Federação do Rio publica regulamento que prevê punições a quem jogar Primeira Liga

A intriga envolvendo Federação do Rio (Ferj), Flamengo e Fluminense a respeito da participação dos clubes na Primeira Liga deve ser reacesa em 2017. O Regulamento Geral de Competições (RGC) para o biênio 2017-2018, publicado na quinta-feira pela federação, prevê multas milionárias para quem participar de “competição não oficial, partida amistosa (…) ou equivalente, sem a devida autorização da Ferj”.

Este é o caso da Primeira Liga, que não tem o status de competição oficial, já que não aparece no calendário de competições da CBF. Em 2016, Flamengo e Fluminense tentaram driblar o veto da Ferj à participação de ambos no torneio sob a justificativa de que disputariam não um campeonato, mas sim “partidas amistosas” – argumento que também fica vetado pelo novo regulamento da Ferj.

Flamengo e Fluminense já confirmaram participação na Primeira Liga em 2017. Caso não recebam autorização da Ferj e insistam em jogar o torneio, o RGC prevê a perda do valor integral da cota de televisão prevista para o Carioca, que gira em torno de alguns milhões de reais.

Ao contrário do Fluminense, que assinou contrato de cotas de TV em julho para o Carioca de 2017, o Flamengo optou por não ceder os direitos de transmissão de suas partidas até agora. O regulamento divulgado pela Ferj, contudo, se resguarda para garantir punição financeira até em casos como o do clube rubro-negro.

“Caso qualquer associação da série A não faça jus ou não tenha direito à quota de Televisão, a multa a que se refere a alínea “a” do inciso I deste artigo fica estabelecida em cinco milhões de reais no caso de clube grande (Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense) e em hum milhão e quinhentos mil reais, para os demais clubes”, diz o parágrafo 8º referente ao artigo 7º do RGC.

Em nota enviada ao canal “ESPN”, a Ferj alegou que “não há ameaça a nenhum clube e nem artigo do Regulamento Geral de Competições (RGC) direcionado especificamente a este ou aquele”. Fluminense e Flamengo estreiam no Campeonato Carioca no último fim de semana de janeiro, no dia 28 ou 29 – as datas ainda serão definidas.

Na Primeira Liga, o Fluminense estreia dia 25 de janeiro, contra o Criciúma. Já o Flamengo estreia dia 8 de fevereiro, contra o Grêmio – mesma data em que o Fluminense encara o Internacional, já pela segunda rodada. Neste ano, o calendário da Primeira Liga prevê que a decisão só acontecerá em outubro – em 2016, a final entre Fluminense e Atlético-PR, vencida pelo tricolor por 1 a 0, ocorreu em abril.

Fonte: O Globo

Veja também

  • Estadual à partir de AGORA, somente com times reservas/sub-20… &;-D

  • Ganância, Bagunça, Zona etc etc. Que torneio Horroroso!! Aliás, todos os Estaduais são horrorosos, mas o carioca consegue ser o campeão com folga. Mengão, Foco TOTAL na Libertadores. Isso sim é campeonato que se preze.

  • Ah ta, e vai executar o pagamento da multa como, se não vai ter dinheiro de TV pra bloquear kkkkk, vai ter que ir na gavea meter a mao no bolso, pq nem bilheteria vai ter nesse campeonato fajuto.

  • q continue com td sua estrutura no rio mas q dispute o campeonato estadual do espirito santo transferindo sua razão social pra esse estado, teremos o maraca e não haveria problema algum disputar brasileiro e libertadores representando o estado ES jogando no rio !!!!

  • Essa putaria só acontece por que a CBF não quer perder o controle sobre os clubes e a grana que eles geram, esse lixo da CBF quer que tudo passe pelas mãos dela para que os clubes continuem pagando taxas e sustentando federações e dirigentes que sustentam a panelinha no poder, cambada de FDP.

    OBS: Precisamos nos organizar para ajudar o Flamengo nessa disputa.

    SRN #BoicoteaoCarioca

  • Isso é tão fácil de ser ganho na justiça que até eu que não sou advogado teria motivos óbvios como o principal, NAO FOI ASSINADO POR NENHUM CLUBE,e ganharia.

  • começou tudo de novo.

  • Tamo junto Mengão e não assina

  • Flamengo publica regulamento em que manda a FERJ e seu torneiozinho pra aquele lugar.

  • Vai começar td de novo…Mas o vencedor no final todo mundo já sabe quem é!

  • Não vejo a hora do Flamengo colocar esse cara em seu devido lugar.
    Honestamente, esse roubinho deve ter fedor de enxofre vencido. O cara é das trevas, tipo que se ocupa a maquinar o mal, nunca o bem.
    Vade retro!

  • Homenagem para a FERJ:
    Vão no youtube e coloquem a música: “vai todo mundo tomar no c#.”

Comentários não são permitidos.