Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Pesquisa mostra que torcidas dos grandes cariocas são muito mais nacionais que dos paulistas

Redação
Redação
Publicação: 27/12/2016
49 Comentários
Atualização: 27/12/2016
Compartilhar

A discussão é eterna: qual time tem a maior torcida do Brasil? Desta vez foi o instituto Paraná Pesquisas quem se propôs a responder a essa questão e, em um levantamento que ouviu 10,5 mil pessoas espalhadas pelo país, concluiu que o Flamengo segue a frente do Corinthians nesta disputa (16,2 a 13,7%).

Mas esse levantamento comprova algo que sempre esteve nos pensamentos de todos: a vantagem flamenguista tem muito a ver coma torcida fora do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, aliás, mostra que essa é a tendência dos quatro grandes cariocas: serem muito mais ‘nacionais’ que os rivais paulistas.

Somados, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense têm 49.857.276 torcedores. É quase o triplo da população do estado do Rio de Janeiro, que tem 16.682.288 habitantes.

O Flamengo sozinho supera a população total do estado. São 33.514.019 de flamenguistas segundo a pesquisa.

Já Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos somam juntos 62.062.999. O número é consideravelmente maior que o dos cariocas, mas representa ‘apenas’ 30% a mais do que a população do estado de São Paulo, que é de 44.934.915 habitantes.

Ao contrário do Flamengo, o Corinthians, com 28.342.103 torcedores, não consegue superar o número de habitantes paulistas.

Há uma explicação bem clara para isso. Os clubes cariocas sempre foram mostrados pela TV aberta em âmbito nacional – e, entre eles, o Flamengo foi sempre quem teve mais jogos televisionados. Com isso, a abrangências dos quatro gigantes do Rio de Janeiro sempre foi muito maior que a dos de São Paulo.

É por isso, por exemplo, que Flamengo e Vasco sempre são recebidos com enorme festa quando vão jogar no Nordeste.

Algo que até acontece com os paulistas no estado do Paraná, onde tinha mais jogos televisionados.

Fonte: ESPN

Assuntos:brasilclubesSão Paulo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
49 Comentários
  • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
    27/12/2016 às 08:47

    Errado!!! O porquê dos times cariocas serem muito populares nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste não é a TV mas o rádio. Nessas regiões só chegavam os sinais da antiga Radio Nacional que era carioca e que tinha ali grandes narradores rubro-negros como Ari Barroso. Por isso em estados nordestinos com times tradicionais como PE e BA o Flamengo só tem mais torcida no interior. A TV só veio se massificar na década de 60/70 num período por exemplo que o Flamengo não teve grandes conquistas.

    Reply
    • marcondes Alves disse:
      27/12/2016 às 09:08

      kkkkkkkkkk, nada haver. existe clubes de rua, cidade, estado, região, nacional e mundial e não e tv que faz isso e sim o clube, quando vc contrata, e campeão vai ao lugar da torcida vc consegue ser nacional e isso aconteceu com o flamengo que na decada de 40 contratou o diamante negro que era o jogador mais conhecido na epoca, esse negocio de radio e tv e para os chorões, o fla e um clube nacionalmente superior a todos e mundialmente conhecido, como dizer que o real madrid e o maior da Espanha porque so transmite jogo deles e não ver o que o clube faz para ser conhecido. no brasil ja passo da hora de querer separa o país por causa dos paulistinhas o país e continental e não sabemos a dimensões de cada time mas sabemos que o fla e o maior não porque passa jogo e sim por ser nacional e não tem nada preso no rio de janeiro, tire o exemplo nesse ano de que o time jogou em vários estádios.

      Reply
      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 11:40

        Camarada, a primeira transmissão de TV no Brasil se deu em 1950 e a televisão logicamente se expandiu primeiramente nas regiões sudeste e sul do país. Nas regiões Norte, Nordeste ( principalmente o seu interior) e Centro Oeste a TV só se massificou a partir dos anos 70 quando a torcida do Flamengo já era grande nessas regiões. O alcance da rádio nacional explica o porquê o Flamengo ter muita torcida no interior do PE do que os times de Recife. As cidades do interior do PE só tinham acesso as transmissoes dos jogos das equipes do Rio e quase nada das equipes de Recife. Quando a TV chegou nessas regiões as torcidas dos grandes times cariocas já estava formada.

      • marcondes Alves disse:
        27/12/2016 às 12:24

        a tv se tornou popular(onde o pobre pode comprar seu aparelho) no final dos anos 80

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 12:47

        Na verdade foi no final dos anos 70 e começo dos 80. Mas de qualquer forma isso só reforça o meu argumento da importancia do rádio na popularização das equipes cariocas nas regiões mais distantes do país.

      • Eduardo de Freitas disse:
        27/12/2016 às 12:54

        Desculpe me intrometer na resenha de vocês, mas será que vocês não perceberam que as respostas de vocês se complementam? Não foi só o rádio, ou só a TV, ou as excursões, ou as grandes contratações, foram tudo isso e mais um pouco, que tornaram o Flamengo gigante. O certo é que o Flamengo já era gigante antes da fase da TV devido a soma de todos esses fatores citados. Lembrem-se do Fla-Flu de 63. SRN

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 13:21

        Que isso camarada, seja bem vindo, qualquer discussão, quando feita em termos civilizados, é melhor quanto mais pessoas estiverem envolvidas. É claro que além do rádio houve outros fatores mas acho que o rádio foi sim o principal fator. Eu, por exemplo, moro em Cuiabá -MT e a primeira vez que o Flamengo veio aqui foi na inauguração do antigo estádio do Verdão em 1976 e naquela época o Flamengo já tinha a maior torcida aqui.As excursões que o Flamengo fazia naquela época não costumavam chegar tão longe assim e nem eram tão frequentes para que as pessoas dessas regiões pudessem criar uma identidade com o time dessa forma.

      • marcondes Alves disse:
        27/12/2016 às 18:13

        existia radio de todos os lugares, e nem todos gostam de ouvir jogo em radio. o radio é e sempre vai ser um meio de comunicação muito importante mas nem todos gostam de ouvir. a tv pode ter chegado nos anos 70 mas o povão so teve acesso no final dos anos 80.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 11:45

        Tem que levar em consideração que antes não existia a cultura do futebol e a rádio foi o primeiro contato que as pessoas dessas regiões tiveram com o esporte por isso ela tinha sim muita influencia. Hoje é realmente mais difícil a TV influenciar pois todos já possuem um time de coração e mudar isso não é fácil. Além disso no rádio ficávamos presos ao que o narrador dizia que estava ocorrendo pois não tínhamos acesso as imagens. Hoje com a TV podemos questionar o que o narrador diz pelo que vemos das imagens. Isso faz muita diferença.

      • marcondes Alves disse:
        27/12/2016 às 12:24

        kkkkkkkkkkkk, vc e louco, quer dizer que não tinha contato com o esporte, eram primitivos, não tem influencia o clube se tornou nacional so isso, enquanto os outros preferiram ser regional, estadual e nada mais.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 12:44

        Camarada, quantos clubes do Norte, Centro Oeste e interior do Nordeste que você conhece que foram fundados antes de 1960? São muito poucos. O contato que as pessoas dessas regiões tinham com o mundo do futebol era através da rádio nacional que transmitia principalmente os jogos das equipes cariocas. Foi a partir daí que surgiu a idolatria dessas pessoas por esses times.

      • marcondes Alves disse:
        27/12/2016 às 18:15

        vc continua louco. ja te falei que existe time de rua, cidade, estado, região, nacional e mundial, não e porque tem time que o cara e obrigado a torcer para seu time de estado.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 18:36

        Não entendo o porque você tem que sempre me chamar de louco. Concordo que não é porque a cidade tem um time que a pessoa que mora nessa cidade é obrigada a torcer por ela, a questão é de que forma essa pessoa morando em um local distante do RJ teve conhecimento do Flamengo e por isso o escolheu como time de coração!! Você mesmo afirmou que a TV só massificou a partir dos anos 80 e a internet se massificou somente a partir dos anos 2000!! Como essas pessoas ficaram então sabendo do Flamengo??? Volto afirmar que foi o rádio o grande responsável por isso pois ele já estava bem massificado em todo território nacional desde a década de 30 e como o ouvinte fica refém do que o narrador diz as pessoas dessa região escutam narrações muito mais emocionantes quando quem jogava era o time de preferência do narrador e acabavam elas também se apaixonando por esses times.

      • marcondes Alves disse:
        27/12/2016 às 19:12

        o clube vai onde o povo está, concordo com vc sobre o radio, abraço.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 12:51

        Em nenhum momento quis dizer que eram primitivos, mas por não levar em consideração as dificuldades enfrentadas por quem mora nos recônditos mais distantes do país só me leva a crer que você mora e sempre morou em um grande centro das regiões sul/sudeste.

      • marcondes Alves disse:
        27/12/2016 às 18:11

        vc precisa conhecer o brasil, moro em brasília e conheço o norte e nordeste e sei que muitos passam dificuldades como no sudeste que e repleto de favelas, vielas e etc, mas são povo que conhece de tudo e praticam muito esporte, e não e porque são pobres que não tem internet, tv ou radio, ninguém torce para um time porque ele passa na tv ou porque fala no radio, torce porque conhece e adora o time ou gosta da torcida, sou de brasília e sou flamengo e adoro o sul e nem por isso sou inter ou grêmio, e pra vc ter ideia fui no rio e não gostei da cidade, claro que vou voltar, fui em sp passei 25 dias e garanto que nunca mais vou a essa cidade. o brasil e lindo e como vc sabe muito preconceituoso.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 18:24

        Camarada, eu nasci em Brasília e moro atualmente em Cuiabá-MT. Minha família é do interior do CE e da PB e eu já morei em Roraima e Amapá e passei alguns meses no Acre e em Tocantins. Você esta confundindo as coisas, entre os anos 20 e 60 o único contato que as pessoas dessas regiões tinham com os times cariocas eram as transmissões de rádio que eram o único meio de informação em tempo quase real que eles tinham. E o rádio tem a característica de que você fica literalmente refém do que diz o narrador, se ele te disser que uma bola passou raspando a trave do goleiro você terá que acreditar mesmo que na verdade a bola tenha saído na lateral. Isso não acontece na TV pelo motivo de que você vê a imagem do que esta acontecendo, por isso as narrações de rádio influenciavam muito a paixão dos ouvintes pendendo-as sempre para o time de preferência do narrador e como disse a maioria dos narradores da antiga rádio nacional eram torcedores do Flamengo como o saudoso Ari Barroso.

      • marcondes Alves disse:
        27/12/2016 às 19:14

        kkkkkkkkkk ari barroso era fluminense.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 19:42

        Não camarada, Ary Barroso é um dos mais ilustres torcedores que o Flamengo já teve e um dos grandes responsáveis pela expansão da torcida em todo o país. Pesquise na net e veja se encontra algum texto afirmando que ele torcia para o Fluminense.

      • marcondes Alves disse:
        28/12/2016 às 20:00

        ari barroso era fluminense, e ele sabia como nunca respeitar uma grandeza de um clube, com suas extraordinárias cronicas. a mais famosa, quem nunca foi flamengo por um dia.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        28/12/2016 às 20:16

        Camarada você esta confundindo Ary Barroso com Nelson Rodrigues!!! Pesquise a vida dos dois que você verá!!

      • marcondes Alves disse:
        28/12/2016 às 22:38

        ta certo desculpe, mas não justifica a sua tese que se torce por influencia, se torce pelo amor que se sente pelo clube, e o flamengo e diferenciado. vc sabe disso.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        28/12/2016 às 22:51

        Camarada, concordo que hoje em dia com TV e internet e imagens aos montes é mais difícil de um desses meios de comunicação influenciar a paixão de um torcedor. Até porque em geral esse torcedor muito provavelmente terá um familiar que o influenciará na decisão da escolha de uma equipe. Mas entre os anos 20 e 60, nas regiões mais distantes dos grandes centros, a situação era diferente. O único meio relevante de transmissão de informações era o rádio e como disse no rádio o ouvinte fica refem do que diz o narrador já que ele não consegue ver o que esta sendo narrado. Além disso a grande maioria dos ouvintes dos jogos de futebol naquela época eram a primeira geração de suas respectivas familias a ter contato mais frequente com o esporte, por isso eles não tinham nenhum parente que poderiam influencia-los e nesse caso o peso do rádio era muito grande na definição de qual time torcer. E foi justamente nessa época que a popularidade dos times cariocas, Flamengo em especial, cresceu enormemente nessas regiões.

      • marcondes Alves disse:
        29/12/2016 às 18:30

        eu coloco a culpa em um tal de arthur antunes coimbra. esse cara mudou o patamar do flamengo.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        29/12/2016 às 18:39

        Sim ele foi com certeza relevante, mas o Zico só estreou no Flamengo em 1976 e atingiu o seu auge em 1980. Mas nessa época a torcida do Flamengo já era maioria e já estava espalhada por todo o país.

      • marcondes Alves disse:
        29/12/2016 às 19:48

        ta bom cara, acredito na sua tese. valeu

      • marcondes Alves disse:
        29/12/2016 às 20:13

        população do brasil em 1970 era de 110 mi, colocando na ponta do lapis o fla tem 16% da torcida no brasil ja tirando crianças e os que não tem time, isso daria 17 mi, então em 40 anos a torcida do fla cresceu 23 mi, será que a era zico não foi o ápice do flamengo.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        29/12/2016 às 20:24

        Na verdade como dizia a machinha do tricampeonato mundial da seleção em 1970 eram 90 milhões em ação. E tem que levar em conta que a população do Brasil não ficou estável mas cresceu também e hoje passa dos 200 milhões. Não nego que o time do Flamengo do começo da década de 80 agregou sim muito torcedor a torcida mas como já disse antes dele ser formado a torcida do Flamengo já era a maior do país e estava distribuida por toda a nação. Além disso as famílias na década de 80 já estavam na segunda ou terceira geração de rubro-negros e nesse caso a influencia de familiares sobre os menores de idade é um fator que também deve ser levado em consideração.

      • marcondes Alves disse:
        29/12/2016 às 21:08

        então eu fui influenciado, meu pai comprou a tv em 88, tinha 6 anos e vi o sp com um timaço ser campeão mundial, o palmeiras da parmalat e virei flamengo, que ironia. tudo pra vc e influencia.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        29/12/2016 às 21:48

        Camarada, não aguento mais tentar explicar para você. Acredite no que você quiser!!.

      • marcondes Alves disse:
        29/12/2016 às 21:09

        coloquei errado era 1976, mas tudo bem

      • marcondes Alves disse:
        29/12/2016 às 21:11

        e hoje com tanta tecnologia não influencia mais, muito engraçado.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        29/12/2016 às 21:49

        Camarada, não aguento mais tentar explicar para você. Se você não quer entender paciência. Acredite no que você quiser.

      • marcondes Alves disse:
        30/12/2016 às 20:39

        ok, o flamengo e como uma coisa sobrenatural todos ja conhece, não precisa de ajudar de nada, com dizia o Nelson rodrigues Há de chegar o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável”. o fla e uma paixão indescritível, uma paixão inalcançável, não tem como torcer por influencia e sim por amor.

      • marcondes Alves disse:
        29/12/2016 às 19:49

        quer dizer que so antigamente que se influenciava. pelo amor de deus.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        29/12/2016 às 20:16

        Quando o rádio era o meio de comunicação predominante era sim mais influenciavel pois como eu já repeti varias vezes o ouvinte fica refem do que o narrador diz e na TV isso é menor pois junto a narração vem a imagem do que ele narrou ficando mais difícil ao mesmo dizer algo que não aconteceu.

      • marcondes Alves disse:
        29/12/2016 às 19:52

        eu queria saber o porque essa implicância com a torcida do flamengo, outros times também tem torcida em outro estado, so falam do flamengo, porque a do Corinthians não e grande maioria fora de sp, porque sempre foi um time estadual, voltado para sp, o flamengo sempre jogou fora do rio e teve sempre um jogador conhecido nacionalmente, ates era a tv que influenciou a torcida, provaram que a tv não era popular na época, agora e o radio, quero ver depois, vai se cartas.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        29/12/2016 às 20:13

        Camarada, a única radio nacional que existia na época era a Radio Nacional que transmitia jogos das equipes cariocas. Por isso a maioria a população dessas regiões tinham pouco contato com as equipes de São Paulo e de Minas Gerais. Isso não é implicância com a torcida do Flamengo é simplesmente um fato que ajuda a explicar o porquê dos times cariocas terem grandes torcidas em todas as regiões e os clubes paulistas não. Lembrando que a não ser no caso do DF é difícil encontrar pessoas do RJ em outras regiões do país. É bem mais comum encontrar pessoas vindo de SP.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 18:29

        Tem certeza que sou eu que tenho que conhecer o Brasil mesmo?? Me diga então como as pessoas que viviam nessas regiões nas décadas de 20 a 60 tiveram conhecimento do Flamengo? Pessoas viviam por exemplo em Cruzeiro do Sul no Acre, em Manacapurú no AM, Santana no Amapá, Pacairama em RR ou Alta Floresta aqui no MT, como elas tinham naquela época noção do era o Flamengo se não pelo rádio?

      • marcondes Alves disse:
        27/12/2016 às 18:16

        vc tem que saber a historia do brasil primeiro e depois do esporte no brasil. atualize meu filho.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 19:40

        Então me ensine como as pessoas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste tiveram contato com o Flamengo nas décadas de 20 a 60!!

  • Alexandre Dantas disse:
    27/12/2016 às 09:12

    Não sei, sou de Petrópolis/RJ…

    Reply
  • Ednei P. de Melo disse:
    27/12/2016 às 10:00

    E a diferença populacional de ambos os estados não conta? Uma coisa é superar a torcida do Rio; outra completamente distinta é superar a torcida de São Paulo… &;-D

    Reply
  • Eduardo de Freitas disse:
    27/12/2016 às 12:38

    Lá vem eles com esse papo de TV novamente em 1963 tivemos o maior Fla- Flu da história com 200 mil pessoas (oficialmente 194.603 no Maracanã) sem transmissão da TV, os caras querem por que querem inventar uma desculpa e uma pesquisa em que o cúrintia fique na frente em nº de torcedores de qualquer maneira.

    SRN #IssoAquiéFlamengo #BoicoteAoCarioca

    Reply
    • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
      27/12/2016 às 13:25

      Acho pouco provável Eduardo que entre essas quase 200 mil pessoas no Maracanã que assistiram esse jogos houvessem pessoas que moravam em outros estados e que só foram ao RJ para assistir esse jogo. Essas 200 mil eram quase que exclusivamente formada por residentes no Estado do RJ e por isso esse fato não explica o alcance da popularidade dos clubes cariocas nas outras regiões do país.

      Reply
      • Eduardo de Freitas disse:
        27/12/2016 às 18:01

        Não é isso, vou ser um pouco mais claro, até 1960 a capital do Brasil era o Rio de janeiro por isso o volume de pessoas que transitavam por aqui de outros estados por diversos motivos como turismo, a trabalho atrás de oportunidades de trabalho, etc. devia ser muito grande e nessa troca de experiências o nome do Flamengo foi levado para os quatro cantos do Brasil, assim como uma espécie de globalização interna. Lembrando que isso foi apenas um dos fatores. SRN

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        27/12/2016 às 18:07

        Sim, o fato do Rio de Janeiro ser a capital federal na época é um fator que também deve ser levado em conta, mas mesmo assim as dificuldades de se deslocar que eram muito maiores naquela época do que hoje faziam que só uma pequena parte da população dessas regiões visitassem o RJ. Tem que lembrar também que tirando o caso do DF o RJ não costuma exportar pessoas para outras regiões do país como os gaúchos e os nordestinos. SRN.

  • Pattyzinha Yellow disse:
    27/12/2016 às 13:53

    Novidade?no Piaui Maranhao so da Mengao e Vascaido.gente o que tem de Flamenguista pra ca ces nem faz ideia.A Ultima vez que o Mengao veip jogar o Albertao nao cabia de tanto Flamenguista.Vascaidos tem muitos.botafoguense tem uma certa quantidade.Fluminense Paulixtasss vem bem depois quase nao tem vejo mais Sao paulino que Pepa e Gamba.Santos uns poucos beeeem poucosss

    Reply
  • Lucas Gil disse:
    27/12/2016 às 23:06

    Esses números dá torcida do Flamengo eu não acredito, tenho certeza que temos mais de 40 milhões de torcedores… Eu sou Mineiro e Flamenguista, é aqui as três maiores torcidas são Cruzeiro, Atlético e Flamengo na ordem… E em vários lugares o Flamengo fica em primeiro, como por exemplo Uberlândia e Juiz de Fora… Enfim, é bem complexo, mas não é porquê torço pro Flamengo, mas acho temos mais torcida do quê isso.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

As respostas de jogadores do Flamengo após atitude de Lorran em treino no Ninho do Urubu

6

A despedida de Da Mata, joia do Flamengo, para jogar no Konyaspor, da Turquia

2 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

16
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Presidente do Flamengo, Bap explica motivo de recusar proposta do Aston Villa por Emerson Royal

3

O esclarecimento do lateral do Lyon sobre rumor de proposta do Flamengo

16
Brasileirão

Brasileirão: Chapecoense anuncia ingressos esgotados para jogo contra o Flamengo

3

Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

4 1
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. cenario musical brasil em Os 15 Jogadores de Futebol Mais Ricos do Mundo: Renda, Carreira e Investimentos

    Ótimo artigo! Obrigado por compartilhar. Mantenha com o bom trabalho. Já favoritei!

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo