Por que a Copa do Brasil 2017 teve tabela divulgada com jogos aleatórios

Compartilhe com os amigos

Para quem estranhou a CBF divulgar a tabela da Copa do Brasil de 2017 sem os confrontos da primeira fase definidos, nesta segunda (12), a explicação é que a entidade precisava publicar o regulamento e um calendário de jogos, mesmo que básico, 60 dias antes do início da competição, como manda o artigo 9 do Estatuto do Torcedor.

Em ofício enviado às federações estaduais, a CBF explicou que o adiamento em uma semana na última rodada da Série A do Brasileiro, devido ao acidente com o voo da Chapecoense, fez com que a definição dos brasileiros na Libertadores e a elaboração do ranking da entidade, que incide nas vagas da Copa do Brasil, fossem atrasados — as partidas aconteceram dia 11.

Sem os clubes participantes definidos, não se podia emparelhar os confrontos, mas era preciso divulgar regulamento, plano de ação e calendário básico, como manda o Estatuto. A solução foi, pela primeira vez, informar a tabela antes do sorteio de quem enfrenta quem, que ocorrerá nesta quinta (15).

Por isso, quem abriu a tabela tentando ver quem seu time enfrenta na segunda encontrou apenas números – E1 x A1, H1 x D1, e assim por diante.

A Copa do Brasil 2017 terá um novo formato, com 91 equipes participantes. Como a Conmebol mudou seu calendário e Copas Libertadores e Sul-Americana serão disputadas o ano todo, a Copa do Brasil irá de 8 de fevereiro a 12 de outubro, com as primeiras duas fases disputadas em jogo único.

Fonte: Marcel Rizzo

Compartilhe com os amigos

Veja também