Colunas

Atração Fatal – ou: O estranho caso do Flamengo com o pequenino Fernando (e outros jogadores de qualidade mediana)

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Estamos de volta! Agora para analisarmos o que acontece com o Flamengo quando tratamos de jogadores medianos (ou piores).

Fernandinho é um destes casos. Todos nós já fizemos, mesmo que sozinhos, aquelas perguntas de sempre: Quando o Flamengo vai usar a garotada? Será que o clube não tem na base um jogador do nível deste que está jogando? Porque a diretoria insiste com jogadores medianos (ou até mesmo ruins) em detrimento aos formados no clube? Porque o departamento de futebol gasta tanto em salários com jogadores rodados, e pouco produtivos, e não promove a molecada com faixa salarial dez vezes abaixo? São perguntas que ninguém responde! Sabem porque? Porque elas não têm resposta! E nunca terão!

Como justificar o injustificável? Como tampar o sol com a peneira? Como atravessar uma piscina com um comprimido efervescente para que ele saia seco do outro lado? (embora tenha gente que consiga, rsrsrs). Tenho a certeza de que essa atração por jogadores medianos faz com que o elenco do Flamengo empobreça tecnicamente. Como costumo dizer nas rodas de amigos: Não tenha jogadores ruins no elenco, pois quando precisar deles… eles continuarão sendo ruins!

O pequenino Fernando é um jogador esforçado. Bom de grupo. Querido por todos. Honesto dentro da profissão. Mas não podemos tê-lo no elenco, pois toda a torcida do Mengão sabe que ele rende muito abaixo do esperado. E não me venham falar daqueles momentos espíritas que ele viveu quando decidiu um par de jogos a nosso favor. Porque ele vai mal na maioria das partidas e seu rendimento não é nem perto de um para dez (onde uma partida é boa e dez são ruins). Essa razão deve estar em um para vinte e cinco.

Dito isso, também não aceitarei o argumento raso de que ele “fecha o corredor”! Querem um corredor lacrado, onde nenhum adversário vai passar? Então vão lá na NFL e contratem um cornerback dos bons! Mas como tratamos de futebol com bola redonda, e não oval, digo que merecemos mais do que estes jogadores ordinários (não se ofendam, busquem o significado no Aurélio). Usarei outra sentença com uma terminologia um tanto quanto batida: temos que elevar o patamar do Mengão! E insistindo com estes jogadores ficaremos estagnados.

Um grande passo já foi dado com a contratação do Rômulo, onde resolveremos o problema de saída de bola qualificada na “volância”, mas isso é tema para outra coluna. Agora temos que solucionar os problemas do ataque. Também sei que nosso caso de solvência inspira cuidados, mesmo que estejamos num outro ambiente financeiro, mas austeridade não faz mal a ninguém e o mercado brasileiro não está colaborando. Principalmente quando alguns pródigos dirigentes inflacionam o mercado com valores incompatíveis em termos de custo-benefício e até mesmo face à qualidade do jogador contratado, sem mencionar o louco mercado chinês.

Deixo aqui um pedido para a diretoria de futebol do C.R. do Flamengo: Por favor, se for pra contratar jogadores com alto salário e baixo rendimento, promovam a base. Lembrem-se de que: “Menos é Mais”! Quanto mais inchado de pouca qualidade um elenco for, menos rendimento ele terá. E baixo rendimento gera frustração de expectativas, que gera desânimo de atletas pouco comprometidos, que gera desconforto com a torcida, que gera insatisfação geral, que acaba gerando desequilíbrio na diretoria, etc, etc, etc…

Por isso, mais uma vez, reitero: Não contratem por contratar! Se for para trazer jogadores medianos, fiquem com os que já estão no elenco. Uma qualificação se faz necessária. Precisamos de mais qualidade! Ajudem o Diego e povoem o meio de campo e o ataque com jogadores de mais massa cinzenta! Jogadores que se pautem mais pela inspiração do que transpiração! Ajudem nosso elenco a brilhar, nosso torcedor a sorrir e a vocês da diretoria orgulharem-se de que o trabalho no departamento de futebol deu uma guinada para melhor. Vamos Flamengo! Vamos rumo aos títulos! Rumo às conquistas e aos louros da glória! O céu não é o limite! Estamos alçando voo ao infinito!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Curtiu? Ótimo! Não curtiu? Excelente!
As discordâncias e divergências de opinião são extremamente salutares para o nosso crescimento!
Deixe seu comentário abaixo! Mas faça-o com educação!
E lembre-se: a falta de argumentos e a intolerância são os combustíveis dos fracassados!

Fábio Monken

Ver comentários

    • Também gosto dele, principalmente quando ele joga no Grêmio. rsrs
      Obrigado pela participação!
      TMJ! SRN!

      • Se o Douglas jogou no Barcelona pq o Fernandinho n tem condições de jogar no Fla? haha
        Brincadeiras a parte, eu sei que é um jogador limitado, mas prefiro ele do que Cirino, Gabriel, Sheik, acho que ele marca melhor e que se destaca mais no drible curto.

        • Douglas não jogou no Barcelona...........essa foi apenas mais uma contratação muito "estranha" do Barça. Alias como diversas outras.

  • "Um grande passo já foi dado com a contratação do Rômulo, onde resolveremos o problema de saída de bola qualificada na “volância”"

    Será? Pois ainda acho q o Zé vai colocar o Rômulo para disputar posição com Arão e deixar o Márcio Araújo como titular!

    • Tomara que sim. Começar com o MA seria um tiro no pé do professor ZR!
      Romulo neles!
      SRN!

      • Seria msm Fábio, mas não duvido de mais nada não! De qualquer forma, tb estou na torcida para o Rômulo dar certo. SRN

  • "Não tenha jogadores ruins no elenco, pois quando precisar deles… eles continuarão sendo ruins!" Isso é um tapa na cara de quem defende contratação a de perebas dizendo que é "para compor elenco". Se for pra compor elenco, que componha com a base. Ah, não. Esqueci que usar a base vai "queimar" os moleques. E qual é a solução que defendem pra isso? Utilizar jogadores fracos queimados com a torcida. É, realmente "faz todo o sentido".

    • sempre falei isso mais vem aqueles torcedores alucinados dizendo que vai queimar a base e defendem jogadores ruins vai entender

    • A pior coisa que podem dizer é esse negócio de compor elenco.
      Para compô-lo, componha-o com os bons!
      TMJ!
      SRN!

    • Yan...ta coberto de razão! Td que nossa diretoria tem de eficiente no quesito finanças, tem de incompetente no que se trata de futebol...campo e bola! E o pior...se ao menos tivessemos a frente do futebol um cara competente e idôneo o despreparo de nosso presidente talvez ficasse menos visivel. Mas na Minha opiniao o trabalho do Rodrigo Caetano é ridiculo. Mtas contratações e renovações sem nexo! Sera que ta rolando uma graninha? Vamos aguardar

      • Discordo em relação a isso.

        Contratar quem ele contratou sem gastar um dinheiro não é fácil.

        É se for olhar o percentual de acerto entre ele o Alexandre Matos vai ver que aproveitamos muito mais os jogadores que ele.

        Não posso atestar idoneidade, mas o trabalho está sendo bem feito dentro das nossas limitações financeiras.

  • Temos que limpar nosso elenco, de jogadores medianos pra ruins, que nunca resolvem nada, não armam, não dão assistências, e não fazem gols.

    Negociar: Cirino, Gabriel e Adryan.
    Ficaria no time atual: Everton, Ederson ( THIAGO SANTOS**)
    Subiria da Base: Vinicius Jr.
    Contrataria um Jogador: TARDELLI ou VARGAS

    • Adryan é de longe, melhor que todos os nossos pontas que temos no elenco, inclusive o Everton. O moleque nunca teve oportunidade, enquanto Gabriel vem a 4 anos tendo.

  • Infelizmente a coisa não é tão simples assim... Definitivamente o Little Fernando é um jogador mediano e não merece o salário que pagamos (muito menos o que Flamengo e Grêmio pagavam juntos), acontece que não faz parte da realidade de nenhum clube brasileiro ter em seu elenco apenas jogadores de nível elevado. Vemos jogos do Barcelona, Bayern, Chelsea etc e achamos que aquilo é normal, mas esses times são exceção mesmo em suas ligas.

    Quanto a utilizar a base para compor o elenco, acho uma boa ideia e concordo que o Flamengo não faz isso bem feito, mas novamente as coisas não são tão simples: futebol não é jogado só com a bola nos pés. Se aparentemente o Fernandinho jamais tratará a boa tão bem quanto o Vinicius Jr, nossa joia tem um longo caminho a percorrer em termos de evolução tática, física e psicológica pra se igualar ao jogador do Grêmio. Evidente que isso pode e deve ser (mas não vem sendo) trabalhado pela comissão técnica.

    De qualquer forma, não é todo dia que surge um jogador, por exemplo, como o Gabriel Jesus, que apesar de não ser nenhum gênio, encara zagueiros e toma decisões como se fosse um jogador bem mais maduro.

    Finalmente, independente de maturidade, capacidade tática etc etc o Vizeu jamais poderia deixar de entrar pro Damião.

    SRN

  • Boa matéria.
    Não sei o que vêem nesse cara, ele e do mesmo nível de gabilixo e cirilixo.

  • "O pequenino Fernando"
    Gostei "mi zi fio"...
    Pai Carlos Campos de "Ôxóta"...

  • Simplesmente ridículo a Diretoria cogitar a volta do Fernandinho

    Só Podem estar de sacanagem prefiro que continuem com Paulinho do que Fernandinho

  • O pior ato da diretoria foi tentar renovar o contrato com o César Martins, foi ali que eu definitivamente virei "corneta" ou "modinha" (como dizem os medíocres Ricardetes e Araujetes), mas o fato de ainda estarem tentando manter o Fernandinho também é ridículo.

    • Rodrigo,
      futebol é um esporte muito complexo.
      Os critérios de avaliação, técnica e financeira, dentro de um clube é um dos maiores mistérios do mundo moderno.
      Opiniões cada torcedor tem a sua propria.
      Algumas vezes minha opinião parece ser meio radical, mas, existem casos que não consigo entender.
      Para falar apenas do periodo dos "Blues", porque anteriormente as direções do Flamengo eram mestre em fazer m**da, vou citar alguns casos que me incomadaram:
      - Cadu - algum avaliou o futebol que esse sujeito jogava (???) na Rússia ou Alemanha?
      - Elano - ex-jogador em atividade. Jogou uma Libertadores da América sem a minima condição fisica.
      - André Santos - ex-jogador em atividade. Jogou uma Libertadores da América sem a minima condição fisica.
      - César Martins - esse cara era um encosto no Benfica. Quem o indicou?
      - Fernandinho - teve alguns lampejos aqui no Mengão, mas, onde esse cara ja arrebentou?
      - Wallace - tudo bem que quando esse sujeito chegou - ele era reserva do reserva nos gambás - o Flamengo estava em sérias dificuldades financeiras. Mas foram necessários 03 anos para descobrirmos que ele não podia jogar no Mengão?
      - Anderson Pico - lambança do "pofexo^ que foi acolhida pela diretoria.
      - Armero - sem comentários.
      - Luiz Antônio - um jogador que tinha algum talento, cria do Flamengo, seu futebol ao longo dos anos foi desaparecendo. Virou o famoso come-e-dorme.
      Esses são apenas alguns exemplos do nivel de excelencia do nosso elenco nos ultimos anos.

      • Tem agluns casos atuais também que estão no top 5 dessa lista:
        - Chiquinho - Contrataram um refugo e que não é lateral para fazer sombra no Jorge. Eu fico pensando: qual diabos foi o critério para a contratação desse cara? Foi de longe a contratação mais bizarra de 2016 e uma das mais bizarras dessa gestão.
        - Ederson "canela de vidro" - o cara não jogou UMA sequer partida inteira. Trouxeram um cara aos cacos literalmente para ser nosso camisa 10. O custo-benefício dele só não é pior que o do Cirino. E ainda assim está cheio de fanboys.

Notícias recentes

Everton Cebolinha surpreende em tratamento de lesão e pode ter retorno antecipado

Everton Cebolinha teve ruptura do tendão de Aquiles em agosto Depois de sofrer uma ruptura…

18/09/2024

CBF define valor milionário que pagará ao Flamengo após lesão de Pedro

Por conta da lesão, Flamengo receberá da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o valor correspondente…

18/09/2024

Ex-treinador do Flamengo se revolta e manda recado a Tite após Gabigol ser 4ª opção no ataque

Joel Santana criticou a escolha de Tite em dar mais minutagem a Carlinhos do que…

18/09/2024

AGORA | Gabigol está fora do jogo do Flamengo contra o Peñarol, mesmo sem lesão

Gabigol desfalca o Flamengo em jogo da Libertadores O Flamengo não terá Gabigol no jogo…

18/09/2024

Escalação do Flamengo: De La Cruz e Arrascaeta devem ser titulares contra o Peñarol; veja provável

Alex Sandro, De La Cruz e Gonzalo Plata devem começar jogo contra Peñarol (URU) na…

18/09/2024

Flamengo lamenta morte de ‘herói’ de título nos anos 80

Mesmo sem jogar, Roberto dos Passos Pereira entrou para a história do Flamengo em final…

18/09/2024