Apesar de o Flamengo não ter chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro e de já ter assegurado matematicamente a vaga na próxima Copa Libertadores, o clube só vai se posicionar sobre o futuro do elenco a partir do dia 12 de dezembro, logo após terminar a participação no torneio nacional. O Rubro-Negro encerra sua campanha no dia 11 de dezembro, às 17h (de Brasília), quando visita o Atlético-PR na Arena da Baixada
O técnico Zé Ricardo tem a sua permanência assegurada, inclusive anunciada há duas semanas pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, que também confirmou a renovação de contrato do zagueiro Juan, de 37 anos, por mais uma temporada.
Alguns nomes estão garantidos para 2017, como o goleiro Alex Muralha, o lateral-direito Pará, o zagueiro Rafael Vaz, o volante Willian Arão, os meias Diego, Gabriel e Everton, e os atacantes Paolo Guerrero e Leandro Damião, por exemplo. Outros nomes estão sendo analisados, como o volante colombiano Gustavo Cuéllar e o meia argentino Lucas Mugni. Outros não fazem mais parte dos planos e serão comunicados, como o meia Chiquinho, acostumado a jogar na lateral esquerda, e o atacante Emerson Sheik.
O goleiro Paulo Victor já manifestou o desejo de sair, por não aceitar a condição de reserva e buscar novas oportunidades. Emprestados, respectivamente, por Internacional e Grêmio, o zagueiro Réver e o atacante Fernandinho estão em negociação. Já o lateral-esquerdo Jorge despertou o interesse de clubes europeus, pretende jogar no Velho Continente e é tratado como uma boa fonte de receita.
O clube aguarda ainda algumas situações para poder anunciar os primeiros reforços, porém, nomes estão sendo mantidos em sigilo. Um dos que estavam negociando não fechará contrato. Trata-se do goleiro paraguaio Gatito Fernández, que acabou optando por defender o Botafogo em 2017.
Dentro de campo o plantel fez um trabalho tático na manhã desta quinta-feira (1º de dezembro). Com uma luxação no ombro direito o zagueiro Rafael Vaz segue com o local imobilizado e não deverá reunir condições de enfrentar o Atlético-PR. Assim, Juan vai ganhar a oportunidade de compor o setor com Réver. Outro desfalque é o meia Diego, que cumpre suspensão por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo na vitória de 2 a 0 para o Santos. Nesta sexta-feira (2), o elenco volta a trabalhar na parte da manhã no Ninho do Urubu.
Ver comentários
Depois que terminar o campeonato só vão restar os encostados.
Se bobear, não vai sobrar nem isso, pois o Paulo Nobre tá levando tudo.
Infelizmente a incompetência no futebol segue, prova disso é dizer querem renovar com Marcio Araujo e terem renovado com Juan...
Mano nem acho que fizeram errado em renovar com o Juan não, pois não tem ninguém no mercado que viria de graça acima da qualidade dele, a intenção da diretoria é investir pesado em dois ponta e um volante, logo não daria pra comprar o Cléber ou Juninho do Coritiba no momento por causa dos valores.
Só vem 1 ponta e olhe lá.
acho que vem dois
Pelas entrevistas, acho que só vem 1.
Vai lá ensinar a eles, cornetinha. Você sim é competente. O fato de terem renovados com jogadores que VOCÊ acredita que não deveriam ficar, não quer dizer sua sejam incompetentes. Sua opinião não é o supra-sumo do que é certo ou errado. Sua opinião é apenas sua opinião. Com o atual plantel, o Flamengo fez sua melhor campanha na era dos pontos corridos. E o plantel vai ficar mais forte, a diretoria vai fazer boas contratações, principalmente se tratando de um ano de libertadores (tem que ser muito idiota para achar o contrário).
Expectativas de 2017 pra mim já esvaziaram.
Até o SP contratou um bom jogador ,como o wellinton nem ,e o Flamengo renovando com o idoso Juan e MA
Primeiro passo é não renovar com alguns e negociar outros:
1-P. Vitor - não sei se conseguiremos vender, então podemos trocar por um jogador de qualidade por exemplo o jovem goleiro do Vitória que tem futuro.
2-Chiquinho - fim de contrato.
3-M.A(por mim não renovaria) - fim de contrato.
4-Jonas - caso não venha ninguém de peso reintegraria ao grupo ou empresta ao Chapecoense.
5-Canteros - Sport queria ele então troca pelo lateral esquerdo Renê.
6-A. Patrick - fim de contrato.
7-Gabriel - empresta ao Vitória em troca de que facilitem a compra do Marinho.
8-Adryan-empresta ao Chapecoense.
9-Fernandinho - fim de contrato.
10-Cirino - empresta ao Santos.
11-Paulinho - empresta.
12-Nixon - empresta.
13-D. Baggio - empresta.
14-Emerson Sheik - fim de contrato.
Mas desse jeito ficaria sem elenco. O Flamengo tem no mínimo 5 competições para disputar em 2017.
Não de forma simultânea, Carioca e PL não tem muita importância, só restará 3 no segundo semestre, que certamente seremos eliminados precocemente de alguma, afinal o mito tem que descansar.
O mito vai descansar bastante no banco de reservas
Tomara, mas não estou tão esperançoso assim.
Eu também acho que não deveria ter muita importância, mas sempre que perde algum destes campeonatos vira crise no Flamengo. O Flamengo está terminando 2016 com a melhor campanha na sua história dos pontos corridos, e mesmo assim tem muita gente que escreve que o ano foi ruim porque perdeu 5 campeonatos. Só ver o basquete. O Flamengo vem de 11 títulos cariocas e 3 nacionais seguidos!!! Bastou uma simples derrota na fase classificatória do carioca para o Vice para as organizadas xingarem o diretor de esportes olímpicos, que pediu o boné temporariamente!!! Achar que não vai ter crise na Gávea em maio se o Vice for tri do carioqueta é contrariar o que acontece sempre. E seria uma crise no início de maio, momento decisivo da fase de grupos da Libertadores. A torcida é exigente e acha que tem de ganhar tudo, por isso treinador nenhum dura mais de 1 ano no Fla. Então, destruir o elenco que fez a melhor campanha em 14 anos e não repor é receita para fracassar. O Flamengo precisa de elenco também em quantidade
Se for disputado com reservas, a torcida não vai dar muita importância.
Perfeito. Nada a acrescentar no seu comentário.
Concordo, mas dava para trazer algo, como o objetivo foi alcançado a gente se conforma apulso, já são 3 anos que nada ganhamos, mas as vitórias fora de campo foram boas e importantes,falam que a direção não entende de futebol, mas estão no caminho certo.
Aí é onde está, temos que ser ambiciosos e buscar todos os títulos, sem exceções, temos 3 camisas 9, deve alternar, temos 5 zagueiros, deve alternar, temos um monte de volantes, etc...põe todos para jogarem e exigir a busca pelo titulo e vitória naquele jogo que for escalado.
Os camisas 9 que temos, 1 é promissor, que se tivese mais oportunidades teria estourado, e os outros 2 são...
De certeza um vai destacar mais que o outro, essa é a parte melhor, bom para o Flamengo, pois quem não mostrar serviço deve ir pro banco!
Pois é! Os caras não ver que teremos de ter de de 3 a 4 jogadores de cada posição no ataque, pois Guerrero e Vizeu sempre são convocados e 2 a 3 no meio, volantes eu não contratava, temos muitos e bons, nas laterais devemos reintegrar o Léo e trazer 1 ou 2 esquerdo se o Jorge for embora, o Pará joga nas 2 laterais, se o PV for ou não embora traz o Daniel e reintegra o César aí ficamos com 5 ou 4 goleiros, quantidade certa para o time que possui goleiro de seleção.
Esqueci o lateral direito Léo que poderíamos trocar pelo volante Deivid ou Hernani que defendem e aparecem muito bem no ataque. Não adianta só ter a quantidade de jogadores se não houver qualidade seguindo o meu raciocínio: Muralha(Caíque e Thiago), Pará(Rodinei e T. Ennes), Réver(Donatti e L. Duarte), R. Vaz(Juan), Jorge(Renê e Michael), Hernani ou Deivid(Cuellar e Ronaldo), Arão(L. Antônio e Trindade), Diego(Mancuello e L. Paquetá), Marinho(T. Santos e M. Sávio), Vitinho(Ederson e Everton), Guerrero(Damião e Vizeu)
Carioca eu usaria a base em peso com uma ou outra peça experiente para dar o equilíbrio tipo: Caíque, T. Ennes, L. Duarte, Juan, Michael, Ronaldo, L. Antônio, L. Paquetá, M. Sávio, T. Santos, Vizeu.
Todos tem o direito de questionar a diretoria, mas nao por causa de uma matéria do Fox sports
Aguardar ? ja terminou e depois deste tragico acidente entao.
Gabriel e Damião Confirmados, Cuéllar podendo sair. Parabéns pela Burrice departamento de futebol.
Duas palavras pra voce: fox sports
Cuellar nao vai sair, joga de primeiro e segundo volante, é perfeito pra ter no elenco
e tem lugar em qualquer equipe do Brasil e outros países já o caramujo .. falo nada
Cuellar só sairá por estar insatisfeito com a reserva. Ou seja: não por decisão do clube... &;-D
Outro ano aturando Gabriel ? Não aguento mais
Muito bem, as negociações com certeza estão em andamento.
Não precisamos trazer um caminhão de jogador, precisamos de 3 a 4 reforços pontuais, e algumas contratações se for necessárias caso saia alguém.
Se sair o Rodinei, temos o retorno do Leo.
Se sair o Arao, contrata o Elias se der.
Se sair o Vaz, trás o Cleber.
Se sair o Guerrero, trás o Luiz Adriano.
Mas de inicio, Trauco, Felipe Melo, Vitinho e outro ponta...
O restante seria apenas recomposição casa venda alguém.
MEU IRMÃO, ESQUECE A PORRA DESSE ELIAS, É EX-JOGADOR !
Então o Arao nunca foi jogador, porque o Elias até hoje joga muito mais do que o Arao... kkkkkk, é muito engraçado como certas pessoas determinam que o cara é ex jogador... muito engraçado mesmo.