No Brasil, camisa 10 vira coisa para trintões

Compartilhe com os amigos

Não é novidade para ninguém que a posição do clássico camisa 10 no futebol mundial está passando por uma grande transformação. Aquele jogador que constrói o jogo, com um estilo mais lento, está desaparecendo. A função do dito camisa numero dez hoje exige um atleta completo: movimentação, visão de jogo, bom passe e finalização.

No futebol brasileiro, todos os estilos podem ser encontrados, mas há algo que salta aos olhos: a maioria deles já passou da casa dos 30 anos de idade e se assemelha ao construído no imaginário do torcedor: o clássico que vem para resolver os problemas da equipe.

Dentre os 20 clubes que irão disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2017 mais o Internacional, que irá disputar a Série B, a maioria dos que vestem a camisa número 10 ou com o estilo do meia clássico estão com mais de 30 anos.

Entre os clubes de São Paulo, o Palmeiras tem Cleiton Xavier, camisa 10 com 33 anos. No São Paulo, Ganso,que era o camisa 10, saiu do clube. O Corinthians tem em Guilherme o seu camisa 10, que tem 28 anos. Já no Santos Lucas Lima está com 26 anos. Já a Ponte Preta tem o camisa 10 mais jovem. Ravanelli tem apenas 18 anos de idade.

No Rio de Janeiro a proporção é maior. O Flamengo tem Ederson, de 30 anos, como seu camisa 10. Diego, reforço que chegou esse no e a faz a função, está com 31 anos. O Botafogo contratou Montillo, de 32 anos. Ele irá vestir a camisa 7, mas tem o estilo do camisa 10. Já o dono da 10, Camilo, também está com 30.

O Vasco tem Nenê, seu grande líder técnico e que veste a camisa 10 às costas. Com 35 anos, ele é a esperança vascaína para a próxima temporada, mas já declarou que gostaria de jogar em São Paulo. No Fluminense, Gustavo Scarpa é um 10 jovem: apenas 22 anos.

No Rio Grande do Sul, os dois grandes clubes tem seus camisas 10 clássicos. No Grêmio, Douglas, com 34 anos, é chamado no Brasil de o “últimos camisas 10”. Já no Internacional, D’Alessandro, com 35 anos, após uma temporada no River Plate, volta o Internacional para capitanear a equipe na Série B.

Em Minas Gerais, o Cruzeiro tem em seu camisa 10 um jovem estrangeiro. De Arrascaeta, com apenas 22 anos, ainda buscar mostrar todo seu talento. No Atlético Mineiro, o camisa 10 na temporada foi o argentino Jesus Dátolo, de 32 anos. Sem muito sucesso, já disse que não continua no clube e pode parar no Atlético Paranaense.

Em Curitiba, a camisa 10 do Atlético Paranaense pertence ao jovem Marcos Guilherme, de apenas 21 anos, um dos mais jovens que veste a “mística” camiseta. Lucho Gonzalez, que chegou com a função do 10, tem 35 anos. Já no Coritiba ela pertence a mais um medalhão, o turco Kazim Richards, de 30 anos.

No Nordeste, o Bahia tem Renato Cajá. Com 32 anos, o meia leva a camisa 10 às costas. No Vitória, o camisa 10 não foi titular durante a temporada. Cárdenas, de 27 anos, não teve lá muito sucesso. No Sport, Diego Souza, que veste a camisa 87, mas tem a função do 10, está com 31 anos.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse rapaz Ravanelli, camisa 10 da Ponte, tem 18 anos e é um jogador que já está pronto pra estar em um elenco forte como o do Flamengo.

    Poderia ocupar com tranquilidade a vaga deixada pelo Alan Patrick.

    Pra mim vale muito mais a pena ter um centro de inteligência em mercado que encontre moleques talentosos – mesmo que em formação – do que jogador que se machuca toda hora por qualquer coisa.

  • Arrumar camisas 10 é mole! Pega a 11 e no número 1 do lado direito, cole uma fita crepe puxando-a à partir da “pontinha do 1” e faz um círculo igualzinho ao zero, até a base do número. Se ficar estranho, pinte a fita de branco! Ninguém vai perceber que a camisa 10 em questão foi uma 11 rebatizada… &;-D

  • Então, está em extinção o craque no Brasil. Vai ser duro assistir jogos com Fernandinhos, Cirinos, Marinhos …
    Vou parar de assistir jogos kkkkk

  • Camisa 10 classico o 5 e 9 estao em falta no futebol br.
    No nosso elenco savio, ronaldo e vizeu tem tudo para ser esses caras

Comentários não são permitidos.