Mapa do Brasileirão 2017: Rio volta a ter quatro na elite, Sul domina Série B

Compartilhe com os amigos

Com o inédito rebaixamento do Internacional à Série B e a permanência de Sport e Vitória na elite, definido após a rodada final do Brasileirão, neste domingo, encontram-se formadas as três principais divisões do campeonato nacional para a temporada 2017, envolvendo os 60 principais clubes do país (confira a lista com os times de cada divisão na arte abaixo).

INFO Mapa Censo Brasileirão  (Foto: infoesporte)
Sob o aspecto da formação das divisões, algumas novidades merecem destaque: após um ano de hiato, 2017 terá o retorno do Centro-Oeste à Série A com o acesso do campeão Atlético-GO. Será, também, a primeira vez na qual o Rio Grande do Sul terá um único representante na elite desde a instauração dos pontos corridos. Situação semelhante só havia acontecido uma única vez, em 1992, após rebaixamento do Grêmio. O Rio, por sua vez, comemora o reencontro de seus quatro grandes na Série A graças ao sofrido retorno do Vasco. Os grandes cariocas não disputam todos juntos a Primeira Divisão desde 2013.

Na Série B, a presença colorada reforça a predominância sulista no campeonato, que segue democrático. Com a volta do Paysandu à disputa, em 2015, colocando a Região Norte na competição, todas as regiões do Brasil estão representadas no torneio pelo terceiro ano seguido.

Também contando com representantes de todas as regiões, a Série C continua polarizada entre clubes do Sudeste e do Nordeste. Eles representam 80% dos times do campeonato, que tomou da Segundona o posto de divisão com o maior número de estados envolvidos: serão 13 na próxima temporada.

Numa análise dos números desde 2009 – ano em que a Série C passou a ter 20 clubes como as Séries A e B -, percebemos que certas situações mudaram nos últimos anos. O Sudeste perdeu força na Série B devido ao enfraquecimento do interior paulista. Em 2011, por exemplo, havia sete paulistas na Segundona – hoje são apenas dois. Esse espaço foi “conquistado” pela Região Sul, especialmente a partir do crescimento do futebol catarinense, que chegou a ter quatro clubes na elite em 2015 (veja mais abaixo, nos gráficos e na análise de cada estado).

Info - Participação de clubes do Sudeste no Brasileirão (2009 - 2017) (Foto: Numerólogos / GloboEsporte.com)
Info - Participação de clubes do Sul no Brasileirão (2009 - 2017) (Foto: Numerólogos / GloboEsporte.com)Por outro lado, nota-se a dificuldade do Nordeste de quebrar a barreira de três clubes na Série A. Para 2017, há a volta do Bahia, mas o número não muda devido ao rebaixamento do Santa Cruz. A última vez em que a região teve número mais expressivo do que esse foi em 2001, ainda na era do mata-mata, em edição na qual o Brasileirão teve 28 clubes, quatro deles nordestinos. Situação mais difícil só a da Região Norte, longe da elite desde a queda do Paysandu, em 2005.

Abaixo, segue um panorama da participação dos estados nas três divisões, comparando as temporadas 2016 e 2017.

EM ALTA

Rio de Janeiro
Em 2017, o Rio voltará a ter seus quatro grandes na elite depois de três anos. Além disso, contará novamente com dois representantes na C depois do título invicto do Volta Redonda na Série D. Serão seis times entre os 60 maiores do país, contra cinco em 2016.

Alagoas
O estado vive um bom momento e terá em 2017 o maior número de times entre os top-60 desde 2009: três. O CRB fez boa Segundona, mas não subiu; o ASA ficou entre os oito melhores da C e por pouco não retornou. Vice da Série D, o CSA comemorou o acesso.

Rio Grande do Norte
O estado ganhou qualificação, mas perdeu em números absolutos. Em 2016, tinha os rivais ABC e América-RN na Série C. Para a próxima temporada, mudanças: o Alvinegro subiu de divisão, enquanto os rubros foram parar na Série D.

Bahia
O estado volta a ter a sua dupla de ferro na Primeira Divisão. O Vitória se salvou da degola nas rodadas finais, enquanto o Bahia retornou à Série A com o quarto lugar na Segundona.

Goiás
O acesso do Atlético-GO, campeão da Série B, trará o estado e a Região Centro-Oeste de volta à elite do futebol nacional. Também disputaram a Segundona o Vila Nova, que ficou no meio da tabela, e o Goiás, que flertou com o Z-4, mas permaneceu na divisão.

NA MESMA

Paraná
Tudo permanecerá igual para os paranaenses em 2017, já que Furacão e Coxa seguem na Série A, assim como Paraná e Londrina na Segundona.

Ceará
O Fortaleza mais uma vez deixou o acesso escapar no mata-mata e continuará na Série C. O Ceará ficou no meio da tabela e seguirá na Série B.

Paraíba
O Botafogo local caiu nas quartas de final da Série C e novamente disputará a Terceira Divisão em 2017.

Sergipe
Os sergipanos seguem com o Confiança na Série C em 2017. É o terceiro ano seguido do Azulino nesta divisão.

Mato Grosso
Luverdense, que irá para seu quarto ano consecutivo na Série B sem grande sustos, e Cuiabá, desde 2012 na Série C, seguem nas mesmas divisões para 2017.

Pará
Os grandes de Belém terão os mesmos desafios na próxima temporada: o Papão tentará levar o Pará e a Região Norte à elite, enquanto o Remo buscará um lugar na Segunda Divisão.

EM BAIXA

São Paulo
Os paulistas se mantém com cinco times na Primeira Divisão e só não terão apenas o Guarani na Série B porque o Oeste conseguiu evitar o descenso na última rodada. No entanto, perderá um representante na C: o São Bento subiu, mas Lusa e Guaratinguetá caíram para a D.

Minas Gerais
Minas segue com seis times nas três divisões principais, mas perdeu qualificação. O estado teve dois times rebaixados (América-MG na Série A e Tupi na B) contra apenas um acesso (Boa Esporte, campeão da Terceirona).

Santa Catarina
Depois da marca excelente de quatro clubes na elite em 2015, o estado perde força aos poucos. Catarinenses permanecerão com dois representantes na Série A (caiu o Figueirense e subiu o Avaí), mas terão um de seus times na Série C, com a queda do Joinville.

Rio Grande do Sul
A inédita queda do Internacional deixa os gaúchos com um único representante na elite, algo que só havia ocorrido em 1992. O ponto positivo foi o acesso do Juventude, que andava fora da Segundona desde 1999.

Pernambuco
Os pernambucanos voltarão a ter apenas um representante na Série A, já que o Santa Cruz acabou rebaixado. Derrotado pelo Oeste em casa na rodada final da Série B, o Náutico teria subido se tivesse vencido o jogo.

Maranhão
A situação dos maranhenses é peculiar. O estado ganhou um segundo time no top-60 com o acesso do Moto Club à Série C. No entanto, o Sampaio Corrêa caiu da Segundona depois de três temporadas e encontrará o maior rival em 2017.

OUTROS

Serão dez os estados sem representantes nas Séries A, B e C do Brasileirão: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Distrito Federal, Tocantins, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Rondônia. O Piauí estava representado no ano passado, mas o River caiu da Série C para a D. O Distrito Federal, por sua vez, não tem time entre os 60 desde a queda do Brasiliense em 2013, mesmo ano em que o Rio Branco foi rebaixado e deixou o Acre sem nenhum time na Terceirona. O Araguaína, que disputou a C em 2011, foi o responsável pela aparição-relâmpago de Tocantins no top-60.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também