Voltas, renovações e contratações: Fla define estratégia e volta a planejar 2017

Passada uma semana da tragédia que matou 71 pessoas, a dor pelas perdas vai amenizando e o futebol brasileiro tenta voltar à rotina. É o caso do Flamengo, que, pressionado por títulos, volta a planejar a próxima temporada. Na agenda rubro-negra: volta de emprestados, renovações de contrato por fazer e negociações para reforçar o elenco.

Mesmo com a política de silêncio total da cúpula rubro-negra, o técnico Zé Ricardo deixou escapar que o departamento de futebol pretende ter menos jogadores e mais pratas da casa na próxima temporada. Para isso, os cariocas terão de lidar com nove jogadores que voltam de empréstimos já em janeiro, e poucos (senão nenhum) interessam. Os nomes mais conhecidos são Paulinho, Luiz Antonio, Rafinha e Léo.

“Nós já temos uma boa base montada, poucos atletas encerram seus contratos. Muito poucos dos que mais jogaram. Nossa intenção é a de contratar poucas peças e valorizar muito aqueles meninos formados na base, que têm grande talento, potencial, e que ficaram conosco praticamente um ano nessa ‘estufa’. Chegou a hora deles ocuparem um espaço de maior responsabilidade no próximo ano”.

Elenco menor, mas reforçado

Não é porque o grupo (hoje com 32 jogadores) vai diminuir que novas caras não chegarão. O Flamengo já tem algumas saídas nos planos, não vai utilizar alguns dos emprestados de 2016 e já tem os setores prioridades para o próximo ano. O Rubro-Negro quer, ao menos, um lateral esquerdo, um meia e um atacante. Os nomes da vez são Vitinho, do CSKA-RUS e hoje no Internacional, e Marinho, do Vitória.

O defensor é para o lugar de Chiquinho, que tem contrato até dezembro e não permanece. O meio de campo precisa de um novo nome pela despedida de Alan Patrick, que tem multa rescisória muito alta e vai voltar ao Shakthar Donetsk-UCR. No ataque, outro que pode dar adeus é Fernandinho.

Renovações em curso e barca quase definida

Além dos emprestados que não estão nos planos, o Flamengo pode não contar com outros nomes além dos já citados Alan Patrick e Chiquinho: Adryan, Emerson Sheik e Paulo Victor podem completar a barca rubro-negra. O meia e o goleiro estão insatisfeitos pela falta de oportunidades, enquanto o experiente camisa 11 – que pretende ter ao menos um ano de carreira – tem situação indefinida pela diretoria.

Por outro lado, o zagueiro Juan assinou por mais um ano e Márcio Araújo encaminha a renovação de contrato até 2019. Com contrato até o meio de 2017, Réver e Leandro Damião também começam a ser estudados. O zagueiro avisou que quer ficar na Gávea, enquanto o atacante, hoje segunda opção, atrás de Guerrero, pode ir para o Corinthians para ser titular.

Fonte: Esporte Interativo

Veja também

  • Quando eu vejo uma imagem dessas…dá medo só de pensar o que essa dupla pensa pro Fla em 2017. MA renovando, Juan, devem renovar com Scheik também? Eu me pergunto, o que tem de novo para 2017? Os mesmos jogadores, a mesma dupla (comissão técnica), ou seja as mesmas ideias táticas…
    *Zé Ricardo tinha que ter alguém experiente, que realmente o auxilie. Jaime, meu Deus! Me pergunto sempre o que ele faz no Flamengo…um ano de libertadores, e com essa dupla no comando…MA, Cirino, Gabriel, Juan 37 anos…é desanimador…e pelo visto, acho que Scheik de repente fica em…porque Ronaldo não foi testado? Teve oportunidades de colocar o garoto, Cuellar esquecido, Mancuello mal utilizado (desperdício, pois Zé NÃO SABE COMO USAR), se sair para outro clube arrebenta. Espero que mude a cabeça do Zé, mas com Jaime ao seu lado…só do MA renovar, Zé fazer uma declaração de amor a ele, me preocupa e muito.

    • Almir, vc viu a última ? Donatti e Mancuello por Michel Bastos, por enquanto tô achando que é cavada, mas se acontecer aí é dose pra mamute. Vc diz que dá medo essa dupla pensando, eu diria que são Deby e Lóide. Olha as estatísticas: contratacões de 2013 pra cá, 53jogadires, 10 treinadores sendo que dois por mais de uma vez, são fatos reais. Agora minha opinião, só Diego e muralha deram retorno, o resto não disse a que veio. Penso que nossa recuperação financeira está sendo comprometida com a incompetência do DP de futebol. Esses fatos que vc citou nos faz acreditar que vai ser a mesma coisa. Penso que o conselho pode pedir uma explicação sobre isso, porém fixa difícil pois o grupo do Godinho tem a maioria no conselho. Abraço.

  • Vamos torcer pro Rômulo vir…

  • Zé Ricardo e Jayme juntos, andando lado a lado. O Jayme pensando; daqui a pouco vou dormir, só temos craques. E zé Ricardo pensando do outro lado; esse Jayme é um monstro, sabe tudo de futebol. E o flamengo, a torcida sofrendo do outro lado.

    • Kkkkk..perfeito! !!

    • Kkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkk isso mesmo!

    • Kkkk

      • Essa dupla aí é Deby e Lóide. Super inteligentes .

  • Essas renovações estão sendo mais adiadas que a prisão do Lula amanhã.

  • Na boa ver o Jayme de assistente é duro (além da renovação do Caramujo), o cara cochila nos jogos isso é um absurdo. A maioria dos times investindo pesado em assistentes, São Paulo trazendo gringo, o Cuquinha irmão do Cuca fez estágios na Itália (especialmente no Napoli) e o Dorival só teve a grande melhora por pedir assistentes que “pensam” no futebol moderno e foi estudar com seu filho na Europa e o Flamengo com Jayme um dinossauro que acha que sabe de tudo de futebol.Esse jogo de pontas já esta ficando ultrapassado quem acompanha o futebol moderno agora são 3 zagueiros e as linhas mudaram completamente, defensivamente estão utilizando o 5-4-1 e atacando o 3-4-3 e quando os adversários são fracos simplesmente o esquema de ataque passa a ser o 3-2-5 ou seja 5 atacando e asfixiar o adversário…Chelsea, Borussia, Milan, Juventus e Sábado fiquei bobo o Guardiola montou o City dessa forma.Os caras praticamente matando essa de 1° volante brucutu e o Flamengo renovando com um por 2 anos.Outro ponto também importante deveriam ano que vem pensar num preparador físico decente, pois o time caminha em campo, como gostam de gente velha tragam o Paixão, Antonio Mello pelo menos com eles o time corre, mas se quiser alguém moderno o Carlinhos Neves esta ai.

    • O cara leu a matéria no GE sobre a primeira linha de 5 e já se sente o Guardiola #zemoderno

      • Quem leu matéria? Eu apenas assisto jogos e sei o que vejo não sou cego..e se tem matéria, vou procurar porque gosto de ler sobre esse tipo de tema.

      • Tem um blog que chama painel tático, saca?

        Indico pra galera! É maneiro demais, ele edita os videos, mostra teasers de jogo, momentos da partida que são recorrentes e dinamicos.

        Recomendo.

        Ele fez sobre essa tendência de 3 zagueiros.

        • Sim, eu vi, é bem interessante, mas o que se aplica na Europa demora pra chegar aqui, e quando chega fazem errado ainda, a bendita intensidade que sempre falta, aposto que o Zé, Roger, Jair Ventura e tais vao ser pioneiros dos novos estilos aqui no Brasil daqui pra frente. SRN

  • Parabéns diretoria, vocês são excelentes em futebol. Ganharam tudo até aqui, né?

  • 3 anos para Márcio Araujo? N era 2?, Nem Diego vei sinceramente n aguento mais n

    • Acho que erraram as contas, ou é do tipo ”em 2019 ele sai”

      • Do jeito q vai eu acho q ainda vai renovar o contrato dele em 2019 por mais uns 3 anos kkkk

        • É capaz até de virar o treinador no futuro, aí segura o homi…

    • Não aguenta mais ? Ótimo. Vai torcer pro Vasco. Esse negócio de Marcio Araújo já enjoou. O cara merece pelo menos a reserva e vcs ficam nessa. Essa torcida do Flamengo já foi boa. Bando de mimadinho chato.

      • Nem para a reserva eu quero esse cara, para reserva já temos Ronaldo e Cuellar, Márcio Araujo é atraso de futebol vei, um jogador q vai entrar e n vai fazer nada para ajudar o ataque da gente, mas o do outro time pode ter certeza q ele vai ajudar.

      • Vdd essa torcida já foi boa, em outros Márcio Araújo era inaceitável, hoje ele é idolatrado…

  • Agora me conta uma coisa que eu não sei ainda

Comentários não são permitidos.