O que deu errado no Flamengo em 2016

Compartilhe com os amigos

Conforme combinado, semana passada relatei em minha coluna o que deu certo no Flamengo em 2016, e hoje voltarei para comentar sobre o que não foi tão bem esse ano:

Muricy Ramalho: Depois de fracassar com três treinadores em 2015, a escolha do técnico no início do ano era fundamental para o sucesso da temporada, e por isso Muricy Ramalho foi escolhido mais pelo seu currículo do que pelos seus resultados recentes. Suas tentativas de implantar um futebol moderno falharam e seu time jamais convenceu, acumulando eliminações.

Uso da base: A própria diretoria como visto em declarações recentes tem a noção de que não deu o espaço que merecia para os meninos da base, que até foram campeões da Copinha desse ano. Nomes promissores como Ronaldo, Thiago Santos, Matheus Sávio, Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Léo Duarte poderiam ter sido melhor utilizados e acumulado mais minutos em campo, isso geraria experiência para eles e maior valor de mercado.

Planejamento: Demorou em demasia ao contratar zagueiros porque no início do ano trouxe apenas o veterano Juan e a aposta Antônio Carlos como reforços para o setor que era o mais carente. Antônio Carlos que aliás junto a Arthur Henrique foram contratados apenas pra conhecer o Ninho do Urubu, não sendo utilizados em momento algum. Porém é importante ressaltar que a diretoria consertou o planejamento com as contratações de Rever, Donatti e Rafael Vaz e também com a efetivação de Zé Ricardo no meio do ano.

Investimentos: Embora Diego tenha sido a maior contratação da temporada, as mais caras foram dos gringos Cuéllar, Mancuello e Donatti cujo investimentos impactarão também o orçamento de 2017. Cuéllar encantou logo em suas primeiras atuações ao aliar forte marcação com uma excelente saída de jogo, ao contrário de Márcio Araújo o colombiano ajuda muito na saída de bola, dando velocidade e qualidade nessa função que é importantíssima para o futebol moderno, porém perdeu a posição depois de uma lesão Campeonato Brasileiro e quase não fora mais utilizado na temporada. Mancuello, apesar de decidir vários jogos, nunca teve sequência, sendo preterido muitas vezes por Alan Patrick. Já Donatti não teve chances porque a dupla titular Rever e Vaz se encaixaram bem, aliás  Rever acabou sendo um dos melhores zagueiros do campeonato. Concluindo, o Flamengo acabou por não aproveitar os maiores investimentos, e por não serem aproveitados, eles acabaram perdendo valor de mercado, e o time qualidade técnica.

Assim temos alguns pontos em que o Flamengo, pode e deve melhorar em 2017, para fazer uma excelente temporada e agraciar a Melhor e Maior Torcida do Mundo !

Saudações RN

Por: Wesley Paulo

 

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flamengo tem um elenco bom. Inegável que Guerreiro, Diego, Everton, Réver, Jorge, Mancuello, Pará são jogadores que precisam ficar e são a base dorsal do time. Seria bem vindo ou Conca ou Everton Ribeiro – jogadores cerebrais, para não depender tanto do Diego. Podem ser usados em negociações Sheik e Marcelo Cirino. Rafael Vaz acho instável – quem sabe o Donatti acerta ou o que seria melhor o Dedé, mas parece que ele já renovou com o Cruzeiro.

  • Maior erro foi não barrar o Mr. Pereba do Caramujo!!! E se formos com esse verme como titular, podemos esquecer a libertadores. HORROROSO.

  • Com o Zé panela e o VSQ em campo, DEU TUDO ERRADO!!!!!!!

  • Faltou citar a falta de um estádio no Rio de Janeiro, isso matou os treinos e a parte física dos atletas.

  • O maior erro, na minha concepção, foi a preferência duvidosa do treinador na hora de escalar o time…e na hora de substituir os jogadores, tb!
    Não usando da meritocracia…
    Lembrar que quem escala “deveria” ser o treinador…logo…Se a base não foi usada e se os nossos maiores investimentos ficaram no banco sendo desvalorizados, a culpa é única e exclusivamente dele.

  • Eu vi na TV que o Dória vai ser negociado. O fla poderia tentar o empréstimo dele ou do Samir para a Liberta, o Fla tem q pensar grande a porcada tao tentando o G. Scarpa.

    • Voce lembra da Libertadores do Samir em 2014??? O cara não parava em pé. E o Brasileirão/2015 ele só fez ***da.

      • Que eu me lembre ele escorregou uma vez (lance capital) em um jogo na atitude (se não me engano na Bolívia), marcar a carreira do menino por um lance é sacanagem, por estas e outras que acho que o Zé Ricardo deve segurar mesmo a gurizada da base e não colocar por enquanto em jogos decisivos.
        Muito torcedor sem noção, tem gente pedindo Dedé, este mesmo que jogou 4 jogos em dois anos no Cruzeiro, fora os bailes que levava do Rafinha.
        SRN

  • O principal erro do Flamengo foi contratar o Muricy Ramalho, lembro que todos os colunistas avaliaram bem a chegada dele.

    • Ryan, não acho que o Muricy foi o maior erro, acredito que ele tenha sido sim a maior decepção. Eu mesmo nunca gostei dele, mas naquele momento era um dos melhores nomes para colocar o time nos trilhos, depois da queda de produção em 2015. Na minha opinião, os maiores erros foram as apostas para o ataque (todos os jogadores caros e meia boca, tirando espaço de destaques da base) e a demora para se contratar os zagueiros. SRN

      • O elenco foi formado por ele, então todos os erros na formação do elenco são diretamente ligados a ele.

Comentários não são permitidos.