Fla aposta em inteligência e liderança de Mancuello após primeiro ano de adaptação

Compartilhe com os amigos

Contratação mais cara do Flamengo em 2016, Mancuello ficará mais uma vez no banco hoje, contra o Atlético-PR, mesmo na ausência de Diego, suspenso. A rotina na reserva não abalou o argentino, que se ambientou bem na temporada e é visto com peça-chave em 2017.

Preterido no atual esquema tático, o meia — que é visto como segundo volante — não deixou de contribuir com o grupo e ganhou respeito dos companheiros e da comissão técnica. Mancu, como foi apelidado, chama todos os jogadores de “amiguinhos” durante as atividades. Sua grande capacidade de absorver conhecimento faz o argentino seguir prestigiado por Zé Ricardo.

— Ele faz parte dos que precisam de mais adaptação. Mas é profissional, se dedica, está sempre pronto, sempre tem uma palavra para os companheiros, para ajudar, em preleção, pré-jogo. A gente vê nele um atleta que pode ajudar bastante — elogia o técnico.

Mancuello teve boas participações entrando no decorrer das partidas, mas nunca foi bem como titular no ano.

— Tentei usar ele por fora do campo, pela sua inteligência. Esperamos que ele continue nessa evolução. Com ritmo, vai ajudar — falou Zé.

Fonte: Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se fosse por adaptação até o Zé Ricardo não poderia ser técnico. Tem que deixar o Mancuello ganhar entrosamento como o diretoria faz com o próprio Zé Ricardo.

  • Os garotos não jogam? falta de adaptação,os gringos não jogam?falta de adaptação,o Adryan não joga?falta de adaptação vamos avisar ao Zé que MA,Gabriel,Fernandinho e Cirino precisam de adaptação.

    Obs:e fo**** aos baba ovo do MA medíocre.

  • Em relação ao Mancuello, nem posso julgar o ZR (não sou fã do seu trabalho), pois não foi ele que pediu a sua contratação e sim o Muricy, dai entra na parte que venho batendo na Diretoria ser amadora no futebol, pois contrataram o Argentino como se fosse um Conca, meia habilidoso, canhoto chegou na Gávea e Mancuello não é e nunca foi o autentico camisa”10″. Daí vão falar, mas a Diretoria contratou o que o Muricy pediu, mesmo sendo quando vão despejar um dinheiro alto em contratação você tem que saber o que esta contratando, questionar, se informar, enfim o post aqui não cabe a esta discussão…Mancuello foi contratado muito mais pelo que fez em 2013/2014 que jogava no Independiente, num esquema que realmente ele jogou muita bola, porem especifico…o time jogava no 4-3-2-1 e ele como “2° volante” ficava solto em campo flutuando do meio para esquerda, não tinha a obrigação de marcar, com isso voou em campo, armava o time atrás dos volantes do time, infiltrava como homem surpresa e ele é o jogador que trata bem a bola,vale ressaltar que na temporada 2013 o Independiente jogava a 2 ° Divisão porem em 2015 já não tinha mas esse volume de jogo e sofreu com lesões.Como falei chegou aqui como meia armador.Vejo muitos aqui falando: bota ele de de 2° volante no lugar do Arão.Embora Arão tenha caído bastante de produção, Mancuello não se encaixa como esse 2° volante, ele não sabe marcar e se forem puxar Arão é um dos caras que mais roubaram bola no campeonato e dai vem a parte que acho critica, Mancuello não encaixa no esquema do ZR. Zé arma o Flamengo numa variação de esquemas, começa no 4-2-3-1, porem defensivamente é no 4-1-4-1 que o time se posta e atacando para o 4-3-3/4-2-3-1 e todas as funções o Zé imputa a velocidade, e Mancuello não tem isso como característica. As transições do time são sempre na correria e infelizmente o Argentino é jogador técnico, a velocidade não faz parte do seu jogo. Para ano que vem ou ZR acha pelo menos um meio termo com ele, assim como o Tite fez com o Jadson ou Mancu não terá vida longa ou ate aparecer outro treinador.

    • O Muricy não o pediu só o aceitou,ele era alvo nosso desde 2015 pois viram nele um jogador com liderança, tecnica, convocado recentemente pra seleção e que poderia render tecnicamente e financeiramente no futuro,o problema é que todos acham que nosso futebol e parecido com qualquer outro do mundo,o Mancu e um segundo volante na argentina mas pergunte pra um argentino qual é a função de um lá, o Márcio Araujo se fosse argentino seria reprovado no primeiro teste lá, sabe Pq? Pq não é necessário somente marcar pro primeiro volante na argentina e nem em lugar nenhum do mundo a não ser o Brasil.

  • Ue… Ue… Zé Ricardo caiu e Mancuello virou técnico?!

    • Não sabia? O Mancu tem uma noção tática tão boa que o Zé Ricardo pretende mantê-lo reserva para ajudar a analisar o jogo

      • He he he…

      • Parece piada né?
        Kkkkkkkkkkkkk

  • Põe o Mancu pra disputar o estadual com a garotada pra pegar ritimo. Porque ele é muito talentoso.

    • Concordo.

  • Fala galera, é a primeira que comento aqui mas acompanho vocês a mais de ano.
    Sobre o assunto, minha opinião é que não sei se lembram quando o Murici assumiu ele passou algumas experiências e idéias do Barcelona, uma dessas é a padronização do sistema tático inclusive na base, para que independente quem for o técnico as contratações serão feitas conforme o sistema.
    Com relação ao Mancu, algumas vezes quando o Flamengo precisava ir para o tudo ou nada vi o Zé substituindo o Márcio Araújo por ele e recuando o Arão, o time ficava bem ofensivo e vejo nessa formação sendo bem treinada principalmente a recomposição a melhor que o Zé usou. Quanto ao Zé Ricardo por todas as circunstâncias deste primeiro ano dele no comando, sabendo lidar com exigências da torcida e dirigentes para mim ele foi excelente.

    • REMUTH, continue comentando, qualquer opinião é bem vinda, mas que alguém vai lhe xingar, isso eu tenho certeza

      • Rssss, sem problema Nick, assim vou me sentir exatamente como um garoto da base.

        • É assim que aprendemos, “excelente” também é a minha palavra.

          • Valeu Manoel

    • Bem vindo. Fique a vontade para debater. Todas as ideias são bem vindas. SRN.

      • Obrigado Almir

    • Seja benvindo, cara. Zé Ricardo teve um bom trabalho por todos os pontos negativos destacados ao longo do ano. Mas como vinha da base, eu particularmente esperava mais, como a utilização de Ronaldo, Paquetá e Thiago Santos, aliás, por aqui sempre temos discordâncias, mas todos queremos o bem do flamengo, títulos para nosso clube do coração.
      O que falta para o Zé é uma auxiliar menos limitado como o Jaime, porque a ressurreição de MA, Sheik e Gabriel certamente tem o dedo dele. Fora que ele parece não aconselhar o técnico ao longo do jogo. Enfim, eu mesmo com todo ódio pelas decisões que ele tomou após o jogo contra o Cruzeiro, só vou deixar de torcer pelo sucesso dele quando não for mais técnico do nosso time.
      Parabéns pela colocação. SRN

      • Valeu Denis.
        Após esse quebra gelo ele tem a obrigação de utilizar esses garotos sim em 2017.
        Quanto ao Jaime realmente pela visão não cabe mais na comissão técnica, na minha opinião deveria aproveitar o Miser nessa função e utilizar o Juan na função do Moser.

    • Concordo. Só na hora do sufoco o zé mostra que sabe onde tem que mudar. Faltou coragem em 2016.

      Vamos torcer que com contrato, pré temporada, poder decisivo ba montagem do elenco o zé se sinta prestigiado o suficiente pra ser menos covarde e usar o que o time tem de melhor, dar mais espaço pra base. O ano de 2017 é promisdor. Vamos com tudo. SRN!

      • Exatamente isso Magno, ele realmente foi covarde e muitas vezes não entendi algumas escalações e alterações, porém também entendo que ele trabalhou sempre no risco e que precisava ganhar o maior número de partidas possíveis para pelo menos se manter no cargo.
        O ano que devemos avaliar realmente o trabalho do Zé é 2017, inclusive de utilizar mais a base.
        Estaremos de olho.

    • Finalmente um comentário inteligente, continue assim.

  • Palavras do Zé Ricardo:
    Com ritmo ele vai ajudar!!!!

    Como que ele vai pegar ritmo???! Não joga nunca. Pow o Alan Patrick vai embora, e o cara prefere mesmo assim ele. Deixando de novo o MANCUELLO no banco.

    Olha o problema:
    Segundo volante:
    ARAO – titular
    MANCUELLO – reserva
    CUELLAR – segundo reserva

    Tem que emprestar o Cuellar pelo menos, e economizar 200mil por mês. Pagaria quase todos o salário do Rômulo.

    • O W. Arão já declarou que pretende jogar no futebol inglês (ou europeu); portanto, temos que considerar sériamente a possibilidade dele deixar o Flamengo no próximo ano. Quanto ao Mancuello e o Cuellar, não os considero reserva imediato e terceiro reserva, mas sim jogadores com condições de igualdade para substituí-lo: se precisarmos manter as opções ofensivas, entramos com o Mancuello; caso precisarmos manter uma maior consistência defensiva, o Cuellar é o mais indicado. Inclusive (quando os pontas forem contratados), acredito mesmo é que o Cuellar terá mais oportunidades que o Mancuello (já que este último não sabe jogar no lado direito)… &;-D

      • Já te respondi mais abaixo sobre os estudos.

      • Com o futebolzinho que o Arão tem apresentado nem no botafogo seria titular. Mas infelizmente no time do Zè alguns jogadores são insubstituíveis.

        • Nos últimos jogos, até concordo; no entanto, na média geral do ano o Willian Arão foi muito bem, deu uma nova dinãmica de jogo ao Flamengo e ainda por cima, cogitado para ser convocado pela seleção! E presumo que em 2017 não será diferente… &;-D

        • Kkkkkkk nem no Atlético Goianiense.

  • Se isso tivesse acontecendo nos outros times de São Paulo ou Porto Alegre. A torcida já teria tirado o técnico amador e esse peladeiro limitado do M.Caramujo.

  • Ze e muito teimoso só pode ser ele deveria colocar o gringo Mancuello pra jogar contra o ATLÉTICO PR (Diego está suspenso)e assim finalmente iria jogar na sua posição de origem(meia centralizado ou 2 volante) mas n ele coloca o cara q vai embora o ano q vem e quando coloca o Mancuello pra jogar manda ele joga nas beiradas de campo

    • A posição dele de origem é no lugar no Arao.

      Temos CUELLAR e MANCUELLO como segundo volante. A realidade é essa, mais como o time estava precisando de um primeiro volante pra substituir o Márcio araujo, é um camisa 10, pq o Ederson se machucou ( sendo que o Ederson também não é camisa 10 )
      Cuellar foi contratado como primeiro volante
      MANCUELLO foi contratado como camisa 10.

  • Perdemos três títulos por culpa da burrice desse técnico medroso. O M.Caramujo agradece a eliminação e no final ainda ganha um contrato de 2 anos. É só no flamengo que acontece essas coisas !

    • Quais TRÊS títulos?

      • Você não assiste futebol ou não tem TV na tua casa ?!

        • Você que não deve assistir, perdemos o brasileiro e a sulamericana com o ZR.

  • Técnico babaca, não vamos ganhar nada em 2017 pelo o amadorismo desse incompetente.

  • Pra mim, a melhor contratação do Flamengo com essa diretoria foi a do Márcio Araújo.

    • Menos Daniel, menos… &;-D

    • aonde vende desse q vc usa

  • Mancuello e Cuellar tem que usar a inteligencia pra jogar…. Basta passar a ir na mesma igreja e participar da panela…. ou esqueci

    • Kkkkkk

    • Vdd

    • Assinado!

    • Na vdd é só ser bem ruinzinho, tipo um Girino da vida kk

  • Eu queria ter a oportunidade de escrever uma coluna do torcedor. Porque vejo tanta merda em alguns comentários que chega a dar raiva.
    Zé Mancu é segundo meia. Ele se desloca quando tem mais meias. Ele não joga bem centralizado. Caimos na seguinte questão: adaptamos nossos jogadores ao esquema tático ou inventamos um esquema em possamos extrair o máximo de todos jogadores? O futebol atual é tão lixoso que jogadores que “correm” tem vaga. TNC caraio.

    • Escreva a coluna que deseja e manda para a avaliação deles. Se aprovarem, certamente será publicado. Se não, provávelmente o seu conceito de “tanta merda em alguns comentários” não seja tão válido assim… &;-D

      • Então quer dizer que se não for aprovada tem a ver com o conceito errado do cara? Futebol não é matemática, portanto esqueça a lógica e aceite a subjetividade. Sabe por que tantas pessoas discordam sempre de você? Porque você acha que só sua opinião e de quem pensa igual é válida. Com gente assim não se discute!

        • A minha opinião é válida para mim; portanto, fica à meu critério aceitar (ou não) as opiniões de terceiros. No máximo, respeitá-las! Por outro lado, não me lembro de ter xingado ou destratado alguém por apresentar opiniões contrários à minha. Já o contrário… &;-D

          • Bem, eu nunca te xinguei, mas quando você escreve que a coluna de alguém pode não ser aceita porque a opinião dela “não é tão válida assim”, define bem que você desconhece a finalidade dessa modalidade de artigo. Colunas podem se contrapor porque são opiniões, por isso escrevi que o conceito do cara jamais estará errado mesmo não aprovado aqui. Você não o xingou diretamente, mas indiretamente definiu que suas colocações são sem valor. Entendeu o meu ponto de vista? Você não precisa aceitá-lo, mas pra respeitá-lo deve compreendê-lo. SRN

            • Tem razão (em parte)… &;-D

            • Ja tive essa força de vontade pra tentar detalhar pra ele. Os argumentos são:

              “A maioria da torcida não enxerga o futebol como eu, o que é normal.”

              “Os torcedores não consegue compreender as dinâmicas defensivas”.

        • “Então quer dizer que se não for aprovada tem a ver com o conceito errado do cara?” — Quando publicaram uma coluna escrita por mim, os moderadores deixaram bem claro que antes de ser publicado, o texto em questão seria analisado por eles. Não vejo porque seria diferente para outros… &;-D

  • “Tentei usar ele por fora do campo”.
    Tai a raiz do problema.
    Ele não pode jogar aberto,não sabe. Quase que o Zé Ruela Ricardo queima o cara.
    O Zé Ruela Ricardo ficou tão cego com o esquema que acredita que basta trocar os jogadores que o esquema funciona.
    Mancuello é segundo ou terceiro homem, exerce a mesma função que o Arao mas pela esquerda.
    Zé Ruela Ricardo tem que aprender que o esquema se adapta aos jogadores do elenco e não o contrário.
    Esquema de time de futebol não é receita de bolo.

    • Nego não vê isso Léo. A parte tática que você falou…cada um na sua em fim. Vlw meu!SRN.

    • No indepiendente ele rendeu muito meio que como um terceiro homem, pois não tinha tanta obrigação de voltar para marcar, virou um monstro do time, joga muito se colocar na posição ideal.

  • Se Lucas pratto tivesse sido contratado pelo Flamengo teria sido reserva do Guerrero e do Damião.

    • Kkkkk. Verdade

  • Ele é um segundo volante que não sabe marcar aí fica difícil.

    • Ele da combate mais não é tão bom nisso, o ideal seria colocar ele como terceiro homem, e adiantar o Diego como um quarto homem, mais próximo ao Guerrero.

    • Na realidade ele nunca jogou nessa posição no Flamengo.

      Mais se o Zé Ricardo, nunca mudar o esquema tático, manter o mesmo. Acho um desperdício ter o MANCUELLO no banco reserva do Arão. Pq a posição dele não é meia. Aí o Alan Patrick, vai embora, e a diretoria não irá contratar outro camisa 10, continuará queminando MANCUELLO, deixando ele de reserva imediato do Diego.

      Vende o Mancuello, deixa só o Cuellar como reserva do Arão.
      Contrata o Rômulo, deixa o Márcio Araujo na reserva
      Contrata o Montillo, verdadeiro camisa 10, pra jogar ao lado do Diego, aberto, como ponta. Ele jogava nessa posição, no cruzeiro. Teríamos 2 armando e pensando no time. Quando o Diego recebesse terceiro cartão, ou se machucasse, ele jogaria centralizado.

      TRAUCO 150mil
      RÔMULO 250mil
      MONTILLO 500mil
      MARINHO/VITINHO 400mil
      TARDELLI/ROBINHO/FARFAN 800mil

      Total: 2.200.000,00
      Traria um ponta novo, promessa, é um ponta experiente, nível de seleção, cascudo, pra chegar e ser titular.

      Chiquinho150mil,AlanPatrick350mil,Sheik350mil,Fernandinho300mil, Damião 300mil,Cirino250mil,Gabriel 200mil, Adryan 150mil.

      Economia: R$ 2.050.000,00

      Damião não pode ficar ganhando 300mil, e empatando o Vizeu. Aliás se o marinho vinhesse poderia substituir também o guerreiro, assim como o tardelli também joga naquela posição se precisar.
      Trocaria fácil DAMIÃO pelo MARINHO, envolveria o CIRINO com o vitória.

  • O que penso sobre a Filosofia de Zé Ricardo e sua forma de ver o jogo e seu esquema de jogar.

    Minha opinião PESSOAL é que de uma forma ou de outra funcionou sim !!!
    Porém, estamos TODOS no Brasil acostumados a Técnicos que adaptam sua forma de jogar aos jogadores que tem…
    E a MAIORIA de nossos COLEGAS ATÉ AQUI NA COLUNA NÃO OBSERVARAM ISSO !!!
    E exercitam de uma forma simplista apenas a coisa da “pelada” como EU próprio já pensei muito e os medalhões também pensam, “esse joga porque é melhor que aquele e não POSSO deixar no banco.”

    Montam times conforme o que tem na mão naquele momento e acredito que na maioria dos casos quando um sai pra outro entrar, isso deve gerar alguma confusão na cabeça dos caras, em relação ao esquema inicial de jogo, tanto que acabam se tornando bandos em campo e com cada um no fim jogando do seu jeito que bem entende ou acha que funciona melhor.

    E no atual futebol brasileiro é muito de “mais do mesmo”.
    Raríssimos jogadores, fazem por merecer não serem chamados de “PEÇAS” ou terem esquemas de jogo exclusivos a suas características…

    Tudo muito nivelado, concorda???

    Zé Ricardo me parece enxergar o campo como um todo, uma enorme máquina de mais de onze engrenagens (incluo o banco nisso) chamadas de “peças” que “funcionem” como ele quer e não exatamente como NÓS (me incluo nessa) ainda pensamos.

    Ele ao meu ver escolheu o caminho inverso, adaptar os que tem ao SEU esquema.
    Quem se enquadrou melhor e foi mais rápido de assimilar isso, joga.
    Quem não se enquadrou ainda ou demorou mais que os outros para assimilar, todos já sabem o que aconteceu e acontece, não é mesmo ???

    Uma coisa positiva disso é que TODOS jogadores, que entram ou saem, sabem EXATAMENTE o que ele quer e como fazer para funcionarem como um “CONJUNTO” e isso muitas e muitas vezes deu certo, em algumas não.

    O que nos faltou esse ano foi uma regularidade qualitativa nas PEÇAS disponíveis para seu “esquema” rodar mais “liso” e quando necessário a alternância da maneira de jogar em situações adversas e tempo disponível para treinar exaustivamente essas mudanças.

    Por isso o papo de “contratações pontuais e de qualidade indiscutível”, leia-se também nas entrelinhas com “versatilidade” para cumprir funções diferentes”.

    Valeu?
    Grande abraço!

    • Carlos Campos, para com essa de “procurar” desculpas e explicações para o fracasso do Flamengo com o Zé, o elenco do Flamengo atual é de boa qualidade e com um treinador mais experiente teríamos ganho o título até com uma certa facilidade, com cerca de 10 pontos na frente do segundo lugar.
      Deram uma FERRARI(elenco do Flamengo) para um motoqueiro de cinquentinha(Zé Ricardo) pilotar, então, NÃO PODERIA DAR CERTO, como não deu em todas as competições que ele foi o treinador!!!!!!!

      A verdade é essa, não tem outra!

      Aquele abraço

      • “Fracasso do Flamengo com o Zé “??? Fizemos a melhor campanha da nossa história em pontos corridos!!!

        • Mas tbm com exceção de 2009, nunca tínhamos feito grandes campanhas no campeonato, né?
          Dependendo do ponto de vista, essa pode ter sido a melhor campanha, mas tbm a única boa campanha que fizemos.

        • Se n fosse o Zé com as mudanças que fez em relaçao ao time peladeiro que era na mao do badalado muricy seriamos g10, como existw flamenguista analfabeto futebolisticamente bicho

          • Hélio, você compreendeu bem todas as opiniões dos “grandes especialistas” e condenou o MURICI.
            Então o que falar sobre isso???????

            • O problema é que o Zé é um samba de uma nota só, se não jogar com velocistas pelos lados e no 433 sempre aí para, não tem variações , não tem mais nada. Am maioria dos times ataca no 433 e defendem com 4141 ou 352c oi mk o Chelsea, ele defende e ataca no 352 e não tem variações, o time é preso a posições, ou seja, precisa abrir a cabeça, estudar e aceitar mudanças o que parece do seu feitio. Mudanças não é sua praia, inovações também não. Não muda peças e de tática ele não gosta, é um discípulo do Muricy.

              • Será? Só saberemos mesmo quando ele fizer a pré-temporada… &;-D

              • Positivo, Tucano, eu tambem compreendo assim!

              • Ok cara! Mas você já parou para pensar que o Zé Ricardo fez apenas seu primeiro ano como profissional ? E tão difícil levar em conta que esses erros são, de certa forma, comum, para um técnico inexperiente ? E tão difícil considerar a possibilidade de que quanto mais experiência ele adquirir, mais ele aumentará seu leque de opções táticas ? Será possível que vocês só conseguem ver o lado negativo, só conseguem ver motivos para cornetar ?

          • Por essas e outras, é que sustento a visão de que 90% dos flamenguistas NÃO entendem porra nenhuma de futebol… &;-D

        • Melhor campanha meu egg esquerdo, melhor campanha foi a de 2009 que terminamos campeões não importa a quantidade de pontos.

          • Não confunda campanha com colocação. Campanha é pontuação final. Em 2016, Flamengo fez mais pontos que em 2009, logo, o percentual de aproveitamento foi melhor. Sem em 2009, O Flamengo tivesse tido a mesma campanha que teve em 2016, teria sido campeão do mesmo jeito, porém, do contrário, se tivesse tido agora em 2016 a mesma campanha que teve em 2016, não estaria nem entre os 3 primeiros. Será que é tão difícil de entender ?

            • Melhor campanha em um campeonato fraquíssimo. A qualidade de campeonato de 2009 e 2016 é a mesma? Santa ignorância.

              • Santa ignorância a sua. O campeonato de 2009 tbm foi nivelado por baixo. Tanto que o Flamengo foi campeão com um time comum. Na época, os jornalista mesmos dizia que os times se esforçavam para não ser campeão, tamanha era a irregularidade. Flamengo foi campeão devido a incompetência dos times que estava em cima na tabela. Aliás, TALVEZ, o nível daquele Brasileirão tenha sido o mais baixo na era dos pontos corridos.

                • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHA

                  • ”HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA”

                    Belo argumento. Não tenho nem como contra-argumentar.

      • Concordo, temos um dos melhores elenco hoje, ser campeão Brasileiro e com uma vantagem maior que a do palmeiras era o mínimo com um treinador experiente! Se a gente tivesse esse time na pré-temporada a gente tinha uma campanha diferente nos outros campeonatos e teríamos conquistado uns 2 a 3 canecos.

      • Boa. Gosto de gente com maturidade para expor seu pensamento. Isso é positivo. Concordo plenamente nesse contexto.

      • Pior de tudo é que o filme vai se repetir no início da próxima temporada

      • Fracasso do Flamengo com Zé Ricardo ? Vamos lá! O Zé Ricardo pegou o Flamengo em crise, com a temporada já em andamento, cotado para (mais uma vez) brigar entre o meio da tabela e o rebaixamento e, o pior, sem poder jogar no RJ. Mesmo com todas essas dificuldades, o Zé Ricardo, que nunca havia tido uma experiência como profissional, simplesmente leva o Flamengo a sua melhor campanha na história dos pontos corridos, e, isso é fracasso ? Amigo, por favor, me me diga, como isso se configura um fracasso ? Deram uma Ferrari ao Zé Ricardo, e ele levou essa Ferrari as primeiras colocações. Poderia não ter dado certo, mas deu. O Flamengo, que era cotado para brigar na parte de baixo, agora está classificado para a Libertadores com antecedência.

        Na Formula 1, se um piloto iniciante faz uma ótima primeira temporada em uma equipe de ponta, mas não consegue ser campeão, então quer dizer que ele fracassou ? Que merece ser demitido ? Que mentalidadezinha medíocre essa sua viu…

        ”com um treinador mais experiente teríamos ganho o título até com uma certa facilidade.”

        Que treinador mais experiente ? Luxemburgo ? Abel ? Ricardo Gomez ? Mano Menez ? Em que esses caras teriam agregado ? Qual o último grande trabalho deles ? Luxemburgo chutado da China; Abel chutado do Al Jazira; Mano Menezes sempre foi uma enganação! Você realmente acredita que, com esses caras, o Flamengo teria ganho o campeonato com facilidade ? Com 10 pontos a frente do segundo colocado ? O interessante é que o Flamengo tinha um técnico experiente (tão defendido por você) no primeiro semestre e o time só acumulou vexames.

        Ricardo Gomez, antes de ser chutado do SP, estava levando o Botafogo ao seu terceiro rebaixamento. Ele saiu, entrou o Roger, em em circunstâncias até parecidas com a do Zé Ricardo (inexperiente, pegando time em crise etc…) e hoje o Botafogo briga por uma vaga na Libertadores.

        • Apenas pra lhe responder bem suscintamente, você gostou da nossa eliminação na Sulamericana?

          • Não, não gostei. Como não gosto de nenhuma eliminação do meu time. Mas uma eliminação apaga todo o trabalho que ele fez ao longo da temporada ? Apaga o fato dele ter pego um time em crise e com tantas dificuldades e, mesmo assim, ter feito uma campanha histórica no Brasileiro de pontos corridos, mesmo sem nunca ter tido uma experiência profissional antes ? Então uma eliminação é o suficiente para demiti-lo ? Esse é o seu argumento ? Sério mesmo cara ?

            • Tantas dificuldades?? Alex Muralha é goleiro convocado. Réver até pouco tempo jogava na seleção. Jorge é um excelente lateral. Cuellar e Mancuello antes de chegarem eram convocados. Diego, Ederson e Guerrero têm qualidades. Com jogadores como esses até o Ney Franco ficaria entre os 3 primeiros.
              Não fez nada de anormal. É a minha opinião, mas respeito a sua.

              • Então não teve dificuldades ? Pegar um time em crise, com temporada em andamento, sem se quer ter tido pré-temporada, vindo de um primeiro semestre vexatório e jogando todo o campeonato fora de casa, isso não são dificuldaes para você ? Sério cara ? Alex Muralha passou a ser convocado depois que o Zé o lançou como titular; Rever vinha de temporadas irregulares e perseguidos por lesões, foi bastante contestado; Rafael Vaz era reserva de um time de série B, tbm foi contestado; Diego chegou no segundo turno (antes disso, o Fla, sob o comando do Zé Ricardo, já brigava na parte de cima), Ederson vive no DM desde que chegou; Guerrero kkkk amigo, compare o aproveitamento do Flamengo com e sem o Guerrero e depois me digo o que achou.

                • No Flamengo dois jogos sem vitória sempre criam crise, infelizmente.
                  O Cuca também não teve pré temporada, o Renato Gaúcho também não. Essa desculpa não cola.
                  Pra mim a eliminação sobre o Palestino foi a pior do ano disparado.
                  Voltou para o Maracanã e em 4 jogos só ganhou uma. Isso mostra que estádio não ganha jogo.
                  Concordo que o Muralha de titular foi uma boa sacada do Zé, mas o Tite deixou claro que vinha acompanhando o trabalho dele desde o Figueirense e no Flamengo foi a afirmação que ele é um bom goleiro.
                  Após a chegada do Diego era o momento do Flamengo ganhar fácil o campeonato e não foi o que aconteceu.
                  Não acho o Guerrero péssimo atacante, vejo nele recursos, mas de fato está devendo muito pelo custo benefício dele.
                  E tem outra, no melhor momento do Vizeu, o Zé sacou o garoto sem motivo algum para escalar o poste do Damião.

                  • Mas o Flamengo não vinha de dois jogos sem vitória, o Flamengo vinha de de TODO UM PRIMEIRO SEMESTRE VEXATÓRIO. Seguidas derrotas para o Vasco eliminação para um time da terceira divisão e participação melancólica no Carioca. Não é desculpa, é REALIDADE. Pergunta a qualquer técnico do mundo se ficar sem pré-temporada não prejudica. Renato Gaúcho herdou o ótimo trabalho do Roger e o Cuca é um técnico acima da média, que já tem anos de experiência e mesmo assim, treinou um time que, além de ter jogado em casa (diferente do Fla) tem 2 bilionários ejetando dinheiro nele Paulo Nobre e José Roberto Lamacchia.

                    ”Voltou para o Maracanã e em 4 jogos só ganhou uma. Isso mostra que estádio não ganha jogo.”
                    EU NÃO LI ISSO!!!!
                    Quer dizer que, pra você, tanto você se o time joga o campeonato inteiro em sua casa, em seu estádo de origem, OU se ele passa o campeonato INTEIRO viagando para vários estados, várias regiões, desgastando o elenco ? Pra você é a mesma coisa ? Sério mesmo ? PQP viu amigo…

                    ”Após a chegada do Diego era o momento do Flamengo ganhar fácil o campeonato e não foi o que aconteceu”
                    P* QUE PARIU! O campeonato tem 20 times, pelo menos 5 entram para brigar pelo título, é o campeonato mais difícil do mundo. Você realmente é fácil assim ? Chega tal jogador e o time tem que ganhar ? O que faz o time ganhar é o conjunto e não um jogador. Diego chegou, jogou muito bem, elevou o nível do time e aí ? O que mais queria ? Futebol não é uma ciência exata, coleguinha.

                    Melhor momento do Vizeu ? MEUD DEOOOSSS!!!!! Cara, não tem essa de melhor momento do Vizeu, o GUERRERO é o titular absoluto, independente da fase de seus concorrentes. Quer dizer que o Fla deixou de ser campeão por causa dos poucos jogos que o Damião foi titular ? Sério ? Sem falar que o Damião, em dois, decidiu vitórias para o Fla, contra Grêmio e Chape. Então pode subtrair esses dois aí da lista. Então, os pouquíssimos jogos que o Damião foi titular e o Fla não venceu, foi a causa do time não ter sido campeão ?

                    A eliminação para Palestino foi pior que a para o Fortaleza ?
                    Contra o Palestino, competição internacional, placar agregado foi 2 x 2. Fla venceu lá no Chila com time misto e perdeu em casa por causa da displicência dos jogadores, achando que já estava ganho e falha do Muralha no segundo gol.

                    Contra o Fortaleza, time da TERCEIRA DIVISÃO, competição nacional, na segunda fase da copa do Brasil, o Flamengo levou dois vareios de bola, tanto no Ceará, quanto no Rio. Placar agregado 5 x 2 para o Fortaleza. Analisando os fatos, sério que a eliminação pro palestino foi pior ? Foi mais vexatória do que tomar dois sacodes de um time de série C ?

                    Ainda que tivesse sido pior, uma eliminação apagaria todo o trabalho do Zé Ricardo ao longo da temporada ? Apagaria a melhor campanha do Flamengo na história dos pontos corridos, mesmo com todas as dificuldades e inexperiência do Zé Ricardo ?

                    • No inicio do ano eram se não me engano 9 contratações e 5 novas peças no time titular, era óbvio que faltaria entrosamento até pq entrosamento você não compra na farmácia. O problema foram as eliminações ridículas iguais ao do Palestino. Lógico que pré temporada ajuda, mas pra mim não é desculpa. O Cuca com esse time do Flamengo teria batido campeão fácil!

                      Estadio não ganha jogo mesmo. Lembra do Santo André e América do México. O fato negativo de jogar fora do RJ foi que perdemos sempre um dia de treino, mas no geral sempre jogamos com a torcida presente.

                      Coleguinha, se o time já brigava lá em cima sem o Diego então com a chegada de um jogador do nível dele era de se imaginar que o time melhorasse ao ponto de assumir o protagonismo do campeonato. Se você não pensa assim é um problema seu. De fato o campeonato é disputado, mas é de um nível ruim. Esse foi o campeonato mais fácil dos últimos anos. O Palmeiras nem chegou perto do nível do futebol apresentado pelos últimos campeões (Corinthians em 2015 e do Cruzeiro em 2014 e 2013).

                      Ah desisti de te responder. Você é torcedor do Zé Ricardo Futebol Clube sem contar no analfabetismo funcional. Em momento algum eu disse que deixamos de ganhar por causa do Damião, mas sim que o Zé travou o crescimento de um garoto que vinha bem.

                      Fique com seu pensamento aí que eu faço o favor de não comentar mais nenhuma publicação sua.

                    • Ok. Você citou (mais uma vez) a eliminação para o Palestino, mas não respondeu minha pergunta: ela apaga todo o trabalho do Zé Ricardo ? Claro que faltaria entrosamento, em momento nenhum disse o contrário. Mas justifica fazer um semestre pífio como foi o primeiro, sendo eliminado por times de divisões inferiores (Vasco e Fortaleza) ? Você falar que tem um fato negativo em jogar fora do RJ, logo foi uma desvantagem do Zé Ricardo em relação aos outros técnicos, né ? Sim, eu penso que que com a chegada do Diego, o Fla deveria assumir o protagonismo do campeonato. E por acaso isso não aconteceu ? Flamengo passou várias rodadas perseguindo o Palmeiras, com 1 pts atrás. Não sou torcedor do Zé Ricardo, só não sou corneteiro imediatista que só procurar motivos para reclamar de.

                      Isso, não responda minhas publicações, deixe para fazer isso quando tiver argumentos. 😉

                    • Ok, fera! Você é o cara!

                    • Não, que isso. Você que é.

                    • – KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                    • lucasrf8, as suas análises demonstra o bom conhecimento e visão de futebol que você possue e isso contrasta com as opiniões de Rubronegros “sem noção” que ficam só repetindo os comentários dos “grandes especialistas”(jornalistas e comentaristas esportivos paulistas e “arcoíris” que só querem ver o Flamengo se ferrar), parabéns!!!!!!!

                      Aquele abraço

                    • Muito obrigado, Douglas!
                      Cada um tem sua forma de enxergar o que acontece nos jogos.
                      O importante é sempre respeitar a opinião do outro e querer o melhor para o Flamengo!
                      Um abraço.

              • lucasrf8, falou e disse, CONCORDO TOTALMENTE com os seus comentários!

            • Quem ganhou jogos “dentro de campo” foram os jogadores, apesar do Zé tentar sempre atrapalhá-los com escalações e substituições esdrúxulas!

        • Cara, olha nosso elenco. Tem peças ruins sim, mas tem boas. Eu queria ver ele com César Martins, Wallace e PV no Gol. Um elenco que tem Diego, Muralha, Jorge e etcc, era obrigado a ganhar alguma coisa. Perder de forma vergonhosa para o palestino não me parece muito bom. Você acha mesmo que com esse time e técnico vamos ganhar a libertadores? Não conseguimos nem ganhar esse fraco brasileiro…

          • Não tem essa de ”obrigado a ganhar alguma coisa”, amigo isso é futebol, não existe ciência exata. Atl MG tem um dos melhores elencos do país, dois atacantes brigando pela artilharia, Fred e Robinho, e tem atacante da seleção Argentina, Lucas Pratto, GANHARAM O QUE ESSE ANO ? Argentina tem uma das melhores seleções do mundo e está há várias décadas sem ganhar nada. Não disse que é bom perder para o Palestino. Mas a eliminação para o palestino apaga o excelente campanha que ele fez no Brasileirão ? Apaga o fato dele ter pegado o time em crise, sem poder jogar, viajando o campeonato inteiro e leva-lo a sua melhor campanha na história dos pontos corridos ? Será possível que o nível de cornetice de vocês só permitem ver coisas ruins, motivos para cornetar ? PQP! Não estamos falando de um técnico rodado, vitorioso, com anos de experiência, não. Estamos falando de um técnico que teve sua primeira experiência como profissional e conduziu o time a uma campanha histórica.

            Se esse campeonato fraco, como você diz, porque o Flamengo não foi campeão já que a campanha é melhor que a de 2009 ???? Responde aí!

            Se o Flamengo vai ganhar a Libertadores com o Zé Ricardo ? Não, sei, cara, não tenho bola de cristal e não sou a mãe dinah, para prever o futuro. Mas, se no início do Zé Ricardo, alguém me falasse que ele conduziria o Flamengo a sua melhor campanha na era dos pontos corridos, eu não teria acreditado!

            • Mas que excelente trabalho cara? Você está esquecendo que esse campeonato foi um dos mais fracos? Cadê os times que sempre estão brigando lá em cima? Flamengo está indo para Libertadores pq esses times não estão bem. Atl MG é um excelente time e não ganhou nada, pq será? Tem um técnico fraco oras..

            • Flamengo e Atl não tem técnico bom e um excelente time. Agora olha o Santos, time formado com sua grande maioria da base, investimentos infinitamente inferior do que Flamengo e Atl. Adivinha? Com um bom técnico foi feito um bom trabalho. Flamengo não é laboratório de experiência cara, coloca o zé como auxiliar e demite o Jayme. Flamengo não conseguiu ganhar do América cara em casa. Perdeu pontos ridículos, ganhou outros com muita sorte. Uma hora ou outra, isso iria acabar. Nesse último jogo o Flamengo foi bem, Arão resolveu acordar e jogar bola.

              • Sério que você quer comparar as situações de Dorival e do Zé Ricardo ?? MDS! Cara, Dorival, além de ser um técnico experiente, está no Santos desde o ano passado. O Zé Ricardo, na início do ano estava treinando o time na copinha. Flamengo não ganhou do América ? Tem certeza ? Eu podia jurar que o Fla ganhou dele 2 x 1, com gols de Guerrero e Alan Patrik. Mas se você ta falando que não ganhou… Perdeu pontos ridículos, assim como todos os times perdem. Ganhou com sorte ? Ganhar jogos com placar apetado é ganhar com sorte ? Se for, todos os times, inclusive o Palmeiras, ganharam com sorte tbm!

            • Flamengo7, o que aconteceu com o Atlético/MG, um elenco bem qualificado, foram as lesões seguidas nos seus principais jogadores que deixou o time até com 9 desfalques em algumas partidas que não o permitiu ganhar mais jogos.

      • Douglas, primeiro, nosso elenco não é uma Ferrari, longe disso. Segundo, se fracasso é levar o time a melhor pontuação da história do clube nos pontos corridos, quero viver “fracassando”. Terceiro, só perdemos o título pois montamos o time, novamente, no meio do campeonato, Palmeiras se preparou com Cuca desde o paulista, mereceu. Quarto, você é bilíngue, fala português e várias merdas

        • Desculpe, mas a melhor pontuação é quando vem com o título.
          Prefiro fazer 67 pontos em todos os campeonatos e sair com o título do que fazer 70 e ficar em segundo.
          O Zé tem um elenco que jamais algum treinador em pelo menos nos últimos 10 anos teve. Quando precisávamos de mudar por estarmos previsível, o Zé foi cabeça dura e isso foi crucial para a perda do título. Não dá mais para aceitar sua paixão pelo Márcio Araújo.

          • 2009 foi exceção, arrancada que nunca mais vai acontecer, Zé já mudou o esquema sim, 442 com AP e Mancu e até mesmo Mancu e Diego, mas, como não iniciou a temporada e os jogos já em andamento sem poder perder pontos, vai no que ta dando certo. Já o Cuellar entrou muito mal por muitas vezes, esse ano o Márcio mereceu a vaga, mas só esse ano, ano que vem espero que alguém venha e tome conta da posição

            • Testar é uma coisa, sequencia é outra bem diferente. O Zé nunca deu sequencia ao Mancuello junto com Diego e nem ao AP também junto com o Diego.
              Discordo sobre o Cuellar. Ele foi uma das poucas coisas que se salvaram com Muricy e não perdeu a vaga por estar mal ou pq o Márcio Araújo estava “voando”, perdeu a vaga por causa da panela que o Zé montou.

              • Perdeu vaga pois com Zé Ricardo não funcionou, panela de treinador é mito

        • Amigo Rubronegro Guerrero, eu sou poliglota, falo ingles(lingua que fui professor), espanhol, italiano, frances e grego.
          “Bilingue” como me classificou, pelo que vejo, é você, sem dúvida nenhuma!!!!!!!

          Aquele abraço

          • Adiciona o Merdaglês a sua lista

      • Entendo e compreendo!!! Mas não podemos dizer que Cirino, Gabriel, Chiquinho e MA, sejam jogadores de futebol. O menos pior dessa lista é o MA. Com essas peças fica difícil fazer milagres, por outro lado, esse campeonato foi um dos mais fracos que já existiu, isso se não foi o mais fraco. Todos os times que sempre brigam lá em cima da tabela estão mal das pernas. Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Inter e etc. Se esses times jogassem o que jogaram ano passado, Flamengo nem na libertadores estaria. Mas de quem é a culpa disso tudo? Na minha humilde opinião pessoal, é a diretoria que não entende absolutamente nada de futebol, é ela que contrata esses perebas, é ela quem efetivou o Zé com pouca experiência, ela que vai renovar com MA e cia.

    • Onde assino? &;-D

    • Na minha opinião foi exatamente essa a forma de pensar do Zé. Ele impôs o esquema tático e os jogadores que se viraram para encaixar. É uma forma dele de pensar, mas eu não concordo com isso. O time ficou extremamente previsível e ele não conseguia buscar alternativas para sair desse esquema dele. Treinador que é refém de um esquema de jogo tem grandes chances de perder um jogo importante e geralmente perde o campeonato.
      Nesse caso que eu vejo a monstruosa diferença entre o Zé e o Tite. O Tite fez o que muitos achavam impossível que foi encaixar Renato Augusto e Jádson. Ele não só encaixou os dois como fez deles os melhores do último brasileiro.
      Isso é a diferença de um ótimo treinador para um comum, saber encaixar as melhores opções no elenco e saber variá-lo e isso o Zé Ricardo está longe de conseguir.

    • Meu Deus, finalmente uma pessoa com coerência e visão para observar o trabalho desenvolvido pelo Zé Ricardo.

      Parabéns, Carlos Campos!!!

      Esse texto merece uma coluna aqui…

      • Valeu Hugo…
        Grande abraço!!
        Mengão sempre!!

    • Concordo em partes, mais futebol as vezes como dizia o Neymar deve-se ter alegria e ousadia, logo, isso foge do modelo engessado que ele criou, o Cuca soube administrar bem e alternou mudanças, tipo o messaujo fez merca, coloca o Cuellar da um banco nele, Arão tava indo mal iden, os rápidinhos também muda colocar o Thiago Santos na Direita, ou Sávio e por ai vai. O que irrita a torcida não é somente o esquema engessado em si, mais a insistência em peças de má qualidade que é nítido aos admiradores e apaixonados pelo flamengo que são muito aquém do nível flamengo e são fracos futebolisticamente falando casos de caramujo, gabriel, cirilo, sheik que ele pegou no fundo do baú não sei pra que. Respeito sua opinião, ele não foi ruim, mais os inteligentes aprendem com seus próprios erros, os sábios com os erros dos outros, e os burros persistem no que não deu certo. SRN

      • Mas aí, de quem é culpa para essas peças estarem no Flamengo?Ninguém aqui critica a diretoria, já prestou atenção? Até parece que o técnico é o culpa daquelas perebas estarem lá.

    • Excelente texto. Um dos melhores que eu li, ao longo do ano. Parabéns.
      Concordo com a idéia da coluna publicar. Afinal para quem pública VINNY DUNGA!!!!!!

      • Túlio…
        Muito obrigado pelo elogio e por ter lido meu pequeno texto até o fim.
        Pena que um ou outro colega não entendeu o objetivo da coisa…
        E já levei uma “pedrada” por entenderem erroneamente que estou puxando o saco do Zé e não foi isso…
        Devido a maioria dos colegas se debulharem em ataques de Chorafoguismos contra ele praticamente dizendo que não entendem o porque de algumas escolhas e decisões dele.
        Eu também discordo de algumas coisas e concordo com outras, afinal ele não é Deus e não acerta todas.
        Tem seus méritos e deméritos também.
        Comecei a escrever inspirado na ideia de um “Raio X” do que deve passar pela cabeça dele e da forma como possa ver e entender o futebol à MANEIRA DELE.
        Minha maneira ( e provavelmente a da maior parte dos técnicos brasileiros e de nossos colegas aqui do Coluna ) ainda é a da forma da pelada, escolho os melhores no par ou ímpar e nos comportamos o menos possível como um bando em campo tentando não ir todos pro ataque ao mesmo tempo…
        Isso não te lembra um pouco nosso Flamengo dos últimos anos ???
        Grande abraço!!!

    • Pode até ser isso, mas um bom técnico encaixa os melhores dentro de seu esquema, consegue fazer o jogador render, pois nada substitui a habilidade. Alguns já citaram Tite e o que dizer da seleção de 70, flamengo da década de 80? Eu sou a favor do espetáculo e efetividade, não necessariamente ocorrendo sempre juntos, mas o que tivemos com esse time do Zé foi somente efetividade até o jogo contra o Cruzeiro e isso nos custou o campeonato. A hora que acabou o encanto no Pará, por que não testou Rodinei? Arão jogou mal desde então, por que não Cuellar (embora ache que a vaga dele é ocupada pelo Messiaraujo)? O mito jamais deveria jogar, no entanto se quer tanto o cara, porque não montar um esquema com 4 no meio? E esses pontas defensivos? Tirando Everton em que contribuíram efetivamente? Hoje deixar Patric jogar enquanto Mancu, o homem de 12 milhões de reais, que ficará no clube será seu reserva. Espero que no ano que vem tantas promessas de utilizar a base, banco reserva para o MA (com ele como zelador), adaptação dos gringos possam deixar de ser teoria. Porque alguns podem achar milhões de desculpas, mas Zé insistiu demais em uma única tática, um único grupo de jogadores e cá estamos disputando o segundo lugar e não o título.

  • Erro de contratação tanto dele como do Cuellar, contrataram o mancu como meia e ele atua melhor mais recuado, Contraram Cuellar como primeiro volante e ele atua melhor como mais adiantado, o Zé detectou o erro, corrigiu, só que a torcida mesmo assim ainda acha que é erro do Zé e ou panelinha, que São Judas Tadeu continue nos ajudando

    • Entender sobre o futebol não é obrigação do torcedor, portanto Manoel eu o desculpo por falar isso e compreendo o seu pensamento que é bem parecido com dos “grandes especialistas”(jornalistas e comentaristas de futebol paulistas e da turma do “arcoíris” que querem mais é ver o Flamengo se ferrar!),
      – Como quando eles falam que o Zé é um treinador inteligente, mágico, estrategista e que consertou o time dos erros do MURICI, quando nós sabemos que quem melhorou o time de verdade foram as contratações de jogadores que fizeram a diferença: – DIEGO, REVER, MURALHA entre outros que o MURICI não tinha.
      – Que o MA é o maior isso, é o melhor naquilo e que todos os treinadores o queriam no seu time entre outras mentiras, mas que tiveram a “força” de convencê-lo e a nossa diretoria que renovou o contrato dele para a minha tristeza e acredito da grande maioria da nossa torcida!!!!!!

      Aquele abraço

      • Obrigado por me desculpar, mas eu tenho as minhas convicções e são baseadas em estudos, por isso não fique constrangido quando as suas teorias caírem por terra, se você entende de futebol como você diz que entende, acompanha o flamengo e tem essa postura de os atletas que melhoraram o time sem a cumplicidade do técnico mesmo quando os próprios jogadores dizem que ele foi fundamental, então eu só posso achar que você tem alguma coisa pessoal contra o Zé. boa sorte ai.

        • Manoel, você já foi treinador de futebol, já dirigiu alguma equipe, mesmo amadora e colocou os seus conhecimentos em prática?

          • Está falando sério? Einstein não foi considerado um estudante brilhante e diferente dos cientistas da sua época, não se dava bem com os seus superiores em vista autoritarismo e imposição. Por fim, quando elaborou as suas teorias, não se baseou nas premissas de que “elas tinha que ser comprovadas na prática”, tal como era exigido na época. Foi muito contestado pela Teoria da Relatividade e por derrubar dois conceitos bem-difundidos na época: a do éter e do tempo absoluto.

            E veja no que deu… &;-D

            • Ele só gostava de física, matemática tocar violino nos chás e paquerar Mileva Maria…..qualquer referencia a esse cara é complicado.

              • Pode ser… &;-D

          • Não vem ao caso comentar o que eu faço sobre o futebol, mas digamos que hoje eu dependo dele.

        • Cara veja a Copa do Brasil 2013, vc acha mesmo que o Jayme que nos fez ganhar?não foi a raça dos jogadores, hj o Zé e o Jayme e a raça foi trocada pela qualidade técnica de alguns jogadores que temos, se o Diego não estivesse ae nem no g-6 estaríamos.

      • Aonde assino?

      • Parente disse isso em algumas ocasiões, se fosse o Muricy sem os problemas de saúde, teríamos ganhado alguma coisa, ele queria um zagueiro rápido, pra quem não lembra o Muricy tinha wallace na zaga é de doer. Digo de antemão, não chegaremos nem as 4 de final da libertadores. Pelos reforços pretendidos nenhum, repito nenhum será um diferencial. Marinho teve um pequeno brilho ja estão atrás, Vitinho fez um campeonato médio pra ruim idem, esse trauco preciso nem comentar, renovaram com Juan e Caramujo tiros nos pés é complicado.

    • Descordo de você amigo, mais respeito sua opinião.
      MANCUELLO caiu como uma luva no time do Muricy, ele estava voando em campo, infelizmente se machucou e quando voltou ja tinha outro treinador que sucessivamente não se encontrou no novo esquema, Muricy montou um time em prol do Mancuello, o Zé montou um time em prol dos pontas, “Cirino” e o outro, Tanto que as bolas nunca chegam no Guerrero. O time teve melhor organização com a chegada do Diego, com isso até o Jamal apareceu em campo e isso fez os pontas terem liberdade, com isso Mancuello “não adaptado” a jogar pelas pontas de campo,, acabou sem espaços. Com um elenco que tem o Flamengo, poderia ter dois esquemas.

      • Excelente análise.Boa.

      • “Com um elenco que tem o Flamengo, poderia ter dois esquemas.” — Prefiro um único esquema tático “default” e as suas variações táticas… &;-D

        • O problema são as variações do Zé. Sai o Gabriel e entra o Cirino. Sai Éverton e entra Fernandinho. Sempre troca 6 por meia dúzia. Não vamos vencer um campeonato jogando sempre da mesma forma e não estou convencido que o Zé é capaz de fugir desse esquema.

          • Por isso, a contratação de 2 atacantes de lado tornou-se fundamental para a reformulação do elenco de 2017… &;-D

            • Percebi que foi exatamente essa a ideia e confirma que esse esquema permanecerá no ano que vem.
              Eu preferia trazer um jogador de lado apenas por entender que o Everton é útil e buscaria um atacante com mais movimentação como o Tardelli para jogar junto com o Guerrero. Penso assim para uma eventual tentativa de mudar o esquema de jogo em uma eventual circunstância do jogo.

          • Exatamente por isso com o elenco que tem deveria ter outros esquemas. Confunde o adversário que tbm seria obrigado a modificar e com um esquema treinado mudaria qualquer resultado

      • Isso é tão óbvio, que chega a ser infantil, pra não dizer patética, a opinião de que foi um erro de contratação do Mancuello.

        Mas, vindo do chefe do fan clube das ricardetes, eu nem me espanto. Esse cidadão chegou a dizer durante um jogo que “a missão dele era defender o Zé, acima de tudo”, foi inesquecível tamanho absurdo ao colocar o técnico acima do Flamengo, é só procurar kkk. E aí esse cidadão passou a ser achincalhado ganhando a alcunha de capachão.

        Quer dizer que o cara em vez de montar um esquema em função do melhor que tem no elenco, ele contraria e coloca o material humano a serviço da única forma de jogo que ele sabe montar, sem qualquer variação ?! Isso não é um técnico, é um tecnocrata.

        E houve sim a panela, pq ficou claro com o tempo que essa foi a forma encontrada para ganhar o grupo. No melhor estilo boleiro. Ou os gringos e a molecada da base tiveram as mesmas chances que caramujo e CIA?

        E pra encerrar, se formos pensar em erro de contratação, acho que ficou claro que não foi o Mancuello ou Cuellar, que mesmo nas poucas chances mostraram que sabem o que fazer com a bola nos pés. Para mim erro foi contratar caramujo, Gabriel, Chiquinho, sheik, Damião, fernandinho, val, bruninho, Diego Silva, thalysson, armeration, cadu e por aí vai. No mais, ainda que eu entenda que erros acontecem, pior é reincidir no erro admitido e comprovadoré renovar com esses pseudo jogadores, como por exemplo o icônico VSQ, o ditocujo, aquele que comemora eliminação, ou mundialmente mais conhecido como o humilde rapaz que diz à torcida “aplaudam-me, eu voei baixo”.

        • O que tem de gente aqui que é Zé Ricardo Futebol Clube é uma coisa de outro mundo.

        • Essa diretoria é um fiasco no futebol cara. Esses dias até brinquei com um rapaz aqui. Bandeira de Melo no futebol é a Patrícia Amorim nas finanças.

        • Como você deturpa as coisas, não tem vergonha de ler uma coisa e falar de outra forma não.

      • Discordo do time ser montado em prol dos pontas, acredito que os pontas estão em prol da zaga.

    • Mancuello e Cuellar ambos sao 2 volantes. Ambos sao reservas do Arao.

    • Erro não digo não. São bons jogadores, mas ai tem que ver as características deles para encaixar no esquema. Cuellar chegou muito bem, e vinha bem até se machucar. Mancuello também, oscilar, claro, mas ai a dizer que foi um erro acho de mais. As ideias de Zé Ricardo privilegiam jogadores como MA, Gabriel, que dão mais certo, longe de eu ver como as ideais. Cada um tem a sua visão, mas essa é a minha. Quando os dois chegaram foi uma festa, Cirino era o cara…é torcedor é torcedor mano! SRN.

    • Muricy ia ser campeão de 2 a 3 campeonatos se tivesse os reforços Réver, Donatti, Diego e Rafael vaz, Coéllar marcava sozinho e exercia a função bem, Arão abandonava a marcação achando que era um atacante e se tivesse esses reforços que citei o Flamengo seria um time imbatível no comando do Muricy!

      • E Muricy tem um currículo extenso no futebol, e via qualidade em Cuellar e Mancuello, MA era reserva….isso que me intriga. Não conseguiu acertar o time, mas fez boas partidas sim em um 4-3-3. Nem sempre concordei, pois sempre defendi um 4-4-2.

        • Foram apenas duas boas partidas. Contra Fluminense e Atlético MG.

          • Vi mais partidas boas…claro muitas ruins sem dúvidas. Vlw.

            • Eu também vi grandes partidas onde o gol não saiu de jeito nenhum e tomamos contrataques que ferraram tudo. Também o que o povo queria com o Arão (a mando do técnico) subindo como um louco e Wallace na zaga?

      • O Zé pegou o time do Muricy e mudou o padrão logo no primeiro jogo……percebeu isso? diga porque o Muricy não deu certo para ver se seria campeão mesmo.

        • Podemos dizer que o 433 do Murici era ofensivo e do Zé é um 4141 muito parecido com o do Guardiola no Bayer. É uma pena que Gabriel não seja Ribery e nem Fernandinho seja Robin. Pra acabar com tudo MA não é o Vidal e Guerrero passa longe de ser Lewandovisk. F…

          • Não foi só isso, ele implantou o esquema defensivo parecido com o europeu, só que ninguém percebe isso e como não tem peças para manter a bola o pessoal acha q o time se retraiu, importantíssimo o que ele fez, percebido por poucos.

            • Blz, como escrevi, estilo Bayer, mas se as peças não tem condições pq insistiu após o jogo contra o Cruzeiro? Enfim, #partiu2017

          • Ôôô o capachão voltou…o capachão voltou…kkk

            • Geralmente eu não sou grosseiro, mas você é um dos caras mais burro em termos de futebol que eu já encontrei.

              • Vindo de vc, capachão, é um elogio. Vc prá mim é um comédia, eu nunca te levo a sério. Toma o seu gardenalzinho e fica swell, lek!

                • Você só sabe xingar, fale um pouco de futebol pra variar, qual o argumento de um cara que só sabe xingar? coisa chata.

                  • Onde te xinguei, fofo?

                    • Ôôô o capachão voltou…o capachão voltou…kkk

                    • Isso é xingar? Pow, vc vem e fala que defende o cara acima de tudo, lembra? Em nenhum momento demonstra ser flexível nas suas ideias e quer que a gente não te zoe? Leva na esportiva, parceiro. Capachão não é xingamento. É zoação.
                      Fica na paz.

                    • Eu tenho minhas restrições com o Zé só que a grande maioria das criticas a ele são sem fundamento, por isso não coloco minhas restrições, mesmo porque vejo nele um grande treinador num futuro próximo.

        • Zé não pegou exatamente o time que muricy tinha cara. Ele não teve que aturar aquela zaga horrível. E como nosso departamento de futebol é maravilhoso, esperou ter monte de problemas para contratar jogadores. Planejamento no Flamengo é uma piada

          • Qual foi a diferença no jogo contra a ponte que foi o primeiro jogo do Zé?

            • Sem Wallace…já é uma enorme diferença!

      • Kkkkkkkkkkkkkk gostei da piada. Pra o time do Muricy ser deficiente por causa da falta de reforços, ele tinha qie ter no mínimo uma organização tática com as peças que tinham. Ele pediu a permanência de quase todo mundo do ano passado e de quebra pediu Chiquinho, Fernandinho. Não testou ninguém da base e não variou esquema assim como Zé Ricardo. O que se viu foi um bando em campo todo desarrumado sem ataque, meio de campo ou defesa, perdendo para times ridículos como Confiança, Volta Redonda, Atlético PR (estava em crise na época), Fortaleza. Os únicos bons jogos foram contra Florzinhas em crise a as galinhas mineiras em BH. Perdemos para esses times por falta de zaga? Por não ter Diego? Muricy foi uma piada de mal gosto. Conseguiu ser muito pior que o fraco Zé Ricardo.

        • Eis, uma das poucas postagens suas que concordo… &;-D

      • Eu queria ter visto Murici com uma zaga de verdade e não uma piada chamada Wallace. Só que concordo com o Yan: ele pediu pra permanecer com todos esses encostos…Sheik, Caramujo e Wallace, além da desorganização tática. Só que comparar o trabalho desenvolvido pelos dois esbarra nisso, o fato de termos 4 jogadores contratados(foi Murici quem pediu tbm, aos que tanto criticam)

    • O Cuellar (de fato) joga de 1o. volante. A questão é que o esquema tático EXIGE que este volantes tenham características diferenciadas e neste contexto, outro 2o. volante (M. Araújo) acaba se enquadrando melhor. Por isso, arrisco-me dizer que o colombiano ainda será bastante útil ao elenco e ainda por cima pode perfeitamente ocupar a vaga do M. Araújo. Mas vai depender do quanto ele possa se adaptar, das variações táticas do time e do perfil de adversários… &;-D

      • Hã? Segundo volante? Resolveram assumir que é isso que Caramujo é? Então podem desistir do Rômulo…mais um pra ser “bancado” pelo mito, segundo a sua nova teoria! Aceite que MA é um bosta e o maior acerto do Murici foi colocá-lo no lugar dele (banco ou fora do flamengo, porque enquanto Muriçoca tava ele foi apontado pra ser emprestado, doado).

        • “Resolveram assumir que é isso que Caramujo é?” — Ele começou como 2o. volante, jogou pelos outros clubes em grande parte das vezes nesta posição e só no Flamengo (sob o comando de Zé Ricardo) é que passou a jogar de 1o. volante, dada as suas características. Quanto ao compará-lo como bosta, é a sua opinião pessoal (e como sugeriu, vou respeitá-la)… &;-D

          • Minha opinião só não pode ser uma tese pq já se comprovou em outros clubes que com ele as coisas vão ralo abaixo. Você verá na libertadores, caro companheiro de torcida.

          • Assumir que esse cara é o gandula mais legal dos treinos e portanto merece a titularidade no FLAMENGO ( essa é a maior aberração do século e pra piorar mais dois anos desse pesadelo!!!). Decida-se logo: qual é a real posicao desse ‘jenio’ pq uma hora é “o único primeiro volante do elenco”, em outra “joga pq o esquema requer dois segundos volantes” Quanto as características de Caramujo são: acertar todos os passes tocados para trás, correr atrás dos adversários e puxar saco dos técnicos e companheiros de equipe. Que saudades de jogadores de verdade no mengão. Em 2011 dificilmente ele jogaria ( Ronaldinho daria qual apelido pra ele será?)

    • Você concorda comigo que o grande culpado é o departamento de futebol?

      • Eu culpo mais a diretória, mas o departamento de futebol tem suas culpas.

  • foi contratado como meia mas e 2 volante mesma posição do Arao mas pelo setor esquerdo.

    • Ele foi bem como meia sempre que precisou, o problema é que não encaixa Mancu + 2 volantes + Diego, a melhor solução seria o que vc já propôs, Mancu titular no lugar do Arão, mas mudaria bastante porque um joga pela esquerda e o outro pela direita, e o Arão tem um papel defensivo muito importante desarmando no meio e cobrindo a lateral-direita. SRN

      • entao pronto. Em vez de culpar o tecnico porque nao questionar o fato do Arao ser insubstituivel?. Arao nunca deu brechas para perder sua posição .

      • Basta jogar num losango com Arao pela direita e Mancuello pela esquerda.

      • Eu acho que um 4-4-2 ou um 4-2-3-1 dava para o Mancu jogar com o Diego, basta recuar o Arão!

    • O problema silas é compreender as características do jogador. Você disse bem, mas Mancuello atua como um “volante de lado”, não como um 2º volante típico. Talvez tenha sido esse o “erro” de quem o avaliou assim. *Como o Arão que jogava mais avançado, quase um terceiro homem de meio campo. Era 2º volante, mas tem características ofensivas, aliás que o destacaram no Flamengo, hoje ele fica mais recuado dando suporte a MA. Mancuello eu vejo como um jogador de lado, podendo fazer um terceiro homem de meio campo. É só minha opinião. SRN.

    • Muricy percebeu que o Mancu pode fazer a de um volante no decorrer do jogo, mas ele não é volante, é um jogador versátil, inteligente que pode jogar em várias posições! Dizer que o Mancu é volante, não, ele apenas tapa o buraco bem, mas aí vc descaracteriza se o manter como volante, tira o que Mancu tem de melhor que é as infiltrações e chutes surpreendente certeiros de fora da área, bom batedor de faltas e pode decidir partidas.

      • então ? volante de chegada. Ala Elias.

        • Não, Vizeu de zagueiro.

  • O ZR não gosta do futebol do gringo, sendo assim o melhor é negocia-lo.

    Quando o ZR renovou a diretoria fez uma opção por preferir o MA aos gringos.

  • Tem que ser muito trouxa para acreditar nisso, Zé Ricardo faz questão em não utilizar os gringos, Mancu não foi usado uma vez sequer como segundo volante e agora vem com esse papo? contra outra pq essa não cola.

    • qual dos gringos do elenco foram contratados a pedido do Ze?, nao foi utilizado como 2 volante porque o Arao joga todas (se lembra do Arao ter sido substituido por exemplo?). O Arao nao deu brecha para perder a posição !

      • silasT, se o ARÃO é um volante que atua pela direita e o Mancuello é um volante/meia que atua pela esquerda, um não pode ser reserva do outro e nem substitui um pelo outro por atuarem em posições de lado contrários e, se isso acontecer o time ficará “desequilibrado! em campo, não é mesmo???????

        Aquele abraço

        • Me refiro a 2 volante: Arao joga melhor pela direita e o Mancu melhor pela esquerda. No esquema atual se utiliza apenas um 2 volante. Se eles atuam em setores diferentes e papel do tecnico treinar a equipe ora com um ora com outro.

          obs: Até fiz uma coluna do torcedor enxergando o Cuellar muito mais como 2 volante que primeiro. portanto termos 3 2 volantes.

          • Não entendo assim como você, mas deve ser só uma visão diferente da outra, pois, agora eu não entendi o que você escreveu acima!

            • mesmo que atue em um setor diferente não acho que não possa ser considerado reserva do Arao.

              • Complicou mais ainda! Agora foi que eu não entendi mesmo!!
                Você em uma partida, jogando no 4 defensores, 3 meios de campo e 3 atacantes(4-3-3 do MURICI que o Zé adotou e todos os times da base), substituiria um volante esquerdo por um volante direito e ficaria com o time com 2 volantes pela esquerda e sem volante pela direita, é isso???????

                • 4-(3)-3
                  O time já e torto Galvão , existe um 1 volante fixo, um meia que se apresenta em ambos os setores e um 2 volante que joga pela direita (razao essa para o time jogar muito mais pela direita). Substituindo por um 2 volante que jogue pela esquerda vai fazer o time ficar torto dessa vez para a esquerda.

                  • Cada vez mais você fica incompreensível.

      • Independente de ter contratado ou não, ele está deixando um jogador de mais qualidade para colocar um péssimo jogador ou por acaso ele pediu algum jogador desse elenco?
        Quando o Treinador usou o Mancuello, foi como segundo volante ? NÃO! então não venha dizer que agora ele não foi escalado pq é segundo volante sendo que no jogo do Galo o Mancu foi usado no lugar do Alan e conseguiu jogar bem e dar assistência.
        Ainda digo mais, em lugar nenhum Mancu foi segundo volante, nem na seleção. Jogador moderno como Mancu não tem posição fixa, quem tem é atletas ruins e ultrapassados como Marcio Araujo e Gabriel.

  • Adaptação?? Como ele vai se adaptar se não joga!? Não dá pra entender. Enquanto isso, Alan Cachaça que já tem saída certa do clube está entre os titulares!! Porque não colocar o Mancu agora!? Aff!!

    • Boa pergunta…
      Grande abraço.
      Mengão sempre!

    • Mancu n e meia e sim 2 volante!, se lembra do Arao ter ficado fora em algum jogo ou ser substituido?

  • Palavras de Zé Ricardo sobre “esquema de jogo” em uma entrevista dele…

    “”- Em 2016, a ideia foi padronizar uma maneira de jogar, e conseguimos ter sucesso dessa forma. Em 2017, buscar uma maneira alternativa de jogar faz parte do planejamento, mas isso demanda tempo””

    Concordando ou não com o que ele pensa, já ficou claro para mim que:

    1 – Ele PRIORIZA uma “maneira de jogar” e não os jogadores que teve em 2016.

    2 – Acredita que essa “maneira de jogar” deu certo.

    3 – As contratações serão feitas para aprimorar sua “maneira” de jogar.

    4 – As contratações serão feitas baseadas em opções de “maneiras” de jogar diferente conforme cada situação de jogo ou mesmo equipe que enfrentará e proporcionando peças que surtam efeito com suas mudanças no início ou durante os jogos.

    5 – Ele PREFERENCIALMENTE NÃO adapta sua “maneira” de jogar ao jogador que tem, ele tenta adaptar o JOGADOR ao seu esquema de jogo, se o jogador “funcionar” como ele espera, OK, continua em alta pra começar ou substituir uma peça cansada ou que está mal, se não, acaba como o Cuellar e o Mancuello que PARECEM não adaptados em 2016 aos seus propósitos de jogo.

    6 – Não existe o “jogador melhor ou pior” para ele, existem sim PEÇAS que se adaptaram melhor ou pior a suas funções designadas em campo, independente de sua posição de origem ou não.

    Fico por aqui…
    Grande abraço!
    Mengão sempre!!

    • Falou como se fossem coisas ruins

      • ele esqueceu de citar que o Ze nao pediu nenhum jogador do atual elenco.

      • Olá Nick…
        Muito ao contrário…
        Estava sendo isento e imparcial.
        Apenas uma análise do que ELE pensa.
        Em nenhum momento concordei ou discordei dele !!!

        Minha opinião PESSOAL é que de uma forma ou de outra funcionou sim !!!
        Porém, estamos TODOS no Brasil acostumados a Técnicos que adaptam sua forma de jogar aos jogadores que tem…
        E a MAIORIA de nossos COLEGAS ATÉ AQUI NA COLUNA NÃO OBSERVARAM ISSO !!!
        E exercitam de uma forma simplista apenas a coisa da “pelada” como EU próprio já pensei muito e os medalhões também pensam, “esse joga porque é melhor que aquele e não POSSO deixar no banco.”
        Montam times conforme o que tem na mão naquele momento e acredito que na maioria dos casos quando um sai pra outro entrar, isso deve gerar alguma confusão na cabeça dos caras, em relação ao esquema inicial de jogo, tanto que acabam se tornando bandos em campo e com cada um no fim jogando do seu jeito que bem entende ou acha que funciona melhor.
        E no atual futebol brasileiro é muito de “mais do mesmo”.
        Raríssimos jogadores, fazem por merecer não serem chamados de “PEÇAS” ou terem esquemas de jogo exclusivos a suas características…
        Tudo muito nivelado, concorda???
        Zé Ricardo me parece enxergar o campo como um todo, uma enorme máquina de mais de onze engrenagens (incluo o banco nisso) chamadas de “peças” que “funcionem” como ele quer e não exatamente como NÓS (me incluo nessa) ainda pensamos.
        Ele ao meu ver escolheu o caminho inverso, adaptar os que tem ao SEU esquema.
        Quem se enquadrou melhor e foi mais rápido de assimilar isso, joga.
        Quem não se enquadrou ainda ou demorou mais que os outros para assimilar, todos já sabem o que aconteceu e acontece, não é mesmo ???
        Uma coisa positiva disso é que TODOS jogadores, que entram ou saem, sabem EXATAMENTE o que ele quer e como fazer para funcionarem como um “CONJUNTO” e isso muitas e muitas vezes deu certo, em algumas não.
        O que nos faltou esse ano foi uma regularidade qualitativa nas PEÇAS disponíveis para seu “esquema” rodar mais “liso” e quando necessário a alternância da maneira de jogar em situações adversas e tempo disponível para treinar exaustivamente essas mudanças.
        Por isso o papo de “contratações pontuais e de qualidade indiscutível”, leia-se também nas entrelinhas com “versatilidade” para cumprir funções diferentes”.

        Valeu?
        Grande abraço!

        • vlw

        • Carlos, parabéns por ser o único a ENXERGAR isso que você escreveu com muita convicção e, me desculpe por não ter ENXERGADO da mesma forma que você!

        • Parabéns. ótimo texto. Isso é argumentação. SRN.

    • E a gente faz o que com os 20 Milhoes pago em atletas bons ? joga no lixo ? o que eu mais vejo na Europa é a variação tática pra usar jogadores de qualidades. Tem times usando o 4-1-4-1, 4-3-3, 5-4-1, 4-4-2 entre outros esquemas pra priorizar a qualidade dos jogadores afinal o esquema que melhor funciona é o que atende aos jogadores e não descartar atletas em funções de porcaria como o Zé vem fazendo.

      • mas foi colocando o esquema acima dos jogadores que ele nos levou ao TOP3 do Basileirao. Nao espere que ele mude essa filosofia.

        • Então vc prefere jogar 20 milhoes no lixo ? Amigo a gente tem a terceira folha salarial mais cara do país, não é nada demais a gente está entre os 3 primeiros colocado.

      • Falou bem…
        EUROPA
        Aqui a qualidade e versatilidade dos jogadores é muito, mas muito mais baixa que lá concorda ???
        Não existe “lixo” pra bom jogador, ou se enquadra no esquema de jogo do Zé ou será negociado, simples assim, só se perde dinheiro com jogador ruim , bichado ou aposta que não deu certo.
        Grande abraço!

        • Não concordo, acho que temos jogadores versáteis, tanto os gringos como outros do elenco, se quiser posso até citar nomes e a versatilidade de muitos. SRN e abçs.

      • “esquemas pra priorizar a qualidade dos jogadores afinal o esquema que melhor funciona é o que atende aos jogadores”

        Esquema “peladeiro” da antiga dos medalhões, inclusive o meu também nas minhas peladas.
        Hoje no Flamengo, goste eu ou não, não é mais assim.
        Grande abraço!

        • Então na sua opnião o Técnico atual líder da Premier League é peladeiro? o Técnico da juve é peladeiro ? O atual campeão da champions League é peladeiro ? Esse papo não colou.

      • Concordo plenamente. So olhar o inicio do Chelsea na premier league desse ano, estava uma negação, o Conte, viu isso e mudou seu esquema “3-4-3”, um gol sofrido em 9 jogos e com o placar de momento (1*0) vai ganhando a 9° partida seguida.

        Parou de tomar gols e começou a fazer.

        Se precisar de outro esquema, ele tem o 4-3-3 montado

        • pois é, não é formação que ganha jogo.

      • Junior Vinicius, o total gasto com os 3 jogadores foi de 25 milhões:

        Mancuello = 12 milhões
        Cuellar = 8 milhões
        Donatti = 5 milhões

        Barrados pelo Zé e se desvalorizando esse patrimônio adquirido com muito esforço financeiro!

        • Acredito que o Donatti vai ser usado.

  • Palavras de Zé Ricardo sobre “esquema de jogo” em uma entrevista dele…

    “”- Em 2016, a ideia foi padronizar uma maneira de jogar, e conseguimos ter sucesso dessa forma. Em 2017, buscar uma maneira alternativa de jogar faz parte do planejamento, mas isso demanda tempo””

    Concordando ou não com o que ele pensa, já ficou claro para mim que:

    1 – Ele PRIORIZA uma “maneira de jogar” e não os jogadores que teve em 2016.

    2 – Acredita que essa “maneira de jogar” deu certo.

    3 – As contratações serão feitas para aprimorar sua “maneira” de jogar.

    4 – As contratações serão feitas baseadas em opções de “maneiras” de jogar diferente conforme cada situação de jogo ou mesmo equipe que enfrentará e proporcionando peças que surtam efeito com suas mudanças no início ou durante os jogos.

    5 – Ele PREFERENCIALMENTE NÃO adapta sua “maneira” de jogar ao jogador que tem, ele tenta adaptar o JOGADOR ao seu esquema de jogo, se o jogador “funcionar” como ele espera, OK, continua em alta pra começar ou substituir uma peça cansada ou que está mal, se não, acaba como o Cuellar e o Mancuello que PARECEM não adaptados em 2016 aos seus propósitos de jogo.

    6 – Não existe o “jogador melhor ou pior” para ele, existem sim PEÇAS que se adaptaram melhor ou pior a suas funções designadas em campo, independente de sua posição de origem ou não.

    Fico por aqui…
    Grande abraço!
    Mengão sempre!

    • Muitos aspas

      • Atenha-se as ideias que te passei, maiúsculas e aspas, diferenciam ou ressaltam situações, ideias ou pensamento sobre algo que digo ou dizem ou acho que pensam.
        Grande abraço.

  • Vish, Zé Ricardo elogiou o Mancuello. Tradução: não jogará em 2017

    • kkkkkkkkkkkkkk

  • Tentei usar ele por fora…é um discurso de quem não conhece o jogador. Normal para quem chegou a pouco. Mancuello tem que ser usado nos lados de campo, vindo a frente e se juntando com Diego. Inteligente mesmo, técnico e jogador de grupo. Como pode avaliar um jogador por um jogo como titular, e ai sai durante a partida? Entrando aos 32′,37′ segundo tempo? Esquema é feito para se aproveitar os melhores. Espero que ele e Cuellar tenham chances reais, que possam ser aproveitados de fato e não com tapeação para dizer que colocou o cara e tal. Trauco pode ser anunciado, ai são cinco Gringos…me preocupa, pois é nítida a predileção de Zé por Gabriel, Fernandinho, MA, Cirino…a turminha. MA já renovou por dois anos…ai Ronaldo fica mais para trás, Cuellar no banco…a mesmice me parece. para mim injustificável. E falam em FM, com MA de titular…não me surpreenderia em nada, mas ai é o FM (o caldeirão ia ferver)….
    *Mancuello e Cuellar custaram caro, é um baita prejuízo ficarem no banco, tanto técnico como financeiro. MA, Gabriel…não tem bola para serem titulares, não tem como. Espero que o Zé Ricardo acorde para essa realidade, rode mais a equipe, dê oportunidades ao Mancuello, Cuellar, Donatti e Trauco SE vier. Sai da zona de conforto Zé e mostre mais variação.

    • “Esquema é feito para se aproveitar os melhores.” — Certo… até o momento em que o time fica manjado, os titulares se sentem “confortáveis” com a titularidade, as substituições com os reservas não surtem efeito e… bau, bau, técnico! &;-D

      • Bom e o Caramujo fique feliz Renovou por mais 2 anos ou mais vai saber.Mancuello ganhara chance nesse jogo duvido nos prox e so discurso de tecnico panelinha

      • Ednei é parente do Bandeira, ta aí o sobrenome e a defesa feroz a suas atitudes na presidência. Mas Ednei desiste, esses caras nunca vão deixar de inventar explicações táticas pra justificar o uso de jogadores melhores tecnicamente que eles gostam. Almir Ribeiro, tmj , nada pessoal

        • Olá. Amigo o debate aqui é saudável. Com todo respeito, mas seu argumento é o mesmo que penso de alguns também, mas não quer dizer que não possamos conversar. Converso com todos concordando ou não. Aonde está o erro? Coloque seu ponto de vista. Para isso são os comentários. SRN.

        • A verdade é que confesso que também dói um pouquinho ver Cuellar, Mancuello e Donatti no banco. Tais jogadores poderiam ser mais aproveitados e no entanto, entendo a necessidade de priorizar o esquema tático acima de tudo. Podem não acreditar, mas defendo a direção pelo contexto geral de sua administração, embora também reconheça que em alguns aspectos, deixou à desejar. E só para constar: não tenho parentesco nenhum com o nosso querido presidente! &;-D

      • E aí Dinei… beleza ???

        Olha o que o Zé falou sobre “esquema de jogo” em uma entrevista dele.

        “”- Em 2016, a ideia foi padronizar uma maneira de jogar, e conseguimos ter sucesso dessa forma. Em 2017, buscar uma maneira alternativa de jogar faz parte do planejamento, mas isso demanda tempo””

        Concordando ou não com o que ele pensa, já ficou claro para mim que:
        1 – Ele PRIORIZA uma “maneira de jogar” e não os jogadores que teve em 2016.
        2 – Acredita que essa “maneira” deu certo.
        3 – As contratações serão feitas para aprimorar sua “maneira” de jogar.
        4 – As contratações serão feitas baseadas em opções de “maneiras” de jogar diferente conforme cada situação de jogo ou mesmo equipe que enfrentará e proporcionando peças que surtam efeito com suas mudanças no início ou durante os jogos.
        5 – Ele PREFERENCIALMENTE NÃO adapta sua “maneira” de jogar ao jogador que tem, ele tenta adaptar o JOGADOR ao seu esquema de jogo, se o jogador “funcionar” como ele espera, OK, continua em alta pra começar ou substituir uma peça cansada ou que está mal, se não, acaba como o Cuellar e o Mancuello que PARECEM não adaptados em 2016 aos seus propósitos de jogo.
        6 – Não existe o “jogador melhor ou pior” para ele, existem sim PEÇAS que se adaptaram melhor ou pior a suas funções designadas em campo, independente de sua posição de origem ou não.

        Fico por aqui…
        Grande abraço!
        Mengão sempre!

        • Concordo, mas dentro dessa ideia de padrão de jogo, é que a vinda de novas peças (não sabemos quais), claro dará a Zé mais opções dentro de um Esquema menos engessado. Eis a questão para mim. Zé fazendo isso, ta blz, no momento não vi. Acredito que fará. SRN.

        • Pôxa Carlos! Acho que você fez um CTRL+C CTRL+V de algum comentário meu… &;-D

      • perfeito.

      • Ué foi o que eu disse…quando falo em mudanças Ednei. O próprio Zé em entrevista citou a necessidade de variar mais o esquema…e o esquema é montado para que os jogadores possam dar o melhor em campo, mas claro tem que VARIAR, justamente para não ficar manjado. É o caso hoje. SRN.

    • “me preocupa, pois é nítida a predileção de Zé por Gabriel, Fernandinho, MA, Cirino.” — Não é predileção, mas sim a NECESSIDADE de dispor de atacantes de lado, na qual atualmente é a posição mais carente do time. O que vocês deveriam cobrar da direção é a contratação de pelo menos 2 atacantes de lado, ao invés de ficarem se queixando dos gringos no banco… &;-D

      • Digitando com os pés, pq as mãos estão lhe aplaudindo.

        • kkkkkkkk. Boa.

        • Olha que eu posso me empolgar, heim! &;-D

          • Oxi

      • Predileção claro meu amigo em função das suas ideias táticas, mas acho que a “mesmice” atrapalha. Poderia variar mais. Mancuello, Cuellar, podem ser mais utilizados. Ah!O esquema deu certo. Claro, e muito, mas nas ultimas 7 partidas uma boa contra o Santos. É ai que pega na minha visão. Aonde está a variação, por exemplo: Vaz é um Zagueiro técnico, poderia ser utilizado em uma linha de três Zagueiros como um “cabeça de área”, tendo Arão como 2º homem mais perto de Diego. Coisas assim que quero ver. SRN.

        • Perfeito! Também concordo com os seus pontos de vista (inclusive, até pensei no Vaz ou Juan como uma opção de líbero, mas aí trariam profundas mudanças táticas no time). Mancuello e Cuellar certamente serão mais utilizados (até porque o elenco será mais enxuto). Quanto às variações, o Zé até tentou, mas algumas mexidas mal-sucedidas atrapalharam o time. Vamos ver como ficaremos em 2017… &;-D

          • Perfeito. Exatamente o que penso. Tenho certeza que Zé vai mudar e variar o time, visto que virão reforços e terá mais opções. SRN.

    • O time não tem variação, possui apenas um esquema é por esse motivo se torna muito previsível. Mancuello seria chave para uma outra variação de esquema, como o Zé Ricardo não tem, não sabe onde colocar o Mancu.

    • Olá Almir… tudo beleza???

      Não acredito que mude sua maneira de pensar.
      O que entendo sobre o que ELE pensa é o seguinte:

      Concordando ou não com o que ele pensa, já ficou claro para mim que:
      1 – Ele PRIORIZA uma “maneira de jogar” e não os jogadores que teve em 2016.
      2 – Acredita que essa “maneira” deu certo.
      3 – As contratações serão feitas para aprimorar sua “maneira” de jogar.
      4 – As contratações serão feitas baseadas em opções de “maneiras” de jogar diferente conforme cada situação de jogo ou mesmo equipe que enfrentará e proporcionando peças que surtam efeito com suas mudanças no início ou durante os jogos.
      5 – Ele PREFERENCIALMENTE NÃO adapta sua “maneira” de jogar ao jogador que tem, ele tenta adaptar o JOGADOR ao seu esquema de jogo, se o jogador “funcionar” como ele espera, OK, continua em alta pra começar ou substituir uma peça cansada ou que está mal, se não, acaba como o Cuellar e o Mancuello que PARECEM não adaptados em 2016 aos seus propósitos de jogo.
      6 – Não existe o “jogador melhor ou pior” para ele, existem sim PEÇAS que se adaptaram melhor ou pior a suas funções designadas em campo, independente de sua posição de origem ou não.

      Fico por aqui…
      Grande abraço!
      Mengão sempre

    • Almir Ribeiro, para conseguir compreender o texto e o assunto tem que ficar ligado como o Flamengo vem jogando. Quando o Zé Ricardo diz “Tentei usar ele por fora” quer dizer pelos lados do campo e não pelo meio como o Mancuello insistentemente vinha fazendo quando era escalado de titular.

      • Mas quem determina a função é o treinador amigo…bom, eu entendi perfeitamente seu ponto de vista, é o que eu digo ele é jogador de lado, na Argentina ele era um “volante de lado”, pode atuar sim como 2º volante, mas rende bem pelos lados. Concordo plenamente com esse pensamento, ai te pergunto, o Zé não quer jogo pelos lados? Mancuello pelo que sei dele é um jogador versátil, e pode fazer mais de uma função. Zé considera Mancuello muito bom, inteligente e importante para o Fla em 2017. O que me faz acreditar em mudar conceitos dentro de uma ideia tática bem definida. SRN.

        • Almir, cite um outro jogador que é “volante de lado” pra eu visualizar como você concebe o futebol do Mancu.

          • Mancuello pra mim renderia o melhor do seu futebol se fizesse a função que o Renato Augusto fazia ano passado.

            • Sim! Assim o vejo também. Eventualmente faz uma beirada, mas predominantemente ocupando a faixa central.

              • Isso mesmo. É aonde ele renderia bem mesmo, nas ideias de Zé Ricardo. Arão hoje joga mais recuado que com Muricy. Mancuello e Arão mais recuado, poderia ser umas…mas MA tem que jogar sempre, logo, fica complicado, ou sai Arão, ou num 4-4-2 Mancuello jogaria mais para o lado (esquerdo). Como você mesmo colocou muito bem acima é uma questão de esquema, ai o Zé tem uma ideia tática de abrir os pontas no lado em um 4-3-3, podendo variar defensivamente num 4-1-4-1. Eu, por exemplo testaria (só uma ideia) o Vaz na do MA, tem boa técnica. Rever, Donatti e Vaz fazendo o 1º volante. Seria interessante. SRN.

            • Perfeitamente e ao meu ver o Diego poderia fazer a função do Jádson.

              • Zé Ricardo jogava assim na base, nesse esquema. Aguardemos.

          • Amigo tudo bem. Volante de lado é como ele foi conhecido na Argentina, não é minha visão de jogo.
            Eu o vejo como um jogado de lado (não um ponta), nas ideias de Zé Ricardo, que vem a se juntar no meio (numa diagonal). Acredito que é um 2º volante com características de Meia. Meia não clássico. Mancuello é muito versátil Zoro, e pode atuar no meio (volante), um terceiro homem de meio (criação), ou pelos lados. Eu o vejo nesse contexto como um “coringa”. SRN.
            Olha só esse texto que fala de como ele pode ser utilizado. Bem legal:
            http://oglobo.globo.com/esportes/tecnico-do-independiente-explica-como-mancuello-pode-render-mais-no-fla-18431694

            • Quando leio volante de lado, esse “de lado” pra mim incomoda, mas é uma questão de interpretação. Lembro que saiu na ESPN que o River orienta seus técnicos da base a posicionar os times dos jovens a jogar no 4312, pra favorecer, segundo eles, a formação de centro campistas versáteis na linha de 3 (que defendem e atacam), e do camisa 10 (o 1). Mancu é (estou afirmando, olha a responsa) o central dessa linha de 3 que faz o lado esquerdo. Por isso vejo o Mancu jogando somente na vaga do Diego, em linha com o Arão, num 4141. Dessa maneira ele teria mais liberdade pra chegar na frente e arriscar seus chutes, além de achar um desperdício ele na vaga do Arão no 4231, que demandaria mais combate e ajuda ao MA, sendo ele menor que o MA (baixo e filé de borboleta).

              • Gostei da explicação Zoro.No 4-1-4-1 realmente ele teria mais liberdade.Em um 4-4-2 ele pode entrar no meio com Diego, fazendo a criação com Arão e o Cuellar na composição do meio (fazendo a marcação) junto com a zaga. E você tocou em um ponto importante, finalização. O Fla hoje, não tem um finalizador de media distância. O que mostra, que Mancuello pode ser usado na boa, variando o esquema. Acho que tudo é questão de treino. O que eu não concordo é usar só um esquema e ficar na mesmice, tendo um jogador versátil e bom como Mancuello no banco. SRN

              • Brilhante análise essa sua. Cheguei a essa mesma conclusão sobre o Mancuello. Não sei se seria impossível, mas imagino que o Diego poderia jogar nessa segunda linha de 4, mas pela direita fazendo uma função semelhante a do Jádson pelo Corinthians em 2015. No caso do Diego, defendendo ele fecharia pela direita e com o time atacando ele iria flutuando por dentro dando o lado para o lateral direito passar. Dessa forma faria a linha de 4 com Éverton, Mancuello, Cuellar e Diego. Seguraria o Arão como o cabeça de área para aproveitar seu jogo aéreo e saída de bola.

            • Beleza, mas você não citou o jogador… ?

              • Tem algum como o Mancu? KKKKKKKKK.

                • Qualquer box-to-box canhoto. O que me faz refletir que poderia dar certo o que Muricy planejou para a trinca de meio campo no começo do ano, com Cuellar, Arão e Mancu, três centrais que tem bom passe.

                  • Eu creio que fosse esse o pensamento de Muricy…é aquela história cada técnico tem uma visão…complexo isso.SRN.

                    • Ali faltou sequência, insistência, e com a pressão natural por resultados, a saúde do cara pegou… Tinha coerência no meio, com jogadores de nível similar, porém não havia a mesma sintonia no ataque e na defesa… SRN.

    • Então tem que negociar. Deixar desvalorizar é burrice e o ZR não vai usar mesmo.

      • Só que agora está valendo menos e o Flamengo terá grande prejuízo!

        • Ano que vem valerá menos ainda.

    • Almir ele está certo quando diz: “Tentei usar ele por fora…….”(fora do campo é, no meu entender, barrado e no bando de reservas sem chance de entrar em campo) e não deu certo porque o jogador só mostra o seu futebol, jogando!

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Boa.

Comentários não são permitidos.