Uma barca desviada pra Chapecó

Compartilhe com os amigos

A tragédia envolvendo o voo da equipe da Chapecoense mudou a agenda desportiva e midiática nacional subitamente. Como deveria ser, a perplexidade se alastrou e, felizmente, muitas iniciativas solidárias já foram tomadas. Nesses momentos conhecemos o lado mais frágil e mais solidário do ser humano.

Uma das muitas ajudas difundidas entre clubes foi o empréstimo de jogadores para a reconstrução do elenco de Chapecó, passado este momento de comoção e de prestação de condolências às famílias e às vítimas. Cá entre nós, ninguém realmente fez listas de possíveis jogadores disponíveis, pensando antes no fim do que no meio. Vamos fazê-lo, mas como?

Pensando um pouco mais no papel do Flamengo neste empréstimo em massa, imaginei quais jogadores disponibilizaríamos para os catarinenses. E logo me questionei: seria possível emprestar algum jogador que tenha importância para o elenco? A resposta é provavelmente negativa.

A verdade é que os futuros jogadores da Chapecoense seriam exatamente os que integrariam as barcas dos clubes brasileiros. Podem apostar por aí que a lista rubro-negra envolveria Lucas Mugni, Nixon, Paulinho, Luiz Antônio e outros jogadores sem perspectivas na Gávea. Ou alguém acredita que um titular seria disponibilizado? Ou um reserva de frequente utilização?

E, mais adiante, temo ainda que a maldade presente em muitos busque se aproveitar dessa grande vitrine para expor seus jogadores encostados. Por mais que eu espere sempre a bondade humana, há sempre certos cartolas de alta vaidade que não se sensibilizam tão facilmente.

Portanto, meus amigos, peço muita ponderação na hora de efetuar toda essa ajuda prometida à Chapecoense. Ressalto que ela é fundamental, mas deve ser muito bem formulada. Poderíamos oferecer jogadores de bom nível de competitividade, como Canteros, Léo Duarte e Adryan. Ou ainda renovar o contrato de Sheik por mais um ano e emprestá-lo por esse período. Oportunidades não faltam, desde que o respeito seja mantido.

Antes de mais nada, vamos fechar com carinho o grande momento de dor vivido, respeitosamente enterrando os corpos. Por menos egoísmo, pelo bem do futebol brasileiro e pelo bem aos envolvidos com a Chapecoense, passado esse difícil processo, precisamos mais do  que nunca de boas atitudes. E boas atitudes de verdade.

#ForçaChape

Rodrigo Coli

rodrigo.coli@colunadoflamengo.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cara, que post mais sem pé nem cabeça. Emprestar jogadores para a Chape sendo que o Flamengo continuará pagando o salário dos jogadores? Ow Rodrigo, meu filho, vc acha que dinheiro dá em árvore? Renovar com o Sheik por mais 1 ano, digamos com um salário de 150 a 200 mil por mês, isso daria entre 2 milhões a 2 milhões e meio de reais por ano. Vc deve estar variando…deve estar com chicungunha, esquizofrenia ou algo do tipo, não é possível!!!

    • Defendo o empréstimo dos jogadores, mas que banquem os salários! A gente faz assim! Eles perderam os jogadores, mas as fontes pagadoras, patrocinadores e financiadores que bancam o clube ainda permanecem, com todo o respeito a Chapecoense, agora se algum clube vai emprestar assim, com custo zero, eu não sei.

  • Prezado rodrigo, não entendi seu post. Li e reli. Qual a sua sugestão? Disponibilizar muralha e diego? Qual o problema em ceder jogadores que não seriam utilizados no elenco? Explica ai.

  • Emprestaria o PV que quer ir embora, Douglas Bagio, Nixo, Canteros, Muralha e dava o MA se eles quiserem.

  • Manda o Mugni, Adrian e Canteros, seria ótimo pra eles.

  • Particularmente, acho que não adianta acreditar que o Flamengo vai entregar um Diego Ribas para jogar na Chape de graça. Para isso, seria necessário um esforço coletivo para pagar um jogador bom, e não só de apenas um clube. Eu acho que deveríamos pensar em jogadores jovens e promissores que não devem ser utilizados pelo Fla. Luiz Antônio, Nixon, Matheus Sávio ou até o Adryan, se continuarem sem utilizá-lo no time principal. Lembrando que Riquelme e Ronaldinho já se ofereceram para jogar de graça pela Chape e, apesar de estarem velhos, são ótimos jogadores para ser gratuito.

    • Dá pra montar a seleçao de 2006 com Kaká, Ronaldinho e Adriano kkk

      • Daria para esses em conjunto com Luis Fabiano, Elano e Lúcio ajudar a formar um time ganhando um salário simbólico. Todos já estão bem financeiramente, e essa provavelmente seria uma das atitude mais nobre de suas vidas, inclusive para o Adriano seria uma excelente chance de voltar ao mundo do futebol (se é que ainda quer). Poderia ser algo parecido com o que aconteceu com o NOB na libertadores em 2014.

      • Não achei graça nenhuma animal. Se não tem o que dizer, fique calado!!

  • Vocês tem que ter noção de que pagaremos os salários dos jogadores emprestados, entao nao podemos emprestar um time inteiro, senao quebrariamos o Flamengo.

    Essa ajuda tem que ser feita da seguinte forma:

    Ver quantos clubes estao dispostos a emprestar a custo zero…
    Provavelmente os 12 grandes, Bahia Coritiba, e Atletico Paranaense.

    Um time precisa de uns 30 jogadores…

    Cada time empresta 2 com todos salarios pagos.

    Tem que ser um esforço mútuo, para não pesar somente sobre um time.

    Senao o Flamengo gasta uma fortuna com uns 10 jogadores e os outros emprestam um ou dois.
    :/

    Outro detalhe, contratar sheik pra jogar la é viagem… O cara nao ta jogando nada e seria caro demais.

    Tem que separar a lista e dizer que eles podem escolher dois ou três.

    Acho que Canteros seria ótimo, mas tem contrato até o meio do ano com o velez.

    Jonas seria uma boa tambem, mas acho maldade com o jogador tira-lo de um clube europeu em que ele esta indo bem. Nossa ajuda tem que ser dada com o consentimento dos atletas e sem interferir em seus planejamentos de carreira.

    Emprestaria o lateral direito Léo, Adryan, e Nixon. Todos jogadores com nivel para integrarem nosso atual elenco.

    PS: Ajudar com 3 jogadores em 3 temporadas é melhor que ajudar com 9 jogadores em uma mesma temporada…
    Espero que o Flamengo seja parceito da chape por pelo menos 3 anos.

    #ForçaChape

    SRN

    • Renan, tem outro post que disse que o Jonas vai ser dispensado e vai voltar. Vc está acompanhando o Jonas? Ele está bem? Não vejo o futebol ucraniano..

      • Cara, ele ta no futebol da Croacia.

        Joga pelo Dinamo de Zagreb e está indo bem sim… Ta jogando na champions de titular.

        Acredito que os Croatas irão compra-lo no fim desse ano.

        Acho que se o cara ta bem la fora, nao deveriamos atrapalhar a carreira dele tentando ajudar a chape.

        Jogador de futebol tem que agarrar as chances que tem… Se deixar essa chance passar, talvez ele nunca mais vá pra europa.

  • Negociamos os que rendam uma boa grana como:
    Jonas- a boatos aue o clube da croacia compra ralo em definitivo.
    Luiz Antônio- tem mercado pra atuar em algum clube da seria A.
    Canteros- o que mais tem mercado com certeza ira render boa grana ao fla.
    Nixon- empresta a chape, vejo futebol nele so precisa de confiança.
    Paulinho- vende tem muito problema extra campo, talvez o bahia aceite pra tentar fazer dupla com brocador.
    Rodolfo- empresta pra chape
    Recife- chape
    Dumas- chape
    Rafinha- chape
    Adryan- negocia tem muito mercado
    Os que eu nao citei ficam no elenco

    • recife dumas rafinha… Chape nao precisa de mais problemas, cara.

      Outra coisa, rodolfo ta acabando contrato no inicio do ano.

      Tem que emprestar jogador bom…
      Eu emprestaria o lateral Léo, Adryan e Nixon.

      • Dumas e novo e acabou de subir da base eu emprestaria ele.
        Adryan ru venderia pra fora pois tem mercado

        • Rodrigo, adryan tem mercado sim… Mas vender em baixa é vender mal, nao acha?

          O cara nao jogou esse ano.

          Eu prestaria ele por dois motivos, ajudaria a chape e daria visibilidade.

          Na futura venda eu daria 10% pra chape por botar o garoto na vitrine.

  • Se vai deixar o Cuellar no banco pro Caramujo, oferece o jogador… Chape tá na Libertadores ano que vem é uma ótima oportunidade….
    O mesmo valo pro Mancuello, se é pra sub utilizar ele aqui melhor mandar ele pra um lugar que ele pode se destacar muito

  • Só eu percebo que Rafael Mengao e Andy Muller só aparecem na hora de criticar? Acho que eles só vao aparecer de novo aqui na coluna quando o flamengo perder a primeira partida em 2017

  • Parabéns, Rodrigo!

  • Desculpe a objetividade. Mas o texto e perfeito.

  • Bom. Desculpe a objetividade, mas tem que perguntar a todos esse jogadores se ele querem ir né?

  • Texto muito legal Rodrigo. …concordo com os nomes que você colocou…acrescentaria o nome de Luiz Antônio e Nixon…fora que não minha opinião seria uma HONRA para esses atletas defenderem as cores da chapecoence..

  • Pv Luiz Antônio Cuéllar adyian e Nixon são bons jogadores e ajudaria a chape

    • O lateral direito Leo tbm… Titular do CAP, volta no fim do ano de emprestimo.

      Só nao acho certoo Flamengo emprestar 5 e os outros prestarem 1… Essa campanha tem que ser dividida igualmente por todos grandes

  • Se falar em mandar os refugos, falam que é desrespeito com a Chape, mas se falar em mandar Cuellar, Thiago Santos e tal dizem que a diretoria gosta de jogador ruim. Aí é complicado

    • Eu ate concordaria se nao estivessemos repletos de porcarias. mas temos um bando e o que vamos emprestar e o que a gente pode.ja ouviu aquela frase se voce nao pode ajudar muito contribua com o pouco.Nao vamos emprestar as porcarias pra eles mas so podemos contribuir com o que podemos.Luis antonio e os que vamos emprestar sao melhores que Caramujo Cirilo e Gabriel

    • Perfeito

  • Rodrigo coli, se vc não tem respeito pela chapecoense, respeite as pessoas que morreram no acidente foram verdadeiros heróis, ou vc quer que a chapecoense sofra outra catástrofe recebendo esses pernas de pau que vc pensou em mandar.
    reveja seus conceitos,!

  • E tanto time que vai se oferecer pra ajudar no mundo a fora que eles não vão nem saber quem escolher, infelizmente emprestar jogador gratuito pra Chapecó agora não é só solidariedade mais também marketing pra muitos clubes e vitrine aos seus jogadores, chapecoense agora é conhecida no mundo inteiro e vai ser falada no próximo ano. Quanto aos nossos jogadores temos Luiz António, Canteros, Nixon e Jonas que voltam de empréstimo e todos esses seriam titulares lá.

  • Descobriu o Brasil !!

  • É muito simples resolver essa questão: basta apresentar à Chapecoense uma lista com os nomes dos atletas que não serão aproveitados pelo Flamengo em 2017 e deixar que aquela equipe aponte os que a ela interessam. Simples assim!!!

  • Negociamos aqueles que tem mercado e emprestamos outros

  • Rodrigo, desculpe-me pela sinceridade, mas… QUANTA BESTEIRA!!!

    • Besteira? Tá na hora da torcida confiar na diretoria

      • Estamos confiando a anos e oq nos deram além de contas pagas? Somos torcedores e um time de futebol e não de um banco.

        • E nao foram contratados bons jogadores em 2016? Nao se formou um time competitivo? Saíram do óbvio e trouxeram um bom técnico da base, trouxeram Diego, se dizem que vao trazer as contrataçoes pontuais e abrir espaço pra base em 2017 eu acredito

  • Nossa que insensibilidade.Conselho filho largue de ser clubista.Texto Horrivel

  • O pessoal acha que os times vão emprestar 5 jogadores, são 19 times na série A se cada equipe emprestar 5, a chapecoense fica com 95 jogadores + os 11 que sobraram, 107 jogadores.

    Cada time vai emprestar 1, no máximo 2 jogadores. Não adianta fazer essa barca ai cheia

    • kkk verdade

    • O ideal é disponibilizar uma lista, para que eles possam escolher e montar um elenco a sua maneira de pensar.

      • o negócio é que o jogador tem que querer também. fica difícil apontar o dedo pro cara e falar “tu que vai”

        • Pois é.. tudo isso só evidência o quão difícil é gerir um clube.

  • Meu amigo,pensa bem,o que você achava de Marcelo, Cleber Santana?Até o Arthur Maia,que depois do Fla,passou por Vitória,Atlético PR.? Todos considerados refugos piores do que você citou. Com menos pressão jogadores podem recomeçar, qualquer que sejam,desejo boa sorte.Numa doação coloco roupas com pouco uso,limpas/lavadas/embaladas.,pra que a pessoa que precise possa usar imediato.O que quero dizer é que talves esse recomeço seja bom pra qualquer um que venha jogar,ainda mais com tudo que aconteceu. Fora perspectiva de jogar Libertadores, Ramon de Caranza,Recopa.

  • Muita ilusão qualquer pessoa imaginar que vai aproveitar do momento dificil da Chapecoense para empurrar jogadores bomba, primeiro porque a Chapecoense terá tanto jogador bom a disposição, todos os clubes brasileiros vão oferecer jogadores o que ja da para filtrar uns 4 de bom nivel, segundo que ex estrelas internacionais como Ronaldinho, Riquelme e Kaka ja se ofereceram para jogar de graça e com certeza a Chapecoense vai querer a presença desses jogadores mesmo sendo aposentados como Ronaldinho e Riquelme, alem de outros clubes internacionais ja falarem em ceder jogadores: Benfica ja disse que vai ceder, Libertad do Paraguai e varios clubes Argentinos. Então se alguem estiver preocupado pode ficar despreocupado.

    • Riquelme com a camisa do Chapecoense… juro que jamais imaginaria este cenário! Por outro lado, temos Loco Abreu no Bangu… &;-D

  • Acho justo emprestar, mas injustiça se bomba mandar. Aqueles que tenha um bom nível para manter a Chape na elite só fará meu flamengo mais gigante. Pois com certeza será lembrado por esse gesto.

  • Paulinho só iria trazer problemas para Chape e não é disso q ela precisa no momento! Precisa de jogadores comprometidos e que abracem o time nesse momento difícil!

    • Paulinho bêbado com uma perna é melhor q Gabriel, pelo menos demonstrava raça!

      • Paulinho deixou de ser esse jogador faz tempo.

        • Desde a copa do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Vc ta vivendo de passado, futebol do Paulinho acabo, hj até o Gabriel é melhor, hj so melhor que o Gabriel no levantamento de copo kkk

  • So não mandem Cirino e Gabriel, pois eles não merecem.

  • Exatamente, a chape já disse que se previnirá contra isso dando prioridade a base é os que ficaram,alguns irão querer fazer seu time B na chape,eu creio em um time forte da chape mas com jogadores vindo de times sul-americanos e europeus, que disponibilizaram seus jogadores se necessário e até titulares, como o time do Libertad e o Benfica.

  • Olha Rodrigo Coli, dos jogadores citados, se eu sou um dirigente, ficaria pra lá de satisfeito se viessem.
    Como aqui, muitos questionam a qualidade do Nixon, Adryan, Paulinho, Luiz Antônio…
    Eu não. Tá certo que o Luiz Antônio não é o Casemiro, mas ele é muito mais jogador que o Marcelo Matos do Basco, por exemplo; Nixon não é o Griezmann, mas é mais jogador que o Richarlyson do Flu; Paulinho não é o CR7, mas joga mais que o Neilton do botafogo; Adryan não é o Iniesta, mas joga bem mais que o Cleiton Xavier do campeão Palmeiras.

    Essas comparações não são suposições. São fatos. Acontece que eles não estão em grande fase ou tão sendo renegados por treinadores, mas a Chape chegou a final da Sulamerica com o Cléber Santana como camisa 10, aos 35 anos.

    Muitos questionam, como os fracos times sul-americanos vão muito mais longe que o Fla nas últimas campanhas da Liberta, mas não entendem, que jogadores são escalados por empresários, técnicos ao fazerem o 1×0 recuam o time pra poder manter o emprego, jogador em seu primeiro ano de profissional é queimado por treinadores e por aí vai.

    Se o Fla enviasse o Caramujo, Gabriel, Cirino, Sheik e Chiquinho pra Chapecó, aí eu acharia que estariam cometendo uma injustiça. Mas tem time muito mais fraco que a maioria que assim como nosso caro time, também vai pra Libertadores, esse time se chama Atlético-PR. Qual é o segredo deles? Pois é…

    SRN

    • Nixon não é melhor que o Richarlyson e o Adryan não é melhor que o CX, até Pq nem jogam na mesma posição,cleber Santana como muitos “velhos” se cuidou na sua carreira e por isso tinha preparo para fazer anos em alto nível ainda.

      Os clubes Não pensam nos empréstimos do jogadores para montar uma máquina na chapecoense, e jogar a libertadores que vc usou como parametro de qualidade,mas sim,para não levar o time a extinção e jogadores como os que vc citou, seria pensando mais em se livrar destes do que querer ajudar.

      • Os jogadores eram humildes e funcionavam em Chapecó, a diferença que rj as baladas que matam os jogadores saem de segunda a segunda por isso não jogam oq savem

      • Bem, já que a ideia é enviar titulares, já que servem ao time, então que cedamos o Márcio Araújo, o Gabriel, o PV e (se fosse nosso) o Fernandinho, afinal se são titulares no Fla, então são REFORÇOS!

        sobre a comparação entre os jogadores, não vou nem entrar em discussão quanto a posição e a qualidade, pois vc com a sua opinião e eu com a minha.

        Quando tiver navegando pela internet, faça o favor de visitar os fóruns de flu e palmeiras e veja a opinião da torcida sobre richarlyson e CX.

        SRN

        • Uns aqui acham o MA bom isso o faz melhor que o Wallace?Otávio?Rithely?

          • Deixa que eu respondo: não faz.

            Nem de perto

            Continuamos retrógrados anos luz em relação ao dinamismo que o futebol pede.

    • Concordo.Lembra do estabanado zagueiro Marcelo,que dava calafrio quando jogava no Fla? Era titular absoluto lá. Com menos pressão arrumou lugar.

    • Paulinho é melhor que o Neilton? Adryan melhor que o CX? tu forço demais cara e o Nixon, não esta jogando o futebol de alguns anos atrás

  • Flamengo deveria repassar esses jogadores formados na Gávea (Nixos, Cesar, Luiz Antonio, Rodolfo, Adryan…), já que o salário deles é menor em comparação aos contratados (Paulinho, Gabriel, Mugni, Cirino) e ao que tudo indica o Flamengo pagará o salários dos jogadores que estiverem no plantel da Chape 2017.
    Pra mim, já passou da hora de dispensar esses caras, mesmo que o Flamengo deixe de ganhar algumas migalhas em uma possível venda, ter esses jogadores no elenco (contratados que não jogam nada) só faz o clube perder tempo e dinheiro, tendo que repassar a outros clubes.

    • Sou contra o empréstimo.o do mugni pra qualquer lugar, pois cada vez que emprestar o contratado se alonga mais. Deixa esse pereba terminar o contrato sem jogar e dá um pé n o traseiro dele.

  • Renovar com sheik? O custo x benefício do sheik já é ridículo para atuar no Flamengo, quanto mais para emprestar para outro time,mesmo com essa situação trágica que todos os clubes devem ajudar. O ideal seria emprestar jogadores mais jovens como alguns citados, que além de ajudar na reconstrução da Chapecoense ganhariam experiência de jogo, pois como podemos ver infelizmente, o Flamengo só utiliza a base na fogueira.

  • Concordo Coli, se e pra ajudar tem que ser uma ajuda de qualidade, o Adryan, Canteros, Nixon, Leo duate, são bons nomes pra Chape. Nada de paulinho, mugni, Cirino, etc. Seria presente de grego.

    • Penso que deve ser feira uma lista dos disponíveis e a chape escolher o que lhe servir. Seria mais descente.

      • Boa..idéia.

  • Osso viu.
    Rodrigo isso não é ajudar, é se livrar!
    Menino escrevendo meninice.

Comentários não são permitidos.