Vasco confirma que não joga final do Carioca contra o Fla: “Abrimos mão”

Compartilhe com os amigos

Apesar de o terceiro e decisivo jogo da final do Estadual de basquete do Rio estar marcado para às 21h desta terça-feira, no Tijuca Tênis Clube, o Vasco voltou a decretar: não vai entrar em quadra contra o Flamengo, por entender que o ginásio não garante segurança necessária para jogadores e comissão técnica. O presidente Eurico Miranda enviou uma carta pública à Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Fberj) apontando irregularidades para a realização da final e ainda critica a entidade por concordar em realizar a partida no local.

No documento, o presidente vascaíno enumera três motivos para que o duelo não aconteça. O primeiro é que a venda de ingressos seria indevida, uma vez que desde o último dia 3 de dezembro, o Vasco afirmou que não entraria na quadra do Tijuca, por questões de segurança. Eurico coloca a responsabilidade pela venda dos bilhetes nas mãos do presidente da Federação, Álvaro Lionides. O segundo argumento faz referência à nota da própria FBERJ, datada no dia 28 de outubro, afirmando que o Rubro-negro não teria atendido o Departamento Técnico da Federação indicando data e hora para o confronto. E que o dia indicado não foi escolhido em comum acordo com o Cruz-maltino.

Por fim, o presidente do Vasco lamenta que o Lionedes justificou que a partida poderia acontecer, uma vez que a briga entre torcedores do Flamengo, ocorrida na última quinta-feira, foi do lado de fora do ginásio, relutando que a segurança da partida estaria em risco de qualquer forma.

A nota também fala que “para que não se manchasse o título, a Federação deveria reunir os clubes e efetivasse uma forma equilibrada e segura para o desfecho do Campeonato”. E por fim, afirma que o Vasco “abre mão da partida final, tentando de forma alguma trazer a todos um pouco de exemplo para que a segurança dos jogos não fique apenas na parte burocráticas, mas que se providencie ações efetivas e sem dependência de terceiros para que o esporte no Brasil volte a ser que ocorreu quando dos Jogos Olímpicos de 2016”.

Finais do carioca de basquete

O primeiro jogo da série final melhor de três terminou com vitória rubro-negra por 89 a 87. A partida foi realizada na Gávea, com portões fechados para as torcidas. No segundo, que aconteceu em São Januário, mais uma vez sem a presença de torcedores por questões de segurança, o Vasco saiu vencedor por 104 a 98. Com isso, a série está empatada em 1 a 1.

+ Jogo 1: Sem torcida, Marcelinho faz barulho, Fla bate o Vasco e sai na frente na final
+ Jogo 2: Hélio incendeia clássico, leva Vasco à vitória contra Fla e força jogo 3 da final

A princípio, a partida desta terça seria disputada novamente com portões fechados, como punição pela briga entre os torcedores do Flamengo no primeiro turno. No entanto, o Rubro-Negro recorreu e conseguiu evitar que a pena valesse para o terceiro jogo da final. O julgamento no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do basquete aconteceu na terça-feira da semana passada, depois de o Flamengo ser punido com multa de R$10 mil e duas partidas com portões fechados.

Confira a carta do Vasco à fberj

Ao presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro
Sr. Alvaro L.F.Almeida

Sr. Presidente,

Ao que tudo indica, apesar de nossos ofícios lhe foram encaminhados, V.sa ainda não entendeu que não participaremos da final do Campeonato Estadual em local que não dê condições de segurança para nossos atletas e componentes de nosso “staff”.

O açodamento em finalizar a competição, trouxe inúmeras irregularidades que devem ser apontadas, no sentido de que se resguarde direito das partes, senão vejamos:

a) A venda de ingressos é por demais indevida pois V.sa sabia desde o dia 03 de novembro que não participaríamos do jogo de torcida única no Tijuca, por total falta de segurança. Assim a responsabilidade por tal fato é inteiramente sua.

b) A nota oficial 074/2016 suspende a decisão final da competição pois o CR Flamengo não teria atendido o Departamento Técnico indicando data e local para a partida final.

b.1) Considerando os Termos do item 2.3 das Normas do Campeonato em questão a data e local designados pela designação de nova data, não foram de comum acordo com a participação do CR Vasco da Gama, basta que se verifique a publicação de 31/10/2016 desta Federação e de pronto contestada pelo ofício de 03 de novembro.

C) Lamento mais ainda quando V.sa em seu ofício de 05 de dezembro, insere triste justificativa para o fato, dizendo que o evento entre as torcidas não teria ocorrido no interior do ginásio e sim nas imediações do mesmo. E daí Sr. Presidente? V.sa sente-se seguro em ir ao ginásio assim mesmo?

Entendo que havendo bom senso de todos e para que não se manchasse o Título do Estadual, esta Federação deveria ter reunido os clubes e efetivasse uma forma equilibrada e segura para o desfecho do Campeonato.

Assim, Sr. Presidente, apesar de todo investimento feito pelo CR Vasco da Gama, mais uma vez ratificamos que abrimos mão da partida final, tentando de forma alguma trazer a todos um pouco de exemplo para que a segurança dos jogos não fique apenas nas partes burocráticas, mas que se providencie ações efetivas e sem dependência de terceiro para que o esporte no Brasil volta a ser o que ocorreu quando dos Jogos Olímpicos de 2016.

Atenciosamente,

Eurico Miranda

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Eurico está levantando os vices mesmo. A derrota seria eminente e os caras correram da vergonha, aliás vergonha é ser vice da gama.

  • Isso…afunda mais, vai…. vai…Pra chegar ao Inferno vocês já tem tudo, incluindo o Satanás na proa dessa nau vagabunda.

  • Eita lixão da colina não se cansa de passar recibo.

  • Isto tudo é medo de ser VICE

  • Agora que o Flamengo está arrumando o time emplacando várias vitória seguidas, nosso fanfarrão mor aparece com essa desculpa….

    Arregão!!!!

    SRN

  • EU Eurico Miranda ,VENHO PER MEIO DESSAS MAL TRAÇADAS LINHAS COMUNICAR A QUEM FOR DE INTERESSE QUE O VASCO CAGA NA GRAMA , NÃO JOGARÁ A FINAL DE BASQUETE CONTRA O PODEROSO MENGÃO , EIS AÍ O MOTIVO ; PEIDAMOS!

    • KKKKKKKKKKKKKK vascagão

    • Velho peidao! Kkkkkkkk

  • Eurico é um exemplo de dirigente preocupado! Kkkkkkk mas acho que o Vasco vai aparecer pois ele não cumpre o que promete, caso contrário estaria na Sibéria ainda.

    • Kkkkkkkkk verdade

  • Ão ão ão, o Eurico é arregão…

  • Muito bem vices entao ao invés de chorar deem uma sugestao melhor

Comentários não são permitidos.