Com o mercado de transferências já à pleno vapor, o Flamengo começa a formar o time para a temporada de 2017, e um dos principais pontos à serem acertados são as pontas no ataque.
O comandante Zé Ricardo insiste no 433, não abre mão da formação que levou o Flamengo ao terceiro lugar do Campeonato Brasileiro. Entendo as suas convicções, por mais que eu discorde, e acredite que o Flamengo tenha que buscar outras alternativas na formação tática.
Não tem como depender dos pontas atuais que temos no elenco rubro-negro, eles dão para quebrar um galho, talvez pra completar um elenco, podem ser bons reservas, mas não condizem com as nossas pretensões para 2017, são todos medíocres, por mais que possam ter tido uma boa fase ali ou outra aqui.
De todos, Everton talvez seja aquele com mais pinta de quem pode assumir uma possível titularidade no time que disputará a Libertadores da América 2017. Esse ano ele mostrou um bom futebol, e quando ficou de fora a equipe sentiu muito a sua ausência.
Fernandinho e Gabriel são opções limitadas, para serem utilizadas no time reserva, ou mesmo para a disputa do Campeonato Carioca. Faltam fundamentos básicos de futebol para os dois, é muita transpiração e pouquíssima inspiração.
Marcelo Cirino é o descartável dessa galera aí, e acredito que a alta cúpula rubro-negra já esteja tentando se livrar daquela que pode entrar para a galeria das piores contratações da história do Clube de Regatas do Flamengo, é lamentável!
O garoto Thiago Santos corre por fora, e deverá ter mais chances nessa próxima temporada, ele não deixa em nada a desejar para essa trupe de pontas do elenco do Flamengo, é inadmissível que tantos jogadores fracos tenham oportunidades e o menino não tenha.
O problema é que o mercado não está oferecendo grandes possibilidades para essa posição, para ter uma noção o fanfarrão Marinho do Vitória-BA é o nome mais badalado, e inflacionado. Até o fraco Neílton não ficou dando sopa muito tempo, e foi negociado com o São Paulo.
As escassas opções para a posição são na verdade apostas, mas com preço de estrelas. Não tem como pagar 17 milhões em um Marinho que nunca se firmou em nenhum time grande, por mais que tenha feito um bom Campeonato Brasileiro.
Já caímos nessa cilada algumas vezes, e Marcelo Cirino é o retrato disso, não precisamos insistir no erro. Quem não queria o Cirino em 2015? Eu queria, é claro! Mas agora é diferente, com uma equipe mais forte, nós podemos ter calma para não errar novamente.
Chegou a hora de testar uma formação tática diferente, pois para o meio-de-campo temos boas opções, tanto no mercado de transferências, como no próprio elenco do Flamengo, Mancuello por exemplo, que foi um grande investimento, acaba de terminar o seu período de adaptação.
Precisamos nos reinventar, ou nos adequarmos com o que temos, para que o Zé Ricardo não morra abraçado ao 433, e para que o Flamengo não morra abraçado ao ao Zé Ricardo na Libertadores.
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
https://www.youtube.com/watch?v=HOzAM__oIBE
Vinny Dunga
Siga no Twitter: twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)
Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny
Concordo com o vinheta. Saspoha são medíocres mesmo. Se eu fosse do Juniores e ficasse em casa assistindo o Gabriel e afins, já tinha falado peito.
Para pra pensar… Os moleques arrebentaram na base, tem condições de entrar no time PRO aos poucos e passa um, dois anos vendo Gabriel, Cirino, Baidu, etc… Nao é nem questão de desanimar, o problema é que os “menó” ficam so treinando e perdem ritmo de jogo e alem disso correm o risco de perder o bom futebol. Pq como vc vai evoluir, se treinar com peças ruins?
Eu nao queimaria o Ronaldo treinando com o Caramujo. Ta maluco.
É froide mesmo amigo mais é a nossa realidade é que parece não vai mudar pelo menos bateu agora….rsrs
Vinny, eu estou começando a gostar desse 4-3-3, pricipalmente quando o Fla joga em casa e ele massacra o adversário, lembra do primeiro tempo contra o Coxa ? Imagine o Fla jogando assim na libertadores, só precisa colocar alguém na direita e quando jogar fora de casa jogar com outro esquema mudando a postura. Já com a chegada do Conca… Aí é com o zé mas eu gosto desse esquema e gosto tbm quando o Fla joga com 2 meias pensativos mas aí é um esquema bom pra jogar fora de casa. SRN
De todos só pode se tirar proveito de Éverton e Tiago santos,os outros são tão fracos que ninguém nem se interessa em leva-los,jogar uma libertadores mesmo que se for contra um Zulia o resultado será 1:0, pois com Fernandinho e Gabriel com a missão de fazer a bola chegar com qualidade no Guerrero e difícil,tirando que são mais defensivos do que ofensivos.
Mas pagar 17 milhões no marinho tbm não dar,e um bom jogador mas é se o cara vir e pegar a doença do Cirino?mais 17 milhões que não seria recuperado junto com a do Cirino?tem melhores no mercado (provavelmente virá um fã do Marinho e perguntará qual?como se ele fosse o melhor ponta do mundo.), marinho nos ajudaria muito se viesse mas é muito risco pra um cara que até ano passado estava na série B.
esse ano tem tudo pra ser bom, já começamos o ano com jogadores excelentes, com uma pré temporada inteira em um CT moderno, contratações novas chegando, Ederson se deus quiser recuperado no começo do ano pra fazer a pré temporada, só tenho medo da contratação do ponta.
Vc acredita mesmo nesse Ederson?
Everton jogou muito bem desde que Zé Ricardo assumiu. Recompõe bem, tem velocidade, mas peca muito na hora de finalizar a jogada.
Muito bem é um exagero. Eles fez alguns bons jogos, é um jogador que tem o passe melhor que os demais pontas mas realmente peca muito na finalização.
O Melhor ponta aí é o Éverton sem ele o time é outro, depois o Fernandinho porque querendo ou nao o Fernandinho sempre vai pra cima e os outros pontas so tocam pra tras
Everton està longe de ser craque, ele è melhor que os demais pontas, mas oscila muito durante os jogos. Fernadinho è jogador de 2o tempo e ele não ficará pra 2017.
Vinny, concordo plenamente com os seus comentários. No inicio do trabalho do Zé o esquema com 3 pontas estava funcionando mas depois, principalmente pela pessíma qualidade desses jogadores disponiveis no elenco, o time caiu muito de produção e o nosso tecnico não soube aproveitar o tempo de treinamento para elaborar outro esquema. No jogo contra a Chapecoense o Fla terminou o jogo com o Mancuello , Damião e Guerreiro juntos e muitos acharam que esse poteria ser o melhor esquema para o time mas em nenhum momento nosso treinador repetiu essa escalação novamente. Nesse esquema com 2 pontas também precisamos muito da ajuda do Arão para auxiliar o Diego na criação, porém, essse jogador também caiu muito de produção e só foi substituído em situações de desespero. Para 2017 o Zé vai ser obrigado a renovar o esquema pois só devemos continuar com o Everton e Gabriel para a posição. Acho dificil a contratação do Marinho e o Thiago Santos, por ser uma promessa, deve ser lançado aos poucos.
Parabéns um texto com conteúdo…
Poxa, entrei para criticar seu texto, mas vou concordar com tudo que você escreveu.
Acho que também já passou o ano de adaptação do Zé Ricardo, acredito que a paciência da torcida será muito menor com ele este ano. Acho que temos boas opções no elenco para variar o esquema, como você mesmo citou o Mancuello.
Será preciso estudar muito e se reinventar porque o nosso grupo na Libertadores não nos dará chance de erra.
Texto moderado, Vinny? Só fui saber que era teu ao terminar de ler.
Ponta esquerda só temos o Everton e o Ederson(sem previsão de volta), direita Gabriel(fecha bem na defesa mas é um desastre na armação e finalização), T. Santos(vi pouco então não tenho como julgar), pra jogar igual o Barcelona os pontas precisam ser rápidos, saber driblar para abrir espaços, ter bom passe e finalizar bem vamos as opções de mercado para a esquerda:
1) Robinho – não tem a mesma velocidade de antes mas dribla, passa e chuta bem. Seria possível pois acredito que o Atletico Mineiro não terá dinheiro para arcar com o seu salário já que a empresa que iria ajudar com parte desse montante não cumpriu com o seu acordo.
2) D. Tardelli – não é um velocista mas dribla, passa e chuta bem. Teria que ser liberado pelo seu time e diminuir sua pedida salarial.
3) Bernard – corre muito, dribla, passa porém peca um pouco na finalização, talvez devesse ter um pouco mais de vontade de ser goleador. O time não vai liberar.
4) Vitinho – não é um velocista mas dribla, passa e chuta bem com as duas pernas. Teria que diminuir bastante o valor da sua compra.
5) Willian Bigode – tem uma boa velocidade, não é o grande driblador e nem se destaca pelas assistências mas finaliza bem. Teria que ser liberado pelo Cruzeiro.
Para direita:
1) Marinho – não é velocista mas tem uma boa arrancada com a bola, dribla, passa e chuta bem. É caro 18 milhões por 50% de um jogador que não sabemos se vai render o mesmo que rendeu no Vitória, pois em suas passagens por Fluminense e Cruzeiro não foi bem, teria que diminuir esse valor ou fazermos uma troca de jogadores.
2) Farfan – não é velocista mas tem uma boa arrancada com a bola, dribla, passa e chuta bem. Vamos estourar o número de estrangeiros então não daria pra ele vir.
3) Geovannio ex Santos – Corre bastante, driba, tem um passe relativamente bom, finaliza muito bem de esquerda. Teria que ser liberado pelo seu time na China por empréstimo ou fazermos uma troca.
4) Taison – corre muito, dribla, tem um passe relativamente bom e melhorou bastante na finalização. Teria que ser liberado pelo seu time o que não sei se o Internacional que está negociando ou o Flamengo se viesse a se interessar conseguirão.
Qual a opinião de vocês galera?
Esse título foi épico. Precisamos admitir.
Mais uma boa matéria vinny
Os pontas do Flamengo são inúteis.
Bom texto …Torcendo pro ederson ter mais sorte esse ano (2017)…pois é o único ponta que presta…e o evento um ótimo reserva…o resto é resto…
Foi quem fez a ponta esquerda melhor.
Sempre te crítico, principalmente quando defende um dos jogadores mais ridículos que envergou o Manto. ..mas concordo com este texto…e venho lhe parabenizar.
É exatamente nesta tecla que eu bato todos os dias…Não temos jogadores pra manter esse esquema…nosso pontas são HORRÍVEIS, excetuando o Everton (que não é lá essa Brastemp)…
E aí, bato novamente na tecla do nosso técnico…Não é possível que ele não tenha percebido esse erro…
Acabamos sacrificando o Arão, ainda mais com o mito ao seu lado, temos um segundo volante muito bom, mas que rouba mais bola que o primeiro volante, pois este é MUITO ruim…Sacrificamos todo o setor ofensivo. Arão não apóia, pq o mito eh ruim…os pontas apoiam mais na defesa do que no ataque, pq são muito ruins…
Acorda Zé!!!
Falou tudo. Como não teremos Fernandinho, Sheik e mt provavel o Cirino para 2017 e como as contratações de pontas estão muito difíceis (torço para que o Marinho n venha), o Zè n vai ter outra alternativa se não mudar o esquema.
Esse esquema do ZR foi o motivo de não sermos campeões, na reta final a gente viu como esses pontas são horríveis, vimos como esse esquema é fácil de ser marcado, pois os pontas são péssimos finalizadores, atrapalha a subida dos laterais! Também vi o ZR trocar o Pará pelo Rodinei, isso tirou uma opção de assistência, pois o Rodinei é um dos melhores laterais no apoio, o lado esquerdo era o melhorzinho, porque Everton, sabe apoiar bem, mas o direito era apenas um mal marcador, apoiavam muito ruim! Eu acho que o 4-4-2 com laterais apoiando o Flamengo jogaria melhor, o ZR tirou essa característica dos laterais, eles fazem isso muito bem, o 4-3-3 de Muricy não tirou o apoio dos laterais não, mas o do ZR tirou o que os nossos laterais tem de melhor.
O esquema de jogo o ZR somente erdou do Muricy. ( Como o Renato Gaúcho no Grêmio erdou do Roger ). O q o Zé fez era necessário para q o time deixasse de ser um bando para virar uma equipe de futebol. Se vc não se lembra o Flamengo sofreu muito com o número de gols sofridos antes do Zé e o ataque não era tão eficiente pra fazer mais do que levava. Vamos conhecer o verdadeiro trabalho do Zé nessa próxima temporada.
A defesa do Muricy era PV, Wallace e o Maluco Martins…
O Zé tem um goleiro de seleção e o melhor zagueiro do campeonato…
Muricy não tinha Diego…
Essa é a diferença.
Se ele trabalhar apenas no 433 vou entender que ele é um técnico realmente muito limitado… é suicidio ir apenas com um esquema tatico pra libertadores e um monte de competições que o time tem pela frente… esquema muito previsivel… e se concretizar a vinda do Conca, creio que ele se recupere, eu já ouvi a história de botar o Conca na ponta… se ele colocar vai ser um fiasco… vai acabar no banco e dinheiro jogado fora… No Fluminense sempre trabalhou no 442, por isso, o sucesso dele jogando no meio….
O 4-3-3 do ZR é muito manjado, os 3 atacantes são fixos sem movimentação nenhuma e isso facilita a marcação. Não acredito muito que chegue a libertadores não, se não ganhar 1 dos 2 primeiros campeonatos ele cai, temos elenco para ser campeão carioca tranquilo, se ele não ganhar, precisará de uma impressão acima do normal para continuar.
Esse sistema 433 foi reinventado pelo muricy aqui no Flamengo depois do estagio dele no Barcelona… Acontece que o Muricy estava tentando implantar o 433 DO BARCELONA… ou seja, o time não joga com 1 atacante e 2 pontas mas 3 atacantes alternando de posição no meio de campo fazendo um 442 e jogadas ensaiadas de ataque, e as vezes um 352 quando o time subia com os meias no campo adversário… o esquema até que estava dando certo mas teria que ser muito treinado e adaptado aos moldes brasileiros… O que acontecia com Muricy é que o time fazia muitos gols mas tomava muitos, visto que ele trabalhava a marcação dos volantes sempre subindo ao ataque e quando perdia a bola no ataque deixava atacantes no mano a mano com o lento Wallace… Quando o ZR pegou o time, resolveu (bem) o sistema defensivo, pois recuou arão e promoveu o lento M Araujo jogando defensivamente (motivo da queda de produçao de Arão… recuou o time e fazia pouquissimos gols, pois ele colocou pontas literais coisa abolida do futebol, sem jogadas pelo meio, jogando apenas no contra ataque, o que fez o Flamengo jogar apenas no chuveirinho, cruzava 200 bolas pra fazer 1 no máximo 2 gols… a coisa só melhorou mesmo com a vinda do Diego…
Boa coluna Vinny. Não polemizou dessa vez. Espirito de Natal ? Concordo com vc.
Cadê Neilton? Flamengo não consegue fechar um contrato com nenhum jogador no Brasil! Ver um jogador, especula, mas nunca convence ninguém! RC é um péssimo negociador, Flamengo precisa urgente de um reforço pro lugar do RC!
Poderiam emprestar o Cirino para o meu Atlético-PR, seria bom para os dois clubes já que o atlético detém 50% do passe. Uma mão lava a outra…
Bom texto, xará. Contudo, não podemos esquecer de uma coisa: Zé Ricardo, com a saída do Muricy, pegou um time quase no meio do ano e já era um pouco tarde para mudar o esquema em definitivo naquele momento. Por ele não ter feito o planejamento no início do ano, isso acabou pesando.
Ao falar que os pontas do Flamengo são medíocres disso tudo mundo concorda. Por isso, caso o mesmo esquema seja mantido, que dê mais oportunidades a Adryan, Éderson, Thiago Santos e Matheus Sávio. Dos atuais mais usados creio que só Everton merece ficar. Para o esquema funcionar, é preciso de mais variação tática, pois essa coisa engessada pode ferrar com o time.
Espero que independente do esquema que ZR adotará, o ideal é montar um time valorizando os atributos dos melhores jogadores.
Ate que em fim tenho que reconhecer, esse foi um bom texto os outros quando lia duas linhas defendendo caramujo e outros absurdos eu já sábia que era você é nesse eu li todinho e só soube que era você no final quando tem o nome rsrs concordo com quase tudo ai!
Também acho que o Everton pode nos ajudar ao lado do Guerrero com Diego e a confirmado Conca acho que seria bem abastecido o ataque, o defeito do Everton e não saber finalizar de resto tática tudo ele faz sua o arte melhor que os outros
Bom texto. Boa relfexão. A carencia de peças de qualidade deveria ser um bom motivo para o Zé repensar o estilo de jogo do time. Isto é, buscar uma alternativa tática que não dependa tanto de bons pontas para que o time funcione e seja competitivo.
“As escassas opções para a posição são na verdade apostas, mas com preço de estrelas.” — Ou seja: está difícil contratar bons jogadores e ainda por cima, a torcida pede a cabeça de certas peças do elenco que podem ser úteis (embora concorde que algumas delas realmente deveriam vazar)… &;-D
Vinny está em boa fase rsrs
Muito bom.
Mas o mancuello não consegue fazer a função, falta velocidade infelizmente.
Jogador excelente para a função e o Ederson, torcendo muito para ele ter mais sorte nesse ano q vem porém seu histórico não dá pra confiar. Precisamos de um cara que faça a diferença por ali, o nosso esquema depende muito da individualidade dos pontas, acredito q se o Ederson não tivesse saído do time ou se tivermos um marinho na ponta, teríamos conquistado o brasileiro.