O planejamento do Flamengo para 2017 ficou suspenso durante a semana por conta da tragédia com o avião da Chapecoense. No entanto, a estratégia do Rubro-Negro em relação ao elenco para a próxima temporada já está bem definida. O diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, avalia que o time já tem uma boa base, conta que fará contratações pontuais e o clube vai aproveitar para dar mais espaço para a garotada.
– Nós já temos uma boa base montada, poucos atletas encerram seus contratos. Muito poucos dos que mais jogaram. Nossa intenção é a de contratar poucas peças e valorizar muito aqueles meninos formados na base, que têm grande talento, potencial, e que ficaram conosco praticamente um ano nessa ‘estufa’. Chegou a hora deles ocuparem um espaço de maior responsabilidade no próximo ano – disse o diretor.
Em 2016, alguns jovens subiram para o elenco profissional e alguns tiveram até oportunidades no time: o goleiro Thiago, o zagueiro Leo Duarte, o volante Ronaldo, o meia Lucas Paquetá e o atacante Felipe Vizeu. Todos eles campeões da Copa São Paulo no início do ano. Destes, Vizeu foi o que mais teve chances na equipe e correspondeu bem. Ele atuou em 25 jogos e fez oito gols.
Por conta de problemas na zaga no início do Brasileirão, Léo Duarte fez sete partidas. Jovem, bobeou em alguns lances, mas mostrou grande potencial na maioria das vezes. Ronaldo jogou pouco, entrou muito bem no jogo de ida contra o Figueirense, pela Sul-Americana. Já Paquetá e Thiago não tiveram chances. Porém, o meia vai muito bem nos treinos e já foi elogiado por Diego.
De uma geração anterior a essa, aparece Thiago Santos. O atacante é muito elogiado pelo técnico Zé Ricardo, que em diversos momentos falou que precisa dar mais espaço para o jogador. Este ano, ele atuou seis vezes e marcou um gol. Aos 22 anos, Adryan voltou de empréstimo este ano, mas não teve muito espaço na equipe, jogou pouco.
Fonte: Uol
Essa é só a continuação do filme A Promessa, eu não gostei do primeiro, espero que a contratação seja boa.
A conta não fecha. A base teve pouco espaço este ano e vejo esse espaço diminuindo 2017. Como a diretoria fala em dar mais espaço e trata das renovações de Sheik, Fernandinho, Juan e Márcio Araújo além de falar de contratações pontuais ( fala-se em 3 ou 4 jogadores)?
Tem muito jogador que tem que ser dispensando pra base ter mais utilidade.
A ponta esquerda por exemplo tem everton, fernandinho, Ederson pra Depois o Thiago Santos ter chances, fica dificil ele entrar assim.
Thiago joga na ponta direita, a briga dele é com Gabriel e Cirino.
Bom, no jogo contra o América ele foi utilizado pelo lado esquerdo, foi ali que eu vi ele atuando. Será que o Zé o escalou fora de posição? Não seria novidade pra mim.
Ele sempre jogou e rendeu bem pela direita, foi assim na base e nos jogos que atuou pelo profissional. SRN
O maior problema do Flamengo foi a demora nas contratações,muitos dos que chegaram vieram depois da pre temporada e isso atrapalhou o entrosamento e a formação do grupo,espero que esse ano eles corrijam isso e contratem rapido e peças boas no mínimo 4 para ser titulares,(2 Pontas e 1 volante e 1 meia) e podiam trazer mas uns 4 reservas bons para brigar por vaga(1 centroavante rapido para suplir a falta do Guerreiro e Vizeu nas convocações,um ponta direto ,um zagueiro e um lateral esquerdo. e dispensar ( FERNANDINHO,DAMIÃO,CIRILO,GABRIEL,SHEIK, EDERSON,CHIQUINHO)
Base q é bom, nada.
A base so deve ser usada se tiver mostrando serviço e com o time arrumado para não queimar os garotos e ir amadurecendo eles no club me diz o que adianta usar a base e o time perder.tem que ir escalando eles aos poucos ,no máximo dois por partida.
Pra base ser utilizada temosbque nos livrar de muitos jogadores.
Fora araujo que vai matar o ronaldo no banco, o cara nao se machuca e nem e expulso.
Fora Cirino e gabriel, contratar um ponta bom e deixar o thiago santos como reserva.
Fora fernandinho, deixa Paquetá q joga por ali também ou cafu voltando de emprestimo.
Fora Damião, ja temos guerrero, vizeu, baggio, daniel dos anjos
Para isso acontecer tem que abrir espaço, e só vai ser possível se jogadores como Sheik, Cirino, Juan deixarem o elenco.
Não adianta ficar dizendo que a intenção é utilizar a base, se os mesmos jogadores continuarem no ano que vem. O que faz a diretoria pensar que os garotos terão mais espaço esse ano?
Valorizar a base passa também pela “imposição”. O que quer dizer que, se você tem um elenco que falta um reserva para determinado jogador, você não vai atrás de apostas ou jogadores promissores de baixo custo no mercado, você trás alguém da base para tentar preencher essa lacuna.
O Santos faz muito isso, não é a toa que é o clube brasileiro mais bem sucedido no que diz respeito a categorias de base.
Aqui no próprio Flamengo tem um exemplo recente, e que aconteceu por acaso. O Jorge subiu para substituir o Armero, em uma situação de necessidade, quando não havia mais opção; ele entrou no time para nunca mais sair.
Não estou dizendo que todas as opções de um elenco tem que vir das categorias de base, tampouco que todos os jogadores que vem de lá são craques, mas do jeito que o Flamengo faz nunca mais vamos revelar nenhum bom jogador.
O técnico tem que ser obrigado a usar a base, de alguma forma.
O
maior problema do Flamengo foi a demora nas contratações,muitos dos que
chegaram vieram depois da pre temporada e isso atrapalhou o entrosamento
e a formação do grupo,espero que esse ano eles corrijam isso e
contratem rapido e peças boas no mínimo 4 para ser titulares,(2 Pontas e
1 volante e 1 meia) e podiam trazer mas uns 4 reservas bons para
brigar por vaga.
Flamengo nao precisa fazer alguma contratações. Por ex: Alan P. Vai embora. Eles vao querer contratar um meia q ganha uma fortuna pra ser reserva do Diego. Tendo Paquetá, M.Sávio, e alguns q poderiam ganhar mais uma oportunidade como Rodolfo, L.Antonio e etc.
Eu queria q o Jonas voltasse mas se ele voltar vai tirar espaço do Ronaldo e vai ter disputa com Marcio Araujo e concerteza o MA vai ganhar porq recebe poucos cartoes. Sou a favor da permanencia do MA mas para a reserva.
Só acredito vendo. Para usar a base tem que dispensar a panela. E aí eu quero ver.