Flamengo: O melhor ainda está por vir

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Acabou o ano futebolístico de 2016 para o Flamengo. Esse é o momento no qual devemos fazer uma profunda análise minimamente desprovida da emoção de torcedor e de qualquer tipo de partidarismo impertinente e avaliar o que foi bom, o que precisa melhorar e qual a percepção de futuro do Flamengo.

É fato que tivemos sim muitas dificuldades nesse ano. Erros foram cometidos no planejamento do futebol. Basta lembrar que terminamos o campeonato nacional com uma dupla de zaga titular que sequer eram jogadores do Flamengo no início da torneio. Outro ponto a ser considerado são os nossos pontas, cujo a quantidade sobrepujou em muito a qualidade. Também devemos citar a falta de um estádio para jogar no RJ e como isso foi decisivo para a condição física do elenco no fim da temporada e consequentemente para a queda de rendimento e para resultados não tão bons que vimos por agora. Mesmo considerando a questão olímpica, a briga com a FERJ, a derrocada do consórcio que administra o Maracanã e ainda levando em conta tudo que está em jogo e a posição que foi firmada mostrando que é possível sim jogarmos fora do RJ caso a relação com o Maracanã continue a ser predatória aos interesses do Fla… mesmo assim a sensação é que em algum ponto o planejamento nesse sentido poderia ter sido mais interessante ao interesse esportivo do Fla.

Isso sem contar os acertos da diretoria que acabaram por se tornar reveses, com a contratação de Muricy Ramalho, que veio com todo o peso da sua figura para tornar o Flamengo um time mais competitivo e aguerrido e ao fim de sua passagem abreviada por uma condição de saúde o que tínhamos era um bando em campo, com o qual tivemos a desilusão que foi a eliminação para o Fortaleza e colhemos derrotas para outros times de divisões inferiores do nosso futebol.

Contudo boas coisas também aconteceram nesse ano de 2016. Fizemos nosso melhor campeonato brasileiro em muito tempo. O técnico Zé Ricardo, entre erros e acertos, se mostrou capaz mesmo tendo sido colocado na verdade em uma situação dificílima. O elenco, mesmo ainda precisando de alguns reforços, vem ficando mais forte ano após ano. Conseguimos uma contratação de muito peso que foi o Diego. Tivemos pouquíssimas lesões mesmo em um ano com tantas viagens. Estamos na Libertadores e vejo o Flamengo em boas condições de brigar pelo título da competição. Sem medo de errar esse é o melhor ano do Flamengo em termos de perspectivas faz tempo. Melhor que 2009 inclusive. Hoje temos um bom elenco, com uma estrutura há muito desejada, finanças bem equacionadas e possibilidade de reforços pontuais de qualidade.

Penso que 2016 foi o último daqueles anos “de passagem” no qual pagamos um altíssimo custo por conta dos muitos anos de descaso e incompetência pelos quais o Fla foi exposto. Hoje estamos em uma boa condição em termos gerais, sendo de fato rivalizados apenas pelo Mecenato instaurado na turma de verde lá de SP. A depender do bom planejamento do futebol acredito em um 2017 melhor ainda que 2016 e que a torcida Rubro Negra será testemunha de uma nova era de muita prosperidade e glórias no Mais Querido. Quem viver, verá!!

Nota 10 : CT George Helal. Finalmente o Flamengo tem uma estrutura de treinamento digna de sua grandeza. Ainda falta o módulo da base mas já é algo a ser comemorado e que certamente nos ajudará muito. Parabéns a todos os envolvidos!!!

Nota 0: Árbitro de vídeo. Ao invés de testar a novidade em campeonatos de menor porte com o intuito de aperfeiçoar a solução resolveram se valer dela logo em um jogo válido pelo Mundial. Resultado: Polêmica. Lamentável…

Saudações Rubro Negras!!!

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Luiz Henrique Amorim, um show de otimismo essa sua coluna porque eu acho que se continuarmos com o Zé panela e o VSQ titular absoluto no time, vamos ver mais do mesmo – “escalações e substituições esdrúxulas” e, derrotas levando sufoco de times pequenos, jogando recuado “chamando o adversário” pra vir jogar no nosso campo etc.!

    Aquele abraço

    • Já estava sentido sua falta aqui nos comentários. Afinal você é sempre muito presente neste nosso fórum de discussões.

      Eu não me considero um otimista. Procuro ser realista. Acho que 2017 será um bom ano, melhor que 2016. Ano após ano estamos vendo o elenco melhorar e em 2016, mesmo com algumas carências, o nosso elenco subiu de patamar nitidamente. No mais já conversamos antes e sabemos que discordamos muito quanto a análise sobre o Zé Ricardo.

      Abraços!

  • Eu confesso que sou um torcedor apaixonado pelo Flamengo, vez ou outra vou ao estádio, assisto a todos os jogos (pela tv), assinante e comprador assíduo dos materiais originais do maior do Brasil. Leio diariamente sobre todas as notícias que envolvem o mais querido do Brasil, viajo por todos sites, colunas jornalísticas, revistas, facebook, twiter, site do clube, enfim tudo que gira ao redor do Flamengo eu faço questão de saber diariamente! Dito isto, estarei escrevendo um pequeno desabafo, já que geralmente leio muito mas acabo tendo preguiça de comentar, segue ai:
    Já tornou monótono, desgastante e posso dizer que nojenta essa conversa fiada: “ano que vêm isso, ano que vem aquilo” e nada de títulos!
    Entendo que o processo de recuperação do clube não é do dia para noite, portanto meu apoio é de 100% para o que a diretoria vem fazendo ADMINISTRATIVAMENTE. Reconheço, estou orgulhoso das contas todas parceladas e em dias, das certidões negativas em pose do clube, das receitas crescendo, do abatimento das despesas e do aumento dos lucros! Qualquer um pode dizer que o Flamengo seria capaz disso tudo, porém apenas com essa diretoria tudo isso se tornou realidade, portanto meu amigo, este trabalho não é para qualquer um não! mais uma vez parabéns meu presidente EBM!
    Contudo, nosso departamento de futebol comete um erro atrás do outro. Não vou me estender a anos anteriores pois seria covardia cobrar resultados quando ainda se pensava apenas na reestruturação financeira do clube. Irei me ater apenas ao ano de 2016 com os temas técnico, jogadores do elenco e contratações 2017:
    Técnicos: Infelizmente muito amigos, colegas e torcedores do Flamengo em geral tem a capacidade de comparar o trabalho do Muricy Ramalho com o do Zé Ricardo. Pelo amor de Deus! Para começo de conversa o elenco era completamente diferente, a zaga era péssima com César Martins e wallace, jogadores de qualidade como Réver e Diego só chegaram depois. Aonde eu quero chegar? Não existe a mínima possibilidade de querer comparar o trabalho do Muricy com o péssimo Zé Ricardo 433, ponto final. Viveram momentos completamente diferentes dentro do clube, ainda que no mesmo ano.
    Falemos um pouco, sobre zé433; Na minha humilde opinião zé433 é um péssimo técnico que além de não ter noção nenhuma nas substituições no decorrer do jogo não tem a mínima capacidade de apresentar outra forma de jogar a não ser o 433! Quantas mil vezes estávamos vencendo ou mesmo perto de fazer um gol e este maldito técnico fez uma substituição catastrófica que acabou com o rendimento do time, deixando de conquistar os 3pts, cedendo o empate ou mesmo perdendo de forma pífia! Esta forma única de jogar chega me dar estresse e vontade de nunca mais assistir ao time do Zé433 jogar! Existem tantas variações, tantas possibilidades e o cara me insiste com caramujo, Fernandinho e Gabriel! É muita mediocridade para uma pessoa só.
    Jogadores do elenco: Como o texto já está gigante vou mencionar apenas os que não tem condições de fazer parte do elenco, numa outra oportunidade falo sobre os jogadores da base e os que acredito que deverão continuar no clube e são bons jogadores.
    Rafael Vaz: O cara era reserva no time que estava na segunda divisão, chamado vice da gama. Bate com nojo na bola, geralmente espera o último momento para chutar para frente, gerando angustia e medo a todos que o assistem. Vez ou outra entrega a bola de graça e se acha o David Bechkam dos lançamentos, isolando 7 de cada 10 bolas que ele pega, serve para o Flamengo? No máximo para compor elenco e ser o último a entrar!
    Chiquinho: não precisa de comentários, seu futebol diz tudo
    Márcio Araújo: Este é um dos pontos fortes pelo qual eu critico o departamento de futebol do Flamengo! Não vou muito longe, vocês se lembram de um jogador ridículo, que há pouco tempo era capitão do Flamengo, que não se cansava de fazer cagada e que graças a pressão da torcida ele pediu para sair, porque se dependesse da diretoria ainda estaria lá, pois é, eu vejo no Márcio Araújo a situação idêntica ao do Wallace no Flamengo. Algum diretor de merda, alguém do Clube, o roupeiro, o Presidente deveria sumir com esse cara do time! Fomos eliminados umas seis vezes neste ano, não pode estar certo um cara desse no MEIO DE CAMPO do mais querido do Brasil! Ele não tem perfil de campeão, ele não tem postura de campeão, ele simplesmente não tem futebol! Porra! Da uma atenção ao que o torcedor está pedindo, ninguém torce contra não, mas assim como Wallace este jogador já deveria ter ido embora! Não serve! Eu poderia ficar escrevendo até amanhã sobre todos os defeitos que ele tem, mas a minoria da torcida e o zé433 acha que vontade é suficiente para renovar com um cara desse, lamentável!
    Gabriel: Falso rápido, não consegue driblar ninguém, parece que tem a força de um pernilongo, deve ter uns cem jogos pela equipe e no máximo uns três gols e para finalizar não dá assistência nenhuma. Graças ao zé433 tornou um jogador fundamental para equipe, pois na cabeça do zé433 a mais importante função do “ponta” é recompor pelo meio fechando os espaços, fazer gols e criar jogadas são meros detalhes numa partida de futebol. Dá Licença né!
    Fernandinho e Sheik: Vão tarde, apesar de que o segundo é muito querido pela passagem anterior, acredito que não tem mais com que contribuir. Adeus!
    Bom galera, para encerrar o texto, quero dizer que apesar do zé433 não alterar de forma alguma a tática utilizada, ainda vejo uma luz no fim do túnel, desde que 3 alterações sejam realizadas de imediato! Sumir com caramujo e contratar dois pontas de elite! Robinho e Gabgol são sonho de consumo para posição, pois diferente do que os nossos pontas fazem (apenas marcar), estes dois fazem gols e é disso que precisamos para chegar o mais longe possível na libertadores. E como disse, um volante descente, que bote banca, que seja além de um bom marcador, uma pessoa capaz de sair para o jogo e somar nos momentos ofensivos, ou mesmo que seja um volante mais de pegada, porém que realmente faça diferença na marcação, coisa que o caramujo passa longe de fazer. Rodriguinho dos gambás está até agora revendo o gol que ele fez, esperando caramujo tomar vergonha na cara e acompanha-lo!

    • Puxa… que resposta!! Vamos lá:

      Eu concordo com tudo que você disse sobre o trabalho administrativo da diretoria.

      Sobre os erros do departamento de futebol concordo que eles existem e você citou alguns. Mas também existem acertos e acredito que eles estão mais acertando que errando.

      Sobre o ZR é bom lembrar que Vaz, Rever e principalmente o Diego vieram no final de Julho e em Agosto e o Flamengo já era um time muito melhor com o ZR Ricardo do que com o Muricy, mesmo antes dos reforços. E é sempre bom lembrar que ele pegou um belo de um “rabo de foguete”. É muito díficil fazer o trabalho que ele fez na situação que ele encontrou o Flamengo. Ainda mais no Flamengo. Por isso acho sim muito justa a comparação. No mais, entre erros e acertos, acho o trabalho do ZR bom e digno de continuidade.

      Comentar o jogador individualmente é complicado. Por exemplo eu não concordo 100% com sua analise sobre o MA e sobre o Vaz.

      No mais, muito obrigado por sua participação e espero que continue nos acompanhando.

      Abraços!!!!

    • William Wagner, nenhum comentário já feito ou por ser escrito, poderá tirar a perfeição da análise do atual momento do Flamengo que você fez acima, parabéns!
      Assino embaixo como se o seu texto fosse tambem de minha autoria, pois, penso exatamente igual a você!!!!!!!

      Aquele abraço

  • 2017 será bom se tiver títulos, acabou a espera!

    • Seria o ideal.

  • Ainda bem que cancelei meu ST.
    Todo final de ano e neguinho transformando o fracasso em perspectiva de futuro.
    Sem título eu saio fora, se tiver título e craques eu gasto.
    Pagar pra ver vagabundo de Verde comemorar, Azul comemorando, Futebol é título!
    Flamengo só é grande assim pelas conquistas!

    • É uma pena que você tenha cancelado o seu ST na minha opinião. O Flamengo precisa muito de nós. No mais eu acredito que o futebol mudou muito e a ideia hj é ver o Flamengo ganhando sempre e não disputando o titulo uma vez e na lama por um bom tempo depois como nos acostumamos a ver…

      E acredito que é isso que estamos vendo e não a “transformação de fracassos em perspectiva de futuro”. Mas isso é questão de opinião. Eu estou otimista por tudo que já vi e tudo que tenho visto. Quem viver verá!

      Abraços!

      • Parabéns por ter essa visão. Fiquei 3 anos pensando dessa forma, agora eu estou fora. Se tiver time bom e ganhando eu volto.
        Eu paguei esse tempo para ajudar. Agora só pago se tiver um produto bom e pronto.
        Renovação de Marcio Araújo foi o marco da mediocridade!

  • Critiquei muito oDP de futebol do flamengo até morrer e cheguei a sonhar que 2016 seria como um vestibular, como um aprendizado para conseguir equiparar o futebol ao projeto de recuperação financeira do clube, porém penso que me enganei e parece que tudo vai ser em 2016 como foi em 2017. Pena porque o programa ST cresceu muito com a possibilidade do título, mas se demorar muito o trabalho vai gerar desconfiança e os associados irão embora.

    • kkkkk cara conserta esse erro aí: “tudo vai ser em 2016 como foi em 2017” ,parece que estamos andando do futuro para o passado. SRN

      • Tem razão, mas vc é um cara inteligente aposto que entendeu. Mesmo assim vou concertar, obrigado.

        • De volta @Tucano SRN

    • Sinceramente não entendo esse ST que é tão agregado assim apenas ao resultado imediato. EU sou ST por amor ao clube.

      No mais vejo o time e o elenco melhor ano a ano. Acho que estamos no rumo certo.

      Abraços!!

      • Então vc não entendeu o que falei. Não quero resultado, quero futebol, e no flamengo ver futebol tá muito mais difícil do que resultado. Vc esqueceu muito rápido as perdas no carioca, copa do Brasil e da sulamericano. Não porque perdeu mais pra quem perdeu. Reclamo não pra ter rapidez, mas sim pelos gastos de 9 milhões de folha de pagamento e não ver futebol. Esse time jogou mais ou menos num campeonato onde o nível técnico foi o pior que já ví no brasileiro. Não temos uma forma de jogar, temos u ma forma de posicionar em campo enquanto o jogo parado, quando começa pouca coisa funciona. Nosso time se variar um pouquinho não joga nada, se não variar joga pouquinho. A folha de pgto do Santos é nem a metade da do flamengo, não é um time tático mas é técnico. O nosso time cansou em todos os segundo tempo das partidas realizadas esse ano. Não dá, é um elenco que vale três milhões pelo que joga e nossa folha é nove. Se nossa folha fosse três com pessoas competentes e jogadores bem escolhidos estaríamos no mesmo nível. Não podemos mais ficar contratando jogadores que não servem pros outros, encostados pois o financeiro está em outro nível e o futebol tem que acompanhar. Sinceramente Luiz, tomei nojo desse DP de futebol que é muito incompetente, arrogante e teimoso, e vai manchar a administração Bandeira sei nem um título. Com esse elenco vamos sair na primeira fase da.libertadores. respeito todas as opiniões, mas por tudo o que gastam e pelos resultados obtidos, precisamos ter pessoas que entendam de futebol no clube pra mudar a maneira de contratar, de tratar a base é de planejar. Ninguém viu tchê tchê, Roger Guedes, Keno, Vitor Bueno e muitos outros que foram adquiridos de graça por outros times. E são bem pagos pra pinçar, descobrir esses valores. Sabem porque não indicam? Não são do ramo, e o flamengo tem prejuízo com isso porque futebol é um grande negócio. Não nego que o Bandeira cumpriu o projeto traçado por wallim e Bap. Cumpriu bem e é muito honesto, agora no futebol não sabe nada, como disse o Bap, é um burro com sorte.

  • A desculpa em 2017 será a mesma, tds atenções voltadas para o novo CT, contratações de ponta e títulos nada…… eliminação na liberta, copa do Brasil e lutando por vaga na liberta 2018, podem escrever isso aí!!!!!

    • Como é torcer pro basco?

    • Pra que tanto pessimismo?

  • Excelente texto. E é claro que ninguém tolera um ano sem títulos, mas terminar em terceiro no campeonato, com 71 pontos, é um indicativo muito maior de qualidade do que ganhar um estadual ou uma Copa do Brasil aos trancos e barrancos, e lutar para não cair no Brasileiro.

    • Exatamente!!!!

      Abraços!

    • Qualidade de alguns jogadores contratados como : – DIEGO – MURALHA – REVER – ARÃO que se juntaram ao – JORGE – EVERTON – VIZEUos destaques do nosso time e os responsáveis maiores por vitórias que nos levaram aos 71 pontos e, poderia ser mais se o Zé panela e o VSQ de titular não os atrapalhassem!

      • Acho muito errado não atribuir a boa campanha do Fla no Brasileiro também ao bom trabalho do ZR. Entre erros e acertos eu acho que ele foi bem.

        • Luiz H Amorim, pode ser que ele tenha algum mérito, mas os erros cometidos por ele(e foram muitos) em 2016 ofuscaram qualquer acerto que ele apresentou este ano.

  • se mandarmos embora CIRINO,SHEIK,CHIQUINHO,FERNANDINHO,DAMIÃO, A.PAT,EDERSON,PAULO VITOR…SERÁ QUE ESQUECI SE ALGUÉM!!!??? PRA MIM M.ARAUJO E GABRIEL FICAM,SERIAM BONS RESERVAS…FAZER UMA FAXINA NA BASE,DEIXANDO APENAS AQUELES QUE AINDA NÃO FORAM TESTADOS…TEM MTO LIXO DAS BASES ANTERIORES!!! E CONTRATAR UNS 3 JOGADORES QUE VENHAM PRA SER TITULARES, TUDO VAI MELHORAR!!!!!SRN

    • Sim, deixa só o muralha, Diego, Heverton,rodinei, pará, Jorge, Vizeu e os outros garotos da base, o resto troca ou vende.

  • Parabéns excelente texto

    • Muito obrigado!!! Abraços!!!!

  • Vamos deixar o treinador trabalhar, por favor!!!!!

    • Deixaram o LULA “trabalhar” e veja o que aconteceu com o Brasil!!!!!!!

      • Se a culpa fosse só do Lula tava bom demais…

        • Maior dele como líder da quadrilha petista/peemedebista/pepista/psolsista/pecebista …….!

  • Excelente texto, Luiz. Desejo que o planejamento do Fla seja feito com a aprendizagem dos erros desse ano, e assim não repetí-los. Contratações pontuais, reformas e reestruturação financeira são fundamental para um Flamengo maior e melhor a cada tempo que passa.

    • Concordo em gênero, numero e grau.

      Abraços!!!

    • Já continua em 2017 com os 2 maiores erros de 2016: – Zé panela e – VSQ!

      • Futebol tem que ter continuidade. Trocamos de técnico nos últimos anos de forma insana. E nada melhorou.

        Deixa o Zé Ricardo trabalhar… kkk

  • Assino em baixo

Comentários não são permitidos.