Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Jogadores se organizam para que Brasileirão não tenha rodada final

Yuri Sobral
Yuri Sobral
Publicação: 01/12/2016
26 Comentários
Atualização: 02/12/2016
Compartilhar

Atletas de diferentes clubes do futebol brasileiro começam a se organizar para que o Brasileirão não tenha a última rodada disputada – em função da tragédia que vitimou 71 pessoas no acidente aéreo da Chapecoense. Jogadores conversam por grupos de whatsapp e tentam arquitetar uma decisão coletiva. O objetivo, com isso, é passar uma mensagem de solidariedade aos 19 atletas mortos na Colômbia. O elenco do Inter já foi a público nesta quinta-feira para pedir que a rodada não seja disputada.Boa parte do grupo do Palmeiras, campeão brasileiro, também é contrário a ir a campo na última rodada. Em outros clubes, alguns atletas afirmaram desconhecer a iniciativa.

O movimento é uma ação de atletas – não envolve, inicialmente, as diretorias. A ação é embrionária. Ainda está ganhando força – os jogadores querem que ela cresça a ponto de se tornar unânime. Ela parte de atletas experientes – alguns deles formaram a organização do Bom Senso FC e pertencem a clubes variados.

Os jogadores pretendem que a decisão seja global para evitar punições da CBF. Eles entendem que quanto mais clubes participarem, menos poder a entidade terá para eventuais sanções para quem não for a campo. Por isso, buscam um acordo nacional: que envolva os 20 elencos. Esse consenso ainda está longe de ser alcançado. Há questões delicadas a ser resolvidas – especialmente, se a situação de cada clube na tabela será respeitada como posição final.

Jogadores do Inter, em luta contra o rebaixamento, decidiram que aceitarão a queda se essa for uma decisão coletiva. Trata-se de uma opinião dos atletas, não necessariamente da diretoria. Eles ficaram incomodados com declarações do vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho, que afirmou ver prejuízo ao clube gaúcho no adiamento da rodada final do dia 4 para o dia 11 de dezembro. Foi também por isso que decidiram ir a público – para se desvincular da opinião do dirigente (que depois se desculpou pelo que disse).

Ao menos outros dois clubes já se manifestaram contrários a ir a campo na última rodada. São eles o Atlético-MG e a Chapecoense, que se enfrentariam no dia 11. O Galo afirmou que não disputará a partida, dada a situação do adversário – que teve o elenco dizimado pela tragédia na Colômbia. A Chape, por motivos óbvios, concorda.A CBF é a favor da realização da partida e diz que manterá sua organização.O América-MG também deu sinais de que não gostaria de ir a campo.

O que pode acontecer

Um eventual abandono coletivo, de tão inusitado, não é previsto na legislação esportiva. O regulamento geral de competições prevê que uma equipe será decretada perdedora por 3 a 0 caso não apareça para jogar. Se nenhum dos dois times for a campo, ambos serão punidos assim.

Uma equipe que deixar de comparecer para jogar também pode ser excluída da competição – desde que isso influencie na situação de terceiros na tabela. Por isso, a ação coletiva inibiria a punição. O STJD não teria, politicamente, como excluir todas as equipes do campeonato. Daí a busca dos atletas por um movimento coletivo.

Aos clubes, claro, poderá restar a possibilidade de só utilizar jogadores que porventura não participem da ação.

Fonte: Globo Esporte

Assuntos:chapecoenseflaFlamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
26 Comentários
  • Junior Vinicius disse:
    01/12/2016 às 22:08

    O inter aceita cair mas será que o corinthians aceita ficar fora da libertadores? Eis a questão.

    Reply
    • Nick Sousa disse:
      01/12/2016 às 22:23

      Com a chape campea da sula, o g6 vira g5,, tem isso também

      Reply
      • André N Lessa disse:
        01/12/2016 às 22:28

        Esse ano não. Só no ano que vem.
        SRN

      • Junior Vinicius disse:
        02/12/2016 às 09:26

        Apenas no proximo ano.

      • Giulia Vargas disse:
        02/12/2016 às 11:05

        Acho que não. A Sulamericana dá vaga direta e fecha a cota de 44 participantes. Sendo assim, não diminui o número de vagas do Brasil e nem de outro país, se fosse o caso.

    • Léo Mengão disse:
      01/12/2016 às 22:37

      Inter não aceita cair pelo que tenho lido. Na minha opinião eles mais do que todos querem que o campeonato acabe antes da última rodada pra usar o tapetão. E a luta nos tribunais vai manchar a lembrança que era pra ser de respeito e carinho pela luta e história da Chapecoense.

      Reply
      • Junior Vinicius disse:
        01/12/2016 às 23:27

        Bom, pelo que eu acompanho nas redes sociais a torcida ostilizou o vice que deu aquela declaração bosta, está apoiando o movimento dos jogadores afinal o inter não caiu na rodada 37 e sim na campanha como um todo, a diretoria é uma das piores que eu ja vi.
        Sobre a virada de mesa não acredito que possa acontecer, este tipo de coisa seria voltar para as cavernas.

    • Sérgio disse:
      01/12/2016 às 23:01

      O Inter não aceita cair, os jogadores que estão nesse movimento. Os jogadores só esquecem que são empregados dos clubes, não possuem esse poder de decisão. Acho que a homenagem pode ser feita de outra forma. Meu receio é que tem muita gente que vai se aproveitar disso. Não duvidaria nada caso o Inter não caia e o Brasileiro do ano que vem tenham mais clubes na série A,

      Reply
      • Junior Vinicius disse:
        02/12/2016 às 09:28

        A diretoria não tem moral nenhuma pra pedir que os jogadores vão a campo, se o elenco do inter vem a público dizer que aceita cair, a torcida apoia, quero que o inter va pra série b!

    • thiago disse:
      02/12/2016 às 02:06

      Duvido q o Corinthians aceite isso!

      Reply
      • Junior Vinicius disse:
        02/12/2016 às 09:25

        Penso o mesmo.

  • Tadeu Joan disse:
    01/12/2016 às 22:17

    Isso é praticamente impossível de acontecer.

    Reply
  • André N Lessa disse:
    01/12/2016 às 22:29

    Aproveitamos e fazemos um minuto de silêncio pela queda do Inter também. Isso vai ajudar o Flamengo nas futuras negociações.
    SRN

    Reply
  • Léo Mengão disse:
    01/12/2016 às 22:30

    Essa é uma bonita homenagem dos jogadores mas vejo com certo receio as consequências. Entendo um duplo W.O. no jogo Atletico x Chapecoense. Mas outros times aderirem infelizmente só vai abrir brecha pra diretorias mal intencionadas evitarem o descenso de suas equipes através de tapetão por um campeonato “incompleto”. Além da disputa pela libertadores. Foi uma triste perda que tivemos, vários sonhos interrompidos e de uma forma tão trágica, triste demais. Mas vejo outras formas de homenagear que seriam muito bonitas também. Que tal fazer os jogos e destinar parte da renda para a família dos jogadores?

    Reply
  • Felipe Trindade disse:
    01/12/2016 às 22:59

    Eu acho difícil isso acontecer, pode acarretar muitos problemas.

    Reply
  • Bruno Pires disse:
    01/12/2016 às 23:07

    Provavelmente a diretoria do Inter deve estar por trás disso tudo para entrar no tapetão depois é evitar o rebaixamento do time. Para esse tipo de gente ( Fernando Carvalho, Eurico Miranda, etc, etc) não existe nada além de seus próprios interesses.

    Reply
  • Gustavo Gouvea disse:
    02/12/2016 às 01:00

    Essa CBF ta de sacanagem, é paralisar o campeonato esse ano, dar férias pra TDs, exaustos pela longa temporada e abalados psicologicamente pelo pior desastre aéreo com atletas de futebol na história, eu particularmente choro td dia q começo a ver as historias das famílias, insensibilidade total esse papo de colocar atlético e chapecoense em campo não importando o quanto com a desculpa de uma grande homenagem, q por sinal foi feito pelos colombianos, o q mostra q a CBF ainda continua olhando só por causa própria dos dirigentes!!!

    Reply
  • João Vitor disse:
    02/12/2016 às 04:55

    Sabe o que é isso?
    São os jogadores do Internacional ( mesmo aceitando ser rebaixados) vão usar sempre a mesma desculpa :
    -Ninguém sabe se o internacional seria mesmo rebaixado.
    Vai tentar se livra da culpa alegando que na ultima rodada poderia ocorrer.
    Único jogo que não deve ocorrer é de Chapecoense se for ter que ter mesmo, faz igual ao atletico nacional, faz gol contra ou então fica so enrrolando e deixa um jogador da chapecoense fazer um gol.
    Essa parada de tapetão já tá perdendo a graça do futebol e nem dar mais vontade de assistir.

    Reply
  • Ednei P. de Melo disse:
    02/12/2016 às 08:35

    Simples: porquê não deixar os clubes decidirem?
    – Se ambos os times NÃO jogarem, nenhum deles pontua;
    – Se um dos times for jogar e outro não, aplica-se a norma;
    – Se os dois times jogarem, pontuação normal… &;-D

    Reply
    • Ruan Pedro disse:
      02/12/2016 às 08:55

      Vejo que você não tem muitas informações sobre o assunto, como é de costume. Mas eu te ajudo:

      Se por exemplo, Figueirense e Sport decidirem não jogar, e algum time se sentir prejudicado, há imposições do regulamento. O jogo da chapecoense não irá acogecer isso, pois nenhum time vai entrar com recurso reinvidicando direito por se sentir prejudicado pela não realização do jogo. Não acontece com o jogo do Sport, por exemplo. Nem com o jogo do vitória.

      Não é o campeonato da sua rua. Existe um regulamento (muito questionável, e claro) por trás.

      Reply
    • Dieki disse:
      02/12/2016 às 10:43

      o problema é que se houver terceira parte interessada no resultado, ferrou.

      Reply
      • Ednei P. de Melo disse:
        02/12/2016 às 11:13

        Mas também nada impede dos times entrarem com os jogadores reservas e “jogar por jogar”, tal como acontece há anos desde que a era dos pontos corridos começou. Então, INDEPENDENTE dos jogadores estarem em campo ou não, o time desinteressado tende a perder… &;-D

  • Eduardo Carvalho disse:
    02/12/2016 às 08:46

    Acharia mais justo que o campeonato terminasse hoje, mas sabemos que essa situação não agrada todos e gera conflito de interesses. O Inter-RS (VP) se colocou acima do ser-humano e a CBF idem.

    Reply
  • Agnaldo Alves disse:
    02/12/2016 às 09:32

    Pois eu nao concordo com a paralisaçao total, tirando o jogo Chape x CAM o resto nao tem por que parar, respeito a dor de cada familia, de cada jogador que perdeu seu amigo, mas a vida segue! Nada do que for feito dentro de campo vai mudar a realidade, nao trará ninguem de volta ou diminuira a dor da perda. Mostrar solidariedade poderia ser os clubes mandantes lotarem seus estadios e doar TODA a renda à Chapecoense, fazer as devidas homenagens com a torcida e terminar o campeonato, isso nao agride familiares e tampouco a memoria dos que se foram. SRN

    Reply
  • Dieki disse:
    02/12/2016 às 10:42

    Isso tá com cheiro de tapetão do Inter. Porque se não tiver a última rodada, o campeonato não acabou e ninguém foi rebaixado.

    Reply
  • Almir Albuquerque disse:
    02/12/2016 às 16:37

    Que palhaçada é essa desses caras?

    Tem coisas em jogo, cadê o profissionalismo? Tem que entrar em campo sim, com exceção de Atlético MG e Chapecó, porque senão vai desmoralizar o campeonato, vários clubes vão entrar no STJD e aí é melhor fechar esse circo de uma vez.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jogos da Copa hoje: Portugal de Cristiano Ronaldo, Espanha de Yamal e mais 4 seleções entram em campo

Jornal americano coloca Zico, ídolo do Flamengo, em lista de maiores jogadores que não conquistaram uma Copa do Mundo

4
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo recusa proposta por Luiz Araújo e define futuro do atacante na temporada

30 25

Flamengo toma decisão sobre venda de Emerson Royal após proposta milionária do Aston Villa

23 62
Brasileirão

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje

3 2

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

25 5
Libertadores

Novo reforço do Cruzeiro relembra semifinal de Libertadores contra o Flamengo em 2025

1 6

Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva demonstra confiança antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

2 5
Comentários Recentes
  1. RAPHAEL DA COSTA COELHO em Romário abre mão de salário durante a Copa do Mundo; veja o valor que o ex-Flamengo recebe como senador

    MENTIRA

  2. Leandro Martins em Cria do Flamengo reencontra freguês Haaland em jogo do Brasil x Noruega, pela Copa do Mundo

    Alguém pode me explicar porque o Flamengo não garimpa oportunidades no futebol africano? A Copa esta ai mostrando o potencial…

  3. Leandro Martins em Nova contratação? Jogador francês chega ao Rio e veste camisa do Flamengo; veja foto

    Cade o Boto com os reforços. ?? Qual a desculpa desta vez? Fora Boto

  4. Leandro Martins em Flamengo toma decisão sobre venda de Emerson Royal após proposta milionária do Aston Villa

    Vende logo e traz outro mais ofensivo, que apoie melhor o ataque

  5. Carlos Magno em Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

    Manda embora esse Emerson Royal

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo