Por um Guerrero ‘brocador’ em 2017

Qual seria o seu pedido para 2017? Bom, eu como rubro-negro fanático, quero ver o Flamengo voando na próxima temporada, com mais vitórias, e consequentemente mais gols.

Com o espírito natalino presente, vou bancar o bom menino, e dessa vez, eu deixarei de lado o tradicional cunho crítico, e ranzinza, desta coluna para trazer bons fluídos ao homem que teoricamente carrega a responsabilidade de balançar as redes no Flamengo.

É inegável como Paolo Guerrero se esforçou, teve a sua temporada mais artilheira desde que chegou ao Brasil, mesmo sendo pouco para o absurdo salário que recebe do Flamengo, mas, nesse caso, a culpa não é sua, e sim de quem paga.

A qualidade do Guerrero é clara, e ficou evidente durante a última temporada, mas infelizmente centroavante não sobrevive apenas de pivôs, matadas no peito, toques para o lado, e dribles curtos, nosso camisa 9 precisa aumentar ainda mais a quantidade de gols.

Não precisa ter classe refinada, nem ter plástica rebuscada, pode ser de bico, aos trancos e barrancos, de canela, de qualquer jeito, afinal de contas: ‘não existe gol feio, feio é não fazer gols’ como diria o poeta, e notável artilheiro, Dadá Maravilha.

A pré-temporada pode servir para aprimorar, e aperfeiçoar o faro de gols do peruano, com trabalhos intensivos de finalização, assim como posicionamento dentro da grande área. Veja bem, não estou querendo ensinar padre a rezar missa, mas é que a missa tá dando sono.

Se Guerrero tivesse um terço do cheiro de gol que tem o nosso saudoso Hernane, o Brocador, o craque do Peru seria um dos maiores centroavantes do futebol mundial, aliando a sua técnica ao verdadeiro espírito de um centroavante, juntaria a fome com a vontade de comer.

Enfim, voltando para o mundo real, e trabalhando com o que temos em mãos, não tem como abrir mão do Guerrero no momento, além do alto investimento que foi feito para contar com o seus serviços, ainda acredito, por incrível o que pareça, que ele pode ser decisivo.

Certamente terá um papel importante na campanha da Libertadores 2017,  Paolo é um atacante internacionalmente conhecido, e na América do Sul é mitificado em muitos países, ele terá o seu peso, impondo respeito aos adversários.

O clima tem que ser esse, por mais que não concordemos com uma coisa ali ou outra aqui, nesse time do Flamengo, nós como torcedores temos que acreditar. E nesse momento o apoio é imprescindível para que o clima no Ninho do Urubu seja o melhor possível.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter: twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Veja também

  • meu DEUS!!!!!!! hernane e horrivel, aquele ano mostrou o tanto de sorte que ele tem, foi como o dimba artilheiro do brasileirão, josue e outros ai.

  • Tem que trazer o Brocador de volta para disputar a reserva com o Vizeu, o bom mesmo era o ataque com Brocador e Guerrero, esse como um ponta de lança.

  • E mais uma coisa, pow galera vocês não sabem nem o nome do cara. É Guerr-e-ro. Não Guerre-i-ro. Não é por mal não, mas até numa imagem com o time para 2017 colocaram Guerre-i-ro na escalação. Aí não né.

  • E lá vem o Vyni x Guerreiro…. Já esta chato isso.

  • Não consigo entender de onde surgiu essa rejeição a centroavantes goleadores, conhecidos como “caneludos”, e defender um jogador intitulado como craque, exaltando as suas matadas no peito e pivô de dar inveja ao LeBron James, mas que fazer gol é um mero detalhe. Um jogador de gols importantes dizem, mas que perde gols importantesImagina num mata-mata o cara me perder um gol dentro da pequena e os fanboys dizerem que “a bola não chegou”. A muito tempo não passamos um perrengue com um centroavante no ataque. Hernane, Alecsandro, Vagner Love (1ª passagem) e até o Deivid que vivia perdendo gols, faziam muitos também. Mas de repente surge uma necessidade de ter um jogador de renome, que precisa de um outro centroavante, bons pontas, bons meias, goleiro, zagueiros, volantes e laterais, bom gramado, no esquema x-y-z, bola no pé, dia ensolarado, apoio da torcida, confiança, fé e os karalho a 4 pra poder jogar bem e não ter mais desculpas. Me desculpem, mas pagar 900 mil de salário pro cara só render com tudo perfeitamente arrumado pra ele, enquanto os próprios “caneludos” por muito menos cumprem o que são exigidos a eles, é um despedício enorme de tempo e dinheiro. O pior é que nenhum técnico tem peito para ao menos colocá-lo no banco quando está numa draga. Com o ZR não seria diferente, mesmo com sua estranha atitude de barrar os gringos.

    Guerrero não é um mal jogador, mas foi uma contratação errada. Contrataram-no para ser a nossa principal referência de gols , mas não é de sua competência essa função. Nunca vi um centroavante tremer tanto de frente para o goleiro e debaixo das traves. Precisa de três chances claras de gol para converter uma. Não se antecipa aos zagueiros e está sempre mal posicionado na área. Ele pode contribuir com outros quesitos além dos gols, mas deixa uma lacuna enorme na posição que ocupa. Aos oportunistas, o fato de criticá-lo não significa que eu prefira o Damião. Inclusive esse último além de ter jogado alguma coisa apenas em sua passagem pelo Inter, é muito, mas muito pior que o peruano. Além de ser tão ruim quanto no quesito de fazer gols, é totalmente desprovido de habilidade no domínio de bola e no pivô, habilidades essas em que o nosso “craque” é especialista. Se não querem um “caneludo” que bote a bola no fundo das redes (também não é minha preferência), que peçam um jogador que saiba jogar com a bola nos pés como Guerrero, mas que seja goleador.

    • Umidade relativa do ar agradável, sensação térmica em torno de 31° C, mulher no estádio, algum cavalo da coleção também, dois pontas do signo de Áries, que gostem de cinema russo e pratiquem crossfit 3x na semana, que entreguem bolas redondas numa velocidade em torno de 2 m/s, rasteiras:

      PRONTO! E assim nasce o Lewandowski Peruano, 5 gols por tempo de jogo!

  • ?Sonho meu?…?

  • O Guerrero não é atacante de muitos gols, é jogador de fazer gols importantes, de ajudar o time, ele faz pivô muito bem, tem bom passe.
    Mas teria que ter um goleador ao seu lado, poderia jogar com Vizeu, ou sonhando alto imagina a dupla Guerrero e Robinho.

    • “O Guerrero não é atacante de muitos gols, é jogador de fazer gols importantes, de ajudar o time, ele faz pivô muito bem, tem bom passe”.
      E tem uma matada no peito… (só faltou isso).

      “Mas teria que ter um goleador ao seu lado, poderia jogar com Vizeu, ou sonhando alto imagina a dupla Guerrero e Robinho”.
      Não dá pra pagar 900k pra um cara que precisa de tantas condições pra jogar bem.

  • Guerrero é o melhor no momento!! Outra sobre comentários…
    Creio que o Brocador não queria ficar na reserva…mas melhor que o Damião tenho certeza que ele é!!

  • Tem que ter mais um atacante junto com ele. O dia que o Damião entrou e jogou com ele, o Guerrero mesmo disse que se sentiu “livre” e que gostou de jogar assim, tendo com que dividir o trabalho. Então é isso: arma o time com o Vizeu ou o Damião junto com ele no ataque. Simples assim.

    • Não concordo muito com isso Victor.

      Vale a pena montar um time pra ele? Jogar em função, da maneira que “ele se sente bem” ?

      E a capacidade do jogador de se adaptar, de buscar melhores espaços? Ele tem que render nesse esquema mesmo. Não o vejo como astro incontestável, em que a prioridade seja seu rendimento próprio, saca?

      • Concordo, Ruan. Mas é preciso ter ousadia e várias o esquema, as vezes. Até para surpreender o adversário.

        • Com certeza. Contra a chapecoense foi um bom jogo, depois ZR nunca mais usou, só no desespero.

          Estamos de olho, esse ano ele tera uma pré temporada, tempo pra oferecer variações.

          • Aquele tempo com Diego, Mancuello, Guerrero e Damião, o Fla chegou até a jogar bonito, e estranhamente esse esquema nunca mais foi repetido, nem em situações eventuais de jogo… uma pena. Na minha opinião, aqueles foram os melhores 45 min do time na temporada, junto com o 1° tempo contra o Figueira na Sulamericana…

          • Pra mim foi o jogo contra o Figueirense no Pacaembu.

            Cuellar substituiu Márcio suspenso, Arão infiltrava bastante, fez o gol em lançamento excelente do Vaz.

  • Grande Vinny hoje fizeste um gol com a categoria de Careca, Romário, Ronaldo e Adriano.
    Na Coluna de Vinny vemos a diferença entre um craque e o bom jogador e jogador grosso.
    Adriano, Ronaldo e Romário tinham mais técnica que Guerrero e tinham o faro de gol de Hernane. Mas ser assim no futebol MODERNO é um atentado violento, jogo é coletivo, atacante não precisa viver de gols, precisa ajudar o time. É amiguinhos o Brasil devia ser vanguarda, mas quer imitar a Europa. O futebol atualmente é ditado pela obediência tática e imposição física. Isso justifica porque o Kashima jogou de igual para igual com o Real Madrid. Infelizmente técnica individual é algo secundário, pela minha tristeza o importante é fechar o corredor e cumprir a função tática. Márcio Araújo que o diga.

    • Valeu amigo!
      Abraço!

  • Perfeito, não trocaria nada!

    “Não é ensinar padre rezar a missa, mas…”

    Pô**a! Bola cruzando a área, se joga na menina, perde o gol mas para lá na rede embolado, se choca com a trave. Perdeu a bola, ajuda ate o time se recompor, sem reclamar falta, sem amarelos bobos.

    Nós não exigimos além do que ele pode oferecer. A cobrança é justamente pela qualidade que tem. Ele faz o mais difícil, e o simples (E MUITO MAIS IMPORTANTE E EFICIENTE), ele perde, bate cabeça, se enrola.

    Sao dois anos de retrospecto muito semelhante. Teve maior quantidade de gols? Ok, correto. Vamos analisar o contexto? Melhor campanha dos pontos corridos, time organizado (até demais) a maior parte do tempo, um bom meio campo, bola totalmente em função dele, 3 oportunidades pra fazer uma.

    Entendo os que acreditam e gostam do cara no Flamengo. Mas eu, com oportunidade de troca, não pensaria uma vez. Uma redução de salario não é praticável, mas valendo uns 500k/mês estaria show!

    Ele não se importa com o número de gols por ano. Isso e um fato. Se eu fosse centro avante de um clube como o Flamengo, com a torcida que tem, primeira coisa que eu ia fazer seria abrir o contato do Zé Ricardo no whattsApp, e mandar:

    “Ow seu Zé Panela, blz? E o seguinte, me ajuda aí. Preciso meter gol. Tá difícil e tal.. os pênaltis ali vou assumir, firmeza chefia? Me ajuda a te ajudar. Com confiança as coisas fluem. Abraço, quando aparecer lá em Lima deixo você escolher um cavalo meu e colocar o nome de MÁRCIO ARAÚJO, já que tu gosta tanto.”

    • Valeu Ruan!
      Abraço!

  • Vinny foi bem ?

    • Valeu Martins!

  • Cara guerrero não é um brocador e nunca vai ser. E isso não é ruim, jogadores como o hernane, como o fred que “só” fazem gols são considerados limitados no futebol moderno. O guerrero quando chegou no fla era o melhor atacante do brasil, mas o flamengo não sabe aproveitar o talento dele justamente porque ainda temos esse pensamento atrasado de que centroavante tem ficar dentro da area e fazer gol. No corinthians o cara saia da area, se movimentava, abria as jogadas pra os homens de meio chegarem até cruzamento ele fazia. No flamengo ele joga enfiado no meio dos zagueiros e só. É claro que ele não vai funcionar desse jeito. Aqui ainda tem essa historia de que 1 volante tem que ser ruim tecnicamente e centroavante tem que ser caneleiro e fazer gol como era o brocador (com todo respeito ao brocador mas é a verdade). Ta na hora do flamengo se livrar dessas coisas.

    • Futebol moderno é uma merda amigo! Na equipe de Zico, Andrade, Adílio, Junior e Leandro tinha uma Nunes “Brocador”. Como diria Marcão Beton o que faz ganhar no futebol é bola na casinha. Matada, toque de lado, são plasticamente bonitos, mas o gol é o Grande momento do futebol.

      • Pode ser uma merda mas é a realidade que vivemos. A época de zico ja foi o futebol evoluiu dos anos oitenta e noventa pra ca e a gente tem que evoluir tambem.

        • Evoluiu? Evolução implica em melhora, no meu ver ele só melhorou fisica e taticamente, tecnicamente ele regrediu e muito. Hoje temos jogadores menos técnicos. Quantos exímios batedores de falta? Jogadores que decidem em jpgada individual? Evoluiu sim para se tornar a grande bosta que é hoje, dentro e fora de campo.

          • Eu quis dizer no sentido de mudar. O futebol mudou. O futebol de 2016 é diferente da decada de 80, 90 ou até mesmo de dez anos atrás. E esse futebol de 2016 não cabe mais atacantes que só fazem gols (como o brocador) mas que são ruins tecnicamente . E sinceramente eu acho que essa é sim uma boa mudança. E cara o futebol de hoje é ruim aqui no Brasil, em outros lugares ele mudou pra melhor sim, vide a europa.

          • Não cabe? Nessa sua evolução o que faz uma equipe sair de campo com vitórias?
            No meu tempo era gol, hoje mudou? Está mais evoluído? Bola na casinha amigo, se o cara guardar, dane-se o futebol moderno. R. Oliveira com seus 900 anos volta pra marcar e faz muitas funções táticas né? Grande abraço evoluído!

    • Desculpe mas nao da pra comparar fred com brocador. Pelo amor de deus. Um eh bonde com um ano atipico o outro um artilheiro nato.

  • Quando um atacante fica isolado na frente (e consequentemente bem marcado), ele não tem outra solução a não ser sair da área e buscar mais jogo, fazendo o futebol do Guerrero aparecer mais como pivô. Por isso, acredito que se os atacantes de lado forem mais decisivos, obrigará o sistema defensivo do adversário a dar menos atenção a eles e consequentemente, facilitar a vida do Guerrero, possibilitando-o a jogar mais na área e fazer mais gols, assim como ele se encaixou melhor em um 4-4-2… &;-D

    • Mas não é vc que defende a permanência de Gabriel, Fernandinho e cia?

      • Essa eu sei, deixa que eu respondo:

        Sim, é ele mesmo.

        • Kkk

      • Ele falando assim parece que até que entende de futebol kkkkkk

      • Acredito sim, em um processo de renovação contínua, com a contratação de jogadores pontuais de bom nível (“classe B”) para compor o time. ENQUANTO eles não chegam, os jogadores atuais DEVEM permanecer… &;-D

        • Mas pra haver renovação os perbas devem sair né?

          • Que nada! Os perebas ficam e os craques é que saem… &;-D

          • Kkkk Ta serto.

          • Pelas barbas do profeta…

  • Pronto! Agora vão fazer várias Colunas Tentando Dizer a Mesma coisa “Guerrero vai Jogar Muito ano que vem”.

  • Preferia que o Mengão pagasse 6 milhões € pelo Giovani dos Santos, mexicano 27 anos joga Fácil de meia ou de ponta, atualmente está nos EUA, seria a contratação do ano de 2017, e ainda nem precisava vir o D. Conca, trazia um outro atacante, o D. Tardelli está sem clube, Willian Bigode do cruzeiro ta de reserva, e o Marinho ta de C. Doce. Bora Mengão, vamo com Tudo em 2017. Selefla.

    • Concordo com vc amigo, o cara joga muitoooo.
      Canhoto, habilidoso, sabe jogar como meia clássico e ponta direita, seria uma dupla perfeita com Diego.

      Detalhe Giovani dos Santos é Mexicano/Brasileiro.

      • Dessa eu não sabia, mas sei que seria um sonho não tão distante pra 2017, basta esquecer esses caras que jogam uma temporada razoável e se acham craques, e olhar mais para o mercado. #G.dosSantosnoMengão

Comentários não são permitidos.