Atração Fatal – ou: O estranho caso do Flamengo com o pequenino Fernando (e outros jogadores de qualidade mediana)

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Estamos de volta! Agora para analisarmos o que acontece com o Flamengo quando tratamos de jogadores medianos (ou piores).

Fernandinho é um destes casos. Todos nós já fizemos, mesmo que sozinhos, aquelas perguntas de sempre: Quando o Flamengo vai usar a garotada? Será que o clube não tem na base um jogador do nível deste que está jogando? Porque a diretoria insiste com jogadores medianos (ou até mesmo ruins) em detrimento aos formados no clube? Porque o departamento de futebol gasta tanto em salários com jogadores rodados, e pouco produtivos, e não promove a molecada com faixa salarial dez vezes abaixo? São perguntas que ninguém responde! Sabem porque? Porque elas não têm resposta! E nunca terão!

Como justificar o injustificável? Como tampar o sol com a peneira? Como atravessar uma piscina com um comprimido efervescente para que ele saia seco do outro lado? (embora tenha gente que consiga, rsrsrs). Tenho a certeza de que essa atração por jogadores medianos faz com que o elenco do Flamengo empobreça tecnicamente. Como costumo dizer nas rodas de amigos: Não tenha jogadores ruins no elenco, pois quando precisar deles… eles continuarão sendo ruins!

O pequenino Fernando é um jogador esforçado. Bom de grupo. Querido por todos. Honesto dentro da profissão. Mas não podemos tê-lo no elenco, pois toda a torcida do Mengão sabe que ele rende muito abaixo do esperado. E não me venham falar daqueles momentos espíritas que ele viveu quando decidiu um par de jogos a nosso favor. Porque ele vai mal na maioria das partidas e seu rendimento não é nem perto de um para dez (onde uma partida é boa e dez são ruins). Essa razão deve estar em um para vinte e cinco.

Dito isso, também não aceitarei o argumento raso de que ele “fecha o corredor”! Querem um corredor lacrado, onde nenhum adversário vai passar? Então vão lá na NFL e contratem um cornerback dos bons! Mas como tratamos de futebol com bola redonda, e não oval, digo que merecemos mais do que estes jogadores ordinários (não se ofendam, busquem o significado no Aurélio). Usarei outra sentença com uma terminologia um tanto quanto batida: temos que elevar o patamar do Mengão! E insistindo com estes jogadores ficaremos estagnados.

Um grande passo já foi dado com a contratação do Rômulo, onde resolveremos o problema de saída de bola qualificada na “volância”, mas isso é tema para outra coluna. Agora temos que solucionar os problemas do ataque. Também sei que nosso caso de solvência inspira cuidados, mesmo que estejamos num outro ambiente financeiro, mas austeridade não faz mal a ninguém e o mercado brasileiro não está colaborando. Principalmente quando alguns pródigos dirigentes inflacionam o mercado com valores incompatíveis em termos de custo-benefício e até mesmo face à qualidade do jogador contratado, sem mencionar o louco mercado chinês.

Deixo aqui um pedido para a diretoria de futebol do C.R. do Flamengo: Por favor, se for pra contratar jogadores com alto salário e baixo rendimento, promovam a base. Lembrem-se de que: “Menos é Mais”! Quanto mais inchado de pouca qualidade um elenco for, menos rendimento ele terá. E baixo rendimento gera frustração de expectativas, que gera desânimo de atletas pouco comprometidos, que gera desconforto com a torcida, que gera insatisfação geral, que acaba gerando desequilíbrio na diretoria, etc, etc, etc…

Por isso, mais uma vez, reitero: Não contratem por contratar! Se for para trazer jogadores medianos, fiquem com os que já estão no elenco. Uma qualificação se faz necessária. Precisamos de mais qualidade! Ajudem o Diego e povoem o meio de campo e o ataque com jogadores de mais massa cinzenta! Jogadores que se pautem mais pela inspiração do que transpiração! Ajudem nosso elenco a brilhar, nosso torcedor a sorrir e a vocês da diretoria orgulharem-se de que o trabalho no departamento de futebol deu uma guinada para melhor. Vamos Flamengo! Vamos rumo aos títulos! Rumo às conquistas e aos louros da glória! O céu não é o limite! Estamos alçando voo ao infinito!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Curtiu? Ótimo! Não curtiu? Excelente!
As discordâncias e divergências de opinião são extremamente salutares para o nosso crescimento!
Deixe seu comentário abaixo! Mas faça-o com educação!
E lembre-se: a falta de argumentos e a intolerância são os combustíveis dos fracassados!

Veja também

  • vaza chinelinho

  • .ESQUECE FERNANDINHO,POR FAVOR!!!!!!ISSO É UM LIXO

  • alo diretoria jadson ta livre não tem proposta da gayvota,e seu agente ja disse que obviamente vai reduzir o salario em relação ao que ganhava na china.Tão esperando o que? zé ricardo ja que vc quer tanto o 4141,exija a contratação do cara..esse vem de graça,se deixar passar é pq são lerdos demais…ESQUECE FERNANDINHO,POR FAVOR

  • Quando decidiram manter esse treinador, renovaram com Marcio Araujo e correndo atrás de Marinho e Fernandinho me deu um desanimo danado.
    Nada contra essas pessoas, porém em uma diretoria que gerou tanta expectativa do Flamengo voltar a ser um gigante se contenta com jogadores medíocres, não alimenta nenhum sonho de voltarmos a ganhar o principal titulo Sul-americano e disputar no final do ano o Mundial.
    Dito isso, cancelei meu sócio torcedor depois daquele lance do Bonde da Stella em que chegamos aos G4 do Brasileiro e depois despencamos. 2016 também deixou muito a desejar na reta final.
    O único animo nesse time foi a contratação de Diego porque de resto é insatisfatório, apesar de alguns lances de sorte como Muralha, Rodinei e Arão.

  • Agora só para fantasiar um pouco. E se nosso treinador estudado, estudasse uma forma de usar um 4-1-4-1 à la Tite? Iria doer usar o melhor time do Brasil assim?

    ________________Muralha
    Rodinei – Réver – Donatti – Jorge
    ________________ Rômulo
    _______Arão Diego
    _________Mancuello Conca
    ________________Guerrero

    E ainda falava: vaza para frente e tabelem Jorge e Rodinei. Nem se chovesse canivete segurava os 3 a 4 gols por partida.

    • Concordo, mas eu iria de DR no lugar do Mancuello e vice versa, sei lá;
      Everton no lugar do Conca, para já ir adaptando a formação, até a recuperação e, certamente, entrada deste.

  • E quase ninguém comenta, mas acho que deveriam voltar a dar sequência para o Rodinei. Ele é melhor jogador que o Pará. Por mera fatalidade, se machucou e nisso Pará aproveitou. Mas o Pará, vamos ser sinceros, é outro Cirino da vida, tem 1 fase ótima mas fica 9 meses jogando mau. O Rodinei jogou bem enquanto jogou, inclusive foi uma grande revelação. Entre testar uma sequência para o Rodinei e apostar no Pará já no comecinho do ano, o mais racional logicaente é dar sequência ao Rodinei, e caso vá mau, que Pará entre e arrebente. Mas acho que se der sequência par Rodinei, ele vai jogar bem quase o ano inteiro.

    • também acho, bem melhor

    • O Pará estava uma ameba antes, mas, depois que entrou no lugar do Rodinei, passou a jogar muito bem; Rodinei vai ter que rebolar, o que é um problema bom para o time.

  • Também acho o Fernandinho abaixo da reserva do Flamengo, pelo valor (4 milhões / ano). Acho também que para seguirmos o exemplo do Jorge, podemos ir subindo aos poucos. Eles estão subindo sim, mas não tão rápido (e concordo com isso). E investirão 15 milhões esse ano na base. Até para poder usar a base numa condição de reserva imediata (que já é bastante pressão), é preciso 1 atacante de lado consolidado e decisivo de verdade (que saiba chutar a gol, passes verticais, tabelas, cruzamentos). É preciso dispensar Gabriel e Fernandinho, torcer para dar 1 solução para o Cirino (Sr. Campeonato Estadual). Já mandaram o Emerson embora. Só no caso do Everton, que pelo seu nível técnico ligeiramente superior, e por múltiplos fatores, talvez seja bom manter.

  • A tão sonhada mudança de patamar no Flamengo se consolidará quando tivermos um elenco que mescla a base e medalhões consagrados com boas condições físicas pra jogo. O custo-benefício seria mais proveitoso pelo fato do gasto com folha salarial de garotos vindos da base ser menor que as ditas apostas sujeitas a tanto risco e incerteza. Vendo as tantas últimas anos atrás, a grande maioria não deu certo.

    Essa questão de alegarem a “queimação” da base se deve a dois fatores principais: incompetência de treinadores não os escalarem aos poucos ( botar na fogueira em partidas de Libertadores,como na época do Sr. Luxemburgo, ou botando os garotos nos últimos minutos de partidas em que o Flamengo caminha pra uma iminente derrota) e o fato da própria torcida ter a ilusão e a mentalidade presa naquele timaço dos anos 80(onde a espinha dorsal da equipe vinha da base).Quando o garoto não se mostra um craque, já é definitivamente rechaçado.Se nem Barcelona, tão lembrado por formar jogadores excepcionais não revelam um Messi, um Xavi ou um Iniesta todo ano, que dirá o Flamengo. Porém, bons jogadores (não perebas) formados nas categorias de base podem,sim, fazer a diferença compondo o plantel desde que sejam bem lapidado pra pegar o ritmo do profissional.

    Outra questão é o retorno técnico e financeiro que um time desses pode proporcionar ao Flamemgo. O primeiro pode vir em títulos conquistados ao longo do tempo. Já o segundo é uma extensão do primeiro, onde a combinação da visibilidade em marketing envolvendo veteranos consagrados e a transferência de jogadores pratas-da-casa para clubes de grande porte no exterior podem alavancar e muito as receitas da equipe. Ao emprestarmos jogadores formados pra dezenas de clubes nanicos no Brasil e no mundo mostram que esses dois fatores passam batidos, e não é atoa que lucramos tão pouco no quesito venda de atletas.

  • Boa Fábio…ao meu ver o ZR está insistindo em um esquema que é eficiente em defender-se, mas peca na ofensiva! Por isso o Flamengo não foi campeão e muitos aqui se conformam, pelo 3° lugar, pela melhor campanha da era pontos corridos, pela defesa boa e outras coisas como a libertadores só, eu não me conformei, foram muitas competições escapadas e em especial o ” Brasileirão. ” Temos um elenco que pode ser muito mais eficiente na ofensiva, sem perder a força defensiva se ele mudar essa mania de pontas e laterais somente marcar, as jogadas mais perigosas são as de lado de campo e a linha de fundo. Ao meu ver dava para sermos campeões da série ” A ” tranquilo. Relativo a Fernandinho, não importa o quão é tão bom fora de campo, se em em campo não joga nada, se precisamos de pessoas para incetivar jogadores, contratem o Denilson da Band e veremos um grande incentivador e descontraída pessoa fora de campo, mas não é isso que falta a equipe, o que de fato necessita é de jogadores com perfil de vencedor, porque se for a força de vontade sem futebol, não adianta contratar. Vamos fortalecer a maturidade da garotada dando oportunidades como tem insistido em jogadores como o da coluna aqui comentada. ZR conhece todos eles, não usou quase nenhum em 2016, cuidado é diferente de medo ZR, PAQUETÁ, RONALDO E THIAGO SANTOS, deveriam ter jogado, porque treinar é diferente de jogar, e é no jogo que vai adquirindo confiança e experiência!

  • Fabio Monken… “Oh meu querido?!” como é que vc ainda tem dúvidas da razão do Fla contratar jogadores meia-boca?
    O Flamengo não é autossuficiente né? Não contrata o jogador sozinho, ainda é dependente de atravessadores. E a velha venda casada ainda é muito comum. “quem quer rir, tem que fazer rir”.

    Se apenas pegar os jogadores da base pro time como titulares, o clube lucra, a torcida festeja, mas os empresários dos jogadores que vieram não gostam.

    Se fosse assim, o Gabriel não taria 5 anos no Fla sem o Carlos Leite. O representante do Barcelona no Brasil, que atualmente é o empresário do Márcio Caramujo não taria 3 anos no clube fazendo absurdos 160 jogos (Wikipedia), o grupo Doyen não obrigaria o Cirino jogar tantos jogos de titular desde que chegou, e por aí vai.

    Quanto vc acha que “lucraram” (não posso afirmar quem foi, mas acho que possui as iniciais “RC”) com a vinda do Fernandinho por empréstimo do grêmio que explanou na imprensa que queria “se livrar” do jogador pelo alto salário?

    Não sejamos inocentes. Não adianta trazer o Pelé, sem trazer o Denis Marques à tira colo.

    OBS: Retiro TOTALMENTE as críticas sobre o ZR por manter o Caramujo no time titular. Com “certos jogadores” do Fla, o buraco é muito mais embaixo.

    SRN!

    • Paulo, você tem alguma prova ou está só conjecturando?

      • Zoro, vc pode acreditar no que vc quizer. Mas em algumas áreas, 2+2 nunca dão 4. Dão 5%, 10%…

        Se chegar realmente a dar nomes aos bois, haverá chuvas de processos. Aqui no Brasil todo mundo é sempre vítima.

        Mas botar a culpa no treinador é sempre o caminho mais fácil pra insistência em determinado jogador. Até eu mesmo tinha acreditado nisso por um tempo.

        SRN

  • Eu tenho duas teorias na minha mente, se estou certo ou nao eu não sei, mas uma e que o Ze Ricardo gosta a jogador perebae por isso ele não pode ver um perna de pau odiado pela torcida que ele quer que renove ou que a diretoria segure ele, é a outra é uma vez quando o flamengo contratou o Elias o empresário dele falou que repassava o Elias mais se o flamengo contratasse o Wallace tambem, isso existe no futebol esse tipo de negociação então amigos quando vejo o flamengo atrás de um perna de pau que a torcida não sabe pq eu procuro olhar quem é o empresário dele e ver qual envolvimento ele tem em outros atletas do clube eu sou sempre suspeito com isso!

  • A demora vai ser valorizada no final, tenho certeza que a diretoria está trabalhando pra trazer um bom atacante pra fechar o ótimo elenco que estamos montando.
    O Fernandinho vem pra compor, Sheik saiu, Cirino deve sair, Thiago Santos machucou, vai ser uma peça importante no banco de reservas.
    Mas precisamos de um ótimo atacante, tomara que seja o Vargas.

  • Certíssimo, torcedor que gosta de MA, Fernandinho, Gabriel, Cirino, etc, é vascaíno enrustido.

    O Flamengo é time para jogador de verdade e não jogador meia-boca.

  • Os pontas de origem só o Everton que presta e o ederson adaptado na ponta esquerda, a ponta direita que ta problemática pois gabriel e cirino horrorosos,medonhos uma vergonha esses caras vestirem o manto sagrado.
    Na minha humilde opinião o cara mais medonho e é titular absoluto o medíocre márcio araujo…tomara que o zé não invente e coloque o arao e romulo no meio.

    • Everton é o que melhor faz como o ZR quer, pois já foi lateral, marcar e atacar para ele não é problema.

      • Tem isso tbm.

  • Como de costume, texto com muito choro mas sem nenhum valor.
    Já pensou em ao invés de reclamar dar ideias? “Promover da base”. Quem? Quem da base tem qualidade pra jogar no meio e no ataque, pelo menos mais que Everton, Fernandinho, etc…
    Tirando o Vizeu, que eu vejo como titular indiscutível no ataque porque esse guerrero é uma enganação, quem na base poderia jogar? Sabe quem? Ninguém. Nosso garotos da base são medianos como os que estão no profissional. A diferença é que se o profissional não jogar bem, que se dane ele, vai pra outro clube. Se os garotos não jogam bem, você pode, literalmente, queimar uma carreira, como aconteceu com 95% dos garotos de 2011.
    Se o cara que era treinador da base do Flamengo, está evitando botar eles na titularidade assim, deixando eles maturarem, ganharem mais experiência e poderem entrar e fazer um bom trabalho, sem jogarem a carreira fora, que é você um mero torcedor, pra contestar?

    Vocês reclamam muito, mas não trazem nada de novo a mesa. Assim é fácil

    • “[…]que é você um mero torcedor, pra contestar?”

      Aqui você já usa a falácia de apelo à autoridade, dando a ideia de que torcedores apaixonados não passam de ignorantes sem direito a opinião.

      Diz que torcedor reclama demais, que não dá a solução…Bom, a sua solução eu ainda não vi.Qual seria?

      • Opinião todos podem ter. O texto não da opinião, o texto fala como fatos indiscutíveis.

        Eu? Eu não trabalho com futebol, eu não tenho formação nisso, não mexo com o mercado da bola e não vivo 365 dias do ano para poder dar uma solução.
        Mas eu confio que as tentativas até agora, Marinho, Berrio, o chileno que esqueci o nome, Vargas, são ótimas opções para esse jogador de lado de campo com poder de finalização que está faltando para o ataque capitalizar mais.
        Melhores do que pegar garotos da base e jogar na fogueira, como soluções para a posição de real carência do time. É mais jogo colocar eles na reserva, ou jogando contra times pequenos no carioca, mas sem nenhuma pressão, sem nenhuma exigência.
        Se dependesse de mim, o Flamengo já tinha focado em um alvo, e pago a grana necessária para trazer, mas se dependesse de mim talvez o clube estivesse na merda e não se reestruturando.

        O problema desse texto é o mesmo da “imprensa esportiva” brasileira, que só critica, inventa, cobra e nunca de uma alternativa de solução, nunca avalia os fatos pelos antes, só em cima do depois, quando é muito fácil falar se foi certo ou errado, que incita os torcedores contra times ou jogadores, e depois dizem que é a torcida que está cobrando.
        É o falar por falar, sem base, sem evidências, sem ter um mínimo conhecimento da realidade.

        É coisa de mero torcedor sim, aquele que tem paixão, que pode até acompanhar o mercado da bola, ter noções, mas não faz a menor ideia de como se monta um time, como se contrata, qual a capacidade de contratação do clube, qual o projeto do clube, qual a real necessidade do time.
        Só sabe o que ouve no rádio ou lÊ na internet, e acha que pode criticar em base nisso.

        • Cara, ainda acredito que essa diretoria pode, enfim, olhar a base com mais carinho. Por conta de termos uma base definida para esse ano, os pratas da casa chegam pra compor elenco e não como “salvadores da pátria” em anos atrás. É melhor lançar um garoto em competições de menor importância do que escalá-lo numa Libertadores da vida num elenco infestado de jogadores ruins (foi assim até início de 2015).

          De jornalistas, são poucos os que se salvam. No máximo PVC, Marcelo Barreto, Mauro Cézar ou Alê. O resto não tem a capacidade nem de fazer o básico da profissão.

  • Ainda prefiro Cirino que Fernandinho

    • O problema é que o Cirino precisa de um time onde ele possa jogar, para tentarmos negociar essa íngua até o final do ano.

  • Ótimo texto, realmente o Flamengo não aproveitar Ronaldo e Léo Duarte e jogar Caramujo e Rafael Vaz é imbecilidade completa.

    • Rafael Vaz foi muito bem ano passado. Acho que o Léo Duarte ainda não tem cancha para ser titular. Gostaria que o contrato do Juan não tivesse sido renovado para o Léo ascender de 5ª opção para 4ª. Assim, certamente teria mais oportunidades para, ano que vem, poder brigar por uma vaga no time titular. Quanto ao Ronaldo, a preferência pelo MA se dá por medo de abrir mão de um jogador especialista em destruir, mesmo que não saiba dar um passe de 10 metros, isso é verdadeiramente lamentável.

      • A renovação do Juan não atrapalha o Léo, se ele mostrar que está pronto, tenho certeza que Juan pede para colocar o Léo, pois imagino que o trabalho dele é esse, orientar e ajudar na formação do Léo, além de jogar quando for necessário.

        • Prevejo o Juan virando auxiliar técnico após a aposentadoria. Seria uma grande ajudar um cara experiente orientar na parte defensiva.

          • Eu acredito que é o que ele está fazendo, por isso deduzo que por segurança da zaga ele teve seu contrato renovado e o ZR se cuide, pois Mozer já foi treinador na Europa, tem muita experiência e está na parte da diretoria de futebol junto ao RC!

    • Léo ainda precisa de maturidade, tem a companhia e experiência de um dos que já foi melhor do mundo, e outros que estão entre os melhores do brasil, portanto, tem só que aprender ao lado deles e buscar a sua evolução e titularidade, o Vaz está muito bem na esquerda.

  • Não quero o Fernandinho de volta, mas tb não acho ele tão ruim como o colunista pintou. Entendo que com a contusão do Thiago Santos, o Flamengo está procurando dois atacantes de lado, sendo um para ser titular e outro para compor (Fernandinho ou Marcos Guilherme). Isso supondo que vamos conseguir nos livrar de Cirino e Gabriel.

  • Poderia vir o Iniesta q ele iria ver se dava no time pois o cara nao corre , teria q ser o marcio araujo ali mesmo kkkkkkk pra q qualidade se temos o karabao kkkkkkkkkkkk

  • Estende-se ao carismatico Marcio Caramujo

    Muito bom texto

  • Mudanças BOAS à vista:

    Matéria da FOX Sports:

    “Na equipe considerada titular, o mesmo sistema defensivo da temporada
    passada. Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; O setor de meio-campo foi
    formado por Márcio Araújo, Willian Arão, Diego e Cafu. Na frente,
    Mancuello aberto pela direita, no lugar ocupado por Gabriel em boa parte
    da temporada passada, além de Guerrero e Everton.”

    Parece que o Zé já começou a montar a equipe para quando o Conca tiver bem, entrar na vaga do Mancu! Ou até mesmo no lugar do Everton, porque não?

    Ps: O Rômulo está ainda correndo em volta ao campo, trabalhando na parte física.

    • Mas tem 11 jogadores aí e o Muralha não foi incluído.

      • Sim, o Zé vem utilizando este tipo de treinamento com um jogador a mais desde do ano passado.

        Mas isso pouco importa pois o Cafu obviamente não tem vaga neste meio campo, portanto o 11° jogador (com Muralha) seria o Mancu mesmo.

    • O zagueiro ainda ta fora kkkkk esse tecnico e coisa de loko !

      • Então você queria que ele logo de cara barrasse alguém da dupla de zaga que foi a 2° menos vazada do camp. brasileiro?

        Seria uma falta de coerência danada e ainda causaria um mal estar desnecessário dentro do grupo.

        Deixa o Donatti mostrar a que veio nos treinos que naturalmente ele toma a posição.

        • Se fosse isso eu ate concordaria meu caro , mas nao é isso nao … ele prefere o vaz e o rever mesmo o Donatti para ele é pior que os dois kkkkkk lembro que vi o Juan e o Donatti juntos o que nao seria bom pois ambos nao tem mt velocidade , mas Juan ou Donatti teria vaga sem duvidas !!

          • Ainda me surpreende a convicção que as pessoas tem para supor coisas alheias.

            Zé Ricardo não tem nem de longe o perfil de já chegar barrando jogador, ou então como vocês sempre falam, por não gostar de gringo.

            Tentem entender somente isso: O cara que tem o maior interesse em ver o melhor em campo, é o próprio Zé pois é a carreira dele que está em jogo.

            Se de fato o Donatti estiver melhor que o Vaz ou Rever nos treinamentos, pode ter certeza que ele vai colocar!

          • Treino é treino jogo é jogo , vejo o fernandinho brilhar nos treinos e no jogo ? caramujo arrebentando no treino portanto ele sera titular , ok 😉 entendi sua visao . Entendi o que vc quis dizer , mas nao adianta arrebentar nos treinos o que vale é no jogo.

    • Esse treinamento foi com 11 jogadores de linha (4 no meio e 3 atacantes). Com isso ele pode ir testando o rendimento jogando com 4 no meio ou com 3 atacantes. O Cafu está aí pois o Conca não pode jogar e o Paquetá tá na seleção sub 20. O Mancu aberto pela direita talvez seja um forma de pensar o time com 3 no meio e dois jogadores de lado, sendo um ponta e um meia adaptado. Precisamos esperar mais para ver o que o Zé tá querendo. O importante é termos alternativas táticas.

  • O maior problema é querer fazer desses medianos, que vieram para compor elenco, em um titular indiscutível e um problema maior ainda é se apegar ao atleta de acordo com o carácter do jogador, pois ninguém nessa terra me convencerá de que tentaram (algumas vezes com sucesso outras não graças a Deus.) insistentemente permanecer com jogadores do nível de Wallace,Cesar Martins,MA,Gabriel e esse tal garoto velho Fernandinho(tem muito mais, mas estou falando os recentes.) Pela sua qualidade,o que acham quando a diretoria ver um bando de torcedores dirigentes pedindo reforços urgente, como se não tivéssemos ninguem de qualidade no elenco?vão atrás dos fáceis de contratar como Fernandinho, jogador bom não sai fácil e muito menos barato.

  • Acabando a Copinha o garoto Vinicius Jr deve se juntar aos profissionais.
    E se realmente ele for bom vai vigar!
    Não comparem ele a Adryan e a Negueba, pois esse menino já provou q é muito melhor q eles.
    Agora é torcer para q dê certo, por que o que falta nesse Flamengo é revelar um grande craque para acelerar nossa evolução que já é muito boa.
    SRN

    • Mas se fizer 2 jogos ruins terá o mesmo caminho do Adryan e do negueba,queimado por torcedores que gostam de apressar o tempo, principalmente com um adolescente de 16 anos.

      • O queimou o Adryan e o Negueba é que eles não jogam nada…….

  • Acho que a maior culpada, por não utilização da base é mais muito mais dá próprio torcida do Flamengo, pois quando esses entram a torcida não tem o mínimo de paciência com eles. No Santos dar certo porque não tem essa cobrança toda e nem o mesmo peso.

  • Concordo em gênero e grau!

  • O pior ato da diretoria foi tentar renovar o contrato com o César Martins, foi ali que eu definitivamente virei “corneta” ou “modinha” (como dizem os medíocres Ricardetes e Araujetes), mas o fato de ainda estarem tentando manter o Fernandinho também é ridículo.

    • Rodrigo,
      futebol é um esporte muito complexo.
      Os critérios de avaliação, técnica e financeira, dentro de um clube é um dos maiores mistérios do mundo moderno.
      Opiniões cada torcedor tem a sua propria.
      Algumas vezes minha opinião parece ser meio radical, mas, existem casos que não consigo entender.
      Para falar apenas do periodo dos “Blues”, porque anteriormente as direções do Flamengo eram mestre em fazer m**da, vou citar alguns casos que me incomadaram:
      – Cadu – algum avaliou o futebol que esse sujeito jogava (???) na Rússia ou Alemanha?
      – Elano – ex-jogador em atividade. Jogou uma Libertadores da América sem a minima condição fisica.
      – André Santos – ex-jogador em atividade. Jogou uma Libertadores da América sem a minima condição fisica.
      – César Martins – esse cara era um encosto no Benfica. Quem o indicou?
      – Fernandinho – teve alguns lampejos aqui no Mengão, mas, onde esse cara ja arrebentou?
      – Wallace – tudo bem que quando esse sujeito chegou – ele era reserva do reserva nos gambás – o Flamengo estava em sérias dificuldades financeiras. Mas foram necessários 03 anos para descobrirmos que ele não podia jogar no Mengão?
      – Anderson Pico – lambança do “pofexo^ que foi acolhida pela diretoria.
      – Armero – sem comentários.
      – Luiz Antônio – um jogador que tinha algum talento, cria do Flamengo, seu futebol ao longo dos anos foi desaparecendo. Virou o famoso come-e-dorme.
      Esses são apenas alguns exemplos do nivel de excelencia do nosso elenco nos ultimos anos.

      • Tem agluns casos atuais também que estão no top 5 dessa lista:
        – Chiquinho – Contrataram um refugo e que não é lateral para fazer sombra no Jorge. Eu fico pensando: qual diabos foi o critério para a contratação desse cara? Foi de longe a contratação mais bizarra de 2016 e uma das mais bizarras dessa gestão.
        – Ederson “canela de vidro” – o cara não jogou UMA sequer partida inteira. Trouxeram um cara aos cacos literalmente para ser nosso camisa 10. O custo-benefício dele só não é pior que o do Cirino. E ainda assim está cheio de fanboys.

        • Concordo com vc, Yan…

  • Simplesmente ridículo a Diretoria cogitar a volta do Fernandinho

    Só Podem estar de sacanagem prefiro que continuem com Paulinho do que Fernandinho

  • melhor post desde que esse site abriu os trabalhos jkkkkkkkk

  • “O pequenino Fernando”
    Gostei “mi zi fio”…
    Pai Carlos Campos de “Ôxóta”…

  • Boa matéria.
    Não sei o que vêem nesse cara, ele e do mesmo nível de gabilixo e cirilixo.

  • Infelizmente a coisa não é tão simples assim… Definitivamente o Little Fernando é um jogador mediano e não merece o salário que pagamos (muito menos o que Flamengo e Grêmio pagavam juntos), acontece que não faz parte da realidade de nenhum clube brasileiro ter em seu elenco apenas jogadores de nível elevado. Vemos jogos do Barcelona, Bayern, Chelsea etc e achamos que aquilo é normal, mas esses times são exceção mesmo em suas ligas.

    Quanto a utilizar a base para compor o elenco, acho uma boa ideia e concordo que o Flamengo não faz isso bem feito, mas novamente as coisas não são tão simples: futebol não é jogado só com a bola nos pés. Se aparentemente o Fernandinho jamais tratará a boa tão bem quanto o Vinicius Jr, nossa joia tem um longo caminho a percorrer em termos de evolução tática, física e psicológica pra se igualar ao jogador do Grêmio. Evidente que isso pode e deve ser (mas não vem sendo) trabalhado pela comissão técnica.

    De qualquer forma, não é todo dia que surge um jogador, por exemplo, como o Gabriel Jesus, que apesar de não ser nenhum gênio, encara zagueiros e toma decisões como se fosse um jogador bem mais maduro.

    Finalmente, independente de maturidade, capacidade tática etc etc o Vizeu jamais poderia deixar de entrar pro Damião.

    SRN

  • Temos que limpar nosso elenco, de jogadores medianos pra ruins, que nunca resolvem nada, não armam, não dão assistências, e não fazem gols.

    Negociar: Cirino, Gabriel e Adryan.
    Ficaria no time atual: Everton, Ederson ( THIAGO SANTOS**)
    Subiria da Base: Vinicius Jr.
    Contrataria um Jogador: TARDELLI ou VARGAS

    • faltou o MA ai

    • Adryan é de longe, melhor que todos os nossos pontas que temos no elenco, inclusive o Everton. O moleque nunca teve oportunidade, enquanto Gabriel vem a 4 anos tendo.

  • “Não tenha jogadores ruins no elenco, pois quando precisar deles… eles continuarão sendo ruins!” Isso é um tapa na cara de quem defende contratação a de perebas dizendo que é “para compor elenco”. Se for pra compor elenco, que componha com a base. Ah, não. Esqueci que usar a base vai “queimar” os moleques. E qual é a solução que defendem pra isso? Utilizar jogadores fracos queimados com a torcida. É, realmente “faz todo o sentido”.

    • sempre falei isso mais vem aqueles torcedores alucinados dizendo que vai queimar a base e defendem jogadores ruins vai entender

    • A pior coisa que podem dizer é esse negócio de compor elenco.
      Para compô-lo, componha-o com os bons!
      TMJ!
      SRN!

    • Yan…ta coberto de razão! Td que nossa diretoria tem de eficiente no quesito finanças, tem de incompetente no que se trata de futebol…campo e bola! E o pior…se ao menos tivessemos a frente do futebol um cara competente e idôneo o despreparo de nosso presidente talvez ficasse menos visivel. Mas na Minha opiniao o trabalho do Rodrigo Caetano é ridiculo. Mtas contratações e renovações sem nexo! Sera que ta rolando uma graninha? Vamos aguardar

      • Discordo em relação a isso.

        Contratar quem ele contratou sem gastar um dinheiro não é fácil.

        É se for olhar o percentual de acerto entre ele o Alexandre Matos vai ver que aproveitamos muito mais os jogadores que ele.

        Não posso atestar idoneidade, mas o trabalho está sendo bem feito dentro das nossas limitações financeiras.

  • “Um grande passo já foi dado com a contratação do Rômulo, onde resolveremos o problema de saída de bola qualificada na “volância””

    Será? Pois ainda acho q o Zé vai colocar o Rômulo para disputar posição com Arão e deixar o Márcio Araújo como titular!

    • Tomara que sim. Começar com o MA seria um tiro no pé do professor ZR!
      Romulo neles!
      SRN!

      • Seria msm Fábio, mas não duvido de mais nada não! De qualquer forma, tb estou na torcida para o Rômulo dar certo. SRN

  • Eu gosto do Fernandinho.

    • Ednei 2.0?

    • tem certeza que torce pro Flamengo? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Também gosto dele, principalmente quando ele joga no Grêmio. rsrs
      Obrigado pela participação!
      TMJ! SRN!

      • Se o Douglas jogou no Barcelona pq o Fernandinho n tem condições de jogar no Fla? haha
        Brincadeiras a parte, eu sei que é um jogador limitado, mas prefiro ele do que Cirino, Gabriel, Sheik, acho que ele marca melhor e que se destaca mais no drible curto.

        • Douglas não jogou no Barcelona………..essa foi apenas mais uma contratação muito “estranha” do Barça. Alias como diversas outras.

    • Eu gosto dele, bem longe do Fla

Comentários não são permitidos.