Único invicto, José Neto vê Flamengo com “compromisso com a vitória”

Compartilhe com os amigos

Único invicto do NBB 9. Esse é o Flamengo da temporada 2016/2017. Com a derrota do Vitória na última terça-feira, o triunfo do Rubro-Negro carioca sobre a Liga Sorocabana por 81 a 74isolou o time carioca na liderança do principal torneio de basquete do Brasil. Mesmo com alguns jogadores retornando de lesão, como Ricardo Fischer, Lelê e Pedrinho Rava, o Fla vem vencendo suas partidas, em algumas, com uma maior diferença de pontuação do que dos primeiros compromissos.

Se na estreia contra Bauru foram três de vantagem, a vitória sobre a equipe de Sorocaba foi o terceiro jogo com pelo menos sete pontos de distância. Tetracampeão pelo Flamengo, José Neto já viu esse filme. O técnico relembrou seu início de trajetória no Rubro-Negro e fez um paralelo da atual sequência com a conquistada em 2013.

– Eu não gosto muito de falar do passado, mas na primeira temporada em que eu estava aqui a gente bateu o recorde de vitórias seguidas. Jogamos o primeiro turno inteiro, mas algumas do segundo sem perder. E quando a gente passa por essa situação, sabemos que é possível. Eu acho que o primeiro ponto que gente não perdeu ainda é porque respeitamos todos os adversários. Não que os outros não respeitem, mas a gente coloca o foco muito grande na próxima partida. O jogo mais importante para gente era contra Sorocaba. Agora, o jogo mais importante do campeonato é contra o Paulistano. Nessa medida, criamos uma mentalidade que todos os jogos são importantes, e temos um compromisso com a vitória. Não tem como estar no Flamengo e não ter compromisso com a vitória.

Além de vibrar com a vitória rubro-negra, o torcedor que esteve no Tijuca nesta quinta cantou o nome de outro time. Sensibilizados com o trágico acidente da Chapecoense, os flamenguistas levaram cartazes, vestiram camisas e entoaram músicas em homenagem ao Verdão do Oeste. Com uma rotina marcada por viagens, Neto revelou que o acontecimento abalou o elenco, mas exaltou a concentração dos jogadores atrás do triunfo

– Se eu te falar que não interfere…Tá interferindo desde que aconteceu. É uma coisa inevitável. Foi o que eu falei com eles, a gente se sensibiliza nem tanto pela proximidade das pessoas, porque a gente nem tinha tanta proximidade, mas a proximidade da situação é gigantesca. Vivemos dessa forma, estamos constantemente passando por essa situação. Então é impossível não se comover. À medida que as coisas vão acontecendo lá também, é inevitável não pensar nisso. Mas se há alguma coisa que tem que dar um mérito para essa equipe que temos é o profissionalismo. Nunca vamos colocar muleta em nada para justificar uma coisa que poderíamos ter feito melhor ou não. Mesmo na dificuldade, eles conseguiram colocar todo o foco na vitória, para sermos a única equipe invicta no campeonato.

Mesmo com mais um bom resultado no Novo Basquete Brasil e com a homenagem ao clube catarinense, a noite poderia ter muito fato importante. Com 9.991 pontos antes do duelo contra a equipe paulista, Marcelinho Machado poderia chegar aos 10 mil pontos com a camisa preta e vermelha. Em uma partida fora da curva de uma temporada com média de 25 pontos por jogo, o ala fez somente quatro e agora está a cinco pontos da marca.

– Em todos esses anos que eu venho trabalhando com o Marcelo, não só aqui no Flamengo mas também na seleção brasileira desde 2004, eu estou para ver um dia que ele esteja tenso. Acho que são marcas que se ele conseguiu, é porque ele é bastante focado no objetivo que o time tem, e o que acontece são consequências. Não foi porque ele estava tenso e fez quatro pontos. Acho que a defesa de Sorocaba dificultou muito. Agora estamos com o foco de que, além dele alcançar essa pontuação, a gente saia com a vitória – enfatizou Neto.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também