Garotos Inflamáveis! A base sub-aproveitada do Mengão!

Compartilhe com os amigos

Salve, salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Hoje abordarei um tema muito melindroso e que abrange uma vasta casta de opiniões: os garotos inflamáveis da base de nosso querido Mengão!

Frases comuns como: Não vamos queimar o garoto! , O moleque não está pronto!, etc. circulam nas bocas flamengas desde que o mundo é mundo. Aí, lanço-lhes as peguntas: O que fazer com a base? Qual o momento ideal do lançamento dos garotos? Porque contratamos jovens promessas e até mesmo veteranos de outros clubes e abrimos mão de lançar a nossa base?

Existem diversas respostas pra essas questões, porém nenhuma delas é satisfatória, responde integralmente ou com argumentação coerente à altura. Uma coisa é certa: a maioria da Nação almeja que a base seja realmente utilizada! Coisa que o Fla já deixou de fazer a contento há muito tempo. Querem um exemplo? O Gabriel chegou aqui, com 21 anos, vindo do E.C. Bahia, e sem ter tido formação de base (foi descoberto aos 19 anos numa pelada que jogava com o presidente do Bahia na época). Foi tratado aqui no Rio como um a joia baiana. Mas os resultados não foram satisfatórios após inúmeras oportunidades que lhe foram dadas. Mesmo assim ele continua tendo suas chances. Isso é fato! E os nossos meninos? Porque não foram lançados? Porque não lhes deram a metade das oportunidades que o baianinho, Cirino e cia. tiveram? Sabe o que as “mentes brilhantes” alegam? Vejam as frases em vermelho sublinhadas no parágrafo acima.

O que eu acho disso tudo? Palhaçada! Covardia! Ou então alguma coisa está errada no departamento de futebol! Seria pressão de empresários tentando valorizar seus tutelados? Fica a dúvida, colocada em nossas cabeças pelo próprio departamento, embora eu me recuse a acreditar nessa tese. É muito fácil lançar novos jogadores, meus amigos. A fórmula é simples e de muito sucesso (vide as bases se São Paulo, Corinthians, Internacional, Grêmio, Santos). Principalmente quando eles vêm da base há algum tempo, acostumados com a pressão de jogar no Mengão. Colocando os meninos para jogar, podemos realmente sentir quais deles irão vingar ou não. Mas precisa-se de coragem para isso. Coragem e vontade! O que não podemos é colocá-los faltando 15 minutos para acabar o jogo e com o placar adverso (como tem sido feito há algum tempo). Eles não devem ser tratados como os resolvedores. Isso não adianta. As oportunidades devem ser realmente dadas, paulatinamente. E a paciência com os garotos deve ser a mesma ou ainda maior da que se tem com os Cirinos e Gabrieis da vida (vejam como nosso zagueiro Léo Duarte foi bem no período em que precisou ser escalado). Não adianta nada lançá-los na fogueira! Metam eles na escalação titular e deem sequência pra molecada! Pelamordedeus!!!

Os argumentos dos anti-base caem por terra quando constatamos que alguns dos garotos não lançados, emprestados a outras equipes inferiores, não vingam. Se não se destacam em time da china e arredores, onde não existe pressão, será que realmente se destacariam no Flamengo? Quando o menino é bom, ele joga e aguenta pressão em qualquer lugar. Nossa base é inflamável? Nossos garotos são de vidro? São bibelôs, que enfeitam a Gávea assim como embelezam as mesas de centro das casas das vovós, onde são intocáveis e só servem de enfeite? Já perceberam a quantidade de jogadores acima de 27 anos contratados pelo Mais Querido que literalmente “cagaram na cueca” quando jogaram por aqui? O cara arrebenta nos times menores e “amarela” quando veste o manto sagrado. Não foi um nem foram dois, foram diversos, aos montes!

Farei um singelo pedido a quem de direito: Srs. responsáveis pelo Deptº de Futebol do C.R. do Flamengo, por favor olhem por nossa base! Lancem os meninos! De forma consciente. Querem uma planilha de como se faz? É só entrar em contato que lhes envio. É fácil se programar para que isso aconteça. Mas se não conseguem, pra que continuar com a base? Porque gastamos tantos milhões por ano para formarmos bibelôs inflamáveis inutilizáveis? Só pra ter as benesses advindas da certificação de clube formador? Haja incoerência né?

Vemos nossa base levantando diversos troféus ao longo dos anos, mas não os vemos no time profissional. Qual o motivo disso? Essa deveria ser premissa básica dessa gestão tão austera e responsável. Alguém deveria ser mais pró-ativo nessa questão! Os meninos são tão bons ou melhores do que os contratados para composição de elenco (mais velhos e com qualidade mediana e duvidável); os garotos são muito mais baratos e ainda podem render milhões aos cofres flamengos. Vejam que em uma só frase foram elencados três motivos pelos quais é infinitamente melhor utilizarmos nossa base do que contratar jogadores medíocres que impedem a ascensão de nossa molecada.

Esqueçam que eles podem ser queimados, que eles não estão prontos, que devem ser preservados. Essas teses são banais! Já caíram por terra! Quem não pode ser queimado é palito de fósforo que só acende uma vez. É óbvio que não estão prontos, pois os jogadores de futebol atingem sua maturidade técnica e física entre os 26 e 29 anos (se jogarem, é claro!). E preservado deve ser o técnico (blindado inclusive) para que não se jogue por terra toda uma programação iniciada no ano anterior (mesmo que os resultados não sejam compatíveis ao tamanho do investimento).

Bom, essa é a minha opinião sobre a base. Por favor utilizem os garotos! Eles são de ouro! Devem ser testados! Merecem várias chances, várias! Não temam pelo pior. Acreditem na rapaziada! Se não quebrarmos esse paradigma, nunca colheremos os frutos plantados e cultivados com tanto suor e orgulho. Olhem realmente com carinho para os nossos meninos. E carinho não remete a superproteção. Soltem as amarras da garotada e deixem que eles brilhem. Pelo bem do Flamengo! Pelo bem do futebol brasileiro! Pelo bem de vocês!

Saudações Rubro-Negras a todos!
O Flamengo simplesmente é!

Fabio Monken.

Assistam o ResenhaAoVivo de ontem (04/12/2016) da TV Coluna do Flamengo.

Gostou? Não gostou? Concorda? Discorda?
Excelente meu caro amigo! Venha debater!
Deixe seu comentário abaixo!
As divergências de opinião são extremamente salutares para nosso crescimento.
Mas lembrem-se: a ignorância e a intolerância são os combustíveis para o fracasso.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Também nunca acreditei na lorota de “queimar a base”. Ok, devemos ter a consciência que nem todos vão vingar, mas muitos times da base do Flamengo levanta troféus como rotina. E muitos dos nossos jogadores servem de base para seleções (Digo por várias categorias) brasileiras. Como não pode servir para o Flamengo a nível médio a alto, no mínimo? Só não podemos ficar sempre esperando e acreditando que os que servem são sempre os craques, os que vão para europa. Podem surgir “jogador para elenco” também, o que deve ser a maioria, aliás.

    Como já li em vários comentários: pode ser empresário, treinadores burros, falta de oportunidade, elenco cheio, elenco vazio… Qualquer coisa! Mas nada explica a omissão de não se usar a base e fazer valer a frase do “Craque, o Flamengo faz em casa”, que está GRAVADA E CRAVADA na nossa sede.

  • simples só usar o carioca pra isso…mesclar bastante..ou alguem aí duvida que esse marinho e outro cirino da vida? aguardem…pra que gastar dinheiro?não seria hora de dar mais oportunidade ao tiago santos,até mesmo ao Adryan,que não pode ser julgado veio jogando da europa e em 6 meses jogou pelo flamengo 38 minutos somando 3 paridas…isso é covardia!

  • Acho que nossa base precisa de um profissional de psicologia para ajudá-los nesse momento de transição. Fica nítido como em 5 anos apenas PV-Jorge-Samir-Luis Antonio, conseguiram permanecer regulares por uma ou duas temporadas. Os outros que vi jogar, brigavam com a bola, com medo, frios, sem raça…
    Espero que em 2017 Paquetá-Vizeu-Santos-Ronaldo-Sávio-Leo- tenham mais chances!

  • Pra isso so existe uma saida e chama-se Dorival Junior. Dê a ele dois anos de contrato com esse time e essa base pra ver…

  • Concordo plenamente.

    O Thiago Santos é pelo menos 1000 vezes melhor que o Jamal, mas por que não tem chance de jogar? Mistério.

    Outro mistério, esse um pouco mais antigo: Rodolfo entrou no time e arrebentou. Não sei por que saiu pra ser emprestado, e nunca mais encontrou o futebol que ele apresentou logo que foi recém-profissionalizado.

    Tuddo isso tem que acabar, temos uma geração excelente e pronta, e outras chegando. Chega de contratar refugos e jogadores sem alma rubro-negra.

    • O Ronaldo é melhor que Araújo, Cuellar e Arão lentidão. Trindade também. Alguns que poderiam estar sendo testados, Trindade, Ronaldo, Cafu, Paquetá, Vizeu, o zagueiro Léo, Tiago Santos. Manda esse monte de perebas sumir pra dar ligar aos jovens.

      • Verdade.

        Quem viu esse time atuando na base, bem entrosado, cheio de jogadas táticas, não entende como ninguém sequer é aproveitado.

      • Vc não pode falar que ele é melhor sendo que não atuo ainda no Porfissional, tem que esperar, existe uma diferença de base para o profissional, Ja vi muito jogadores da base , que na base jogava demais, mas no profissional, uma merda, do exemplos de muitos da base do Fla

  • Eu não concordo com essa história de vai queimar o garoto.

    Pior do que queimar e nem utilizar. O moleque tá doido pra ser “queimado”… Ele quer jogar!

    E tem que ter consciência que nem todos irão vingar. O mercado deles é competitivo e só os melhores se destacarão mesmo.

    Não se pode ter peninha da base.

  • Pra que contratar Bastian Schweinsteiger (no Brasil seria ” Tião Polaco”) se em 2017 vamos lançar Ronaldo, o original

  • O problema maior para mim é que já faz um bom tempo que o Flamengo não tem time.Esse é o primeiro time forte em muitos anos que vai atravessar uma temporada para a outra, elenco forte. Ai com time fraco fica ruim de lançar os garotos. Mas de agora em diante eles vão ter quem segure a onda para entrar sem a pressão de resolver. Assim queremos !!! Assim esperamos!!!

  • Palhaçada é o teu ‘baianinho’.

  • Técnico pau mandado….safado. Fazendo o que os empresários desses lixos querem. Vamos aturar mais um ano de Gabriel, Márcio Araújo, Cirino e por ai vai. Tem gente da diretoria ganhando pra fazer essa merda ai….aposto!!!!

    • Mais uma adepto da teoria da ”panela dos parebas” e do técnico ”refém dos empresários”

      • Leio dessas teorias aqui há anos.

  • Falam tanto do Muricy, que nunca foi um treinador de usar a base, mais os jogadores ronaldo, vizeu, paqueta, leo duarte, thiago santos subiram quando ele ainda era técnico do flamengo e foram utilizados algumas vezes, agora com o ZR que veio da base, os caras não tiveram oportunidade nenhuma, isso por que o cara conhece os jogadores e praticamente, comandou o time em todo o brasileirão, só não teve em 4, 5 rodadas.
    Se for pra comissão técnica, dirigentes ter esse medo todo de lançar a base, em tao feche a base do time, melhor do que ficar gastando dinheiro atoa, pros caras serem emprestados pra outros times a preço de banana…
    Muitos vao dizer que a equipe campea da copinha de 2011 nao deu certo, mais e a de 92(acho que foi esse ano mesmo), que o flamengo vendeu varias promessas, que jogaram muita bola em outros clubes.

    Gastam dinheiro em tentar renovar com MA, sendo que tem o ronaldo que tem uma técnica muito melhor, e que mesmo que não tenha um poder de marcação que dizem que o MA tem, isso pode ser treinado com o jogador e ensinado durantes uma sequencia de jogos.
    Thiago santos muito melhor que gabriel, Vizeu melhor que damiao (so faz gol de penalti e ganha 350mil), leo duarte jogando com o rever, sera que nao iria melhor que o vaz??… Ainda temos o paqueta, matheus savio que sao bons meias que do lado do diego, se sentiram a vontade…..

    Continue essa besteira de queimar jogador, ainda nao estao prontos, o flamengo a pressão é maior, enquanto issso, o santos ta vendendo o thiago maia por mais de 60 milhoes de reais, vendeu o gabigol esse ano por um caminhao de dinheiro tambem, e o flamengo conseguiu quantos ????

    • Concordo plenamente!
      O Jorge só conseguiu oportunidades, pq não tinha outra opção na época e ele teve sorte de ter se destacado logo no primeiro jogo, pois caso contrário a torcida já teria o queimado.
      Temos dois problemas clássicos. O primeiro que é uma boa parte da torcida querendo um imediatismo na base e a outra que são os treinadores que não dão oportunidades aos garotos.

  • Eu me pergunto no seguinte: caso o Flamengo tivesse em mãos uma joia semelhante a Neymar, Jesus, Lucas, Douglas Costa, será que o jogador em questão estaria hoje num Real Madrid ou no Luverdense? A realidade é que TODAS as diretorias dos últimos anos são medrosos demais pra arriscar botando a base pra jogar quando faltam jogadores em determinadas posições. Não estou falando em tacar de cara na reta final ou em jogas dificílimos, mas botá-los aos poucos.

    Aí tenho que aguentar torcedor falando que “ah, mas no Flamengo é diferente”, “A pressão é muito grande”. Pois é,né? Esse é um dos problemas,pessoal: própria torcida! Imediatistas sem visão de longo prazo! Que cornetam qualquer bom jogador vindo da base caso este erre.

    Continuem com esse papinho covarde de pressão ou o Diabo à quatro, pois de uns tempos pra cá a frase “Craque o Flamengo faz em casa” se tornou palavras ao vento.

    Sé pras diretorias serem medrosos e a torcida ser imediatista demais, então que vendam todo mundo, oras. Se a maioria no fundo quer um time comprador do que formador, quem sou eu pra dizer o contrário?

    • Todos as torcidas são assim, inclusive a do Santos, pois meteram a porrado no Gabigol no começo do anos passado.

    • Espero q o Flamengo não tenha medo de queimar as etapas com o seu xara…. Vinicius Jr… ele é essa joia que o Fla têm nas mãos… ele é diferente merece uma atenção especial!!

  • Sou a favor de entrar no Carioca já com os garotos e um ou outro mais velho: Thiago, T. Ennes, L. Duarte, Juan, Michael, Ronaldo, L. Paquetá(sabe fazer essa função também), M. Sávio, T. Santos, Adryan, Vizeu. Time leve e com um meio de campo super inteligente.

  • Zé Ricardo simplesmente ignorou a base que o consagrou na taça São Paulo e o colocou como treinador dos profissionais.
    Ronaldo nunca vai ter metade das oportunidades que o Márcio Araújo teve.
    Thiago Santos nunca vai ter os 4 anos de “teste” que o Gabriel teve.
    No melhor momento do Vizeu, o Zé Ricardo ignorou o moleque para colocar o Damião.
    A molecada é boa e tem tudo para dar certo jogando com os jogadores cascudos que temos como o Réver, Diego e Guerrero, mas infelizmente o Zé não quer se “arriscar” e então vai preferir manter os Márcio Araújos da vida.

  • Essa matéria merece um crédito pela montagem do Paquetá Hellboy

    • kkkkkkkk Boa…
      SRN!!!

  • Lembro quando o Dorival chegou em 2013 montou um time com Rafinha, Rodolfo, Nixon (era o 10) e Hernane (q na época ngm acreditava no cara). O zé precisa fazer o mesmo no proximo carioca.

    • É sabido que o Dorival tem uma predisposição de colocar garotos pra jogar, mas naquela época também havia uma situação financeira precária.

  • Flamengo nao dar valor a base. Ñ tenho nada contra o Cirino e Gabriel mas prefiro o Negueba doq eles. Rápido, Inteligente e ainda busca sempre o drible e chuta bem.

  • O ideal é que a utilização deles siga um cronograma, de forma progressiva e planejada;
    o problema é confundir “não ter pressa” com não “utilizar nunca”;
    o ideal é utilização desde o começo do ano, pois poderão fazer a pré, depois o carioca, etc… para chegarem ao meio do ano já com alguma rodagem;
    mas o ideal é mesmo a utilização, até para que ocorra também uma peneira nas categorias de base e para que já se livre daqueles que visivelmente não serão utilizados.

    • Concordo com vc Leandro. Mas não vemos isso acontecendo. Esse anos já não foi assim, mas todo ano é a mesma ladainha. Prometem a utilização da base e não lançam os garotos. Nem o carioca serviu pra isso. Mas temos que manter a esperança…
      SRN!!!

      • A hora de manter a esperança já foi, agora já é a hora das cobranças…

  • Entendo em partes,Porém sempre acredito na capacidade de cada um ser diferente
    Leonardo tinha 17 anos e era titular do Flamengo campeão de 87,eu tinha 14,nem imagino o que ele passou.Depois foi para Milan,seleção, Inter e PSG.Paulo Nunes,Djalminha, M.Carioca,Felipe Melo,se destacaram e provaram seu valor em outros times.Agora eternas promessas põe culpa do seu fracasso no Flamengo e no mundo.Nem todo mundo tem talento,cabeça, perseverança,, pra virar profissional em time grande.Aliás a maioria se acha craque e esse é o começo do fracasso
    Quando chegam aos 30 ou menos jogando num Boa Vista da vida,aí acordam pra vida,mas o barco já passou.Aí é só ladeira abaixo, lamentando…E Culpando os outros.

    • falou tudo.
      foram “queimados”…
      falta e’ futebol

    • Concordo com vc tb. E defendo a premissa de que só colocando os caras é que podemos realmente saber se vingarão ou não!
      SRN!!!

  • Tem jogadores que dá pra ver que não está pronto,Por exemplo Paquetá não está para já ser titular mas teria que pelo menos estrear esse ano pro mlk se acostumar,Mas o Ronaldo e óbvio que já merecia uma vaga de titular até Pq o titular e o pior das opções.

    • Isso aí Vinicios! Se os moleques não jogarem, nunca saberemos se são qualificados ou não.
      SRN!!!

  • O carioca de 2017 será a prova de fogo para a garotada do mengao vamos ver quem é bom jogador realmente é quem será aproveitado no time titular

    • Estamos torcendo juntos para que deixem a garotada jogar, né Madson?
      TMJ! SRN!

    • Quero mto que eles joguem, mas se não for bem no Carioca não presta? Pq se for assim vai queimar do mesmo jeito…Se ficarem no elenco tem que dar oportunidades em diferentes campeonatos (basicamente só temos a Libertadores a sério no primeiro semestre – fase de grupos e início do Brasileiro pq Primeira Liga e Carioca pode testar a vontade), lógico que se surgir um Chiquinho (esperamos q não seja possivel kkk) tem que se livrar, mas temos que dar oportunidade indo bem ou indo “relativamente” mal.
      SRN

    • Carioca é fogo frio!!!

  • Jorge só esta jogando porque GRAÇAS A DEUS, Armero nao deu certo! Senão, seria outro a ser queimado.
    Ronaldo foi o melhor jogador do flamengo na copinha, não tem chance porque temos Marcio Araujo de titular e Cuellar na reserva, lamentável.

    • jorge joga de fato….
      a grande maioria nao joga nada e dizem q foram “queimados”

  • que garoto horrivel!
    ahahahahhahahahahh

  • Na boa post desnecessario, alguns Bins valores são interessantes estes serão aproveitados no início da próxima temporada ponto final. Ah mas no santos é isso é aquilo…. santos tem necessidade de fazer isso, pois não tem dinheiro isso é FATO! Já o Flamengo fazia tempo não tinha uma geração tão promissor a última foi a de 2011 que ninguém vingou, e olha que teve garoto estreando com 16, 17 anos pós o título da copinha e deu no que deu porra nenhuma então antes de reclamar do pouco aproveitamento olhe pro passado para não cometermos erros no presente e no futuro.

    • E o Flamengo quando teve dinheiro?

      • Desde e a gestão bandeira de Mello em 2015 e 2016. 2017 provavelmente será no nível de 2016 em contratações.

    • O Flamengo está sem dinheiro a uns 5 anos, mas Cirinos, Gabrieis é que não falta em nossa escalação.

      • Gabriel na época tinha uns 22 anos era uma das revelações do campeonato BR daquele ano, vários clubes o queriam e o Flamengo arriscou, errado, mas contratação não é ciência exata. Caso vc não saiba o Flamengo nem pagou pelo cirino (quem pagou foi a traffic) o Flamengo tem que pagar no prazo de 3 anos, foi feito esse contrato pois imaginou-se que ele ia “estourar” e ser vendido por uma grana, informe-se antes de falar algo.

        • O Flamengo não pagou pelo Cirino na época da contratação, e sim a Doyen que financiou, mas caso o Flamengo não venda ele (infelizmente é o que vai acontecer), o Flamengo vai ter que pagar no final de 2017 o valor investido pela Doyen com 10% de juros ao ano.

          • Então não gastou nada na época certo??

            • Mas se comprometeu, quase 20 milhões que poderiam ser utilizdos pra reforçar o time em 2017.

              • Mas isso acontece, como disse antes contratação não é ciência exata e se ele e Gabriel tivessem “estourado” e vendidos pelo triplo do preço de compra cada um? Quando se contrata não se tem uma bola de cristal pra prever o futuro deles no clube (Quem dera se tivesse..) eram promissores na época de suas contratações só que não deram certo, infelizmente foi comprometido quase 20 milhões, que podem ser renegociados a forma de pagamento e serem diluídos nos outros anos. Pior foi o Santos que fez um negocio parecido com o L. Damião e deve entre 60/70 milhões da Doyen….

                • Mas dava pra ter percebido que o Cirino não consegue seqyer dominar uma bola.

    • Cara, e por que nao utilizou nesses 3 anos que o EBM tava pagando dividas, pois o flamengo nao tinha dinheiro pra contratar nao ??

      • E que jogador tinha bom na base nesses 3 anos??? Cita aí?
        Samir e Jorge …… e só.

    • Se é pra olhar pro passado, e os juniores campeoes do flamengo em 92, que subiram pro profissional, ajudaram o time a vencer o campeonato brasileiro daquele ano, e depois foram vendidos a preço de banana pra se trazer medalhões, e o que aconteceu ??? flamengo nao ganhou nada de importante depois e esses mesmos mlks vendidos, fizeram historia em outros clubes… Se é pra olhar pro passado, olha pra um todo, e nao pra um ano em especifico(2011 ) como vc disse.

      • Sim aquela de 92 foi uma ótima geração que poderia ter sido muito melhor, não fosse a diretoria burra da época que preferiu medalhões a garotos sensacionais na época, como vc citou. E eles naquela época eram mais sensacionais do os garotos de agora e só não formamos um timaço pois a diretoria preferiu vender a preço de banana garotos como marcelinho carioca, Djalminha dentre outros e que esses erros não se repitam mais (creio eu que não vão se repetir com bandeira à frente do clube).

      • Sim só não citei os de 92 desculpa aí rs

    • Primeiro que aquela copinha era sub18… então ninguém estava pronto.

      Essa última foi sub20 e esses dois anos de diferença na base muda muita coisa!

      • E????

        • Quanto maior a idade mais próximo da realidade do profissional…

          Quer que desenhe?

          • Depende ….. Marcelinho carioca e Djalminha com menos de 20 já jogavam nos profissionais e bem, Neymar com 17 já era protagonista do Santos, o que quero dizer é que nossos garotos são bons, mas não são espetaculares, mas não quer dizer que não possam ficar. Não dá pra comparar paqueta hoje com Marcelinho carioca com 18 anos. Entende?

            • Lógico que o que eu to dizendo ê de maneira geral. Exceções sempre haverão.

              Dependendo da posição geralmente é mais difícil estourar cm a idade baixa, meio de campo organizador geralmente estoura mais tarde. Exceção o próprio Diego.

  • Não adianta sair colocando, vamos deixar o pessoal trabalhar pra tudo dar certo.
    No Santos os mlk jogam, mas não é o mesmo peso, a mesma pressão.
    No Flamengo tudo é diferente.
    Vamos com calma, em 2011 colocamos várias revelações que não tem vaga nem no elenco hoje, e isso pode ter sido culpa do mal aproveitamento deles… calma, tudo tem sua hora certa.

    • Com certeza Felipe. Mas temos que apoiar os garotos e dar sequência a eles… não concorda? Sem pressão lógico. Não é jogar no fogo. è ir entrando e dando sequência…
      Valeu pela participação. TMJ SRN!!!

      • Com certeza, creio e espero que 2017 seja o ano dessa mudança!!
        Tmj abraço.

  • Acreditaram na geraçao de 2011 também, é preciso planejaemento pra usar a base com responsabilidade, por isso 2016 foi um ano de integraçao e nao de aproveitamento, os frutos começam a ser colhidos a partir de 2017

    Ah, mas o Santos nao tem essa frescura….. FODA-SE O SANTOS

    • Esperemos, só nos resta isso. E já estamos esperando desde muitas gerações. E você disse uma coisa certa: é frescura mesmo. E dane-se mesmo o Santos! Que eles continuem revelando, lançando e ganhando milhões com a base deles! Quer evoluir? Então aceite que está errado assuma seus erros e aprenda com eles. Isso é evolução. E não ficar dando desculpas esfarrapadas pela não utilização dos garotos. Falta de coragem. E sobre o planejamento? Que planejamento? Se formos entrar neste quesito, tem discussão pra mais de metro…
      SRN!

      • Os garotos não são utilizados não é por serem muito ruins??
        Veja só, de uns 10 anos para cá, apos o surgimento do unico jogador bom na Gávea (Renato Augusto), qual atleta surgido na base do Flamengo se destacou em algum clube? que eu me lembre nenhum.
        O fato de ganharmos titulos na base me deixa com uma pulga atras da orelha. Qual trabalho é realizado lá? O importante é revelar jogadores ou ganhar campeonatos sem nenhum destaque individual?
        Exemplo: depois que o horrivel atacante Negueba foi considerado joia e esperança daquele Flamengo da Copinha/2011, vi que havia muita coisa errada da base.

        • Pode ser que estejam errando muito mesmo na base. Mas não acho justo contratarmos e darmos reiteradas chances ao Cirino e ao Gabriel e deixarmos o Thiago Santos sem jogar. O garoto é bola. Na maioria das vezes entrou bem. Mas não deram sequência a ele. Aí fica difícil. Acho que isso passa muito mais pelo planejamento do elenco do que qualquer outra coisa. Enfim, vamos lá! Estamos juntos! Obrigado pela participação!
          SRN!!!

        • Penso igual.Se Thomás, Adryan, Rainha,fossem craques seriam titulares nos inúmeros times que jogaram. Infelizmente são jogadores fracos,nem são reservas.Se fossem bons como Djalminha, Paulo Nunes, injustiçados no Flamengo mostraram seu valor.e chegaram a seleção…Porém tenho esperança nessa safra,por terem perfil diferente, mais adulto.

          • O Adryan era titular no Nantes, e jogava bem, o Flamengo é que não deu sequência á ele.

    • em 2011 o campeonato era sub18… Eles não estavam prontos, o físico do jogador não está maturado, tem muitas variantes.

Comentários não são permitidos.