Por que o Flamengo deve usar mais a base

Compartilhe com os amigos

Em 2016, o aproveitamento dos jogadores oriundos das categorias de base foi pífio, apesar do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Felipe Vizeu e Léo Duarte até conseguiram engatar uma sequência de jogos, mas depois foram esquecidos no limbo do banco de reservas.

Muito se tem difundido que pode-se faturar milhões revelando verdadeiras promessas, apesar da realidade do Flamengo nessa área ser outra. Há muito o rubro-negro não revela ninguém de expressão e é fato que o clube precisa percorrer vários passos até chegar a esse ponto novamente.

Se esmiuçarmos o elenco do Flamengo, veremos que existem certas castas a partir do salário, no primeiro patamar, estão as estrelas do time, Diego e Guerrero, logo após medalhões como Réver, Damião, depois jogadores jovens que tem valor de mercado, como Mancuello, Arão, Cuéllar, Muralha e entre estes e os jogadores da base recém promovidos ao time profissional, temos Chiquinho, Márcio Araújo, Gabriel entre outros, que são os chamados jogadores para compor elenco.

Só que a diferença de salário entre um jogador promovido da base e de um que vem para compor elenco é abissal, as vezes chegando a 5 vezes do salário de um jogador recém promovido, somando décimo terceiro férias e encargos, essa diferença aumenta ainda mais.

Sabendo disso, não é possível que o Flamengo, por exemplo, não teria ninguém da base para fazer a função do Chiquinho em 2016, economizando um bom dinheiro com isso.

A torcida sempre tem expectativa elevada em relação à esses jovens, mas se as categorias de base conseguirem suprir a diretoria de futebol de, pelo menos, não precisar contratar jogadores para compor elenco, isso irá gerar efeitos positivos tanto no curto prazo, como a economia dos recursos econômicos, visto que muito dinheiro foi jogado no ralo com jogadores como Val, Bruninho, Chiquinho, Arthur, Arthur Henrique entre outros ao longo do tempo, sendo que esses recursos podem fazer na diferença na hora de contratar os jogadores que realmente fazem diferença. E também no longo prazo, como valorização das categorias de base perante ao clube e ao mercado, podendo fazer do Flamengo novamente um clube celeiro de jogadores, e um mercado em que outros clubes sempre terão bons olhos na hora de procurar ativos.

Essa é a minha última coluna do ano, deixo meus sinceros desejos de um Feliz 2017! Agradeço a participação de todos que leram, comentaram e participaram, ano que vem tem mais ! Saudações RN.

Por: Wesley Paulo

Não deixem de seguir no Twitter:

O programa Resenha TV Coluna do Flamengo publicado em 27/10/2016 faz uma análise aprofundada do que acontece na base do Flamengo, não deixem de conferir:

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “Manda embora fulano, beltrano e ciclano…”. PQP, existe uma coisa chamada contrato, galera… &;-D

  • Mandava embora também o Damião, ficava o Vizeu como reserva e o Tardelli como opção também, pois joga como centroavante e é goleador.

    Assim abriria espaço pra Base. Não basta ficar só no discurso, tem que colocar em pratica.

    Liberar Damião para Vizeu
    Liberar Cirino para Paqueta
    Liberar Gabriel para Thiago Santos
    Liberar Adryan para Matheus Sávio

    Já erramos com:
    Juan- era pra ter liberado espaço para Duarte
    Marcio Araujo-pra ter liberado espaço para Ronaldo

    Simples…… Vamos
    Ter coragem

    Muralha- para-rever-Donatti- Jorge- Romulo-Arao-Diego-Conca-Tardelli-Guerreiro
    Paulo Vitor- Rodinei-juan-vaz-trauco-ma-cuellar-mancuello-everton-ederson-vizeu
    Thiago-ennes-duarte-dumas-??-ronaldo-cafu-matheussavio-paqueta-thiagosantos-baggio

  • Limpeza geral no nosso pior setor ( ataque )

    Everton, Gabriel, Fernandinho, Cirino, Sheik, Ederson, Adryan, Thiago Santos, Paqueta.
    9 jogadores
    Só ficaria com:
    Ederson o melhor de todos ( em forma )
    Everton (puxa contra-ataque e assistência)
    Thiago Santos ( seleção base – aposta )
    Paqueta ( seleção base – aposta )

    E contrataria mais 1 ou 2 jogadores.
    Tardelli – Marinho – Vitinho

    Ficaria ao invés de 9, com 5 ou 6… Assim teria espaço pra Base

    • Thiago santos nunca jogou em seleção de base.

  • Planejamento 2017
    ???⏰⏰⏰???Rodrigo Caetano!!!!

    Fim de contrato
    1.Chiquinho150mil 2.Alan Patrick300mil 3.Sheik300mil 4.Fernandinho300mil
    —–
    Empréstimo
    1.Damiao300mil 2.Cirino250mil 3.Gabriel200mil 4.Adryan150mil

    Total de economia de salários: R$ 1.950.000,00

    Contratações:
    1.Trauco150mil 2.Romulo250mil 3.Marinho350mil 4.Conca450mil 5.Tardelli750mil
    Total de salários: R$ 1.950.000,00

    E sobraria espaço para ( Sávio, Paqueta e Vizeu )
    O único prejudico seria o Ronaldo, com a renovação do Marcio Araújo e a chegada do Romulo.

  • Diversos clubes do Brasil que não ganharam a Copa São Paulo lançaram seus jogadores que se destacaram na Copinha. E o Flamengo, apesar de ter sido o campeão (e o que é pior, com o Zé Ricardo), não deu sequência de jogos a nenhum atleta daquela equipe campeã. Como se explica isso?

  • O Felipe Vizeu, que teve pouquíssimas oportunidades, quase foi o artilheiro do Fla no ano. Essa conversa do Zé Ricardo e da Diretoria de dizerem que darão oportunidades aos garotos da base é pura CONVERSA FIADA. O ano vai começar, vão contratar jogadores no mercado e emprestarem os meninos da base para “ganharem rodagem”. É muita enganação para cima da gente. Gosto do Zé Ricardo e da Diretoria, mas esse é um aspecto que precisa ser analisado e modificado no Flamengo. SRN!

    • Temos que deixar o Corinthians levar o Damião 300mil a menos de salário.
      Abri Vaga para o Vizeu
      O Cirino tem que ser emprestado para o Internacional
      Abri vaga para o Thiago Santos
      E o Gabriel ser emprestado para o Bahia
      Abri vaga para o Paqueta
      E ainda tem o Adryan que tem que ser emprestado também, todos são jogadores de clube pequenos. Não tem estrutura pra ser decisivo no Flamengo.

      Simples assim…..

      Ficaríamos com Everton, Ederson, Thiago Santos e Paqueta + 1 ou 2 contratações
      Tardelli, Marinho ou Vitinho….
      Teríamos 6 ou 7 jogadores para esse setor.

      Agora imagina se continuar Cirino, Gabriel e Adryan????
      Everton, Ederson, Gabriel, Cirino, Adryan, ThiagoSantos, Paqueta e ainda tinha
      Sheik e Fernandinho…. 9 jogadores ( é só dois jogavam ) foi muito dinheiro jogado fora….

      Se jogar no 4-4-2 só tem uma vaga
      Se jogar no 4-3-3 tem duas vagas

  • base do flamengo ja foi melhor. o problema e o cara e desabrochar o bom futebol quando vai pro profissional…. mas eu acho assim.. jorge no primeiro momento não rendeu.. mas depois jogou e joga muito.. o treinador tem que botar a rapaziada pra jogar e da respaldo !!

  • Time pro carioqueta.
    Thiago, Rodinei, Leo Duarte, Donatti, Trauco, Ronaldo, Cuellar, Paquetá, Matheus Sávio, Tiago Santos e Vizeu.
    PQP pode entregar a taça apesar dos fracos rodinei e cuellar e da taratruga Donati esse time ainda é melhor que o titular.

    • Esqueceu do maior jogador deste seculo, Marcio Araujo!

      • esse ai não conta

    • Tartaruga que foi melhor zagueiro da Liberdadores.. Deve ser O Leonardo, Miquelângelo, Rafael e o Donatello

      • kkk. Tipo o Marcos Gonzales melhor zagueiro das Américas.

        • Cara, nem tanto. Ele era bom em La U. Mas Donatti tem técnica. Tu esparava quem? Ivan Córdoba? O único zagueiro que acompanhava Ronaldo na corrida nos tempos de Inter de Milão

        • kkkk Rapaz zagueior fazer gols é bonus, mas dizer que o fato dele ser lento é justificativa pro Cara mofar no Banco aí é brincadeira.

          • Tipo atacante que volta pra marcar é bônus, mas no Flamengo isso é o principal.

        • O Gozales era bom tbm.

          • Não era não..O cara era pessimo. Parecia que tinha uma cintura de gesso e só batia torto na bola..

    • Rodinei e Cuéllar fraco! Donatti tartaruga! Melhor zagueiro da libertadores! rafa, opina menos, pois vc fala pela emoção.

  • Concordo em gênero, número e grau. Dinheiro de contratação para titular incontestável e base pra compor elenco. Pra deixar no banco. Por vários motivos: primeiro que a base aceita amargar o banco. Não é que nem essas contratações que voce faz, que o cara não corresponde e ainda fica insatisfeito com o banco; Segundo que você não gasta dinheiro; Terceiro que a base tem no mínimo o mesmo nivel técnico de alguem contratado pra compor elenco; Quarto que valoriza a base. Quinto que se alguém da base corr esponder a altura, pega posição titular e nos dá boa margem de licro em a possível venda. So vejo vantagens. Essa é a estrategia do milan desde 2011 e estamos vendo dar frutos agora. Eles conquistaram o primeiro campeonato em 5 anos, sendo que com um time composto basicamente de italianos da base. Os estrangeiros são compostos apenas de jogadores incontestáveis. Porém esse é um projeto que demora vários anos para se colher frutos e o flamengo vai começar a se utilizar disso agora.

  • pra mim é simples, se desfaz dos perebas e com salario alto demais pra pouco rendimento. Escolhe a dedo os melhores da base para subir, e contrata alguns poucos para serem titulares mesmo que pagando salários altissimos pois qualidade tem preço. eu acredito que eles estão fazendo isso, por isso apoio o EBM menos na manutenção do massaraujo pois mesmo sendo importante ele está ficando velho e tirando lugar de uma joia nossa que é o ronaldo.

  • Não era para trazer L. Damião e utilizar mais Vizeu, Thiago Santos, Paquetá e Matheus Sávio! Mas esse burro Zé preferia, Gabriel, Cirino, Damião e Alan Preguiça com uma vontade de jabuti em campo jogando!

    • Evandro, a vinda de mais um centroavante na época se justificou pela possível transferência do Guerrero na janela do meio do ano, e as convocações dele e do Vizeu. O problema é quem veio, um caneludo caro que teve alguma sorte no começo da carreira.

      Mas os meninos precisam jogar, isto é fato! Tomara que a torcida e a comissão técnica tenham a devida paciência. SRN.

    • Damião veio pra ser opção, sem contar que o Flamengo poderia vender o Guerrero, e ainda o Vizeu pra seleção, quem seria o atacante?
      Outra situação que o Bandeira já falou que o contrato do Damião era pra ele poder jogar o brasileiro e toda a libertadores, que até o momento de sua contratação era até meados de julho.
      pensando assim a diretoria não fez bobagem, e ainda conta com a possibilidade de se desfazer do cirino em troca do damião em definitivo, concluindo o contrato com o Furacão e com Doyen Sports detentora de parte dos direito de ambos atletas!

      Outra situação que muitas que não acompanham o futebol no fla ficam falando; o Paquetá vinha realizando trabalho de fortalecimento muscular assim como o Ronaldo, Thiago Santos (estava se recuperando da lesão que o afastou por alguns meses) e Matheus, sem contar que eles estavam se preparando pra serem convocados pra seleção sub-20, por isso muito zelo pelos garotos, que vão começar com tudo no sul americano em janeiro. Não é a toa que três estão na lista para o sul americano.

      Agora se depois dessa competição e com a chegada do carioca eles não jogarem aí sim pode chover criticas!

      • Sei disso, mas jogando e se fortalecendo, era possível usá-los em pelo menos 1 tempo ou 30 minutos de jogo, Vizeu e Léo estavam prontos e na ausências de Guerrero e Vizeu, fazia um 4-4-2 com Everton e Cirino, Damião não vem rendendo nada, porque eu não sei, talvez seja o esquema do ZR que diminui em quase 0 o apoio dos laterais.

      • Se o Vizeu fosse titular absoluto do Flamengo ele não seria convocado pra seleção sub20…

      • Para que ficar com o Damião em definitivo???
        Esse rapaz esqueceu como se pratica futebol.

        • leu o que eu comentei?

    • Dispensava
      Gabriel abri espaço Paqueta
      Cirino abri espaço Thiago Santos
      Adryan abri espaço Matheus Sávio

  • O Flamengo promete usar mais a base ano que vem. Ótimo.

    Mas eu desconfio que não vai ser do jeito ideal, e sim usando os garotos pra taparem buracos em campeonatos sem expressão como o carioqueta e a primeira liga, enquanto os medalhões disputam o brasileiro e a libertadores. Aí não vai adiantar nada.

  • Vizeu é vesgo.

    • É vesgo mesmo.

  • A base é mais barata, dá retorno financeiro e é melhor que muitos perebas do time principal.

    • Samir ainda devia ficar mais 1 ano, mas preferiram vender precocemente!

      • Samir está voando na Udinese, até de lateral atuou.

        • O Samir pesa 01 tonelada. Imagino como deve estar se saindo bem jogando de lateral na Udinese.

          • essa é tua análise…lá na Udinese está mandando bem, sem contar que se recuperou da lesão que o afastou por quase todo ano de 2015, ano este que tu comenta e corneta ele como se ele tivesse atuado o ano inteiro… ele no Brasileiro entrou em 18 partidas, sendo que em algumas entrou no decorrer, no carioca entrou em 12 e na copa do Brasil entrou em 3…

            • Realmente ele não atuou o ano inteiro, senão o desastre seria maior. Nas partidas em que ele jogou voce gostou do desempenho dele?

      • o escorregão?

        • Mais um que não entende de futebol.

          • Realmente o Samir quando não estava escorregando, fazendo penalty, gol contra, marcando errado a subida do atacante adversário e outras lambanças….realmente era um ótimo zagueiro.

  • Ótimo texto por isso eu disse renovar com Márcio Caramujo e tão abismado quanto se renovasse com Chiquinho, não precisamos desses jogadores pra compor elenco se não base não tiver alguém pelo menos com a mesma ruindade podemos fechar a base e economizar esse dinheiro, temos que pensar que jogadores de compor elenco não pode barrar barrar evolução da base e forma alguma!

    • chiquinho não fica

      • Sim ainda bem só quis comparar que o sentimento seria o mesmo que tenho do caramujo ficando impedindo e valorizar o Cuellar e ocupando vaga da base o Ronaldo!

Comentários não são permitidos.