Colunas

O Silêncio que Precede o Esporro!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais um semana sofrendo com as especulações! Todos estamos ansiosos, nervosos, decepcionados, angustiados, roendo as unhas e loucos pra sabermos quem vem e, principalmente, quem vai embora do Mengão.

A dança das cadeiras no Mais Querido começou. A montanha-russa das contratações iniciou-se e as emissoras incompetentes, ávidas por notícias frescas do clube de futebol que mais rende audiência na mídia brasileira (seja ela qual for: escrita, falada, televisionada, midio-socializada, etc…) planta, inventa, especula qualquer nome (em 90% das vezes sem fontes confiáveis) pra vender suas rasas matérias.

Os caras estão desesperados. Não assistiram a um pseudo-jornalistas cobrando explicações sobre de onde o Flamengo arranjaria dinheiro para pagar os salários de jogadores que nem chegaram ainda? Mesmo com os balanços do clube publicados em jornais de grande circulação nacional? Não satisfeitos com a bola fora, ainda teve um outro mal informado alegando que a Lei de Responsabilidade Fiscal no Flamengo era balela, e que os dirigentes apenas “jogavam para a torcida”. Estão vendo meus amigos?
Isso se chama desespero de causa!

Está aí! Pra quem quiser ver! Pra quem quiser (e souber) analisar balanços financeiros! Pra quem quiser (e souber) interpretar juridicamente estatutos de clubes de futebol! Pra quem quiser analisar e opinar sem clubismo, achismo ou até dorezinhas-de-cotovelo! O Mengão vai passar o rodo geral! É um trem bem governado! Um bólido avassalador que, em pouquíssimo tempo, arrebatará muitos dos títulos que disputará.

O crescimento econômico-esportivo é calcado na mais perfeita austeridade financeira e seriedade de análise do elenco. Não precisamos de mecenas de quaisquer espécies inflacionando patrocínios e pagando 80 milhões em espaços que valem 20 milhões no mercado para contratar “de baciada” (como costumam dizer em sampa). Não precisamos de dirigentes amigados e de relacionamento estreito com presidente de CBF (inclusive torcedores do mesmo time). Presidente cujo qual não viaja para representar o Brasil fora do país (por que será?). Não queremos nada de ninguém. Apenas continuaremos rumando à hegemonia que nos foi subtraída oportunamente por nossa própria incompetência.

Como diria o filósofo, poeta e músico Jorge Benjor: “- Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém…”. Temos que nos orgulhar de uma diretoria que preza pela discrição, honestidade, hombridade, valores morais e sociais. Uma diretoria farta de bons princípios e que não falta em responsabilidade fiscal, social, econômica e jurídica.

As contas estão em dia! Nosso orçamento com futebol irá para 55% da receita este ano de 2017, onde diversos clubes tem essa proporção na casa de 102%, 107%, 95%, quando a lei do PROFUT determina que esses gastos não podem exceder 80% (alterada após o mimimi da “bancada da bola” que achou muito austeros os 70% previstos inicialmente). Porque os ilustres jornalistas não discutem os números destes clubes ímprobos e incompetentes? Simples meus amigos: porque eles não dão mídia! Não dão agora e continuarão na decrescente se não tomarem o Clube de Regatas do Flamengo como exemplo a ser seguido.

O nosso amado Mengão, que outrora era ultrapassado e motivo de chacota, agora é vanguardista. Exige maior cota de TV no carioca por direito e sem que o dinheiro que lhe é devido passe pela mão da FERJ (porque a federação tem que receber anteriormente  o dinheiro para repassá-lo posteriormente aos os clubes que são os beneficiados?). O Flamengo já ganhou em primeira instância o direito à exploração das placas de publicidade na lateral do gramado (mas a FERJ continua brigando achando que – pasmem!!! – o direito é dela!).

Mas devagar se vai ao longe! E essas amarras do coronelismo esportivo hão de ser quebradas num curto espaço de tempo. Está acabando o espaço dos mal-intencionados em todos os setores da gestão pública brasileira. Um prédio precisa de fundações sólidas. As do Mengão estão bem feitas, são de excelência. Realizadas mais do que a contento. E nosso arranha-céu está prestes a subir para que possamos enxergar lá embaixo os arremedos de times que se deixaram tomar de assalto pelos arroubos descabidos e frouxidão financeira, ficando solapados pelas crises que serão muito piores de livrarem-se do que foi a nossa, afinal somos incomparavelmente maiores do que todos!

Por todos estes motivos, lhes digo que hoje o Flamengo remete ao título de um CD da banda “O Rappa” (lançado em 2003) – “O Silêncio que Precede o Esporro”! Aguardem! Esperem sentados para não caírem ao tamanho da proporção sonora que se ouvirá nos quatro cantos do Brasil quando o assunto for o nosso Mais Querido! Aguardem notícias boas. Elas virão! Podem me cobrar!

O Flamengo Simplesmente É!
Saudações Rubro-Negras a Todos!

Fabio Monken.

Curtiu? Ótimo! Não curtiu? Excelente!
As discordâncias e divergências de opinião são extremamente salutares para o nosso crescimento!
Deixe seu comentário abaixo! Mas faça-o com educação!
E lembre-se: a falta de argumentos e de educação são os combustíveis dos fracassados.

Fábio Monken

Ver comentários

  • Uma pergunta: um clube é "obrigado" a estar sob os "domínios" da FERJ? Ele poderia simplesmente se desligar e não participar do campeonato estadual? &;-D

    • Ednei, você percebeu que esse dirigente safado "inventa" as próprias leis de uma hora para a outra?
      Com esses caras, o futebol tende a acabar. A política está acordando. Já passou da hora do futebol surfar na mesma onda. O Mengão já está na cista dela.
      SRN!!!

    • Ednei, se o clube se desfiliar perde a "vaga" na primeira divisão do campeonato brasileiro... Ano passado foi cogitada essa hipótese e logo foi descartada.

    • Perde a vaga somente no estadual,as demais competições ñ são impedidas desde que o clube passe a pertencer a outra federação

    • Houve duas consultas do diretor do Fla, Fred Luz, ao presidente da federação catarinense, Delfim Peixoto, que abriu as portas para o Rubro Negro e também para o Fluminense. "Disse ao Fred que seria uma honra para nós e que, se o Flamengo fosse desfiliado da Carioca, no mesmo dia já poderia ingressar na nossa entidade. E isso era extensivo ao Fluminense", contou Delfim.

      Numa medida extrema, de desfiliação, o Flamengo ficaria impedido de disputar competições oficiais, como, por exemplo, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Se firmasse acordo com a federação de Santa Catarina, essa restrição seria nula.

      No entanto, no caso de uma transferência para o Sul, o Flamengo teria de lidar com outra realidade inusitada - seria obrigado a disputar a Terceira Divisão do Campeonato de Santa Catarina. Faria isso com um time alternativo, enquanto sua equipe principal poderia ganhar dinheiro com amistosos pelo Brasil.

      Como a CBF reconheceu a liga e a federação carioca recuou em suas ameaças, a hipótese dessa mudança praticamente não existe mais.

  • Flamengo não precisa de mecenas, déspotas da política nacional ou de empresas amigas para ser um time forte. Lembro muito bem nos anos de 2005 a 2008 quando a mídia exaltava o São Paulo que, mesmo com um modelo de gestão decadente encabeçado por Juvenal Juvêncio, dominaria o futebol nacional.

    Quando os tricolores de SP perderam o prestígio, anos mais tarde a bola da vez se tornou o Corinthians. Contudo, bastou assumir riscos ao ter no plantel jogadores muito caros (Pato, Jadson, Renato Augusto) e a conta do Impressorão chegar que o clube se perdeu.

    Agora temos o Palmeiras, que já perdeu o Cuca pra China e vive uma crise política envolvendo Paulo Nobre, grande mecenas por trás do sucesso financeiro do clube, e a Crefisa, que tem uma relação de simbiose semelhante ao Fluminense com a Unimed anos atrás.

    Em relação à ascensão do Flamengo, os times acima não têm o que nós temos: somos um time nacional (e não regional) que depende apenas de si para um dia dominar por longos anos o Futebol Brasileiro. Isso é o que a imprensa e as federações mais temem, pois times de imenso poderio financeiro tem um peso político imenso.

  • Nem falou pouco...nem falou muito...simplesmente falou a mais pura verdade!!! Flamengo + torcida + boa gestão = Sucesso. Equação bem simples...

  • O mecenato causa dependência, mas ninguem fala nada. Estão abafando todas brigas dos paulistas. Os "urubus" estão com muita inveja de nosso dinheirinho suado.

    • Engraçado é que estão preocupados com a situação financeira do fla e nem ouvi-se falar do curica que nesses dias atrasou os salários do elenco, da base e até do time de futsal

    • hahaha...exatamente. Atlético MG e Palmeiras são totalmente dependentes de seus mecenas. Estão vendendo a alma ao diabo e a mídia só sabe dizer que esses times são ricos e cheios da grana. Que nem eles falavam do Curicica uns tempos atrás. Vamos assistir de camarote a derrocada deles quando quebrarem novamente, e a roda vai girando até aparecer outro mecena em outro clube e começa tudo de novo. Enquanto isso o Fla tá la no topo do futebol mandando na porra toda.

Notícias recentes

Jogos do Brasileirão hoje: Flamengo e mais 15 times entram em campo nesta quarta

Oito jogos marcam o início da 34ª rodada do Brasileirão nesta quarta-feira (20) Pensando em…

20/11/2024

Gerson desabafa e faz pedido para próximos jogos da Seleção Brasileira

Gerson marcou o único gol da Seleção Brasileira no empate com o Uruguai A Seleção…

20/11/2024

AGORA | Flamengo ganha reforço de última hora no ataque para jogo contra o Cuiabá

Bruno Henrique está liberado para atuar em jogo do Flamengo nesta quarta-feira (20), pelo Brasileirão…

20/11/2024

Gerson marca golaço e salva o Brasil contra o Uruguai; Varela faz bom jogo e segura Vini Jr

Jogadores do Flamengo, Gerson e Varela foram titulares nesta terça-feira (19) O ‘Coringa’ está voando!…

20/11/2024

Bap anuncia quem será técnico do Flamengo, caso ganhe eleição para presidência do clube

Luiz Eduardo Baptista garantiu a permanência de Filipe Luís no Flamengo Na última segunda-feira (18),…

20/11/2024

Marcos Braz justifica ausência de Gabigol no Flamengo de forma inusitada

Gabigol segue afastado do elenco do Flamengo após decisão de Marcos Braz O Flamengo desembarcou…

20/11/2024