Como um WO coletivo abriria brecha para virada de mesa no Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Adiada em uma semana depois da tragédia que acometeu a Chapecoense, cuja delegação foi vítima de acidente aéreo em que 71 pessoas morreram, a última rodada do Campeonato Brasileiro já começou a criar polêmica. A própria equipe catarinense e o Atlético-MG avisaram que não disputarão duelo previsto para 11 de dezembro, e outros times também suscitaram a possibilidade de um WO coletivo. E se houver adesões, esse cenário de consternação ofereceria uma brecha legal para uma virada de mesa.

Quais são as regras do Brasil para WO

O artigo 53 do regulamento geral de competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) diz que uma equipe é declarada perdedora por 3 a 0 se não comparecer a uma partida. Se os dois times derem WO, ambos recebem essa punição. Não há qualquer menção a recusa ou abandono coletivo.

Casos de WO, contudo, também estão sujeitos a punições disciplinares. O CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) tem um artigo (203) que fala sobre “deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou equivalente na respectiva modalidade”. A pena: multa de R$ 100 a R$ 100 mil, perda dos pontos em disputa (os três referentes ao jogo) e exclusão da competição. O último item só é aplicável se uma terceira equipe tiver benefício ou prejuízo esportivo com o cancelamento da partida.

“Nessa altura do campeonato, os três pontos para o Atlético-MG fazem pouca diferença. Para a Chapecoense também. A multa menos ainda, mas o risco de ser eliminado da competição existe se o resultado fizer com que uma terceira equipe tenha prejuízo ou benefício. Fico com certo receio em função disso”, disse o advogado Gustavo Souza, especializado em direito desportivo. O Atlético-MG não pode mais deixar a quarta posição do Brasileiro (tem 62 pontos), e a Chapecoense, com 52, não fugirá da zona intermediária (ocupa o nono lugar, mas pode terminar entre o sétimo e o décimo).

Advogados ouvidos pelo UOL Esporte apontaram chance remota de consequência drástica se apenas o jogo entre Chapecoense e Atlético-MG deixar de ser realizado. As duas equipes seriam consideradas derrotadas e poderiam receber multa, mas dificilmente isso daria margem para uma alteração no desfecho do Brasileirão. “É um caso muito particular e vai ser analisado assim”, afirmou Felipe Bevilacqua, procurador do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

O que pode abrir uma brecha para virada de mesa

A chance de o resultado esportivo do Brasileiro ser ignorado cresceria se o WO envolvesse qualquer equipe que ainda tem algo a atingir na rodada derradeira. Nesse caso, times que se sentissem prejudicados poderiam alegar que houve benefício a terceiro.

Há seis times que ainda brigam por algo no Campeonato Brasileiro: Atlético-PR (56 pontos), Botafogo (56 pontos) e Corinthians (55 pontos) postulam as duas últimas vagas do torneio na próxima edição da Copa Libertadores, e a zona de rebaixamento ainda tem um espaço a ser preenchido por Sport (44 pontos), Vitória (45 pontos) ou Internacional (42 pontos).

Na última rodada, portanto, os jogos que poderiam beneficiar ou prejudicar terceiros seriam Atlético-PR x Flamengo, Grêmio x Botafogo, Cruzeiro x Corinthians, Sport x Figueirense, Vitória x Palmeiras e Fluminense x Internacional. Todos estão previstos para começar às 17h (de Brasília) do dia 11 de dezembro.

“Se houver um WO coletivo dos 20 clubes, não há terceiro prejudicado. O campeonato termina com a pontuação que existe hoje. Mas se o Internacional entrar em campo, por exemplo, o Vitória seria prejudicado”, ponderou Gustavo Souza.

A grande questão nesse cenário é que o presidente do Figueirense, Wilfredo Brillinger, disse na última quarta-feira (30) que gostaria de cancelar a última rodada. “É uma ferida que só o tempo vai consertar, mas vai ser muito longo. Ainda não conseguimos avaliar as consequências de uma tragédia desse tamanho e não temos espaço para pensar em competição de futebol”, declarou o mandatário em entrevista à “Rádio Gaúcha”.

Se o Figueirense não entrar em campo, o Sport será considerado vencedor e automaticamente evitará o risco de rebaixamento. Vitória e Internacional, que passariam a ter um candidato a menos na luta contra o descenso, poderiam alegar que foram prejudicados.

O que pensam os times envolvidos nos jogos que valem

Oficialmente, Cruzeiro e Vitória defendem a realização da última rodada e já avisaram que entrarão em campo. Atlético-PR e Flamengo foram menos incisivos sobre a tabela como um todo, mas também pretendem fazer suas partes.

“Agora não é hora de falar disso. Não dá para antecipar nada. Cada agonia na sua hora”, disse Luiz Sallim Emed, presidente da equipe paranaense. “Mas esse jogo da última rodada vai ter de acontecer”, completou.

“O Flamengo segue a rotina de tentar recuperar os cacos e cumprir a última rodada, mas não temos uma opinião formada sobre isso”, avisou Rodrigo Caetano, diretor-executivo de futebol dos cariocas.

O Palmeiras, que assegurou o título na rodada anterior, também pretende entrar em campo. Em contato com a reportagem, o clube disse que o cancelamento de todos os jogos poderia causar um problema prático muito grande no campeonato.

O que pensa a Chapecoense sobre a última rodada

“Nós estamos de acordo com a atitude do Atlético-MG [o presidente do time mineiro, Daniel Nepomuceno, avisou que não entrará em campo na última rodada]. Acho ótima a decisão porque não teríamos clima para o jogo”, avisou Ivan Pozzo, presidente em exercício da equipe catarinense.

CBF mantém programação para rodada final

A despeito de ter adiado em uma semana, a CBF não pretende alterar a programação da última rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota publicada em seu site, a entidade informou apenas a mudança de data das partidas.

Na última quarta-feira, Ivan Pozzo relatou ter conversado com Marco Polo del Nero, presidente da CBF. “Ele disse que o jogo tem de acontecer. Eu respondi que não temos 11 jogadores, e ele afirmou que temos a base e os que ficaram. Disse que era preciso fazer uma grande festa e que Chapecó e Chapecoense merecem”, relatou o dirigente em entrevista coletiva.

Depois, Pozzo amenizou um pouco o discurso: “Não senti pressão alguma para jogar. Muito pelo contrário. O Del Nero está fazendo um trabalho fantástico, mesmo de longe. Está fazendo tudo o que eles podem e sou eternamente grato a eles”.

Declarações do Internacional alimentaram polêmica

Atualmente posicionado na zona de descenso para a segunda divisão, o Internacional tem sido um dos principais responsáveis por especulações em torno do futuro do Campeonato Brasileiro. Sobretudo por causa das últimas declarações de Fernando Carvalho, vice-presidente de futebol do time gaúcho.

À “TV Pampa”, o dirigente afirmou que o adiamento da última rodada proporcionaria aspectos que teriam de ser discutidos posteriormente: “Além da consternação geral, temos a nossa tragédia particular que é fugir do rebaixamento. Estamos nos agarrando nas folhas da última árvore. Esse adiamento de rodadas certamente vai ser prejudicial. Nem estou falando nisso, a consternação é geral e a solidariedade é unanime. Mas esse adiamento certamente vai trazer embaraços que lá adiante vamos ter que comentar”.

Depois, em entrevista à “ESPN”, Carvalho disse que não tem pudor de recorrer aos tribunais. “Já perdemos um campeonato no tapetão. Então, o Inter tem todas as questões éticas para defender o caso. Isso vai ser tratado com o jurídico. Não tenho problema de ter a fama de usar o tapetão”, avisou o dirigente, em alusão ao Brasileiro de 2005

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O que entendi é:
    Esse meliante Sr F. Carvalho
    pelo visto deseja um WO coletivo
    onde ele vai tentar colocar seu time em campo e ganhar os 3 pontos
    passando assim o Sport
    Bem típico da herança de carater que temos nesse pais vindo dos colonizadores

    É uma vergonha
    em tempos de comoções
    é lamentável que um verme como esse venha se aproveitar
    ele deveria sair do Inter e ir para Brasília…lá ele iria reinar com os seus da mesma laia

    babaca

  • Que o Inter acabe na Série B…. querer tirar proveito da desgraça de mais de 70 famílias para tentar encobrir sua própria incompetência…

    SRN

  • Claro que tem que entrar oras sou flamenguistas mas o WO só tem haver com atlético MG vs chapecoense já os outros clubes ainda brigam por algo…

  • A tragédia da Chape mexeu muito com todos, inclusive com os jogadores. É uma falta de humanidade não respeitar o luto deles, que perderam pessoas muito mais próxima a eles do que nós, por exemplo. Acho totalmente louvável essa paralisação ou término precoce.
    Porém, se as partes envolvidas nas vagas remanescentes (Libertadores ou livramento do rebaixamento) se sentirem “prejudicadas”, isso poderia ser resolvido facilmente com um campeonato paralelo no começo do ano, só pra decidir as vagas entre os 6 ou 7 times envolvidos.
    (Prejudicadas está entre aspas para remeter as vergonhosas palavras do dirigente do inter hoje. Lamentável.)

  • Esse campeonato que dava ares de.porcaria com CBF, COBRAF E STJD, comandados porcos, e onde há porco há porcaria virou show de terror. Depois dessa tragédia imensurável, querem que não tenha última rodada pra ninguém ser rebaixado. Oportunistas de plantão, América.mineiro e inter orquestrando pra não haver rodada é demais. Concordo que atlético e chape não devam jogar agora o resto!. Querem fazer como congresso fez, aproveitar esse momento de dor e de tristeza para realizar as falcatruas. O papel desempenhado pelo inter me.lembra o fluminense, me lembra a globo recomeçando um campeonato pros gambás ganharem, não me surpreende acontecer de novo, pois ninguém pensava mais em golpe e o raio caiu de novo no mesmo lugar. Podemos ficar tristes de novo, o futebol,a política, e os vícios, a alienação do nosso povo não mudaram e nunca vão mudar. Os valores da vida são históricos e de tradição, de cultura. Nunca tivemos isso é nunca vamos ter. No meio a essa comoção a essa dor, imprensa, o meio esportivo, politicos, todos querendo aparecer mais que o outro. É deprimente.

    • Parabéns pelo comentário

    • Fala tucano, gostaria de dizer que concordo 90% com você, 90 por que existem alguns adendos, por exemplo o contrato do América com os jogadores era até o dia 05/12 ( data marcada anteriormente para 1 dia após o fim do campeonato) por isso o presidente alega que não há como colocar o time para jogar, agora a pergunta que fica é será mesmo que não há como prorrogar os contratos? Quanto ao nosso povo, concordo que possuímos esses defeitos, mais ainda assim evoluímos, se antes sentávamos em frente a TV para assistir o JN sem nos questionar hoje em dia já não é mas assim, como diria Lulu Santos: “Assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem vontade.”
      Um dia vamos conseguir mudar nossos péssimos valores e fazer como os colombianos, só não sei se estarei lá para ver isso. SRN

      • O povo colombiano está de parabéns!
        E o Atlético Nacional demonstrou extrema esportividade, ainda existem clubes e pessoas de bem, ao contrário de alguns que usam de artimanhas pra ganhar vantagem ou aparecer pra mídia…
        Eu vou ser mais profundo TENHO VERGONHA NESSAS HORAS DE SER BRASILEIRO…
        Me desculpem o desabafo.

      • As vezes me distraio e começo a pensar que vamos mudar, de repente, a globo liga sua máquina de fazer sonho, sua máquina de programar, nos reinicia e nos leva pra onde ela quer, aí vc percebe que Herbert Viana tá certo, a esperança vem das antenas de TV. Nesse ano certifiquei, com toda certeza não vamos mudar, a força que nos puxa pra trás é muito maior que o que nos move, que é nossa consciência, o pensamento livre. O povo brasileiro não tem o pensamento livre e sim uma caixinha programada, é só reiniciar. Abraço.

  • O FluminenC fazendo escola.Com tanto know How, acumulado de anos de viradas de mesa,claro que o Flor tá dando consultoria especializada.

  • Estou sentindo cheiro dos “chifres do professor” nesta ultima rodada em vista da tragédia da chapecoense.

  • Cara, ouvi um boato que o palmeiras planeja utilizar o uniforme da chapecoense e pode perder 12 pontos por isso. Na boa, isso é ridículo porque não tem cabimento. O time só quer ser solidário e querem fazer isso, cbf de porcaria.

    • Não acredito nisso. Ta com cara de trolação em rede social só pra gerar fuzuê. O lance do uniforme quem tem que aprovar são só os patrocinadores.

  • Meu Deus…o Atlético de Medellin entregou o título da Sulamericana, não é possível os cartolas brasileiros quererem passar tanta vergonha num caso como esse por causa de posição.

    • O único que eu acredito que faria isso é o inter

      • Eu acredito que qualquer time que fosse prejudicado com o descenso por decisões extra campo é capaz de se posicionar contrario a essas decisões.

    • O prejuízo em jogar 1 ano em divisão inferior não se compara à abdicação honrosa de um título continental. São coisas muito diferentes,

  • O inter só está esperando essa brecha pra se aproveitar,o time não merece pela sua história mas torcerei pela queda por conta daquele diretor escroto.

    “Disse que era preciso fazer uma grande festa e que Chapecó e Chapecoense merecem”,festa?acabaram de sofrer a maior tragédia da sua história e em 11 dias acabará isso?nem absorveram oque aconteceu imagina ir a estádio pra torcer,acham que a chapecoense em 11 dias montará um time,comissao técnica e presidência?eu tenho mais capacidade de ser presidente da CBF do que esse del Nero.

    • Menos um na lista dos que nunca caíram, restam tres

      • Na verdade são 6 inter ,cruzeiro ,SP ,santos,fla e a própria chape.

        • …Restam tres times pra cair, porque flamengo e chape jamais cairao

    • Quem proferiu essas pérolas foi o nosso famigerado presidente do futebol brasileiro Marco Polo del Nero.

  • “aspectos que teriam de ser discutidos posteriormente:” Entenda-se que ele vai querer melar o campeonato. Na cara dura ele disse que não se importa se pegar mal recorrer ao STJD pela suposta escalação do jogador do Vitória Vitor ramos (sendo que o Vitoria já tinha provado que estava tudo certo)…é uma tentativa de virada de mesa declarada e cabe ao STJD nem se quer acatar isso. Ele que vá a PQP se quiser. Impressionante a falta de humanidade de um cara desses vendo somente os seus interesses diante de uma tristeza dessas (com a Chape) que comove o mundo. Tem oportunista para tudo mesmo.

  • Quando aconteceu isso com o Torino, eles mandaram a equipe da base a campo e todos os outros times do campeonato fizeram o mesmo em solidariedade. O Torino já estava na ponta e conseguiu se manter, sendo consagrado campeão.

    Acho que Chape e Galo que já não têm muito para onde ir, poderiam fazer algo parecido, transformando o jogo em um tributo às vítimas do acidente.

    SRN

  • Situação complexa demais.

    • Imagina se a Chape fosse enfrentar na última rodada Inter ou Sport

  • Pessoal, saudações rubro-negras a todos.
    Quero dar minha opinião, haja vista que, muitos estão tão sensibilizados a ponto de não enxergarem o bom-senso, ou, a falta dele nesse caso. O Inter, Vitória e Sport, tem todo direito de defender da queda caso uma atitude antidesportiva venha a ser tomada. Pergunto a vcs: “Se a esposa do teu melhor amigo falecesse, vc faltaria ao trabalho para ir ao enterro, mesmo que vc soubesse que isso viria fatalmente te levar ao desemprego?”

    Vc seria irresponsável para com sua esposa e filhos levando-os à fome por causa da dor de outro?
    O bom-senso deve sempre prevalecer! Não estou insensível a dor da ferida que foi aberta em todos, mas, negar minha responsabilidade (que no caso seria participar da última rodada), sabendo que posso prejudicar a mim, e a terceiros, seria piorar o ambiente do futebol brasileiro – que já não é bom.

    *O caso do jogo do Atl.Mineiro x Chapeconense, é claramente incoerente. Não procede. Creio que deveria haver uma abstenção aos dois clubes de qualquer punição nesse caso.

    SRN

    • Pergunto a vcs: “Se a esposa do teu melhor amigo falecesse, vc faltaria
      ao trabalho para ir ao enterro, mesmo que vc soubesse que isso viria
      fatalmente te levar ao desemprego?”

      Resposta: Sim

      Vc seria irresponsável para com sua esposa e filhos levando-os à fome por causa da dor de outro?

      Resposta: Existem meios que, como trabalhador, me garantem o sustendo até encontrar outro emprego.

      Não estamos falando da perca de um emprego e sim da morte de 71 pessoas, são 71 vidas que se foram e que em sua maioria dependiam do futebol e estavam envolvidas nele profundamente. Cabe a cada clube analisar se tem condição de jogar, mas sejamos sinceros, os jogadores tem uma proximidade grande, mesmo jogando em outros clubes. Duvido que eles se vejam capazes de jogar em tão pouco tempo. E sejamos sinceros mais uma vez, quem está brigando para o campeonato continuar já caiu a muito tempo. SRN

      • Os jogadores do inter, por iniciativa própria, começaram um movimento que visa alcançar os 20 clubes para que não os jogadores não aceitem jogar a última rodada, mesmo que isso custe o rebaixamento a eles.

        • Pois é Ruan, foram mais homens que o vice presidente deles. Tomara que isso não seja jogada para o tapetão. Seria de um mau caratismo sem tamanho. SRN

      • Entendo amigo, é tua opinião. Justiça seja feita aos clubes. Não queria que o mengão estivesse o outro lado. Pois seríamos nós os que estariam indagando esse w.o.

        • Fala Patrick, se o Flamengo estivesse disputando o título eu torceria pelo Wo, mesmo líder e podendo perder o título. Pra mim o futebol esse ano acabou, não tem clima. Título, vencedor, perdedor e rebaixado pouco importam. Pensar nisso agora seria pensar e ser pequeno… SRN

  • Se algum clube entrar na justiça fazendo isso perde a moral pra sempre, e o pior é que o Inter parece disposto

    • Pela declaração do vice do inter pode crer que eles teriam essa coragem.

    • Curioso o caso do Inter em 2005, o Corinthians que era o beneficiado e com o STJD o Corinthians continuou beneficiado kkkkkkk

  • A diretoria do Inter se esforçou muito pra colocar o Inter no buraco, e parece que ainda não tá satisfeita…. Patricia Amorim deve tá com inveja do Fernando Carvalho

  • Enquanto o time colombiano, e a torcida colombiana, dão um show de solidariedade e cidadania, o Inter reflete o pior, ou seria o normal, do nosso povo.
    Por isso é que o Alexandre Oliveira já dizia:
    “Em terra de saci, pernada é voadora!!”
    Lamentável a postura do internacional que caiu já tem tempo. Auto crítica e humildade ajudam e muito a construir uma sociedade melhor.
    SRN

  • CUIDADO COM O SACI PERÊRÊ!!!!

  • Manda os sub20 jogarem.

    Não ter rodada é sacanagem.

    Exceção feita a Chapecoense e atlético MG que não tem porque ser realizado, mas os times não tem mais nada no campeonato.

    • SÓ PODE JOGAR QUEM TÁ INSCRITO

      • E um estado de exceção

  • Eu não to nem aí pra isso. Problema do inter.

  • Infelizmente as regras podem beneficiar o Inter, vamos fazer da ultima rodada uma homenagem para a chapecoense e quem sabe até os clubes fazem doação da receita dos jogos, ninguém pode tirar o direito do inter de lutar pela sua permanência na série A, que a chape e o atlético não joguem já que não tem clima, o restante dos jogos pode ser uma linda homenagem as vitimas.

    • Todos os jogos que não derem em nada o melhor é cancelar. Mas tem os times que lutam pela 2 posição (3,5 Mi), pela pré-libertadores e para sair da Zona de rebaixamento.

      • É verdade, precisamos encerrar o campeonato apesar de não haver clima pra isso.

    • CONCORDO!

      • SRN!

  • Ai seria ótimo se o figueira entregasse o ao sporte dentro de campo e o palmeiras empatar com o vitor, para timeco do inter provasse um pouco do proprio veneno!

  • Arêrê o Inter vai cair pra série B kkkkkk

    • Mas nesse caso ele será beneficiado, pois nem morto eles abdicam de jogar o último jogo.

      • Dirigente do Inter estava reclamando do adiamento da ultima rodada, ridículo. Se tem um time que ganhou meu desprezo eterno, esse time é o inter.

        • Uma coisa é ele fazer isso. A outra é tirarmos o direito do Inter de fazer seu último jogo para permanecer na série A.

          Obs: Se esse WO coletivo ocorrer vai dar m….(Santos reclamando pelos 3,5 Mi da 2 posição, Corinthians pela pré-libertadores e Internacional pela série B) ou seja vai ser um tapetão triplo!

          • O cara comparou a tragédia da chapecoense com a “tragédia” que o time dele está vivendo, deplorável. Em relação a tapetão, o inter já está tentando fazer o vitória perder pontos por escalação irregular, no melhor estilo flor, ridículo.

        • o time nao tem a ver com uma bobagem que um dirigente fala…
          ja tivemos kleber leite como presidente…

          • P A R A B E N S

            • valeu irmao.
              srn.

        • Os jogadores do inter, por iniciativa própria, começaram um movimento que visa alcançar os 20 clubes para que não os jogadores não aceitem jogar a última rodada, mesmo que isso custe o rebaixamento a eles.

          O elenco e diretoria são coisas diferentes, Murilo. Não consigo julgar a instituição inter por conta daquela imbecil.

  • Agora sim o Internacional mostrou como é pequeno e o porquê desse descenso …

    • Os jogadores do inter, por iniciativa própria, começaram um movimento que visa alcançar os 20 clubes para que não os jogadores não aceitem jogar a última rodada, mesmo que isso custe o rebaixamento a eles.

Comentários não são permitidos.