Arena do Fla terá setor sem cadeiras e arquibancada a 6 metros do campo

Compartilhe com os amigos

O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou agora pouco a contratação da empresa Rohr Engenharia para erguer a estrutura da Arena da Ilha. A reunião, realizada há pouco na sede do clube, mostrou alguns detalhes do projeto que vão dar ar de caldeirão ao estádio Luso-Brasileiro. Não haverá cadeiras no setor norte e em parte do sul. As arquibancadas nestes espaços vão ficar bem próximas dos gols, mas não tanto quanto as do setor oeste, que ficam a apenas seis metros do gramado.

Para se ter ideia da comparação, é metade da distância que o Botafogo tinha para o campo na antiga estrutura da Ilha. A capacidade prevista – que vai depender de vistoria de autoridades – é de 20.500 espectadores.

O clube ainda define quantidade de jogos mínimos na Arena da Ilha – o que vai depender, fundamentalmente, da resolução do caso Maracanã – e quer atrair empresas para vender naming rights e demais propriedades do estádio. O objetivo é que os parceiros paguem o investimento no estádio – estimado em cerca de R$ 12 milhões. A obra já está começando, com reforma do gramado, e tem previsão de duração de 60 dias.

b6f918e8-e1f4-4021-93e3-2ad1b2776a7e

– A concepção do estádio, com arquibancadas bem próximas ao campo, é nossa. Hoje, aprovamos a contratação da empresa que vai fazer a montagem. No setor norte não vamos ter cadeiras, em parte do sul também não. No oeste vai haver cadeiras, mas com a arquibancada mais próxima do campo no Brasil, de acordo com as normas da Fifa e com as liberações da Polícia Militar e dos Bombeiros, evidentemente – explica Rafael Strauch, vice-presidente de administração do Flamengo.

O projeto ainda pode ser alterado de acordo com a colocação de patrocinadores no estádio. O Flamengo, contando com parcerias de agências de marketing esportivo, vai fazer apresentações para captar investimentos para o campo da Lusa.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • pra quem não tem casa, está muito bom!

  • Se o MARACANÃ for liberado ao FLAMENGO o q vai acontecer com a ilha??????

    • Jogaremos jogos de menor apelo tipo: Flamengo x Volta Redonda

    • Se o pleito concessionário do Maracanã se definir, independente do que aconteça e para quem for neste momento, o estádio da ilha deve ser onde o Flamengo deve jogar e eles sabem disso. porque? porque o custo operacional do maracanã já se mostrou inviável para ter receita nestes meses iniciais do ano e ainda tem a restrição de taxas exorbitantes da federação e a restrição à publicidades. pra 18,20,25 mil não deve ter jogo no maracanã, se não é só déficit. nestes casos a arena da ilha é o ideal. vamos gerar receita alta bem acima do custo operacional do estádio e ainda poder atrair o namming rights, algo que nem sonhando pode ser feito no maracanã nos moldes atuais. A questão acho que é a seguinte:

      O Flamengo jogará a maioria dos jogos na Arena da Ilha, lotando em todos os jogos independente do apelo, gerando sempre receita bem acima do custo.

      Em casos excepcionais o Flamengo pode transferir o mando para o Maracanã, em caso de apelo pra mais de 45 mil garantido.

      Tudo isso ganhando tempo e traçando um plano por fora para a viabilização de um grande estádio próprio. Se o Maracana for da “nossa concessionária” o esquema acima vai acontecer, com maioria na ilha e eventualidades no maraca. se o maraca for pra concessionária lagardé, vamos já trabalhar a concepção do estádio próprio para te-lo futuramente e ficar na ilha durante um tempo

  • Não ficou legal, está igual a do chorafogo, poderia ser fechado !

  • https://uploads.disquscdn.com/images/05785727b1b32dbb11da108677da520de2688ef6a6fb49c4d8dbc351ca3b2cfc.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/edcef69a74a9a5dc7c48842c6ed26b5ddd32c97ece9ba039d4ca4b85d9e29e90.jpg Elogiamos qdo é para ser elogiado, porém ficou bem mequetrefe esse estadio. Igual ao do botafogo, mudando apenas as cores e ampliando a capacidade. Tempos de austeridade né. Só pode ser isso.
    Esses projetos da internet ficaram mais bacanas.
    Pena q nao pode er assim.
    Bola pra frente
    SRN

    • Entenda que esta sendo gasto apenas 10 ~ 12 milhões nessa reforma, esse projeto de internet seria gasto no mínimo uns 200 milhões e demoraria muito pra ficar pronto. Esse não é o objetivo do clube, um estádio de pequeno porte o projeto é de construção na gávea.
      Eu preferia arquibancadas em formato C, mas criticar antes mesmo de ficar pronto é de muito mal caratismo.

      • Acho que o adjetivo mau caráter, seria apropriado para outra situação. Não enganei, tão pouco vilipendiei alguma coisa muito menos agi com má fé. Vi no twitter do Mauro Cesar da ESPN esse projeto e achei muito bacana. Minha opinião como ST é essa:fiquei decepcionado. Tenho esse direito.
        Não tenho noção do preço que seria cobrado, agora 200milhoes é de mais né. Só o estadio do Penharol para 45mil ficou em 300milhoes, pq um estadio tubular ficaria nesse valor?
        Enfim, vamos esperar
        SRN

    • Até outro dia o CRF não tinha nem onde jogar, e agora que tem, para alguns, ainda não tá bom. O que atrapalha o avanço do clube são alguns torcedores que antes de ver já saem atirando contra a diretoria e todo mundo pela frente. Esse imediatalismo acaba com a motivação de qualquer vivente. E o pior de tudo é ver que estes não entendem que não dá pra fazer estádio top de linha no momento, pois o Flamengo ainda tem que construir um CT e pagar mais de 370 Milhões de dividas. Não pode a diretoria fazer como fizeram o Palmeiras e o Corinthians ficando refem de terceiros. Temos que ter paciencia, cobrar com muito bom senso, na boa, e aplaudir cada conquista em prol do clube.

    • Achei bem melhor esse projeto Alceu, o que apresentaram esta igual ao do Foguinho…. só tenho uma ressalva a fazer, as socias(onde é de concreto) do estadio da Portugues não conseguem se unir a arquibancadas tubulares, ou seja, dos quatros cantos que temos só conseguiriamos colocar arquibancadas em dois… mais no tudo esta ótima essa idéia…. Parabens! e Saudações Rubro negras! vi algumas pessoas criticando…. mais temos que pensar grande!!! SOMOS FLAMENGO!!!!!

  • Muito bom. Mas tem que colocar essa arquibancada e colada no campo, quem ficar na primeira fileira segura a placa de publicidade,kkkk. arena Carabao ia ficar top.

  • O gepe e o corpo de bombeiros não deixam aumentar a capacidade

    • mas não é desculpa, so o flamengo apresentar um projeto viavel… 30 mil daria ali…. so querer.. 12 milhoes no projeto geral ai, seria melhor gastar 25 milhoes e fazer um negocio padrão.. teríamos um local a longo prazo, e faríamos a lusa de parceira, levantando o clube no cenario regional…..

      • Vamos ver o projeto final, pois esse aí parece protótipo.

        • sim , uns dizem 25 mil , outros 20 mil … mas essas arquibancadas espaçadas não me agrada, voce não aproveita o espaço ao maximo….. tomara que não seja assim

  • 20.500 é muito pouco… vai aumentar muito o ingresso…

    • EU SUBIRIA A ALTURA DA ARQUIBANCADA, ALEM DE FECHAR UM ANEL .. NÃO ENTENDO PQ TEM QUE FICAR TÃO ESPAÇADO ASSIM… NÃO ESTÃO APROVEITANDO OS ESPAÇOS CORRETAMENTES.. ALEM DE SUBIR O VALOR DO INGRESSO, VAI FICAR DIFICIL DE ASSISTIR O FLAMENGO LÁ !

      • Também sou a favor mas se fizessem assim demoraria uns 6 meses pra ficar pronto, temos que entender que estamos correndo contra o tempo

        • eu sei, mas da um passo atras e ganha la na frente. sei que e ruim pro flamengo jogar fora do rio, mas é o que temos… preparar bem o estadio luso brasileiro, pq mano, o maracanã não deve ir pro flamengo, o engenhão o botafogo não vai liberar, libertadores a partir das quartas a capacidade tem que ser de 40 mil. então pra não depender dos outros.. deveria ser permanente as instalações !!

    • Para ST vai ficar bom.

  • Também gostaria que fosse fechado, daria pelo menos mais uns quatro ou cinco mil cadeiras.

    Mas tá bom demais, só o fato de sair da dependência do maracana e termos nosso alçapão já vale muito.

  • Interessante saber que teremos um local para fazer os nossos jogos e será o “Caldeirão do Mengão” os rivais vão tremer quando entrarem e verem a torcida alí pertinho deles com o estádio sempre cheio.

  • Será que esse projeto é o que foi votado ontem? Pois está cheio de gente fazendo projetos de estádios. Alguém sabe dizer se esse é o oficial?

  • Claro que se as arquibancadas fossem circulares ficariam melhores mais desse jeitinho ai está ótimo pra quem não tem casa, o Maracanã nunca será nosso não importa quanto tempo assinamos o contrato num ser a nosso, deixe pra fazer direitinho quando construirmos o nosso aí sim vai ser fechadinho, pra quem não tem casa e viajou igual cigano em 2016 pra mim está ótimo esse ai pelo menos vai diminuir desgaste tempo de recuperação e tempo pra treinar também SRN!

    • Pelo menos o vento circula. Rio eh muito quente. Entao sendo vazado nas quinas, facilita a corrente de ar. Na copa da africa eu fui no ellis park que eh aberto tb. Soh que la estava frio. E com essas aberturas nas quinas, era quase impossivel ficar de tanto frio. Nunca senti tanto frio.

      • E não temos estádio não sei do que muitos reclamam e ainda defendem maracanã o propinao nunca sera nosso temos qye fazer o nosso, maio humilhação já sofremos em que o maracanã fizeram até casamento mais pra jogarmos lá não podia e tinha que ir pro estadio do volta redonda, então um desses aí está ótimo até começarmos o nosso aí sim faremos do nosso jeito a diretoria já Sabe até como tem que ficar pra pressionar o adversário só precisa parar de se humilhar pra governo e mandar Maracanã pra pura que pariu!

        • Propinao kkkk

  • Vai ficar show esse estádio!

  • Não sabemos se ficará assim, mas teremos um estádio no rio, algo que favorece a equipe, na recuperação dos jogadores, sem viagens desgastantes, principalmente no começo de temporada, que os jogadores ainda estarão entrando em ritmo de jogo, sem contar que financeiramente nos dará bons retornos, atrair patrocinadores e muito mais. O que espero, digo os jogadores, se o gramado será apropriado para o espetáculo, gramado alto e cheio de buraco não será bom para jogadores saindo de lesão (Ederson e Conca). Parabéns a diretoria SRN! Hoje irão definir o futuro Di Marinho, espero que seja no Flamengo, e também Cecílio Domingues ou o Vitinho! Ficaremos aguardando os últimos capítulos da novela Rômulo!

    • O gramado será todo trocado. E inclusive já está ocorrendo a troca. Será a Greenleaf que colocará o novo gramado lá. A mesma usada no Maracanã e no Ninho do Urubu

  • O caldeirão tem que ferver. Ótima estratégia. Beleza é só um detalhe. A Diretoria está de parabéns, parece que começa a entender de fato como o futebol funciona. 12 milhões está acima do que foi divulgado que seria de 7 milhões…ótimo, sinal que teremos uma reforma mais abrangente.
    *CT de primeiro mundo, patrocínio milionário, ST crescendo, quem sabe o Maracanã…rapaz realmente o Gigante acordou de vez. SRN.

    • Retificando, os blues acordaram o gigante. Kkkkk

      • Boa Rafael. SRN.

    • 7 milhões é o que vão gastar somente de aluguel em 3 anos.
      Para se ter uma ideia o Botafogo gastou 5 milhões para montar a sua arena ano passado, o Flamengo projeta gastar 12 milhões!

      • Ah! Blz. Valeu Andrei.

  • Muleke vai ser obrigado e impulsionado a dar o SANGUE nos jogos !!!!
    A pressão vai ser tão grande que ou o Massa “solta as pregas” e se torna a altura do Flamengo… ou não vai aguentar a pressão…
    Vai pedir pra sair malandro!!!

  • O texto não é meu.

    É longo, porém apresenta de forma bem clara a evolução do Flamengo como Instituição e vai encher-lhe de orgulho de quem acompanha-lo até o final.
    Boa leitura e Flamengo sempre!!!!
    Temos que fazer nossa parte, bombando o STorcedor e beber muito Carabao!!!
    Grande abraço!!!

    Os anos mágicos estão chegando.

    Há 4 anos, mais precisamente quando assumiu a gestão da Chapa Azul, eleita após o pandemônio do período Patrícia Amorim, o Flamengo teve um choque de realidade. Acostumado a ilusões e desilusões, clube viu-se diante de um presente muito pior que o passado poderia entregar: em janeiro de 2013 o Clube contratou uma empresa de consultoria para efetuar procedimentos previamente acordados com Administração de acordo com as normas brasileiras e internacionais para serviços dessa natureza emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (NBC TSC 4400), com o objetivo de efetuar um levantamento de seus principais passivos. O resultado do trabalho foi apresentado ao Conselho de Administração em 09 de abril de 2013 e posteriormente divulgado na mídia esportiva, com valor superior a 750 milhões reais. As projeções “pessimistas” trabalhadas pelas antigas diretorias eram de algo em torno de 550 milhões.

    A arrecadação nem de perto era compatível com o passivo: 184 milhões em 2011 e 212 milhões em 2012. Medidas drásticas precisavam ser tomadas. O Clube perdeu seu principal jogador por falta de pagamento (Ronaldinho Gaúcho), perdeu Thiago Neves para o Fluminense por não ter capacidade de adquirir seus direitos econômicos/federativos e dar-lhe aumento de salário, e ainda viu-se obrigado a rescindir contratos de Vagner Love e Dorival Junior, que recebiam 1,44 milhão de reais somados, e o contrato do treinador ainda previa aumento automático para 800 mil reais a partir de abril de 2013. O caos estava instalado no Flamengo.

    Entre as medidas, além de rescisões, demissões de atletas e comissões olímpicas do clube e anos difíceis na esfera esportiva (ainda que neste primeiro ano, a gestão Bandeira de Mello tenha conseguido seu único título expressivo, a Copa do Brasil). O Clube estava adotando medidas para o restabelecimento de seu equilíbrio financeiro, econômico, posição patrimonial e geração de caixa suficiente para o cumprimento das suas obrigações mais urgentes, pois precisava antes de mais nada, aderir ao Ato Trabalhista (onde era credor) e Timemania.

    Flamengo devia 758 milhões de reais e arrecadava apenas 212 milhões ao fim de 2012

    Para obter seis certidões negativas de débito: federal conjunta, FGTS, débitos trabalhistas, municipal, estadual e previdenciária, clube precisou pagar à vista parte de seu passivo tributário e trabalhista, além de parcelar o restante das dívidas fiscais, com alongamento de prazo de pagamento e suspensão das penhoras existentes sobre as receitas do Clube. Renegociou dívidas privadas também com bancos e instituições, como BMG, Bicbanco e CBF.

    Somado a tudo isso, trabalhou-se na readequação da estratégia de marketing, procurando maximizar receitas através de novos contratos de patrocínio e do lançamento do programa sócio-torcedor, que até abril de 2013 já possuía mais de 17 mil torcedores inscritos, antes mesmo de ser lançado. Hoje, o programa conta com 75 mil sócio-torcedores e é um dos mais rentáveis pelo alto ticket médio.

    Apesar de ser um sucesso, o programa de Sócios-Torcedores do Flamengo ainda tem muito com o que sonhar, uma vez que com 75 mil sócios, tem apenas 0,2% da torcida do Clube por todo o país. E explica-se porque o principal benefício ao ST é a compra de ingressos pela internet, com preferência e desconto de 50%. E isso ajuda a explicar porque o Clube tem 38 milhões de torcedores, mas apenas 8 milhões no Estado do Rio (aproximadamente metade do Estado). Esses 30 milhões de torcedores acabam ficando sem motivo que não seja ajudar o clube. É necessário revisar o plano para crescer, e oferecer um ST da Nação Off-Rio melhor.

    Clube tem um Programa de Sócio-Torcedor rentável e lucrativo, ainda que não contemple o ST fora do Rio de Janeiro como deveria, pois o Programa ainda tem como principal qualidade o desconto em Ingressos para Jogos e compra antecipada com preferência

    Paralelamente, clube jamais deixou de investir em infra-estrutura, e usou ativos do clube para trabalhar nosso futuro. Dentre as ações mais urgentes, destaca-se o Centro de Treinamento George Helal, módulo profissional construído e lançado em dezembro de 2016 na comemoração dos 35 anos do título mundial do clube. O terreno do CT foi comprado pelo ex-presidente George Helal em 1984 e chegou a ter seu projeto apresentado pelo ex-presidente Edmundo Santos Silva no início dos anos 2000, chamado à época de Academia de Esportes do Flamengo (projeto interrompido pelo escândalo ISL e prisão do nosso Presidente).

    Foram 5 anos de módulos provisórios, jogadores atendidos em contêineres, sendo carregados em carrinho de obra e estacionando carros no lamaçal, mas enfim chegamos aonde merecemos estar. E o Centro de Excelência em Performance (CEP), instalado no CT, já traz seu primeiro reforço: Dario Conca, que aos mesmos moldes do REFFIS do SPFC, vem tratar-se no clube e jogar esta temporada pelo Flamengo assim que recuperar-se de grave lesão, sendo nosso maior reforço para a Libertadores da América.

    Flamengo hoje pode usar a estratégia São Paulina dos anos 2000 de atrair grandes jogadores lesionados para tratarem-se no Clube em seu Centro de Treinamento e contar com eles por uma ou mais temporadas após a recuperação completa.

    O CT conta com tudo que é necessário para treinamento: hotel com 24 quartos, cozinha industrial, salas de convivência e diversão, alas médicas e fisiológicas, piscinas de todos os tipos, 5 campos profissionais, campo society, sala de imprensa, auditório de palestra/preleção entre outros. Investimento este que poupará dinheiro de logística de viagem e hospedagem do clube e físico dos jogadores que poderão ficar na cidade treinando e podendo passar mais tempo com suas famílias e amigos.

    Agora, os jogadores da base do clube vão treinar no CT e ocupar as estruturas provisórias que o profissional usou entre 2011 e 2016, mas não se preocupem: o orçamento de 2017 contemplou o valor necessário para a construção do módulo da base que está previsto para ser inaugurado em dezembro de 2018, quando a atual gestão completará seu último ano de mandato, com obras iniciando-se em março/abril de 2017.

    Flamengo gastará mais com manutenção do CT e novos funcionários, porém economizará com hotéis para concentração, locação de espaços para treinamento e pré e inter-temporadas. O balanço é de economia para o Clube

    O Rubronegro também foi o brasileiro que melhor aproveitou os grandes eventos esportivos ocorridos em 2014 e 2016, Copa e Olimpíadas. Fechando parcerias com Comitê Olímpico Americano e Britânico, e com Federação de Futebol Holandesa, clube conseguiu transformar sua sede sem grandes sacrifícios:

    Campo do Estádio da Gávea hoje é um dos melhores do Brasil com drenagem de ponta e é usado apenas para jogos de categorias de base, futebol feminino e futebol americano. Além disso, conta com grama da melhor qualidade e espaço para todo tipo de treinamento;

    – Ginásio Poliesportivo Hélio Maurício recebeu piso novo com nível internacional, novos assentos na arquibancada, além de reforma geral para jogos pequenos e de categorias de base de vôlei, basquete, handebol e futsal;

    – Ginásio de Ginástica Olímpica foi reformado completamente após o incêndio há 3 anos e conta com aparelhos olímpicos cedidos pelo Comitê Americano e Britânico, das melhores marcas do mundo, e o Flamengo continuará sendo o maior na categoria por muitos anos;

    – O Museu Rubronegro está funcionando na sede e é uma experiência incrível que já virou ponto turístico para todo turista que goste de futebol. Além disso, uma grande loja oficial atende aos turistas e o Clube conta com pelo menos 4 franquias diferentes de lojas espalhadas por todo o Brasil vendendo produtos oficiais e licenciados: Flaboutique, Espaço Rubronegro, Nação Rubronegra e LojaFla;

    – Clube é o único da América Latina a ter uma piscina olímpica Myrtha em seu Parque Aquático, melhor que as dos parques olímpicos onde foram disputadas Olimpíadas e Pan do Rio, e ela está à disposição dos atletas e também sócios rubronegros.

    – Receberam reformas também as quadras do clube, a Sala de Lutas que agora é totalmente refrigerada, fachada, estacionamento e repintura geral do exterior da Sede

    Sede do Clube é disparada a mais moderna do Brasil e em breve receberá novo aparelho esportivo, localizada no metro quadrado mais caro da América Latina.

    Além de tudo isso, Clube conseguiu recuperar o Edifício Morro da Viúva, deteriorado após anos de abandono nas mãos do grupo EBX e planeja repassá-lo a grupo de investimento em troca de grande valor ou terreno para construção de estádio próprio (um outro assunto).

    Como novo aparelho e qualificação da nossa sede, a Arena “McFla” foi aprovada e o Clube recebeu as autorizações de Prefeitura do Rio, CETRIO e Iphan para começar as obras, sendo o único clube com uma Arena Poliesportiva Olímpica para 3.400 pessoas na cidade, no coração da Zona Sul e na sede mais sofisticada da cidade com o metro quadrado mais caro da América Latina. O melhor? O investimento é privado. Clube ainda conta agora com duas estações de metrô a 800m da Sede, o que diminui o impacto no trânsito da região.

    E diante do imbrólio com o Maracanã, com a birra do Botafogo, Clube assinou contrato com a Lusinha para levantar arquibancadas móveis lá na Ilha do Governador para 22 mil pessoas e assim ter um estádio temporário por até 6 anos (3+3) enquanto define de vez se fica com o Maracanã ou parte para construir seu estádio próprio. Clube vai investir 15 milhões no local e deixar como legado iluminação, gramado 100% novo do mesmo tipo do Maraca, nova estrutura de vestiários e salas entre outras benfeitorias que o rival fez questão de não deixar, prejudicando o simpático Clube da Ilha.

    Clube ainda busca parceiro para adquirir Naming Rights da Arena Poliesportiva da Gávea e Arena da Ilha do Governador. Nunca duvidem de nossa equipe de Marketing/ Comunicação/ Social Media. São grandes profissionais.

    Com Estádio de futebol na cidade e Arena Poliesportiva na Gávea, clube deixa de ser refém de terceiros e enfim poderá impor-se na discussão de seus direitos como Trem Pagador do Estado que é.

    Paralelamente, Clube peita o Governo do Estado, Odebrecht, Lagardère, BWA e outras cobras exigindo ter seu direito como Trem Pagador do Estádio respeitados. E pressiona visitando terrenos (um em Guaratiba onde seria a Jornada Mundial da Juventude) e estudando projetos. Por culpa de interesses de terceiros que estão sendo tratados na Operação Lava-Jato, empreiteira financiava o ex-Governador e o atual, enquanto recebia de volta a administração com cartas marcadas do Estádio. Depois de uma temporada viajando por todo o país e enchendo Estádios por onde passou (Mané Garrincha, Cariacica, Pacaembu, Dunas, Manaus, Castelão e outros), clube enfim terá um porto seguro no Rio de Janeiro para que a Equipe de Preparadores Físicos e Médicos do time possa aplicar mais treinos e tratamentos, e que o treinador Zé Ricardo possa ter mais tempo para implantar mais variações de jogo com as boas peças que tem após o bom Campeonato Brasileiro e classificação para a Libertadores da América.

    Em 2016, Flamengo levou milhares de torcedores aos estádios de todo país, lotando as novas arenas e provando que não será mais refém de ninguém

    Os esportes Olímpicos voltaram aos poucos conforme o Clube conseguiu inscrever-se e fazer bom uso dos Planos Federais de Incentivo ao Esporte e Patrocínios Incentivados, e nosso #Flabasquete #OrgulhodaNação tornou-se pivô dessa administração conquistando tudo, inclusive o Mundial de Clubes.

    Vale lembrar o início do texto, que em 2013 essa gestão assumiu com dívida de 758 milhões de reais, arrecadação em torno de 200 milhões, sem sócio-torcedor e com 512 ações trabalhistas.

    Hoje, são menos de 60 ações na Justiça do Trabalho e Clube já cogita encerrar sua participação no Ato Trabalhista, uma vez que a Penhora Automática costuma produzir mais crédito que o passivo trabalhista, deixando dinheiro congelado e sem uso.

    Clube pensa em sair do Ato Trabalhista, pois no acordo firmado pelo Rubronegro, 15% das receitas — patrocínio, cota de TV, bilheteria, etc — são centralizadas em uma conta judicial para pagamentos aos credores. No entanto, a considerável resolução dos casos coloca em análise a necessidade da manutenção.

    Quanto à dívida, caiu pela metade. Hoje é de aproximadamente 380 milhões de reais, e a arrecadação, o que é mais importante, dobrou no período de 4 anos, chegando a mais de 430 milhões de reais orçados para 2017. Pela primeira vez em muitas décadas, clube deve menos do que arrecada.

    O Flamengo também acaba de negociar todos os espaços da sua camisa de jogo, recebendo 99 milhões de reais de Adidas, Caixa, Carabao, MRV, Yes e TIM, e mais camisas de Treino com Uber e de Base com Orthopride. E alguns dos contratos com longo prazo de validade, como Adidas, Carabao e MRV. Fora estes, diversos parceiros como Clipper, Brahma, Gatorade, EuroColchões, Cimento Mauá, Estácio, Furnas, Panasonic, GreenLeaf, Bioleve, CableWorks, Pontal Esportes, Reboot, Expresso Recreio, Techlife, do Pomar, Max Titanium, Ipiranga, Belo Dente, HPmais, LinkTel foram importantes para clube reerguer-se e construir seu CT, além de reformas da Sede e Programas de Sócio e Fidelidade. Vale agradecer a outras que passaram como Peugeot, Jeep, iFood, Triunfo e Guaraviton.

    Flamengo tem uniforme cheio para a temporada 2017 e fecha patrocínio master para mais 5 anos

    Não mais somos reféns da verba de Televisão, com ST forte, patrocinadores pelo maior preço de mercado, bilheteria e outros ativos como premiações, vendas de jogadores e torneios amistosos, mas há de ressaltar-se que clube recebe hoje da TV mais de 170 milhões de reais em direitos de TV, e dá-se ao luxo de não assinar com a Rede Globo pelo Campeonato Carioca de 2017, por entender que a Federação do Rio (FERJ) lesa o clube seguidamente com todo tipo de retaliação possível à insubordinação do clube que a sustenta, insatisfeita por não mais tê-lo sob cabresto, uma vez que o Clube pode andar com as próprias pernas.

    FERJ continua tentando receber mais que os Clubes, mas o Flamengo não mais compactuará com a extorsão da Federação, exigindo os direitos que lhe cabem, como receber o dinheiro em conta, negociar placas de publicidade de campo e redução da comissão da Federação, entre outras exigências.

    Além disso, essa direção pagou dívidas históricas contraídas por ex-presidentes que deveriam estar presos por lesar o Flamengo. Dentre elas, quitou a dívida com Romário (economizando metade do valor), com o Consórcio Plaza (com desconto de 30 milhões) que pagou a compra de Edmundo, com o Consórcio Maracanã (com 5 milhões de desconto), com Ronaldinho Gaúcho (40 milhões a menos que o pedido pelo craque) e muitas outras. Só a economia nessas negociações citadas chega a mais de 80 milhões de reais.

    E diante de todos esses números, vamos enfim à razão deste texto: OS ANOS MÁGICOS. E sabe por que eles virão? Pode ter certeza que sim, clube contará com a ajuda de:

    – Novo contrato de TV já assinado para 2019/2024;
    – Menos dívida para pagar e mais dinheiro entrando;
    – Fim da Penhora do Ato Trabalhista e outras penhoras judiciais graves;
    – CT já plenamente inaugurado no fim de 2018;
    – Arena Poliesportiva na Gávea gerando receita;
    – Patrocinadores fortes com contratos longos garantindo estabilidade de investimentos;
    – Garantia de um Estádio no Rio para jogar independente do interesse de terceiros;
    – Times fortes ganham mais, geram mais bilheteria, sócios e premiações.

    Clube se prepara para ser o primeiro brasileiro a captar mais de meio bilhão de reais já em 2019. E isso não é uma “previsão”. É uma realidade mediante os contratos vigentes e investimentos de longo prazo. E se o Clube mantiver-se brigando por títulos de campeonatos e avançando nas competições de mata-mata (onde vem falhando), as premiações e bilheterias devem elevar ainda mais esse número, que pode ser de 600 milhões já em 2020.

    2019 é o primeiro ano mágico de verdade, com arrecadação acima de MEIO BILHÃO DE REAIS. O segundo ano mágico é 2023, com dívida zero

    O que garante os ANOS MÁGICOS é que o Profut permite hoje gastar no máximo 80% do que arrecada-se brutamente com o DEPARTAMENTO DE FUTEBOL. Para ter-se uma ideia, contratando Guerrero em 2015, clube investiu apenas 41% de sua receita bruta. Em 2016, contratando Diego, Damião, Mancuello, Cuellar, Rever, Juan, Rodinei, Vaz, Muralha, Rodinei, Donatti, clube gastou apenas 48% da receita bruta, algo em torno de 185 milhões de reais. Pode-se dizer que clube investe praticamente metade do que poderia investir, amarrado às mazelas do passado.

    Uma vez mantendo a média de pagamento de dívida anual ((758–380)/4) de 94 milhões de reais, podemos dizer em cenário favorável que abriremos 2019 com 540 milhões de reais pra gastar e devendo 200 milhões de reais. E aí você pode começar a pagar menos dívida, algo em torno de 50 milhões por ano, e não mais quase o dobro.

    Faça a conta: mais de meio bilhão de reais, oitenta porcento disso são mais de 400 milhões. Claro que novos “aparelhos” como Arena Poliesportiva e Centro de Treinamento vão demandar custos de manutenção e pelo menos uns 200 funcionários novos fixos, fora o quadro móvel. Ainda assim, o clube terá um valor entre 350 e 380 milhões para gastar e ainda ficar BEM abaixo do limite que a nova lei determina. Isso é simplesmente o DOBRO do que o clube investe hoje. Dá para ter o dobro da folha salarial ou ir a um clube onde estoura um jovem e comprá-lo antes da Europa para que brilhe pelo Flamengo.

    O Clube se quiser, poderá construir um Estádio Particular com recursos próprios, aos moldes do Peñarol e seu Estadio Campeón Del Siglo de 47 mil lugares que custou “apenas” 50 milhões de dólares (155 milhões de reais), ou da Juventus e seu Juventus Stadium de 41 mil lugares e 100 milhões de Euros (340 milhões de reais).

    Se o Flamengo a partir de 2019 passar a pagar 50 milhões por ano de dívida, metade do que paga há 4 anos, em 2023 começa a temporada com DÍVIDA ZERO e arrecadação acima de 600 milhões de reais.

    Cobremos da diretoria melhor performance no futebol, afinal, mesmo pagando muito por erros passados, ainda temos folha salarial e capacidade de investimento muito maior que clubes menores que tem conseguido manter-se com sucesso no cenário nacional, como a aguerrida Chapecoense, para quem aproveito o artigo para mandar condolências e a mais sincera admiração. Mas fora de campo, não há nenhuma melhor.

    Sabe os tais ANOS MÁGICOS? Eles estão chegando. Foi dolorido, perdemos muito, brigamos para não cair muitas vezes, perdemos para rivais históricos partidas que acostumamo-nos a vencer sempre. Acompanhamos mais jogos pela TV do que merecemos, mas a conta chegou e está sendo paga. Falta muito pouco agora!

    Ai de quem não for Flamengo. A semente da vitória foi plantada, a colheita será a melhor possível e com muitas conquistas, agora inadiáveis.

    Saudações Rubronegras! #elesTremem

    Bruno De Laurentis

    • Belíssimo texto.
      Que possamos aproveitar os ANOS MÁGICOS!

      • Muito obrigado Luann…
        O intuito de trazer a vocês esse texto, foi além de relembrar detalhadamente nossos perrengues e mazelas passadas, para que não nos esqueçamos do buraco que saímos e da vala de onde viemos a duras penas e a custa de muita “continha cretina” dos famosos 45 pontinhos pra não cair no lamaçal podre da série B, entende???
        E HOJE FINALMENTE começarmos a curtir uma situação muito diferente, mais tranquila e sonhadora como jamais me lembro de antes vivenciar !!!!
        Hoje mais do que ontem e a cada dia mais só me encho de motivos, eu, você e todos nós Flamenguistas de Orgulho e certeza de nosso ruma a glórias e agora sim cada vez maior visibilidade e probabilidade de faturarmos a maioria dos títulos que disputarmos !!!
        E dizermos a uma só voz…
        Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo!!!!
        Grande abraço!!!

    • parabens ,que orgulho ..ai de quem nao for FLAMENGO.SRN!!

      • Muito obrigado Lucas…
        O intuito de trazer a vocês esse texto, foi além de relembrar detalhadamente nossos perrengues e mazelas passadas, para que não nos esqueçamos do buraco que saímos e da vala de onde viemos a duras penas e a custa de muita “continha cretina” dos famosos 45 pontinhos pra não cair no lamaçal podre da série B, entende???
        E HOJE FINALMENTE começarmos a curtir uma situação muito diferente, mais tranquila e sonhadora como jamais me lembro de antes vivenciar !!!!
        Hoje mais do que ontem e a cada dia mais só me encho de motivos, eu, você e todos nós Flamenguistas de Orgulho e certeza de nosso ruma a glórias e agora sim cada vez maior visibilidade e probabilidade de faturarmos a maioria dos títulos que disputarmos !!!
        E dizermos a uma só voz…
        Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo!!!!
        Grande abraço!!!

      • Muito obrigado Marcos…
        O intuito de trazer a vocês esse texto, foi além de relembrar detalhadamente nossos perrengues e mazelas passadas, para que não nos esqueçamos do buraco que saímos e da vala de onde viemos a duras penas e a custa de muita “continha cretina” dos famosos 45 pontinhos pra não cair no lamaçal podre da série B, entende???
        E HOJE FINALMENTE começarmos a curtir uma situação muito diferente, mais tranquila e sonhadora como jamais me lembro de antes vivenciar !!!!
        Hoje mais do que ontem e a cada dia mais só me encho de motivos, eu, você e todos nós Flamenguistas de Orgulho e certeza de nosso ruma a glórias e agora sim cada vez maior visibilidade e probabilidade de faturarmos a maioria dos títulos que disputarmos !!!
        E dizermos a uma só voz…
        Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo!!!!
        Grande abraço!!!

        • Muito oportuno esse texto, a construção do futuro se torna mais consistente, quando ao olhar para traz, lembramos e valorizamos toda dificuldade transposta. Abs.

          • :):):):)
            Grande abraço!!!

  • Campanha #unificarasarquibancadas
    Ficou a cara do antigo do Botafogo, só que aumentou a arquibancada atrás do gol.
    Tinha que tirar esses dois buracos. Ficar igual a estrutura do Deodoro. Esse estrutura tubular que o Botafogo fez, ficou horrivel

  • Como eu sô sorumbático as vezes, já to prevendo que até nossos Márcios Araújos da vida vão jogar lá com medo de serem linchados por um Tsunami de torcida quando fizer merda, porque que vai fazer, ah, isso vai.

    • Oi kkkkkk, até o Mugni vai jogar

  • Vai ficar muito maneiro.

  • Se fosse arredondado iria ficar bem melhor.
    assim esta igual ao velho.nao mudou nada da arena bostafogo,não curti.

  • Como sem cadeira?
    Expliquem. Estrutura provisória sem cadeira?

    • Parte vão deixar sem cadeira para dar mais capacidade.

      • Como se é tubular?

        • Essa foi a explicação deles no caso do Maracanã.

        • Tubular são os suportes, igual esses usados em fachadas de prédio pra recuperação delas. Mas certamente sobre cada nível deve ter um chão de talvez madeira ou PVC e sobre ele as cadeiras (quando tiver que ter cadeiras)

          • Entendi

        • Tubular nada mais é do que tubos de aço.
          Igual ao Itaquerão e Fonte Nova na Copa do Mundo, igual Deodoro e Copacabana nas Olimpíadas.

  • Achei ridiculo essa cap

  • O lucro com 20000 pessoas aí é melhor que de 30000 no maraca com certeza.

    Fora que jogar aí irá turbinar o ST.

    Praticamente só ST conseguirá ir para os melhores jogos aí nesse estádio.

    • Seu comentário foi perfeito, um estádio de pequeno porte é o que pode e vai alavancar o Sócio Torcedor, e muitos viajam quando se fala em estádio para o Flamengo, inclusive na construção acham que tem que te no mínimo 80 mil. Embora o Flamengo seja gigante por conta de sua torcida, a média de pública é baixa e só lotamos jogos decisivos, por causa dos baixos níveis técnicos dos adversários e competições. Reduzindo a oferta de ingressos, automaticamente os mais fanáticos tem que aderir o sócio para conseguir lugar nos jogos decisivos.

    • Na verdade soh ct dos planos mais caros. Hahahauaha. Geral vai comecar um upgrade até os limites que cada um pode.

  • Pois é tbm achei que daria de fechar as laterais, mas que andei lendo o mengao ta no aguardo do Maraca, se os corruptos políticos não jogarem o maraca na mão do mengao acredito em 100% q o bandeira vai adaptalo para receber jogos de massa! Acho q vai ser muito punk, só tenho medo q a hr q devido a proximidade alguns torcedores joguem objetos e nos prejudiquem! Mas boto fé que iremos ganhar títulos esse ano aí! Dale Mengao!

    • Só fazer que nem o Santos e outros ai… colocar grades enormes… ou vidro na frente bem alto!!!

      • Vidro não concordo. Perde demais o clima de pressão do estádio. Vide a vila belmiro que não faz diferença alguma no clima do jogo.

  • “A seis metros do gramado”. ‘Coitado” do Massaraujo… Kkkkkkkkk…

    • Vai infartar kkkk

    • kkkkkk

    • James…
      Muleke vai ser obrigado e impulsionado a dar o SANGUE nos jogos !!!!
      A pressão vai ser tão grande que ou o Massa “solta as pregas” e se torna a altura do Flamengo… ou não vai aguentar a pressão…
      Vai pedir pra sair malandro!!!!

      • Oooooooh… Kkkkkkkkk

  • Há outro fato que não estão contando, que é o fator vento, na ilha o vento é muito mais forte há quem diga que a bola viaja mais rápido como na altitude, então acho uma boa o Fla fazer algum trabalho assim que montarem tudo pra se acostumar, por quê quando se acostumar no caldeirão e com o vento contra o goleiro adversário vai ficar difícil.

  • Ficou linda!
    Tenho certeza que a diretoria está indo no limite aceitável pelas “otoridades”…
    O que faltar em renda de bilheteria vai ser completado, facilmente, com naming rights e outros patrocínios…
    Nesse vão entre as arquibancadas, cabem totens promocionais…setores com nome de empresa…aqui é Mengão…todos querem aparecer com a gente…
    Esse estádio abarrotado…a torcida fazendo um show…com mosaico e bandeiras…qualquer empresa vai querer aparecer…

    • Olha o cara que tava fazendo lobby pra torcida do mengão deixar de ir ao estádio…kkkkkkkkkkkk rindo demais!!!! Kkkk acordou mané? E vê se para de ficar aqui tentando desestimular a torcida rubro negra!!! Lotamos qualquer estádio!! E não vai ser um modinha de meeeerda a convercer a nação do contrário.

      • Depois do modinha de merda”, pefriro não continuar qualquer comentário.
        Vejo que vai ser desnecessário argumentar.
        Vlw!

    • Mengão o PHODÃO do Brasil !!!!

  • Calma galera, o caminho do poder só está começando!!
    Temos pouco tempo de gestão do EBM e vejam oq foi feito? Nunca imaginávamos o flamengo com a infraestrutura e elenco que estamos vendo agora. Flamengo é visto como um investimento e bom pagador. Acredito q na próxima gestão dele estão quase nula a dívida que temos. A receita do flamengo está aumentando cada vez mais, temos Conca e Diego e alguns coadjuvantes bons, ainda podemos contar com 1 ou 2 boas contratações!!! Temos chance e time pra brigar por títulos e isso acontecendo, imagina em 2018!?!? Quem vamos ter?

    Esse estádio é só o começo, em um futuro muito próximo (acredito que em uns 10 anos) vamos não ter nosso gigante estádio aqui, mas também termos estádio em outro ponto estratégico do brasil (nosso país é muito grande, EBM pensa em tudo no flamengo, inclusive na logística que pode intervir em grande parte da receita de uma empresa!!). É só manter essa administração, flamengo está em boas mãos somos gigantes e estamos rumo à potência!!!

    Isso tudo sem mencionar nossa torcida q é a nossa cereja do bolo.

    Então sejamos calmos tudo isso é realidade muito analistas bons de futebol e de administração. Deixa o coroa trabalhar e nossa glória irá chegar!!!

    • Ricardo,
      Os desafios agora, no meu modo de ver,são os marcos do programa Sócio Torcedor.
      Desafio lançado:
      Quando alcançaremos 80k?
      e os 90k?
      Será que chegaremos a 100k ainda esse ano?
      Que tal a Carabao comprar os naming rights e o estádio ficar conhecido como Carabao Plazza?
      E a Adidas, uma vez que o Podolsk foi para a China, bem que poderia pegar os naming rights.
      SRN

      • Graças a Deus o Podolski foi à China!
        Ufa!

      • Boas ideias…
        Chuto e arrisco que até o fim do ano já ultrapassamos os 100 mil ST’s…

        • Acho que fora do rio devia ter um sócio torcedor à dez reais não precisa ter desconto em.nada só pro torcedoe ajudar é ainda assim milhares iam aderir tem gente demais querendo ajudar mais é meio caro o sócio torcedor do flamengo Corinthians e inter sócio torcedor e 15 reais e dentro das suas cidades por isso eles tem 130 mil torcedores!

          • Também acho André…
            Mas parece que o custo de manutenção administrativa e controle desse processo, custa por cabeça o valor de 10,00 Reais, por isso acredito se for esse custo mesmo, 15,00 Reais já tava bom, sobraria 5,00 reais para aproveitamento no futebol…
            Se conseguirem reduzir esse custo para 5,00 Reais por cabeça seria MELHOR ainda, sou OFF Rio para mim já bastaria apenas uma carteirinha bacana com a inscrição Sócio Torcedor e ou até mesmo, como Sócio Colaborador… não precisava de mais nada, só uma carteirinha do tamanho de um cartão de crédito pra andar na minha carteira e poder dizer que mesmo com não muito, mas colaboro de alguma forma com o Flamengo.
            Grande abraço!!!

            • Milhares de pessoas pensam como nos se eles fossem menos ambiciosos com o sócio torcedor 500 mil talvez mais até ajudaria, é aquela história e grão em grão grão galinha enche o papo!

              • Isso aí… fora que motiva a um que já tem a acabar chamando outro.
                E de repente do nada pulamos de 100.000 para 150 a 200.000…
                O Orleans do Marketing tá prometendo mudanças no ST pra esse ano…
                Vamos aguardar e eu ansioso por novidades.
                Grande abraço!!!

    • Canso de falar…
      PARA MIM TODA ESTRUTURAÇÃO E TEMPO GASTO SEM TÍTULOS EXPRESSIVOS E CONTRATAÇÕES DENTRO DE CAMPO, PORÉM RECONSTRUINDO NOSSAS FUNDAÇÕES AGORA SÓLIDAS E O SOERGUIMENTO DA INSTITUIÇÃO FLAMENGO…
      FORAM OS MAIORES TÍTULOS QUE PODERÍAMOS TER GANHO EM QUALQUER TEMPO !!!!!!!!!!
      AGORA É CONTINUAR O TRABALHO NESSE CAMINHO E NATURALMENTE NOSSA SALA DE TAÇAS PRECISARÁ DE AUMENTO EXPRESSIVO…
      IRÁ COMEÇAR A FALTAR ESPAÇO…

      Grande abraço e Mengão sempre!!!

  • Vai ficar mais belo que a estrutura do Botafogo, Flamengo devia adotar esse caldeirão por uns 10 anos, no mínimo, a não ser que tenhamos o projeto rápido de nossa própria Arena em uns 2 ou 3 anos e mesmo assim deixava a base mandar jogos nu luso para irem adaptando-se do sub-15 ao sub-20 aos profissionais!

    • A portuguesa podia propor pro flamengo um contrato de 10 anos, e construirem um estádio pra 30 mil pessoas parecido o independencia.

  • Esse estádio foi eleito pelos jogadores como o pior estádio pra jogar no Brasil. Graças a ele que o Botafogo foi pra Libertadores.
    A Nação vai transformar ele num caldeirão neste ano! Prevejo dias terríveis para os antis!!

    • Falei exatamente isso para um amigo meu botafoguense.
      Que na química do estádio que eles se deram bem.
      A torcida pequena do Botafogo já fez diferença ali, imagina a do FLAMENGO.

      • Torcida do chorafogo cabe num ônibus

        • E em jogos de menor expressão…
          Numa kombi que faz frete lá em General Severiano!!!

        • Num ônibus quando joga com o Flamengo…

    • Gramado irmão, não o estádio em si.

    • Pior pela pastagem que era aquele gramado. Mengão é outro nivel né.

      • Será tudo “novo” e da melhor qualidade!!!!

    • Mais ele agora vai passar por uma reforma e prometeram o Gramado “Padrão FIFA”.

      • Tudo da melhor qualidade e deixaremos um belo “Legado” para a Lusinha quando formos para nossa casa própria.
        Valeu Marty!!!

    • Mas era pior mesmo, parecia um cortiço e o gramado era um verdadeiro pasto.

    • Eleito onde? Qual pesquisa foi essa?

    • Serão Vinícius… serão…
      Grande abraço!!!

  • Será que dá pra tacar copo de cerveja na cabeça do Rodrigo?

    • DE JEITO ALGUM SILAS!!!!
      PODEMOS PERDER MANDO DE CAMPO!!!!!!!

  • Já to imaginando clássico com o Vasco lá e o Eurico se borrando de medo ? falando que só joga no Maracanã kakakakaka

    • Kkkkkkk
      Eu entendi a referência.

    • O Siberiano mandatário do Báscu, já está se cagando de medo e diarréia “congelada” deve ser um suplício as já esfoladas pregas do charuteiro…
      hehehehehehehe

  • Não tínhamos NADA. Mas mesmo assim reclamam, fazer o quê?!
    Mas se serve de alento para alguns, ela pode sair na Faixa após termos os naming rights.
    Mengao próximo de seu destino! SRN

  • Não teria como fechar esses espaços entre as arquibancadas não? Deixando-a no formato do estádio de rugby da rio-2016, aumentaria a capacidade e ficaria bem mais bonito!

    • Concordo 120%.

    • Fora o aumento da capacidade.

    • Até dá, realmente com arquibancadas triangulares isso seria possível. Fazer no mínimo em um só setor (deixando o setor sem cadeiras do jeito que está), fazendo uma estrutura parecida com a do pacaembu. Ficaria show, 25 mil lugares no minimo.

      • Pois é cara, e acho q os custos não ficariam tão altos, já que os maiores gastos serão com instalações internas! Dava para fechar isso, aumentar a capacidade para 25 mil pessoas e deixar o estádio bem mais bonito!

        Com 25 ou 27 mil pessoas o fla dava para fazer grande parte dos jogos da liberta e do brasileirão ai!

    • Só os engenheiros podem responder.

      • Tem isso…

    • Pô, tinha que fechar!

    • Concordo plenamente, acho que sem esses espaços aumentaria a capacidade muito

      • dava pra botar uns 25 mil!

    • Campanha
      #arquibancadasfechadas
      Kkk

    • Poderia fazer um lado da arquibancada igual àquela da arena de vôlei das olimpíadas, que era bem alta, fazendo um mini anel superior!

      • Boa ideia, ia ficar show!

    • Pois é… Já eu, estou preocupado com o GEPE, que irá interditar todo um setor desses para isolar a torcida adversária…
      Coisas que só acontecem no Rio…

      • Exatamente, Ricardo!

      • Melhor fazer igual SP logo, torcida única.

      • SE completassem esses cantos com arquibancadas, poderiam usar um desses espaços para o tal “isolamento”

      • Cara. os caras querem fazer um pra 20 mil. Entao desde ja, deveria fazer uma estrutura quase que separada de 2000. Senao vao matar uma parte grande para efeitos de ” segurança”

        • Essa é a questão! Por isso o bostafogo fez aquela arquibancada menor atrás do gol…
          Espero que o Flamengo esteja considerando isso…

    • Fica estranho esses buracos nas quinas. Além do mais, acho que a própria acústica para um caldeirão ficaria melhor com um anel ao redor da arquibancada coberta. Enfim, como ainda não divulgaram nenhuma imagem oficial do projeto (acho eu), vamos ver o que vão fazer.

      • Exatamente, é só pegar o q o botafogo fez… não ficou legal! Lógico q o fla fará algo de muito mais qualidade no q concerne a estrutura e qualidade de materiais, mas a estética fica a mesma e não acho tão legal!

        Se fechasse isso ia ficar lindo!

    • Pensei nisso assim q vi essas imagens!

  • Espero que nossos nobres engenheiros consigam construir algo que não tenha que eliminar trocentos lugares para separar nossa torcida da do visitante. E ainda que os deixe isolados em algum canto escuro do estádio. haha

  • Perece bom, só queria saber onde vai ficar a torcida visitante.

    • De preferência do lado de fora

  • Pode ser um estádio bem agradavel pra jogos menores, mas a Liberta se não for no Maraca é melhor que seja em Brasilia, Pacaembu ou Castelão….lembrando que o clube precisa faturar alto nesse ano, e não pode prescindir de fazer grana com os jogos da Liberta. Essa é minha opinião, que acho que vai prevalecer junto a diretoria…

    • Também acho mano, o problema é o desgaste com viagens, vimos nitidamente isso nos últimos jogos do BR 2016 os jogadores super desgastados, mas pelo menos o ZR não ficava usando isso como desculpa como o Senhor Muricy ?.

    • Brasília?, o time fica morto lá. Quando não der pra ser no Luso vai ser no Maraca msm.

    • A verdade é que ultimamente o Maracanã não ta dando muito certo pra nós

    • Totalmente sem nexo. Fla tem que viajar menos e evitar a maratona de viagens de 2016. Dinheiro com bilheteria estará em 2 plano, uma vez que os patrocínios estão cada vez mais vultosos. 2017 o fla vai focar em títulos e evitar o desgaste da peregrinação do ano anterior. É inacreditável a falta de visão de alguns torcedores… Visão demasiada tacanha.

      • Exatamente João, além do mas creio que só o naming rights vai pagar esse estadio.

        • Incrível a falta de percepção de alguns torcedores. Pecamos pelo cansaço das viagens ao final do campeonato. E pedem novamente.

        • Esse é o plano…

      • O apedeuta incauto retornou……tremendo babacão que apareceu só para tentar criticar um post meu. Estou aguardando suas considerações sobre o terceiro lugar, e o esquema tático manjado do seu ídolo. Babaca sem coragem de assumir suas mancadas!!! Feliz 2017 pra você!!! Não esquece de postar seu ST…olha o meu ai desde Março de 2013….CRN: 432710…Posta o seu babacão!!!!

        • Impressionante a sua falta de cultura manhães01. Não é de hoje que você escreve textos que uma criança de 12 anos escreveria com mais conteúdo e profundidade. Já reviu seu comentário? É isso mesmo? Viajar o Brasil na Libertadores? Meu Deus!!!!!! Nos salve!!! Sobre o terceiro lugar, gostei demais!!! Libertadores garantida, conforme prometido pela Diretoria. Zé e Diego nos colocaram na Libertadores de 2017!!! Valeu zé!!!!! Sobre meu ST, posto com prazer quando vc postar a empresa que você se diz gerente. Não é possível que uma pessoa tão limitada seja gestor de uma grande empresa. Posta ai vai!!!

          • Meu texto é minha opinião, que aliás se mostrava correta ano passado com a insistência no esquema tático do técnico em questão. Você nunca vai postar seu ST, porque não tem. Eu sou gestor, falo vários linguas e morei, trabalhei e visitei mais de 15 paises. Leio em 4 linguas diferentes e falo 3 fluentes, e tenho amealhado cultura ao longo dos anos com muita leitura e dedicação. Sou gestor e dos bons, e sou bom gestor porque sei quando estou errado e não divirjo a conversa sobre o assunto em voga. Eu tenho pena de você, porque vive de procurar meus posts para tentar pontuar suas idéias, que são pueris quando o assunto é futebol. Abraços e passar bem. Não esqueça de ajudar o clube, porque elenco forte custa caro. Bobalhão!!! Em tempo, nunca vou postar uma informação pessoal dessa para ser visualizada por uma pessoa como você, que não inspira as melhores referências sociais e éticas.

            • Eu não acredito manhaes que uma pessoas com esse seu currículo escreva tanta bobagem. Deve ser seu sonho, ou bateu a cabeça. Sei lá… Você é incoerente amigão, não consegue discernir o certo do errado, como vai ser um gestor? Quer meu ST para ter acesso aos meus dados pessoais, já que de alguma forma tem acesso ao cadastro do clube, como já falado por você, mas não coloca a empresa que supostamente trabalha. Direitos iguais, não?
              Como uma pessoa tão “culta” tece um comentário de apoio ao Flamengo viajar o Brasil novamente? Meu filho de 12 anos sabe que isso não faz sentido. Tenho dó de você amigão, procure um psicólogo e deixe de viver essa ilusão….

              • Ah.. Só para eu não esquecer: parece que mais gente achou ridículo seu comentário, já que deram like no meu esculacho a você. Acorda manhães01!!!

  • Confesso que fiquei meio decepcionado. Os dirigentes falaram que seria do mesmo modelo, da ARENA DO VÔLEI em Copacabana. Esse buracos nas laterais são muito feios. As arquibancadas deveriam prosseguir, em forma de C, e ficaria a parte existente sozinha, no estilo do estádio de Deodoro. Ficaria muito mais bonito, e com certeza aumentaria a capacidade também, chegando a 30mil pessoas facilmente igual, quando foi zemos na época da ARENA PETROBRAS.

    • O problema é a PM, Bombeiros e a Defesa Civil aprovar, esses órgãos são mt frescos e criteriosos

    • Concordo! Tinha que fechar unir pelo menos as arquibancadas temporárias. A arena ficaria muito mais bonita e verdadeiramente um caldeirão.

  • Coisa linda. Gestão profissional. Grande sacada do mengão essa arena. 3 anos prolongáveis por mais 3 é o tempo suficiente para resolvermos se o Maraca será nosso ou se partiremos definitivamente para a construção do nosso estádio.

  • Excelente, vai ser um verdadeiro caldeirão.

  • Quero é ver os Hermanos do San Lorenzo igual baratas tontas com a zueira q vamos fazer… Ô Diego ribas faz o caldeirão ferver.. Ô Guerrero faz o caldeirão ferver

  • Pq não para 30 mil??? Antes que esqueça tá linnnnnnda!!!!!!

Comentários não são permitidos.