O início de uma supremacia

Compartilhe com os amigos

Assistimos com estranheza, incomodados e até mesmo incrédulos os comentários maldosos dia após dia de repórteres que tentam desqualificar e minimizar o trabalho feito pelo Flamengo. Eles tentam a todo custo evitar algo que há algum tempo já havia sido previsto: a supremacia rubro-negra no futebol brasileiro.

Antes de qualquer coisa, importante entendermos o conceito de supremacia: Total e incontestável superioridade; hegemonia, primazia, preponderância. Em outras palavras: domínio!

Kalil foi enfático ao dizer que se o Flamengo se organizasse o futebol brasileiro acabava. Belas e assertivas palavras. Previu o que em breve aconteceria…

O desespero dos detratores se justifica, o Flamengo caminha a passos largos para se tornar o grande time do futebol brasileiro, e para tal não precisamos de mecenas, auxílios obscuros do governo ou de artimanhas políticas junto a “parceiros” desqualificados, o Flamengo caminha com as próprias pernas.

Quando fala-se em supremacia, lembra-se logo de times que dominaram, ou dominam, o cenário mundial, tais como Real Madrid e Barcelona. Um que é o maior campeão da Champions League e 5 vezes campeão mundial, outro que atualmente é o time que apresenta o melhor futebol do mundo, onde os títulos ano a ano se multiplicam. Isso é supremacia.

Mas não foi com facilidade que chegaram ao status em que chegaram, pelo contrário, tiveram momentos de instabilidade e pouco prestígio, o Barcelona por exemplo só ganhou a sua primeira Champions League, 97 anos após sua fundação, mesmo com esquadrões montados ao longo de sua história. O real Madrid que conquistou 5 vezes seguida a mesma Champions, depois da sexta conquista, ficou 32 anos sem conquistar a Europa.

Não estamos comparando os times, estruturas e história, mas mostrando que o caminho para chegar à supremacia as vezes é tortuoso e requer tempo. As guinadas e início da recuperação dos times passa por pessoas capacitadas, anos de reequilíbrio financeiro e reestruturação. Passos pelos quais estamos passando atualmente.

As entrevistas dos VP’s que estão à frente das principais áreas do Flamengo mostraram que além de ter capacidade intelectual e técnica para conduzirem o Flamengo ao longo desse processo, tem algo que nunca pode faltar à qualquer profissional: Gana e motivação.

O atual flamengo é equilibrado financeiramente a ponto de se dar ao luxo de recusar um contrato de TV que não atende a suas expectativas, tem uma estrutura adequada para seus profissionais, onde está se tornando referência, conta com profissionais qualificados em todas as áreas, terá um estádio no mínimo pelos próximos 3 anos, tem uma base forte e que com alguns reforços pontuais poderá ser um time vencedor. O que falta? Os títulos.

Títulos. Sim, porque sem eles é impossível validar uma gestão bem feita, sem eles tudo o que foi feito parece sem sentido, sem eles o sistema não se sustenta. Para alcançar a supremacia, será necessário que os títulos comecem a aparecer e principalmente, comecem a se tornar rotina. Precisamos voltar a conquistar a América.

A Supremacia Rubro-negra é uma certeza. A parte do Planejamento e reestruturação está terminando. Chegou a hora de agir. Chegou a hora de mostrar a eficácia de todo esse trabalho. Chegou a hora de ganhar títulos, de conquistar mais torcedores, gerar mais rendas, contratar mais craques, ganhar mais títulos, conquistar…

É hora de ser incontestavelmente superior!

#2017ÉTudoNosso
#SupremaciaRubroNegra

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Concorda? Discorda? Comente! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter !

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • bom texto. SRN

  • Agora só faltam os títulos … concordo,aí que entramos no ponto delicado,com tudo em ordem,basta a boa gestão do futebol e os conquistas virão,mas se pensarmos nesse ponto ”Futebol ” por incrível que parece,tem sido o ponto fraco da diretoria nesses quatro anos …

    Vamos aguardar e esperar que tenham aprendido com erros …

  • Já li muita coisa parecida de outros times, o último não faz muito tempo (Palmeiras). Sintomático.

  • Espero que o Flamengo se mantenha nessa linha depois q essa gestão sair. Não podemos fazer loucuras como os Gambás. Excelente texto, parabéns.
    SRN

    • q o momento do curintia, sirva de lição para os q querem q a diretoria contratem à rodo…

    • Obrigado Elder! Temos que chegar ao momento em que eles chegaram primeiro né? SRN!

  • Onde posso assinar?

  • Concordo com tudo praticamente do texto, mas faço ressalvas e adicionaria outros pontos.
    Como alguns já mencionaram planejamento e estruturação nunca acaba pois o mundo não para e temos de nos manter a par em tudo no clube, tecnologia equipamentos marketing segurança etc.
    Só que não acho que esta supremacia ainda esteja próxima, até pq a meu ver esse 2016 e um pouco mais em 17 nos mostra o começo da estruturação, o começo da colheita, estamos vendo o que a mudança lá em 2013 gerou em todo o Flamengo, no futebol na base na sede nos esportes olímpicos em tudo! Temos muito a crescer e o melhor, temos muito pra onde e como crescer, imagino que nos próximos anos disputaremos bem todos os campeonatos ganhando alguns mas ainda assim com dificuldade, pois no Brasil existem muitos grandes, então tem muitos times que volta e meia vão formar bons elencos, temos tb mecenas que aparecem pra fazer revoluções, mas que não duram, temos times com ajuda/apoio do governo, e temos tb alguns que conseguem formar times fortes sem sabermos exatamente como pagam, não há estrutura no Futebol Brasileiro, não há transparência, então ainda assim vai ser difícil isso tudo, mas a cada ano que passa chegaremos mais próximos disso, o Flamengo é o único Gigante, Corinthians pode se aproximar disso, mas não tem o apelo, a diversidade ou dimensão nacional e internacional que o Flamengo já tem e sempre teve.
    O caminho ainda é longo e árduo, temos de estruturar o clube, todos os esportes e o que acho principal, a base, formação de talentos, para render mais jogadores, melhores times, melhores resultados e mais receitas. Hoje já vemos o início de tudo isso, Flamengo em todos as categorias de base tem ganho títulos tem feito boas campanhas e tem estruturado e tratado com carinho e devida atenção. Podemos finalmente voltar a dizer nos próximos anos que craque o Flamengo faz em casa, já que essa frase a muito tempo não condizia com a verdade.
    O que imagino é que em uns 10 anos (talvez um pouco mais) o Flamengo vai estar a frente dos outros, mas isso depende de alguns fatores externos tb, mas mesmo sem todos esses e sem o Brasil que as pessoas merecem, se tivermos apenas uma melhora no caminho que estamos no todo o Maior do Mundo mostrará realmente o pq do apelido, e aí sim poderemos falar de supremacia.
    Temos a maior marca da América Latina, temos história, temos torcida, não tem como tudo isso se manter no nível de apenas Grandes, Flamengo é o Maior Clube de Futebol das Américas e logo poderá competir com o Mundo.
    Esse ano sim acho que começaremos a disputar tudo no alto e temos que ganhar títulos pra não colocar tudo a perder pela falta deles, já que no futebol resultado sempre chama mais atenção que tudo, infelizmente.
    Quanto a imprensa uma hora vai ter de se curvar a nossa grandeza e poder, até lá farão de tudo para nos prejudicar e causar intrigas polêmicas e favorecer os outros.
    A grandeza é tanta que se parar para imaginar, qual o rival dos outros ditos 3 grandes do RJ, somos nós, nenhum é rival do outro, apenas disputa regional que aquece, mas nenhum deles mais é rival para nós, no Brasil todos nos consideram rivais, mas hoje poucos realmente podemos considerar como força. O Flamengo move o futebol Brasileiro como u todo querendo ou não, temos a maior torcida a maior audiência, o maior apelo. Torcedores de outros times param pra ver o Mais querido jogar, querem secar mas tb querem ter o vislumbre do que é ser Gigante, o Maior. A imprensa tb vai na mesma linha, pois todos são contra o Flamengo, cada um com seu time, mas todos eles tem medo do que acontecerá assim que o Rubro-Negro chegar ao topo bem capitaneado, estruturado e com fome de vitória. Flamengo é noticia, falar bem e mal do Flamengo gera visualização, isso não vai mudar, até o ponto que não terão mais como falar mal, pois a diferença e organização será tão grande que terão de se curvar.
    Vamos Flamengo, vamos dominar e mostrar o que é estruturação, o que pe ser Gigante o que é Flamengo!
    Daqui pra frente só crescer, vencer, conquistar e dominar tudo!
    SRN!!!

    • Acredito ainda que temos de ter nosso estádio, só nosso, como será a ilha nos próximos 3 anos, mas isso é melhor esperar um pouco caso possa pra não comprometer a estruturação de outros pontos, como a gávea e CT da Base, mas acho que após esses 3 anos será o próximo passo da diretoria!

  • Jeronimo;
    sempre apresenta bons textos
    parabéns

    • Obrigado Iram! SRN!

  • Quando o FLA não tiver mais dívida vocês podem ter certeza que mandaremos no país, Estádio, CT completo, esportes olímpicos e melhor divisão de base da América do Sul, todos vão querer vir para o FLA. Já podemos começar a formar um time praticamente imbatível esse ano: Muralha, Pará(Rodinei), Réver, R. Vaz, Jorge, Rômulo, Arão, Diego, Conca, D. Tardelli, Guerrero. Reserva: P. Vitor, Rodinei, Donatti, Juan, Trauco, M. Araújo(Ronaldo), Cuellar, Mancuello, Marinho, Ederson(Everton), Damião(F. Vizeu). SRN

    • Esse é o sonho Felipe! Vamos busca-lo! SRN!

  • Jerônimo, ótimo texto.
    Com um trabalho consistente e estando sempre no bolo pela briga do título, ele acaba chegando sem sombra de dúvidas.
    O Kalil disse também nessa mesma entrevista, citando o Corinthians, que tinha de ter um Pato por ano sendo contratado. Infelizmente o Flamengo teve o Carlos Eduardo e o Cirino nesse período que foram tratados como ótimas apostas, um com o salário alto e outro com o preço do passe alto.
    Minha torcida é que à partir desse ano de 2017 o Flamengo adicione à essa base de excelência um melhor e mais consistente aproveitamento da base.
    SRN

    • Obrigado André! Estamos em vias de colher o que plantamos há 3 anos atrás. SRN!

  • Melhor texto do ano!!!

    • Obrigado Daniel! Tmj! SRN!

  • Só um adendo: planejamento e reestruturação nunca termina, são constantes de acordo com as necessidades e condições. Times ou empresas que param de planejar e reestruturar ficam pelo caminho…..ótimo texto.

    • Fala Andrei, acredito que quando ele fala que “esta terminado” se refere a esses anos de dificuldade que passamos para ter uma base sólida. Até porque seria uma maluquice abandonar o planejamento, a reestruturação sim vai terminar um dia. Pois quando estivermos estruturados só nos restará a manutenção dessa… SRN

      • Reestruturação deve ser constante tb…o que serve hj pode não servir amanhã, a mudança é permanente…

        • O ciclo (dentro do planejamento) acaba… um novo ciclo se inicia… acho que é essa a linha…

          • Perfeito Thiago! Dentro do PDCA, temos os ciclos. Estamos no ciclo de fazer agora! SRN!

            • Belo texto, amigo.
              E eu entendi por “terminar a reestruturação” justamente a consolidação do alicerce que vai sustentar uma estrutura enorme e vitoriosa.
              SRN

        • Mas aí não é mais reestruturação e sim evolução. Hoje estamos nos reestruturando, amanhã precisaremos continuar evoluindo.

      • É essa a visão! Vamos trabalhar na manutenção! A Reestruturação está acontecendo, chega uma hora em que temos que apenas manter. SRN!

    • Valeu Andrei. Nunca parar de planejar, com certeza! SRN!

  • Muita,mas MUITA humildade mesmo.
    Flamengo ainda tem um caminhao de dividas,perde pro palestino,pro vasco da segundona e ainda temos Marcio Araujo no time.
    Humildade é a verdadeira essência do Flamengo,parem e contar vantagem antes da hora.

    • O que é o Vasco?

      • Aquele time que morreu no inicio dos anos 2000 quando botou o símbolo do sbt na camisa.
        Por isso eu alerto pra não peitarmos a Globo,eu votei do Bandeira

        • Ta com medinho da Globo? Mamãe globo não tem privilégios conosco, ou paga bem ou não transmite, simples assim.
          Somos 40 milhões de torcedores, mantemos o Fla no topo até nas suas piores administrações e agora com uma diretoria honrada não vai ser a globo que vai causar medo.

          • A postura da globo é q está estranha. Bastaria el pressionar a FERJ para deixar de fazer coisas absurdas que estava tudo certo.

            • A Globo não vai tomar partido disso. Ia desencadear um movimento em cascata por todos os clubes do Brasil. Todo mundo ia se achar no direito de pedir mais dinheiro.

            • A Globo tenta tirar o máximo de dinheiro possível, e a Ferj a ajuda nissso. Pode crer que a emissora vai manter uma postura neutra em relação a isso.

          • A briga n é com a Globo é com a FERJ… poderíamos ter mais facilidade se a Globo se posicionasse do nosso lado… mas a Globo não é a causa da “confusão”

            • Só estava respondendo ao anti que gosta de visitar a nossa página, a globo não é santa também não.

              • Não to defendendo a Globo n… mas ela ta focada nos interesses dela… na grana dela… no retorno dela…
                Ela paga mais pro Flamengo, por exemplo, pq ele rende mais…
                No fim das contas, cada um ta de olho no seu próprio umbigo…

                O que eu n entendo é a FERJ colar com os pequenos e querer brigar com o mais forte… n acho inteligente.

                • Pois é, uma disputa que não está justa.

          • Vai nessa …
            40 milhoes de torcedores e míseros 65mil sócios.
            8 maior público do brasileirão
            Nenhum time tem condiçoes de peitar a globo.

            • Vamos pagar pra ver.

      • tá a pergunta que não quer calar
        O que é vasco?

        • Deve ser algum inseto.

    • Essa foi a ideia. Ainda não conquistamos nada. Mas chegou a hora! O trabalho vem sendo feito, chegou a hora de colher os frutos! abraços! SRN!

      • Com certeza.

    • Longe, muito longe de iniciar alguma coisa. Ainda estamos na fase de terminar a bagunça.

    • Conseguimos isso jogando todas fora de casa.
      No RJ são outros quinhentos.

  • Que os títulos retornem ao seu verdadeiro dono, o Flamengo.SRN

    • Flamém! SRN!

Comentários não são permitidos.