Experiência em Libertadores? Clubes classificados desprezam isso na escolha do treinador

Compartilhe com os amigos

Palmeiras, Flamengo, Santos e Atlético-MG são os quatro times já classificados e agora se preparam para a disputa da Libertadores de 2017. E se é necessário ter experiência na busca pelo título continental, ao menos na escolha de seus treinadores, isso foi desprezado.

O atual campeão brasileiro, por exemplo, não terá mais no próximo ano o já vencedor com o “Galo” Cuca, que deixou o time por motivos particulares, e contratará para seu lugar Eduardo Baptista.

O ex-comandante da Ponte Preta nunca sequer treinou uma equipe na Libertadores. Ele teve passagens por Sport (entre 2014 e 2015) e Fluminense (entre 2015 e 2016), além da “Macaca” em sua curta carreira como efetivo.

O caso do atual vice-campeão brasileiro é parecido. Afinal, Zé Ricardo estreou como treinador apenas nesta temporada, no início do campeonato nacional. Portanto, o ex-técnico do sub-20 rubro-negro debutará na competição continental.

Já Santos e Atlético-MG terão à beira do campo comandantes que já participaram da Libertadores. Porém pouco.

Em 2012, Dorival Júnior disputou o certame pelo Internacional, time que ele próprio classificou no ano anterior. Na fase de grupos, ele conseguiu a qualificação na segunda posição, justamente atrás do “Peixe” e com o pior aproveitamento entre os que foram à fase de mata-mata – oito pontos ganhos, sendo duas vitórias, dois empates e duas derrotas em seis partidas.

Nas oitavas, o “Colorado” não suportou e acabou sendo eliminado pelo Fluminense, então melhor equipe da primeira fase – empate em 0 a 0 no Beira-Rio e derrota por 2 a 1 no Maracanã, gols de Leandro Euzébio e Fred para os cariocas; Damião diminuiu para os gaúchos.

Roger Machado, por sua vez, pode argumentar que teve o “gostinho” da participação ainda neste ano. Pelo Grêmio, ele conquistou grande classificação na primeira fase como segundo colocado do chamado “Grupo da Morte” que envolvia Toluca-MEX, San Lorenzo-ARG e LDU-EQU.

O ótimo desempenho inicial, entretanto, não se manteve nas oitavas. Resultado: duas derrotas para o Rosário Central-ARG, por 1 a 0 e 3 a 0, e a consequente desclassificação precoce.

Os últimos classificados para a Libertadores de 2017 serão revelados apenas no próximo final de semana, na última rodada do Campeonato Brasileiro, que acabou adiada por contada tragédia envolvendo o avião da Chapecoense, em Medellín, na Colômbia.

Atlético-PR (quinto colocado, 56 pontos), Botafogo (sexto, 56) e Corinthians (sétimo, 55) brigam pelas vagas remanescentes via torneio nacional de pontos corridos. O Grêmio está em vantagem sobre o Atlético-MG na decisão da Copa do Brasil – venceu no Mineirão por 3 a 1 – e está perto de também ser confirmado. Quarta-feira, na Arena, com transmissão da ESPN Brasil e do WatchESPN, eles voltam a se encontrar.

Fonte: Espn

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Campeão se faz! Vocês da mídia, reles “olhadores” do antigo esporte bretão, deveriam ao menos saber isso. E não ficar jogando na lama nomes de profissionais que não aguentamfalta de imaginação e as repetitivas pergutas feitas nas salas de imprensa e nos programas de rádio e televisão por esse Brasil. Qual a experiência de Libertdores que tinha Cláudio Coutinho tinha quando fez do Mengão campeão? E Telê no São Paulo? E Muricy? O que vale é comprometimento, respeito, aplicação e união do elenco e o estudo meticuloso de cada adversário. E se o time tiver qualiade em campo, o título chegará.

  • E o futebol brasileiro agradece, os medalhões se acomodaram e ja ficaram pra trás, estou torcendo para que realmente esses antigos treinadores se atualizem ou sejam expulsos do mercado, futebol brasileiro precisa evoluir, na parte tática mora um dos principais problemas do nosso futebol.

  • Mas nenhum subiu para o profissional sem nem ao menos ser por um tempo auxiliar, que nem o Zé, e nem cometem erros grotescos como ele.

    • Serio que nenhum desses cometem um erro grotesco como ele?Converse com o gremista sobre o que o Roger fez contra a Ponte Preta na goleada, aproveita e pergunta também contra o Rosário. O Dorival também não sai dessa lista, vacilou feio contra o Inter na copa do brasil, foi corrnetado pra caramba pelos dirigentes. Agora, Eduardo Batista, entra no site da ESPN FC, leia o blog do torcedor e lei o que ele fala sobre a saída dele…

      O Zé comete erros grotescos, mas no país do 7×1 isso é a coisa mais comum entre os treinadores.

      • Meu amigo, erros todos cometem desde Zé até o Tite,Luiz Henrique,Simeone…o problema é primeiro persistir e errar com constância,ele não fez um trabalho horrível mas no máximo bom, pois nosso time, pra esse campeonato que foi fraco, daria pra ser campeão tranquilamente (ficamos 4 partidas sem vencer e nossa distância pro líder era de 5 pontos, só pra ter noção de como estava fácil ser campeão.) Eduardo,roger e Dorival se tivessem no seu elenco titular MA,Gabriel, fernandinho…no 3° jogo nem pro banco iriam mais de tantas falhas que esses perebas cometem.

        • Tenho minhas duvidas. O gabriel jogou bastante com todos os tecnicos que passaram pelo fla nos ultimos anos. MA foi titular em todos os clubes que jogou.

          • E oque conseguimos com eles? absolutamente nada,entenda esses dois só vieram pois éramos quebrados e ninguém queria eles, se fosse hj em dia nem especulados seriam.

Comentários não são permitidos.

Venha fazer parte da KTO