Nota oficial – Maracanã

Compartilhe com os amigos

O Clube de Regatas do Flamengo volta a se manifestar sobre o futuro do Maracanã. A poucos dias do término do ano, o Governo do Estado do Rio de Janeiro ainda não definiu o destino do estádio, deixando os clubes e toda a população carioca, responsável pelo financiamento de inúmeras reformas, sem saber quando e como poderá usufruir novamente do estádio. Neste cenário de incerteza, o Flamengo destaca pontos de extrema relevância e pontua os motivos pelo qual se opõe a uma parceria com a LU Arenas (Largardère/BWA) e com a FERJ.

No edital de concessão entre Governo e Odebrecht ainda válido, está claro que o concessionário precisa ter contrato assinado com dois clubes para ser válido. Neste momento, apenas o Fluminense Football Club detém contrato de longo prazo, já que o vínculo com o Flamengo encerra-se no dia 31 deste mês. É válido destacar também que a Lagardère e a BWA não possuem capacidade de cumprir o item do edital que trata do capital mínimo exigido do concessionário.

Até o momento não foi apresentado o estudo da Fundação Getúlio Vargas encomendado pelo Governo do Estado sobre o esperado reequilíbrio financeiro após a decisão de impedir as obras no entorno do complexo.

Neste cenário de indefinição não há como tornar o processo transparente, mostrando qual a contrapartida que deverá ser oferecida ao Estado e, consequentemente, ao contribuinte.

Hoje exemplo de transparência e de credibilidade reconhecido por todos, o Flamengo se recusa a firmar um compromisso de longo prazo com entidades que no passado e em tratativas recentes não apresentaram comportamento compatível com os princípios e valores adotados pelo clube.

Ao contrário do que a empresa francesa Lagardère diz, a Arena Castelão e a Arena Independência, locais administrados pela LU Arenas, apresentam uma série de problemas. Além de críticas pelo mau estado de conservação, a sócia BWA é acusada pelo América-MG de não repassar há 10 meses o percentual ao clube e ao Governo de Minas Gerais das receitas do estádio. Em 2014, o Governo do Estado do Ceará suspendeu a concessão devido “à existência de deficiências graves na organização da Concessionária Arena Castelão Operadora de Estádio S.A., afetando o regular desenvolvimento das atividades abrangidas pela Concessão, e causando inclusive risco à segurança de pessoas e bens e considerando que o Poder Concedente deve adotar medidas acautelarias para assegurar a continuidade da prestação dos serviços públicos, de forma adequada e eficiente”, conforme decreto 31.625 publicado no Diário da União em 21 de novembro daquele ano.

Assim que iniciaram as especulações sobre o destino do Maracanã, a Lagardère procurou o Flamengo para negociar uma possível parceria. No entanto, ao perceber que o Flamengo fazia questão de ter controle sobre as arrecadações dos jogos de futebol e sobre seu programa de sócio torcedor, iniciou tratativas paralelas totalmente à nossa revelia, com o objetivo de assumir a concessão do estádio e de forçar a contratação do Flamengo, certamente em condições lesivas aos nossos interesses.

O Flamengo reitera que não jogará no Maracanã caso o estádio venha a ser gerido por entidades hostis ao clube e incompatíveis com nossos princípios. Como informado anteriormente, o Flamengo acredita que uma nova licitação é o melhor caminho para a gestão do Maracanã, embora admita a hipótese de firmar uma parceria com os novos concessionários no caso de transferência, caso a negociação se dê com empresas idôneas e num processo transparente e republicano.

Caso estes aspectos fundamentais não sejam atendidos, o Flamengo não jogará no Maracanã. A partir de 2017, teremos à disposição o estádio em parceria com a Portuguesa da Ilha e todas as arenas Brasil afora que tão bem têm nos recebido. Lá poderemos mandar as nossas partidas em todas as competições, até que consigamos uma solução definitiva no Rio de Janeiro à altura da grandeza do clube e de sua torcida.

Nossa torcida, inegavelmente o nosso maior patrimônio, certamente estará do nosso lado, consciente de que eventuais sacrifícios poderão ser necessários para que ela e o Flamengo voltem a ser respeitados.

Fonte: Site Oficial Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Clube do Flamengo não deveria alardear que não jogará no Maracanã se isso ou aquilo, porque ele sempre poderá ser obrigado a jogar no Maracanã.
    Seria melhor se explicitassem direito a afirmação pra ficar mais coerente e correto.
    “Se a vontade do Flamengo não for considerada na negociação sobre o Maracanã o Flamengo não jogará no Maracanã OS JOGOS COM SEU MANDO DE CAMPO”

  • Uma coisa que não foi dita na nota… essa semana chega ao STF a delação de Marcelo Odebrecht, que fará tremer as bases do país… O Maracanã, a Arena Corinthians e tantas outras Brasil afora serão objeto de interdição por causa da corrupção. O nome do Flamengo será ardilosamente usado para atrair os holofotes, portanto, quero o clube bem longe disso.

    • Excelente observação, Eduardo!

    • Não consegui alcançar a que tipo de envolvimento você está supondo que o Flamengo poderia ser relacionado, mesmo levianamente, a essa Maracutaia toda. Houve algum episódio em que o Flamengo participou de alguma decisão? Não. O Flamengo obteve algum benefício a partir de alguma decisão sobre o Maracanã? Não. Então, sinceramente não entendi a sua colocação, porque falar bobagens sobre o Flamengo a gente sabe que eles sempre vão falar, independentemente do assunto.
      Aquela conversa pra boi dormir de “não sei de onde o Fla tá tirando dinheiro pra tanto…” só serve pra nos alegrar e pra iludir outros como um bobão que eu li outro dia nos comentários da ɢʟᴏʙᴏ.ᴄᴏᴍ em que ele dizia algo como “queria ver se o Fla chegaria onde está sem a ajuda do governo…” Agora podemos rir, kkkkkkkkkk

  • É Isso aí!!!

  • Caraleo…. entrou de sola dessa vez!!!!! Parabéns Flamengo…. agora não pode mais voltar.

    SRN

  • Se o flamengo não jogar no maracanã no ano que vem por conta de conchavos do governo do estado, os protestos que eles estão sofrendo por conta desses pacotes vai ser fichinha perto do que a torcida do flamengo vai fazer !! SRN

  • VAMOS CONTINUAR APOIANDO NOSSA DIRETORIA CAPITANEADA PELO EXTRAORDINÁRIO EDUARDO BANDEIRA DE MELO E EM MÉDIO PRAZO TEREMOS NOSSO TÃO SONHADO ESTÁDIO DE FUTEBOL. :::EDUARDO BANDEIRA DE MELO ABAIXO EXCLUSIVAMENTE DO GALINHO É O QUE DE MELHOR ACONTECEU AO FLAMENGO EM TODA A SUA EXISTÊNCIA.

  • Está na hora do Flamengo descartar o Maracanã. Deixa o governo fazer com ele o que está fazendo com a estrutura das Olimpíadas. É o famoso “legado”. Da Copa e dos Jogos.
    No mais, no formato atual, na disposição de cadeiras etc, virou campo neutro. Alem disso, diminuiu de tamanho, ao passo que a torcida aumentou do lado de fora. Ficou do mesmo tamanho, cabendo um terço do que cabia antes. Antigamente, 60 mil torcedores no Maracanã deixava o adversário tranquilo. Hoje é a capacidade máxima. Nenhum adversário teme. No projeto, não foi pensada uma compensação pra isso. Por isso, vemos o que vemos: O campo neutro, não há mais certeza de que ganharemos no Maracanã. E nao estamos ganhando. Virou “arena”. Nada mais possui de determinante para o resultado de uma partida.
    O Flamengo precisa se concentrar em construir um estádio grande, com capacidade diretamente proporcional à sua grandeza e à grandeza de sua torcida, que intimide os adversários pela sua conformação de alçapão, com um projeto de acústica nos moldes dos estádios norte-americanos, em que o grito da torcida é multiplicado e direcionado diretamente sobre o local do jogo, o campo. Outro dia assisti a um jogo da MSL em que o estádio possui uma engrenagem que diminui e/ou aumenta sua capacidade de acordo com o tamanho ou apelo da partida. Êm uma variação de 20 para 70 mil. Fora a impressionante acústica que empolga os jogadores da casa e apavora os adversários. O Flamengo precisa pesquisar sobre essa tecnologia.
    Chega dessa história de Maracanã, de governo, de Ferj, Globo. Isso vai dar em lava-jato e o Flamengo só vai perder tempo e jogos. Ou pior: Perder torcedores e sua identidade de clube de massa.

    • Só Discordo quando vc disse que o Maracanã “Virou Arena”, porque todas as Arenas dão medo e esse Elefante Branco não.

      • ?

  • :O

  • e ainda tem torcedor q não apoia o bandera, dexa o homem trabalhar q os resultados aparecerão, só não vieram mais titulos exceto o da CB prq alem de tds os problemas internos existem forças ocultas externas atrapalhando uma maior evolução do mengão, mas venceremos tds afinal de um clube falido nos tornamos referencia sulamericana!!!

  • A população do RJ tem que se manifestar sobre este cenário.

    Muito importante a postura do Flamengo de não aceitar ese “tapa na cara” dos governantes e seus interesses.

    Maracanã foi construído e reformado com o dinheiro do contribuinte!

  • Concordo do início ao fim da nota. Enquanto o Maracanã for administrado por quem não der a mínima pelos interesses dos clubes, o Flamengo não joga no Maracanã. Simples assim.

  • O governo quer propina, ai sim, ele libera para os clubes. Tudo corrupto, nao aprende mesmo

  • Esses pessoal do PMDB que garantir que irão sempre receber um adicional por fora dos contratos, por isso não fazem questão alguma de fazer um contrato com bases definidas sob idoneidade e transparência. A população está de olho nesse esquema podre nas práticas contratuais. Ou vai ou racha MENGÃO SUPREMO MAIOR TORCIDA DAS GALÁXIAS!

  • E se preparem pra ficar esmolando estádio da portuguesa porque o governo nao vai deixar o Flamengo construir seu estádio pra força-loba jogar no Maracanã.
    Se construir um estadio lá no meio do mato nem adianta que não vai lotar nunca.

    • Cara, vai ver dragon ball sai daqui…

  • Estou satisfeito com a postura da diretoria em relação ao Maracanã, sendo firme e incisivo, nada de ser roubado por essas empresas corruptas.

  • Eu aposto com quem quiser que caso esta empresa ganhe, no outro dia Eurico fecha um acordo, para prejudicar o Flamengo, uma vez que é necessário a assinatura de 2 clubes.

  • A diretoria já sabe o que vai acontecer; todos nós sabemos. O Governo não vai entregar essa concessão para Flamengo/Fluminense/CSM, simplesmente não vai acontecer.

    Maracanã é um balcão de “negócios” para as falcatruas dessa gente, eles sabem que não terão a oportunidade de mamar nas tetas da população se o Flamengo assumir o estádio.

    Vamos nos preparar para construir o estádio próprio, é o jeito. O Maracanã não é mais nosso.

    • Se isso realmente acontecer, será ótimo para nós. O Maracanã já não é mais o mesmo e o Flamengo precisa de um estádio à altura da sua grandeza e sem o Maracanã, esse estádio terá que ser construído. Há males que vêm para o bem. SRN.

      • À curto prazo será ruim, o time vai ter que ser itinerante novamente esse ano, não tanto quanto em 2016, mas vai rodar um pouco.

        Mas pode ser que você esteja certo, vai ser um mal necessário.

        • A males que vem para o bem …rsrsrsrs

  • Esse é o Flamengo que me deixa orgulhoso. Quem diria que depois de tantos anos sendo humilhados e escorraçados, podemos ditar as regras do jogo.

  • Ou seja, se fechar com a lagardere é sinal de tramoia.
    Mais uma vez a diretoria agiu com seriedade e transparência. Fechada com o certo.
    Agora é contigo, pezão. Chupa essa manga até o caroço..

    • Elvis, meu caro, basta lembrar a entrevista do executivo da Lagardère que foi publicada aqui na coluna em que ele defendia com ardor sua empresa – até aí normal – decantando as mil maravilhas da competência diferenciada que ela possui em relação aos demais concorrentes na sua área de atuação – até aí normal também – e finalizar dizendo que não divulga os balanços financeiros – aí não. Não é assim Lagardère como diria o Théo José he he he
      Dessa forma, fica fácil se “gambar” das coisas sem ter de provar ou comprovar. Bastou meia pesquisa do Flamengo para mostrar que as coisas não são assim tão maravilhosas como são apregoadas.
      SRN

      • Estamos vendo o quanto é maravilhosa a Lagardere e a BWA. O Independência que o diga, tem 10 meses que não repassam o valor de direito para o América-MG.

        Eles devem achar que somos todos trouxas.

        • Edson, meu caro, na verdade eles tem certeza de que no Brasil basta ter um discurso bonito e um Tribunal de Contas no bolso para que qualquer versão se torne realidade enquanto o dinheiro é desviado.
          No caso específico, se juntarmos que a FERJ, com seu histórico de gestão altamente esquisita – isso sendo bem conservador – está envolvida, é certeza de esquema.
          SRN

          • Ahahahah “Altamente esquisita” foi sensacional, André. É por aí mesmo, SRN!

  • Todo o apoio à gestão Bandeira de Mello. O Flamengo não pode ser roubado por empresas cupinchas do PMDB.

Comentários não são permitidos.