iniesta! Também discordo sobre a manutenção do Ronaldo como opção imediata. À meu ver, o garoto deverá ir entrando aos poucos nos jogos, ganhar confiança, mostrar serviço e aí sim, ser uma opção a ser considerada. Não queiram jogar mais uma responsabilidade nas costas do garoto, senão vai ser mais uma revelação queimada (entre outros)…

    Em suma: os três são bem-vindos! &;-D

    • se o cara não for reserva imediato, quando que o cara vai entrar aos poucos ?????

      Olha quantos jogos no brasileirao o MA e o Arão nao foram titulares, praticamente jogaram todos. Ai você vem me dizer que o mlk nao pode ser o reserva imediato pq ??? vamos continuar com esse pensamento de valorizar um jogador velho, fraco tecnicamente enquanto o SAntos, ganha milhoes com a venda das suas promessas.

      • Se o Santos fosse uma panela de pressão como é o Flamengo, a história seria diferente… &;-D

  • Parei de ler quando se referiu ao Márcio Araújo com o “fez por merecer se manter no Flamengo. Se não fosse o pulmão dele, o Flamengo teria perdido muitos mais pontos na reta final do brasileiro”.

    • Eu nem ia comentar depois de ler isso. Está dando preguiça ficar explicando a inutilidade do Márcio Araújo.

      • É cada elogio que eu vejo para o Márcio Araújo que fico me perguntando se elogiá-lo gera algum dinheiro.

        • Jogou muito bem esse Brasileiro. Vc deve ser menino, modinha. Não entende nada de futebol.

          • Modinha que paga Sócio Torcedor caro morando fora do RJ, que assina campeonato, que compra camisas todo ano.
            Melhor ser modinha mesmo do que ser um bosta como você que deve ficar rebolando no colo desse lixo.
            É por causa de torcedores otários como você que fica defendendo um jogador ridículo que o Flamengo fica mais um ano sem ganhar nada e acumulando eliminações vexatórias.

            • Xingar não vai abrandar sua pequenez, nobre. Estamos na liberta e era o planejado. Chupa. Mas chupa gostoso!!

  • Mais inútil que o VSQ é impossível, ele é tão negativo para o time que chega a ser um jogador a menos pro time do Flamengo e um jogador a mais para o time adversário!
    Entrando com ele no time o Flamengo joga com 10 contra 12 jogadores do time adversário e, assim fica difícil vencer as partidas!!!!!!!

    • Pois é. No início do ano, ele ficou praticamente o 1o. semestre no banco e o time teve um desempenho venerável sem ele… &;-D

    • A própria imagem e semblante do jogador, ao meu ver, já é uma despropaganda e um demérito para o Clube.

      Jogador de time pequeno vide Palmerda e Patético. Não de um Gigante.

      Bola fora da Diretoria que adora proteger jogador ruim, só lembrar do caso Wallace.

  • Essa coisa de falar q o Cuellar é 2 volante é uma invenção do Zé pra justificar a escalação do marcinho. E outra ele não pode ser 1 volante pq avança de mais ?! É só a porra do técnico proibir ele de avançar, assim como ele fez com o Arão . Não acredito q essa diretoria tenha contratado um jogador caro sem saber a posição dele !

    • “É só a porra do técnico proibir ele de avançar, assim como ele fez com o Arão.” — Não trata APENAS dele avançar muito e deixar o sistema defensivo à deriva, mas também em vista do fato dele ser vigoroso demais e cometer faltas excessivas em frente a àrea, o que pode ser bastante crítico para adversários que contam com bons batedores de falta. Contenção neste aspecto é mais importante e o baixo índice de falta favorece o M. Araújo… &;-D

      • O problema do Cuellar é que apesar de muito bem disposto fisicamente estava sendo driblado com muita facilidade e volante tem que roubar a bola e não ser envolvido.

        • Perfeito, esqueci destes detalhes! Inclui aí também o W. Arão, que fica “assistindo” os adversários tabelarem na frente dele. Mas ainda assim, o Cuellar é novo e pode perfeitamente se aperfeiçoar na posição… &;-D

          • O Arão, pelas estatísticas, foi o maior ladrão de bolas do Flamengo. Não entendi sua colocação. Sobre o Cuellar, com certeza pode se aperfeiçoar, mas em treinos, não em jogos, principalmente em decisivos, não podemos arriscar, ou joga do meio para frente com menos obrigações defensivas ou não joga enquanto não melhorar taticamente e ser mais esperto no roubo de bolas.

    • Cara, isso aconteceu e não foi a primeira vez, com o Carlos Eduardo foi a mesma coisa. Mas, apesar disso, é nossa melhor diretoria dos último 20 anos no mínimo.

      • O problema com Carlos Eduardo não foi posição e sim pq contrataram um jogador bixado q não conseguia jogar em nenhuma posição, Já o problema do Cuellar é q no Brasil existe um conceito imbecil q 1° volante tem q ser burucutu ou seja o azar do Cuellar é q ele sabe jogar futebol. E a média de faltas do Cuellar é menor do q o há do marcinho

      • Carlos eduardo? Vc é louco man? Cheirou? Foi culpa do técnico ele não ter jogado e levado 11mi do fla. Vsfd

    • Cuellar teve VÁRIAS oportunidades. Cagou sempre quando entrou. Ai a culpa é o técnico??? Passa amanhã.

      • Cagou sempre? Você tá é doido, comecou no Brasileiro como titular 4 jogos, 3 vitorias e uma derrota (Contra o gremio fora de casa).

    • Foi convocado por ser primeiro volante,foi elogiado na sua saída por jornalistas colombianos por ter uma marcação boa e bom apoio, mas vivemos em um país desatualizado, veja o Casemiro era um pereba foi pra Europa aprendeu oque é ser volante moderno e hj e titular do melhor time do mundo, Cuellar deve tar se arrependendo até agr de não ter ido pro celta de Vigo.

    • Cuellar tem a cara do Mengão. Foi uma grata surpresa. Infelizmente, nosso treinador não sabe ou não quer aproveitá-lo.

      Por muitos jogos considerei-o o melhor em campo, matando-se pelo time.

      É um desgosto vê-lo na reserva para um jogador como o MA. Lamentável.

      Não dá para entender essa opção do técnico.

    • Cueller não tem consciência tática igual arão, por isso nunca desbancou Márcio Araújo… ?

      • Cuellar não fica apontando pros outros ir na bola, ele vai…

  • O Rômulo não assinou ainda, mas se assinar tem que ver se vai dar certo, jogar no Flamengo é diferente, a torcida torce para jogadores e não para o Flamengo, pega implicância com alguns jogadores, mesmo jogando bem, vaia jogador!

  • Interessante esse seu raciocínio, Hugo. Mas eu acredito que a renovação do MA (embora possa parecer com a do Juan, tem objetivo diferente).
    O MA seria até mesmo uma 3ª opção. Infelizmente, a direção não valoriza os jogadores corretos, como alguns jovens que lutam e se destacam desde o infantil pra quando estão na ponta dos cascos, serem emprestados.
    Sobre isso que eu disse, acho que não há um exemplo melhor que o Douglas Baggio. Sempre foi um jogador formidável na base e muitas partidas ele literalmente carregava o time nas costas. Quando tava pronto esse ano pra jogar (21 anos), a Globo pressionou o Fla pra botar o time titular no estadual e se não bastasse, o RC foi no sul e trouxe o inútil do Fernandinho e insistiu com o jogador até ele melhorar.
    Hoje eu vejo muitos criticando o Baggio por não estar bem na Ponte, mas como o jogador estaria motivado? Nem eu estaria.
    Assim, acho correto a contratação do Rômulo e pq não, acho coerente a renovação do MA, pois se ficar só o Ronaldo, uma convocação de um dos 2, seja pra principal ou pra sub-20 (coisa que aconteceu várias vezes com o Vizeu) e não teríamos ninguém.
    Logo, que fiquemos com 3 cabeças de área: Rômulo, Ronaldo e MA.

    SRN

    • Baggio não está na Ponte, está na Luverdense. E não está mal.

  • MA ser mantido é em si um grande equívoco. Jogador de 32 anos com limitações técnicas, que só faz uma função, é pouco para ser titular do Flamengo. Fora que não tem valor de mercado e vai estar com 34 anos ao final…Renovar é preciso: Ronaldo esta sem chances (vão trabalhar a base assim?), Cuellar bom jogador e bem melhor que MA no banco se desvalorizando, dando prejuízo ao clube que investiu alto nele. MA como titular já é brabo, imagina renovar por mais 2 anos. E falam em FM, Rômulo…ai não dá. Cirino? O que tem a ver? São coisas distintas. Infelizmente não deu certo.Pelo menos não vem jogando…um clube que quer títulos em 2017, não pode ficar nessa de Cirino, MA, Gabriel…só o que digo.

    • Acho que renovarão com o jogador muito mais como um prêmio pela dedicação em em 2016, do que expectativa pelo futebol dele pra 2017/18.
      SRN

      • Outro erro…isso não existe! Se renovou é por terem certeza q ele é uma Boa opção para o time…

      • Renovar como um prêmio pela dedicação??? Se for esse o pensamento da diretoria estamos perdidos mesmo. O cara joga no Flamengo, não existe prêmio maior que esse. Aposto que pelo salário que ele ganha, 99% da torcida faria tudo o que ele faz(e melhor) e ainda comeria até a grama. Ele deveria pagar ao Flamengo por estar 3 anos seguidos no time sendo que ele não acerta um passe para frente.

        • Bom, seja lá qual foi o pensamento, o mais próximo a ser justificado, na minha opinião, é por aí mesmo.
          Ele não joga pro clube, joga pra ele mesmo. Quando vê que o calo aperta, corre mais um pouco, como nesse fim de campeonato, pra ter o vínculo renovado.
          E nunca foi diferente, se tratando do MA. Veja no porco e no galo.
          SRN

          • Analisando bem, realmente não deve fugir muito disso aí, infelizmente.
            É difícil imaginar que ganharemos algum campeonato com um jogador medíocre de 32 anos sendo que ele só atuou em time grande e que tem mais rebaixamentos do que títulos importantes.

      • Se fosse por prémio seria apenas por um ano, eles que não entendem muito do negócio mesmo.

    • Perfeito. Apesar de eu não gostar do MA tb não sou “anti”, mas não entra na minha cabeça tanta convicção da diretoria em renovar com um jogador fraco de 32 anos. E que pra piorar é absurdamente odiado por enorme parte da torcida. Parece até birra. O Wallace se não pede pra sair estaria aí até hj.

Comentários não são permitidos.